.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 25 de setembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 45
Alguns números sobre a Série B

Na coluna de ontem, você viu a classificação da Bêzona. Mas há outros números curiosos que merecem ser vistos, muitos deles explicando a real da parada para diversas equipes. Confira:

Quem mais venceu - Vitória, 17 vezes
Quem menos venceu - Barueri, 3 vezes
Quem menos empatou - ASA, 3 vezes
Quem mais empatou - Ceará, Guarani, ABC e Paraná, 8 vezes
Quem menos perdeu - Vitória, 3 vezes
Quem mais perdeu - Ipatinga e Barueri, 18 vezes
Melhor ataque - Criciúma, 55 gols
Pior ataque - Barueri, 19 gols
Melhor defesa - Atlético Paranaense, 24 gols
Pior defesa - Ipatinga, 54 gols
Melhor saldo - Vitória, 21 gols
Pior saldo - Ipatinga e Barueri, 31 gols negativos
Artilheiros - Zé Carlos (Criciúma), 20 gols; Lima (Joinville), 13; Marcelo Macedo (Boa Esporte), 11; e Adriano Pardal (ABC), 10

A briga pelo acesso

Vamos pegar um período X para estabelecer quem tem melhores condições de estar no G4 daqui a algum tempo: cinco rodadas. Quem, ao final deste período de exemplo, estará junto com o Vitória (pra mim já classificado não matematicamente, mas na lógica)? Peguei os cinco times que vem na sequência dos baianos para saber quem eles enfrentarão nas próximas jornadas. Fui dos 52 aos 44 pontos, o que evidentemente não impede que nessa turma entrem equipes como Ceará e América Mineiro, mas é como falei: é um exemplo ilustrativo. Eis:

Criciúma (52 pontos) - CRB (f), Ceará (c), Boa Esporte (f), ABC (c) e Paraná (f)
Goiás (49 pontos) - Guaratinguetá (f), Bragantino (c), América Mineiro (f), Guarani (c) e Avaí (f)
São Caetano (49 pontos) - Paraná (f), Guaratinguetá (c), Joinville (f), Ceará (c) e Barueri (f)
Atlético Paranaense (46 pontos) - Bragantino (f), América Mineiro (c), ABC (f), Avaí (c) e Vitória (f)
Joinville (44 pontos) - Boa Esporte (c), Barueri (f), São Caetano (c), Ipatinga (f) e CRB (c)

O que temos esta noite

Três partidas abrem a rodada de logo mais, a primeira delas às 19h30. Para evitar maiores complicações, o ASA precisa ganhar para dar uma distanciada a mais dos quatro últimos. Só que a parada é em território potiguar e contra o ABC. Às 21h, o América Mineiro vai me levar à loucura se não ganhar com sobras do lanterna Barueri no Independência, enquanto o Joinville é obrigado a derrotar o Boa Esporte diante de sua gente.

Vamos aos 10 palpites desta semana: ABC 1 x 1 ASA, Joinville 2 x 1 Boa Esporte, América Mineiro 2 x 0 Barueri, Paraná 1 x 3 São Caetano, CRB 1 x 2 Criciúma, Guaratinguetá 1 x 4 Goiás, Guarani 0 x 0 América de Natal, Bragantino 1 x 3 Atlético Paranaense, Avaí 2 x 4 Vitória e Ceará 3 x 1 Ipatinga.

Sexagenário das Alagoas

Completa 60 anos nesta terça-feira a Agremiação Sportiva Arapiraquense, nacionalmente conhecida por ASA de Arapicaca, que é o principal clube do futebol de Alagoas na "geração 2000". Ganhou sete títulos estaduais, mas curiosamente apenas um deles até 1999: o de 1953, logo no seu segundo ano de existência. Todos os outros são recentes: bicampeão em 2000 e 2001, 2003, 2005, 2009 e 2011.

Nacionalmente, foi vice-campeão da Série C em 2009, perdendo a decisão para o América Mineiro. Está na Série B pelo terceiro ano consecutivo, sendo intermediário em 2010 e escapando do descenso por um único ponto em 2011. Jogou a Série A somente uma vez, em 1979, ficando na 40ª posição entre 94 clubes. Na Copa do Brasil, enfrentou clubes como Flamengo em 2006 e Vasco em 2010, mas ganhou notoriedade em 2002, na famosa eliminação do Palmeiras, a quem ganhou por 1 x 0 em Arapiraca e do qual perdeu por 2 x 1 em São Paulo.

Campeonato Espanhol

Colocaram em ordem a luz no estádio e o Real Madrid ganhou seu segundo jogo em cinco rodadas, 2 x 0 no Rayo Vallecano. Agora, o que foi aquele gol inacreditável perdido pelo Cristiano Ronaldo? Globalizando a parada, deem uma medalha de bronze ao Marcelo Moreno pelo que fez no Independência e passem a prata ao português. Tá, marcou um dos gols em cobrança de pênalti, mas não altera nada. Só não foi pior que o do Vagner Love no Serra Dourada pois foi na grande área, enquanto o flamenguista fez o que fez na pequena.

Também ontem, o La Coruña levou 2 x 0 do Sevilla e perdeu o primeiro jogo no Riazor após mais de um ano. Sua última derrota em casa foi em 4 de setembro de 2011, pela Série B, no 1 x 0 aplicado pelo Hércules.

Curtinhas

*Na coluna de ontem, falei sobre São Paulo x Cruzeiro ter tido o maior público do Campeonato Brasileiro e apenas à noite me ocorreu fazer o esclarecimento: maior público pagante. Alguns convivas bem recordaram dos 46 mil (que uns e outros garantem ter ficado nos 50 ou 51 mil) no Olímpico para Grêmio x Atlético Goianiense. É que foram 23 mil os pagantes devido à promoção do Tricolor, por isso a partida não entra nessa estatística.

*Por falar em Grêmio: hoje ocorre o primeiro turno da eleição presidencial, turno restrito aos conselheiros. Como sabem, são quatro candidatos: o atual mandatário Paulo Odone, Fábio Koff, Homero Bellini Jr. e Eldir Antonini. É preciso superar uma chamada cláusula de barreira, de 20% dos votos do Conselho, para ir ao segundo turno, no dia 20 de outubro, com voto dos associados. Se apenas um candidato atingir o índice, ganha hoje mesmo.

*Pablo dos Santos Alves foi suspenso por tempo indeterminado pelo pênalti não marcado do Gum no Kim em Fluminense x Náutico. Pena que isso não conserte o erro que influenciou, sim, no resultado final da partida.

*Uma arte de Paulo Henrique Ganso, pintada no muro do centro de treinamento do Santos, foi pichada por torcedores revoltados com sua ida para o São Paulo. A arte foi apagada e será refeita assim que o molde da pintura for enviado. Sim, a negociação foi chatonilda demais. Sim, Ganso tava louquinho para se livrar do Peixe. Mas isso agora apaga tudo de bom que ele fez pelo alvinegro da Vila Belmiro nestes anos todos?

*Declarações de Luís Álvaro Oliveira Ribeiro ao Estadão desde Zurique, onde esteve para reuniões da FIFA, dão a entender que sim. Ele afirmou que a lesão que o jogador tem na coxa esquerda é incurável. Mas se é incurável, por qual causa, motivo, razão ou circunstância queriam tanto mantê-lo no Santos? Para "manter a grife Ganso"?

*Nesta sexta-feira acontecerá uma sessão especial do Pleno do STJD, na qual o Cruzeiro poderá ter anulada, reduzida ou mantida a suspensão de 6 perdas de mando de campo, das quais apenas uma já foi cumprida.

*Túlio Maravilha ficou aborrecido e reclamou no Twitter pois o Botafogo não o inscreveu no Campeonato Brasileiro por conta de sua obsessão pelos ditos mil gols (ele afirma estar a sete do mesmo). Mas ele jurava mesmo que, não sendo mais um atleta profissional no mesmo nível de competitividade da maioria, seria inscrito? Só se o Fogão estivesse numa situação igual à do Corinthians, longe do título, longe do descenso e sem função.

*O Comitê da Olimpíada de 2016 demitiu os funcionários que baixaram sem autorização os arquivos sobre os Jogos de Londres, afirmando que eles agiram por conta própria, sem ordem de superiores. Primeiro: seria bom darem nomes aos bois para sabermos às claras quais foram os transgressores de regras. E segundo: acredito que não houve superiores envolvidos. Acredito mesmo. Também acredito em Papai Noel e em nota de 33 reais.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de garantir que seu serviço é confiável e que quem desdenha dele o faz para não admitir seus próprios erros: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O Ibope completa 70 anos em 2012 e é o único instituto medidor da audiência da TV no Brasil, tendo rival por um curto período naquela tentativa do Datanexus, liderada pelo Silvio Santos, que foi abandonada em seguida. Carlos Augusto Montenegro deu entrevista à Folha de S.Paulo e falou sobre alguns ataques sofridos pelo Ibope, como os do José Luiz Datena em relação ao "Brasil Urgente", dizendo que ele é milionário por causa do Ibope e que troca de emissora por causa dos dados da empresa, mas que não pode fazer nada se ele acha às vezes que não marca 4 pontos e sim que tem 5 ou mais (ou seja: não admite que nem sempre dá boas audiências). O apresentador da Band chamou Montenegro de desonesto quando diz que ele ficou rico por causa do instituto pois não é da Receita Federal para dizer quem é rico ou pobre, além de reclamar do monopólio do Ibope.

*O presidente da empresa também falou sobre a Record, que chegou a atacá-lo há dois meses em matéria do "Domingo Espetacular" sobre negócios irregulares por ele praticados. Montenegro disse que a Record só o ataca quando vai mal na audiência, mas que é coisa de uma ou outra pessoa e não institucional. O diretor nacional de comunicação da emissora, Celso Teixeira, respondeu que a Record faz jornalismo e que recebeu uma denúncia, investigou, comprovou o que apurou, levou ao ar e agora as autoridades estão investigando tudo.

*Acontece logo mais, às 21h, com transmissão ao vivo pela Internet, o Prêmio Comunique-se, promovido pelo portal de jornalismo para destacar os melhores do jornalismo neste ano. Para lembrar os finalistas e quem pôde e não pôde participar mediante algumas regras do concurso, recuperem a coluna do último dia 30 de agosto.

*A madrugada de domingo para segunda-feira teve manutenção técnica na Rede Globo em todo o Brasil, menos no canal 5 de São Paulo, que seguiu com "Sessão de Gala" e "Corujão". Veem aqui (postada por thericksouza) a saída do ar e a entrada da Globo Brasília, com direito aos horários maluquetes por ela adotados neste período eleitoral, com a programação adiantada em meia hora pela manhã e antecipada em meia hora às 20h30, o que faz com que os candangos assistam mais cedo tanto "Avenida Brasil" quanto o que vem depois dela, quando insisto que mais fácil seria exibir "A Casa das Sete Mulheres" às 20h30, igual à antena parabólica.

*Registre-se que não é uma reclamação pois gosto muito de todas e, por mim, todas estariam juntas no vídeo, mas a pergunta da vez é: nunca mais vou ver de novo Carla Cecato na tela da Record? Acho que já vai para uns "30" meses da Adriana Reid junto da Roberta Piza no "Fala Brasil". Ou foi muito sério o problema de saúde da Carla (ela se queixava de dores nas costas no período olímpico) ou tem algo a mais, ainda mais que nunca mais vi nesse ou naquele lugar qualquer referência à ausência dela. Às vezes penso que só eu me preocupo com isso.

*Leio no Flávio Ricco que Geraldo Luís, que há alguns dias passou a apresentar o "Balanço Geral" de São Paulo apenas às 6h15 (deixando o das 12h, assumido por Giuliano Marcos), está incomunicável e nem mesmo seus colegas de Record conseguem contatá-lo, pois seu telefone celular está sempre desligado. Ué? E essa?

*Leio na Keila Jimenez que a Record comprou os direitos da peça teatral que originou "Dona Xepa", novela das 6 exibida pela Globo em 1977, escrita por Gilberto Braga e estrelada por Yara Cortes. Salvo engano meu, nos últimos 10 anos seria a terceira novela da Globo refeita pela Record, após "A Escrava Isaura" e "Bicho do Mato".

*Nota triste: morreu aos 75 anos o ator Abrahão Farc, que sofreu complicações após bater a cabeça em um acidente doméstico no final do ano passado. Ele trabalhou em muitas novelas nas décadas de 70 e 80, incluindo produções da Tupi, da Bandeirantes, da Globo, da Manchete, da Record e do SBT, além de alguns filmes.

*A saideira: se não tivesse morrido em 2004, completaria 60 anos nesta terça-feira Christopher Reeve, o maior de todos os Superman da história, personagem por ele encarnado em quatro filmes (1978, 1980, 1983 e 1987). Christopher, que ficou tetraplégico em 1995 após uma queda de um cavalo, também trabalhou em obras como "Em Algum Lugar do Passado", "Armadilha Mortal", "Troca de Maridos" e "Vestígios do Dia". Deixou saudade.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Allison Williams

Allison Williams, atriz do seriado "Girls", da HBO, aí vista em registro no Emmy do último domingo. Girl, você balança o meu coração!

Convivas

Hoje, sim, a correspondência dos últimos dias será colocada em ordem, para "limpar a caixa de entrada". Sigo devendo respostas a diversos e-mails sobre assuntos variados e mesmo a mais de 100 mensagens do Facebook ainda referentes ao meu aniversário no último dia 16. Preciso criar vergonha na cara para zerar tudo isso logo.

"O São Paulo não furou o bloqueio do Cruzeiro, claramente querendo empatar, no primeiro tempo. Depois da saída de Charles e da entrada do Ademilson, a coisa virou a favor do Tricolor, que poderia ganhar até por maior vantagem. O time tem de vencer também fora de casa, senão, não classifica para a Libertadores. *** Tomara que Ganso não se deixe influenciar tanto e esteja bem fisicamente para jogar no São Paulo tudo que se espera dele. Ele e Jadson podem jogar juntos, como dois meias ofensivos, igual à maioria dos times brasileiros nos anos 90 e ao Grêmio atual. *** Com Jonathan na lateral e Ranocchia na zaga, a Internazionale é uma emoção constante, normalmente para o mal, pois são dois jogadores fraquíssimos. Incrível o desempenho até agora, bem fora de casa e muito mal em Milão. *** Ary Graça é presidente da CBV há 15 anos e nem chegando à FIVB quer largar o osso? Isso pode gerar suspeitas de favorecimento aos times brasileiros. *** Vergonhoso o roubo de documentos olímpicos. Não bastassem os roubos no orçamento, temos isso agora. *** Cada vez mais os apresentadores de telejornais se sentem à vontade para fazerem gracinhas, caso da Carla Vilhena. Uma certa dose de informalidade é interessante, mas estão exagerando. Ainda bem, para o 'Bom Dia São Paulo', que a Record tem um nível ainda bem mais baixo. *** Não dá para fazer considerações sobre o novo programa da Luciana Gimenez enquanto ela não estrear, depois de tantos anos de bizarrices no 'Superpop', mas o que mais interessa saber é: os desfiles de lingerie continuarão? *** Também achei estranho Mônica e Cebolinha se casando. Certas coisas não deveriam ser mexidas, como personagens infantis. *** Krista Allen é belíssima e substitui Sylvia Kristel à altura nos filmes de Emmanuelle. *** Adam Sandler fez outro drama na carreira, 'Embriagado de Amor'. Não foi um drama total, mas tinha toques mais tristes e é um filme interessante. *** No ano passado, Everaldo Marques sempre agradecia à bela Faith Hill depois da exibição do clipe dela para os jogos da NFL. *** Bela a Lívia Raick, eu não a conhecia. Ótima escolha para 'Bela do Dia'." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Por que cargas dágua a CBN de Porto Alegre transmite a campanha eleitoral de Canoas?" (Alexandro Gomes)
Porque a concessão do prefixo AM 1340 vem de Canoas, embora a transmissão seja daqui da Capital.

"O Flamengo recupera três vezes a bola num lance que já se considerava perdido e, no final, Vagner Love consegue a proeza de perdê-la? Talvez seja essa a vantagem de não se desenvolver uma paixão clubística: evita-se ficar vociferando que nem um doido na frente da TV quando se atravessa uma fase como a atual. Mas não dá pra ser racional numa hora dessas. Tendo o Flamengo diante de mim, me é possível desde a paixão mais alucinada até a fleuma mais britânica, mas nunca o desinteresse pleno. *** Pode ter sido muito legal o acesso do Crac à Série C, mas seria lindo e pra lá de simbólico se o Friburguense saísse vitorioso, pois isso se daria apenas um ano e meio depois da lição de sua solidariedade ao ceder seu campo de treinamento para a Defesa Civil a fim de que servisse de heliporto em meio à tragédia das chuvas em janeiro de 2011. *** 'Felicidade' é a novela mais interessante de Manoel Carlos, junto com 'Mulheres Apaixonadas'. Pretendo vigiar uma cena antológica lá pelo meio da trama, em que o personagem de Sebastião Vasconcelos entra no mar de Copacabana com piano e tudo, em uma cena muito poética. A história começa durante a Copa do Mundo de 1982, e são retratadas tanto a euforia inicial da torcida quanto a frustração pela derrota. E a narração utilizada no primeiro capítulo foi a do Luciano do Valle, que em 1991 já estava bombadaço na Band. *** Se Arthur Dapieve é um dos por ele ditos na crônica publicada em O Globo quatro brasileiros que não acompanha 'Avenida Brasil', se você é o segundo e eu sou o terceiro, quem é o quarto? *** Apenas 50 mil votos em quanto tempo? Silvio Santos deve ter se irritado com a enxurrada de votos em músicas da atualidade como 'a maior de todos os tempos' e por isso resolver suspender o programa." (Clayton Moreira)
Absolutamente nada a ver, achismo errado esse seu - mais um somado a alguns outros recentes, tanto sobre outros assuntos quanto a meu próprio respeito. Isso de "A Maior Música Brasileira de Todos os Tempos" caiu apenas e tão somente por ter dado 50 mil votos, quando a expectativa era de 1 milhão de participações. Logo, o Patrão sacou que esse programa fracassaria na audiência, já que fracassado na Internet. Foi por atingir a meta de 1 milhão de votos que "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos" foi ao ar. Apenas e tão somente isso. Ah, outra coisa: não é porque eu não torço pro Flamengo que fiquei menos chocado com o gol perdido pelo Vagner Love. Todo mundo que gosta de futebol ficou espantado, besta e sem reação com aquilo, claro que os flamenguistas muito mais, mas não é o tipo de lance que se veja assim na maior, como um outro qualquer, torça o sujeito pra algum dos times envolvidos ou não.

"Vagner Love anunciou apoio à candidatura a vereador da Patrícia Amorim. Desde então, não fez mais nenhum gol e, neste domingo, teve um pênalti defendido e perdeu um gol típico de Deivid em seus piores momentos. Uma coisa é certa: não acredito em coincidências. *** Concordo que enfrentar os Estados Unidos, apesar de ainda ser complicado e fora de casa, será menos pior que enfrentar Espanha, Sérvia ou mesmo Argentina. Mas seria ainda melhor se o Brasil fosse sorteado para enfrentar Croácia ou Cazaquistão, cabeças de chave de pior colocação no ranking da Copa Davis. *** Entre as relações entre Botafogo, Paulinho Criciúma, Carla Vilhena e Pato Donald, faltou ressaltar que este foi mascote do alvinegro durante muitos anos. *** Alguém ainda acha que José Luiz Datena tem alguma chance de ir apresentar um programa esportivo na RedeTV!, cerca de apenas um ano depois de voltar à Band? Ou melhor: alguém imagina que a RedeTV!, do jeito que está, tem quaisquer condições de pagar não apenas o salário do Datena, mas também a multa rescisória para tirá-lo da concorrente?" (Daniel F. Silva)

"A torcida do Fluminense está decepcionado. O time não tem a torcida que merece, o número de torcedores é muito pequeno. *** Deco está fazendo falta ao Flu e Wagner não faz jus ao investimento e não repete o mesmo futebol do Cruzeiro. *** Pode ser que Ganso dê certo, mas se eu tivesse dinheiro e fosse o São Paulo, não apostaria nele. Mas se jogar o que todo mundo acha que joga, pode ser vendido por bem mais dinheiro do que foi comprado. *** Com dinheiro no bolso, o Santos poderia sonhar com reforços de peso, como Robinho e Diego. Mas o difícil seria tirá-los de seus clubes. *** Celso Roth está certo em pedir reforços. O Cruzeiro tem dois volantes jogando na lateral esquerda. O único lateral esquerdo de ofício, Gilson, foi liberado de graça pro Vitória. O presidente ainda diz que Diego Renan, jogador mais odiado pela torcida, precisa de chances. Mas ele já teve todas possíveis e nunca correspondeu. *** O candidato de Ribeirão Preto que foi entrevistado pela EPTV foi arrogante com os dois jornalistas. Senti vergonha alheia vendo o vídeo e imagino o constrangimento dos entrevistadores." (Fernando Clemente)

"Vergonhoso o que aconteceu em Volta Redonda. Aquele foi um dos pênaltis mais absurdos que já vi em minha vida. Pablo dos Santos Alves é o mesmo que apitou Cruzeiro x Corinthians no ano passado e deu um pênalti absurdo pro Cruzeiro num lance semelhante a esse de Fluminense x Náutico, só que com o jogador do Cruzeiro fazendo a falta. Tomara que não apite tão logo. *** Gostei muito do 'The Voice Brasil' - e olha que sou chato pra caramba ao avaliar um programa assim. Apresentação segura do Tiago Leifert, jurados julgando com bastante critério e candidatos muito bons. Pena o índio não ter passado. *** Não assisto o 'Domingão do Faustão' e muito menos aquela bobeira de 'Dança dos Famosos', mas não tive como não ver a participação da Cláudia Ohana neste domingo. Minha nossa! No alto dos seus 49 anos, ela deixa muita menina de 20 no chinelo. Até minha esposa concordou com isso. Quanta exuberância." (Fernando Henrique França Gemignani)

"Deve ter mais ou menos 15 anos que não acompanho um jogo do Flamengo no estádio. O que mais afeta a ida ao estádio é a falta de estrutura como um todo. Os ingressos são caros para a qualidade do que é oferecido. O problema não é só ter ou não ter dinheiro. Os clubes são míopes ao enxergar que, com o aumento de renda em geral da população brasileira, o torcedor também vai exigir um aumento da qualidade do que é oferecido. Às vezes eu vou para algum bar assistir o jogo com os amigos e o valor que gasto para fazer isso frequentemente é maior do que eu gastaria no estádio. Mas ali eu tenho segurança, conforto e a companhia dos amigos - me reúno não apenas com amigos torcedores do Flamengo, mas frequentemente assisto jogos em bar com amigos torcedores de outros clubes e a gente faz a zoação saudável que hoje não conseguimos nos estádios. O acesso aos estádios é ruim. Para chegar ao Engenhão, preciso de pelo menos dois transportes. Imagina sair de lá à 0h no dia de semana ou no sábado às 23h. Fora a qualidade da saída, não temos reforço do transporte público na saída. A possibilidade de alimentação é deficiente, os banheiros são imundos, o lugar não é marcado e a possibilidade de nos deparar com algum episódio violento é grande. Como já assisti jogos de NBA e NHL nos ginásios americanos, conto uma história que eu vivi em Los Angeles Kings x San Jose Sharks, em 21 de abril de 2011, no Staples Center, em Los Angeles. Cheguei atrasado, com o primeiro período em andamento. Meu lugar estava ali, guardado. Em todas as entradas do ginásio, fica um monitor controlando o acesso o tempo inteiro. Como cheguei com o jogo em andamento, precisei esperar parar o jogo para entrar e não atrapalhar a visão de ninguém. Fui rapidamente conduzido ao meu lugar num dos intervalos. Nos intervalos entre períodos, consegui sair, comprar comida e voltar a tempo, mesmo com filas grandes. O time da casa tomou um baile - e vale dizer que as torcidas não são separadas. Tinha uma torcedora do San Jose, sozinha no meio da torcida do Kings, uniformizada e gritando em todos os gols de San Jose. Teve um torcedor do Kings, bêbado, que começou a reclamar da mulher. Os outros torcedores do Kings acharam um absurdo e defenderam que aquilo era diversão, um jogo, e começaram a reclamar tanto que o bêbado foi embora. No fim, todos saíram ordeiramente, e eu, que levei uns 15 minutos para sair - pois cheguei atrasado e queria bater umas fotos lá dentro -, quando saí, nem parecia que tinha havido um jogo ali. Cheguei no metrô com quase ninguém mais ali, estacionamento praticamente vazio já. Tudo muito civilizado e correto, bem sinalizado. O torcedor é bem tratado, por isso que qualquer jogo dessas ligas tem sempre estádios e ginásios cheios." (João Arruda)
Mais um depoimento que se soma ao tópico da coluna do último domingo, sobre a ausência do público nos estádios de futebol do Brasil e o que leva a isso.

"O que será que acontece com Datena? O homem não consegue ficar sossegado em um só lugar. Quem quer apostar que, se ele for para a RedeTV!, não ficará seis meses lá devido aos conhecidíssimos problemas financeiros da emissora?" (Kléber Antônio Ferreira de Souza)
Se referindo ao pelo apresentador admitido convite para retornar à antiga estação.

"O pessimismo palmeirense com Gilson Kleina é porque, no Palmeiras, nada é racional. Nenhum torcedor é capaz de transitar tão facilmente entre o amor e o ódio para seus atletas, treinadores e dirigentes. Ou parece prudente mandar Luiz Felipe Scolari embora porque meia dúzia de atletas de medianos pra baixo estavam fazendo corpo mole? Independentemente do que vier a acontecer, Kleina terá fortes emoções pela frente. Aliás, ultimamente só os dirigentes têm unanimidade, pois nunca vi uma diretoria que em todas as vezes que foram possíveis posicionou o Palmeiras de joelhos aos interesses de outros clubes, emissoras de TV, CBF, torcidas organizadas etc. O marketing até tem apresentado avanços, mas no futebol nada do que deu certo nos últimos tempos partiu do diretor responsável. *** Sobre o horário político de Contagem exibido para Belo Horizonte, creio que faça alguma diferença, sim. Tenho percebido em cidades menores que, no horário político do almoço, as TVs de restaurantes, botecos e afins costumam ficar sintonizadas na emissora da cidade. Chatice por chatice, as pessoas se interessam pelos chatos que lhe dizem respeito." (Lucas Marquezini)

"A comissão de arbitragem da CBF gosta de arrumar problemas. Por que colocar um árbitro carioca para apitar Fluminense x Náutico? Pablo dos Santos Alves é carioca e apitava pela Federação do Rio de Janeiro até 2010, somente se transferindo para o Espírito Santo para ficar mais fácil ser árbitro aspirante da FIFA, o que ele conseguiu em 2011." (Lúcio Netto)

"O resultado mais justo em Botafogo x Corinthians era o empate mesmo, pois o Corinthians não merecia perder. Seedorf fez uma grande partida, ditando o ritmo do Botafogo e sendo decisivo. Douglas também estava muito participativo e as melhores oportunidades do Corinthians sempre eram criadas por ele. Tite mexeu mal ao tirar Martinez e não Romarinho, bastante sumido, para colocar o Jorge Henrique." (Paulo Henrique Gonçalves)

"A vitória sobre o Figueirense não pode ser comemorada. O Palmeiras já mostrou que consegue vencer esses clubes que estão lá embaixo, como Figueirense, Sport, Atlético Goianiense e outros, mas perde para os que estão na parte de cima da tabela. *** A participação brasileira no UFC 152 pode ser considerado decepcionante, apesar de esperada a derrota do Vitor Belfort. Charles do Bronx foi de quem mais se esperava e que menos mostrou no octógono. *** Os jurados dos programas do gênero na TV mostram que a música brasileira está em crise, casos de Daniel e Cláudia Leitte no 'The Voice Brasil', de Supla no 'Ídolos' e de João Gordo, Afonso Nigro e Kelly Key no 'Ídolos Kids'. Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Nara Leão, Cazuza e Renato Russo se reviram no túmulo ao ver esses 'grandes' nomes tentarem ensinar música para os participantes. *** Apesar de passar na HBO, '(fdp)' não tem tantas informações disponíveis na Internet sobre os episódios já exibidos, como atores de um determinado episódio. O IMDB sequer tem o nome dos episódios e o Wikipédia não tem página sobre o programa. *** Bela falta de respeito da Band cortar um episódio do 'Mr. Bean' no sábado à noite para passar um filme. Tá certo que o filme estava programado para aquele horário, mas poderiam enrolar os intervalos até o filme." (Ricardo Haertel)
O problema, Ricardo, é que tanto a Band neste caso quanto outras emissoras em tantos vários estavam no aguardo do final da novela das 8 da Globo para começar seus programas da faixa das 22h. Nada que todos os concorrentes não façam desde antes mesmo de você, eu e muitos de nós na faixa dos 25 a 30 anos termos nascido. Foi isso que houve neste caso: acabou "Avenida Brasil" e a Band começou seu filme. Não deveria ser assim em nenhum canal (guiar suas grades pelo que a Globo faz), mas infelizmente assim é desde mil novecentos e guaraná de rolha.

"Muito legal rever Giuliana Morrone apresentando o 'DFTV' depois de mais de uma década. Na mesma edição de sábado, uma reportagem sobre a volta da chuva no dia anterior teve texto e narração de Liliane Cardoso, que não aparecia faz tempo." (Ronielson Carlos)
Liliane, que era a apresentadora da edição das 12h e agora está somente nos bastidores do jornal.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Aqui está Luciana Mello com "Da Cor do Pecado", tema da novela desde ontem reprisada nas tardes da Globo.

Arremate

Rubens Barrichello vai disputar a Corrida do Milhão da Stock Car, em dezembro. Só falta nem essa ele ganhar.

"24 Horas" volta antes, muito antes, desta prova ser realizada!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.