.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 20 de setembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 40
Centenário regateano alagoano

Completa 100 anos de fundação nesta quinta-feira um dos maiores clubes do futebol de Alagoas: o Clube de Regatas Brasil. Surgido em 20 de setembro de 1912, o CRB conquistou 26 Campeonatos Alagoanos (incluindo o deste ano, o primeiro após 10 anos) e foi vice-campeão da Série C do Campeonato Brasileiro do ano passado e da Copa do Nordeste de 1994, finais perdidas respectivamente para Joinville e Sport. O Galo da Pajuçara disputa neste momento a Série B do Brasileirão e atravessa um momento complicado, sendo o último fora dos quatro da turma do fundão, apenas 3 pontos acima do Guaratinguetá. Depois de amanhã, com direito a transmissão pela televisão aberta para todo o Brasil, o adversário será o São Caetano, em SP. Parabéns e melhores dias ao CRB.

Superclássico das Américas

Não assisti Brasil x Argentina. Vi os gols muito por alto, sendo os dois brasileiros um em impedimento e outro em pênalti no último lance. Vi no pós-jogo que a torcida goiana se enfureceu em dado momento e cantou "volta, Felipão!", não pelo momento ruim dele, mas por ainda ter 2002 na cabeça. Bom, não precisei esperar o fim da partida para saber que fiz um bom negócio ao não assisti-la. Quando voltei para casa após um evento e escutei no rádio do taxista o professor Ruy Carlos Ostermann falar no intervalo da Rádio Gaúcha que o primeiro tempo tinha sido de apenas três arremates ao gol, concluí que, gelada por gelada, essa do Serra Dourada seria pior.

Liga dos Campeões da UEFA

Sim, o Chelsea não ganhou na estreia da nova temporada. Sim, tinha 2 x 0 de vantagem e "deu os doces" pra Juventus, que chegou ao empate. Mas Oscar se deu bem demais com aqueles dois minutos onde foi brilhante, tanto no gol contra do Bonucci (tenho que ser coerente com o que sempre digo, já que foi o desvio do defensor no chute do brasileiro que pôs a bola dentro do gol) quanto no espetacular tento com direito a meia-lua no Pirlo e arremate no ângulo esquerdo. Gol para virar vinheta de programa de televisão, gol para ganhar o Prêmio Puskas no final deste ano. Na hora pensei nos torcedores de Internacional e São Paulo, que por tanto tempo brigaram para disputar seus direitos e, no fim das contas, ninguém ficou com ele - o que me lembrou aquele desenho do Pica-Pau, onde ele e Zeca Urubu disputam uma guria, mas no final ela sai com o cantor do show que assistia.

A segunda tarde da fase de grupos da Champions League teve como único "oxo" o de Celtic x Benfica, pelo Grupo G, o mesmo que mostrou a quase surpresa da competição. Já pensou se o Spartak Moscou confirma a vitória sobre o Barcelona (com direito a gol do Rômulo)? Mas quem tem Messi, tem tudo. Foi só ele entrar em ação e o Barça virou para 3 x 2. Pelo Grupo E, o mesmo de Chelsea e Juventus, o Shakhtar Donetsk marcou 2 x 0 no Nordsjaelland. O Grupo F teve Bayern de Munique 2 x 1 Valencia e Lille 1 x 3 Bate Borisov, enquanto o Grupo H apresentou Braga 0 x 2 Disney Cluj (quem assistia os fins de tarde do SBT no começo dos anos 2000 vai entender a piada, ao menos assim espero) e Manchester United 1 x 0 Galatasaray.

Hoje começa a fase de grupos da Liga Europa, mas dela falarei melhor na próxima coluna pois serão 24 partidas.

Copa Sul-Americana

Uma partida muito agitada definiu o adversário do Grêmio na fase continental. Antes dos 10 minutos, tanto o Barcelona quanto o Cobreloa já tinham marcado um gol cada. Os equatorianos abriram dois tentos de frente, mas os chilenos buscaram o novo empate, que lhes dava a classificação pelos gols fora de casa, já que encerrada sem abertura de trabalhos a porfia anterior. Somente a 15 minutos do fim, a esquadra de Guayaquil resolveu a parada para receber os gaúchos em um jogo e estarem aqui em Porto Alegre no outro.

Já o Palmeiras pegará o oponente que já se previa: o Millonarios, que tinha 4 x 2 de vantagem sobre o Guaraní do Paraguai e se garantiu bem com 1 x 1 na Colômbia. Um jogo em Bogotá e outro em SP, portanto.

Curtinhas

*Tenho lido muita gente pessimista com Gilson Kleina no Palmeiras. Não estou dizendo necessariamente que ele fará um trabalho horroroso e não conseguirá tirar o Verdão da Série B, mas será que este pessimismo geral que tenho visto nas redes sociais não atrapalha mais do que ajuda? Que se dê um voto de confiança, é o que resta.

*Com Gilson Kleina fora, o interino escolhido pela Ponte Preta é o ex-jogador Zé Sérgio, técnico dos juniores.

*Acordo com a Cedae recolocará hoje a água nas instalações do Vasco da Gama. Precisou pagarem o vexame do caminhão-pipa para fazerem alguma coisa.

*Retornado de contusão, Zé Carlos segue de fora do Criciúma. Ele não enfrentará o Ipatinga, neste sábado, pois tomou dois jogos de suspensão (um já cumprido) pela expulsão diante do América de Natal. Osso, osso...

*Goiânia foi confirmada pela CBF como sede do Brasil para a Copa das Confederações de 2013. Compensação para amenizar a ausência da metrópole do Centro-Oeste da Copa do Mundo. Tudo pra não ficar mal na foto.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de passar de alguém basicamente conhecido em nível regional para um cidadão falado no Brasil todo graças à web: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Os noticiários locais da Rede Globo ao meio-dia estão fazendo nesta semana algumas entrevistas com os candidatos às principais prefeituras das regiões onde são exibidos. Terça-feira, o "Jornal da EPTV" entrevistou Fernando Chiarelli, do PT do B. Quer dizer: tentou entrevistar. O candidato, ao preferir usar seu tempo para bombardear adversários na corrida eleitoral, se mostrou indelicado com os apresentadores Lucieli Dornelles e Danilo Scochi, que formulavam as perguntas e receberam zoeiras gratuitas e desnecessárias da parte dele - porém, em momento algum se rebaixando ao nível dele, o que merece elogios. Vejam aqui o que aconteceu.

*Em tempo, para eventuais "marinheiros de primeira viagem" que lerem este tópico: nunca viajei para Ribeirão Preto, logo, não conheço esta cidade paulista e meu conhecimento sobre sua realidade é zero. Na questão da briga política que causou as manifestações inflamadas do candidato Chiarelli eu não entro, até porque nem falo de política neste site. A menção aqui feita é mesmo pelo teor televisivo da parada, de uma entrevista totalmente fora do comum, possivelmente sem qualquer paralelo em qualquer outro noticiário de qualquer outra emissora.

*Comunicado distribuído pelo presidente Roberto Irineu Marinho informou alterações que a TV Globo terá a partir de janeiro de 2013: Octávio Florisbal vai para o conselho de administração das Organizações Globo e será substituído na direção geral da rede de televisão pelo jornalista e meu conterrâneo Carlos Henrique Schroder, junto do qual atuará diretamente o diretor de negócios e comercialização Willy Haas, enquanto a direção geral de jornalismo e esportes terá como sucessor o atual titular da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel, cujo substituto na função de momento será definido em breve. Não é pouca coisa a responsabilidade que Schroder assume, já que seu novo cargo é o mesmo que um dia foi "apenas" de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho.

*Esta quarta-feira marcou o primeiro ano completado pelas primeiras versões locais do "Brasil Urgente" lançadas pela Bandeirantes: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Salvador e Curitiba. Enquanto as versões carioca e baiana ganharam recentemente a concorrência do "Cidade Alerta", na Record, as versões gaúcha, mineira, campineira e curitibana caminham sozinhas como opções locais das 16h50 às 17h50.

*Leio no NaTelinha que, terça-feira, o "Programa da Tarde" rendeu à Record 4 pontos em São Paulo, ficando atrás dos 5 pontos do SBT com as reprises de "Gotinha de Amor", "Pequena Travessa", "Canavial de Paixões" e "Maria Mercedes". Veja bem, vivente: uma atração na qual foi investida uma dinheirama daquelas se limita a brigar pela vice-liderança com repetecos de custo zero. Coincidentemente, o que é que aconteceu ontem? O "Programa da Tarde" abriu cobrindo notícias policiais, incluindo a presença de Marcelo Rezende no palco. Isso mereceu cutucões no Twitter sabem de quem? De Sônia Abrão, por lembrar de declarações de Britto Jr. antes da reestreia da atração da Record, por ele definida como uma alternativa às novelas repetidas e às tragédias.

*Leio na Cristina Padiglione que Ribamar não voltará nos quatro episódios especiais de "Sai de Baixo" que o Viva gravará em 30 e 31 de outubro e em 6 e 7 de novembro, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. Não houve consenso entre a equipe e a maioria não achou bom negócio chamá-lo. Uma pena! Mas paciência.

*Distribuído por Net, Claro TV, GVT e Oi TV, entre outras pequenas operadoras, mas ausente da Sky, o canal TBS estreia às 21h desta quinta-feira "Tratamento de Choque", o novo seriado de Charlie Sheen, que marca sua volta à televisão após a conturbada saída de "Dois Homens e Meio". A produção estreou nos EUA em junho.

*A saideira: acontece às 18h de hoje a reabertura do Auditório Araújo Vianna, aqui em Porto Alegre, com o show gratuito "Todas as Gerações do Araújo Vianna", com quase 30 artistas participantes que marcaram presença no local desde a década de 60 até os dias atuais. Pena que não há mais ingressos disponíveis, pois eu queria ver esta apresentação e fui procurá-los tarde demais. Mas bom que já ontem não houvesse mais ingressos, pois mostra o interesse dos conterrâneos pela apresentação. Pelo menos a TVCOM vai mostrá-la ao vivo.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Cláudia Xavier

Cláudia Xavier, repórter da RIC/Record em Santa Catarina, que vi pela primeira vez só hoje, no "Fala Brasil". Claro que gostei dela.

Aviso aos navegantes

Hoje deixo de atendê-los para aproveitar o feriado local e colocar umas coisas atrasadas em ordem. Mas sigam escrevendo que atualizarei as mensagens na próxima edição, tanto as remetidas ontem quanto as enviadas hoje.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

No 20 de setembro, data máxima do Rio Grande do Sul, uma dupla local que curto demais: diretamente de um "Cassino do Chacrinha" em 1983 (vídeo postado em preto e branco), eis aqui Kleiton e Kledir com "Nem Pensar".

Antes do Arremate...

...lembro de pedir às damas e aos cavalheiros que colaborem com o questionamento desta "24 Horas", feito na coluna deste domingo, sobre por quais motivos vocês acreditam que os estádios não estejam com boas plateias, como todos gostaríamos que sempre estivessem. Já recebi algumas participações, que estou guardando para registrar na edição do próximo domingo, mas outras mais especificamente sobre este tema são bem-vindas, evidentemente. E vamos fechar a edição de hoje, sim?

Arremate

Quinta-feira sem futebol à noite. Poderei dormir depois das 20h para tentar voltar a acordar nas madrugadas.

"24 Horas" volta depois que o feriado aqui na aldeia pampeana tiver passado!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.