.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 19 de setembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 39
O futebol brasileiro visto por um francês

A noite é de Brasil x Argentina, em Goiânia, mas este não é um clássico que me mobilize tanto quanto o mais recente pré-Olimpíada de Londres por não termos os dois selecionados completos e sim apenas com jogadores atuantes nos dois países. Tomara, pelo menos, que o entretenimento no Serra Dourada valha a pena.

Abro a coluna falando deste jogo como pretexto para registrar algumas declarações de Arsene Wenger, técnico do Arsenal, sobre a Seleção Brasileira para sua consideração. Elas foram publicadas no fim de semana por O Estado de S.Paulo e concedidas ao correspondente Jamil Chade na sede da UEFA, na Suíça.

Arsene disse que Mano Menezes parece saber o que faz e que deve ser mantido até 2014, além da diferença entre Brasil e Europa é que os treinadores brasileiros vivem em hotéis e os europeus moram em casas, pois é preciso tempo para os técnicos trabalharem. Mesmo reconhecendo que a equipe brasileira precisa de maturidade por ser muito jovem, ele acredita que a continuidade no trabalho poderá garantir a ela o auge das formas na Copa. O francês afirmou que, mesmo sendo complicado, os torcedores brasileiros precisam ter paciência, e disse que, como grande admirador do futebol brasileiro também pelos bons préstimos deste ao Arsenal, sente ter havido um pouco de perda das características do futebol arte e simultaneamente a ausência de uma nova identidade.

Arsene Wenger acha que o futebol brasileiro está sendo destruído pela vitória da parte comercial do futebol, forte sem precedentes a ponto de destruir a educação dos jovens atletas e a cada vez maior transferência deles para a Europa, o que é descontrolado a ponto de mencionar que, numa conversa recente com Carlos Alberto Parreira, este confessava sequer conhecer alguns dos brasileiros que despontam na Europa - justamente por terem saído cedo demais do nosso país. Mas o treinador do Arsenal espera que a economia cada vez mais forte do Brasil reverta a situação para nossos talentos aqui permanecerem. Perguntado se o dinheiro ainda ganha campeonatos, ele finalizou que certamente sim, mas que ainda aposta nos resultados pois jogos são vencidos em campo.

Deixo para as damas e os cavalheiros comentarem. Certos ou errados os pensamentos do Arsene Wenger?

Copa Sul-Americana

Coincidência curiosa (e sem qualquer tom piadista e sim meramente informativo por nada disso ser inverídico): o São Paulo, que negocia com Paulo Henrique Ganso, enfrentará um adversário que manda seus jogos no Estádio Reina del Cisne. Não, não é o Centenário de Montevidéu o caminho do tricolor paulista. Surpreendentemente, a Liga Deportiva Universitária de Loja ganhou por 2 x 1 em cancha uruguaia e eliminou o Nacional, que começou perdendo e buscou o empate. Quando este aconteceu, pensei com meus botões: "agora vai ficar engraçada essa bagaça, já que qualquer vitória daria aos equatorianos a classificação pois, com empate no agregado, o critério dos gols fora de casa sempre lhe seria favorável pois no mínimo 2 gols no Uruguai teria feito, contra apenas 1 dos uruguaios no Equador. Assim aconteceu nos minutos finais. É mais um clube que conheceremos a pleno.

Mais conhecida para nós do Brasil (e do próprio São Paulo, vide a final da Libertadores de 1993) é a Universidad Católica, que também tirou proveito do gol fora de casa para avançar. Com 2 x 0 feitos no Chile, se anotado um gol seu em território colombiano, eliminada ela seria apenas levando 4 tentos. Mas o máximo que o Deportes Tolima conseguiu foi chegar aos 3 gols. Enquanto estava 3 x 0, ele é que pegaria o Atlético Goianiense na fase continental. Mas a Católica encontrou o gol salvador e é quem rumará ao Centro-Oeste para encarar o Dragão.

Os outros dois adversários de times brasileiros serão conhecidos esta noite. O Grêmio saberá se pegará Barcelona ou Cobreloa. O jogo de ida terminou sem gols no Chile, o que foi bom para o Cobreloa por jogar no Equador por dois resultados: vitória ou qualquer empate com gols. Ao Barcelona, dono do campo de logo mais, resta vencer para excluído não ser. Na sequência, o Palmeiras recorrerá a sinais estrangeiros da Internet ou a emissoras de rádio do Paraguai ou da Colômbia para acompanhar os passos de seu próximo oponente, já que Millonarios x Guaraní não será exibido ao vivo pelo Fox Sports (que preferiu Cerro Porteño x Mineros no mesmo horário). Os colombianos jogarão em casa e vem de ótima vantagem de 4 x 2 em campo paraguaio.

Campeonato Brasileiro Série B

Se este time atual do América Mineiro fosse uma pessoa, eu não confiaria a ele a guarda do meu único filho ou um cuidado do meu carro se ausente de casa eu ficasse. Quando você acha que vai... ele não vai. Depois de (corrigindo um já consertado erro meu na coluna de ontem) seis partidas sem derrota na história, pela primeira vez o Coelho perdeu para o Bragantino, que dobrou e não foi vazado na única peleja da noite pela rodada desta semana na Série B. Tudo degringolou quando Neneca foi expulso por um pênalti desnecessário, quando estava com a bola em sua posse, mas deixou exageradamente levantada a perna a ponto de atingir um adversário no rosto. O resultado final não alterou muita coisa para os dois times, pois o Coelho permanecerá por mais um ano na Série B sendo irregular como é, enquanto o Massa Bruta continua rumando "gloriosamente" para a Série C.

Liga dos Campeões da UEFA

30 arremates em 90 minutos. Um a cada 3 minutos. Este foi o Real Madrid diante de um Manchester City que somente 8 vezes finalizou. Mas quem disse que os espanhóis golearam os ingleses ou algo assim? Esta que é a graça do futebol e que torna ele tão bom. O City castigou os merengues ao ficar na frente por duas vezes, mas em ambas ser igualado pelo Madrid (uma delas em golaço de Marcelo, com uma devida ajuda em desvio num marcador). E o gol da virada, rapaz? Cristiano Ronaldo arrematando, o beque do Manchester tirando a cabeça - e a possibilidade de mandar a bola para escanteio - e Hart mãos moles deixando ela entrar. 44 minutos do tempo segundo. Espetacular! Os 25 minutos finais desta partida foram maravilhosos e valeram muito a tarde de ontem.

Pelo mesmo grupo de Real e City, o Borussia Dortmund ganhou por 1 x 0 do Ajax. Outras duas chaves também tiveram dois ganhadores: na A, o Paris Saint Germain aplicou 4 x 1 no Dinamo Kiev e o Porto meteu 2 x 0 no Dinamo Zagreb; e no B, o Arsenal do lá em cima destacado Arsene Wenger superou o Montpellier por 2 x 1 e o Schalke 04 surtou olimpicamente por 2 x 1 contra o Olympiakos, como diria Regys Silva. O único empate desta primeira tarde da fase de grupos aconteceu no Grupo C, que teve os 3 x 0 do Malaga no Zenit. Foi o "oxo" do Milan, diante de sua gente, contra o Anderlecht. Que começo dos rubro-negros italianos, tsc, tsc, tsc...

As outras oito partidas desta primeira rodada acontecem na tarde nossa e noite deles desta quarta-feira, claro que destacando-se a estreia do atual campeão Chelsea diante da Juventus pelo Grupo E, ainda contando com Shakhtar Donetsk x Nordsjaelland. O Barcelona está no Grupo G e larga em seu recinto enfrentando o Spartak Moscou, sendo o outro duelo do Celtic contra o Benfica - que soube à última hora que não terá o zagueiro Luisão, pois sua suspensão até 14 de novembro por agredir um árbitro em amistoso no mês passado, foi ampliada pela FIFA para todos os certames (incluindo a UEFA Champions League). O Grupo F apresenta de começo Bayern de Munique x Valencia e Lille x Bate Borisov, com o H destacando Manchester United x Galatasaray e Braga x Cluj.

Curtinhas

*Hoje, pela última em 58 vezes, o Estádio Olímpico Monumental faz aniversário. Quero voltar a este assunto na coluna do próximo domingo, em cima de manifestos que recebi no Twitter por algo que ali falei. Me lembrem disso.

*O Grêmio saiu fora do chatonildo novelão envolvendo Paulo Henrique Ganso, já que o próprio disse a Vanderlei Luxemburgo que prefere atuar no São Paulo. Agora, consta que Santos e São Paulo chegaram a um acordo, mas entraves com a empresa DIS complicam a negociação. Não dá mais pra aguentar, é pra testar a paciência!

*Paulo Roberto Falcão seria o treinador do Palmeiras. Seria. Pediu uma grana federal (pouco menos que o pago a Luiz Felipe Scolari) e não saiu jogo. Veja bem: Falcão, mesmo tendo sido um excepcional jogador e conhecendo demais do riscado futebolístico, não tem ainda um currículo de treinador sequer perto do somado pelo Felipão, mas o salário pedido era quase no nível deste. Lógico que não daria liga. Quem treinará o Verdão, interrogação?

*Caminhão-pipa em São Januário. Só assim para ter água na sede do Vasco, já que devido mais de 1 milhão de "dilmas" para a Companhia Estadual de Águas e Esgotos. Constrangimento desnecessário. Brincadeira, hein...

*Deu no site: "Jobson rescinde com Barueri, mas ainda não tem futuro definido no Botafogo". Futuro? O Jobson?

*Para encher o "Enchenão" na quarta-feira da semana que vem, contra o Atlético Mineiro, o Flamengo resolveu fazer uma espécie de "torra-torra": ao invés de 30 até 80 mangos, os tíquetes custarão de 5 a 20 notas. E aí?

*9 e pouco da noite, seções esportivas dos jornais impressos de Florianópolis praticamente concluídas... aí tudo mudou e lá foram os periodistas reeditarem as páginas. Na mesma noite, turbulências nos dois grandes rivais. Enquanto o Figueirense não tem mais Nestor Lodetti na presidência, renunciado por ele foi o cargo (que, segundo o estatuto do clube, ficará com Odorico Durieux, que já substituía o licenciado Nestor nos últimos tempos), no Avaí a surpresa foi a demissão do treinador Hemerson Maria, justificada por resultados ruins do time. Avaí, que no cotejo de depois de amanhã, na Ressacada, contra o Guaratinguetá, estreará seu novo técnico: Argel Fucks.

*Lembra do Denílson, que marcou 4 gols em três jogos do Pohang Steelers no Mundial de Clubes de 2009 (o vencido pelo Barcelona contra o Estudiantes)? Ele vai jogar este restante do segundo turno da Série B pelo CRB.

*Sorteados os confrontos da primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis nesta quarta-feira. De repente, fico pensando se foi uma boa o Brasil voltar a disputá-lo, já que começará direto contra os Estados Unidos, que na atual temporada pararam na semifinal diante da Espanha. Jogos nos EUA entre 1° e 3 de fevereiro de 2012.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de diferenciar visualmente em um noticiário: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Há mais ou menos duas semanas, algo diferente acontece no "Jornal do Almoço" do Rio Grande do Sul. Apresentadores usando aquele microfone ajustado na própria cabeça (como se fosse um fone de ouvido com microfone só com o microfone e sem o fone) não é algo novo na televisão, uns mais discretos - como o da Fátima Bernardes no "Encontro" da Globo - e outros bem mais chamativos - como os de Britto Jr. e Ana Hickmann no "Programa da Tarde" da Record. Mas em telejornal isso me é novidade, salvo algo que eu não saiba.

*Assim tem sido neste período com Cristina Ranzolin, que faz o "JA" com este microfone ao lado do seu rosto. O mais curioso de tudo é que ela é a única no noticiário da RBS TV a usá-lo - e única mesmo. Seja Paulo Brito no futebol, seja Camila Martins na previsão do tempo ou seja até mesmo Carla Fachim apresentando aos sábados, todo mundo continua com o bom e velho de microfone de lapela. Só mesmo a "Falcônica" usa o microfone de apresentador de programa de variedades. Não que eu esteja necessariamente criticando, apenas sou um pouco conservador nesse sentido e prefiro sempre a lapela em quem apresenta telejornais. Fica o registro diferente.

*Em tempo: vejam nesta foto-montagem o que digo, da Cristina diferenciada e da Carla dentro do habitual.

*Boa nova que leio no Flávio Ricco: daqui a duas ou três semanas estreia a nova garota do tempo do "SBT Brasil". É Anelise de Oliveira, recentemente vista no "Good News", da RedeTV!, além do BandNews TV.

*Outra do "guru" Ricco: no primeiro programa no horário antigo após vários às 23h, o "CQC" marcou apenas 3,7 pontos em São Paulo, somente dois décimos a mais que na segunda-feira anterior - isso recebendo 0,7 do antecessor "Vídeo News". Acha ele que era mais negócio a Bandeirantes deixá-lo mesmo às 23h, pois foi apenas depois deste horário que a audiência subiu. E isso que o "CQC" só começou quando "Avenida Brasil" acabou.

*Veem aqui é o palco do "The Voice Brasil", que a Globo estreia no próximo domingo. Do agrado, viventes?

*Homens, atenção: li no Terra que Nívea Stelmann disse que está negociando para ser capa da Playboy e que espera ter atendidas suas exigências. Mas quais exigências? Seja quais forem, que atendam. Vale o esforço.

*A saideira vai para a "trilogia de espirros" de Boris Casoy. Tudo começou neste aqui (sim, há uma montagem, mas o espirro é verdadeiro), depois continuou neste aqui e teve um novo capítulo neste aqui. Mais um espirro no "Jornal da Noite", da Bandeirantes. O que será que acontece para tantas vezes isso acontecer com ele?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Carolina Lima

Carolina Lima, apresentadora e repórter da Record Bahia. Mais uma que vale muito a pena assistir.

Questão de ordem

Importante atender uma dúvida do Marcio Yukio Lima na coluna de ontem. Primeiro: nada impede que um clube europeu vencedor de uma copa nacional dispute um torneio da UEFA só por ter sido rebaixado em seu campeonato nacional. Assim foi com o Birmingham em 2010/2011. E segundo: aqui no Brasil já tivemos um time campeão da Copa do Brasil e rebaixado no Brasileirão no mesmo ano, que foi o Juventude em 1999. Ele só não jogou a Série B em 2000 pois houve a bagunça toda da Copa João Havelange e mantido foi no grupo dos clubes principais. Quando Santo André e Paulista venceram a Copa do Brasil respectivamente em 2004 e 2005, eles já estavam na Série B do Campeonato Brasileiro. Obrigado a todos os prezados que auxiliaram nesta questão.

Convivas

"Jogos contra Iraque na Suécia e Japão na Polônia. Os caras que compraram os amistosos do Brasil mandam mesmo. Talvez isso explique essa invenção de Superclássico das Américas, numa tentativa de aproximar a Seleção do povo, já que ela joga tão pouco por aqui. Como os argentinos compraram a idéia... *** Promissor o ensaio da Sheila. Vamos ver se outras jogadoras do time feminino do Brasil se animam, como Thaísa e Jaqueline. *** É mais fácil Roberto Carlos não fazer mais o show de fim de ano na Globo do que Daniel Bork perder seu espaço na Bandeirantes. Incrível. *** Engraçado que a maioria desses 'jornalistas' que trabalham em programas popularescos não gostam de receber críticas, caso do Giuliano Marcos em relação ao Mauricio Stycer, e logo apelam ao fato de que 'trabalham para o povo'. Isso não é bem a verdade, pois muitos tentam se promover com as matérias, que muitas vezes são mais irônicas e forçadas do que tentativas de mostrar a realidade." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Que nomes são esses para a mascote da Copa de 2014? Parem as máquinas, exclamação! *** Só uma observação: o site da Folha de S.Paulo dá direito aos não-assinantes lerem 40 textos por mês. Desde que a pessoa não ultrapasse esse limite em colunas, artigos, etc. ao mês, tá liberada a leitura." (Celso Luís Gallo)
Eu sei muito bem disso, Celso, falei disso aqui mesmo outro dia. Mas não vou dar sopa pro azar, vai que alguém queria ler o artigo que indiquei e não podia por ter estourado esse limite? Já cortei o mal pela raiz.

"O Corinthians ser cabeça-de-chave da próxima Libertadores não é notícia, assim como também Flávia Alessandra estar com tudo em cima na flor de seus 38 anos também não é notícia, como dá a entender o Extra ao estampar sua capa desta terça-feira com uma foto dela na praia. Notícia seria se ela estivesse uma monstra com essa idade! *** Brasil x Iraque (treinado por Zico): alguma dúvida sobre para quem eu irei torcer? *** Será que São Paulo não abraça a Globo por considerá-la 'carioca demais', assim como aqui no Rio a imagem que se tem da Band é a de uma emissora paulistaníssima?" (Clayton Moreira)

"Mais um canal aberto em UHF adentrou na Net sem que muitos tivessem percebido: a Canção Nova, que está no canal 3. *** Durante alguns dias, o canal 59 do Rio, repetidor da RIT TV, exibiu uma mensagem fixa na tela, dizendo que o canal não estava 'disponível no seu pacote da operadora Nossa TV'. Nesta terça, porém, a RIT - que está há tempos no canal 54 - voltou a ser mostrada no 59 normalmente. Estranho! *** A mesma falta de qualidade dada à NGT Digital eu estendo à TV Brasil HD, que de alta definição não tem rigorosamente nada, verdade seja dita." (Daniel F. Silva)

"Tá na cara que o Brasil é mais time nesse Superclássico das Américas, mas isso é ruim pois mostra que nossos craques - como Neymar, Lucas e Leandro Damião - ainda estão no Brasil, enquanto os craques argentinos jogam na Europa e a maioria deles é importante pra seus clubes." (Fernando Clemente)

"Por acaso Cecília Malan é aquela jornalista que aparece no canto esquerdo do vídeo quando Renato Machado comenta notícias internacionais no 'Bom Dia Brasil'?" (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Nunca cheguei a reparar nisso para poder responder se sim ou não.

"Quando eu falava de jornalistas esportivas mulheres, me referi à teledramaturgia e não ao mundo real. *** Quem ligará para o clássico desfalcado das Américas? Eu que não vou perder meu tempo com isso. *** Alívio por Falcão não acertar com o Palmeiras. Já tem tranqueira demais por lá. Além do mais, não entendo a diretoria não ir atrás do Cristóvão Borges ou do Adílson Batista, que foi vice da Libertadores, mas numa das viradas mais históricas da competição e jogando em casa. *** Por onde anda a jornalista Roxanne Ré e sua bela voz?" (Ricardo Haertel)
Roxane está desde janeiro na Rádio Estadão/ESPN, apresentando o "Direto da Redação", às 14h.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Vamos injetar adrenalina no recinto: aqui está "Breaking The Habit", com Linkin Park. Sem mais.

Antes do Arremate...

...lembro de pedir às damas e aos cavalheiros que colaborem com o questionamento desta "24 Horas", feito na coluna deste domingo, sobre por quais motivos vocês acreditam que os estádios não estejam com boas plateias, como todos gostaríamos que sempre estivessem. Já recebi algumas participações, que estou guardando para registrar na edição do próximo domingo, mas outras mais especificamente sobre este tema são bem-vindas, evidentemente. E vamos fechar a edição de hoje, sim?

Arremate

Parece pegadinha, mas não é: clareou o tempo em Porto Alegre. Pensei que a chuvarada não acabasse mais.

"24 Horas" volta antes que eu volte a ver uma chuvarada parecida com a destas últimas 48 horas!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.