.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 12 de setembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 32
Para poucos acompanharem

Hoje é um daqueles dias em que lamento demais estar muito longe de ser um sequer fraco analista tático-técnico para conseguir contar de melhor maneira as partidas da Eliminatória Sul-Americana da Copa do Mundo, já que poucos tiveram acesso a elas enquanto assinantes da Sky que são.

Mas em resumo, dá para dizer isto: a virada da Colômbia por 3 x 1 sobre o Chile foi merecida sobretudo pela etapa final, onde os colombianos foram mais fortes; o Equador saiu na frente antes dos 10 minutos em cobrança de pênalti, controlou bem o primeiro tempo, mas no segundo saiu no lucro ao arrancar o empate com o Uruguai - embora os visitantes fossem prejudicados pelo apitante, que marcou simulação em um pênalti existente.

Aí, veio o show do Paraguai - show de ruindade, que consagrou o goleiro Hernandez com três intervenções ótimas e castigado foi com dois tentos da Venezuela, vitoriosa em Assunção para alegria de Hugo Chavez; por fim, Romero defendeu um pênalti logo no primeiro minuto, mas o Peru conseguiu inaugurar os trabalhos depois, embora a Argentina empatasse no primeiro tempo e disso não saísse, aquém do esperado foi seu desempenho.

Faltando uma rodada para completar a primeira metade da competição, a Argentina lidera com 14 pontos, um a mais que Colômbia e Equador, dois acima de Chile e Uruguai, e três de diferença para a Venezuela (única que já completou os 8 jogos e que, portanto, folgará na próxima rodada). O Peru soma 7 pontos e os lanternas, com 4, são Bolívia e o decepcionante Paraguai, que é a grande pouca vergonha destas Eliminatórias.

Um resumo da Série B

Teve saída atrás no marcador, virada, vantagem ampliada e ameaça subsequente, mas o Vitória conseguiu bater o Boa Esporte e chegou às 9 partidas sem derrota, sendo 6 vitórias e 3 empates. São 53 pontos somados em 24 rodadas, com 16 vitórias. Mais importante do que tudo: são 10 pontos a mais para o "quarto quinto" colocado. O rubro-negro já colocou uma mão no acesso e tem ótimas condições de colocar a outra também antes do fim da Série B. Como o Bahia deu uma revigorada na "era Jorginho", tudo indica que teremos Ba-Vi na elite em 2013.

Já o Criciúma perdeu o jogo de "seis pontos" e, tendo somado apenas 1 ponto nos últimos 9, foi igualado pelo Goiás, que de pouco em pouco chegou à dividida vice-liderança. 3 pontos abaixo dele estão Atlético Paranaense, que quatrilhou o CRB e também acumula 9 rodadas de invencibilidade (7 vitoriosas e 2 empatadas), e São Caetano, que por duas vezes esteve na frente e tomou o empate, mas marcou três vezes mais e derrubou o América Mineiro para chegar à "quarta quinta colocação" - já que possui uma vitória a menos que o Furacão. O que dizer do Coelho? Faz 4 na casa do Criciúma e toma 5 no Independência, onde não vence há 7 rodadas! Quem perdeu terreno nesta briga pelo G4 foi o Joinville, que perdeu para o ASA no último minuto de prélio.

Lá no fundão, o ABC continua intranquilo após cair pela contagem mínima em seu reduto para o Ceará, o Guaratinguetá dobrou ante o zerado Paraná e ainda sonha com um milagre (são 5 pontos de distância para o CRB, último salvo antes da zona do rebaixamento), o Bragantino ganhou do inconfiável América de Natal (mas está a 9 pontos dos alagoanos), o Ipatinga tomou o desempate do Avaí nos 15 minutos finais (e está 11 pontos distante do CRB) e o Barueri perdeu para o Guarani (14 pontos de distância, preciso dizer alguma coisa?).

Rescaldo dos palpites

Fiquei na média: 5 acertos (Atlético Paranaense, Vitória, Avaí, Goiás e Guarani). Vejamos os seus resumos:

7 acertos
Natanael Felipe Rhoden (3 exatos: 2 x 1 Avaí, 1 x 0 ASA, 1 x 0 Goiás, Atlético Paranaense, Vitória, Guarani e Ceará)
Alexandre Rodrigues Alves (Atlético Paranaense, Vitória, Avaí, Guaratinguetá, Guarani, Bragantino e Ceará)
Anderson Costa (Atlético Paranaense, Vitória, Avaí, Guaratinguetá, Goiás, Guarani e Ceará)

6 acertos
Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (Atlético Paranaense, Vitória, Avaí, Guaratinguetá, Goiás e Guarani)

4 acertos
Danilo Otoni (1 exato: 1 x 0 Guarani, Vitória, ASA e Guaratinguetá)

3 acertos
Fernando Clemente (Atlético Paranaense, Vitória e Bragantino)
Hugo Leonardo Souza Pinto (Atlético Paranaense, Vitória e Guarani)

O que vem por aí

Dos seis primeiros colocados, apenas o Criciúma jogará na sexta-feira, recebendo o ASA e necessitando de reabilitação para não aprontar o que seria uma pouca vergonha. No sábado, o Vitória visita o intermediário Guarani, o Joinville faz um jogo de "seis pontos" contra o Ceará no Nordeste, mas o grande atrativo sem dúvida está no Centro-Oeste: Goiás versus Atlético Paranaense. Vale tanto a vice-liderança isolada para o Esmeraldino caso o Tigre não ganhe na noite anterior quanto uma vice-liderança tripla se o Criciúma perder e o Furacão fizer o seu. Eis as próximas 10 porfias para seus prognósticos: na sexta, Paraná x Barueri, Criciúma x ASA, América de Natal x São Caetano, Guaratinguetá x Bragantino e América Mineiro x Avaí; e no sábado, Guarani x Vitória, Goiás x Atlético Paranaense, Ceará x Joinville, CRB x ABC e Boa Esporte x Ipatinga.

Projeção de Primeira (Divisão)

Novamente o Fluminense atua antes do Atlético nesta rodada, ambos tendo paulistas pela frente, os cariocas visitando a Portuguesa e os mineiros recebendo o São Paulo. Duas partidas onde esperar triunfos de líder e vice-líder não é nada absurdo. Também esta noite, olho vivo em dois clássicos "ponte aérea" que prometem tensão. Um opõe o Santos pós-temporal causado pelo Léo por causa da lenga-lenga do Ganso e o Flamengo de uma notícia ruim atrás da outra. O outro desafia o Vasco pós-Cristóvão Borges e um desanimador Palmeiras.

Aos 10 palpites deste meio de semana: Figueirense 1 x 1 Cruzeiro, Portuguesa 1 x 3 Fluminense, Corinthians 2 x 1 Ponte Preta, Sport 1 x 3 Bahia, Atlético Goianiense 0 x 0 Coritiba, Santos 1 x 1 Flamengo, Atlético Mineiro 3 x 2 São Paulo, Vasco 0 x 0 Palmeiras, Botafogo 2 x 1 Internacional e Grêmio 1 x 0 Náutico.

Curtinhas

*Vem aí dois Brasil x Inglaterra, anunciados hoje pela FA como parte das celebrações dos seus 150 anos. Ambos serão em 2013, um em Wembley, no dia 6 de fevereiro, e outro possivelmente no Maracanã, em junho.

*Não vai cair exatamente nesta data por ser domingo, já que não há mais partidas das grandes seleções aos domingos nas Datas-FIFA, mas bem que o segundo Brasil x Inglaterra poderia acontecer em 2 de junho de 2013. Seria o presente mais do que perfeito para este Papo de Bola - o Site no dia em que completará 10 anos no ar.

*Uma do vôlei: o Sada/Cruzeiro terá oponente brasileiro no Mundial Masculino de Clubes, mas não outro time e sim um jogador. Rodrigão assinou com o Al-Rayyan, do Qatar, país-sede do torneio realizado no mês que vem.

*Outra do vôlei: o Medley/Campinas, que está no Paulista Masculino, realizou seu primeiro jogo internacional em amistoso contra o Panthers (Japão) e venceu por 3 sets a 2 (25/18, 20/25, 25/27, 25/16 e 15/10).

*O tenista Juan Carlos Ferrero anunciou hoje sua aposentadoria para depois do ATP de Valencia. O espanhol de 32 anos ganhou Roland Garros em 2003 e venceu outros 14 torneios, além de representar a Espanha na conquista da Copa Davis de 2000, em Barcelona, diante da Austrália.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de continuar colocando o esqueleto para agitar: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Rádio Amantes que as noites da Rádio USP FM de São Paulo continuam dançantes mesmo após a saída do "Oxy Dance" para a Iguatemi Prime FM. Na mesma segunda-feira passada, estreou o "Dance Night Away", com músicas anunciadas pelo chefe técnico de divisão Celso Filho das 22h à 0h.

*Leio na Keila Jimenez que o canal 16 UHF de Belo Horizonte está por trocar de programação, saindo a MTV e entrando a Record News. Não entendi essa. A News já não pega no canal 27 UHF? Ou a sintonia é ruim?

*Leio na Patrícia Kogut que José Luiz Datena seria um candidato a assumir as reformuladas manhãs da Bandeirantes, somando-se a isso seu já conhecido desejo de sair do "Brasil Urgente" (o que agora parece mais difícil, já que novamente sozinho na faixa policial entre 16h50 e 17h30 desde que a Record tirou tempo do "Cidade Alerta" com a reestreia do "Programa da Tarde"). Vale lembrar que ele, matutino na Rádio Bandeirantes, já fez esta faixa na TV, com o então ainda noticiário "SP Acontece", mas não rendeu um desempenho legal.

*Leio no Lauro Jardim que Valdemiro Santiago tirará sua Igreja Mundial das madrugadas da Band a partir de outubro e que outros pastores já negociariam o ingresso na faixa. Tomara que nenhum deles acerte e a Band seja forçada a preencher sua madrugada com bons filmes e bons seriados, tornando-se uma "quarta via" para os corujões além da Globo, do SBT e da Record News. Já tem muito programa religioso em diversos canais.

*Leio no Daniel Castro que somente ontem a RedeTV! pagou os salários atrasados dos funcionários registrados em carteira profissional, já que houve ameaça de greve por parte de muitos deles. Ontem, o Portal Imprensa publicou ter tido acesso a um apelo destes funcionários, que afirmavam sofrer com atrasos de salários, vale-transporte e bloqueios no plano de saúde, além dos PJs (pessoas jurídicas, que trabalham como prestadores de serviços) estarem com atrasos ainda maiores. Mas isso é "o de menos". O que "importa" é que a conta bancária do Amilcare Dallevo pra sua mansão e do Marcelo de Carvalho pras suas viagens continua numa boa. Baaahhh!!!

*A saideira é pros leitores daqui de Porto Alegre: leio no Coletiva que acontecerá na quinta-feira da semana que vem a reinauguração do Auditório Araújo Vianna, na Avenida Osvaldo Aranha, no bairro Bom Fim. Um grande show coletivo a partir das 6 da tarde, com entrada gratuita, receberá um caminhão de músicos da terrinha: Antônio Villeroy, Bebeto Alves, Carlinhos Carneiro, Charles Master, Edu K, Elaine Geissler, Elisa Furtado, Gelson Oliveira, Gloria Oliveira, Grupo Bom Partido, Hermes Aquino, Hique Gómez, Júlio Reny, King Jim, Nei Van Soria, Nelson Coelho de Castro, Nico Nicolaiewsky, Pas-de-Deux do Samba, Raul Ellwanger, Renan Ludwig, Replicantes, Tiago Ferraz, Tonho Crocco, Wander Wildner, Wilson Ney e Zé Caradípia.

Bela do Dia: Daniela Winckler

Daniela Winckler, modelo, aí vista na capa do último domingo do caderno "Donna", do jornal Zero Hora. Donna de beleza que arranca suspiros aos montes.

*Depois desta primeira apresentação, artistas como Maria Rita, Paulinho da Viola e Roupa Nova estarão no Araújo Vianna, além de uma grande figura estrangeira: ninguém mais e ninguém menos que Norah Jones em dezembro (ah, se eu tivesse grana suficiente para ver o show dela sem me sentir culpado depois pelas dívidas não quitadas!). Feliz fico por isso pois, nos últimos anos, me dava uma chateação tremenda passar perto dali e ver aquele grande palco sem uso. Mas agora tudo será diferente e, espero, muito melhor para Porto Alegre.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Aviso aos navegantes

Tempo apertado (por isso mesmo sigo devendo algumas respostas), compromissos durante esta quarta-feira. Deixo para atendê-los na próxima coluna, mas sigam "se correspondendo-se" com este que vos tecla.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Eu sabia que perderia alguma notícia importante ontem por atualizar o PB logo às 6 da "madrugada". Perdi foi uma data não registrada ainda ontem, mas vai hoje mesmo: os 25 anos da morte de Peter Tosh, grande nome do reggae, morto a tiros em sua residência. Outro dia destaquei esta canção numa bacana versão em português do Cidade Negra e hoje trago aqui a original na versão marcante de Peter: "Johnny B. Goode".

Arremate

E essa do Loco Abreu ser suspenso por um jogo por beijar o escudo do Botafogo em Figueirense x Flamengo?

"24 Horas" volta antes que o STJD resolva suspender alguém por simplesmente comemorar um gol!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.