.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 10 de setembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 30
Pense numa cidade...

Pense numa cidade que, se fosse um local de compras, passaria de hipermercado para pequeno armazém em 24 horas.

Pense numa cidade que, se fosse um homem à procura da cara-metade, passaria de pretendido por três garotas ao mesmo tempo para solteiro mais rejeitado da cidade em 24 horas.

Pense numa cidade que, se fosse time de futebol, passaria de vitorioso por 5 x 0 para derrotado por 4 x 0 em 24 horas.

Pense numa cidade que, se fosse o peso de uma pessoa, passaria de 40 quilos para 130 em 24 horas.

Pense numa cidade que, se fosse programa de televisão, passaria de 49 pontos no Ibope para menos de 3 em 24 horas.

Pense numa cidade que, se fosse um apartamento para alugar, passaria seu valor de R$ 2.500,00 para menos de R$ 400,00 em 24 horas.

Pense nisso tudo e terás Porto Alegre, a cidade que, em 24 horas, passa de sol forte e temperatura perto dos 30 graus à chuvarada e à temperatura pouco acima dos 15 graus.

Boa semana a todos e desejem boa sorte pro meu organismo na semana que antecede meu aniversário. Com este vai e vem do clima, ele precisará. E muito.

Brasileirão comentado

O Fluminense manteve a liderança ao ganhar do Internacional pela contagem mínima em partida com polêmicas do apito - embora, de todas que eu tenha visto, o único erro que notei do apitante foi não expulsar Índio por dar uma cotovelada em Leandro Euzébio, corretamente expulso por chutar seu traseiro em seguida. Contando com Fred no lugar certo e na hora certa, o Fluzão fez o suficiente para passar por um Colorado apenas na sétima posição e que, sem D'Alessandro, Leandro Damião e Forlán, fica um time sem qualquer brilho especial.

A vice-liderança ainda é do Atlético Mineiro, a 2 pontos dos cariocas, mas até o fim do mês com o bendito jogo a menos. Demorou, mas os gols saíram no segundo tempo. Foi uma vitória principalmente do jurídico, que obteve um efeito suspensivo para Bernard, destaque da noite ao marcar duas vezes. O Palmeiras continua um negócio triste demais e, como tudo deu errado nesta rodada, está a 5 pontos de sair dos quatro últimos. Um lance que sintetiza a draga do Palestra foi aquele antes do terceiro gol, quando Luan (na cara do gol) chutou nas nuvens.

O Grêmio viu os adversários fazerem sua parte e não fez direito o seu. 10 minutos de apagão e o Corinthians já tinha 2 gols de vantagem. Até diminuiu no tempo segundo, mas um grande gol de Giovanni na finaleira decretou o triunfo dos paulistas, que se tornam o "fiel da balança" deste Brasileirão, pois tiraram 2 pontos do Fluminense, 3 do Atlético Mineiro e, agora, 3 do Grêmio nos recentes confrontos diretos. Quem disse que o Timão ficaria sem função no campeonato só porque nem será campeão e muito menos será rebaixado "se enganou-se".

A quarta e quinta posições são dos cariocas que receberam nordestinos neste domingo. Melhor, mas pior. Este é o Vasco, quatrilhado sem dó e nem piedade pelo Bahia, que está ótimo no returno, com 3 vitórias e 1 empate, o que lhe fez de perdido num mato sem cachorro a distante 5 pontos da zona de rebaixamento. O Cruzmaltino vai perdendo toda a gordura acumulada recentemente e está apenas 2 pontos acima do Botafogo, que levou um público mais decente ao Engenhão (18 mil fãs) e trincou o Náutico com direito a um golaço de letra de Elkeson.

Depois do Botafogo, cada time é separado do outro por 1 ponto: o São Paulo, que "oxou" em um clássico muito horroroso contra o Santos - e sim, eu sei que Lucas e Neymar estavam ausentes, mas dava pra fazer ao menos um pouquinho melhor do que o nada versus coisa nenhuma igual a porcaria imunda que foi este San-São, cujo ponto alto não foi dentro do campo e sim fora dele, na forte declaração do Léo contra a diretoria santista, ao defender uma maior valorização de jogadores como Ganso e o hoje gremista Elano; depois do Tricolor, o Inter; e a seguir, o Cruzeiro, que levou a virada do Sport, que continua sobrevivendo para escapar.

Lá embaixo, o Atlético Goianiense segue na lanterna após empatar com a intermediária Portuguesa, na partida com a menor plateia do campeonato: apenas 891 testemunhas no Serra Dourada. Imagina quão deprimente não foi ver aquele grande estádio às moscas? 2 pontos acima do Dragão está o Figueirense, que chegou a virar, mas tomou o empate da mandante Ponte Preta. A seguir, chegam Palmeiras e Sport, com o primeiro fora da turma do fundão sendo o Coritiba, que tá mal das pernas, mas foi muito melhor na estreia de Marquinhos Santos do que o Flamengo, batido inapelavelmente em uma jornada que fechou com chave de latão um lixo de semana.

Rescaldo dos palpites

Fiquei na média, com 5 acertos (Coritiba, Fluminense, Botafogo, Bahia e empate em Santos). E vocês?

6 acertos
Celso Luís Gallo (1 exato: 2 x 1 Sport, Coritiba, Corinthians, Botafogo, Atlético Mineiro e empate em Santos)
Natanael Felipe Rhoden (Coritiba, Corinthians, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro e empate em Santos)

5 acertos
Fernando Clemente (2 exatos: 3 x 1 Botafogo, 2 x 1 Sport, Coritiba, Atlético Mineiro e empate em Campinas)
Anderson Costa (1 exato: 1 x 1 em Goiânia, Coritiba, Fluminense, Botafogo e Atlético Mineiro)
João Arruda (1 exato: 2 x 1 Sport, Coritiba, Corinthians, Atlético Mineiro e empate em Goiânia)

4 acertos
Clayton Moreira (3 exatos: 3 x 1 Botafogo, 2 x 1 Sport, 1 x 1 em Goiânia e Atlético Mineiro)
Paulo Henrique de Oliveira Santana (2 exatos: 3 x 1 Botafogo, 2 x 1 Sport, Coritiba e Atlético Mineiro)
Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro e Sport)
Gleidson Rodrigues da Silva (Coritiba, Fluminense, Sport e empate em Santos)
Hugo Leonardo Souza Pinto (Coritiba, Botafogo, Atlético Mineiro e empate em Santos)

3 acertos
Fernando Melotti Constancio (1 exato: 1 x 1 em Goiânia, Botafogo e empate em Santos)
Gabriel Aguiar (1 exato: 1 x 1 em Goiânia, Botafogo e empate em Santos)
Lucas Fernandes de Albuquerque Lira (1 exato: 2 x 1 Sport, Coritiba e empate em Santos)
Wanderson Ferreira (1 exato: 1 x 0 Fluminense, Corinthians e Atlético Mineiro)
Carlos Rodrigues (Coritiba, Fluminense e Botafogo)

2 acertos
Alexandre Rodrigues Alves (Coritiba e Sport)
Sandro Francischini (Botafogo e empate em Campinas)

O que vem por aí

Paulistas estão no caminho dos dois duelistas pela liderança, a Lusa no do Fluzão e o Tricolor no do Galo. Eis os próximos 10 prélios para seus prognósticos: na quarta, Figueirense x Cruzeiro, Portuguesa x Fluminense, Corinthians x Ponte Preta, Sport x Bahia, Atlético Goianiense x Coritiba, Santos x Flamengo, Atlético Mineiro x São Paulo e Vasco x Palmeiras; e na quinta, Botafogo x Internacional e Grêmio x Náutico.

Bêzona comentada

O Vitória ganhava do Ipatinga, mas tomou o empate. Mesmo assim, seguirá líder por no mínimo uma rodada mais devido ao tombaço do Criciúma diante do América Mineiro. Não bastava perder pela primeira vez em casa. Tinha que perder sem o artilheiro (3 semanas sem Zé Carlos), tomando trinca do mesmo jogador (Alessandro), tendo Lucca expulso por simulação e, de lambuja, a trapalhada do ano, protagonizada por Michel Alves.

Goiás e Joinville fizeram suas partes, venceram respectivamente CRB e Avaí e continuam na zona de acesso, favorecidos pela surpreendente derrota do São Caetano para o ABC - sobretudo o JEC, que castigou os tantos gols perdidos pelo Leão e deixaria os quatro primeiros em caso de sucesso do Azulão.

Observe-se que a zona do rebaixamento está encaminhada e só se milagres acontecerem daquele lado e tragédias "se sucederem-se" do outro. ASA e CRB, os primeiros fora do fundão, somam 27 pontos. São 8 pontos a mais que o Guaratinguetá, primeiro do descenso, 11 a mais que o Ipatinga, 12 a mais que o Bragantino e, notadamente, 14 pontos a mais que o Barueri, que já marca o dia do enterro e encomenda o caixão.

Rescaldo dos palpites

Fui fraco: 4 acertos (Boa Esporte, Paraná, Atlético Paranaense e Goiás). Vejamos seus desempenhos:

8 acertos
Natanael Felipe Rhoden (2 exatos: 1 x 0 Joinville, 1 x 1 em Ipatinga, Ceará, Boa Esporte, Paraná, América de Natal, Atlético Paranaense e Goiás)

7 acertos
Alexandre Rodrigues Alves (1 exato: 1 x 1 em Ipatinga, Ceará, Boa Esporte, América de Natal, Atlético Paranaense, Joinville e Goiás)

6 acertos
Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (1 exato: 2 x 0 Paraná, Ceará, Boa Esporte, América de Natal, Atlético Paranaense e Joinville)
Charles Tavares (1 exato: 4 x 1 América de Natal, Boa Esporte, Atlético Paranaense, Joinville, Goiás e empate em Ipatinga)

5 acertos
Anderson Costa (Ceará, Paraná, América de Natal, Atlético Paranaense e Goiás)

4 acertos
Fernando Clemente (1 exato: 2 x 0 Paraná, Ceará, Boa Esporte e Goiás)

2 acertos
Carlos Rodrigues (1 exato: 2 x 0 Paraná e Boa Esporte)

O que vem por aí

Atenção, palpiteiros! Limite do envio dos chutes para a rodada cheia desta terça-feira é 3 da tarde, horário de início do primeiro jogo - e assim será toda vez que o Furacão atuar no EcoEstádio. Eis as porfias: Atlético Paranaense x CRB, Vitória x Boa Esporte, América Mineiro x São Caetano, Avaí x Ipatinga, ASA x Joinville, Guaratinguetá x Paraná, Goiás x Criciúma, Guarani x Barueri, Bragantino x América de Natal e ABC x Ceará.

Destaques da Série C

Disputadas 11 rodadas, o Grupo A tem Luverdense liderando com 23 pontos e Fortaleza logo a seguir com 22. Os dois se enfrentaram no Ceará em empate por 3 x 3, todos os tentos no tempo primeiro. Os matogrossenses saíram na frente, tomaram a virada, empataram, os cearenses desempataram e levaram outra igualdade. Hoje, os outros dois classificados da chave seriam Paysandu e Santa Cruz. E nesta chave, Joelson marcou todos do Cuiabá nos 3 x 1 diante do Águia, mas isso não foi suficiente para ser artilheiro musical do "Fantástico".

Já no Grupo B, o Macaé está em primeiro, chegando aos 20 pontos após bater o Tupi. Atrás dele vem o Duque de Caxias, com 18, vencedor foi do embate fluminense contra o Madureira. Vila Nova e Oeste fecham este G4.

Destaques da Série D

Estamos a dois jogos de sabermos os quatro que subirão para a Série C em 2013. Uma quarta-de-final terá o Mixto, que levou 2 x 1 do Remo e avançou por ter ganho por 2 x 0 na ida, contra Vilhena ou Sampaio Corrêa, que definem sua história depois de amanhã, no Maranhão, após 2 x 2 em Rondônia. Outra apresenta o Baraúnas, que venceu pela segunda vez o Sousa, contra o Campinense, que "oxou" com o CSA e venceu a ida.

A próxima quarta-de-final tem o CRAC, que venceu o Nacional por 1 x 0 e tirou proveito do gol fora de casa, já que perdeu em Nova Serrana por 2 x 1. Seu adversário é o Friburguense, que virou sobre o Ceilândia após empatar sem gols na ida. Por fim, o Cianorte levou 3 x 1 na ida, mas aplicou 3 x 0 e excluiu o Juventude. A próxima parada será contra o Mogi Mirim, que também se deu bem com o dito "saldo qualificado". Perdeu em SP por 1 x 0 para o Metropolitano, mas respondeu com 2 x 1 em SC.

Organizando tudo, temos isso: uma semifinal sairá de Mixto x Vilhena ou Sampaio versus Baraúnas x Campinense; e a outra terá CRAC x Friburguense diante de Cianorte x Mogi Mirim.

Campeonato Catarinense

O primeiro novo time da divisão principal em 2013 já está definido: o Guarani de Palhoça, que faturou o primeiro turno ao ganhar por 1 x 0 do Tubarão. Agora, é esperar quem levará o segundo turno para se juntar ao Guarani.

Curtinhas

*Reportagem do Extra (o periódico popular da Globo no Rio de Janeiro) escancarou algo que muitos já notavam: as negociatas pós-convocações para a Seleção Brasileira. 85 jogadores foram chamados por Mano Menezes em dois anos, 27 deles sendo vendidos após isso, em negócios que movimentaram a casa de R$ 1 bilhão.

*Sabem quem mais se deu bem nisso? Carlos Leite. Ele é empresário de Elias, Jucilei, Renan, André Santos e Rômulo, cujas negociações somam cerca de R$ 100 milhões, boa parte dessa grana parando em seus bolsos. Outros atletas empresariados por ele que foram convocados são Anderson, Renato Augusto, Lucas Leiva e Cássio. Some a isso Carlos ser empresário de Mano Menezes e já viu, né? Tudo a suspeitar, nada a gostar.

*O STJD indeferiu o pedido de efeito suspensivo do Cruzeiro e, até o julgamento do recurso no Pleno, as partidas dele não serão no Independência. Seu próximo mando será contra o Vasco, domingo que vem, em Varginha.

*Bastaram 12 horas para todos os ingressos de semifinal e final do Mundial de Clubes serem comercializados. A torcida do Corinthians comprou tudo. Bando de gulosos. Mas quem pode condená-los? Eu que não.

*O Corinthians não deu amparo para um exame de ressonância magnética para Ruço, o ex-jogador da década de 70, que faleceu há dois domingos. Pedidos foram feitos e nenhuma resposta foi dada. O exame custaria R$ 150,00, mas faltava um documento para o exame. A acusação foi feita pela filha de Ruço, Viviane dos Santos, em entrevista ao "Esporte Fantástico". Procurado, o Corinthians não falou sobre isso à reportagem da Record.

*Luto no Santos: aos 81 anos, falência múltipla dos órgãos, morreu Milton Teixeira, seu presidente entre 1983 e 1987 (presidente, portanto, do histórico título paulista de 1984). Ele, que é pai do também ex-presidente alvinegro Marcelo Teixeira, fundou o Complexo Educacional Santa Cecília, cujas aulas foram suspensas hoje.

*O Hamburgo confirmou em seu site oficial que enfrentará o Grêmio dia 8 de dezembro, no amistoso de inauguração da Arena do Tricolor, em um "revival" da final mundial de 1983.

*Leio no Lauro Jardim que José Maria Marin articula a criação da CBFF (Confederação Brasileira de Futebol Feminino). Adiantará algo para as boleiras finalmente deslancharem uma entidade somente delas?

*Usain Bolt é o campeão da Liga Diamante de 2012 nos 100 metros rasos. Sábado, em Bruxelas, ele venceu a prova e garantiu o título com 16 pontos, o dobro do vice-campeão Nesta Carter.

*Enquanto nas duplas a vitória foi das italianas Sara Errani e Roberta Vinci com 2 x 0 (6/4 e 6/2) sobre as tchecas Andrea Hlavackova e Lucie Hradecka, no simples a vencedora foi Serena Williams, em duas horas de decisão contra Victoria Azarenka e triunfo por 2 sets a 1 (6/2, 2/6 e 7/5). Quarto US Open da irmã da Venus.

*Às 5 da tarde de hoje, saberemos o campeão masculino. Campeão olímpico, Andy Murray derrubou o tcheco Tomas Berdych e tentará impedir o bicampeonato de Novak Djokovic, que superou David Ferrer.

*O Sada/Cruzeiro conquistou o Sul-Americano Masculino de Vôlei, disputado no Chile. Na final deste domingo, começou perdendo para o argentino UPCN, mas virou para 3 x 1 (19/25, 25/18, 25/17 e 28/26). Com este título, os mineiros estão qualificados para o Mundial de Clubes, que acontece no mês que vem, no Qatar.

*19 meses após o grave acidente em uma prova de rali na Itália, Robert Kubica disputou e ganhou o rali Ronde del Gomitolo di Lana, que disputou com um carro especialmente adaptado.

*Na Fórmula 1, Lewis Hamilton ganhou o GP da Itália, mas não foi o principal piloto da corrida. Enquanto o destaque foi Sergio Perez, segundo colocado, o grande vencedor da prova foi Fernando Alonso, que largou em décimo e chegou em terceiro, na frente de Felipe Massa, que preferiu garantir uma possível renovação de contrato a desobedecer o desejo da Ferrari em ver seu principal piloto em posição mais destacada. Bruno Senna tirou uma décima posição no finalzinho e Sebastian Vettel e Jenson Button não completaram esta etapa.

*Fernando Alonso foi aos 179 pontos e tá com o título na mão. Sebastian Vettel, além de ter abandonado, ainda caiu para quarto lugar, parado ficou nos 140 pontos e agora a 1 do Kimi Raikkonen e a 2 do Lewis Hamilton. Daqui a dois domingos chegaremos ao período asiático da F-1, com a corrida noturna de Cingapura.

40 anos de um feito histórico

Em 10 de setembro de 1972, o Brasil teve seu primeiro campeão mundial de Fórmula 1: Emerson Fittipaldi, que atingiu o feito ao ganhar a prova da Itália, a quinta vitória em até então 10 das 12 etapas daquela temporada (as outras foram na Espanha, na Bélgica, na Inglaterra e na Áustria). Ele, que somou 61 pontos contra 45 de Jackie Stewart, foi o campeão mais jovem da categoria, com 25 anos, 8 meses e 29 dias. Seu recorde só foi superado em 2005 por Fernando Alonso. Sempre tem quem abra um caminho positivo. Na F-1, o Rato foi o primeiro deles.

Jogos Para(o)límpicos de Londres

Encerrados neste domingo, tiveram um último fim de semana para consolidar a excelente participação do Brasil, com 21 ouros, 14 pratas e 8 bronzes, a sétima posição na classificação geral. As últimas medalhas brasileiras: nos 100 metros T11 do atletismo, Lucas Prado foi prata e Felipe Gomes levou bronze; no futebol de 5, ouro com 2 x 0 sobre a França; no lançamento de dardo F37/38, ouro com Shirlene Coelho; na bocha, ouro com Maciel Santos na categoria BC2 e Dirceu Pinto na BC4, que teve bronze de Eliseu dos Santos; e nos 100 livre S5 da natação, Daniel Dias ganhou seu sexto ouro nas seis provas individuais que disputou.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de colocar o esqueleto para sacolejar: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Começa hoje, às 8 da noite, a nova fase do "Oxy Dance", programa musical apresentado por Carlinhos Medeiros, não mais na Rádio USP FM e sim na Iguatemi Prime FM (que sucedeu a extinta Mitsubishi FM nos 92,5 de São Paulo). As vinhetas que serão rodadas a partir de hoje tem a voz de Antônio Viviani, a voz-padrão da ESPN Brasil e o locutor da entrada do "CQC", da Band, e do quadro "Top Five".

*Soube dessa escutando o José Carlos Araújo ao girar pelas rádios cariocas no futebol das 16h: completou 35 anos neste domingo a TV Bandeirantes do Rio de Janeiro, que estreou oficialmente em 9 de setembro de 1977 como TV Guanabara (nome alterado no ano seguinte). O início das transmissões foi em uma solenidade com a presença do presidente da Band, João Jorge Saad. Depois dela, já em rede com São Paulo, veio o especial musical "Meus Caros Amigos", com Chico Buarque, e depois dele o clássico do cinema "Lawrence da Arábia".

*Atualmente, a Band Rio está com uma programação local reduzida, já que recentemente extintos o matutino "RJ Acontece" e o vespertino "Cidinha Livre". Os destaques são o "Jogo Aberto Rio", desde 2007 exibido na hora do almoço, e o noturno "Jornal do Rio", apresentado por Thaís Dias e que manteve o título-padrão dos noticiários locais abandonado há muitos e muitos anos pela rede, nunca trocando para "Rede Cidade" ou "Band Cidade".

*Logo mais, 14h30, estará de volta à tela da Record o "Programa da Tarde", agora com Britto Jr. e Ana Hickmann apresentando. Cuidemos o que sairá desta nova atração, se vale a pena acompanhá-la ou não.

*Por falar na Record: Carla Cecato não vai voltar nunca mais ao "Fala Brasil"? Sim, gosto muito da Adriana Reid (e da Roberta Piza também), mas faz falta acompanhar a Carla, que deve estar com algo sério demais para estar há tanto tempo fora do ar. Aos que perderam o compasso da história, lembro que, ainda na época da Olimpíada de Londres, ela se queixava de dores fortes nas costas, ainda que apresentasse normalmente o jornal.

*Participante do "Bem Estar" da TV Globo e comentarista de ciclismo quando o "Esporte Espetacular" transmite provas desta modalidade, José Rubens D'Elia terá uma coluna na Rádio Globo a partir da próxima segunda-feira. Se chamará "Vida Saudável", não preciso explicar seu propósito e veiculada será às 15h05.

*Leio na Patrícia Kogut, no Daniel Castro e no Alan de Faria que não é tão simples assim para o Viva executar a ideia de filmar quatro episódios especiais do "Sai de Baixo" para o fim deste ano. Cláudia Jimenez está fora pois se recupera de cirurgia cardíaca, Miguel Falabella está com muitos compromissos no teatro e na própria Rede Globo e Tom Cavalcante não é certo. Não seria melhor guardar esta ideia para o ano que vem?

*A saideira: completa 60 anos nesta segunda-feira Paulo Betti, ator de peças de teatro, de filmes como "Lamarca" e "Ed Mort", de minisséries, de participações em seriados e de diversas novelas, as primeiras delas na Tupi e na Bandeirantes e, de 1984 em diante, tudo sempre na Globo com duas exceções: "Carmem" (1987), na Manchete, e "Metamorphoses" (2004), na Record. A partir de hoje, ele será visto diariamente na faixa das 6 com a estreia de "Lado a Lado", produção estrelada por Marjorie Estiano, Camila Pitanga e Patrícia Pillar.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Danielly Portela

Danielly Portela, apresentadora do "CETV", da TV Verdes Mares (Globo Ceará). Não é uma boa tarde com esta moça bonita e sim ótima.

Convivas

"Triste este fraco Santos x São Paulo, com pouca criatividade e inteligência dos dois lados. Douglas e Cortez são ótimos velocistas, mas uma negação em fundamentos. Osvaldo perdeu muitas jogadas bobas, Jadson acerta um passe bom depois de perder umas 5 bolas por desatenção e o Santos ter Gerson Magrão de camisa 10 chega a ser uma ofensa com um cara que a vestiu nos anos 50 e 60. *** Muitas criticas à Seleção são prontas antes do jogo e existe hoje uma certa raiva da equipe por vários motivos cristalizados ao passar dos anos, como jogadores e muitos amistosos fora do Brasil, convocações suspeitas e derrotas marcantes em Copas do Mundo. Além disso, Mano Menezes não conseguiu até hoje dar um padrão de jogo à equipe, que parece muito voltada para sair em velocidade e esperar uma jogada individual do Neymar." (Alexandre Rodrigues Alves)

"As defesas de Coritiba e Flamengo são fracas e a do Coritiba só nao levou gols porque o Flamengo tem uma criação deficiente e vai levar muitos gols do Santos com a volta do Neymar. *** Sou otimista ao achar que Adriano fará pelo menos 7 gols neste Brasileiro?" (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)
Nem falo nada...

"Essa goleada do Bahia é o típico resultado que arrebenta qualquer bolão! E nem pro Vasco dar uma força pro Flamengo! Quem mandou não fazer o seu? *** Como certas coisas no campo de jogo dão nos nervos até mesmo do mais apaixonado torcedor, larguei a perebada de lado depois de ver uma defesa escancarada nem sequer incomodar Lincoln no 1° gol do Coritiba e fui assistir 'Cheias de Charme'. Tão logo acabou a novela, voltei no exato instante da presepada do Wellinton, que lá na Gávea ainda insistem em chamar de zagueiro. Claro que não aconteceria nunca, mas pelo menos se mantinha a esperança do time podendo empatar, mas o cara me resolve lançar mão de uma categoria que não possui e joga o time no buraco. Se eu fosse companheiro de time do Wellinton e estivesse em campo ali na hora, eu era bem capaz de agredi-lo. A equipe do Dorival Júnior colocou no bolso apenas 2 dos últimos 15 pontos e a cada dia são mais concretas as chances de Patrícia Amorim coroar sua 'desadministração' com o maior vexame do Flamengo. Ela vai ter que se mudar do Rio se isso acontecer. *** Para o bem e para o mal, Renato Gaúcho tem lugar garantido na história do Flamengo. E ninguém me tira que o seu maior sonho é um dia treiná-lo. Tenho uma página do caderno de esportes do Globo do dia em que Renato assinou contrato com o Flamengo pela última vez, e naquele dia ele declarou que Grêmio e Fluminense moram em seu coração, mas que o Flamengo realmente é sua paixão. Não creio que tenha sido média pura e simples. *** Minha interpretação preferida de Maria Rita é 'Não Vale a Pena', do primeiro álbum dela. *** Até assistir sua entrevista no 'Fantástico', eu simplesmente não sabia que Patrícia Pillar não estava mais casada com Ciro Gomes. Fiquei na dúvida se meu desconhecimento se deu pela natural discrição dela ou pelo meu amplo desinteresse pela vida privada dos artistas." (Clayton Moreira)
Também estou sabendo disso apenas agora.

"Sei que é notícia velha, mas a Globo anda 'rerreprisando' novelas demais no 'Vale a Pena Ver de Novo'. Há tantas novelas que poderiam passar nesta faixa, não são tão novas, nem atentam contra a famigerada classificação indicativa e nunca foram reprisadas, como 'Andando nas Nuvens' e 'O Beijo do Vampiro', isso sem contar as ainda mais antigas e que também nunca foram reprisadas, como 'Salomé', 'Lua Cheia de Amor', 'Perigosas Peruas', 'Sonho Meu' e 'Mandala'. Mas é possível que, com muita sorte, estas novelas só sejam reapresentadas pelo Viva. *** Eike Batista pode ser um excelente empresário, mas como homem de TV já está indo mal antes mesmo de começar. Comprar uma emissora só pra ela emita boas notícias? Ele deveria saber que a vida não é assim. *** No mínimo estranho o critério de classificação para a Copa do Brasil Sub-20. Deveria ser como no torneio profissional, ou seja, usando os Estaduais da categoria para preencher as vagas." (Daniel F. Silva)

"O 'Balanço Geral' do Geraldo Luís é horrível. O 'Record Notícias' da Adriana Reid era bem melhor. *** A Globo é muito inteligente. Quando se sente ameaçada em algum horário, vem com tudo. Já fizeram um chamadão com ótimos filmes para a 'Sessão da Tarde' na semana da estreia do 'Programa da Tarde'. *** Tiago Leifert apresentando um programa como 'The Voice Brasil' é um erro. Não gosto de jornalistas apresentando programas de entretenimento e Tiago não vai acrescentar muita coisa. *** Foi bem legal ver no último sábado César Tralli interagindo com a esposa Flávia Freire no 'SPTV'. *** Depois que Carlos Alberto Sardenberg apresentou o 'Jornal da Globo' nas férias do William Waack, fiquei curioso: quem vai substituir Christiane Pelajo quando ela tirar férias?" (Eduardo Silva de Souza)

"Toni Garrido voltou ao Cidade Negra no fim de 2010 e lançará um novo CD da banda ainda este ano. Ele fazia falta mesmo a esta grande banda." (Elison Lima)

"Que achado Talita Real! Ela canta 'Você Faz Parte', música muito bacana que passava em alguns comerciais dos canais Discovery há alguns anos. A mocinha é extremamente maravilhosa." (Flávio da Costa Evangelista)

"Se o Brasil não ganhar da China, é melhor Mano pedir o boné. Se bem que, com o futebolzinho de quinta que jogou contra a África do Sul, podemos esperar qualquer coisa. *** O Palmeiras já caiu. O time é muito ruim e só estar na Libertadores já é uma vitória. *** Fiz um bom negócio ao não acompanhar Metropolitano x Mogi Mirim. Além de economizar o dinheiro do ingresso, ainda evitei de ver uma derrota em casa. Agora vou esperar a Copa Santa Catarina para ver se dá para acompanhar algum jogo no Sesi. Deve ser mais barato." (Ricardo Haertel)

"Por que a Globo Brasília vai passar 'Entrando Numa Fria' na 'Sessão da Tarde' ao invés de 'Garfield'?" (Ronielson Carlos)
Não faço a mínima ideia.

"O fracasso de público no Estádio João Havelange é fruto de um misto de pouca infraestrutura, falta de estacionamento, menos linhas de ônibus e, principalmente, falta de uma ligação direta com a zona sul, o que leva a outro ponto: um certo preconceito com o subúrbio carioca vindo do próprio, pois o Maracanã fica no 'corredor VIP' da cidade (Tijuca / zona sul) e o Engenhão no subúrbio pobre, apesar de boa parcela da nova classe média carioca viver nesta região. Dá um bom trabalho antropológico a falta de público no RJ." (Ubiratan Ayres)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

O Príncipe do Samba não está mais entre nós. Morreu neste domingo Roberto Silva, que tinha 92 anos, sofria de câncer de próstata há 6 meses e sofreu um AVC. Cantor de emissoras de rádio como Nacional, Tupi, Guanabara (atual Bandeirantes) e Mauá, o sambista do Rio de Janeiro gravou seu primeiro disco na metade da década de 40 e continuava na ativa. Tanto é que assistem aqui uma participação recente dele no vídeo. Foi no "Sarau" da Globo News, apresentado por Chico Pinheiro, em fevereiro deste ano. Nela, Roberto canta "Juraci".

Arremate

Logo mais tem Brasil x China, no Recife. Sinceramente, não me entusiasmo nada com mais este amistoso.

"24 Horas" volta depois que soubermos o que é que aconteceu nele!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.