.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 7 de setembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 27
Como explicar tal situação?

Duas partidas importantes nesta quinta-feira, certo? O Fluminense prestes a assumir a liderança do Brasileirão, certo? O Palmeiras obrigado a ganhar para sobreviver na luta contra o descenso? Pois enquanto a plateia no Rio de Janeiro foi de 13.007 pagantes e 15.874 presentes, o público em São Paulo foi de 29.909 pagantes e 30.463 presentes. Primeiro: dá margem a se pensar que a torcida palmeirense é mais apaixonada que a tricolor ou não é por aí? Segundo: isso reforça bem a rejeição que o carioca tem ao Engenhão, que acho que, se evaporasse do mapa, quase ninguém daria falta. E terceiro: muito melhor jogar em Sampa City do que em Barueri, por favor!

Mas noves fora estas questões, o que mais me chama a atenção é o público muito baixo de um time que estava a uma vitória de assumir a liderança isolada do Campeonato Brasileiro. Apenas pouco menos de 16 mil fãs é muito pouco! Não seria jogo, no mínimo, para os mesmos 30 mil atingidos no Pacaembu? Acredito que sim.

Brasileirão comentado

Fluminense (1°, 47) 3 x 1 Santos (14°, 26) - Um primeiro tempo quente, com os dois times buscando o gol o tempo todo, teve três bolas na rede. Antes dela, Bill e Wellington Nem perderam oportunidades incríveis, só que o tricolor pôde se redimir duas vezes. Entre elas, o gol de André para os alvinegros. A metade final não foi muito atrativa, mas valeu pelo golaço de Samuel, que deixou o Fluzão na primeira colocação, com 2 pontos a mais que o Atlético Mineiro - até o fim deste mês com o bendito jogo a menos - e 3 a mais que o Grêmio. Por outro lado, o Peixe está a apenas 6 pontos da zona de rebaixamento e, obviedade das obviedades, sem Neymar cai demais.

Palmeiras (17°, 20) 3 x 1 Sport (18°, 19) - O Verdão começou com tudo, fazendo Magrão trabalhar e indo à trave no arremate de Obina. Depois, Bruno se virou nos 30 para impedir Felipe Azevedo de abrir os trabalhos. Apenas depois do intervalo o primeiro zero do placar foi tirado. E que pecado o frango do Magrão! Mas futebol tem dessas coisas, Corrêa agradeceu por isso. Rivaldo disparou um chinelaço, baita gol. Mas não dava para Bruno ir nela? Acho que sim. Bom, os palmeirenses nem tiveram muito tempo para lamentar pois, 2 minutos depois, Tiago Real fez um gol tão valioso quanto uma nota de 100 mangos. A pressão continuou e o merecido terceiro gol chegou com Obina. Gilberto perdeu o 3 x 2, Valdivia não anotou 4 x 1 pois a trave não deixou e assim tudo acabou. Os pernambucanos são antepenúltimos, com 3 pontos acima do Atlético Goianiense e 2 a mais que o Figueirense, mas 1 abaixo do Palmeiras, que está a 2 pontos do Coritiba, a 4 do Bahia e a 6 do Santos. Eles sobrevivem.

Rescaldo dos palpites

Só para variar, fui mal pra burro uma vez mais: apenas 3 acertos (2 x 1 Grêmio, Ponte Preta e Fluminense). Uns poucos de vocês se saíram bem, mas a maioria foi mal pois certos times derrubaram as expectativas. Eis:

7 acertos
Paulo Henrique de Oliveira Santana (1 exato: 1 x 1 no Morumbi, Portuguesa, Grêmio, Fluminense, Palmeiras e empates em Recife e Salvador)

5 acertos
Fernando Clemente (2 exatos: 1 x 0 Figueirense, 3 x 1 Palmeiras, Grêmio, Fluminense e empate no Morumbi)
Hugo Leonardo Souza Pinto (1 exato: 1 x 1 no Recife, Ponte Preta, Grêmio, Palmeiras e empate no Morumbi)
Natanael Felipe Rhoden (1 exato: 1 x 0 Figueirense, Portuguesa, Grêmio, Fluminense e empate em Salvador)
Carlos Rodrigues (Portuguesa, Grêmio, Figueirense, Fluminense e Palmeiras)
Gabriel Aguiar (Portuguesa, Grêmio, Fluminense, Palmeiras e empate em Salvador)
João Arruda (Portuguesa, Grêmio, Fluminense e empates em Recife e Salvador)

4 acertos
Lucas Fernandes de Albuquerque Lira (2 exatos: 3 x 1 Palmeiras, 1 x 1 no Recife, Portuguesa e empate em Salvador)
Charles Tavares (1 exato: 3 x 1 Botafogo, Portuguesa, Grêmio e Palmeiras)
Clayton Moreira (1 exato: 1 x 1 no Morumbi, Portuguesa, Grêmio e Fluminense)
Wanderson Ferreira (1 exato: 1 x 0 Figueirense, Portuguesa, Fluminense e empate no Recife)
Anderson Costa (Portuguesa, Grêmio e Fluminense e empate em Salvador)
Fernando Melotti Constancio (Portuguesa, Grêmio, Fluminense e Palmeiras)

3 acertos
Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (1 exato: 1 x 0 Figueirense, Grêmio e Fluminense)
Sandro Francischini (1 exato: 3 x 1 Palmeiras, Portuguesa e Grêmio)
Alexandre Rodrigues Alves (Grêmio, Fluminense e Palmeiras)
Celso Luís Gallo (Portuguesa, Grêmio e Fluminense)

2 acertos
Danilo Otoni (2 exatos: 2 x 1 Grêmio e 1 x 0 Figueirense)

O que vem por aí

O líder jogará aqui em "Farroupilha Alegre" (trocadilho alusivo à Semana Farroupilha, que está chegando), diante de um Colorado que não emenda uma larga série positiva. Agora vice-líder, o Galo também não terá uma parada fácil, pois receberá um Verdão muito disposto a fugir dos quatro últimos, claro que para isso torcendo por baixa do Coxa, que estreará Deivid e o treinador Marquinhos Santos contra um Mengão de semana desastrosa - que o digam Patrícia Amorim, Adriano e o time. O Imortal Tricolor fará o "embalo de sábado à noite" versus o Coringão.

Eis a próxima dezena de embates para seus prognósticos: Coritiba x Flamengo, Ponte Preta x Figueirense, Corinthians x Grêmio, Internacional x Fluminense, Santos x São Paulo, Botafogo x Náutico, Atlético Mineiro x Palmeiras, Vasco x Bahia, Sport x Cruzeiro e Atlético Goianiense x Portuguesa.

A Segunda na sexta

O melhor colocado na classificação a entrar em campo é o Atlético Paranaense, que ingressará no G4 se vencer o Barueri - e, feito isso, amanhã será secação pura contra Goiás e São Caetano para ao menos um deles se dar mal. Não sei se preciso esperar um pouquinho mais, mas acho que o Barueri já jogará uma de suas últimas cartadas, a exemplo do Bragantino, que só perde e perde há horas e terá o Paraná pela frente.

Aos 10 chutes dos quais acertarei somente um ou dois: Ceará 1 x 1 Guarani, Boa Esporte 2 x 1 ASA, Paraná 1 x 0 Bragantino, América de Natal 1 x 1 Guaratinguetá, Barueri 1 x 3 Atlético Paranaense, Criciúma 3 x 1 América Mineiro, Ipatinga 1 x 2 Vitória, Joinville 2 x 2 Avaí, CRB 1 x 3 Goiás e São Caetano 2 x 0 ABC.

Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo

Rodada cheia nesta sexta-feira, com Colômbia (6°, 7 em 5) x Uruguai (2°, 11 em 5), Equador (4°, 9 em 5) x Bolívia (7°, 4 em 6), Argentina (3°, 10 em 5) x Paraguai (8°, 4 em 5) e Peru (9°, 3 em 5) x Venezuela (5°, 8 em 6). Estando o Brasil de fora por sediar o Mundial, sempre um país folga por rodada. Hoje, é o Chile (1°, 12 em 6).

Copa do Brasil Sub-20

A CBF confirmou ontem os 16 jogos iniciais de ida e volta. Para sua orientação: de dois em dois, aponto uma oitava-de-final; de quatro em quatro, uma quarta-de-final; de oito em oito, uma semifinal; e de 16 em 16, uma final.

Dito isto, o caminho completo é este: Avaí x Corinthians (volta em SP), Ponte Preta x Vasco (volta no RJ), Portuguesa x Atlético Mineiro (volta em MG), Internacional x Figueirense (volta em SC), ABC x Bahia (volta na BA), Boa Esporte x Bragantino (volta em SP), Goiás x Santos (volta em SP), Sport x Botafogo (volta no RJ), Coritiba x São Paulo (volta em SP), Náutico x Fluminense (volta no RJ), Guaratinguetá x Barueri (volta no região do ABC), Paraná x Grêmio (volta no RS), Guarani x Cruzeiro (volta em MG), Ceará x Flamengo (volta no RJ), Vitória x América Mineiro (volta em MG) e Atlético Goianiense x Palmeiras (volta em SP).

Ah! Importante: a primeira fase terá a volta eliminada com vitória do visitante por 2 ou mais tentos de diferença. E notaram uma troca de time em relação ao inicialmente informado? O Atlético Paranaense desistiu e, como foram incluídos os 20 times da Série A de 2011 e os 12 melhores da Série B do ano passado, entrou o Paraná.

Curtinhas

*Foi marcado pela Conmebol para 22 de dezembro o sorteio da Copa Libertadores de 2013.

*Campeão olímpico em 2004, Gustavo Endres estreou ontem no vôlei gaúcho. Seu Canoas Vôlei começou bem o Estadual ao marcar 3 sets a 0 no Clube Brilhante, de Pelotas. Hoje, os conterrâneos poderão assistir o Canoas (que representará o RS na próxima Superliga Masculina) pela TVCOM, na peleja contra o Novo Hamburgo.

*Com 3 sets a 0 (25/15, 25/18 e 25/9) sobre o Boca Juniors, o Sollys/Nestlé venceu o Sul-Americano Feminino realizado em Osasco e assegurou presença no Mundial Interclubes, no mês que vem. Aí sim!

*Já no Sul-Americano Masculino, no Chile, o Sada/Cruzeiro aplicou 3 x 0 (25/22, 25/18 e 25/13) no paraguaio Deportivo Colón. Semifinalista, ele decidirá hoje o primeiro lugar da chave com o argentino San Juan Volley.

*Anunciado ontem, o Novo Basquete Brasil de 2012/2013 terá 18 times: o candango atual campeão Uniceub; os paulistas Franca, São José, Bauru, Mogi das Cruzes, Liga Sorocabana, Paulistano, Limeira, Pinheiros, Suzano e Palmeiras; os cariocas Flamengo e Tijuca; os mineiros Uberlândia e Minas; o capixaba Vila Velha; o catarinense Joinville; e o cearense Basquete Cearense, primeiro time do Nordeste participante em 5 anos de NBB.

*A quinta-feira dos Jogos Para(o)límpicos teve como destaques brasileiros os nadadores André Brasil, que somou o ouro nos 100 metros S10 - prova onde Phelipe Rodrigues faturou prata - aos ganhos nos 50 livre e 100 borboleta e às pratas nos 200 medley e 100 costas, e notadamente Daniel Dias, que ganhou os 50 costas S50 e chegou às 13 medalhas absolutas, tornando-se o maior medalhista para(o)límpico do Brasil em todos os tempos, superando Clodoaldo da Silva e Ádria dos Santos. São 8 ouros, 4 pratas e 1 bronze. Um gigante o Daniel!

Brasil campeão no Grand Slam

Isso não acontecia em torneios profissionais desde 2001 e, em geral, desde 2010. Em dupla com a russa Ekaterina Makarova, Bruno Soares venceu o torneio de duplas mistas do Aberto dos Estados Unidos com 2 sets a 1 (6/7 - 6/8, 6/1 e 12/10) sobre a tcheca Kveta Peschke e o polonês Marcin Matkowski. Um brasileiro no topo do pódio, o quinto a atingir tal feito em um dos quatro principais torneios da ATP.

A recordista é Maria Esther Bueno, que sobrou na década de 60 ao ganhar oito vezes em Wimbledon (três em simples e cinco em duplas), oito vezes no US Open (quatro em simples e quatro em duplas), uma vez em Roland Garros e uma no Aberto da Austrália (ambas em duplas). Depois dela, quem mais venceu foi Gustavo Kuerten, com quatro conquistas em Roland Garros (três no profissional simples e uma nas duplas juvenis). Ainda há um feito de Thomaz Koch em Roland Garros (duplas mistas) e outro de Tiago Fernandes no Australian Open (simples juvenil).

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento em que a felina soltará suas garras no encerramento do fim de semana: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*José Luiz Prévidi marcou um golaço: como veem aqui, a RBS TV confirmou o que ele já noticiava no último dia 23, que a substituta de Túlio Milman na apresentação do "Teledomingo" será mesmo Maíra Gatto, até então repórter na sucursal de Brasília, onde atuava tanto no "Bom Dia Rio Grande" e no "Bom Dia Santa Catarina" quanto no Canal Rural. Será ela que terminará os domingos dos gaúchos, logo após o "Fantástico", já a partir deste fim de semana. Além de apresentar, Maíra também fará reportagens. As primeiras já foram gravadas nos últimos dias.

*Maíra nasceu em Santa Maria e, se meus olhos não me enganarem, não deve ter nem 30 anos ainda. Seu início foi na TV da UCPel (Universidade Católica de Pelotas). Depois, ela trabalhou na TV Pampa Sul, então afiliada à Rede Record, já quando esta aqui em Porto Alegre tinha virado própria no espaço da antiga TV Guaíba - pois as três Pampa do interior ficaram mais algum tempo com a Record antes de seguirem a matriz da Capital e também transmitirem a RedeTV!. Nessa mesma época, foi sua colega na Pampa Sul a hoje repórter do tempo da mesma RBS, Camila Martins. Aí ela passou um tempo fora do Brasil e, no ano passado, passei a assisti-la no "Bom Dia Rio Grande", fazendo as notícias de Brasília no lugar da repórter Luciane Kohlmann, que retornou a Porto Alegre. Ainda do primeiro semestre deste ano, eis aqui (postado por claricegulyas) a bonitona no "Bom Dia SC".

*Aliás, Maíra Gatto é só mais uma de tantas jornalistas que agora ganhará destaque maior por apresentar um tradicionalíssimo programa líder de audiência e chamará a atenção de muitas pessoas mais por este ser seu primeiro grande desafio profissional, mas que este PB já observa de longa data. Só ver quando a publiquei de "Bela do Dia" desta "24 Horas": 11 de agosto de 2011. Seria eu um descobridor de belas noticiaristas? (risos)

*E como este Papo de Bola - o Site gosta de encontrar belezinhas, eis que achei esta aqui: um vídeo feito em cima do clássico "Eduardo e Mônica", da Legião Urbana, realizado para o curso de Comunicação Social da UCPel. Maíra fez praticamente tudo nele: interpretou Mônica, dirigiu, editou e filmou. Tendo este que vos tecla o hábito de dar apelidos carinhosos às jornalistas que aprecia - citando apenas algumas da RBS, como "Sharon Stone de São Sepé" para Carla Fachim, "Mademoiselle Salsaretti" para Daniela Ungaretti e "Camila Pitanga dos Pampas" para Alice Bastos Neves -, nada mais justo que a nova apresentadora do "Teledomingo" ser "Mônica".

*Mais uma da RBS TV, também a ver com os dois estados onde atua: uma repórter daqui do RS vai trabalhar em SC. Renata Kerber, que estava na emissora de Santa Cruz do Sul, agora terá Florianópolis como seu destino.

*Quando escrevo esta nota, é exibida mais uma matéria dela, uma repórter que há semanas tem me chamado atenção especial por fazer reportagens muito boas: Michelle Barros, da Globo de São Paulo. Vários materiais seus, na linha de variedades e comportamento, tem encerrado o "Bom Dia Brasil". Um diferencial interessante é que ela aparece praticamente o tempo todo nas matérias, mas sem "ser" notícia e sim testemunhando a notícia. Além de ser mais uma jornalista bonitona, a uma vez alagoana, sempre alagoana está em excelente momento.

*Por falar em lindas e competentes do "Bom Dia Brasil": o que foi Renata Vasconcellos vestida de doce de leite nesta sexta-feira? Mamãezinha querida... Nunca ela esteve tão arrebatadora quanto nestes últimos tempos.

*"Momento Regina Martelli": só não foi o figurino "doce de leite" da Renata o mais chamativo de hoje pois Chico Pinheiro estava mais chamativo ainda de casaco branco "leite integral" (ou desnatado, não sei) e calça preta.

*Mudando um pouco de assunto: a jornalista Lu Lacerda publicou no IG que Patrícia Poeta está grávida de novo do marido, o diretor de projetos e eventos especiais Amauri Soares. Porém, li na Vivian Masutti que a Globo desmentiu esta gravidez. Claro que interessa saber se é ou não é vero isso pois, se for mamãe de novo, Patrícia deixará o "Jornal Nacional" em algum momento para cumprir licença-maternidade e terá de ser substituída.

*Leio no NaTelinha e na Patrícia Kogut que, se na terça-feira o "Encontro com Fátima Bernardes" marcou 8 pontos em Sampa City, no dia seguinte caiu demais e rendeu apenas 4 pontos à Globo. Porém, todos estavam mal. O líder "Bom Dia e Cia." deu apenas 5 pontos ao SBT, enquanto o "Hoje em Dia" apenas 3,5 à Record.

*A saideira é um erraço inacreditável que vi no "Fala Brasil": foi exibida uma reportagem daqui de Porto Alegre, da bonitona Bianca Zuchetto, sobre uma cadela roubada que foi resgatada. Só que no letreiro ela foi creditada como "Bianca Petrópolis". O simpático do GC da Record misturou tudo. Petrópolis é o bairro onde o fato aconteceu.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Um dos maiores atores do Brasil em todos os tempos tem lembrados nesta sexta-feira os 90 anos do seu nascimento. Paulo Autran fez pouca televisão, mas fez bem demais. Não fez tanto cinema, mas também marcou seu nome. No teatro é onde ele arrebentou. Foram cerca de 90 peças, a última delas "O Avarento", de Molière, que encenou até quando a saúde não mais o permitiu fazê-lo. Agora em 12 de outubro, fará 5 anos de sua morte.

Este tópico lembra alguns momentos especiais de Autran, como uma homenagem a um ator que faz falta.

1977 (postado por canalmemoria) - "O Homem de La Mancha", especial para o "Fantástico", da Rede Globo.

1979 (postado por baudatv) - "Pai Herói", novela da Globo, em cena com o também saudoso Carlos Zara.

1983 (postado por baudatv) - "Guerra dos Sexos", na inesquecível cena do café da manhã com Fernanda Montenegro, não apenas uma cena engraçadíssima, como um encontro de mestres absolutos. Os papeis deles serão reprisados por Tony Ramos e Irene Ravache em refilmagem a estrear em breve.

1987 (postado por guerra1983) - "Sassaricando", mais uma novela da Globo, em cena com Maitê Proença.

2002 - Íntegra de entrevista para o "Roda Viva". Nos entrevistadores, notaremos os atores Beth Coelho e Matheus Nachtergaele. O apresentador foi Paulo Markun - que, coincidentemente, também hoje completa 60 anos, ele que comandou o programa da TV Cultura entre 1998 e 2008.

2007 (postado por chopinrj) - "Passagem da Noite", de Carlos Drummond de Andrade, recitado na coluna "Quadrante", apresentada diariamente na Rádio BandNews FM. Paulo Autran levou cultura aos ouvintes ao interpretar crônicas clássicas e textos de grandes autores e pensadores, o que já tinha feito na Rádio MEC do Rio de Janeiro na década de 50.

Bela do Dia: Greice Tedesco

Greice Tedesco, jornalista de Caxias do Sul e colunista do jornal Folha de Caxias. Sujeito vê uma moça bonita dessas ao acordar, sorrindo cheia de felicidade assim, e se empolga para encarar tudo que vier pela frente, por mais que seja impossível, tamanho o ânimo que ganha.

Convivas

"Nada justa a punição ao Cruzeiro. É comparado ao que ocorreu no Couto Pereira em 2009, quando o Coritiba pegou 10 jogos? Acha mesmo que o ocorrido no Independência é metade do que aconteceu em Curitiba? Outro fator: quando no Brasil já vimos um juiz confrontar a torcida, parar em frente e pedir para continuarem jogando objetos? Isso tem que ser levado em conta. Mais um: os torcedores foram pegos e, mesmo assim, isso não tem importância no julgamento e abre precedentes. É muito simples e fácil juntar um grupo de cruzeirenses, ir a um jogo do Atlético no Independência e jogar tudo no gramado. Dessa forma, será tirado o mando de campo do Atlético pelo restante do Brasileiro. Moleza fazer isso." (Adilson Roberto Vilas Boas)
Um erro não justifica o outro, Adilson. 6 jogos para o Cruzeiro acho uma boa punição. Havia apenas a torcida dele no estádio, objetos foram atirados ao campo e ainda bem que foram apenas objetos relativamente leves. E se é algo muito pior? E quando que eu falei da punição do Coritiba? Acho que o amigo leu outra coluna, se irritou com o que leu e escreveu para mim por engano o comentário a ela destinado. Jamais falei daquele caso de 2009 ao comentar esta situação do Cruzeiro. E 10 jogos foi pouco pro Coxa. No mínimo 20 ficaria de bom tamanho, brutal demais foi aquilo.

"Essa suspensão do Cruzeiro não resiste até o mês que vem. Punição correta, mas vivemos a era do efeito suspensivo e duvido muitíssimo que essa punição se mantenha. Acontece agora com o Cruzeiro e aconteceria se fosse qualquer outro time, pois as leis no Brasil possuem mil e uma brechas para serem burladas. *** Marcelo Oliveira fazia um bom trabalho no geral no Coritiba, mas este é o caminho normal do futebol brasileiro, ainda que a dança dos técnicos tenha diminuído um pouco em relação ao que era no passado. Engraçado que trouxeram mais um ex-profissional ligado à CBF para ser o treinador. Acho estranho nem cogitarem mandar embora Escudero, que complicou o time ao ser expulso aos 6 minutos. Para quem lembra dele no Corinthians, não é novidade. *** Sugiro um texto do André Barcinski no blog dele no UOL, sobre a mania do chororô em termos de arbitragem e a forma como se analisa futebol hoje em dia no Brasil, o que torna as coisas muito chatas às vezes. André é um jornalista ligado à música, mas mostra gostar e entender de futebol. *** Emissora positivista o SBT? Será que exibiriam programas sobre Auguste Comte, filósofo e teórico do conceito? (risos) Sério: isso de só colocar programas de 'notícias boas' não deve ser a base de uma rede de TV. Não deveriam exageram nem no policialesco e nem no 'mundo cor de rosa' que Eike Batista diz ver." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Lembrei de você durante 'Cheias de Charme'. Como te sei admirador confesso de Christine Fernandes, você teria que ter apreciado a participação dela, que esbanjou sensualidade como uma correspondente americana oferecidíssima que viera ao Brasil para entrevistar Inácio/Fabian. A sequência foi bem divertida. Pena que você não assiste à novela. *** Ué! Pensei que 'A Próxima Vítima' entraria no lugar de 'Que Rei Sou Eu?'. Já anunciaram a substituta e cochilei? *** O Flamengo pode não ter nem Clinton e nem Roosevelt, mas não é de hoje que por lá está cheio de 'Busha'! Mas o regime que vigora na Gávea é o império da vagabundagem." (Clayton Moreira)
Não entendi a parte do "você não assiste à novela". Sim, não vejo na hora mesmo, até porque ontem, neste horário, eu estava voltando das compras de feriado no supermercado. Mas lembre que o site da Globo publica todas as cenas de suas novelas em seu site. Só eu ir lá e ver a cena diretamente.

"Estou muito decepcionado com a Seleção Brasileira. Tenho grandes ressalvas a Mano Menezes, Andrés Sanchez e José Maria Marin, mesmo ele sendo são-paulino como eu, porque não é porque ele foi jogador e conselheiro do Tricolor que presta. *** Quais suas expectativas para a Copa do Mundo? Você fez algum estudo sobre as eliminatórias e traçou quais serão as 32 seleções que se classificarão para a Copa?" (Eduardo Abud Júnior)
Te confesso que não tô nadica de nada com cabeça ainda na Copa de 2014, xará, não tô mesmo. Com Brasileirão Séries A e B, Libertadores, Copa do Brasil, Sul-Americana, campeonatos estrangeiros de futebol, torneios de outros esportes e afins variados, não consigo pensar em algo que ainda está distante. Vou ver tua planilha assim que eu tiver um tempo livre, mas Copa não é algo no qual eu pense ainda - não dentro de campo, pois isso pode ser resolvido mais perto da hora sem grilo. Pensarei mesmo quando estiver mais perto da definição dos classificados, mas falta tempo até lá. Neste momento, o que conta em termos de Copa do Mundo é fora das quatro linhas, na organização não apenas dos estádios, mas sobretudo da infraestrutura das cidades para dar conta de tudo que um evento destes traz junto.

"Por que a Band segue com o 'Brasil Urgente' nas parabólicas às 18h50, mas não faz o mesmo com o 'Primeiro Jornal' e entram infomerciais às 7h30?" (Hélio Sussúmu Abe)
Não faço ideia. De repente tem quem compre a faixa da manhã e não tenha quem compre a da noite.

"Que lição de vida do Alessandro Zanardi. Serve para muitas pessoas pensarem que se pode viver bem, apesar das dificuldades impostas. Apesar das pernas amputadas no brutal acidente em Lausitz, ele jamais se abateu após sua recuperação e foi viver da melhor maneira possível, conforme as circunstâncias que se apresentaram. Parafraseando Téo José: segura o italiano." (Natanael Felipe Rhoden)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 45 anos nesta sexta-feira Toni Garrido, vocalista do Cidade Negra desde 1994, quando substituiu Rás Bernardo, e em carreira solo desde 2008. Na fase de Toni - que também teve experiências no cinema (em filmes como "Orfeu"), na televisão (em novelas como "Caminhos do Coração", da Record, e "Uma Rosa com Amor", do SBT, e no programa "Fama", da Globo) e no futebol (quem assistia o Rock Gol nos tempos de Paulo Bonfá e Marco Bianchi recordará que ele era "a Xiliquenta") -, o Cidade lançou sucessos como "Querem Meu Sangue", "Onde Você Mora?", "A Sombra da Maldade", "Firmamento" e, em dueto com Lulu Santos, "Sábado à Noite". De apresentação ao vivo, trago aqui Toni à frente do Cidade Negra na ótima versão de "Johnny B. Goode".

Antes do Arremate...

...voltando ao tema jornalistas bonitonas: Adriana Reid enlouquecedora de vermelho no "Fala Brasil" da Record nesta sexta-feira. Loira, gostosa, voz deliciosa e ainda veste vermelho. Como diria Ramiro Ruschel em seus tempos de narrador da Rádio Pop Rock: bate, bate coração! Arrematemos antes que eu baixe na UTI.

Arremate

Amanhã falarei melhor do, segundo Romário, "cartel de convocações" do Brasil diante da África do Sul em SP.

"24 Horas" volta depois que soubermos por quanto os brasileiros terão vencido!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.