.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 4 de setembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 24
Recuperando os rescaldos pendentes

Não foi possível nesta segunda-feira de intermináveis 10 horas de sono (como assim "intermináveis" se acabaram quando completadas 10 horas?), mas eis a seguir o rescaldo pendente dos palpites do último fim de semana.

Da minha parte, era melhor nem fazer a contabilidade da Série A. Se não fosse o Cruzeiro, eu teria errado tudo de tudo. Também, quem mandou eu apostar em 7 vitórias de visitantes numa rodada de 8 vitórias dos mandantes e 2 empates? Nem quando chamei o Sandro de Rever na festa dos melhores do Gauchão de 2009 fiquei com tanta vontade de enfiar a cabeça num buraco para encobrir a enorme vergonha que sinto.

Eis os seus índices:

6 acertos
Clayton Moreira (1 exato: 3 x 1 Ponte Preta, Vasco, Bahia, Botafogo, Cruzeiro e empate em São Paulo)
Natanael Felipe Rhoden (1 exato: 1 x 0 Corinthians, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Ponte Preta e empate em Florianópolis)

5 acertos
Celso Luís Gallo (3 exatos: 2 x 0 Vasco, 2 x 1 Sport, 2 x 0 Botafogo, Internacional e Cruzeiro)
Alexandre Rodrigues Alves (2 exatos: 2 x 0 Vasco, 1 x 0 Corinthians, Internacional, Cruzeiro e Ponte Preta)
Fernando Clemente (1 acerto: 2 x 0 Vasco, Corinthians, Botafogo, Cruzeiro e Ponte Preta)
Fernando Melotti Constancio (1 exato: 2 x 0 Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Ponte Preta e empate em Florianópolis)
João Arruda (1 exato: 2 x 0 Vasco, Internacional, Sport, Botafogo e Cruzeiro)
Sandro Francischini (1 exato: 2 x 0 Botafogo, Vasco, Internacional, Corinthians e Cruzeiro)
Anderson Costa (Vasco, Internacional, Botafogo, Cruzeiro e Ponte Preta)
Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (Vasco, Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Ponte Preta)
Gabriel Aguiar (Vasco, Internacional, Corinthians, Cruzeiro e empate em São Paulo)

4 acertos
Danilo Otoni (2 exatos: 2 x 1 Sport, 2 x 2 em Florianópolis, Bahia e Corinthians)
Paulo Henrique de Oliveira Santana (1 exato: 2 x 1 Sport, Botafogo, Cruzeiro e Ponte Preta)
Wanderson Ferreira (Vasco, Bahia, Corinthians e Ponte Preta)

3 acertos
Carlos Rodrigues (Corinthians, Cruzeiro e Ponte Preta)
Hugo Leonardo Souza Pinto (Vasco, Internacional e Ponte Preta)

2 acertos
Charles Tavares (Cruzeiro e Ponte Preta)
Lucas Fernandes de Albuquerque Lira (Internacional e Corinthians)

Os 10 jogos deste meio de semana eu publiquei na coluna de ontem, só recuperá-la para pegá-los.

Já no fim de semana da Série B, fui um lixo outra vez: Criciúma, Goiás e nada mais. Vamos ver seus rescaldos:

5 acertos
Charles Tavares (Guarani, Criciúma, São Caetano, América Mineiro e empate em Ipatinga)

4 acertos
Alexandre Rodrigues Alves (1 exato: 3 x 2 Criciúma, Barueri, Goiás e empate em Ipatinga)
Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (1 exato: 1 x 0 Barueri, Criciúma, Goiás e empate em Goianinha)
Hugo Leonardo Souza Pinto (1 exato: 2 x 1 Guarani, Criciúma, América Mineiro e empate em Ipatinga)

3 acertos
Fernando Clemente (Criciúma, Goiás e São Caetano)

2 acertos
Carlos Rodrigues (1 exato: 2 x 1 Guarani e Criciúma)
Natanael Felipe Rhoden (1 exato: 1 x 0 São Caetano e Criciúma)
Anderson Costa (Criciúma e Goiás)
Danilo Otoni (Criciúma e Goiás)

Atenção, palpiteiros!

Olho vivo: o primeiro jogo da rodada cheia desta terça-feira será às 3 da tarde. Não adianta mandar chutes para os outros 9 só por acontecerem à noite pois não aceitarei. Ou é para os 10, enviados até 15 horas, ou nada feito.

A Segunda na terça

A peleja das 3 da tarde é neste horário pois o EcoEstádio não possui iluminação artificial. Nela estarão o Atlético Paranaense, que tenta se aproximar mais do G4, diante do Boa Esporte, mais intermediário. À noite, o grande destaque é na "sessão das 7 e meia", com o confronto de líder contra vice-líder. Dá Vitória, dá Criciúma ou ninguém será de ninguém? (essa frase não parece muito própria para o horário, mas agora já foi) Olho vivo também nas paradas envolvendo Goiás, Joinville e São Caetano, que formam uma "fileirinha"

Eis os 10 prognósticos, dos quais será muito lucro se eu acertar 2 ou 3: Atlético Paranaense 2 x 0 Boa Esporte, Vitória 2 x 2 Criciúma, América Mineiro 1 x 1 Paraná, Avaí 2 x 1 América de Natal, Guarani 0 x 0 Joinville, Goiás 3 x 1 Ceará, ASA 2 x 0 Ipatinga, ABC 0 x 1 Barueri, Bragantino 0 x 3 São Caetano e Guaratinguetá 1 x 1 CRB.

Curtinhas

*Adriano churrascando na Vila Cruzeiro ao invés de treinar no Flamengo. Por um lado, o clube promete multá-lo pela indisciplina. Por outro, a assessoria de Adriano disse que tinha sido acertada com a direção uma folga para ontem devido ao volumoso trabalho recente. Alguém achava que seria diferente? Nem bobo pensava isso.

*Então, Deivid vai jogar no Coritiba (compromisso até 2015)? Só falta ele desandar a marcar gols. Cuidemos.

*Leio no GloboEsporte.com que os 32 clubes da nova Copa do Brasil Sub-20, a ser disputada de 2 de outubro a 15 de dezembro, reunirá os 20 clubes da Série A e os 12 melhores da Série B do Campeonato Brasileiro, ambos de 2011, além do sistema de igual ser de mata-ou-morre em ida e volta. E o Brasileiro Sub-20, como fica?

*Ficamos assim: de SP, Barueri, Bragantino, Corinthians, Guarani, Guaratinguetá, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos e São Paulo; do RJ, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco; de MG, América, Atlético, Boa Esporte e Cruzeiro; daqui do RS, Grêmio e Internacional; de SC, Avaí e Figueirense; do PR, Atlético e Coritiba; da BA, Bahia e Vitória; de PE, Náutico e Sport; de GO, Atlético e Goiás; do CE, Ceará; e do RN, ABC.

*Boca Juniors suspendeu o contrato de Riquelme por tempo indeterminado e não vai remunerá-lo enquanto ele não decidir seu futuro. Você gostaria de Juan Román no seu time?

*"Momento Nóis Erra, Nóis Corrige": diferentemente do que este palerma atrapalhadamente idiota publicou na coluna de ontem, Chelsea 4 x 2 Reading não foi pela rodada deste fim de semana do Campeonato Inglês e sim há duas semanas, antecipado que foi devido à Supercopa da Europa na sexta passada. Perdão pelo erraço.

*Maicosuel não foi inscrito pela Udinese na Liga Europa. Desta vez não vai dar pra ele cavar um lugar no time...

*Cris não é mais do Lyon. O beque, multicampeão no clube francês, jogará por um ano no Galatasaray.

*60 milhões de euros pagos pelo Zenit. Hulk vale tudo isso? Imagina quanto valeriam jogadores melhores que ele?

*Os Jogos Para(o)límpicos renderam nesta segunda-feira uma prata ao Brasil, com Odair Santos, nos 1.500 metros categoria T11 do atletismo. O queniano Samwel Mushai Kimani marcou recorde mundial e levou o ouro.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de zoar, ridicularizar e partir pro deboche com algo que nem o mais desprovido de capacidade intelectual leva a sério: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Quem lê esta "24 Horas" há muitos anos já deve ter visto incontáveis referências ao que chamo de "jornalismo celebridando", que são estas manchetes inacreditáveis dos sites de famosos e celebridades. É cada coisa que eu leio quando tento encontrar alguma pauta efetivamente relevante que é de dar nos nervos do vivente.

*Tomando emprestado o título usado no Twitter pelo jornalista Diogo Kotscho, vejam algumas "manchetes para a história", que vão ao encontro disso que digo: "Miss Pernambuco posta foto de novo look"; "de short curto, Miley Cyrus vai ao show do pai com a mãe e o noivo"; e "Tom Cruise é flagrado com loira em bar na Croácia".

*Postei apenas manchetes internacionais, mas as brasileiras se superam: "Graciella Carvalho posta foto só de lingerie"; "Zilu Camargo posta foto da vista de sua casa em Miami"; "David Brazil posta foto de Latino e Rayanne trocando beijos em boate"; "Geisy Arruda celebra encontro com Viviane Araújo no Twitter"; "após embate de bumbuns, Solange Gomes afirma: 'o da Melancia é maior'"; "de saia curtinha, Dani Sperle deixa calcinha à mostra em show no Rio". Aaaarrrgh!!! Chega, chega! Isso é pior do que tomar mil chutes nos fundilhos.

*Quer saber? Prefiro continuar na minha, passando apertos de grana e não tendo remuneração à altura do que acredito que mereço pelo que faço aqui no PB desde 2003, do que ser remunerado trabalhando numa editoria como a de "celebridandos", tendo que publicar release de subcelebridade divulgando atos banais e patéticos que qualquer pessoa pratica em casa ou nas ruas e que não têm nada de mais diferenciado só por ser feito por estes supostos famosos, tendo que divulgar ensaio sensual de cidadãs que só sabem posar com pouca ou totalmente sem roupa pois não tem intelecto para vencer na vida... Olha, nem repórter que só cobre crimes sofre tanto.

*Vamos mudar para assuntos muito mais sérios e relevantes. Leio no Lauro Jardim que a Record propôs para os debates eleitorais de 1º de outubro um novo formato: em dado momento, um candidato ficaria no meio e teria os adversários ao seu redor. Seria algo na linha do "Roda Viva", da Cultura, onde o entrevistado é cercado pelos entrevistadores. Pareceria algo intimidatório, mas seria muito válido para diferenciar e sair desse feijão com arroz sem graça que vemos em todos os debates de todas as emissoras. Nas últimas eleições, a Globo apostou no formato dos candidatos se movimentando pelo palco, mas também não achei propriamente interessante.

*Na real mesmo, o que é que seria legal, mas nunca ninguém fará até porque os medrosos candidatos (seja de qual eleição de qual cidade de qual estado for) jamais toparão? Sortear dois deles, colocá-los frente a frente com uma tela a separá-los - tipo visitante de presidiário na cadeia, mas sem o telefone para comunicação direta -, e deixá-los discutindo e conversando entre si por uns 6 minutos diretos, como bem entenderem. Afinal, não eram esses bate-bicos que rendiam os melhores momentos dos debates do início do fim dos anos 80 e início dos 90? Claro que sim. Como debater propostas é o que menos eles topam, que ao menos rendam algo interessante.

*Leio no Ancelmo Gois mais uma novela a ser exibida pelo Viva a partir de novembro: "Renascer", o clássico de Benedito Ruy Barbosa em 1993, estrelado por Antônio Fagundes. Falta saber apenas o horário.

*A saideira triste: morreu ontem aos 54 anos, de infarto, o ator Michael Clarke Duncan, que em 1998 atuou no filme "À Espera de um Milagre", protagonizado por Tom Hanks, pelo qual foi indicado a Oscar e Globo de Ouro.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Gabriela Moreira

Gabriela Moreira, repórter da ESPN Brasil no Rio de Janeiro e ex-O Dia, Estadão, Extra e Grama na Calcinha. Depois do material explosivo sobre a Patrícia Amorim nesta segunda e até por há algum tempo eu querer trazê-la neste espaço, encontrei o pretexto perfeito para realizar isso.

Convivas

"O São Paulo até não jogou tão mal contra o Bahia, mas não mostrou poder de reação depois do gol na burrada do Rodolfo, que às vezes reclama muito em campo e não olha tanto para seus erros. Luís Fabiano fez falta e Jadson não pode perder dois gols na cara do goleiro. Cícero, no mesmo jogo, foi centroavante, meia-esquerda e lateral esquerdo. *** O nome Brazuca para a bola da Copa é muito fraco, forçado e ainda contém um erro de português, pois deveria ser Brasuca. Redonda, Ginga, Bola, Samba e Gorduchinha são melhores. *** O presidente 'diferenciado' do Santos levar o São Paulo à FIFA por 'aliciar' Ganso é jogar pra galera'. Fazer proposta oficial ao clube é aliciar? Faça-me o favor... *** É ruim para Kaká ficar no Real Madrid, pois fica praticamente encostado e sem recuperar seu ritmo de jogo. Melhor seria jogar em um time como Arsenal, Liverpool ou Tottenham, que não estão tão bem hoje e poderiam ser remontados em cima dele e, se melhorado o time, ele ganharia destaque na Premier League, a mais chamativa do mundo hoje em dia. *** Maicon foi melhor que o esperado na Internazionale e faz bem em buscar novos ares, mas perderam a chance de vendê-lo por muito mais $ para o Real Madrid, há 2 anos. Cabe aos italianos buscarem uma solução para aquele lado da defesa, pois falta um jogador de mais qualidade na posição - e aí excluo o interminável Zanetti. *** O mais incrível do gol 500 do Pelé é que ele conseguiu fazê-lo aos 21 anos! Daí temos uma mostra de quão bom era. *** Não sabia que 'Close To You' é de outro autor que não os integrantes dos Carpenters. Gosto muito de rock, mas essa música é muito bonita e triste ao mesmo tempo. *** Por onde anda Paulo Panayotis? Lembro desse repórter mais na Bandeirantes do que na Globo. Você colocou Leilane Cordeiro como apresentadora do 'Jornal da Globo', mas não seria Leila Cordeiro? E não deixa de ser pitoresco ver Celso Freitas lendo um editorial das Organizações Globo, sendo que hoje lê editorias no sentido contrário, além de lembrar de como Paulo Henrique Amorim era ligado à elite econômica que hoje ele gosta de criticar. *** Lindíssima Letícia Gil, 'Bela do Dia' bem merecida. *** O nome da apresentadora nova do 'La Giostra dei Gol', da RAI, é Simona Rolandi, indicadíssima a 'Bela do Dia'. Achei ela deslumbrante." (Alexandre Rodrigues Alves)
É que eu antevi a gafe do "Galvão Bueno" solto pela Marina Ferrari no "Band Esporte Clube", pois isso foi depois das 14h do domingo e a "24 Horas" que somente hoje corrigi ao ver seu alerta do "Leilane Cordeiro" (onde misturei Leilane Neubarth e Leila Cordeiro) eu publiquei por volta das 11h, eh, eh, eh...

"No dia em que Léo Moura completou 400 jogos pelo Flamengo, o time sofre 4 gols. Se fossem 500 jogos, teria levado 5! Só assim mesmo, com muita ironia, pra não sucumbir aos vexames proporcionados por esse bando que tem envergado a camisa rubro-negra. As trapalhadas da defesa chegam a dar desgosto. Eu meio que já imaginava que o Flamengo não teria sucesso no Rio Grande do Sul, mas apostei numa vitória mais por amor à causa do que qualquer outra coisa. Sou pior do que São Tomé, pois nem vendo eu acredito. Tenho o fato ali diante de mim, visível, audível e palpável, mas ainda assim não acredito em como esse time do Flamengo pode ser tão pusilânime! Quando paro para acompanhá-lo, sempre acho que naquele dia vai dar. E é por isso que a gente persevera. *** Ainda vou propor a campanha 'Um Dia Sem Jabá' pois, mesmo com os apelos para que a bola da Copa se chamasse Gorduchinha, Globo e Adidas vieram com essa eleição com nomes nada a ver. Só um degenerado e completamente alienado para propor 'Bossa Nova'. 'Carnavalesca' era tão impronunciável em qualquer idioma que não fosse o nosso quanto 'Gorduchinha'. Talvez por isso tenha ganhado o menos pior, 'Brazuca'. E mesmo eu, professor de Português, ainda não consegui descobrir por que 'Brazuca' se escreve com Z, se o nome que originou a palavra se escreve com S. *** 'Jesus Amado!' foi um lamento pela propaganda eleitoral de 1989 durar 70 minutos? Lembro bem da campanha e era divertida! Ainda mais pelos candidatos nanicos... Cada tosqueira! Dava até medo de alguns!" (Clayton Moreira)

"Grande vitória do Cruzeiro sobre o Náutico. Elber comemorou seu primeiro gol como profissional igual a uma criança, feliz demais. O Cruzeiro começou enfrentando uma defesa muito bem postada, pois a escalação mostrava que o Náutico veio a Minas em busca do empate, já que estava num 3-6-1, mas no segundo tempo o Cruzeiro conseguiu escapar da retranca e fazer seus 3 gols. *** Parece que nenhum time quer ganhar esse Brasileirão, pois Atlético Mineiro, Fluminense e Grêmio empataram na mesma rodada. O Galo já empatou dois jogos seguidos e o Flu não aproveitou. *** Pazzini fez belissima estreia pelo Milan. *** Maicon fez bem em sair da Inter de Milão, pois vai pra um torneio mais competitivo e um clube mais forte. A Inter perde seu lateral direito titular e perde poder de fogo por aquele lado, já que Jonathan é muito irregular e ainda não se encontrou." (Fernando Clemente)

"O Campeonato Brasileiro desse ano tá começando a ficar igual ao do ano passado: o líder tropeça e os outros também. Quando o Corinthians tropeçava em 2011 e alguém poderia passá-lo, os que vinham logo atrás perdiam ou empatavam. *** Pelo jeito, em 2013 o Palmeiras vai buscar não só o bi da Libertadores, mas o da Série B também. *** A explicação da mudança de Paraolimpíada para Paralimpíada é plausível, mas essa nova nomenclatura fica estranha." (Fernando Henrique França Gemignani)

"Como um jogador horroroso como David Luiz é títular do Chelsea e da Seleção Brasileira? Como um zagueiro como Miranda sequer é lembrado pelo Mano Menezes? Por isso a Seleção não vai para a frente. *** É hora de acompanhar times como Goiás, Atlético Paranaense, Vitória, Ceará, América Mineiro, Joinville, Avaí e São Caetano na Série B deste ano e começar a conhecer melhor os adversários do Palmeiras, que deveria fazer o mesmo. *** Acompanhei e gostei de 'Footloose - Ritmo Louco' no Telecine. O elenco tem grandes atuações, mas não dá pra não rir das várias cenas do John Lithgow, de quem gostei mais. Quem dubla os personagens deste filme? *** Santigold não é uma cantora muito conhecida aqui, mas indico o clipe de 'Big Mouth', que me deixou fascinado. Gostaria que ela fosse 'Bela do Dia'." (Ricardo Haertel)
Ficarei devendo esses dois pedidos, Ricardo. Vi o clipe e nem curti a simpática para ser "Bela" e muito menos a música para torná-la "Clipe", seções que sempre seguem o que cai no meu gosto particular.

"Dorival Jr. comete suicídio ao armar o Flamengo de acordo com suas ideias, quando deveria organizá-lo em função das qualidades de cada jogador, analisando o potencial e o momento de cada jogador, selecionando os melhores e montando um esquema em que possa tirar ao máximo dos atletas. A defesa rubro-negra é medíocre e quem joga à frente dela deve fazer a proteção, mas somente Cáceres guarda sua posição, enquanto Ibson e Luís Antônio não cooperam. Time limitado, desequilibrado taticamente, querendo jogar de igual pra igual contra equipes superiores tecnicamente. Isso tudo só fará o mais popular do Brasil se consolidar na zona intermediária. *** Não acredito que Cristiano Ronaldo tenha pedido para sair do Real Madrid. Não há motivos pra isso. A imprensa espanhola é muito sensacionalista e algumas vezes mentirosa, vide o tão popular Marca dizer que José Mourinho teria brigado com Sérgio Ramos e Casillas, e que não renovaria seu contrato. Ronaldo é muito respeitado pelos jogadores e por comissão técnica, diretoria e torcida, que o tem como ídolo. Seus números são escandalosamente excepcionais. O Paris Saint Germain pode até estar interessado e fazer proposta, mas ele não sairá. *** Romain Grosjean parece um piloto de talento, mas sua inexperiência e sua falta de maturidade o tornam muito atabalhoado, sobretudo nas largadas. Não é a primeira vez que protagoniza uma lambança. Sergio Perez também tinha esse problema, porém, melhorou bastante e tem tido mais cautela durante as corridas. Tomara que esta punição correta e justa, sem ser exagerada, faça com que Grosjean não ponha mais em risco a vida dele e de outros pilotos com manobras atrapalhadas." (Romário Henderson)
Você tá muito bonzinho, hein, Romário? O homem quase estraçalha a cabeça do Fernando Alonso com a insanidade que apronta e você concorda com apenas uma corrida. Legal isso... só que ao contrário.

"Forlán desencantou e, dessa vez, nem a organização tática de Dorival deu jeito no Fla. Típica derrota de falhas individuais e coletivas. Thomás e Negueba não têm tido boas atuações e talvez fosse a hora de Dorival testar um outro atacante ou apostar de vez no Bottinelli. Várias pessoas julgam e condenam sua utilização, embora ele quase não tenha recebido chance de atuar regularmente no time. *** Observando algumas colunas antigas no fim de semana, percebo que o Victor Faria é apaixonado pela CNT. *** A RIT, que fica no canal 54 UHF daqui do Rio de Janeiro e transmitia só até meia-noite e depois saía do ar, agora transmite 24 horas. E o canal 59 UHF passou a repetir toda a programação da RIT com um atraso de 4 ou 5 segundos em relação à mesma. Se for pra repitir programação, que se abra espaço para outro canal - como o Esporte Interativo. *** Por quê na TV cada emissora passa o Horário Político de uma cidade e no rádio todas as emissoras transmitem o horário carioca, exceto a Melodia, que transmite as propagandas de Petropólis?" (Wanderson Ferreira)
Fico devendo essa resposta, não sei mesmo.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Canteeeei, canteeeei... Aqui está "Bastidores", com Cauby Peixoto, em apresentação no "Por Acaso", programa apresentado em 1994 por José Maurício Machline na Rede Manchete. Lembrei de trazer esta canção escutando na manhã de domingo o "Arquivo Musical", da Rádio Bandeirantes de São Paulo, que a rodou.

Arremate

A explosiva reportagem da ESPN Brasil sobre Patrícia Amorim explica muito bem a bagunça no Flamengo.

"24 Horas" volta antes que saibamos mais falcatruas de mais e mais dirigentes esportivos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.