.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 3 de setembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 23
Os homenageados da Copa de 2014





Brasileirão comentado

Corinthians 1 x 0 Atlético Mineiro - Que jogo sem vergonha de ruim! O primeiro tempo, tirando um erro de Bernard ao preferir servir Jô ao invés de chutar direto, nada mais de relevante teve. No segundo as ações melhoraram um pouquinho, saiu o gol do Paulo André, mas as controvérsias foram muitas. O Timão reclama que Emerson sofreu pênalti, mas achei que ele deixa a perna caindo antes de ser atingido - e acaba não sendo atingido. Há queixas sobre o gol anulado do Galo, mas achei isso correto pois houve falta de Leonardo Silva antes da finalização do Guilherme. Poderia ter saído um empate, não fosse Cássio barrar Guilherme no baile em grande lançamento de Ronaldinho. Empate houve nas corretas expulsões de Emerson e Júnior César. Na real, de legal mesmo neste clássico alvinegro insuficiente, só a presença de 36 mil corintianos no Pacaembu. O Galo vinha de 14 partidas sem perder, mas não bate o Timão em SP desde 2003. De lá pra cá, agora são 5 derrotas e 2 empates.

Figueirense 2 x 2 Fluminense - Um grande jogo no Scarpellão. Quem disse que haveria facilidade só porque um tá quase na liderança e outro é o lanternaço? Bom, assim seria se houvesse lógica no futebol, mas ainda bem que não há, o que confere graça ao jogo. Os dois times lutaram muito na metade inicial, mas nada de gol, só uma bola na trave de cada lado. Com menos de 10 minutos da etapa final, o Flu já tinha dois gols de vantagem. Poderiam ser 3, se marcado fosse um pênalti em Carlinhos. Mas o Figueira não desistiu, diminuiu com Aloísio (5 gols nas últimas 3 partidas), lutou bastante, não teve validado um gol legal - onde Caio estava impedido, mas fora do lance, enquanto Aloísio estava em condições - e empatou no finzinho em golaço de falta de João Paulo. O fim foi maluquete, com Jean indo ao travessão e Aloísio "se atrapalhando-se" na cara do gol logo depois.

Palmeiras 0 x 0 Grêmio - Alto lucro para o Imortal não ser vencido. Foi uma grande chance com Zé Roberto despistando Bruno e sendo interceptado por Thiago Heleno (e não achei ter havido intenção de meter a mão na bola, então, certo não marcar o pênalti). No mais, só deu Verdão, que parecia não confiar no taco do Marcelo Grohe pois tentou chutes e mais chutes de fora da área. Devem ter sido mal influenciados por aquela coluna do Paulo Sant'Ana em Zero Hora, eh, eh, eh... Mas a tentativa mais perigosa foi numa cavadinha do Barcos, que parou no travessão. Se fosse pelo volume de jogo, era para os paulistas ganharem por uns 2 ou 3 a 0. Por isso - e, fundamentalmente, pela expulsão boboca do Kléber Gladiador com pouco mais de 15 minutos de jogo em desnecessária cotovelada no meio de campo -, este "oxo" teve sabor de vitória para os gaúchos.

Vasco 2 x 0 Portuguesa - Mais perigoso, o Cruzmaltino abriu o placar e escapou de levar o empate graças ao travessão, além de ser ajudado pelo apitante na expulsão incorreta de Valdomiro, cujo "safanão" no Dedé não foi para vermelho. Escore aumentado depois do intervalo, mas não houve tranquilidade. A Lusa chegava pouco, mas chegava muito bem, vide Fernando Prass se virar nos 30 em um cabeceio de Bruno Mineiro e, após mais uma expulsão exagerada - do vascaíno Pipico -, ele brigou caído pela bola e acertou a trave. Foi melhor para os cariocas o "embalo de sábado à noite", com fôlego recuperado na briga pela ponta e fim dos insucessos.

Bahia 1 x 0 São Paulo - Tricolor por Tricolor, cada um ameaçou mais em cada tempo. No primeiro, o visitante teve duas boas chances de Cícero e uma de Jadson, todas pegas por Marcelo Lomba, e outra de Lucas para fora. No segundo, Fahel, Souza e Helder tentaram, mas Gabriel é quem anotou para os mandantes em um daqueles lances onde o toque-toque dos defensores é tão tranquilo que bate aquele estalo na cachola do vivente e ele pensa: "isso vai dar besteira". Não deu outra. Melhor para os comandados do Jorginho.

Cruzeiro 3 x 0 Náutico - Tardia, mas corretíssima goleada. Muito mais ameaçadora o jogo todo, a Raposa só conseguiu faturar aos 29 minutos do segundo tempo. Depois, numa dessas surpresas que só o futebol é capaz de aprontar, quase o Timbu empatou numa letra linda de Kim, que passou a centímetros da trave. Mas duas faturas mais depois dos 40 minutos resolveram tudo e estabeleceram um marcador justo com quem buscou mais o gol e fez valer o mando. E numa "raridade rara", Kim foi expulso após o último trilar de apitante.

Internacional 4 x 1 Flamengo - Muriel deteve Vagner Love em um primeiro momento, mas no segundo meteu um furão devidamente castigado pelo flamenguista. Mas o dia era para outro artilheiro finalmente dar um chute nos fundilhos da zica. Sim, damas e cavalheiros. Depois do Uruguai 1 x 1 Venezuela de três meses atrás, pelas Eliminatórias de 2014, finalmente, Forlán! A essa altura, o Colorado já era senhor total da peleja, ida para o intervalo com merecida vantagem de virada. O domínio continuou na metade complementar e mais dois gols, incluindo outro do uruguaio, foram registrados. Os cariocas até tiveram Love acertando o poste e Matheus disparando muito perto dele, mas o espichado escore mostrou a real da parada. Fernandão venceu Dorival.

Botafogo 2 x 0 Coritiba - Assim como Muriel no Beira-Rio, Vanderlei também foi de herói a vilão em dois lances. Se fez milagre num cabeceio do Lodeiro, foi mal demais ao deixar a meta livre no tento do Elkeson. Mas depois se redimiu ao pegar um pênalti mal batido pelo mesmo Elkeson. Nada que adiantasse muito, pois o Fogão foi de novo às redes. Outras oportunidades aconteceram, uma delas incrivelmente desperdiçada por Anderson Aquino para o Coxa, mas acabou assim mesmo. Os cariocas ganharam dos paranaenses em todos os quatro jogos realizados no Engenhão - que, por sinal, estava mais "Enchenão" do que nunca, apenas 2 mil pagantes!

Ponte Preta 3 x 1 Atlético Goianiense - O Dragão saiu na frente num lindo voleio de Diego Giaretta e teve tudo para marcar 2 x 0, não fosse Patrick perder excelente oportunidade. Dona da casa, a Macaca pressionou, mas ou Márcio defendia ou faltava um tantinho, como no quase golaço de Luan no ângulo esquerdo. Veio o segundo tempo, o merecido empate, duas defesas importantes de Edson Bastos e, depois, a virada e o aumento da vantagem dos paulistas, que ficaram com um jogador a mais quando Marcos foi pro chuveiro mais cedo.

Sport 2 x 1 Santos - Duas verdades: a primeira, que custou, mas finalmente o Leão venceu uma depois de 11 partidas; e a segunda, que depois do tento rubro-negro inaugural, a arbitragem ignorou solenemente duas faltas claríssimas para os alvinegros em lances onde Arouca e Felipe Anderson sairiam na cara do Magrão. Após isso, um golaço de Felipe Azevedo tranquilizou os pernambucanos. Tranquilizou? Não propriamente. Os paulistas foram às redes no começo da etapa final, Edcarlos deixou os donos da casa com um a menos após tesoura que rendeu o segundo amarelo e houve chances para o empate, embora a mais perigosa fosse a do 3 x 1, que não saiu pois Bruno Aguiar parou no travessão. Alívio na Ilha. O Sport fez a sua parte e a rodada ajudou.

Análise da classificação

O Fluminense igualou o Atlético Mineiro, ainda em primeiro no desempate e ambos com 44 pontos. Esta foi uma rodada sem um grande vencedor na parte de cima, pois o empate fez o Grêmio diminuir para apenas 3 pontos a distância da liderança - muito embora o meio de semana permita uma liderança tripla, caso os gaúchos ganhem e mineiros e cariocas percam. O Vasco deu uma distanciada de 4 pontos sobre São Paulo, Cruzeiro e Inter. Os intermediários incluem Botafogo, Corinthians, Náutico, Ponte Preta, Flamengo e Santos. 6 pontos separam a Portuguesa dos quatro últimos, 4 o Bahia e 3 o Coritiba. Lá embaixo, o Sport se deu bem pois ganhou uma perspectiva de encostada na 16ª posição. Por ter duas vitórias a menos que o Coxa, seguirá na zona de risco por mais uma rodada. Mas recebeu um sopro de vida inexistente em Palmeiras, Atlético Goianiense e Figueirense.

O que vem por aí

Marque aí as partidas deste meio de semana: na quarta, Náutico x Vasco, Flamengo x Ponte Preta, Portuguesa x Coritiba, Bahia x Atlético Mineiro, Grêmio x Atlético Goianiense, Cruzeiro x Botafogo, Figueirense x Corinthians e São Paulo x Internacional; e na quinta, Fluminense x Santos e Palmeiras x Sport.

Destaques da Série B

Depois de 5 sucessos seguidos, o Vitória só empatou com o América de Natal e diminuiu para 3 pontos sua vantagem para o Criciúma, a quem enfrentará amanhã. Só não vai perder a liderança pois para tanto teria de levar 3 ou mais gols de diferença, e no Barradão eu duvido que isso aconteça. O Goiás trincou o Paraná fora de casa e tomou o quarto lugar do Joinville, que "oxou" com o ABC e teve seu retrovisor enchido pelo São Caetano, que ganhou do Avaí na estreia do Emerson Leão. Já o América Mineiro bateu o CRB na sessão noturna.

O que vem por aí

Próxima rodada é toda ela amanhã, primeira metade às 19h30 e segunda metade às 21h50 (exceção ao primeiro jogo, que por falta de luz artificial no EcoEstádio será às 15h, sendo este o horário-limite para os chutes): Atlético Paranaense x Boa Esporte, Vitória x Criciúma, América Mineiro x Paraná, Avaí x América de Natal, Guarani x Joinville, Goiás x Ceará, ASA x Ipatinga, ABC x Barueri, Bragantino x São Caetano e Guaratinguetá x CRB.

Cadê os rescaldos dos palpites?

Hoje ficou tudo em cima do laço demais, então, excepcionalmente publicarei tudo amanhã.

Destaques da Série C

Após 10 de 18 rodadas, o Grupo A tem na liderança o Luverdense, com 22 pontos, seguido do Fortaleza, com 21. Ambos empataram com paraenses, os matogrossenses em casa com o Paysandu e os cearenses fora com o Águia. No Grupo B, os líderes com 17 pontos são Macaé e Oeste, que respectivamente bateram Caxias e Vila Nova em suas canchas.

Destaques da Série D

Rodada de ida das oitavas-de-final (a cada dois confrontos sairá uma quarta-de-final, cujo vencedor subirá pra Terceirona em 2013) - e atenção, pois o gol fora de casa é critério de desempate: Mixto 2 x 0 Remo, Vilhena 2 x 2 Sampaio Corrêa, Sousa 0 x 1 Baraúnas, Campinense 2 x 1 CSA, Nacional de Nova Serrana 2 x 1 Crac, Ceilândia 0 x 0 Friburguense, Juventude 3 x 1 Cianorte e Mogi Mirim 0 x 1 Metropolitano. Nestes cenários todos, o que mais chama a atenção é o do Sampaio, que venceu todos os 8 jogos da fase inicial, mas empatou logo o mata-ou-morre e, se perder no Maranhão para o Vilhena, será eliminado. E aí, de nada adiantará os tais 100%.

Grêmio campeão da Taça BH

Taça Belo Horizonte, que foi decidida em Nova Serrana e num solaraço daqueles. Nada de gol nos 90 minutos e 4 x 3 nos pênaltis diante do Flamengo, com duas cobranças pegas por Ygor, goleiro gremista que foi o principal atleta do prélio. A equipe treinada por Mabília (o ex-meio-campista do próprio Grêmio, do Inter, do Juventude e de outros clubes mais gaúchos e dos outros estados) fechou a competição com 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota, com 22 gols marcados e 10 sofridos. Mais do que o título, vale a revelação de futuras boas peças para o time principal, o que vale tanto para o campeão Grêmio quanto para o vice-campeão Flamengo.

"Pelas Zoropa"

Na Espanha pós-Supercopa, o Barcelona ganhou do Valencia pela contagem mínima e o Real Madrid trincou o Granada, com dois do Cristiano Ronaldo. Mas a partida mais animada teve a virada do Levante sobre o Espanyol de 0 x 2 para 3 x 2 aos 47 minutos do segundo tempo.

Na Itália, a Roma tocou 3 x 1 na Internazionale no clássico, a Juventus quatrilhou a Udinese e o Milan deu de três no Bologna - isto é: Pazzini deu de três no Bologna.

Na Inglaterra, o Arsenal dobrou sobre o zerado Liverpool, o Manchester City (sem Balotelli por um mês devido a uma cirurgia de miopia) trincou o Queens Park Rangers, mas o grande homem do fim de semana foi Van Persie. Ele deixou o Manchester United empatado com o Southampton e, quando estava 2 x 1 desfavorável, deu uma cavadinha desastrosa em cobrança de pênalti. Parecia estar acabada sua história na porfia. Só parecia. Ele empatou de novo aos 43 e virou aos 46, tudo na etapa final. Trinca dele! Espetacular!

E na Alemanha, quatrilhos do Hannover sobre o Wolfsburg e do Eintracht Frankfurt diante do Hoffenheim. O Frankfurt tem 100%, igual a ele apenas estando o Bayern de Munique, que tocou meia dúzia no Stuttgart.

Curtinhas

*Luto no Corinthians: aos 63 anos, de AVC, morreu o ex-centro-médio Ruço, que fez história no Corinthians em 201 partidas e 22 gols entre 1975 e 1978. Duas delas foram especiais: a final do Paulistão de 1977, contra a Ponte Preta, que daqui a algumas semanas completará 35 anos; e a famosa invasão corintiana do Maracanã na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, contra o Fluminense, na qual foi seu o gol do empate por 1 x 1. Egresso do Madureira, Ruço depois também defendeu Botafogo, Cruzeiro e Juventus.

*CBF anunciou ontem mais um amistoso do Brasil: dia 16 de outubro, contra o Japão, em Wroclaw (Polônia).

*Morreu aos 92 anos, na Coreia do Sul, Sun Myung Moon, o famoso Reverendo Moon ao qual pertencem clubes como CENE (MS) e Atlético Sorocaba. Reverendo Moon sofreu complicações decorrentes de uma pneumonia.

*Maradona foi anunciado "embaixador de honra de Dubai para o esporte". Entendo...

*A Fórmula 1 foi devidamente comentada na coluna deste domingo. Consequência daquele acidente na primeira volta: Romain Grosjean foi suspenso por uma corrida. Então, ausente estará do GP de Monza, no próximo fim de semana. É muito pouco. A barbeiragem que ele cometeu merecia no mínimo umas três corridas de gancho.

*Muitas bandeiras amarelas no GP de Baltimore e a Fórmula Indy adiou seu campeão para dia 15, em Fontana. Will Power acabou em sexto e só tem 17 pontos a mais que Ryan Hunter-Reay, ganhador da corrida. Rubens Barrichello foi o melhor brasileiro, terminando em 5º. Helio Castroneves foi o 10º e Tony Kanaan abandonou.

*Medalhas brasileiras do fim de semana nos Jogos Para(o)límpicos de Londres: no judô, categoria até 100 kg, Antônio Tenório ganhou bronze sobre o iraniano Hamed Hamed Alizadeh; na natação, Daniel Dias ganhou ouro nos 200 metros livre S5 e André Brasil venceu os 100 borboleta S10; no atletismo, pódio todo brasileiro nos 200 classe T11, com ouro para a recordista paralímpica Terezinha Guilhermina, prata para Jerusa Geber e bronze para Jhulia Santos; e também nas pistas, Alan Fonteles venceu o sul-africano Oscar Pistorius nos 200 T44.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de dar início aos trabalhos de uma, assim espera-se, exitosa empreitada: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Começou às 6 e meia da manhã desta segunda-feira a Rádio Gaúcha Serra, nova emissora do Grupo RBS em Caxias do Sul, da qual falei bastante no último fim de semana. O primeiro programa serrano foi o "Gaúcha Hoje", apresentado por Daniel Scola e Márcio Serafini. O começo deste informativo pode ser acompanhado aqui.

*Outra boa nova aqui de Porto Alegre: demitida há dois meses pela Band, onde trabalhou por 8 anos e foi repórter e apresentadora dos extintos "RS Acontece" e "Boa Tarde RS", Fernanda Farias agora está no Grupo RBS e começa nesta semana a ser editora da TVCOM. Espero que ela volte logo ao vídeo, aí sim contente ficarei.

*Teve novidade na Globo de São Paulo no sábado: pela primeira vez, Glória Vanique apresentou o "SPTV". Ela, que é a apresentadora do "Radar" do "Bom Dia SP" desde que Flávia Freire foi para o "Jornal Nacional", já tinha apresentado noticiários. Foi na Rede 21 (da Band), quando fazia o "Jornal 21".

*Leio no Flávio Ricco que hoje tem a volta de férias do William Waack ao "Jornal da Globo", após duas semanas do Carlos Alberto Sardenberg experimentado como apresentador central junto com a Christiane Pelajo.

*Esta madrugada, o SBT saiu do ar para manutenção em quase todo o Brasil. O canal 9 da Sky, que exibe o mesmo sinal veiculado no canal 4 de São Paulo, ficou com o logo congelado na tela das 2h às 5h. Algumas emissoras da rede, caso do SBT daqui de Porto Alegre, exibiram o "Festival de Filmes Especial", com "Sob o Domínio do Mal" (com Denzel Washington e Meryl Streep), gerado via sinal nacional na madrugada anterior. Depois, o SBT/RS mostrou "Chuck" e, então, voltou à rede para o "Jornal do SBT: Manhã".

*Leio na Keila Jimenez que "Liberdade, Liberdade! Abre as Asas Sobre Nós", clássico tema da Imperatriz Leopoldinense no carnaval carioca de 1989, será o tema de abertura de "Lado a Lado", nova novela das 6 da tarde na Globo, com estreia em breve. Resta saber se em gravação original ou regravação.

*A saideira: leio na Vivian Masutti que Graciella Carvalho, que faz o programa "Malícia" no Multishow e foi vice-campeã do Miss Bumbum, será capa da Sexy em dezembro. Mas tem algo a mais para mostrar, se ela já exibiu praticamente tudo em vários ensaios? Enquanto isso, várias damas continuam apenas no nosso imaginário.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Glaura Villalba

Glaura Villalba, apresentadora do "MS Record" na TV MS. Ela já trabalhou na TV Morena (Globo) e na TV Campo Grande (SBT). Bonitona do Centro-Oeste!

Aviso aos navegantes

Antes, um alerta: mensagens enviadas no fim de semana foram publicadas na coluna de domingo. Quem não viu, dê uma passadinha por ali para conferir. Aí já aproveita e lê os tópicos em si destacados ontem. Os e-mails enviados ontem e durante esta segunda-feira serão publicados na coluna desta segunda-feira. Hoje estou com aperto de tempo, as duas colunas diárias são entregues perto do meio-dia. Nem mesmo o rescaldo dos palpites do fim de semana me é possível publicar hoje na "24 Horas", forçado sou a deixá-lo pra amanhã. Compromissos típicos de início de mês na rua me levam a isso. Amanhã dá pra fazer o que pendente ficou de maneira melhor, com mais calma e tranquilidade. Na pressa e no aperto não ficará bem feito e não valerá a pena. Compreendam.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Próxima quinta-feira, completará 45 anos Macy Gray, cantora de soul music e voz rouca que às vezes remete a Patti LaBelle. Este aqui é um de seus melhores momentos: "Finally Made Me Happy".

Antes do Arremate...

...apenas uma observação: estamos em semana de Data-FIFA, por isso não haverá jogos da Sul-Americana, dos campeonatos na Europa e mesmo nos da Ásia. Qual único lugar mantém o seu torneio neste período? Dica: é um que, na coluna de 24 de agosto, terá 18 dos próximos 28 jogos afetados por ausências de selecionáveis...

Arremate

Grêmio na Arena do Calçado e Internacional no Beira-Rio. O futebol gaúcho não foi amigo do Flamengo.

"24 Horas" volta antes que o Mengão volte a vencer em algum estádio do RS!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.