.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

30 de agosto de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 19
Assim não, Azulão!

Nunca morri de amores pelo São Caetano pois, embora seja um clube que ganhou espaço merecidamente de 2000 para cá ao ser vice-campeão brasileiro e da Libertadores e campeão paulista, não possui grande torcida. Esse é um ponto que é meu fraco, pois tendo a gostar mais dos times que lotam estádios e que reúnem grandes galeras. Contudo, é como eu sempre digo nesta "24 Horas": o mérito dentro das quatro linhas é o que conta antes de mais nada. Jogou bem? Ganhou? Feito isso, independe se você tem 50 milhões de torcedores ou apenas 5 mil. Aliás, é ridículo que um dia média de público fosse critério de desempate no Brasileirão.

Bom, falo isso tudo pois ontem me irritei demais ao saber que o Azulão demitiu o treinador Sérgio Guedes. Sim, senhoras e senhores. Por colunas e colunas enalteci o trabalho dele aqui pois o retrospecto de 16 partidas sem derrota é algo que é muitíssimo difícil de ser obtido num Brasileirão de pontos corridos, seja Série A ou B. E isso começou a acontecer com o ingresso dele na equipe, que está na briga pelo acesso. Bom, só por causa de duas derrotas resolveram mandá-lo embora! Mas onde é que vamos parar com pensamentos babacas assim?

Pois agora, só de birra, declaro que torcerei um monte para o São Caetano não subir para a divisão principal em 2013. Nada contra sua diminuta torcida, essa eu respeito. Tudo contra essa direção sem noção, desregulada mentalmente, que merece as palavras mais feias do dicionário pela sacanagem aprontada com Sérgio, como se de nada valesse quase um turno inteiro - um turno inteiro, gente! - sem derrotas. Atitude repugnante dessas, somada à contrariedade natural que tenho ao Azulão exclusivamente por ser um time não enche estádio, me faz torcer mais do que nunca por Vitória, Criciúma, Joinville, Ceará, enfim, clubes que chamem grandes plateias.

Ah! Quando eu já enviava esta coluna para as páginas, o que é que surge? Que Emerson Leão é o substituto de Sérgio Guedes. Posso queimar a língua, mas acho brabo o São Caetano seguir na briga pelo acesso.

Resumo comentado do Brasileirão

Atlético Mineiro (1°, 44) 2 x 2 Ponte Preta (14°, 24) - Um gol de cada equipe em cada tempo, sempre o Galo anotando e a Macaca empatando. Resultado adequado para uma partida equilibrada e com boas chegadas dos dois lados, mas com Edson Bastos mais exigido para defesas difíceis do que Victor, que também trabalhou. Os campineiros gostam deste novo Independência. Nele, ganharam do Cruzeiro e, agora, empataram com o Atlético, que continua na liderança e quase venceu no último lance, não fosse Rever concluir um escanteio para fora.

Fluminense (2°, 43) 1 x 1 Corinthians (12°, 25) - Em uma de suas poucas ações ofensivas, o Timão abriu os trabalhos. Gol nem tanto dele, mas mais do Atlético e do Grêmio. Mas não seria justa sua vitória pois o Tricolor sempre chutou mais a gol, embora faltando competência às vezes e Cássio segurando em outras. O empate no final veio numa estupidez - não há outra palavra mais delicada ou gentil - de Edenílson. Se ele não fica plantado na lateral, o gol do Fred não valeria por impedimento. Dos males pro Flu, o menor, pois segue na cola do líder.

Grêmio (3°, 40) 2 x 0 Vasco (4°, 35) - O Imortal foi o grande vencedor da noite ao ficar a apenas 3 pontos do Fluminense e 4 do Atlético Mineiro. Apoiado nos camarotes por alguns dos campeões da Libertadores de 1995, feito que hoje completa 17 anos, sobrou no primeiro tempo e foi para o intervalo com justa vantagem. Depois dele, uma falha gravíssima de Luiz Flávio de Oliveira ao marcar sabe-se lá o quê num lance em que Tenório sairia na cara de Marcelo Grohe. O Cruzmaltino partiu pra cima e desperdiçou chances incríveis, como uma do Eduardo Costa na pequena área. Os gaúchos, que aumentaram num gol contra do Dedé (gol contra dele pois o chute do Kléber não iria no alvo e só foi pois o beque entrou no caminho, por isso considero autogol), quase fizeram o terceiro numa forte blitz. Os cariocas não ganham há 5 jogos e venceram apenas um dos últimos 8. Crise!

Atlético Goianiense (18°, 16) 0 x 2 Cruzeiro (6°, 31) - Liberdade para Borges na pequena área determinou a vantagem da Raposa, que escapou de levar o empate num pênalti chutado pra fora pelo goleiro Márcio. Desta vez ele não se deu bem. Um segundo tempo seguro e mais um gol confirmaram a derrota do Dragão.

Coritiba (15°, 22) 1 x 0 Internacional (7°, 31) - Ouso perguntar: qual jejum vai acabar primeiro? O meu para não digo namorar, mas simplesmente convencer alguma linda amiga jornalista a uma saída amigável num sábado ou domingo, ou o de gols do Forlán no Colorado? Se é outro qualquer e não ele, aquele arremate na cara do alvo vai pro gol. Não era a noite do Colorado, Leandro Damião acertou o travessão em um cruzamento. O gol do Coxa foi patético da parte de Bolívar, ele é que fez Rafinha ir às redes. Uma defesaça de Vanderlei em falta cobrada por Marcos Aurélio, uma faltaça de Ayrton na trave e assim ficamos. Os paranaenses dão um respiro na fuga dos quatro últimos e os gaúchos não vencem há 4 rodadas e já veem Fernandão merecer contestações.

Náutico (9°, 27) 3 x 2 Figueirense (20°, 14) - O jogo mais incrível da noite. Logo no segundo minuto, Wilson deteve pênalti discutível cobrado por Araújo. Aí o Furacão do Estreito foi lá e abriu expressiva vantagem de dois gols, um deles em papagaiada de Gideão. Se Aloísio não manda pra fora após despistar dois marcadores, tudo acabava ali. Mas o Timbu amassou o adversário na etapa final e virou com total justiça, fazendo valer a força de quem ganhou 7 dos 10 jogos nos Aflitos. O Figueira tá mais confiável que nota de 3 mangos, é impressionante.

Santos (11°, 26) 1 x 3 Bahia (16°, 20) - A surpresa da noite. O Peixe fez gato e sapato no primeiro tempo, mas traduziu isso em somente um gol. Deixou de fazer 3 ou 4, aí a casa começou a cair. Não foi no sapataço de Helder no travessão, mas sim em uma sequência alucinante de três gols no tempo segundo, que acabaram com a sequência de 3 vitórias seguidas e 6 jogos de invencibilidade dos santistas e esgotaram a paciência da torcida, que jogou moedas no campo ao acusar Ganso de mercenário. Como diriam no Twitter: ferveu o kissuco na Vila. Cuidemos se os baianos finalmente engatam uma sequência positiva, agora que Jorginho está na casamata.

Portuguesa (13°, 25) 3 x 0 Palmeiras (17°, 16) - O Verdão até tentava algumas oportunidades, mas o pé não tava nada bom. Muito mais ativa e perigosa, a Lusa só marcou na metade final. Mas marcou três vezes, pra não ficar qualquer dúvida da sua superioridade. Os dois primeiros gols tiveram em comum uma maravilhosa participação de Ananias (meia-lua no primeiro e calcanhar no segundo) e a conclusão de Bruno Mineiro, que tem 6 fatures em 7 pelejas pela rubro-verde, que já fica mais pro meio da classificação, efeito das poucas derrotas - somente uma, na verdade, nos últimos 10 jogos. O Verdão é que tá um terror, completamente esculhambado.

Agora é esperar pelos dois jogos desta noite, um sendo Flamengo x Sport e o outro São Paulo x Botafogo.

Copa Sul-Americana

Salvo uma grande reversão do Deportes Tolima, a adversária do Atlético Goianiense será a Universidad Católica, que marcou 2 x 0 em casa. Por outro lado, o São Paulo pende mais pro lado do Nacional do Uruguai, autor de 1 x 0 (fora) diante da Liga de Loja. A destacar ainda a eliminação do Boca Juniors já na fase argentina, mas invicto. É que o empate em Avellaneda foi sem gols e o na Bombonera por 3 gols, por isso o Independiente avançou.

Campeonato Brasileiro Série D

Após as vitórias de Remo sobre o Vilhena e Atlético Acreano diante do Penarol, fechamos as oitavas-de-final. De dois em dois confrontos sairá um dos acessos para a Série C de 2013: o primeiro de Mixto ou Remo contra Vilhena ou Sampaio Corrêa; o segundo de Sousa x Baraúnas diante de Campinense x CSA; o terceiro de Nacional de Nova Serrana x Crac versus Ceilândia x Friburguense; e o último de Juventude x Cianorte de frente com Mogi Mirim x Metropolitano. As oitavas têm início já no próximo fim de semana.

Taça Belo Horizonte de Juniores

As semifinais acontecem amanhã. Uma terá o Vitória, que fez 2 x 0 no Bahia, contra o Flamengo, que ficou no 2 x 2 com o Santos e o eliminou nos pênaltis. Outra será entre Cruzeiro, que aplicou 4 x 1 no Villa Nova, e Grêmio, que meteu 2 x 1 no Atlético Mineiro. A finalíssima é no domingo.

Liga dos Campeões da UEFA

Os últimos cinco classificados à fase de grupos foram conhecidos ontem: Cluj, Celtic, Dinamo de Kiev, Lille e Spartak Moscou, que empatou com o Fenerbahce, ao qual tinha vencido em casa na ida. Os turcos tiveram Alex somente no segundo tempo, em mais uma babaquice do treinador Aykut Kocaman (aquilo de barrar o brasileiro só para não ter o recorde de artilheiro máximo do clube derrubado, próximo está Alex em 5 gols de sua marca).

As oito chaves da primeira fase às ganhas da temporada 2012/2013 foram sorteadas nesta tarde. Eis:

Grupo A - Dínamo de Kiev, Dínamo Zagreb, Paris Saint Germain e Porto
Grupo B - Arsenal, Montpellier, Olympiacos e Schalke 04
Grupo C - Anderlecht, Málaga, Milan e Zenit
Grupo D - Ajax, Borussia Dortmund, Real Madrid e Manchester City
Grupo E - Chelsea, Juventus, Nordsjaelland e Shakhtar Donetsk
Grupo F - Bate Borisov, Bayern de Munique, Lille e Valencia
Grupo G - Barcelona, Benfica, Celtic e Spartak Moscou
Grupo H - Braga, Cluj, Galatasaray e Manchester United

Curtinhas

*Dois novos treinadores na Série B: um é Vagner Benazzi, que sucede Roberto Cavalo no Bragantino e tentará impedir seu rebaixamento a exemplo do feito com o Botafogo no recente Campeonato Paulista; e outro é Mauro Fernandes, que chega ao América Mineiro no lugar do Milagres, que segue no clube, mas novamente na base.

*Da série "perguntar não ofende": o que é que há de diferente na Independente para ser barrada nos estádios de São Paulo e na Gaviões da Fiel e da Mancha Alviverde para serem liberadas novamente? Pra mim dá tudo no mesmo: torcidas organizadas altamente inconfiáveis e mais sinônimo de desordens, badernas e confusões do que de torcida saudável e espetáculo nos estádios. Por mim, tinham todas elas que serem excluídas de vez, tanto estas três quanto todas as outras não mencionadas, seja de São Paulo ou do Brasil inteiro.

*Disputada amanhã entre Chelsea e Atlético de Madrid, a Supercopa da Europa será realizada pela última vez em Mônaco, onde é jogada desde 1998. Agora haverá um revezamento de sedes, as três primeiras já definidas: em 2013, Praga, na República Tcheca; em 2014, Cardiff, no País de Gales; e em 2015, Tbilisi, na Geórgia.

*Lesão muscular sofrida no domingo passado, no empate com o Manchester City, impede Lucas Leiva de defender o Liverpool pelos próximos dois a três meses.

*Morreu na segunda-feira, aos 86 anos, a lenda do futebol iugoslavo Ivica Horvat. Ele disputou mais de 500 jogos pelo Dinamo de Zagreb e defendeu a seleção nacional entre 1946 e 1956. Foi também treinador do Schalke 04.

*Iniciado amanhã com os primeiros treinos livres, o Grande Prêmio da Bélgica será o de número 300 de Michael Schumacher na Fórmula 1. Justamente em Spa-Francorchamps ele tanto disputou sua primeira corrida quanto venceu pela primeira vez, há 20 anos. Mais um ingrediente para a volta da F-1 às pistas após um mês.

*Robert Scheidt é um dos indicados ao Príncipe das Astúrias do Esporte 2012, premiação que laureia grandes nomes esportivos, seja atletas individuais, atletas em grupo ou instituições que contribuem para aperfeiçoamento, difusão ou desenvolvimento dos esportes. A lista dos indicados inclui gente como Kelly Slater, Yao Ming, Dirk Nowitzki, Casillas, Xavi, o Torneio das Seis Nações de Rúgbi, a Fundação Real Madrid, o Comitê Paralímpico Internacional e Jacques Rogge, entre outros. Sairá em outubro o nome do ganhador.

*Mais uma mobilização para a temporada 2012/2013 do vôlei brasileiro é feita pelo atual campeão da Superliga Feminina. O Sollys/Nestlé agora terá as campeãs olímpicas Sheilla, egressa da Unilever, e Fernanda Garay, que estava no Vôlei Futuro. A equipe de Osasco pinta desde já como grande favorita aos títulos que disputar, ainda mais que conta também com Jaqueline, Thaísa, Fabíola, Camila Brait e Adenízia.

*Muito triste a morte de Sergey Ovchinnikov, treinador da seleção feminina de vôlei da Rússia, com apenas 43 anos. Jornalistas locais afirmam ter sido suicídio, o que não é confirmado pela Federação Russa.

Prêmio Comunique-se 2012

Os finalistas foram anunciados nesta quinta-feira. O prêmio promovido pelo portal de jornalismo para destacar os melhores jornalistas do ano teve inicialmente uma votação livre para escolha de 10 nomes em cada categoria - com exceção de vencedor de cada uma no ano passado e dos considerados "Mestres do Jornalismo", que são competidores hors concours por ganharem a mesma categoria 3 vezes consecutivas ou 5 alternadas. Os nomes destes excluídos registrei devidamente nesta coluna em 27 de julho, podem recuperá-la. Nesta fase semifinal, o sujeito devia escolher até 3 nomes para serem os finalistas. Então, dito isto, os cadastrados no portal podem escolher aqui os vencedores a ser anunciados em festa no dia 25 de setembro, em São Paulo.

As categorias que registro abaixo são aquelas mais caras aos assuntos tratados nesta "24 Horas", como jornalismo de televisão e rádio. O pessoal do esporte eu destaco na coluna "Papo de Mídia" de hoje.

Apresentador/Âncora de TV - Ricardo Boechat (Band), Sandra Annenberg e William Bonner (ambos Globo)

Repórter em Mídia Eletrônica - Neide Duarte, Sônia Bridi (ambas TV Globo) e Roberto Cabrini (SBT)

Apresentador/Âncora de Rádio - Carlos Alberto Sardenberg, Milton Jung (ambos CBN) e Tatiana Vasconcellos (BandNews FM)

Jornalista de Economia em Mídia Eletrônica - Carlos Alberto Sardenberg (TV Globo e Rádio CBN), Flávia Oliveira (TV Globo e Globo News) e Joelmir Beting (Rádio e TV Bandeirantes)

Jornalista Nacional em Mídia Eletrônica - Alexandre Garcia (TV Globo), Miriam Leitão (TV Globo e Rádio CBN) e Ricardo Kotscho (Record News e R7)

Jornalista de Cultura em Mídia Eletrônica - Gilberto Dimenstein (Rádio CBN e Catraca Livre), Maurício Kubrusly (TV Globo) e Nelson Motta (TV Globo e Estadão.com.br)

Correspondente Brasileiro no Exterior em Mídia Eletrônica - Marcos Losekann, Pedro Bassan e Roberto Kovalick (todos TV Globo)

Jornalista de Blog e Tecnologia - Ancelmo Gois (Ancelmo.com), Juca Kfouri (Blog do Juca Kfouri) e Luís Nassif (Luís Nassif Online)

Colunista de Notícia - Ancelmo Gois (O Globo), Ricardo Boechat (Isto É) e Sônia Racy (O Estado de S.Paulo)

Colunista Social - Fabíola Reipert (R7), Flávio Ricco (UOL) e Joyce Pascowitch (Glamurama)

Executivo em Veículo de Comunicação - Carlos Henrique Schroder (TV Globo), Fernando Mitre (TV Bandeirantes) e Mariza Tavares (Rádio CBN)

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de assopras seis dezenas de velinhas sabe lá Deus em qual lugar, mas certo que não no de trabalho: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Completa 60 anos nesta quinta-feira William Waack, apresentador do "Jornal da Globo", atualmente de férias. De forte atuação em jornalismo impresso no Jornal do Brasil, em O Estado de S.Paulo e na Veja, foi correspondente estrangeiro por duas décadas. Ainda nesta função ele ingressou na TV Globo, em 1996. Um material desta fase está aqui (postado por 1980russo), feito em Londres, sobre um CD-rom que conta a história da KGB.

*William voltou ao Brasil em 2000 e passou a apresentar o "Jornal da Globo" em folgas e férias de Ana Paula Padrão. Deste período, pego aqui (postada por micaelsm) a escalada de uma edição de 2003. Quando Ana foi para o SBT, em 2005, ele foi efetivado titular em dupla com Christiane Pelajo, do time original da Globo News e atuante em termos de TV Globo no "RJTV", também enquanto substituta. Do primeiro ano dos dois no noticiário, recupero aqui (postado por cancunsa) abertura e encerramento de uma edição.

*A propósito: um domingo qualquer desses, preciso fazer um "Momento Raridade Rara" especial só de "Jornal da Globo", farta é a variedade de edições dele publicadas no YouTube. Encontrei até mesmo um "JG" feito somente dentro dos intervalos de um filme durante o Horário Político presidencial de 1989 - que ia das 20h30 às 21h40 e ralava com todas as emissoras. É bem isso mesmo: o filme ia pro intervalo e entrava o jornal. Em breve trarei.

*Um que participava do "Jornal da Globo" nos anos 80, comentando a economia, era Paulo Henrique Amorim. Leio no Comunique-se que, a partir da próxima segunda-feira, a Record News exibirá o seu "Entrevista Record: Atualidade" não uma, mas três vezes por semana: segundas, quartas e sextas. E importante: será na faixa das 22h, depois do "Jornal da Record News" e antes do estreado "Late Show". Resta saber o que será do "Tonight Show", já que sabedor sou que não rolará a dobradinha de David Letterman e Jay Leno que eu imaginava.

*Leio no Flávio Ricco que o "Programa da Tarde", que a Record voltará a exibir a partir do dia 10 em novo formato apresentado por Britto Jr. e Ana Hickmann, será das 14h40 às 17h40. Consequência: "Cidade Alerta" (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e parte do Brasil) com uma hora a menos, já que atualmente iniciado às 16h45.

*Encerrada "A Fazenda", que teve vitória da boa que casou com o jogador do Boa (Viviane Araújo, a.k.a. Sra. Radamés), a Record tem de reajustar sua programação noturna. Porém, ao menos hoje e amanhã não tirarão "Máscaras" das 23h15. O "Tudo a Ver" das 21h45 hoje será espichado até o horário da novela, que entregará normalmente para "House". Amanhã, o "Câmera Record" passa para 22h15 e retorna o ótimo "Monk" à 0h15.

*Voltarei melhor ao assunto amanhã, mas por hoje deixo um "traillerzinho": aquela ideia original do "Encontro com Fátima Bernardes", de histórias emocionantes, dela ser uma Oprah brasileira, caiu por terra, é isso? Quando vejo uma edição temática do Chacrinha, não dá pra pensar outra coisa além da Globo estar perdida.

*Gosto do Fernando Rocha desde os tempos de repórter esportivo da Globo Nordeste, este convicto torcedor do Cruzeiro tem crédito comigo. Mas em recente edição do "Bem Estar", ele se superou. Vejam aqui (postada por erro500) uma piada contada por ele sobre o tempo seco em São Paulo, que deixou Sandra Annenberg sem saber o que dizer - e olha que de piada ela entende, pois foi ao seu lado que Evaristo Costa fez em pleno "Jornal Hoje" aquela do "quer um mamão?", Sandra disse que sim e ele estendeu "uma mão" para cumprimentá-la.

*Em tempo: de piada ruim eu entendo muito bem. Só ver os trocadilhos péssimos que vivo fazendo no Twitter.

*Vamos para assuntos mais sérios e preocupantes. Leio na Mônica Bergamo que a Associação Brasileira de Imprensa encaminhou ao ministro das comunicações, Paulo Bernardo, uma carta registrando sua preocupação com os atrasos salariais da RedeTV!, que a entidade teme que reprise situações que levaram às falências da Tupi e da Manchete. Ainda por conta disso, leio na Keila Jimenez que o atraso no pagamento de direitos relativos a formatos internacionais resultará em breve na perda de um grande "game show". Pra bom entendedor, basta meia palavra: é o "Mega Senha", formato original da Fremantle e, após a saída do "Pânico", maior audiência da casa.

*Outra da Keila Jimenez: programado para 2016, o encerramento da TV analógica no Brasil se dará somente em 2026. Pelo menos é a vontade de RedeTV!, SBT, Bandeirantes e Record, cujo presidente Alexandre Raposo justifica que o governo deveria não só promover leis de incentivo para a compra de aparelhos com tecnologia digital como promover debates com as engenharias das emissoras sobre os reais problemas da mudança de sinal. Atualmente, o Brasil tem 16 milhões de TVs digitais (o equivalente a 10% do total de aparelhos), e uma previsão otimista da otimista dá conta de 70 milhões de televisores digitais até 2015. Pois essa é uma que eu pago pra ver. Du-vi-de-o-dó que a TV analógica em nosso país seja totalmente extinta em 2016. Du-vi-de-o-dó!

*Completa 40 anos nesta quinta-feira uma das mais lindíssimas atrizes do cinema no momento, estreada como um furacão digno do Atlético Paranaense campeão nacional de 2001 em "O Máskara" e depois vista em filmes como "O Casamento do Meu Melhor Amigo", "Por Uma Vida Menos Ordinária", "Quem Vai Ficar com Mary?", "Um Domingo Qualquer", "As Panteras", "Vanilla Sky" e "Tudo Pra Ficar com Ele": Cameron Diaz (ai, ai).

*A atração das 22h de hoje no "Clube do Filme", da TV Cultura, é "Fahrenheit 451", dirigido por François Truffaut em 1966 e baseado em livro homônimo de Ray Bradbury, sobre um governo ditatorial do futuro que proíbe livros.

*A saideira: completa hoje 10 anos a morte do diretor de cinema J. Lee Thompson, que respondeu por obras como "Os Canhões de Navarone", "Círculo do Medo", "As Minas do Rei Salomão" e alguns filmes de Charles Bronson (incluindo seu último, "Kinjite: Desejos Proibidos"), além dos dois últimos dos cinco filmes da saga do Planeta dos Macacos ("A Conquista do Planeta dos Macacos" e "Batalha do Planeta dos Macacos").

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver circulando por um planeta com medo de canhões disparados pelo Rei Lee (bah, que mistureba).

Bela do Dia: Carla Francisco

Carla Francisco, repórter da RedeTV! em São Paulo. Só ontem, olhando o "RedeTV! News", vi que ela trocou de emissora. Não a vi pela TV Diário (Globo de Mogi das Cruzes), mas na Record Ribeirão Preto e, depois, por alguns meses na Record nacional, em matérias para o "Hoje em Dia". Bom revê-la também para recordar que ainda não a tinha trazido até aqui.

Convivas

"A partir do momento em que o Botafogo joga com Rafael Marques no ataque e continua com Fábio Ferreira na zaga, não chega a ser um absurdo total Túlio jogar meia hora, ainda mais pelo estilo de ficar paradão na frente, e fisicamente não chega a ser um grande problema. Pode existir um problema maior se Oswaldo de Oliveira não aprovar muito essa idéia e o restante do grupo se sentir desprestigiado, principalmente os atacantes. *** A Copa do Brasil Sub-20 vai coincidir com o Brasileiro Sub-20? *** Não deixa de ser irônico a lista de concorrentes à Bola de Ouro ser anunciada no Brasil, se os jogadores que atuam por aqui são esquecidos nas listas. *** O lance do Rodallega com Rooney foi numa disputa de bola na entrada da área, mas sem maldade. *** Handanovic é bom goleiro, mas Júlio César poderia ter ficado na Inter ao menos no banco, como Toldo foi para ele anos atrás. A passagem dele na Itália foi bem melhor do que eu esperava e ele foi peça importante nos títulos interistas. *** Poucas vezes vi lances tão bizarros no mesmo jogo como em Udinese x Braga. Faltou responsabilidade ao Maicossuel pois era um lance que valia uma vaga importantíssima para o seu time, que sofreu por não ter outro jogador decisivo ao lado do Di Natale para matar a classificação logo depois que fez 1 x 0. Armero teve um acidente de trabalho, mas foi engraçado. *** Pena Ana Ivanovic não vir nesse evento de tênis em SP, melhoraria ainda mais com sua beleza. *** Segmento ligado ao povão nas manhãs da Band? Vamos ver se vem algo bom. Infelizmente associam coisas mais populares a programas de baixa qualidade, e não precisa ser necessariamente assim. *** Tremenda fria se Ronnie Von sair da Gazeta para a RedeTV!. Para que trocar o certo pelo duvidoso? Pra que arriscar ficar sem receber? O 'Todo Seu' é um exemplo de programa que combina atrações populares com temas mais 'sofisticados', sem perder tanta qualidade. *** Complicado uma série inspirada em 'Um Tira da Pesada' ser tão boa quanto o primeiro filme, se nem os dois seguintes foram tão bons. *** Imagino sim Regina Duarte como Dona Flor, até porque ela fez um filme ousado, 'Além da Paixão', e foi bem. *** Nome diferente mesmo da Tiale Acrux, mas não atrapalha a beleza da moça." (Alexandre Rodrigues Alves)
Não, não sei se os torneios sub-20 coincidirão. Pergunta pertinente a sua.

"Não faz muito tempo, Kaká disse que nem cogitava voltar ao Brasil agora. Depois que viu sua chapa esquentar no Real Madrid e diante do desinteresse de outros clubes, tudo indica que já começa a mudar de planos. Me chamou a atenção na entrevista de sua esposa ele se referir a José Mourinho como uma pessoa muito má. Certamente Kaká, que não assume as próprias responsabilidades e se põe na condição de vítima, acha que Mourinho passa as noites em casa bolando planos pra sacaneá-lo no dia seguinte. Esse pessoal não cresce mesmo! Não estranho ele fora da Seleção, ainda mais dessa de atletas de desempenhos claudicantes. *** Alguma coisa não bate nessa história. Se Félix disse que Leão nunca foi titular nas Copas que disputou, não acompanhou os Mundiais de 74 e 78. E se Leão não foi campeão do mundo porque não entrou em campo, coloca-se no mesmo saco Zé Maria, Joel Camargo e Dadá Maravilha como 'papagaios de pirata'. Não sou daqueles que veem na morte o poder de santificar os homens, então, digo que Félix não foi elegante nesse comentário. Mas ele devia estar muito irado mesmo, pois uma lista de melhores goleiros que tem Zetti e Rogério Ceni no meio e deixa Félix e Manga de fora não pode ser levada a sério, são-paulina demais pro meu gosto. Rogério faz gols e tem mídia devido a uma série de fatores, não mais. E Zetti é frangueiro! *** Levar o clássico mineiro até 56 minutos devido à algazarra da torcida cruzeirense e, no fim, o Cruzeiro ser beneficiado? Onde está a justiça? E quando a Polícia determina torcida única num clássico, simplesmente se declara incapaz de garantir ordem e segurança. Se eu fosse o chefe da Polícia numa hora dessas, pedia o boné. *** O Meia Hora deu na capa que Ronaldinho paga uma baba de dinheiro pra umas garotas aí darem pinta nas festinhas que ele promove em Minas Gerais. Esse tipo de 'notícia' pipocar num jornal carioca justo num momento de apogeu dele me parece coisa de jornalista ressentido com a camisa do Flamengo debaixo da blusa. Fica a cada dia mais claro que até um mormón se corromperia em meio à bagunça que impera lá na Gávea. E não desejo mal ao Ronaldinho. *** Que que tem a ver Maurício de Sousa com 'Avenida Brasil'? Já vi abordarem o suposto sucesso da novela em tudo que é editoria. Essas notinhas plantadas a toda hora na imprensa pra alardear o tal 'fenômeno de audiência' me cansam! Esta novela é que nem a Bossa Nova: eu não consigo ver nada de mais." (Clayton Moreira)

"Esses horários que o futebol espanhol anda adotando são capazes de dar inveja ao Marcelo Campos Pinto. Se um dia algum jogo no Brasil começar às 22h30, é capaz de acontecer uma guerra civil aqui no país. Lembro de um jogo também na Espanha, não muito tempo atrás, que começou à 0h30 local, acho que por causa do intervalo de 66 horas ou algo assim. Outro caso foi no Pré-Olímpico de 2004, no Chile, em que Brasil x Argentina começou às 23h locais (meia-noite de Brasília). *** Desisti há tempos de sonhar em ver os Estaduais relegados à pouca importância que têm hoje. 23 datas é demais pra minha cabeça. *** O Campeonato Amapaense foi paralisado? Não vejo nada sobre seu final nem mesmo nas páginas mais atualizadas da Internet. *** De acordo com o que li desde a morte de Félix, o vejo como o Rivaldo de 1970, guardadas as devidas proporções: importante, decisivo até, em vários momentos de uma campanha campeã mundial, mas não reconhecido como merecia ser. Talvez por ser discreto e não fazer marketing pessoal, algo multiplicado à enésima potência nos dias de hoje. *** A Record não precisa praticamente copiar a Globo mais uma vez. Basta usar o título 'Zapping', que batizou um programa dela própria Record. Mas não duvido que decidam usar o nome do antigo programa da Adriane Galisteu: 'É Show'. *** Aqui na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a TV Brasil apresenta o programa político de Belford Roxo, a Globo e a NGT o do Rio de Janeiro, a RedeTV! o de Niterói, a Bandeirantes o de Nova Iguaçu, a CNT o de São João de Meriti, o SBT o de Duque de Caxias, e Record, Futura e Igreja Mundial o de São Gonçalo. Seria interessante os convivas de todo o Brasil relatarem quais municípios passam em quais canais." (Daniel F. Silva)
Já teve jogo aqui no Brasil às 22h40. Lembro bem demais pois me marcou esse horário doido: 5 de agosto de 1997, Flamengo 5 x 2 Benfica, pela Copa Centenário de Belo Horizonte. Foi numa terça-feira, depois do "Casseta e Planeta Urgente", na época que a novela das 8 (então "A Indomada") ainda começava às 20h35. Depois do jogo ainda teve "Intercine", na época em que vinha antes do "Jornal da Globo", iniciado somente às 2h40.

"A gandula Fernanda Maia ainda irá posar para a Playboy?" (Décio Reis da Silva)
Estás brincando com uma pergunta dessas, né, Décio? Já acabaram os 15 minutos de fama dela. Ou era naquele momento em que todo mundo falava ou não é nunca mais.

"A marca é a Dudalina, no vídeo que você postou aparece pouco mesmo. A marca é daqui de SC e é figurinha carimbada na RBS TV." (Fábio Dacol)
Se referindo à marca da roupa usada pela Carla Vilhena no "Bom Dia Brasil". Revi o vídeo e, mesmo com um pouco de dificuldade, ela é perceptível. É que não apareceu com tanto alarde, por isso não notei na hora.

"Acho errado o Botafogo cogitar Túlio em uma partida do Brasileiro só pra ver se ele marca o bendito milésimo gol. Colocar um cara de 43 anos só pra isso mostra amadorismo da parte do Fogão. *** O Vitória liderou o primeiro turno da Série B graças ao bom desempenho de jogadores como o excelente Rodrigo e o habilidoso Pedro Ken. Pena que perdeu Neto Baiano, mas contratou dois bons possíveis substitutos em William e Elton. O melhor jogador é Marquinhos, que comanda o time. *** Carlinhos Bala é o verdadeiro itinerante. Nunca fica em clube nenhum sempre. Começa bem de titular, depois vai pro banco e força a barra pra sair. Não pode ser levado a sério. *** Rooney não vai fazer tanta falta pro Manchester United quanto faria na temporada passada. Kagawa e Van Persie podem sustentar o time nesses dois meses." (Fernando Clemente)

"Não foi uma goleada do Vitória na terça-feira. Teve sufoco, pressão e só um gol, mas suficiente. O Leão merece a Série A. Dito isto, trago uma boa discussão. Enquanto torcedor do Vitória, evidentemente gosto de tropeços do Bahia, mas sem falsa demagogia, eu gostaria de ver os dois baianos na Série A. Com uma Arena prontinha em 2013, que beleza seria contar com dois representantes? Isso revigoraria o futebol nordestino e baiano. Muitos amigos daqui não concordam, coisa normal diante da rivalidade. *** Ganso é uma decepção. Quando surgiu em 2010, eu acreditava muito mais nele do que no Neymar. Quebrei a cara. Mas Ganso tem muito futebol e, se reencontrar a alegria do futebol, este será novamente feliz para ele. A proposta do São Paulo foi muito inferior ao quanto vale o rapaz. Cinismo por parte da diretoria tricolor, que vendeu Lucas por 108 milhões e quer comprar o Ganso por 'reles' 11 milhões. Que título Lucas conquistou? Ganso conseguiu muito mais. Credito a ele, no mínimo, Paulista e Copa do Brasil de 2010." (Hans Kelsen)

"A Sky fica em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, na sede da DirecTV. A antiga Sky, que não existe mais e era controlada quase que totalmente pela Globo, é que ficava no Rio de Janeiro." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)
Ô rapaz, como é que tu sabes disso tudo? Trabalhaste na DirecTV, por acaso? (eh, eh, eh)

"Vi a reclamação do Robson Donizete sobre a Globo Rio na Sky para São Paulo e lembrei que anteontem, no meio do horário eleitoral da tarde, aconteceu a mesma coisa aqui em Belo Horizonte. O sinal da Globo Minas travou e eles colocaram o horário político do Rio de Janeiro, ficando a tarde toda com a Globo Rio e os comerciais todos de lá. Só no início da noite é que voltou ao normal. Será que a Globo está com problema no seu sat?" (Lúcio Flávio)

"Que falta de responsabilidade do Maicosuel no pênalti. Jogou fora a chance da Udinese disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões. Seu moral ficará bastante pequeno no clube." (Paulo Henrique Gonçalves Caetano)

"O péssimo trabalho de Caio Júnior não restringe-se apenas aos resultados, mas também no pífio planejamento, de indicar jogadores terríveis como Kleberson e Mancini, além de liberar o jovem e bem mais produtivo Magno ao Ceará. *** Nielson Nogueira Dias se trata-se de um árbitro de qualidade tenebrosa e nada de bom se pode esperar, ao contrário. Seus erros a cada ano e a cada partida são frutos de sua incompetência e incapacidade de conduzir uma partida. Sua exclusão como árbitro seria muito necessária, pois mais clubes serão prejudicados. *** Se Oswaldo de Oliveira relacionar Túlio para uma partida oficial, será o cúmulo da burrice e da heresia, assim como foi com o Flamengo na despedida de Petkovic numa partida oficial. Túlio só a tem a atrapalhar o time com sua forma física precária, além de que essa história de 1000 gols é uma tremenda farsa!" (Romário Henderson)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Uma oitentista daquelas que não me canso de ouvir nas rádios light que escuto de madrugada, enquanto edito estas mal traçadas linhas: curta aqui "Lonely Is The Night", com Air Supply, que é tema das personagens de Cássia Kiss e Lúcia Alves em "Barriga de Aluguel". Curiosidade: a novela da Globo, atualmente reprisada pelo Viva, é de 1990 e 1991, mas a canção foi lançada em 1986. Não era propriamente uma "música do ano".

Antes do Arremate...

...para constar: continuo aceitando dicas de nomes de candidatos inacreditáveis ou curiosos nas eleições, mas guardarei para a coluna de domingo as dicas a mais que foram remetidas. É até melhor para dar espaço total e maior atenção a todos, que não podem ser apenas mais uns rostinhos bonitos perdidos na multidão (hahaha).

Arremate

Deu Real Madrid na Supercopa da Espanha, 2 x 1 sobre o Barcelona. Pena que não pude ver este clássico.

"24 Horas" volta antes ou depois de eu conseguir ver um repeteco do triunfo merengue!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.