.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

25 de agosto de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 14
Fim de semana dos clássicos

Chegamos ao fim de semana dos clássicos pelo Campeonato Brasileiro. São sete nas 10 partidas de hoje e de amanhã. Dois são já neste sábado. O carioca é "de seis pontos", pois tanto o Fluminense pode livrar 7 pontos do Cruzmaltino quanto o Vasco pode ficar a 1 ponto do Tricolor. No paulista, o visitante Santos é intermediário e o mandante Palmeiras tem que ganhar para continuar fora dos quatro últimos. A noite apresenta Ponte Preta x Portuguesa, ambas em situação não muito legal e que não se enfrentam pela divisão principal há 10 anos.

Na tarde deste domingo, o clássico carioca também é "de seis pontos", mas com Botafogo e Flamengo mais distantes da turma da Libertadores. "De seis pontos" também é o clássico gaúcho, mas muito mais quente, pois tanto o Grêmio pode abrir 6 pontos do Colorado quanto o Internacional pode igualar o Imortal. A lamentar apenas ser num "meio-Beira" devido à reforma no Beira-Rio. O clássico paulista tem o Corinthians invicto no Pacaembu contra o São Paulo, com 6 vitórias nos últimos 6 jogos ali feitos. Ainda à tarde, o Coritiba é favorito mesmo sendo visitante e estando mal no Brasileiro pois pega o lanterna Figueirense, que mandou Hélio dos Anjos passear.

Os clássicos do fim da tarde terão um lado mais destacado que o outro na classificação. No mineiro, o primeirão Atlético conta com uma ajudona do Vasco hoje para, fazendo sua parte, distanciar 6 pontos do Fluminense. Só que o Cruzeiro quer ganhar terreno, tem Celso Roth a perigo e terá a única torcida no Independência (expediente estúpido infelizmente vigente em Minas). No encontro pernambucano, o Náutico tá no meio da tabela e visita um Sport que não ganha há horas e horas e que Waldemar Lemos tentará tirar da vice-lanterna. Encerra a rodada mais um jogo "de seis pontos", entre Bahia e Atlético Goianiense, baianos apenas 1 ponto na frente dos goianos.

Vamos aos palpites desta rodada final do primeiro turno (e, entre segunda e quarta-feira, trarei nesta coluna um balanção dos chutadores nestas 19 rodadas iniciais): Palmeiras 1 x 1 Santos, Vasco 2 x 3 Fluminense, Ponte Preta 0 x 1 Portuguesa, Botafogo 1 x 2 Flamengo, Corinthians 2 x 1 São Paulo, Figueirense 1 x 2 Coritiba, Internacional 1 x 2 Grêmio, Bahia 2 x 3 Atlético Goianiense, Cruzeiro 2 x 4 Atlético Mineiro e Sport 0 x 2 Náutico.

Acesso encaminhado

Um triunfo bonitaço de virada por 3 x 1 diante do Ceará, além de algumas participações importantes de Deola, garantiram ao Vitória a melhor campanha desta Série B ao fim da primeira metade, com 44 pontos, dois a mais que o Criciúma. Baianos e catarinenses têm excelentes possibilidades de acesso, apenas uma tragédia enorme impedirá que eles estejam na elite em 2013. O retrospecto recente da Bêzona nos pontos corridos indica isso.

É só vermos líder e vice-líder ao fim de cada primeiro turno: em 2006, Coritiba e Náutico com 35 pontos (apenas o Timbu subiu); em 2007, Criciúma com 37 e Coritiba 35 (só o Coxa subiu); em 2008, Corinthians com 39 e Avaí com 35 (ambos subiram); em 2009, Vasco com 39 e Atlético Goianiense com 36 (os dois subiram); em 2010, Figueirense com 36 e Ponte Preta com 35 (somente o Furacão do Estreito subiu); e em 2011, Portuguesa com 38 e Ponte Preta 35 (ambas subiram). Se agora o Leão soma 44 pontos e o Tigre 42... é ou não é, viventes?

Seis jogos completam a rodada neste sábado. 3°, com 34 pontos, o São Caetano faz jogo de paulistas contra o Guarani, que está 6 pontos acima da zona de risco. Joinville e Goiás prometem uma empolgante peleja "de seis pontos", empatados estão com 33 (mas o JEC tem 10 vitórias, contra 9 do Esmeraldino, por isso é o 4°). 9°, com 28 pontos, o América faz clássico potiguar contra o ABC, 5 pontos distante dos quatro últimos.

Ainda na turma do fundão, o CRB soma 21 pontos e faz clássico alagoano diante do ASA, a 3 pontos do 17° colocado. O último clássico do sábado é nas araucárias, onde o Paraná tenta a primeira vitória como mandante desde 2006 contra o Atlético, que nos últimos cinco encontros venceu quatro e empatou um. O Tricolor está na turma do meião e o Furacão a 4 pontos da zona de acesso. Boa Esporte x Bragantino é o "embalo de sábado à noite", os mineiros intermediários e os paulistas a 3 pontos do ASA, último fora do grupo do descenso.

Ah! E uma curiosidade que li na Gazeta do Povo: desde 2006, o acesso ficou sempre entre quem, ao terminado o primeiro turno, estava dentro dos quatro primeiros ou a no máximo 5 pontos do 4° colocado. Pego um exemplo extremo para ilustrar: se o São Caetano não perder, se tiver vencedor em Joinville, se o Atlético Paranaense perder e se o América de Natal não vencer, as quatro vagas na Série A em 2013 ficariam entre Vitória (44), Criciúma (42), Joinville (36 ou 33), Goiás (36 ou 33), São Caetano (37 ou 35), América Mineiro (30) e Avaí (30), pois o Atlético somaria 29 e o América teria 28 ou 29. Roteiro igual por um ano mais ou fim com surpresa?

Copa Feminina do Mundo Sub-20

Com dois empates nos dois primeiros jogos, o Brasil é obrigado a ganhar da Coreia do Sul, depois das 4 da madrugada deste domingo, para não ser eliminado já na primeira fase pois está em terceiro no Grupo B, com 2 pontos, contra 1 da Itália, 3 da Coreia e 4 da Nigéria. Corujão para torcer pelo triunfo das jovens brasileiras.

Campeonato Italiano

Começa neste sábado a temporada 2012/2013 do último dos principais nacionais da Europa ainda não iniciado. Fiorentina x Udinese é o primeiro jogo e Juventus x Parma o subsequente. Todos os outros são neste domingo: Milan x Sampdoria, Atalanta x Lazio, Chievo x Bologna, Genoa x Cagliari, Palermo x Napoli, Pescara x Internazionale, Roma x Catania e Siena x Torino.

Curtinhas

*Leio no Lauro Jardim que José Maria Marin encomendou aos técnicos da CBF um estudo para tentar minimizar os problemas do calendário do Campeonato Brasileiro com os amistosos da Seleção (vide o que observei na abertura da coluna de ontem, de que 18 das 28 partidas realizadas no período das próximas duas Datas-FIFA terão ao menos um clube desfalcado por convocações do Brasil ou de outras seleções). A ideia, diz o colunista, seria suspender rodadas do Brasileirão para não prejudicar os times com atletas convocados. Seria este mais um sinal do apocalipse? Será que o presidente da CBF teve uma crise de consciência e viu o que é certo?

*8 meses após ser suspenso pela Federação Camaronesa por ser acusado de liderar um boicote ao amistoso contra a Argélia, Eto'o foi chamado para a seleção de Camarões que enfrentará Cabo Verde, dia 8 de setembro, pelas Eliminatórias da Copa Africana de Nações de 2013. Melhor assim. Ninguém ganhava com tal separação.

*Amanhã, no fim da tarde, tem mais uma etapa da Fórmula Indy. Esta acontecerá em Sonoma.

*Ontem registrei apenas o nosso, mas hoje destaco todos os seis grupos da Copa do Mundo de Futsal, que acontecerá em novembro, na Tailândia: no A, Costa Rica, Paraguai, Tailândia e Ucrânia; no B, Espanha, Irã, Marrocos e Panamá; no C, Brasil, Japão, Líbia e Portugal; no D, Argentina, Austrália, Itália e México; no E, Egito, Kuwait, República Tcheca e Sérvia; e no F, Colômbia, Guatemala, Ilhas Salomão e Rússia.

*Vencendo os 100 metros livre no Troféu José Finkel de Natação, César Cielo conquistou índice para disputar esta prova no Mundial de Piscina Curta, em dezembro, em Istambul. Ele marcou 45s91 e o índice é 46s99.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento do fim de uma longa trajetória: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Coletiva que a RBS TV exibirá amanhã o último "Teledomingo" apresentado por Túlio Milman, que o deixará para se dedicar a um novo projeto na TVCOM - além de seguir com comentários diários na Rádio Gaúcha e na autoria da coluna "Informe Especial" na página 3 de Zero Hora. A edição deste fim de semana exibirá um material com imagens do apresentador ao longo de 14 anos à frente do semanal, no qual substituiu o primeiro apresentador, Régis Rosing, que o deixou em 1998 para trabalhar no esporte da TV Globo do Rio de Janeiro.

*O primeiro ano de Túlio foi junto com a primeira apresentadora do "Teledomingo", Paola Vernareccia, que continua na RBS TV, mas lamentavelmente fora do vídeo. De 1999 até o começo deste ano, ele formou duo com Regina Lima, agora repórter do "Jornal do Almoço". Nos últimos meses, o programa teve apresentação solo ou do Túlio ou das substitutas Daniela Ungaretti e Patrícia Cavalheiro em férias e no período em que cobriu a Olimpíada de Londres para Zero Hora. Aliás, amanhã será a primeira edição pós-olímpica dele e sua última no todo.

*Vale um mini-"Momento Raridade Rara" dentro do "Sintonia PB" ao lembrar de dois momentos muito antigos do colorado Túlio no "Teledomingo": esta aqui (postada por agconline) é uma chamada de 1998, dupla com Paola; e esta aqui (postada por tratorrgs) é a abertura de uma edição de 1999, no começo da longa parceria com Regina.

*Não é nada de novo pois isso sempre acontece, mas agora é mais notado: das 20h30 às 21h, enquanto todos os canais VHF e UHF de Porto Alegre exibem o Horário Político (menos os de geração nacional, tipo Rede Vida e Record News, que colocam um aviso parado na tela nestes 30 minutos), a TVCOM permanece no ar com o "TVCOM Tudo +" - e não há nada irregular nisso. A TVCOM não é canal aberto e sim canal pago, com licença para transmitir em sinal aberto numa determinada faixa horária (das 15h às 1h). Como não há obrigatoriedade do Horário Político na televisão fechada, o canal da RBS ganha vantagem em situações assim.

*Mudando de centro e indo até São Paulo: Flávio Ricco pergunta se o "Balanço Geral" da Record é de jornalismo, entretenimento, parque de diversão, nada disso ou tudo isso, pois tem uma ou outra informação, mas no meio disso tem o Galo Willian, música, um anão assistente de palco e, agora, as três bailarinas "geraldetes". É uma salada que Geraldo Luís faz e é com ela que apostam que vencerão "SPTV", "Globo Esporte" e "Jornal Hoje".

*Mais uma do "guru" Ricco: é dada como certa a volta do expediente de sempre nas madrugadas da RedeTV!, com o "Leitura Dinâmica" primeiro e o "Programa Amaury Jr." depois. É melhor assim, até porque sempre foi assim não apenas na RedeTV!, mas nos tempos da Bandeirantes com o "Flash" após o "Jornal da Noite".

*A saideira: alguns colunistas, como Keila Jimenez e Fernando Oliveira, publicaram que a produção do programa de Hebe Camargo será descontinuada, que ele não será exibido nem em reprises e que a RedeTV! providencia uma nova atração noturna a ser liderada por Daniela "Medúsia Toddynho" Albuquerque. Bah... Nítido efeito do cutucão ao vivo que Hebe deu na emissora via "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos" do SBT.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, antes que Amilcare Dallevo renomeie a RedeTV! para Rede Dani Albuquerque de Televisão.

Bela do Dia: Fábia Dambrós

Fábia Dambrós, locutora do Grupo RBS em Caxias do Sul, até agora atuante na Rádio Itapema FM e, extinta a emissora caxiense, a partir de 3 de setembro no ar na Rádio Gaúcha Serra. Bem acompanhados os gringos com a boniteza visual e vocal desta madame.

Convivas

Antes de atendê-los, não sei se para vocês assim será, mas para mim é uma boa notícia: demorou, mas o Terra Empresas ajustou o que pedi e recuperou a "24 Horas" da última terça-feira, que apaguei acidentalmente. Passei a semana inteira aborrecido por isso, mas felizmente o fim da história foi feliz. Agora, tratarei de me policiar mais para evitar novos descuidos. Já esgotei minha cota de desligadas com duas vezes. Não quero uma terceira.

"Ridículo o Brasileiro ter jogos junto às Datas-FIFA. Os clubes estão mais preocupados em gastar as novas verbas que possuem e se esquecem de organizar melhor os torneios que disputam, até porque muitos dos novos reforços e as estrelas perdem muitas rodadas defendendo suas seleções devido à falta de organização do calendário. *** Triste o falecimento do Félix, mas a aposentadoria que muitos ex-campeões do mundo de futebol reclamam para obter deveria ser paga pela CBF. Por que o Estado tem de pagar aposentadoria para jogadores, alguns até que nem precisam, sendo que muitas pessoas no Brasil sofrem para obter seu benefício? Além disso, por que só os campeões de futebol teriam esse direito? *** A Internazionale conseguiu em Alvaro Pereira, Gargano e Cassano bons reforços, mas falta um zagueiro de maior qualidade. A presença do Zanetti sempre foi muito útil pelo fato dele jogar em várias posições, sempre com vontade e qualidade. *** Infelizmente, parece que o ciclismo de competição é um campo fértil para o doping. Alguns médicos e especialistas dizem que é complicado encontrar alguém que não se dopa. Muitos defendem a liberação do uso, com acompanhamento. Com o desejo de superar marcas, muitos não medem esforços para conseguir melhorar o desempenho. É uma discussão que deve ser feita. *** Não é legal a Globo não repetir novelas mais antigas no 'Vale a Pena Ver de Novo', fica tudo nessa coisa recente. Não teria problema reprisar alguma atração mais histórica, seria algo interessante e até chamaria a atenção." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Félix foi o 15° de 94 campeões mundiais pela Seleção Brasileira a morrer, sendo o terceiro do tri. Aquela legendária seleção fez uma preparação física absurda, que resultou em atletas com saúde de vaca premiada correndo pelos gramados mexicanos como se tivessem quatro pulmões. Não deve ser por acaso que somente agora um dos jogadores daquele time tenha perdido a batalha para o organismo, se considerarmos que Everaldo morreu num desastre de carro e Fontana sofreu um enfarte à beira de um campo de pelada, coisa que pode acontecer a qualquer um de nós. A maioria dos tricampeões ainda vende saúde por aí. E eu gostaria de ter ouvido uma declaração de Emerson Leão sobre o passamento do Félix. Consta que ele foi recebido na porta do centro de treinamento por Félix e Ado, e teria dito que finalmente chegou o melhor goleiro do Brasil no momento. Pode ser, e Leão pode até ter marcado época na Seleção Brasileira, mas quem pegou no gol da melhor equipe de todos os tempos foi Félix." (Clayton Moreira)

"Não é necessário uma grande seleção para enfrentar África do Sul e China, mas não aconteceu uma boa convocação. Não entendo essa fixação do Mano Menezes por Jonas e Hulk. Temos Fred, Luís Fabiano, Vagner Love, Borges e Nilmar, e o cara insiste com os dois. David Luiz e Rever na zaga? Esses dois não jogam mais que Alex Costa, Henrique, Miranda e Felipe. Também não entendi cinco volantes e dois meio-campistas. O Brasil precisa de tanta proteção contra essas duas 'potências do futebol'? *** O Santos deveria vender logo Ganso para o São Paulo, pelo que ele jogou nos Jogos Olímpicos e contra a Universidad de Chile, onde mandou para escanteio uma tentativa de chutão para a frente, perdeu um gol inacreditável na cara do Herrera e tomou amarelo e escapou de ser expulso. Vale a pena tanto esforço para mantê-lo? *** O Palmeiras já garantiu vaga na Libertadores e deveria priorizar o Campeonato Brasileiro, onde necessita urgentemente acordar. A ressaca do título da Copa do Brasil ainda não passou. *** Adriano jogou 9 partidas desde que deixou o Flamengo campeão brasileiro de 2009 e marcou 1 gol. Com 30 anos, o que esperar dele? Sinceramente... *** O que falta para Tony Kanaan e Helio Castroneves irem para a Fórmula 1? Eles detonam lá nos Estados Unidos e não ganham uma chance. Enquanto isso, o Brasil vai de Rubens Barrichello, Felipe Massa, Nelsinho Piquet e Bruno Senna. Até quando um país que já teve Nelson Piquet, Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi verá seus pilotos comerem poeira na F-1?" (Ricardo Haertel)
Numa entrevista ao site F1 Mania em 2002, Tony disse que só trocaria a Indy pela Fórmula 1 se corresse numa equipe competitiva, pois estava feliz nos Estados Unidos. E este ano, quando da São Paulo Indy 300, Helinho disse ter se decepcionado com a politicagem da F-1 depois de fazer testes pela Toyota, que inventou ter assinado com outro piloto para não contratá-lo, e que, diante deste fator da politicagem, a melhor decisão que tomou foi permanecer nos EUA. Querer eles querem, mas não é assim tão simples.

"Convocação muito ruim do Mano Menezes, pra variar. Por que convocar três goleiros? E Rafael, do Santos, por qual motivo está ausente? E o que falar do atabalhoado e impreciso Sandro? Lucas Leiva e Anderson são bem melhores. Faltaram Diego, que terminou em alta no Atlético de Madrid, e Nenê, que há algum tempo merece ser convocado. E o que falar do ausente Bernard? Sinceramente, com Mano no comando, só haverá regressão. *** Nielson Nogueira Dias no clássico mineiro? Toma que eu esteja redondamente enganado, mas prevejo lambanças deste péssimo árbitro, que sempre apronta, busca chamar a atenção para si, para o jogo excessivamente e, a exemplo do decadente Paulo César de Oliveira, adora marcar um pênalti." (Romário Henderson)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Para esquentar o esqueleto nesta manhã fria de sábado aqui em Porto Alegre (sim, o inverno reapareceu - não às ganhas, verdade - com 15 graus perto das 9 da manhã contra 32 das 4 e meia da tarde desta sexta-feira), uma discoteca dos anos 70: dance aqui com "Ain't No Stoppin' Us Now", com McFadden & Whitehead.

Arremate

Deu no site: "Emerson Sheik faz campanha no Twitter para arrumar namorado para a sua macaca". Palhaçada.

"24 Horas" volta antes que eu leia outra manchete sem noção como essa em sites de esportes!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.