.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

19 de agosto de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 8
Um sábado muito aproveitável

Minha sorte foi já ter pronta toda a pauta das colunas deste sábado e, adormecido na madrugada e despertando às 7 da "madrugada", acelerar na edição do site, deixá-lo pronto em duas horas para rumar a jato ao Olímpico.

Ainda não foi dessa vez que fui nele em si, entenda-se, nas arquibancadas e mesmo dentro de campo, igual às ocasiões dos últimos anos no Beira-Rio. Mas fui ao Salão Nobre do Conselho Deliberativo do Grêmio acompanhar uma palestra promovida pelo grupo Grêmio do Prata com os ex-treinadores tricolores Otacílio Gonçalves (não mais técnico há muitos anos) e Valdir Espinosa. Uma manhã muito agradável com histórias e conhecimento passados por eles, que também interagiram com os presentes ao evento. Um que vi ali, mas não deu tempo de falar com ele, foi o Luciano Silveira, hoje integrante do "Refri, Cerveja e Água" da Pop Rock FM e ex-repórter das rádios Pampa, Guaíba e Bandeirantes. Fui encontrar também as gurias das Donas da Bola, mas a "dupla de duas" Pri, Vieira e Ulbrich, não pôde ir. Mas encontrei a "pouco" gremista Jerusa Schmidt e já foi muito bom.

Volto para casa e pego o andamento da vitória do Lyon diante do Troyes, pelo Campeonato Francês, com um lance que já valeu pelo dia inteiro: um golaço de bicicleta marcado por Michel Bastos, que entrou no segundo tempo e estava - corro o risco de me equivocar - havia uns 10 minutos em campo. Gol fantástico, grande mesmo.

Um descanso necessário que me fez perder a Série B, despertei para acompanhar a Série A. Dela falarei melhor amanhã, mas hoje cabe uma observação: se o Sport não está em uma situação pior no Campeonato Brasileiro, o responsável por isso é Magrão. Com 35 anos, o goleiro rubro-negro vive um momento muito legal. Parece gozado dizer isso estando o Leão na luta contra o rebaixamento, mas é a pura verdade. Outro dia, ele não fez uma série de grandes defesas contra o São Paulo? Tá, o Tricolor venceu, mas só por 1 x 0, quando deveria ter goleado. Ontem foi quase isso diante de um Fluminense muito desfalcado e que teve seus sustos, mas que colocou Magrão para trabalhar demais e só conseguiu vencê-lo na casa dos 40 minutos do tempo segundo. Por conta dele e pelo próprio apreço que tenho pelo futebol do Nordeste, espero que o Sport não seja rebaixado. Magrão não merecerá isso. A parte dele tem sido feita bem demais até onde possível é. O resto do time é que não ajuda.

O epílogo do sábado deste que vos tecla já se deu nesta madrugada de domingo, com a estreia do Brasil na Copa Feminina do Mundo Sub-20 em 1 x 1 com a Itália. Cara, as macarrônicas bateram muito! Alguns lances foram maldosos demais, embora rendessem apenas um cartão vermelho. Mas o que valeu mesmo foi o gol que corrigiu a injustiça que seria as italianas vencerem, ainda que contasse com um golaço de falta de Linari. Golaço que ficou apenas gol diante do anotado por Amanda (sempre gostei de damas com este nome) já aos 45 minutos de um tempo segundo onde as brasileiras produziram diversas oportunidades. Quem não viu, precisa ver. A guria dominou na ponta esquerda, chapelou uma adversária, dominou no peito e, sem deixar a bola cair e perto da linha de fundo, acertou o alvo. Gol pra virar vinheta, gol de técnica, gol que valeu por A + B = C a madrugada.

Nesta copa realizada no Japão, são 16 seleções divididas em quatro chaves: na A, Japão, México, Nova Zelândia e Suíça; na B, Brasil, Coreia do Sul, Itália e Nigéria (próxima oponente das verde e amarelas, às 3h de terça para quarta); na C, Argentina, Canadá, Coreia do Norte e Noruega; e na D, Alemanha, China, Estados Unidos e Gana. Avançam às quartas-de-final as duas melhores de cada grupo. Num período em que a Seleção que vimos agora há pouco na Olimpíada de Londres ser eliminada já no primeiro mata-ou-morre e não convencer em momento algum, é legal ficar de olho nas novas boleiras pois elas representarão o país no amanhã. Boa sorte para elas.

Agora vou terminar de escrever as duas domingueiras para adormecer e despertar a tempo de acompanhar Atlético Mineiro x Botafogo no VHF e Santos x Corinthians na Sky. Nos falamos no Twitter, amigos do Brasil.

São Borja de volta

Não sou nenhum jovenzinho, já tenho uma "ficha corrida futebolística" razoável. São mais de 20 anos, né, gente boa? E eu peguei a época do São Borja disputando o Campeonato Gaúcho contra a dupla Gre-Nal e os demais times do interior. O clube licenciou-se do futebol profissional em 1997 e está retornando agora, na Segundona (que não é mais a Série B e sim a Série C, pois a antes conhecida por Segundona foi renomeada para Divisão de Acesso numa dessas frescuradas que só encontram paralelo pior em chamar de Segunda Divisão a Série D do Campeonato Paulista). A estreia, no último dia 5, não foi propriamente das melhores pois levou 3 x 0 do Guarany, em Bagé. Na tarde deste domingo, o São Borja enfrentará o Grêmio Bagé, no Clássico da Fronteira Oeste. Será o primeiro jogo por competição profissional do Bugre Missioneiro como mandante neste regresso.

Ah, crédito a quem merece: bolei o tópico a partir de uma dica do Alberi Dias, da Rádio Cultura de São Borja, e boa parte das informações achei no Impedimento, blog fervoroso defensor do futebol do interior pampeano.

Um jogo, duas horas, dois dias

A vitória por 2 x 1 do Mallorca sobre o Espanyol registrou algo inédito no Campeonato Espanhol, conforme o perfil @2010misterchip: autor dos dois tentos do time vencedor, Hemed é o primeiro jogador a marcar em uma mesma partida contínua e em dois dias distintos. Tudo porque a bola rolou às 23h locais (18h de Brasília). Aqui no Brasil não chegamos - ainda! - nesse ponto que, francamente, é absurdo. Incrível o feito pelos espanhóis.

Quack!

Completa 40 anos neste domingo um goleiro que marcou época pelo Boca Juniors: Pato Abbondanzieri. No clube xeneize, que defendeu de 1996 a 2006 (e retornou entre 2009 e 2010), venceu "apenas" quatro Torneios Apertura, dois Clausura, uma Recopa Sul-Americana, duas Copas Sul-Americanas, três Libertadores da América e duas Intercontinentais. Pato, cuja única passagem europeia foi no Getafe entre 2006 e 2009, soma a este currículo invejável uma Copa Conmebol pelo Rosario Central e outra Libertadores pelo Internacional, no qual chegou já em descendente e foi reserva por muito tempo, despedindo-se na vitória contra o Seongnam, pelo terceiro lugar.

Tarantella

Treinador da seleção da Itália desde o fim da Copa do Mundo de 2010, Cesare Prandelli chega hoje aos 55 anos. Meio-campista por mais de 15 anos, teve grandes momentos na Juventus, onde venceu três Italianos, uma Copa da Itália, uma Copa dos Campeões da Europa e uma Recopa. Como técnico, ainda busca grandes conquistas.

Mudou de nome, é?

Vejam aqui (postada por gizalberto) uma chamada do "Hora News", da Record News de Santarém, veiculada em outubro de 2011. Até aí, nada de mais relevante ou mesmo curioso fora o fato de ser uma versão própria do jornal da rede. O que é inacreditável é chamarem os Jogos Pan-Americanos de "Olimpíadas de Guadalajara". Bah!!!

Haja chimarrão

Desde o recente episódio do atirador do cinema nos Estados Unidos, onde publicou em seu site uma entrevista sem pé e nem cabeça com um gaúcho que estava em outra sessão do mesmo filme em outra cidade distante, Zero Hora virou motivo de piada nas redes sociais pela valorização muitas vezes excessiva da presença do Rio Grande do Sul em tudo quanto é notícia importante. Na real é assim desde sempre, mas agora a coisa explodiu. Vê só a manchete publicada ontem: "conheça a trajetória da assaltante gaúcha morta a tiros no Rio". Parei!!!

Bela do Dia: Danielle Esperon

Danielle Esperon, repórter de esportes da BandNews Fluminense FM e da futura Rádio Bradesco Esportes FM do Rio. Charme feminino no time do José Carlos Araújo.

Convivas

Colocando em dia a conversa pendente ainda da sexta-feira.

"A fase do São Paulo não é boa e é incrível como a sorte não pinta quando você não faz o trabalho direito. O clube dormiu um pouco nas glórias do tricampeonato brasileiro e se achou meio que superior aos demais, que evoluíram até para não ficarem atrás em termos estruturais e dentro de campo também. Cabe ao São Paulo e à sua diretoria se reerguerem, falando menos e trabalhando melhor, dentro e fora de campo. *** O que fazia o presidente da Câmara dos Deputados na arquibancada de Suécia x Brasil? Será que falta trabalho em Brasília? *** Incrível o fato de ninguém ter se lembrado - pelo menos que eu visse ou lesse - que o empresário do Oscar é Giuliano Bertolucci, que sempre teve ligações com Kia Joorabchian, que dizem que sempre foi ligado a Roman Abramovich. Na época em que Oscar saiu do São Paulo, alguns blogs apostaram que ele acabaria no Chelsea, o que ocorreu tempos depois. Não afirmo 100% a ligação de uma coisa com a outra, mas no fim o que aconteceu não foi totalmente uma surpresa. *** Tudo bem muitos reclamarem do Neymar jogar depois de 24 horas atuando pela Seleção, de fato não é o mais correto a se fazer. Mas com a mordomia no voo de volta ao Brasil, eu jogaria até em outro planeta! Além disso, parece que, para Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, nada mais importa do que promover Neymar e exaltá-lo. Ao menos ele resolveu para o Santos - contra o Figueirense, lanterna do campeonato, mas tudo bem... *** O Botafogo precisa de um centroavante, já que Rafael Marques é piada de mau gosto e venderam Herrera, o melhor que eles tinham por lá. Vai que Túlio, dando sopa por aí... Será que fariam essa loucura? (risos) *** A venda do Van Persie é boa para ele, que terá um novo desafio em um grande clube, e boa para o Manchester United, que se reforça com jogador acima da média para ajudar Rooney a resolver jogos intrincados, além de boa para o Arsenal, que ganha um bom dinheiro. O problema dos Gunners é contratar barato, nem sempre com qualidade e, quando tem um jogador de maior destaque, perdê-lo para alguém que ganha mais títulos. *** Thierry Henry foi o melhor jogador do mundo naquela temporada do título invicto do Arsenal em 2004. *** Sempre preferi o estilo de Nelson Piquet ao do Ayrton Senna, tanto na pista quanto fora dela, fugindo do lugar comum nas entrevistas. *** O 'Balanço Geral' das 12h será exibido nas parabólicas, na Sky e na Claro TV? Torço para que não. Do contrário, o jeito é bloquear a Record. *** O 'Estúdio I' combina bem a informação com um estilo mais leve. Ainda que às vezes exagerem na descontração, é um programa com uma proposta bem definida e tem a boa apresentação da linda Maria Beltrão. Só acho que reprisá-lo todo o dia vai meio contra a proposta de um canal de notícias 24 horas. *** Pensei em pedir a linda Camila Bonfim como 'Bela do Dia' dias atrás, mas vi que ela já foi merecidamente eleita. *** Outras repórteres da Record deslumbrantes: sua conterrânea Priscilla Casagrande, Adriana Araújo, Maíra Botelho... Nesse quesito de beldades, a Record está bem melhor do que em seu jornalismo, longe de ser de primeira. Jessica Senra é tricolor baiana?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: também me chamou a atenção o Marco Maia lá no Rasunda. Segundo: sim, o "Balanço" do Geraldo Luís às 12h passará nos sinais nacionais, como já ocorria com o "Record Notícias", com o próprio "Balanço" no início e, antes dele, com o "Debate Bola" e os seriados e desenhos que preenchiam a faixa local de São Paulo. Segundo: às vezes eu fico com a impressão de que o amigo é meio sisudo, cara fechada ou algo assim, por sempre te manifestares contrário a descontrações e bom humor. Não sei como ainda és meu leitor, sendo eu o cretinamente gozador farofeiro que sou (risos). Terceiro: em breve, a alvinegra praiana Camila Bomfim na abertura da coluna. Quarto: Priscilla é mais linda ao vivo, a cores, em HD e em 3D. Só lamento que faz quase 4 anos que não consigo marcar o prometido bate-papo com cachorro-quente que combinei com ela quando a conheci, numa entrada ao vivo com torcedores da dupla Gre-Nal pro "Balanço Geral" na Rua da Praia, eh, eh... E sim, a repórter da Record Bahia e apresentadora do "Bahia no Ar" torce para o Bahia. Logo, está de cabeça inchada neste domingo. E quinto: claro que ele escreveu antes dos 3 x 0 do São Paulo sobre a Ponte Preta.

"É isso mesmo? Só tive um acerto nos palpites da Série A no meio de semana? Garanto que a culpa não é tanto minha, mas sim do futebol às avessas que os times vem mostrando. Os times de cima da tabela, mesmo jogando em casa, parecem não serem mais garantia de acertos nos palpites. O Grêmio venceu o São Paulo no Morumbi e só três convivas acertaram, então, os outros pensaram que o mais lógico seria o empate ou a vitória do São Paulo. Na rodada seguinte, o Gremio perdeu em casa para a Portuguesa, que está no meio da tabela, e ninguém acertou o empate do Santos em casa com o Atlético Goianiense. Na Série B, nem se fala! Mesmo em casa e na lanterninha, o Barueri venceu o Goiás, quinto colocado, mesmo tendo um saldo negativo de 20 gols e o pior ataque da competição. E o Vitória, segundo colocado, que perdeu mesmo em casa para o Bragantino, um dos últimos? Como diz o João Arruda, os palpiteiros estão em crise ou as zebras estão muito em alta?" (Anderson Costa)
Um pouco disso, um pouco daquilo e um pouco daquele outro que você esqueceu de mencionar e que também não digo o que é pois agora esqueci.

"Também já tinha reparado na Camila Bomfim, e tua lembrança me convenceu de que não era mais uma idiossincrasia minha, já que algumas menos cotadas no vídeo eu julgo atraentes. Vi em uma foto que ela é dona de uma retaguarda que merece aplausos e poemas. Quisera eu ter talento para versar! *** Tive vontade de ver 'Golpe de Mestre' desde que li Fernando Calazans traçar um paralelo entre a Seleção na Copa América de 1997 e os personagens desse filme. Por conta da tua dica, pude finalmente vê-lo quinta-feira na TV Cultura. A grande lição que este primor de inteligência nos dá é que vingança é a arma do otário. O tempo que se perde numa vingança besta pode ser bem melhor gasto em algo que irá nos empurrar para a frente. *** Kléber Antônio Ferreira de Souza: meu estranhamento sobre ver o Pai-Nosso sendo rezado na Record foi porque trago na lembrança um episódio que presenciei aos 12 anos, quando estudava num colégio batista e o costume lá era todo dia alguém na sala fazer uma oração antes de começar a aula. Certo dia, não lembro por qual motivo - creio que foi porque não havia ninguém mais habilitado a puxar a oração à maneira evangélica, sem nada preestabelecido -, foi rezado o Pai-Nosso e a menina que puxou justificou-se dizendo: 'é uma oração, né?' E tenho amigos evangélicos e sei que eles não gostam de rezar as orações católicas. Aliás, eles nem usam o termo 'reza'." (Clayton Moreira)

"Pelo menos teremos um bom programa de humor com o Horário Eleitoral. *** Fico decepcionado ao assistir alguns filmes sem a dublagem original. Há um tempo, aluguei a trilogia 'De Volta Para o Futuro' e me frustrei com essa nova dublagem. Às vezes fazem pior: em 'Hook: a Volta do Capitão Gancho', além de ter uma nova dublagem, o personagem do Bob Hoskins passou a ser chamado de Barrica, ao invés de Smee. *** Durou apenas uma semana minha alegria. Agora, logo após o 'Jogo Aberto', a Band já vai direto pros infomerciais." (Fernando Henrique França Gemignani)

"O que as emissoras vão transmitir na parabólica durante o Horário Eleitoral? No passado, SBT, Record e Cultura passavam a propaganda política de São Paulo." (Hélio Sussúmu Abe)
Eu imagino que o mesmo de sempre: algumas emissoras com os candidatos das suas matrizes e outras sem nada na tela durante os 30 minutos.

"A cada ano o Arsenal se enfraquece e é mero coadjuvante. Perde jogadores importantes, como Fàbregas, Nasri e Clichy, e tem peças de reposição não tão qualificadas. A decisão do Van Persie em deixar os Gunners é correta, pois assumia a responsabilidade sozinho e atuava num clube com muitos jogadores sem ambição de lograr campeonatos. No Manchester United, ele encontrará um elenco de jogadores acostumados a ganhar, mais experiente e, sobretudo, que dividirá o papel de protagonista com ele. O Arsenal o negociou pela vontade dele. *** Henry foi um dos atacantes de minha geração que mais me encantou. Sua melhor temporada foi 2003/2004, quando ganhou a Premier League invicto num timaço que contava ainda com Pires, Patrick Vieira, Ljunberg e Bergkamp. Suas atuações foram soberbas, sendo artilheiro do certame e um pilar deste time extraordinário. *** Ricardo Haertel: Júlio César e Helton para o gol? Dois ex-jogadores em atividade para figurar na lista da Seleção que mais títulos mundiais possui? A fase do Maicon é tenebrosa e seu momento no selecionado já passou. Michel Bastos foi inventado por Dunga na lateral esquerda. É claro que ele era lateral no Figueirense, mas há tempos joga como ponta avançado, adaptando-se ao ataque e não tendo mais a capacidade para marcar que um lateral precisa. Lúcio, com 30 e tantos anos, também tem que ser esquecido. Esses veteranos não cabem mais e é momento de reformular e optar por poucos experientes que não Lúcio, já velho demais. E jogadores como Sandro, Alex, Ederson e Alex Teixeira não existem para o Brasil. Tens acompanhado Diego Tardelli no Campeonato Russo para convocá-lo ou se baseia no que ele fez aqui no Brasil? Sinceramente, esta tua convocação é assombrosa." (Romário Henderson)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Um som oitentista para embalar o domingo do vivente: curta aqui "Come On Eileen", com Dexy's Midnight Runners, um daqueles "one hit wonders" (maravilhas de um sucesso só).

Arremate

Vitória líder da Série B. Cresceu mais ainda o valor do Criciúma x Avaí de depois de amanhã.

"24 Horas" volta antes que role a bola no Heriberto Hulse!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.