.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

10 de agosto de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 331
24 horas olímpicas: parte 14



O maior boxeador olímpico brasileiro de todos os tempos se apresentou ao mundo nesta sexta-feira. Sim, o maior deles. Esquiva Falcão, no peso médio, chegou à final ao superar o britânico Anthony Ogogo, que ficou com os agogôs sabe lá Deus perdido em qual ala da escola de samba. No mínimo a medalha de prata está garantida, mas o brasileiro vai em busca do ouro amanhã, às 17h45, contra o japonês Ryota Murata. Mas Esquiva pode não estar sozinho. No fim da tarde, Yamaguchi Falcão também tentará o mesmo feito no peso leve. Boa sorte para ele!

José Roberto Guimarães comemorou com vitória no vôlei feminino o dia dos 20 anos de sua conquista à frente do Brasil campeão masculino de vôlei em Barcelona. 3 sets a 0 sobre o Japão, partida que nem de longe lembrou o inesquecível épico contra a Rússia, mas sólida e ótima para mostrar que os Estados Unidos, que derrubaram a Coreia do Sul na outra semifinal, não terão vida nada fácil na finalíssima deste sábado. Tenho fé que, fazendo jus ao ditado que diz que a bonança vem depois da tempestade, as gurias acharam o caminho rumo ao bicampeonato.

Que elas tenham o fim que Alison e Emanuel infelizmente não tiveram. Jogo sofrido, jogo duro, mas perdido para os chucruteiros Brinck e Reckermann por 2 sets a 1, de virada. Medalha de prata que faz Emanuel agora ter uma de cada cor, pois foi ouro em Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008, ambas conquistadas junto com Ricardo.

Diogo Silva teve uma recuperação magistral na semifinal do taekwondo até 68 kg com um golpe certeiro que foi espetacular, mas no fim das contas ficou sem medalha pois perdeu o bronze para o ianque Terrence Jennings. Uma pena, pois só a excelência naquele golpe que lhe deu sobrevida a segundos do fim foi um grande momento.

Enquanto amanhã saberemos o campeão do futebol masculino, o feminino foi conhecido ontem mesmo. Carli Lloyd garantiu lá na frente com dobra particular e Hope Solo segurou lá atrás. Estados Unidos campeão olímpico pela quarta vez em cinco Olimpíadas com o torneio das boleiras. O Japão até diminuiu, mas não foi além disso.

O basquete feminino terá na final os Estados Unidos, que aplicaram 86 x 73 na Austrália, contra a França, que superou a Rússia por 81 x 64. É a primeira Olimpíada desde Atlanta 1996 sem americanas e australianas no fim.

Handebol feminino garante a Montenegro sua primeira medalha olímpica, vencedor foi da semifinal contra a Espanha por 27 x 26. Falta saber se prata ou ouro contra a Noruega, que superou a Coreia do Sul por 31 x 25.

Usain Bolt bicampeão nos 200 metros rasos. Nem deu tempo de falar algo, o homem voou feito um raio de luz.

Ainda no atletismo, o queniano David Rudisha estabeleceu o primeiro recorde mundial dos 800 metros durante uma Olimpíada desde o cubano Alberto Juantorena em Montreal 1976. Rudisha marcou 1min40s91.

Disputado pela primeira vez em Londres, o boxe feminino teve como primeira campeã da história uma anfitriã. Nicola Adams derrotou a chinesa Ren Cancan (que "can't" vencer) no peso mosca. Foi uma vingança para a britânica, que tinha perdido para a mesma lutadora na final do Mundial, há três meses.

Para esta sexta-feira, há atrativos como a semifinal Brasil x Itália no vôlei masculino e a decisão do bronze no futebol masculino com Coreia do Sul x Japão. A Olimpíada de Londres está chegando ao fim, hoje é seu antepenúltimo dia. Só mais três dias e ganharei horas e horas de volta! (eh, eh, eh)

Quem segura o Atlético?

As duas melhores oportunidades do primeiro tempo em Beagá foram do Atlético Mineiro. Uma incrível, com Jô recebendo um bolão de Ronaldinho para ser barrado no baile por Vanderlei, e a outra pra assustar o goleiro do Coritiba, em arremate de Bernard. Depois do intervalo, Rever desviou o escanteio cobrado pelo R49 e deixou o Independência numa festa só. O Coritiba até buscou o empate e chutou a gol algumas vezes, mas não chegou a assustar o Galo, que retomou a liderança após um dia de perda e vai acumulando uma pontuação muito boa.

Aliás, sendo o Atlético líder com um jogo a menos e soma 35 pontos ganhos em 14 partidas, dei uma pesquisada nos Brasileirões em pontos corridos e com 20 clubes e atestei: no mesmo período de jogos, o alvinegro mineiro é quem mais pontuou. O São Paulo tinha 29 pontos em 2006 (foi campeão) e os mesmos 28 do Botafogo em 2007 (paulistas campeões), o Grêmio marcou 28 em 2008 (o campeão São Paulo tinha 23), também 28 para Galo e Palmeiras em 2009 (o campeão Flamengo tinha 20), enquanto Fluminense em 2010 e Corinthians em 2011 (campeões dos respectivos anos) somaram 32 pontos nas primeiras 14 atuações. Número a ser considerado.

Quem também ronda as primeiras posições é o Fluminense, que foi à Colina duelar contra o São Paulo. O pessoal estava meio atrapalhado no tempo primeiro, vide Wallace dar uma entregada que quase resultou em gol paulista e Rogério Ceni sair mal pra burro da meta no desvio de Leandro Eusébio pro alvo. O empate veio com Cícero, mas na etapa final o incrível cabeceio de Fred deixou os cariocas na frente outra vez. A vantagem não foi ampliada pois Rafael Sobis mandou aqui para Porto Alegre o rebote da trapalhada de Cortez, Rogério Ceni e associados. O São Paulo ainda tentou no fim, mas Rodolfo não aproveitou duas oportunidades. O Fluzão ganhou uma parada parelha.

Neste clássico RJ/SP, um minuto de silêncio único: Heber Roberto Lopes - que pôde apitar o jogo amparado por uma liminar obtida no STJD (lembrem que ele foi suspenso por 15 dias por não expulsar o goleiro do América de Natal pelo pênalti cometido contra o Ceará) - observou uma homenagem para a própria mãe, que morreu ontem.

A rodada encerrou com o terceiro "oxo" do meio de semana, só que o de Ponte Preta e Grêmio sem controvérsias do apito a exemplo de Internacional x Náutico e Bahia x Portuguesa. Poucas emoções dos dois lados, como Edson Bastos detendo uma falta cobrada por Elano, um quase gol contra para a Macaca e um cruzamento muito fechado que acabou no travessão. Nada que nem sequer de longe fizesse os viventes presentes ao estádio pensarem que gastariam melhor suas horas em casa, assistindo às peripécias da Carminha e da Nina.

Rescaldo dos palpites

Fui uma gloriosa porcaria nesta rodada: somente 3 acertos (Fluminense, Atlético Mineiro e empate em Salvador).

E vocês também não foram muito melhores, não. Alguns resultados derrubaram os amigos do Brasil:

5 acertos
Gabriel Aguiar (2 exatos: 2 x 0 Flamengo, 2 x 1 Fluminense, Vasco, Atlético Mineiro e empate em Campinas)
Charles Tavares (1 exato: 1 x 1 em São Paulo, Vasco, Santos, Atlético Mineiro e empate em Campinas)
Anderson Costa (Vasco, Flamengo, Atlético Mineiro e empates em Salvador e Campinas)
Clayton Moreira (Vasco, Flamengo, Fluminense, Atlético Mineiro e empate em Campinas)

4 acertos
Danilo Otoni (1 exato: 0 x 0 em Campinas, Flamengo, Santos e Fluminense)
Douglas Ernesto Fernandes Gonçalves (1 exato: 2 x 1 Fluminense, Vasco, Atlético Mineiro e empate em Salvador)
Alexandre Rodrigues Alves (Vasco, Santos, Atlético Mineiro e empate em Porto Alegre)
Carlos Rodrigues (Vasco, Flamengo, Atlético Mineiro e empate em Salvador)
Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (Vasco, Flamengo, Fluminense e Atlético Mineiro)
Fernando Clemente (Flamengo, Fluminense, Atlético Mineiro e empate em Campinas)

3 acertos
Fernando Melotti Constancio (1 exato: 2 x 0 Vasco, Atlético Mineiro e Fluminense)
Natanael Felipe Rhoden (1 exato: 2 x 1 Fluminense, Vasco e Atlético Mineiro)
Paulo Henrique de Oliveira Santana (1 exato: 2 x 1 Fluminense, Vasco e Atlético Mineiro)
Flaviano Nascimento (Santos, Fluminense e Atlético Mineiro)
Sandro Francischini (Flamengo, Palmeiras e Santos)

2 acertos
Celso Luís Gallo (Fluminense e Atlético Mineiro)

1 acerto
João Arruda (Fluminense)

O que vem por aí

Tô cansado, sinceramente. Cansado de entrar cheio de ânimo, expectativa empolgada e ansiedade para certas pelejas e, no fim das contas, se revelarem decepções que não deixam saudades. Espero demais que Galo versus Cruzmaltino não seja outra delas e renda um embate muito agitado, à altura de um encontro líder x vice-líder. Outra boa pedida será o Fluzão contra um Verdão querendo a "dobra carioca" para sair dos quatro últimos. Vamos aos 10 jogos deste fim de semana para seus prognósticos: no sábado, Bahia x Cruzeiro, Santos x Atlético Goianiense, Sport x Figueirense e Flamengo x Náutico; e no domingo, Atlético Mineiro x Vasco, Coritiba x Corinthians, São Paulo x Grêmio, Internacional x Ponte Preta, Fluminense x Palmeiras e Portuguesa x Botafogo.

A noite da Série B

São duas partidas: Ceará x Barueri e ASA x Guarani. Mas excepcionalmente hoje não irei acompanhá-las, apenas ver os gols e ler as repercussões, conforme explicarei em tópico no fim desta edição.

Liga Europa

Segue nas fases preliminares e, se por um lado teve o Liverpool classificando com facilidade ao meter 3 x 0 no bielorrusso Gomel após 1 x 0 na ida, por outro teve a Internazionale avançando com as calças arrancadas e por muito pouco também não as cuecas, já que levou 2 x 0 do Hajduk Split e se garantiu pelos 3 x 0 feitos na Croácia.

Fórmula 1

Uma entrevista muito boa publicada hoje em primeira parte pelo Tazio traz uma consideração do piloto e comentarista Luciano Burti boa para análise: para ele, a queda de Felipe Massa tem como ponto principal aquele famoso "você entendeu a mensagem?" da Ferrari no GP da Alemanha de 2010, em que o brasileiro teve de deixar Fernando Alonso passá-lo, o que lhe tirou a autoconfiança e gerou uma bola de neve da qual não se livra. Que tal?

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de abrir uma nova parte da coluna de luto por uma perda significativa na comunicação local: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Na noite desta quinta-feira, aos 60 anos, morreu o comunicador Nelson Marconi. Voz marcante do rádio de Porto Alegre por três décadas, enfrentou desde o ano passado um câncer de próstata. Marconi teve seu início em 1983 "apenas" na Rádio Guaíba, sempre famosa pelo padrão de vozes dos seus locutores. Logo em seguida, migrou para Carazinho e trabalhou na Rádio Gazeta. De volta à Capital, ingressou na extinta Universal (da Rede Pampa), liderando as manhãs da emissora de 1985 até 1987, quando migrou para Rádio Cidade (então pertencente ao Sistema Jornal do Brasil e, três anos depois, adquirida pela RBS). Na sequência, trabalhou nas rádios Atlântida, Princesa, Farroupilha e Pampa. Nelson Marconi voltou para a AM 680 do Grupo RBS há alguns anos e apresentava o programa "Farroupilha, a Dona da Madrugada", da meia-noite às 4, do qual estava licenciado devido à doença.

*Há mais de 20 anos, ele era a voz do Carnaval de Porto Alegre, locutor que era da apuração do desfile das escolas de samba - sendo tão símbolo deste momento para a folia daqui quanto, dando um exemplo nítido e definitivo, Jorge Perlingeiro no Rio de Janeiro. Mesmo doente, Marconi trabalhou no desfile de 2012. Do ano passado, aqui estão (postadas por carennurimar) algumas imagens dele na apuração que deu o título à atual bicampeã Restinga.

*Como sempre digo: a vida continua para os aqui permanecidos. Que Marconi descanse em paz. Cuidemos ao longo do tempo as homenagens que a ele serão feitas no Carnaval de Porto Alegre em 2013.

*Em cima duma notícia do Lauro Jardim que registrei na coluna de ontem, o seguidor twitteiro Richard Hollanda avisa uma outra nota, esta do TudoRádio, que dá conta da posição da Jovem Pan 2 no Rio de Janeiro estar melhor no balanço das FMs mais escutadas do que o informado pelo colunista de Veja, além da Tupi não ser uma das três primeiras. A Pan é apontada 13ª colocada no período de abril a junho, das 5h até a meia-noite.

*São 23 prefixos FM na Cidade Maravilhosa e, conforme o balanço divulgado pelo TudoRádio, a ordem delas da primeira até a última (lamentavelmente sem números de ouvintes por minuto divulgados por ele) é esta: O Dia, Melodia, Beat 98, 93, JB, Tupi, Nativa, Globo, Mix, MPB, SulAmérica Paradiso, 107, Jovem Pan 2, Gospel, Catedral, BandNews Fluminense, Transamérica, CBN, Aleluia, Costa Verde, 104.5, MEC e Roquette Pinto.

*Apresentadora do "Primeiro Jornal" da Bandeirantes e torcedora da equipe referida, Patrícia Maldonado estará hoje à noite apresentando a festa dos 112 anos da Ponte Preta. Com tão bela presença a deixar iluminado o ambiente, nem vão lamentar o empate sem gols de ontem com o Grêmio. Lamentarão é quando ela voltar para Sampa...

*A saideira: você sabe que a situação tá não russa, mas sim soviética no "Encontro com Fátima Bernardes" quando lê na coluna da Keila Jimenez que, devido à redução de 22% na audiência em São Paulo desde a estreia (de 6,9 para 5,4 pontos), há uma corrente na Globo defendendo que o programa seja dirigido pelo Boninho. É...

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver especulando quais programas mais serão entregues ao comando do Boninho.

Momento Raridade Rara I

Completa 5 anos hoje a morte de Plácido Manaia Nunes, jornalista que criou o Troféu Imprensa em 1958 e dirigiu a revista Melodias. A publicação estava por fechar em 1971 e Plácido lançou uma edição que vendeu feito água, ao trazer o amigo Silvio Santos (que assumiu o comando do Troféu Imprensa um ano antes) careca na capa, em truque para causar este impacto junto ao público - ao menos eu acho, já que depois da Maísa ter dito há alguns anos que "é peruca" eu fiquei em dúvida, eh, eh, eh... Bom, a Melodias da capa que veem aqui vendeu 500 mil exemplares, cinco vezes mais que a tiragem habitual. A publicação sobreviveu até 1977. Plácido continuou na premiação como jurado até 2004, quando apareceu pela última vez.

Recorde aqui (postado por ideiaselembrancas) Plácido Manaia Nunes como jurado do Troféu Imprensa de 1993, quando daquele momento altamente embaraçoso: o de melhor animador de auditório. Silvio Santos participava normalmente e é claro que ele ganhava com enorme facilidade. Plácido, que disse ter contado 27 vitórias do Patrão na categoria - na qual não concorre mais há bastante tempo pois percebeu que não tinha mais graça -, aparece depois de Décio Piccinini, Walcyr Carrasco, Cinira Arruda, Amaury Jr. e Sônia Abrão, e antes de Danuza Leão, Nelson Rubens, Joyce Pascowitch, Otávio Mesquita e Leão Lobo.

Momento Raridade Rara II

Conterrâneo meu ilustre nos deixou também há 5 anos completados hoje. Saiu de General Câmara um dos grandes dubladores dos estúdios paulistas: Eleu Salvador. O tópico lembra alguns de seus melhores trabalhos.

Veja aqui (postado por fodasevoce) "Fricção Científica", episódio do "Pica-Pau", com o cientista que quer transplantar o cérebro do gorilão para o do pássaro, nos tempos em que dublado pela criança Garcia Jr. Inesquecíveis as frases "alô, querido" e "durma, Pica-Pau, não faça pita, amanhã vai parecer com a Chita".

Curta aqui (postado por forumchaves) "A Troca de Cérebros", segunda versão deste episódio de "Chapolin", onde Eleu dubla o personagem de Raul Padilla, que é interrompido por todo mundo ao querer falar pois queria ir ao banheiro... mas era tarde demais.

Assista aqui (postado por voyager22) um trecho de "De Volta Para o Futuro" na dublagem clássica da BKS, com Eleu Salvador para Christopher Lloyd e Orlando Viggiani para Michael J. Fox, dublagem esta que infelizmente nunca mais passou nem na Record e nem em nenhum canal fechado, todos usando a redublagem para DVD.

E ouça aqui uma composição de Eleu cantada por ninguém mais e ninguém menos que Elis Regina: "Dá Sorte", com letra e música dele para o primeiro álbum dela, "Viva a Brotolândia", lançado em 1961.

Momento Raridade Rara III

Lógico que a data também nos faz lembrar que há exatos 100 anos nasceu Jorge Amado, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. O tópico lembra trechos de várias adaptações de suas obras para o cinema e para a televisão, que neste momento o revive com a nova versão de "Gabriela" no fim de noite da Globo.

1975 (postado por baudatv) - "Gabriela", a versão original feita pela Globo, escrita por Walter George Durst e estrelada por Sônia Braga e Armando Bogus.

1976 (postado por leandrofls) - "Dona Flor e Seus Dois Maridos", uma das principais produções da história do cinema brasileiro, dirigido por Bruno Barreto e outra vez com Sônia Braga imortalizando uma obra de Jorge.

1989 (postado por degnoser) - "Tieta", novela da Globo escrita por Aguinaldo Silva e estrelada por Betty Faria, nesta cena com a personagem-título regressando a Santana do Agreste.

1992 (postado por markqss) - "Tereza Batista", minissérie da Globo escrita por Vicente Sesso, cuja personagem-título revelou Patrícia França, que nos anos seguintes fez outras novelas na Globo e na Record.

1995 (postado por memoriadatv1) - "Tocaia Grande", novela da Manchete escrita por Duca Rachid e Marcos Lazarini, que nesta cena traz Giovanna Antonelli em sua segunda produção na televisão e a estreante Taís Araújo.

2001 (postado por baudatv) - Encerro com o "Jornal Nacional" de 6 de agosto de 2001, com Fátima Bernardes e William Bonner relatando a morte de Jorge e destacando a importância de sua obra para a nossa cultura.

Bela do Dia: Angie Harmon

Angie Harmon, atriz do seriado "Lei e Ordem" (o original da franquia), no qual atuou nos anos 9 ao 11. Hoje, a morena das algemas faz 40 anos.

Aviso aos navegantes

Sendo este o antepenúltimo dia dos Jogos Olímpicos e acontecendo às 11h deste sábado a final do futebol masculino, resolvi fazer um esquema alternativo para dar conta de quase tudo: ao invés de me entregar aos chamados de Morfeu (bah, que fresco eu fui agora, hahaha) igual aconteceu nas duas últimas tardes como reflexo da quarta-feira de Olimpíada + Brasileirão emendados das 5 da madrugada até a meia-noite, hoje priorizarei os eventos olímpicos para adormecer depois deles, no começo da noite - e paciência se eu perder Ceará x Barueri e ASA x Guarani. Já durante esta sexta-feira dou alguma adiantada nas colunas de sábado para tentar publicá-las nas primeiras horas de amanhã e deixar um espaço para atualização pouco depois das 13h, se encerrada nos 90 minutos a final do futebol masculino. Tomara Deus que este planejamento dê certo. Rezem por mim, viventes.

Convivas

"O sistema com mais gente no meio-campo do São Paulo até funcionou. O problema foram as 'extremas' do time. Só com Ademílson, o ataque não chutou tanto a gol. Ainda que as falhas de João Felipe sejam mais frequentes, Rogério Ceni não pode se eximir de culpa. Falha clamorosa no primeiro gol. De positivo ficou a atuação do Rafael Tolói, que agrada nesse sistema de três zagueiros. Perder para o Fluminense atual no Rio é normal. A conta pesa com pontos perdidos para Atlético Goianiense e Portuguesa. *** Pelo valor recebido, a venda do Lucas era até esperada. A questão é como esse dinheiro será investido, pois o time perde um de seus diferenciais. Reforçar é necessário. *** Heber Roberto Lopes poderia ser suspenso não por 15 dias, mas por 15 séculos! Juiz muito fraco. *** Darzone está ou chegou a ficar preso pela agressão covarde ao Régis? *** Não é decepção a derrota do basquete masculino. A Argentina é melhor há algum tempo. O melhor jogador do Brasil, disparado, é Marcelinho Huertas, mas os pivôs são bons basicamente no rebote. Tecnicamente, Scola é melhor do que os nossos três. Contar com Marcelinho Machado como esperança no banco é pouco para o Brasil. Rubén Magnano fez o que pôde e o que vale é que temos um time e um futuro. Falta agora reforçar a base. *** O pessoal que fez o blog Bronze Brasil nos Jogos de Pequim deve estar se roendo de raiva por não ter feito algo semelhante esse ano. Quanto bronze! *** Está bem claro que o 'Maior Brasileiro de Todos os Tempos' será Ayrton Senna ou Chico Xavier pois suas popularidades se devem muito à Globo. Duvido que Senna tivesse a fama que possui, ainda que fosse um grande piloto, se a Fórmula 1 fosse transmitida na Bandeirantes. E Chico, além de uma presença muito forte na vida de muitas pessoas, teve um impulso em suas lembranças pelo filme de anos atrás da Globo Filmes. Isso de 'maior brasileiro' é extremamente subjetivo. Médicos, bombeiros, policiais e pessoas que trabalham no dia-a-dia são tão importantes para nosso país quanto os famosos. Não se pode eleger qualquer um, mas eleger o maior habitante de um país apenas por feitos individuais de certa forma não me apetece. *** Núcleo infantil em 'Rebelde'? Quando teremos a vingança de uma protagonista contra a outra ou a entrada de uma 'Suellen'? *** Para um programa que diz ser novo, mas não é, 'Programa da Tarde' é um nome bem 'original' e vem a calhar. *** 'Mera Coincidência' conquista pela sutileza. Crítica clara ao caso Bill Clinton & Monica Lewinsky de forma disfarçada e com uma ótima dose de humor. *** Valeu por colocar Andréa João de 'Bela do Dia'. Sugestão: Misty May, do vôlei de praia. *** Vanessa de Oliveira não é uma que era garota de programa e, embarcando na onda da Bruna Surfistinha, apareceu em vários programas de TV? Como 'Bela do Dia', a escolha foi muito boa." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: não, Darzone não chegou a ser preso. Segundo: "Mera Coincidência", que mencionei nos 75 anos do Dustin Hoffman. E terceiro: essa mesma, mas - não me queira mal, juro que é verdade - eu não sabia que era essa mesma e só soube ao pesquisar, pois a conheci ao ver uma notícia no Terra e, nela, não havia referências a ter sido garota de programa e tudo mais.

"Diogo Silva reclamou que foi prejudicado pela arbitragem nas quartas-de-final e veio com aquele discurso derrotista de que a conversa seria outra se fosse americano. Bobagem! O chinês derrotado por Arthur Zanetti declarou que o ouro do brasileiro foi roubado. Países diferentes, culturas diferentes e a mesma desculpa. O choro é livre e universal. *** Perder pros Estados Unidos, inventores do vôlei de praia, até vai! Mas perder pra Alemanha é brabo! Dá pra comemorar essa prata? A dupla brasileira teve dois set points no primeiro set e os desperdiçou. Os alemães, pragmáticos, se privaram de repetir no tie break os erros do segundo set. Ouro é que é bom, porque faz o país subir no quadro de medalhas e motiva a execução do hino, mas mais uma vez ele voou pela janela. O que falta ao brasileiro na hora da decisão? *** O basquete masculino do Brasil caiu de pé, ao contrário das meninas. A semente está plantada e, se continuarem o bom trabalho, as chances de uma medalha em casa são reais - quem sabe até o ouro, pois na casamata estará um homem que já derrotou os ianques. *** A Record anunciou filmes como 'Avatar' e 'Meu Malvado Favorito', que passam toda hora no Telecine, que é da Globo. Como é que estes filmes vão pra Record?" (Clayton Moreira)
TV paga é uma coisa e TV fechada é outra, não há esta relação automática que você faz. Algumas vezes tem e outras não pois cada caso é caso. Certamente "Avatar" e "Meu Malvado Favorito" estão neste contexto. Não é porque algum filme passa no Telecine que necessariamente ele pertença à TV Globo, da mesma forma que esta pode exibir em algum momento algum título em canal fechado mostrado pela HBO, que não é da Globosat. É que muitas pessoas acham que a associação de mídias do mesmo grupo abrange tudo de tudo. Em algumas situações abrange, mas em outras não. Só isso.

"Eu sabia que o primeiro lugar do 'Top Five' desta semana foi Galvão Bueno x Renato Mauricio Prado, eles mesmos anunciaram. O que reclamo é que a Band sempre deixa o quadro para depois da 0h30 e ainda dá mais um intervalo para apresentar o número 1. Antes, o 'CQC' colocava um quadro idiota no último bloco ou prometiam algo muito bom que nunca se realizava, mas agora o melhor quadro do programa foi pro final. *** Mano Menezes pode levar o ouro, mas não pode deixar de ser criticado por preferir levar Juan e Bruno Uvini ao invés de Rafael Tolói, que passaria muito mais segurança pra equipe do que Juan, que deve ter um empresário muito bom para colocá-lo na Inter de Milão." (Fernando Clemente)

"Será que o bandeirinha que deu impedimento inexistente do Barcos estaria precisando de óculos? *** Não diga que a Record é canal 7 na Sky, pois algum desavisado daqui da região de Ribeirão Preto que for assinante SD vai achar que tem alguma coisa errada. Aqui a Record no SD é canal 14." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

"Andréa João é gatinha mesmo. Já tinha visto ela em Atenas 2004, quando ficava o pessoal reunido a la 'Central da Copa' e eu via a beleza como o que ela tinha de melhor. *** Chegou a ver algum jogo da seleção de vôlei masculino da Austrália? O técnico deles é a cara do Tarallo." (Marcio Yukio Lima)
Não, não cheguei a ver. Ele é a cara do Luiz Cláudio Tarallo, treinador da nossa seleção feminina de basquete?

"O máximo que Dorival Jr. pode fazer com este limitado Flamengo é organizá-lo taticamente. A vocação ofensiva fez Dorival escalar o time com três atacantes, mas sem a retaguarda desguarnecida, muito pela boa proteção dos homens de meio-campo e da obediência tática de Thomás e Negueba. Cáceres fez ótima estreia em SC, fazendo a transição das jogadas com velocidade, dinamismo e precisão. A fase do Vagner Love era cataclísmica, mas os dois gols parecem ter mudado, pois marcou até de cabeça com sua baixa estatura. Acredito que o Fla se limitará à zona intermediária. *** Quase o bronze de Juliana e Larissa ia por água abaixo. A dupla chinesa venceu com autonomia o set inicial e jogou consistentemente o segundo, perdendo a boa vantagem construída no fim. No tie-break, as brasileiras foram eficientes e sólidas. *** Impossível saber se a Espanha perdeu propositadamente para o Brasil. Se fez isto, discordo de muitos que a criticam com veemência pela postura. Se o regulamento permite e se é lícito, não vejo problema. A Espanha não perdeu para prejudicar time A ou B, apenas e tão somente visando um caminho teoricamente menos difícil para chegar à final. Que chato ouvir esses politicamente corretos falarem mal da Fúria. *** Mesmo caindo nas quartas-de-final, a seleção masculina de basquete fez um bom papel na Olimpíada. Ver esta seleção duelar de igual pra igual contra uma campeã olímpica é satisfatório. O sensacional Rubén Magnano tem uma enorme parcela de responsabilidade nesta redenção." (Romário Henderson)

"Já há chamada na Globo Brasília anunciando 'A Casa das Sete Mulheres' para dia 21. Vão picotar tanto que vai ser como 'JK' em 2008, quando algumas cenas ficaram até sem sentido." (Ronielson Carlos)

"Foram os primeiros sinais de organização no Flamengo de Dorival Jr. Ainda falta criatividade no meio, mas tudo deve se resolver com treinos. Gostei do Flamengo, demonstrou uma organização impressionante para quem há mais ou menos 20 dias jogava 'na empurrança'. *** Bill e Ricardo Bueno marcando gols e Negueba sendo melhor em campo. '2012' passou na 'Tela Quente' e o Brasileirão 2012 resolveu homenageá-lo." (Wanderson Ferreira)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Se a cirrose não o tivesse levado em 1995, Agepê completaria hoje 70 anos. Para fugir da obviedade da clássica "Deixa Eu Te Amar", volto a 1976 e destaco aqui "Moça Criança", apresentada no "Globo de Ouro".

Arremate

Concordam ou discordam de Alex Ferguson sobre ser maluquice 43 milhões de euros por um guri como Lucas?

"24 Horas" volta antes que algum clube pague uma bolada federal por outro jovem de 19 anos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.