.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

2 de agosto de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 323
24 horas olímpicas: parte 6



Quase uma semana depois, o Brasil voltou a medalhar em Londres. Mayra Aguiar era uma esperança de ouro na categoria até 78 kg, mas caiu na semifinal diante de Kayla Harrison. Pelo menos o bronze não escapou diante de Marhinde Verkerk com ippon. Minha conterrânea - que amanhã completa 21 anos - disse ao repórter Alex Mendes, da Rede Record, que recebeu apoios de Aurélio Miguel, Leandro Guilheiro e Rosicleia Campos após a derrota na semi e que era para ela ir com tudo tentar o bronze pois se arrependeria a vida inteira se não conseguisse. Pois ela foi com tudo e conquistou uma medalha olímpica.

Desandou de vez o vôlei feminino do Brasil, é isso? Tudo bem que as parciais não foram tão espichadas (25/23, 25/21 e 25/21), mas nenhum dos três sets foi vencido por elas diante da Coreia do Sul. Três jogos, um vencido e dois perdidos. Como é que se explica um desempenho inconstante desses?

Uma vitória e duas derrotas também teve o Uruguai no futebol masculino, onde foi eliminado pela Grã-Bretanha. As quartas-de-final ficaram Japão x Egito, México x Senegal (daí sai uma semifinal), Brasil x Honduras e Grã-Bretanha x Coreia (daí sai a outra semi), todos os jogos neste sábado, a partir das 8h, nesta mesma ordem aí apresentada, um iniciado duas horas e meia após o outro.

A natação não teve César Cielo bem nos 100 metros livre, mas a própria intenção dele é se resguardar para tentar o bicampeonato nos 50 livre. O nome da quarta-feira foi do húngaro Daniel Gyurta, com recorde mundial de 2 minutos, 7 segundos e 28 centésimos nos 200 metros peito.

Recorde mundial, que Lauren Jackson poderá superar no basquete feminino. Ela tinha sido creditada pelo sistema oficial de informações da Olimpíada como maior cestinha em Olimpíadas, mas ainda está 38 pontos atrás dos 535 da nossa Janeth, que disputou quatro Jogos Olímpicos. A australiana também está em sua quarta Olimpíada.

Enquanto isso, chegou uma nova medalha de bronze para Felipe Kitadai, que conseguiu quebrar a original enquanto tomava banho. Desculpe perguntar, mas pra quê tomar banho usando a medalha?

Pitacos da Copa Sul-Americana

Os paulistas encaminharam suas presenças na próxima fase com 2 x 0. O do Palmeiras diante de um Botafogo sem o fisicamente poupado Seedorf teve a marca de Barcos, que pirateou (no sentido positivo) dois belos arremates no tempo segundo. Já o do São Paulo sobre o Bahia, na Bahia, começou num golaço de falta de Rogério Ceni e concluiu com Ademilson.

No jogo de Barueri, Luiz Felipe Scolari preferiu ficar nas tribunas por não querer "se juntar com essa gentalha", como diria Dona Florinda para Quico. No caso, os bandeirinhas Roberto Braatz e Altemir Hausmann. Queria eu ter visto a cara do Felipão quando o torcedor repôs a bola e acertou em cheio a cabeça do bandeirinha. Nem nos dois gols os palmeirenses vibraram tanto.

Dois que não saem da zica são Atlético Goianiense e Figueirense. Eles se encontraram recentemente no Brasileirão e o Dragão venceu. Ontem, o jogo acabou empatado e isso foi melhor para o Furacão do Estreito, que joga pelo "oxo" em seu reduto. Mas convenhamos: nem na "Sul-A Miranda" acaba a má fase do alvinegro catarinense? Pelo menos Loco Abreu finalmente faturou. Agora vai?

Ah, antes que eu me esqueça: e o público de 988 testemunhas no Serra Dourada? Com todo o respeito, mas é como diria Eduardo Elias pros caneleiros do "Dia de Craque": rrrridíííículoooo!

Uma carreira multi-vencedora

Revelado pelo União São João. Campeão do RJ/SP, bicampeão paulista e bicampeão brasileiro pelo Palmeiras. Passagem pela Internazionale. Três Supercopas da Espanha, quatro Campeonatos Espanhóis, uma Supercopa da UEFA, três Ligas dos Campeões da UEFA e duas Copas Intercontinentais pelo Real Madrid. Campeão turco e da Supercopa da Turquia pelo Fenerbahce. Passagem pelo Corinthians. Epílogo no Anzhi Makhachkala. E por último, o principal: um bronze olímpico, duas Copas América, uma Copa das Confederações e uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.

Vida "chatinha" do agora de chuteiras penduradas Roberto Carlos no futebol, né? O famoso refrão de seu xará se aplica à perfeição: "se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi."

60 anos da Copa Rio dos tricolores

Em 2 de agosto de 1952, o Fluminense conquistou a Copa Rio. O título, de relevância mundial pelos seus participantes, veio em um campeonato com 8 participantes: no grupo do Rio de Janeiro (jogos no Maracanã), os campeões carioca Flu, uruguaio Peñarol, português Sporting e suíço Grasshopper; e no grupo de São Paulo (partidas no Pacaembu), o campeão paulista Corinthians e os vice-campeões paraguaio Libertad, alemão FC Saarbrucken e austríaco Austria Viena.

Para vencer a Copa Rio, o Tricolor das Laranjeiras disputou 7 partidas: na classificatória, 0 x 0 com o Sporting, 1 x 0 sobre o Grasshopper e 3 x 0 no Peñarol; na semifinal, contra o Austria Viena, vitórias por 1 x 0 e 5 x 2; e na final contra o Corinthians, vitória por 2 x 0 e empate por 2 x 2.

Curtinhas

*Atenção, palpiteiros da coluna: com Flamengo x Atlético Mineiro adiado, serão 9 jogos para chute neste fim de semana. Mengão x Galo alinharei com a rodada mais próxima, assim que for remarcado. Aos amigos que já mandaram os palpites do próximo fim de semana, não é preciso reenviá-los pois apenas desconsiderarei esta partida. Aos que ainda mandarão seus prognósticos, ficamos assim: no sábado, Atlético Goianiense x Botafogo, Palmeiras x Internacional e Portuguesa x Figueirense; e no domingo, Coritiba x Fluminense, Vasco x Corinthians, São Paulo x Sport, Grêmio x Bahia, Náutico x Santos e Cruzeiro x Ponte Preta.

*Depois de adiado Flamengo x Atlético Mineiro, a situação das outras partidas marcadas para os próximos dias no Engenhão está assim: Botafogo x Palmeiras, quarta-feira da semana que vem, confirmado lá; Fluminense x São Paulo, quinta que vem, em São Januário; Flamengo x Náutico, dia 11, no Cidadania, em Volta Redonda; Fluminense x Palmeiras, dia 12, no Engenhão; e Fluminense x Sport, dia 18, indefinido.

*Coincidentemente ou não, a solicitação do Botafogo referente à preservação do gramado acontece em um período de três semanas onde terá disputado apenas um jogo. Considerações?

*Corinthians x Internacional não será em 16 de agosto - isso, no que depender do Colorado, que pedirá o adiamento devido às convocações de Leandro Damião para Brasil x Suécia, Guiñazu para Alemanha x Argentina e, agora, Diego Forlán para França x Uruguai. O erro principal não é do Inter em pedir uma nova data e sim da manutenção do Brasileirão em uma Data-FIFA.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de sair dos começos da manhã e passar para a hora do almoço novamente: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O "Balanço Geral" de São Paulo vai voltar para o meio-dia após os Jogos Olímpicos. Veem aqui (postada por muitoalemdojg) uma chamada que a Record tem exibido desde esta semana dentro do noticiário, que é exibido das 6h15 às 7h30 e que tem feito boa frente ao "Bom Dia São Paulo", da Globo. Com isso, resta saber se Geraldo Luís preencherá todo o espaço local das 12h às 14h30 ou se parte dele será dividido com o "Record Notícias", além de faltar saber o que será do começo da manhã. Li no blog do Fernando Oliveira uma especulação: "Direto da Redação", com Reinaldo Gottino. Outro rumor que vi no NaTelinha: o "Balanço" também continuar pela manhã e ser apresentado por Giuliano Marcos. Além disso, se acabar o "Record Notícias", o que será da Adriana Reid?

*Leio no NaTelinha que, anteontem, o "Brasil Urgente" marcou 6 pontos em São Paulo. Benefício direto da Olimpíada pois ela derrubou o "Cidade Alerta", deixando a Bandeirantes sem concorrência.

*Terça-feira aconteceu um descuido no início de um dos intervalos do "Mais Você". Acompanhem aqui (postado por tuliohd3d) a Globo colocando inadvertidamente no ar uma imagem do estúdio do "Bem Estar". Fernando Rocha estava caminhando e deve ter percebido que aquilo estava no ar e começou a falar, mas estava sem som e os reclames publicitários entraram logo na sequência.

*Rede Bandeirantes promove logo mais, às 10 da noite, uma série de debates entre candidatos a prefeito por praticamente todo o Brasil. A saber o que cidades sem os referidos - caso de Brasília, que não tem eleição para prefeito (só a de governador) - acompanharão. Aliás, nos próximos dias tenho que dar uma consultada no que as emissoras de TV exibirão para a Capital Federal no período do Horário Político. Li em alguns sites algo sobre a Globo reprisar a minissérie "A Casa das Sete Mulheres" somente para os candangos, mas quero primeiro dar uma confirmada antes disso afirmar.

*O SBT agora faz "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos" ao vivo. O programa de ontem, no qual Chico Xavier ganhou a preferência do público com 1% a mais que Irmã Dulce, teve reportagens de Carolina Castelo Branco sobre as duas personalidades e também um representante defendendo cada uma no palco, o jornalista Saulo Gomes pelo médium e o Padre Antônio Maria pela religiosa. Justamente por ter apresentado o programa ao vivo, Carlos Nascimento não esteve no "Jornal do SBT" desta madrugada, feito sozinho por Karyn Bravo.

*Você leu nesta coluna há poucos dias que ele anunciou sua aposentadoria do cinema e do teatro. Hoje, Peter O'Toole completa 80 anos.

*Da série "o tempo passa": completa 35 anos nesta quinta-feira o ator Edward Furlong, que foi o filho adolescente de Linda Hamilton em "O Exterminador do Futuro 2: o Julgamento Final".

*A saideira: completa 55 anos hoje João Kléber. Pena que a passagem pela RedeTV! degringolou de vez sua carreira na televisão. Até então, ele era conhecido por ser um humorista engraçado. No fim dos anos 80, ele chegou à Globo para compor o elenco do "Chico Anysio Show" e chegou a apresentar algumas das últimas edições do "Cassino do Chacrinha" quando o Velho Guerreiro já estava muito mal de saúde. Na virada dos anos 90 para 2000, estreou na RedeTV! com o "Te Vi na TV", que era um programa de humor - humor mesmo, com piadas, imitações, brincadeiras, enfim. Só que, mais para a frente, vieram os tais "Testes de Fidelidade" no renomeado "Eu Vi na TV" e a carreira do homem se perdeu completamente. Hoje, ele trabalha e reside em Portugal.

*Para aqueles que conhecem só este João Kléber da "era RedeTV!", conheçam o original, que surgiu como humorista: eis aqui (postado por bizuti) ele no "Jô Soares Onze e Meia", do SBT, em 1988.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não... Para! Para, para, para! Volta, volta, volta... Isso, isso! Agora pode encerrar.

Bela do Dia: Antonija Misura

Antonija Misura, jogadora da seleção croata de basquete. Exagero se eu achar esta loiraça uma das esportistas mais lindas do planeta? Acho que não, né?

Convivas

"O gol do Rogério Ceni tranquilizou o São Paulo, que fez uma partida segura. O Bahia foi desastroso nos 20 minutos iniciais e depois cresceu, mas o Tricolor Paulista poderia ter ampliado nos contra-ataques. João Schmidt se mostrou um bom volante, que pode ser útil para o futuro, e Ademílson fez em poucos jogos mais que Fernandinho em dois anos. *** Surpreso com a eliminação do Uruguai e o fiasco da Espanha, que sai sem fazer gol. Ainda que o caminho tenha ficado aberto para o Brasil, não acho o ouro 'favas contadas'. *** Tirando o próprio futebol masculino e o handebol feminino, os esportes coletivos do Brasil devem um pouco. Mais uma prova de que o nível do Pan-Americano ainda engana muita gente. *** 'Parabéns' à Record por tirar espaço da Olimpíada pela manhã para exibir um troço inclassificável como esse 'Balanço Geral' de São Paulo. *** Concordo sobre Mário Sérgio Conti, meio atrapalhado na condução do 'Roda Viva' e que muitas vezes age como entrevistador ao invés de ser mediador. *** Titi Muller é bonita (ainda que Tainá seja mais), mas o 'Acesso MTV' era triste de tão ruim. *** Falei de Padre Marcelo Rossi na Record mais por brincadeira, por ficarem sempre atentos com tudo que sai da Globo, e também duvido que isso aconteça algum dia - mas não ficaria surpreso se acontecesse. *** Já pensou se uma das filhas da Márcia Goldschmidt apresentar o 'Casos de Família' e a outra o 'Manhã Maior'? Risco em dobro ela ter dois bebês (risos). *** O 'Late Show' e o 'Tonight Show' são interessantes, mas às vezes muita coisa falada neles só é entendida por quem mora nos Estados Unidos e, transportadas para cá, ficam meio sem sentido. *** Que abertura com Flávia Ribeiro, cada dia mais linda!" (Alexandre Rodrigues Alves)

"Como é possível o Flamengo pagar R$ 500 mil de salários para jogadores ruins e não pagar contas de telefone nos valores de R$ 2,00 e R$ 26,00? Tem explicação uma aberração dessa?" (Anderson Costa)

"Os comentaristas de esgrima dizem bastante que a Itália é uma potência nesse esporte. Deve ser, mas eles foram bem somente no primeiro dia e não nos outros. *** Deixamos de ter Messi jogando a Olimpíada para ir uma seleção como a uruguaia, que pensávamos que iria bem e fez um papelão triste." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)
Quem mandou a Argentina não ser competente para classificar?

"Danilo Gentili mostrou no 'Agora é Tarde' uma foto de Rita Lee novinha (e gata) com o filho Beto Lee bebê no colo. Beto disse que pegaria a mãe. Danilo mandou na hora que já teve amigo que fez piada muito mais leve que isso e se deu mal. Alguma dúvida a respeito de quem era a referência? *** Comentário preciso de Artur Xexéo: diante da violência provocada pelo UFC, o boxe em Londres parece um esporte para moças pois o UFC redimiu o boxe. *** Patrícia Amorim já fez estrago em Londres. Secou César Cielo a ponto dele não arrumar nem bronze. *** Tiago Camilo era luteralmente um 'velho' conhecido da turma que acompanha Jogos Olímpicos. Nossos três judocas campeões olímpicos eram ilustres desconhecidos do grande público até então. Jamais ouvi falar de Sarah Menezes até o último sábado. Famosos cercados de expectativa sempre decepcionam. *** Frustrante o futebol olímpico do Uruguai. Desconfiei que daria erro quando vi a Celeste covarde e preocupada em se defender desde o primeiro minuto no domingo. Foi um choque pois o que me encantou nesse time desde a última Copa do Mundo foi a entrega, a garra e a impressão de estarem dispostos a morrer pela vitória, se preciso. Justo castigo a eliminação. E afora o Brasil - com ressalvas -, o futebol na Olimpíada é uma grande bagaceira com maior cara de Série C. *** Vi no 'Globo Esporte' que foi emitido um laudo dando conta de que pedaços do campo próximos a uma das laterais do gramados do Engenhão oferecem sérios riscos aos jogadores, com excesso de buracos etc. Lá uma hora tinham que dar uma puxada no freio de mão. Ou teríamos que esperar até as férias dos jogadores para dar um refresco pro gramado?" (Clayton Moreira)
Como se fosse preciso laudo para comprovar que o campo do Engenhão está complicado. Basta olhar as partidas e o tanto delas que ali são disputadas. Ademais, não é o único gramado problemático do Brasil, só acompanhares os relatos dos cronistas que trabalham em tudo quanto é estádio. Se fosse por complicações com campo de jogo, um monte mais não poderia receber jogos. O que não foi legal nisso tudo foi o adiamento de Flamengo x Atlético Mineiro tão em cima da hora assim. Se estava flagrante o problema, que resolvessem isso na semana passada ou deixassem esta partida acontecer no próximo sábado e, depois dela, resolver as demais, enfim. Mas adiar a três dias da realização por algo que não seja 100% justificável (tipo campo alagado por chuvarada) não ficou legal.

"O Goiás não merecia vencer o ABC. Pouco criativo, errando muitos passes, insistindo sempre pelo meio e, quando jogava pelas laterais, não acertava nenhum cruzamento. Com todos estes problemas, conseguiu um gol de pênalti, mas sofreu o empate numa falha da zaga, que até então jogava bem. Empate justo para decepção da torcida, que compareceu em bom número." (Paulo Henrique Gonçalves)
Contraste violento de plateias: enquanto Atlético x Figueirense teve apenas 988 testemunhas no Serra Dourada pela Sul-Americana, Goiás x ABC levou mais de 16 mil fãs sendo pela Série B.

"Rafinha Bastos é muito arrogante, prepotente, soberbo e não aceita críticas. Sua postura no 'Roda Viva' deixou evidente tais situações. Suas respostas foram ácidas, demonstrando muita personalidade e contra-argumentado com firmeza. Contudo, em alguns momentos ele foi mal educado, sobretudo com Maurício Stycer. É óbvio que temos que respeitar todas as opiniões, mas argumentar usando termos pejorativos e difamando outrem é desprezível e inadmissível." (Romário Henderson)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Falecido em 2005, o músico inglês Jim Capaldi era casado com uma brasileira. Em 1981, seu álbum "Let The Thunder Cry" trouxe uma bela versão em inglês de "Casinha Branca", cantada por Gilson em 1979. Curta aqui "Old Photographs".

Arremate

Jobson vai jogar no Avaí. Queria eu acreditar que agora ele entrasse nos eixos. Mas não consigo, na boa.

"24 Horas" volta antes que o homem estreie no Leão da Ilha!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.