.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

31 de julho de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 321
24 horas olímpicas: parte 4



Enquanto comecei a escrever esta coluna, fraco que sou ao ser levado à lona com tudo por Morfeu e dormir de umas 11 da noite até pouco depois das 7 da manhã (foi pelos sonhos com a Flávia Ribeiro), Talita e Maria Elisa jogaram no vôlei de praia - hoje de biquíni e não vestidíssimas dos pés à cabeça - e ganharam por 2 sets a 1 da dupla alemã após desperdiçarem "845" match points no segundo set.

A lavoura brasileira da segunda-feira foi salva pelo handebol feminino nos 27 x 25 diante de Montenegro. O basquete feminino perdeu pra Rússia por 69 x 59, mas não é exatamente nelas que a torcida depositava suas confianças. E a derrota por 3 x 1 para os Estados Unidos no vôlei feminino não chega a surpreender, se lembrarmos que a seleção pariu uma bigorna pra ganhar a estreia.

E duas chinesas atingiram recordes. No levantamento de peso, Li Xyueying competiu na categoria até 58 kg e bateu os recordes olímpicos de arranco (108 quilos) e arremesso (138). Mas a sensação do dia veio da natação e foi Ruta Meliutyte, lituana de apenas 15 anos, que venceu o ouro nos 100 metros peito. A juventude brilhando intensamente nos Jogos de Londres.

O Brasil na Copa Sul-Americana

Começa hoje esta participação em reprise do duelo do último sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Agora é aqui em "Frio Alegre" que Grêmio e Coritiba iniciam uma nova disputa. Quem passar terá na fase seguinte o vencedor de um confronto ainda não definido, que de um lado terá quem vencer entre Tacuary e Cobreloa (Cobreloa 1 x 0 fora de casa na ida) e, do outro, trará o ganhador de Deportivo Táchira x Barcelona de Guayaquil (0 x 0 na Venezuela na ida).

Noitada cheia na Série B

Tive a atenção chamada para isso em um tweet do Paulo César Norões e busquei para comparar. Não é nada, não é nada, mas serve como um parâmetro curioso ao menos em fins comparativos de estatísticas (que enrolado eu, não?). No último fim de semana, completamos o primeiro terço da temporada. Estas 13 rodadas já indicam algo lá para a frente?

Em 2011, os quatro primeiros da Bêzona a essa mesma altura eram Portuguesa (27 pontos), Ponte Preta (26), Paraná e Náutico (ambos 23). O Paraná não subiu e sim o Sport, então em sétimo, com 20. Hoje, os quatro primeiros são Criciúma (32 pontos), Vitória (31), América Mineiro (26) e São Caetano (25). Da parte de Tigre e Leão, dá para confiar em seus acessos?

Enquanto não temos a resposta para isso, vamos para uma rodada completa logo mais à noite, onde o principal jogo será entre o vice-líder e visitante Vitória e o mandante de fase excelente São Caetano. Esta, sim, será a efetiva última partida de Neto Baiano pelo rubro-negro, cujo presidente Alexi Portela pediu que a disputasse. O artilheiro rumará ao japonês Kashiwa Reysol.

Aos chutes de terceira na terça: Paraná 2 x 1 Avaí, América Mineiro 1 x 2 Joinville, Ceará 2 x 1 Boa Esporte, Criciúma 3 x 1 Guarani, Goiás 2 x 0 ABC, América de Natal 1 x 0 Barueri, São Caetano 3 x 2 Vitória, Guaratinguetá 0 x 1 Atlético Paranaense, Bragantino 0 x 0 ASA e CRB 4 x 0 Ipatinga.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de colocar os pingos nos is quando se é colocado contra a parede: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Rafinha Bastos é do tipo "ame-o ou deixe-o", ainda mais depois das polêmicas recentes, notadamente aquela com Wanessa Camargo. Mas uma coisa é ele no Twitter ou no seu canto humorístico e outra é no centro de um cenário onde está rodeado de jornalistas que não ficaram na defensiva. Preciso ver com mais calma depois, mas vale indicar aqui a íntegra dele no "Roda Viva", da TV Cultura, ontem à noite.

*Leio no Flávio Ricco que, dias depois de completar 50 anos, Márcia Goldschmidt será mãe de duas meninas. Ela dará uma exclusiva sobre isso para o "Domingo Espetacular", da Record. Peço de joelhos a Santa Clara que, se algum dia estas meninas vierem a fazer televisão, façam tudo de tudo de tudo que bem entenderem... exceto aquilo que tornou a mãe delas famosa.

*Gilberto Barros em Porto Alegre, convidado foi pela TV Pampa, para divulgar seu "Sábado Total" na RedeTV!. Deve ser por isso o clima instável da meteorologia nestes dias (risos).

*Leio na Keila Jimenez que duas emissoras abertas e uma paga estão interessadas em transmitir o "Late Show", que o GNT interrompeu sem mais e nem menos sob a alegação de não fazer mais parte da "estratégia de programação". Duas abertas? Palpite (é palpite e não informação, pois vai que alguém entende errado e espalha algo que não é): acho que uma delas é a Record News, que já exibe o "Tonight Show". Por que não uma dobradinha entre Jay Leno no "Tonight" e David Letterman no "Late"? Nem seria algo inédito. O extinto canal pago Superstation fez isso na metade dos anos 90.

*A saideira: completa 50 anos nesta terça-feira Wesley Snipes, ator de vários filmes dos anos 90. Ele esteve em "O Demolidor", "Sol Nascente", "Zona Mortal", "Crime na Casa Branca" e "US Marshals: os Federais". Também fez dramas, como "Febre da Selva" e "Por Uma Noite Apenas", e uma dobra com Woody Harrelson em "Homens Brancos Não Sabem Enterrar" e "Assalto Sobre Trilhos".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver demolindo uma casa sobre trilhos na selva por uma noite apenas.

Bela do Dia: Hedvig Karakas

Hedvig Karakas, judoca húngara. Foi contra ela a luta em que Rafaela Silva foi desclassificada por um golpe que as novas regras do judô consideram ilegal, o que desencadeou reações variadas nas redes sociais e fez com que a atleta brasileira respondesse fortemente pra dedéu a muitas delas. Bonita a competidora húngara.

Convivas

"Obviamente foi triste o choro da Rafaela Silva pelo seu erro, mas me incomoda essa necessidade de esmiuçar o que aconteceu com ela como se fosse um drama, se situações como essa acontecem com várias lutadores e em vários esportes também. É sabido que ela teve uma infância difícil e é válido ela superar isso, mas parece que, nessa época de Olimpíada, boa parte da mídia tenta se redimir do pouco espaço que se dá a certas modalidades ao aumentar determinados assuntos. *** Em termos de dinheiro gasto, a participação do Brasil nas Olimpíadas fica aquém do esperado. A gestão dos recursos não é bem feita e não se investe na base, tanto nas escolas e nas universidades, quanto em centros de treinamentos específicos para as modalidades. Tirando o vôlei, que modalidade têm esse trabalho aqui no país? *** Mano Menezes quer mesmo renovar a Seleção. A convocação para o jogo da Suécia é praticamente o time olímpico com alguns poucos reforços. Estranho os goleiros serem três que estão no banco de suas equipes e jogado muito pouco. *** Será que, saindo da Rádio Globo, a Record iria atrás do Padre Marcelo Rossi? Como eles adoram todos que saem da Globo, seria uma forma de promover o 'ecumenismo' entre as várias religiões, além de pegar carona na popularidade dele. *** Desses teatros que simulam uma pseudo-realidade, como 'A Fazenda', só assisti um pouco mais a primeira 'Casa dos Artistas', algo tão fajuto e arrumado que chegava a ter alguma graça. O 'Big Brother Brasil' só vi um dia. Tentei ver um dia de eliminação há uns 6 anos atrás e achei tão idiota que nunca mais vi. Com 'A Fazenda', nem isso. Infelizmente, não é possível fugir tanto desses programas devido ao espaço exagerado que muitos portais dão a eles. Até evito entrar em certos sites por isso." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: o Brasil para enfrentar a Suécia é o mesmo da Olimpíada por praticidade. O amistoso acontecerá quatro dias depois da final do futebol masculino - isso, havendo a expectativa da presença brasileira nela. E segundo: a Record jamais contrataria o Padre Marcelo pois a Igreja Universal não aceitaria concorrência religiosa dentro do seu terreno - e nem chega a ser um pensamento exclusivo dela. A Igreja Mundial não abriga outras correntes religiosas em sua estação 24 horas, a RIT TV do R. R. Soares idem. Ademais, suponhamos que desse a louca na Record e ela contratasse um símbolo midiático da igreja católica como ele. A contratação seria apenas para a Rádio Record neste caso, já que Padre Marcelo continua firme e forte na TV Globo, apresentando nas manhãs de domingo (para todo o Brasil, menos Rio Grande do Sul e Santa Catarina) a "Santa Missa". Em Marcelo Rossi saindo da Globo, tem cara de que ele vai para uma rádio do mesmo segmento popular.

"Dos 22 filmes com Arnold Schwarzenegger que citaste, não vi nenhum! Toda vez que 'Um Tira no Jardim de Infância' passa na Globo, exibem aquela chamada batida com o dublê de ator e político tocando uma violinha. Que preguiça na hora de vender um filme! *** Parei na Record News nesta madrugada. Ia ao ar uma matéria da Ana Paula Padrão com Maurren Maggi. Ana passa-me a impressão de querer ser em Londres o que Fátima Bernardes foi na Copa de 2002: toda fofa, gente como a gente e miqueira em potencial. Maurren arriscou uns trinados bem caprichados e disse que não tem medo de palco, e La Padrão retrucou dizendo que, se tivesse voz e não fosse jornalista, gostaria de ser cantora, chegando ao ponto de dizer que Maurren era 'tudo que ela queria ser quando crescesse' Se desse pra ela captar o que vinha do lado de cá da tela, teria me ouvido gritar: 'Para de babar, pô!' Fica até feio. E Ana confessou que o palco a intimida e que teria medo de subir em um para cantar. Como alguém, como ela, padece desse terrível mal que é a timidez? *** Repórteres do segundo escalão da Globo hoje em dia são pontas-de-lança na Record. Exemplo: a bela Cleisla Garcia, que era 'banco' de Lília Teles quando esta era a principal de Goiânia e foi pra São Paulo para ser 'uma das' e não 'a' repórter. Na Record, até uma Olimpíada ela conseguiu incluir no seu currículo, o que dificilmente lhe seria facultado na Globo. No fim das contas, tem lá sua razão quem implica com a Record ao chamá-la de 'refugo da Globo', pois dá guarida a tudo o que não serviu à Vênus Platinada. *** Há dias sem nada pra ver na TV à noite e há dias como esta segunda, em que o TCM exibiu o clássico 'Tootsie' e a Cultura teve o 'Roda Viva' com Rafinha Bastos, cara que vale a pena ouvir o que tem a dizer, mesmo que seja pra discordar de cada sílaba. E Mário Sérgio Conti pode ser um baita jornalista, autor de um livraço como 'Notícias do Planalto', mas não tem sequer cacoete de apresentador de TV. *** O judô brasileiro demorou 20 anos para subir ao lugar mais alto do pódio e, agora, o povo acha que vai levar dois ouros assim na mesma Olimpíada? Muito difícil! *** Não posso crer que Suárez seja racista. Como ficaria o clima na própria seleção uruguaia se lá ele joga ao lado do Arévalo Rios? Quero crer que o que ele disse ao Evra foi em momento de destempero absoluto. Essa questão é muito complicada e depende da situação. Chamar um homem negro de 'crioulo' é racismo, mas traduzir a antiga sigla CCCP (que vinha estampada na camisa da seleção soviética) como 'Cuidado com o Crioulo Pelé' é um jogo de palavras engraçadinho. Nunca consegui entender qual é a diferença. *** Depois que o 'Todo-Poderoso' Corinthians disputou a Segundona, não duvido mais de coisa alguma." (Clayton Moreira)
Primeiro: nitidamente você não gosta do gênero "pancadaria movie", só isso. Segundo: não és o único que acha que o Mário Sérgio é totalmente deslocado como apresentador televisivo. Terceiro: conforme relatório da Federação Inglesa, Suárez chamou Evra de "negro" em conotação negativa e racista por sete oportunidades, o que rendeu ao atacante do Liverpool oito jogos de suspensão e, quando os dois times se reencontraram e o uruguaio já estava liberado, ele não devolveu o cumprimento do jogador do Manchester United. E quarto: o Flamengo não será rebaixado para a Série B.

"Sim, eu imaginei que o amigo não conhecia os blogs. Mas não me referi a nenhuma pessoa ou partido político em particular pra explicar minha tese no e-mail anterior, justamente pra não impor a ninguém meu juízo de valor. Cada um, caso queira, que se informe, analise e tire suas próprias conclusões. Essa explicação sobre o caráter televisivo dos blogueiros que estão na lista poderia até fazer sentido, mas só reforçaria a falta de credibilidade do prêmio, pelo menos nesta categoria de jornalista de blog. Avaliar blogueiro sem ler blog, apenas por ser conhecido em outro meio de comunicação, já demonstraria a fragilidade da lista." (Gustavo Nascimento)
Ainda se referindo ao Prêmio Comunique-se e à resposta à mensagem publicada ontem.

"A convocação para o amistoso pós-olímpico é para ser estudada. Se o Brasil não ganhar o ouro e Mano Menezes for demitido, como fica a lista para o jogo contra a Suécia? Acredito que a CBF mandaria um técnico tampão para esse jogo." (Ricardo Haertel)
Desculpe, Ricardo, mas mandaste uma enorme tese sobre algo demais na condicional, que nem sabemos se acontecerá pois está totalmente na condicional, dependente de sabermos como será a participação olímpica. Ademais, como Suécia x Brasil será quatro dias depois da final olímpica, a lista fica essa mesma, ainda que Mano saia neste meio-tempo. Não há a menor possibilidade de mudar uma lista para um jogo em 15 de agosto só porque uma medalha de ouro não será conquistada em 11 de agosto - e mesmo que o Brasil caia na semifinal ou nas quartas-de-final, não acho que altere muita coisa pois, em poucos dias assim, não dá para fazer a mágica que passar pela sua cabeça, no máximo uma que outra alteração por alguma questão médica, mas não técnica. A vida do Mano em termos de Copa das Confederações acho que começará a ser desenhada depois deste amistoso.

"No sábado, às 22h45, passou mesmo o 'Deles e Delas' na CNT do Rio de Janeiro. Parece mesmo que o 'Saidêra' não é mais mostrado aqui, mas as chamadas continuam rolando durante a programação. Em outras praças, há até horários e dias alternativos desse programa." (Victor Faria)
Primeiro: você não deu uma esperada para ver se o "Saidêra" passou após o "Deles e Delas"? E segundo: falou o defensor número 1 das emissoras de televisão menos destacadas e lembradas.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Hoje é o último dia do mês de julho, então, é o último dia do ano em que posso casar este sucesso aqui com a ocasião: com o grande soul man Billy Paul, "July, July, July".

Arremate

David Luiz também estará em Suécia x Brasil. A CBF esqueceu dele na lista inicial informada ontem.

"24 Horas" volta antes do próximo jogo com o "Macaulay Culkin da zaga" em campo!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.