.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

26 de julho de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 316
Agora é a vez dos "manos"

Esta tarde, contra o Egito, o Brasil começará sua trajetória na eterna luta pela bendita medalha de ouro em alguma Olimpíada. Será que Londres encerrará essa churumela sem fim?

Hoje veremos e amanhã falaremos melhor disso. Além de Brasil x Egito, o futebol masculino inicia com Honduras x Marrocos e tem na sequência México x Coreia do Sul, Espanha x Japão, Emirados Árabes x Uruguai, Gabão x Suíça, Bielorrússia x Nova Zelândia e Grã-Bretanha x Senegal.

Goleada com história escrita

Baixou Rogério Flausino em mim: "fácil... extremamente fácil..." Assim foi a estreia do futebol feminino do Brasil diante de Camarões, que já levava 2 x 0 com 10 minutos. No fim das contas, uma mão cheia de bolas na rede, sendo uma de Francielle, uma de Renata Costa, duas de Marta e a histórica da Cristiane. Seu tento foi o 11°, o que lhe torna a maior goleadora do futebol feminino olímpico em todos os tempos. A modalidade é disputada desde Atlanta 1996. Cristiane completou ontem 12 partidas, as outras sendo 6 em Atenas 2004 e 5 em Pequim 2008, com 5 gols em cada Olimpíada. Além disso, como ela volta de contusão, não compôs o onze inicial de Jorge Barcellos e entrou somente no segundo tempo.

Na manhã de depois de amanhã, a adversária brasileira será a Nova Zelândia, que perdeu pela contagem mínima para a Grã-Bretanha. Outros destaques da estreia das boleiras foram os quatrilhos da Suécia sobre a África do Sul (já estava 3 x 0 com 20 minutos) e dos Estados Unidos diante da França (de virada após desvantagem de 2 x 0), além do triunfo do Japão sobre o Canadá.

E o maior papelão dos Jogos de Londres aconteceu direto no primeiro de dois dias da "pré-estreia": o atraso em uma hora na vitória da Coreia do Norte diante da Colômbia. Tudo porque as norte-coreanas ameaçaram não atuar pois o telão do Hampden Park mostrou a escalação delas com a bandeira da Coreia do Sul - e aí entra um incidente diplomático. Uma tremenda pisada na bola.

Resumo comentado do Brasileirão

Figueirense 0 x 1 Internacional - Hélio dos Anjos estreou, mas a sina de fracassos do Furacão do Estreito continuou por mais uma noite. Loco Abreu voltou, mas conseguiu apenas um cabeceio no travessão. Depois de Muriel espalmar uma falta chutada com força por Júlio César, o Colorado saiu para o ataque e faturou com Dagoberto. Os gaúchos pararam no travessão com Jajá e Índio, uma vez em cada tempo, e colocaram Ricardo para trabalhar. Segundo triunfo sob o comando de Fernandão na primeira atuação com Oscar definitivamente fora do clube, confirmada que foi no início da tarde de ontem sua aquisição pelo Chelsea. Quer dizer: no fim das contas, valeu a briga pelo Oscar? Pensando bem, valeu, sim. Valeu 12,5 milhões de euros, metade do valor da venda pros Blues.

Ponte Preta 1 x 1 Sport - Os gols saíram no primeiro quarto de bola em jogo, ambos muito bonitos, o da Macaca pelo passe de letra de Rildo para André Luiz finalizar e o do Leão pelo portentoso pelotaço de Marquinhos Gabriel. Edson Bastos apareceu bem no restante da etapa inicial para impedir novos gols pernambucanos, mas Magrão se destacou mais ainda no tempo final ao praticar três ótimas defesas que não permitiram novas festas paulistas. No frigir dos ovos, ninguém sorriu a pleno pois as duas equipes estão há 3 rodadas sem vencer.

Vasco 1 x 0 Botafogo - Justíssimo resultado, escore não tão justo. A superioridade vascaína seria melhor traduzida com pelo menos dois gols de frente, sobretudo na primeira metade. Foram cinco bons momentos, incluindo duas defesaças de Jefferson e um arremate de Carlos Alberto no poste. Depois do intervalo, o mesmo Carlos Alberto sofreu um pênalti não marcado pelo apitante e pouquíssimos lances de perigo aconteceram. Num deles, valeu a raça e a técnica de Juninho Pernambucano. Mesmo caído e marcado, dominou e passou rapidamente para Alecsandro acertar o alvo. No segundo jogo com Seedorf, os botafoguenses facilitaram para Fernando Prass, ameaçado por dois chutes para fora no primeiro tempo e que defendeu um chute cruzado de Márcio Azevedo no tempo final.

Náutico 3 x 4 Coritiba - 8 rodadas depois, o Coxa deu uma volta por cima para injetar ânimo lá nas alturas. Mas não começou bem esta volta por cima. O Timbu abriu os trabalhos, tomou o empate e desempatou. A partir daí, praticamente só deu a esquadra paranaense. O empate e a virada chegaram na etapa complementar, dobra de Leonardo. O gol do Pereira tranquilizou o Coritiba a ponto do tento de Rico nem despertar comemoração da torcida pernambucana, mesmo que ainda houvesse alguns minutos para tentar o empate. O Náutico é a irregularidade em forma de time de futebol.

Grêmio 1 x 0 Fluminense - Jogo fraco, no qual um tricolor dominou o outro. O Fluzão perdeu a invencibilidade pois ofereceu poucos riscos à meta defendida pelo Marcelo Grohe. O Imortal não chegou a massacrar, mas foi totalmente merecedor do resultado por se mostrar mais presente na área adversária. Nem tudo foi alegria pois Kléber foi expulso por segundo amarelo - e o foi pelo histórico, pois não achei que jogar longe a bola fosse merecedor da extremidade de um cartão vermelho. Mas não altera o fato extremamente significativo: 4 vitórias consecutivas dos gaúcho, marca muito boa.

Atlético Goianiense 4 x 3 São Paulo - Jogo muito movimentado e, a exemplo do realizado no Recife, ideal para mim por cheio de gols. O Dragão teve um aproveitamento extraordinário no primeiro tempo ao marcar quatro vezes, uma delas em pênalti pra lá de mandrake convertido pelo goleiro Márcio, que lá atrás praticou defesa sensacional em grande arremate de Rhodolfo. No tempo segundo, o Tricolor ensaiou uma reação que seria milagrosa. Não fiquei totalmente convencido do pênalti do segundo gol. Depois dele, mais dois tijolaços são-paulinos. O de Rafael Toloi rendeu um gol fantástico e o de Jadson foi mais uma vez detido de maneira brilhante por Márcio. Por um lado, segunda vitória dos goianos, vamos ver se agora entram nos eixos de vez. Por outro, pisada na bola dos paulistas.

Corinthians 2 x 0 Cruzeiro - Tirando um desvio de Leandro Guerreiro para fora e uma falta cobrada perto do gol por Montillo, onde estava a Raposa ontem à noite? No Municipal de Sampa City parece que não, pois o Timão dominou do começo ao fim. Fábio deteve um chute forte de Danilo, mas não evitou Chicão de converter um pênalti boboca de Sandro Silva em Jorge Henrique. Romarinho esteve muito ativo, mas não faturou desta vez. Emerson perdeu um gol inacreditável, sem goleiro, que seria irregular pois o lance teve um domínio de braço do Fábio Santos. No último lance, um chute lindo do aniversariante Paulinho no ângulo esquerdo. Os paulistas "entraram" no campeonato e a zona de baixo já virou passado, enquanto os mineiros poderiam até tropeçar, mas que fosse jogando mais.

As próximas atrações

O líder Atlético Mineiro tem tudo para retomar a condição, parcialmente assumida pelo Vasco. Atua diante de sua gente e tem como oponente um Santos que vai de mal a pior. Dá para considerar o mesmo favoritismo para o Palmeiras contra um Bahia que oferece poucas perspectivas e que estreará Caio Júnior. Já a Portuguesa, outra que tá pela hora da morte, visita o Flamengo, que espera dias melhores depois do nadica de nada positivos recentes agora que confirmou Dorival Júnior para ser seu treinador até o fim de 2013 - mas não será hoje sua estreia e sim domingo, contra o São Paulo.

Plantão médico

O presidente do Avaí está com um pequeno tumor no lobo inferior do pulmão direito. Com 66 anos, João Nilson Zunino será operado na semana que vem e pretende continuar em atividade no comando do Leão da Ilha, mesmo que submetido a um tratamento para eliminação das células cancerígenas. Boa recuperação para ele.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de se perguntar se a reza mudará de endereço ou ficará onde está: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Flávio Ricco que o burburinho nos corredores da Rádio Globo de São Paulo dá conta de uma possível saída do Padre Marcelo Rossi, cujo "Momento de Fé" é campeão de audiência. Ninguém da Globo se manifestou e o religioso também não, pois está em férias. Imagina se não tem diretor de rádio AM popular desejando que seja essa a real da parada para fazer uma investida.

*O Grupo RBS lançará nos próximos dias um suplemento localizado: "O Sol Diário", encartado nas edições de Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina comercializadas em Itajaí, Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema, Navegantes, Penha, Piçarras, Camboriú e Porto Belo. Haverá também uma versão cibernética de "O Sol Diário".

*Foto curiosa que veem aqui: Elano fazendo o "tô de olho" junto com Paulo Bogado nos estúdios da TV Bandeirantes. O jogador do Grêmio participou nesta semana do "Jogo Aberto RS" e posou para esta imagem com o apresentador da versão gaúcha do "Brasil Urgente", exibida tanto das 13h15 às 13h45 quanto das 16h50 às 17h50. "Tô de olho" é o bordão do Bogado.

*Informado com muita alegria pela pequena grande Simone Santos no Facebook: a partir desta quinta-feira, o "Direto da Redação" da Record/RS entra na grade de programação da Record Internacional, que já tem transmitido o também matutino "Rio Grande no Ar". O "Direto", conforme destaquei outro dia neste tópico, segue o formato predominante nas demais versões regionais e mostra noticiário nacional e internacional com apresentação local, mas tem incrementado a pauta com assuntos locais, como entradas ao vivo das ruas da cidade e comentário esportivo.

*Mais Record/RS: leio no Coletiva que o "Balanço Geral" de anteontem atingiu sua segunda maior audiência em 2012, com 13 pontos de média e 32% de participação aqui em Porto Alegre.

*Record/RS, que resolveu não exibir mais o "Pica-Pau" às 16h45 via sinal nacional. Agora passa de novo "Todo Mundo Odeia o Chris" até 19h15, só aqui na aldeia pampeana.

*Leio no Lauro Jardim que Carlos Augusto Montenegro afirmou que a reportagem contra ele, exibida no último "Domingo Espetacular", é uma vingança pessoal do bispo Honorilton Gonçalves. O presidente do Ibope afirma que o comandante artístico da Record é desesperado com o fracasso, fez todas as besteiras possíveis com a grade de programação e conseguiu a façanha de tirá-la de um sólido segundo lugar para o terceiro, agora creditando isso ao Ibope, quando deveria aprender a mexer com televisão e assumir seus erros. Quer ver como, depois dessa, vem novo bombardeio?

*Leio no Flávio Ricco que a RedeTV! renovou por mais 1 ano o contrato de Regina Volpato. Espero que ela tenha algo à altura da sua qualidade, o que não é o caso do "Manhã Maior".

*Completa 55 anos nesta quinta-feira a jornalista Rosana Hermann, atualmente com seu blog "Querido Leitor" no R7 e participando do "Jornal da Record News" e do "NBlogs". Apresentadora de quadros e programas na Rede Manchete, na TV Cultura, na CNT e na Rede Bandeirantes, foi redatora em diversas emissoras. Dois exemplos de programas onde foi redatora: "Sai de Baixo", da Globo, entre 1996 e 1997, e "Pânico na TV", na RedeTV!, entre 2003 e 2008. Além disso, Rosana compôs o primeiro time de apresentadores da atual versão do "Fala Brasil", da Rede Record, lançada em 1998.

*Trago aqui (postado por sdb935) um episódio do "Sai de Baixo" escrito por Rosana Hermann: "Pintou Sujeira", da excelente primeira temporada, com participação de Guilherme Karan.

*A saideira: se não tivesse falecido no fim de 2010, completaria hoje 90 anos Blake Edwards, um dos grandes diretores de comédia do cinema entre as décadas de 60 e 80. A união com Peter Sellers é das mais vencedores da história, fosse no engraçadíssimo "Um Convidado Bem Trapalhão" ou na série de filmes do Inspetor Clouseau, composta por "A Pantera Cor-de-Rosa", "Um Tiro no Escuro", "A Volta da Pantera Cor-de-Rosa", "A Nova Transa da Pantera Cor-de-Rosa" e "A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa". Com Sellers falecido, foram feitos ainda "A Trilha da Pantera Cor-de-Rosa" e "A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa", este o último filme de David Niven. O último tanto da série quanto de Blake foi "O Filho da Pantera Cor-de-Rosa", de 1993, estrelado por Roberto Benigni.

*Mas Blake Edwards dirigiu outros filmes que vale a pena conferir, uns menos e outros mais importantes: "Encontro às Escuras", "Assim é a Vida", "Minhas Duas Mulheres", "O Homem Que Amava as Mulheres", "Mulher Nota 10", "Lili, Minha Adorável Espiã", "A Corrida do Século" e, propositalmente deixei por último por ser sua obra maior (fora da união com Peter Sellers), "Bonequinha de Luxo".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver no encontro do século com a boneca nota 10 de cor-de-rosa.

Bela do Dia: Joana Limaverde

Joana Limaverde, atriz, cuja última novela foi "Amor e Revolução", no SBT. Os olhos desta moça são um negócio arrebatador.

Aviso aos navegantes

Hoje, excepcionalmente, deixo de atendê-los. Tempo apertado com muita coisa, hoje as duas colunas estão muito espichadas. Então, publico na próxima coluna as mensagens enviadas ontem.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 60 anos nesta quinta-feira a morte de Evita Perón, a mitológica primeira-dama da Argentina, que morreu com apenas 33 anos. Esposa de Juan Domingo Perón, que por três vezes presidiu a Argentina, Eva Duarte foi uma famosa atriz de novelas do rádio e marcou sua vida na política pela luta em prol dos mais carentes. A dramaturgia retratou sua vida ao longo dos anos seguintes, como a ópera-rock "Evita", empreendida por Andrew Lloyd Weber e Tim Rice em 1976, e o filme "Evita", que Madonna estrelou em 1996. Na voz de Julie Covington, recordo aqui "Don't Cry For Me Argentina".

Arremate

Wangler, destaque do Caxias no Gauchão, fechou por 4 anos com o Grêmio. Inicialmente, jogará no time B.

"24 Horas" volta antes que o meio-campista tenha a primeira chance no time do Brasileirão!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.