.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

24 de julho de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 314
Troca forçada de goleiro no Brasil

A preocupação desta segunda-feira confirmou-se em problema sério para o Brasil, a dois dias do início da caminhada rumo ao bendito ouro. Rafael está fora da Olimpíada de Londres.

O goleiro do Santos sofreu um trauma no cotovelo direito ao bater em um boneco durante um trabalho no CT do Arsenal, conforme o doutor José Luiz Runco. Para o lugar de Rafael foi chamado Gabriel, da Seleção campeã mundial sub-20 no ano passado e que recentemente trocou o Cruzeiro pelo Milan e que estava na lista de espera, para a qual chegará Renan Ribeiro, do Atlético Mineiro.

Para o lugar de Rafael como titular, vai um arqueiro pouquíssimo acionado na recente temporada europeia. Em 2012, Neto disputou somente três jogos completos pela Fiorentina, um pela Copa da Itália (derrota por 3 x 0 para a Roma, ainda no início do ano) e dois pelo Campeonato Italiano (derrota por 2 x 0 para a Atalanta e empate por 0 x 0 com o Cagliari, ambos nas últimas rodadas).

E mais essa: leio no Cosme Rímoli que, perguntado por ele, o Dr. Runco disse que os bonecos usados na atividade no Arsenal são de... ferro. E nada mais preciso dizer.

Troca forçada na lateral feminina

Lado canhoto sem Eliane, lesão muscular tirou ela dos Jogos Olímpicos. Danielli vai substituí-la.

Assoprou o tio (Paulo Bonfá feelings)

Apitantes das estreias brasileiras no futebol olímpico: no feminino de amanhã, contra Camarões, a sueca Jenny Palmqvist; e no masculino da quinta, contra o Egito, o italiano Gianluca Rocchi.

A Segunda na terça

Mais uma semana completa de Série B tem seu início. Os mineiros se encontram em Varginha, com favoritismo do América diante do Boa Esporte, ainda que ambos venham de empates na sexta-feira. O Joinville, depois da impressionante entregada de rapadura diante do CRB, é obrigado a dar satisfações para sua gente ao recepcionar o América de Natal, vindo de bom resultado. Por fim, o Goiás quer manter o sorriso à toda ao visitar o ASA, que complicou para o Ceará, mas acabou derrotado.

Aos palpites que me palpitam, como diria João Arruda: Boa Esporte 1 x 2 América Mineiro, Joinville 2 x 2 América de Natal, ASA 1 x 2 Goiás, Avaí 1 x 1 Bragantino, Barueri 0 x 2 Criciúma, Guarani 1 x 2 Atlético Paranaense, Paraná 2 x 1 Ceará, Vitória 3 x 2 CRB, ABC 1 x 0 Guaratinguetá e Ipatinga 0 x 3 São Caetano.

Copa Sul-Americana

A edição de 2012 tem início nesta terça-feira, com Danubio x Olimpia e Tacuary x Cobreloa.

Curtinhas

*Leio no Ricardo Perrone que, conforme dito a ele por um integrante da diretoria, não foram apenas os resultados ruins que acabaram com Joel Santana no Flamengo e sim a entrevista dele para o "Esporte Espetacular" de anteontem, onde disse que começava a passar pela cabeça a ideia de abandonar o futebol e que não sairia já do Mengão para não ser chamado de fraco. Isso foi na manhã de domingo. Poucas horas depois, o time perdeu para o Cruzeiro em BH. Não estou dizendo que isso influenciou e mesmo que a Globo tem culpa por exibir a entrevista (pois não tem), mas que hora pro Joel falar tais coisas!

*Em tempo: até a publicação desta coluna, não estava confirmado o novo treinador, havendo somente um burburinho relativo a Dorival Júnior.

*Vindo de 1 vitória, 5 empates e 5 derrotas, o Figueirense anunciou seu novo treinador: Hélio dos Anjos, o mesmo que saiu do Atlético Goianiense por perder os 6 jogos que disputou. Mamãe...

*O povo é criativo mesmo. Vi essa no Twitter, infelizmente esqueço onde para dar crédito: vejam aqui uma gif muito engraçada com a "bicicleta" de Vanderlei Luxemburgo em um gol do Grêmio.

*Triste: morreu aos 79 anos, de infarto fulminante, o ex-goleiro Anibal. Iniciado no Olaria, jogou também por Flamengo, Santa Cruz, Palmeiras, Sporting de Lisboa, Comercial de Ribeirão Preto e Ponte Preta. Anibal foi o primeiro goleiro a defender um pênalti chutado por Pelé. Foi na derrota do Comercial para o Santos por 3 x 1, pelo Campeonato Paulista, em 30 de setembro de 1962.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de bombardear: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O "Domingo Espetacular" mostrou denúncias sobre negócios irregulares que teriam sido cometidos por Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope. Reportagem confusa devido à mistura de associações em dado momento. Leio nos sites que a Record marcou apenas 8 pontos em São Paulo com o programa. Argumento prontinho para a emissora se queixar do homem.

*Leio na Keila Jimenez que a Record pretende continuar com as denúncias e mais duas reportagens estão preparadas, uma delas sobre possíveis falhas e fraudes em pesquisas do instituto. E leio no Lauro Jardim que a matéria exibida anteontem estava na gaveta há algum tempo - logo, levada ao ar em um momento conveniente, quando os grandes veículos tem informado constantemente a reduzida audiência da Record em diversas faixas em São Paulo. A propósito: a Keila é da Folha de S.Paulo e o Lauro é da Veja. Dois veículos nos quais a Record bateu forte recentemente.

*Nem tudo são más novas da Record, ainda bem. Leio no Alan de Faria que o novo "O Aprendiz", que estreará em 2012, voltará a ser liderado por Roberto Justus. Agora, sim, eu volto a ver este programa.

*Surpresa legal que vi pela Camile Magalhães (ex-repórter de RBS TV e RIC/Record) no Twitter: o site da Super Interessante publicou uma galeria com fotos de 67 dubladores. Para minha surpresa e alegria, veem aqui este Papo de Bola - o Site ser creditado na foto da Flávia Saddy, a voz da Chelsea de "As Visões da Raven". Pegaram a imagem dela como "Bela do Dia" desta "24 Horas" em 9 de fevereiro de 2009.

*Da série "estou ficando velho": completa 70 anos nesta terça-feira o ator Chris Sarandon, que foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante por "Um Dia de Cão", que fez "Brinquedo Assassino" e que, na década de 80, participou do memorável terror adolescente "A Hora do Espanto". É do casamento com ele nos anos 70 que Susan Sarandon herdou seu sobrenome, que é artístico e não de origem.

*Também hoje, completa 60 anos o diretor Gus Van Sant, que tem no currículo filmes como "Drugstore Cowboy", "Um Sonho Sem Limites", "Gênio Indomável", "Encontrando Forrester" e "Milk".

*E mais uma da série "estou ficando velho": duas molecas de filmes de sucesso da década de 90 aniversariam hoje. Uma é Anna Paquin, vencedora do Oscar por "O Piano", de 1993, que completa 30 anos. Outra é Mara Wilson, a "Matilda" da comédia de 1996, que chega aos 25. Diferenças básicas: Anna consolidou uma carreira adulta, tanto no cinema (com os filmes de "X-Men") quanto na TV (com o seriado "True Blood"); já Mara nunca mais fez nada de relevante e mesmo abandonou o cinema.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver tocando piano para Matilda e seu homem de nome iniciado com X.

Bela do Dia: Isis Cerchiari

Isis Cerchiari, repórter. Apenas hoje a vi pela primeira vez, em reportagem no "Bom Dia Brasil", feita em São Paulo. Mas vi que ela é da TV TEM de Itapetininga. Não sei agora se ela está "emprestada" para a Globo de SP (igual à "musa-mor" Cristina Vieira, que passou três semanas por lá e voltou ontem à TV TEM de Sorocaba) ou se foi em definitivo. Seja qual for a cidade onde trabalhar, que Isis apareça muito com sua presença graciosa e lindindona.

Convivas

"Surpreendente Fernandão treinando o Inter. Ele ser o técnico evidencia uma falta de planejamento, já que era diretor e sempre existe o risco dele perder alguma parte de sua empatia com a torcida, caso vá mal. *** Caio Jr., com um perfil semelhante ao do Falcão como treinador, conseguirá tirar o Bahia do atoleiro? Tenho dúvidas. *** Escudero, ex-Corinthians, no Coritiba? As canelas adversárias precisarão de boa sorte... *** Wagner Diniz, que gostava de cavar pênaltis no Vasco, é mais um daqueles laterais que mais atacam do que marcam. Que a defesa do Avaí segure as pontas pela direita. *** O time dos EUA é muito bom, mas falta um reforço na defesa, principalmente dentro do garrafão, para poder sobrar em quadra no basquete masculino. 'Dream Team' é só aquele de 1992 e nada mais. *** Será que o time feminino de basquete do Brasil não pode até melhorar sem Iziane em quadra? Certamente entrará com as 5 que estiverem em quadra mostrando mais disposição. *** Não é privilégio da Zero Hora procurar gaúcho em qualquer grande fato pelo mundo. O Estado de Minas é mestre nisso também. *** Engraçado que, quando obtém números favoráveis, a Record utiliza os serviços do Ibope. Quando não vai bem, metem a boca no trombone. Credibilidade e coerência não são o forte da Record. *** Com Bruna de Lima, o Náutico tem como ficar na Primeira Divisão. Bela musa da torcida do Timbu!" (Alexandre Rodrigues Alves)

"Foi exagerada a dispensa da Iziane. Tudo bem que não pode levar o marido pro hotel, mas não considero tão grave assim. *** Torcedores e jogadores só se preocupam em reclamar. A falta do primeiro gol do Fluminense contra a Ponte Preta foi claríssima, inclusive para cartão amarelo. *** Jorginho pode até ser um bom técnico, mas prefiro Falcão e Dorival Jr. *** Cadê Luiz Zveiter?" (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)
Primeiro: a referência ao Jorginho é por qual motivo mesmo? Não entendi. E de qual Jorginho você fala? Do auxiliar do Dunga na Copa de 2010 ou do técnico do Atlético Paranaense? E segundo: preside o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

"O que tem de nêgo cavando é uma coisa! Ancelmo Gois já cravava às 5 da tarde que Dorival Júnior era o novo técnico do Flamengo, mas no início da noite o 'RJTV' não confirmou o 'furo' e, até o momento em que escrevo, tudo segue na mesma. Cá pra nós: grande coisa essa nota do Ancelmo, se todo mundo já sabe que Dorival é o 'pato' da vez desde que caiu no Internacional. O fato é que muitas vezes a imprensa aposta em algo e começa a plantar notícias aqui e ali pra ver se apressa o desenrolar dos acontecimentos, não sei motivada a imprensa por quais interesses. Mas engraçado mesmo foi dar no noticiário que o empresário de Levir Culpi mais uma vez ofereceu ao clube os serviços do treinador, como tem acontecido sempre nos últimos tempos. A que ponto se chega quando se entra no ocaso de uma carreira que nem chegou a ser isso tudo! *** Pela enésima vez a Globo exibiu 'O Auto da Compadecida'. O filme é uma graça, mas se torna chato de tanto que reprisam - o que não impede, no entanto, que tenha seu público cativo. Isso pode ser um indício de programarem sucessos de bilheteria para fazer frente à Olimpíada na Record." (Clayton Moreira)

"Falha-me a memória: por que o Treze apelou à Justiça Comum pra disputar a Série C mesmo? Que eu me lembre, ele não disputou a Terceirona no ano passado, ou seja, não foi rebaixado à Série D. E que fim levou o Rio Branco do Acre, alvo da ação?" (Daniel F. Silva)
Como o Rio Branco correu o risco de ser rebaixado por recorrer à Justiça Comum para conseguir a liberação da interditada Arena da Floresta, o Treze se sentiu no direito de subir para a Série C pois, com os acreanos caindo, abriria uma vaga e os paraibanos querem preenchê-la alegando que ficaram em quinto lugar na Série D de 2011, já que eliminados nas quartas-de-final. Já o Rio Branco tá parado.

"Desde ontem, a TV TEM de Bauru conta com sinal digital. Tomara que ele venha logo pra TV TEM de Itapetininga, pois a imagem e o som atualmente estão péssimos, sem contar o delay de 4 segundos em relação à Globo da parabólica." (Fernando Henrique França Gemignani)

"Bernard é um jogador lépido e habilidoso, disciplinado taticamente e extremamente incisivo. Demonstra muita maturidade e, se mantiver as soberbas atuações, será inevitável uma oportunidade na Seleção. É o grande nome do momento no futebol brasileiro, pois Neymar não vive grande fase técnica e Oscar vai para o Chelsea. *** Joel Santana demitido era questão de tempo. O Flamengo se comportou bem contra o Cruzeiro, mandou na partida e merecia melhor sorte. É incrível a incompetência da direção, que terá o terceiro técnico no ano. O time é fraco, limitado e precisa mais de jogador de qualidade do que de treinador. Se os resultados não vierem, o sucessor será 'fritado' como os antecessores. *** Não era Paulo Roberto Falcão o único problema do Bahia, mas um dos principais responsáveis pela campanha pífia e vergonhosa até aqui. Por que diabos indicar ex-jogadores em atividade, como Kleberson e Mancini? Por que não dar oportunidades a atletas de capacidade, como Magno, Jefferson e Fábio? Por que liberar o promissor William Matheus e contratar o fraquíssimo Gerley? Falcão pagou um preço alto por errar e persistir no erro. *** O Chelsea está muito qualificado para a próxima temporada. Muitos se surpreenderão com os Blues no Mundial. Quem espera um time fechado, muito marcador e com futebol pouco atrativo, apenas de contra-ataque, vai se enganar. *** Fernando Alonso é um absurdo de piloto, indubitavelmente o melhor disparado. A Ferrari não possui um carro tão rápido e, mesmo assim, Alonso consegue tirar o máximo dele e lograr bons resultados, enquanto Felipe Massa paga mico a cada Grande Prêmio e será estupidez renovar seu contrato." (Romário Henderson)

"Dorival Júnior seria uma boa, mas temo que o caldeirão que é o Flamengo o engula como foi com Silas em 2010. Além disso, Dorival é conhecido pela sua incapacidade de administrar elencos. *** Foi especulado na imprensa carioca que Patrícia Amorim já estaria pensando em não se candidatar à reeleição no Flamengo. *** Só deve ter um jogador triste com a saída do Joel: Paulo Victor, que, junto com Felipe, vinham sendo os melhores jogadores do Fla neste ano. *** Não entendi a Zero Hora retirar a matéria do gaúcho. Só se é de um grupo concorrente ao da Rádio Gaúcha." (Wanderson Ferreira)
Não é. Gaúcha e ZH são do Grupo RBS. ZH retirou a matéria que destaquei na coluna de ontem por absoluta falta de sentido dela existir, por absoluta falta de noção em sua realização e, acredito, principalmente pelas chacotas que recebeu de gente de tudo quanto foi Estado - até mesmo daqui do RS - no Twitter. Puxa! Se o cara estava num cinema em Michigan e o atentado aos espectadores da sessão de "Batman" foi em Denver, pra quê publicar o depoimento de alguém que não sabe direito o que aconteceu? Isso é o mesmo que eu ligar 5 minutos depois de Figueirense x São Paulo para o comentarista que fez este jogo e perguntar a ele como foi Cruzeiro x Flamengo, que aconteceu no mesmo horário. Só isso, Wanderson. Me admira o amigo não ter sacado algo tão óbvio quanto isso.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Na segunda-feira da semana passada, uma insuficiência respiratória encerrou aos 80 anos a vida de Ed Lincoln. Cearense de nascimento e carioca por opção desde os 19 anos, fez seu nome com o gênero conhecido por sambalanço. Sua bonita carreira teve complicadores a partir de 1963, quando sofreu um acidente automobilístico do qual sobreviveu, mas que deixou resquícios como problemas de coluna e pulmonares. Vamos lembrar de Ed Lincoln trazendo aqui "Balanço Azul", que sonoriza um vídeo com imagens do Rio de Janeiro dos tempos antigos.

Antes do Arremate...

...constato: é por cenas como a de Ana Maria Braga lavando roupa no tanque no "Mais Você" e a de Edu Guedes andando de salto alto no "Hoje em Dia" que a TV aberta é ótima... só que ao contrário.

Arremate

Flamengo ofereceu uma bufunfa salarial para Felipe sair do Vasco. E a Patrícia Amorim foi pra Olimpíada. Bah!!!

"24 Horas" volta antes que alguém dê um jeito por completo no rubro-negro!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.