.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

23 de julho de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 313
Chegamos à semana da Olimpíada

Com o futebol nesta quarta-feira e oficialmente na sexta-feira, os Jogos Olímpicos de Londres terão seu início. Período que será danado demais para mim, com eventos acontecendo das 5 da madrugada até 8 da noite. Some a isso permanecer firme e forte o futebol à noite, seja com o Campeonato Brasileiro Séries A e B ou seja com a Copa Sul-Americana, e quero ver quanto de tudo conseguirei acompanhar. Serão duas semanas e meia para a resistência do meu sono ser colocada à prova. Então, desde já peço a compreensão dos amigos do Brasil em caso de eventuais furos, como alguma notícia que eu perder por não acompanhar ou alguns dias em que eu não conseguir atualizar mensagens de leitores. Procurarei fazer o meu melhor. Me desejem sorte.

A rodada do Brasileirão

Sport 1 x 4 Atlético Mineiro - Bernard foi o homem da partida e da rodada. Depois que o Leão saiu na frente para na sequência mais nada fazer, o jovem avante participou de toda a virada: serviu Ronaldinho na área para Danilinho aproveitar a sobra e empatar, acionou Ronaldinho para este virar, cruzou para Jô ampliar e fechou tudo com um golaço por cobertura. O Galo chegou às 6 vitórias consecutivas, o que não conseguia desde 1986. Naquela ocasião, atingiu 8 triunfos sucessivos. Será repetido tal feito contra Santos e Fluminense?

Vasco 2 x 0 Santos - Atuação constrangedora do Peixe, que é um time absolutamente comum sem seus principais talentos. Mesmo sentindo as perdas de Diego Souza para o Al-Ittihad e de Fagner para o Wolfsburg, o Cruzmaltino ganhou sem traumas e sem complicações.

Corinthians 1 x 1 Portuguesa - Um tempo foi da Lusa e ela faturou. O outro foi do Timão e ele empatou e poderia ter virado, não fosse o sapataço do Douglas parar no travessão. Como os alvinegros se saíram melhor no conjunto, a rubro-verde saiu muito no lucro.

Cruzeiro 1 x 0 Flamengo - Primeiro tempo mediano, Fábio travou o chute de Vagner Love e Paulo Victor saiu mal e permitiu a Borges marcar seu primeiro gol em mais de dois meses (desde os 8 x 0 do Bolivar, pela Libertadores). Segundo tempo chato e marcado por aquilo que eu vi Léo Moura, Vagner Love e Hernane aprontarem e que vi umas 10 vezes ontem à noite para tentar acreditar que aconteceu. Sim, Fábio e Marcelo Oliveira foram muito importantes, mas se é qualquer outro time e o momento não é turbulento, a bola entraria. Vitória mínima, mas máxima, da Raposa. (Atualização das 13:10: Joel Santana não é mais treinador do Flamengo, conforme registro no Twitter do assessor de imprensa do clube, Leonardo André.)

Figueirense 0 x 2 São Paulo - Jogo ruim no Scarpellão e os dois gols exatamente nos extremos, o primeiro antes de fechado 1 minuto de jogo e o segundo no último lance da partida. Entre eles, uma que outra tentativa do Furacão do Estreito e a justa expulsão de Fred. Nem se o Tricolor quisesse perder, conseguiria. E o problema do Furacão do Estreito era apenas o ex-técnico Argel?

Palmeiras 3 x 0 Náutico - Reestreia muito positiva de Obina, marcando o primeiro gol e participando dos tentos de Mazinho e Márcio Araújo. O grande momento do Timbu no jogo foi quando perdia apenas por 1 x 0, em cabeceio à queima-roupa de Kieza defendido muito bem por Bruno. Fora isso, 3 pontos ganhos sem dificuldades pelo Verdão.

Internacional 4 x 1 Atlético Goianiense - Impossível avaliar se o Colorado teve "a mão" do Fernandão com apenas dois dias de comando técnico, mas a equipe construiu um marcador consistente e condizente com os objetivos de cada time no Brasileirão. Elton, que marcou o primeiro gol, foi a presença mais ativa dos alvirrubros no ataque. Os rubro-negros vão que vão mal das pernas.

Botafogo 0 x 1 Grêmio - Diziam que um estrangeiro faria a festa no "Subornão". E diziam com razão. E daí que não foi o holandês Seedorf e sim o boliviano Marcelo Moreno? A ordem dos fatores não altera o fator do produto. Descontração à parte, o Imortal jogou um bom primeiro tempo e, depois de marcar o belo gol participado por um passe beleza pura de Zé Roberto, recuou demais e esteve por levar o empate várias vezes. O travessão em um momento e Léo Gago em outro foram providenciais. Tudo parecia conspirar a favor do Fogão. Só parecia.

Ponte Preta 1 x 2 Fluminense - Do que adianta ser superior e não traduzir isso em gols? A Macaca deveria ter feito uns 3 gols, mas como fazer quando Roger, Nikão e cia. estão com a pontaria falha e Renê Júnior estufa as próprias redes? Ferron até empatou, mas um pênalti convertido na finaleira por Fred deu ao Tricolor um sucesso providencial no fim de semana de seus 110 anos.

Bahia 2 x 2 Coritiba - Empate justo em partida movimentada. Parecia que o Tricolor de Aço teria os 3 pontos nas mãos quando Souza e Mancini abriram frente. Mas Everton Costa e Emerson empataram (tudo na língua do "e") para o Coxa, que se segurou em defesaça de Vanderlei numa oportunidade de ouro desperdiçada por Souza. O avante tricolor só não me irritou mais neste lance do que Roberto em algumas chances, uma delas "se tropeçando-se consigo mesmo" antes de ficar na cara do gol e jogar pra fora. Devo ser azarado, não consigo ver o Roberto se sair bem.

Rescaldo dos palpites

Como não publiquei coluna no sábado, não houve palpites deste que vos tecla neste fim de semana - o que não quer dizer nada, pois eu poderia adicioná-los na coluna da própria sexta-feira, mas aí entrou uma terrível característica minha: o esquecimento. Mas considerem que apostei 5 x 5 em todos os jogos e que errei todos, só para constar dos autos. Vocês se saíram assim:

8 acertos
Charles Tavares (3 exatos: 2 x 0 Vasco, 2 x 0 São Paulo, 4 x 1 Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Palmeiras, empate em São Paulo e empate em Salvador
Natanael Felipe Rhoden (2 exatos: 2 x 0 Vasco, 2 x 1 Fluminense, Atlético Mineiro, Cruzeiro, São Paulo, Palmeiras, Internacional e empate em Salvador)

7 acertos
Carlos Rodrigues (2 exatos: 2 x 0 Vasco, 2 x 1 Fluminense, Atlético Mineiro, Cruzeiro, São Paulo, Palmeiras e Internacional)
Clayton Moreira (2 exatos: 2 x 1 Fluminense, 1 x 1 em São Paulo, Atlético Mineiro, Vasco, Palmeiras, Internacional e empate em Salvador)
Anderson Costa (1 exato: 2 x 1 Fluminense, Atlético Mineiro, Vasco, Cruzeiro, Palmeiras, Internacional e empate em Salvador)
Victor Faria (1 exato: 2 x 0 Vasco, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Palmeiras, Internacional, Fluminense e empate em Salvador)

6 acertos
Fernando Melotti Constâncio (3 exatos: 2 x 0 Vasco, 1 x 0 Cruzeiro, 2 x 1 Fluminense, Atlético Mineiro, Palmeiras e Internacional)
Douglas Ernesto Fernandes Gonçalves (1 exato: 2 x 1 Fluminense, Atlético Mineiro, Vasco, Cruzeiro, Palmeiras e Internacional)
João Arruda (1 exato: 2 x 1 Fluminense, Atlético Mineiro, Vasco, Cruzeiro, Palmeiras e Internacional)
Paulo Henrique de Oliveira Santana (1 exato: 3 x 0 Palmeiras, Atlético Mineiro, Vasco, Cruzeiro, Internacional e Fluminense)
Sandro Francischini (1 exato: 1 x 1 em São Paulo, Atlético Mineiro, São Paulo, Palmeiras, Internacional e Fluminense)

5 acertos
Alexandre Rodrigues Alves (1 exato: 2 x 1 Fluminense, Vasco, São Paulo, Palmeiras e Internacional)
Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (1 exato: 2 x 1 Fluminense, Vasco, Cruzeiro, Internacional e empate em Salvador)
Celso Luís Gallo (1 exato: 1 x 0 Cruzeiro, Vasco, Palmeiras, Internacional e empate em Salvador)
Gabriel Aguiar (Atlético Mineiro, Vasco, Palmeiras, Internacional e Fluminense)

4 acertos
Fernando Henrique França Gemignani (2 exatos: 2 x 0 Vasco, 2 x 1 Fluminense, Palmeiras e Internacional)
Wanderson Ferreira (2 exatos: 2 x 0 São Paulo, 2 x 2 em Salvador, Vasco e Cruzeiro)
Nelson Jorge (1 exato: 2 x 0 Vasco, Flamengo, Palmeiras e Internacional)
Fernando Clemente (Atlético Mineiro, Cruzeiro, Palmeiras e Internacional)

2 acertos
Danilo Otoni (Internacional e empate em Salvador)

O que vem por aí

Neste meio de semana, o Galo tem tudo para prosseguir na liderança, já que receberá um Peixe cada vez mais pela bola 7 na caçapa do canto. O vice-líder Cruzmaltino fará clássico contra o Fogão, que espera se reabilitar. Já o Fluzão vem a "Frio Alegre" em jogo que promete ser bom diante do Imortal Tricolor. Ainda a observar o sempre atrativo clássico nacional entre Coringão e Raposa. Eis os 10 jogos da próxima rodada: na quarta, Figueirense x Internacional, Ponte Preta x Sport, Vasco x Botafogo, Náutico x Coritiba, Grêmio x Fluminense, Atlético Goianiense x São Paulo e Corinthians x Cruzeiro; e na quinta, Atlético Mineiro x Santos, Flamengo x Portuguesa e Palmeiras x Bahia.

Cadê os comentários da Série B?

Escrevi na abertura da coluna deste domingo, só passarem lá para conferir. Em tempo: se as TVs repetirem hoje aquele segundo lance do Marcelo na derrota do Atlético Paranaense para o Vitória, será que a bola finalmente entra depois de 3 ou 4 repetecos?

Rescaldo dos palpites

Fui lamentável, como quase sempre: apenas 4 acertos (São Caetano, América de Natal, Ceará e Criciúma). O saldo final de vossas senhorias foi este:

7 acertos
Anderson Costa (1 exato: 2 x 0 Goiás, São Caetano, América de Natal, Vitória, Ceará, Criciúma e CRB)
Danilo Otoni (1 exato: 1 x 0 Vitória, América de Natal, Goiás, Criciúma, CRB, ABC e empate em Guaratinguetá)
Natanael Felipe Rhoden (São Caetano, América de Natal, Goiás, Ceará, Criciúma, CRB e empate em Guaratinguetá)

6 acertos
Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (3 exatos: 3 x 0 São Caetano, 2 x 0 Goiás, 2 x 1 Criciúma, América de Natal, Ceará e CRB)
Nelson Jorge (São Caetano, América de Natal, Goiás, Ceará, Criciúma e CRB)

5 acertos
Hugo Leonardo Souza Pinto (São Caetano, América de Natal, Goiás, Ceará e empate em Guaratinguetá)

4 acertos
Alexandre Rodrigues Alves (1 exato: 2 x 1 América de Natal, São Caetano, Goiás e Criciúma)

O que vem por aí

Depois de uma semana com duas rodadas, temos de novo uma semana completa, parte dela amanhã, parte na sexta e parte no sábado. Eis: na terça, Boa Esporte x América Mineiro, Joinville x América de Natal e ASA x Goiás; na sexta, Avaí x Bragantino e Barueri x Criciúma; e no sábado, Guarani x Atlético Paranaense, Paraná x Ceará, Vitória x CRB, ABC x Guaratinguetá e Ipatinga x São Caetano.

Nas Séries C e D

Na Terceirona, o homem do domingo foi Pedro Júnior - aquele mesmo, ex-Grêmio. Três dos quatro tentos do triunfo do Vila Nova contra o Duque de Caxias foram dele, que pediu música e não levou pois o "Fantástico" não mostrou (em tempo: era uma canção religiosa, pelo que vi no Twitter da Monara Marques, que o entrevistou no fim do jogo).

Na Quartona, dois destaques: da série "para tudo na vida há uma primeira vez", a vitória do Campinense diante do Baraúnas foi marcada pela primeira expulsão na carreira de Warley, que lembro sempre que é aquele mesmo; e o Horizonte ganhava por 2 x 0 até 44 minutos do segundo tempo, quando permitiu a diminuída do Petrolina, que empatou dois minutos depois. Meu Deus!

Curtinhas

*Flamengo numa pior, Joel Santana "in the corda bamba" e Patrícia Amorim pediu licença para ir a Londres assistir a Olimpíada. Seria bom que ela nem retornasse e alguém melhor a substituísse de vez.

*Sobre Fernandão treinando o Internacional: surpreendente, para dizer o mínimo. O nome dele só surgiu no fim da manhã, pouco depois de confirmada a saída do Dorival Júnior. E sem entrar no mérito dele ser para todo sempre um dos maiores ídolos do Colorado em todos os tempos - e talvez por isso mesmo a notícia tenha sido levada numa boa pela maioria da torcida e mesmo dos cronistas daqui da aldeia pampeana -, não dá para deixar de ter um olhar crítico quando se lembra que ele compunha a diretoria que demitiu Dorival. Mas, para bem geral do Inter, tomara que ele se saia bem.

*É o que resta em relação a Caio Júnior: desejar boa sorte. Comandar este Bahia não será missão muito fácil. Como vimos ontem, não era apenas Paulo Roberto Falcão o problema.

*Deola não é mais goleiro do Palmeiras, que vai emprestá-lo para o Vitória. O homem perdeu terreno no Verdão e bons ares podem fazer bem.

*Paulo Assunção, que estava sem clube após deixar o Atlético de Madrid, chega ao São Paulo. Já temos um Assunção trintão muito bom no futebol paulista. Há espaço para mais um?

*É claro que haverá o clima de "revival" da final do Mundial de 1983, mas não deixa de ser frustrante o Grêmio inaugurar a Arena enfrentando o Hamburgo, considerando-se que sonhou com alguém do primeiro nível da Liga dos Campeões da UEFA, como o Bayern de Munique. É como você desejar morar em uma cobertura triplex, mas se contentar com um apê de um dormitório pequeno.

*Escudero é o novo defensor do Coritiba. É aquele mesmo ex-Corinthians. Um novo "Cori" fará bem para ele?

*Avaí contratou o lateral direito Wagner Diniz, aquele mesmo ex-Vasco e São Paulo, que nos Estaduais disputou o Goiano pelo Itumbiara. Resolverá o setor?

*O Passo Fundo está de volta à divisão principal do Campeonato Gaúcho para 2013. Venceu o Esportivo e contou com uma vitória magra do Guarany de Camaquã sobre o União Frederiquense, insuficiente para batê-lo no saldo de gols. Agora, Passo Fundo e Esportivo decidirão a Segundona, mas o principal eles já conquistaram.

*Gols brasileiros em amistoso no estádio dos Yankees. Lucas Piazon marcou o seu primeiro pelos profissionais do Chelsea, enquanto Nenê tinha feito antes para o Paris Saint Germain.

*Tony Kanaan em 18º e Rubens Barrichello em 15º na pista e 13º no resultado oficial. Ainda bem, para os brasileiros, que Helio Castroneves salvou a lavoura na Fórmula Indy e venceu em Edmonton.

*Vitória de ponta a ponta para Fernando Alonso no GP da Alemanha, onde Sebastian Vettel chegou em 2º, mas caiu para 5º devido a uma manobra considerada irregular (não digo se concordo ou discordo pois nada vi da corrida). Felipe Massa e Bruno Senna lá no fundão. Eita nóis... A Fórmula 1 volta à carga no próximo domingo, na Hungria.

*Maior candidato ao ouro do basquete masculino na Olimpíada? Sim. Imbatível? Não. Pelo menos nos amistosos os Estados Unidos demonstram isso. Primeiro, foi aquele contra o Brasil. Ontem, ganhou da Argentina por apenas 86 x 80. Amanhã, os filhotes de Yankee Doodle Dandy reviverão a final de Pequim contra a Espanha, cujo astro Pau Gasol será o porta-bandeira na cerimônia de abertura.

*No basquete feminino, o Brasil ganhou da China por 71 x 62, em torneio amistoso realizado na França, após duas derrotas. Passados estes jogos e a exclusão da Iziane, o foco é todo em Londres.

*Falem agora do Thomaz Bellucci. Falem agora! (baixou Eron Dalmolin em mim, haha) Fanfarronices à parte, que bom que o homem ganhou finalmente um título, o terceiro da carreira. A final contra o sérvio Janko Tipsarevic representou sua segunda conquista em Gstaad, onde venceu em 2009. Depois, Bellucci só tinha vencido em 2010.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de falar para gaúchos e gaúchas presentes até onde não estão presentes: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Uma característica do jornal Zero Hora é sempre, sempre mesmo, dar um jeito de encontrar um gaúcho metido em tudo quanto for grande acontecimento. Só que na última sexta-feira isso rendeu zoeiras no Twitter de gente dos outros Estados. Vocês viram este tristíssimo caso do atirador do cinema em Denver, que matou 14 pessoas em uma sessão de "Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge". Pois bem: o periódico do Grupo RBS encontrou um gaúcho doutorando em linguística que acompanhou "Batman" no cinema para dar um depoimento. Só um detalhe: ele estava em Michigan e só soube da tragédia ao escutar a Rádio Gaúcha pelo iPhone. O site de ZH retirou a entrevista de Léo Gerchmann do ar poucas horas depois, mas ela foi printada e publicada aqui.

*Extinto no fim de 2010, quando do fim dos microjornais de 5 a 10 minutos pós-"Bom Dia Brasil" (casos do "Radar" em Rio de Janeiro e São Paulo), o "Redação RS" volta nesta segunda-feira à RBS TV, desta vez sem horários pré-determinados, em formato de programete veiculado ao longo da programação e com notícias de cada região.

*Leio no Coletiva que o "Rio Grande no Ar", matutino gaúcho da Record, é exibido pela Record Internacional desde o começo deste mês e, segundo dados da CAEM (Comissão de Análise de Estudos do Meio), teve a segunda maior audiência da emissora em Portugal. Legal isso!

*O que foi a reportagem do "Domingo Espetacular" sobre irregularidades que uma empresa controlada por Carlos Augusto Montenegro teria praticado? Foi uma salada completa, sobrando para Rede Globo e até para Ricardo Teixeira. Foi como se a Record quisesse dizer, mas sem dizer às claras: "não confie nos números de audiência passados por um instituto presidido por alguém que enriquece ilicitamente como este homem". É por isso que não consigo ver o "Domingo Espetacular". Volta e meia, matérias relacionadas a interesses dos proprietários da emissora entram neste programa.

*Leio no Flávio Ricco que Cynthia Benini deixará o "Jornal do SBT" no fim deste mês, a pedido dela mesma, que deixa o começo da madrugada e responderá pelos boletins do "SBT Brasil" apresentados nos intervalos da programação da tarde. Quem formará dupla titular com Carlos Nascimento será Karyn Bravo. Ou seja: nenhuma mudança da qual possamos nos queixar, muito ao contrário.

*A saideira: semana passada, um dos assuntos do "Estúdio i", da Globo News, foi o universo das telenovelas brasileiras. Para tanto, o entrevistado da Maria Beltrão foi Mauro Alencar, considerado o grande especialista em teledramaturgia no Brasil e consultor da TV Globo há 20 anos. Um trecho de 20 minutos deste programa pode ser visto aqui.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver dormindo e sonhando que vivo um romance igual ao das novelas.

Bela do Dia: Bruna de Lima

Bruna de Lima, candidata do Náutico no concurso Musa da Torcida, do UOL Esporte. Se o Timbu não vai bem dentro de campo, vai muito bem fora dele.

Convivas

"Figueirense x São Paulo não teve grande nível técnico. Positiva a estreia com estrela do Ademilson como titular e a defesa com três zagueiros se mostrar menos insegura. Claro que o Figueirense atual não é um grande parâmetro, mas o São Paulo sofreu menos sustos. Paulo Assunção é bom volante, pelo que lembro dele no Porto e no Atlético de Madrid, mas não joga aqui há 10 anos. *** O que acontece com o Inter para demitir tantos técnicos, sendo que reencontrou o caminho dos títulos? A falta do Brasileiro afeta tanto o humor dos colorados? *** Parece que as pessoas enxergam um cartaz pendurado no pescoço do Falcão, com os dizeres 'não sou treinador!'. Só assim se explica essa demissão que, ainda que tenha certa justificativa com o início ruim do Bahia no Brasileiro, é exagerada pois o time está recebendo reforços até agora. *** Tenho dúvidas sobre uma final entre campeões de turno. Poderia ser bom, mas a regularidade dos pontos corridos vale mais no fim das contas. Final por final, Copa do Brasil e Estaduais estão aí para cobrir essa lacuna. *** Estranho que tudo, hoje em dia, tem a ver com o rejuvenescimento de pessoas na TV. Até parece que, ao trazer pessoas mais novas, a Globo vai conseguir melhorar a qualidade de transmissão do carnaval quando o problema é a monotonia de muitos desfiles, desde sexta-feira à noite até a manhã de terça-feira. *** Se você não dissesse, acharia que Júlia Lechtman era uma atriz estrangeira, pelo nome e pelo tipo de beleza clássica." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Que joguinho vagabundo do Brasil contra a aberração que é o time da Grã-Bretanha. Torcedor sem TV paga não teve motivos para se queixar por não acompanhar essa pelada. Enquanto rolava essa 'briga com bêbado', ouvi na Rádio Cultura de São Paulo um especial sobre o Clube da Esquina. E ouvi que o 'Clube do Filme', da TV Cultura, passará para as quintas, às 22h, a partir de agosto - ou seja, batendo com 'Avenida Brasil' e deixando um buraco na noite de sábado, disparada a pior da televisão. Não gostei! *** Um mês antes da Copa de 1966, a mítica revista Realidade mostrou Pelé na capa portando aquele chapéu da guarda real britânica e os dizeres: 'foi assim que ganhamos o tri'. O resultado da Seleção sabemos qual foi. Agora em 2012, claro que com aquela famosa imagem na cabeça, a Veja resolveu colocar o mesmo chapéu na cabeça do Neymar. Acho que é mais um indício de que ainda não será desta vez o ouro. *** Fico me perguntando por que chamaram Roberto Dinamite para participar de 'Que Rei Sou Eu?' e não outro jogador da época, pois ele trajava a camisa da Seleção Brasileira, que já não vestia mais há um bom tempo. E numa hora em que Charles Miller explica que o juiz pode ser xingado à vontade quando erra, mas que ainda assim é intocável, ele encerra dizendo aos conselheiros: 'right'? Seria uma provocação proposital de Cassiano Gabus Mendes com José Roberto, uma vez que era inevitável que ouvíssemos 'Wright'?" (Clayton Moreira)

"O futebol da Olimpíada é um corpo estranho, mesmo porque não conta com seus grandes astros - ao contrário dos demais esportes, que têm em seus respectivos torneios olímpicos seu campeonato principal -, além de contar com a concorrência da Eurocopa, que no caso da Inglaterra tirou vários jogadores importantes da seleção britânica, como Welbeck, Walcott e Oxlade-Chamberlain, todos com idade olímpica. Além disso, a Espanha apenas convocou maiores de 23 anos que quase não atuaram na Euro, como Juan Mata. A Fúria foi a última seleção europeia campeã olímpica, há 20 anos, quando era a anfitriã e não se classificou para a Eurocopa. Depois que esta foi ampliada para 16 países, mais nenhum europeu ganhou o ouro. Uma solução para melhorar o nível técnico seria adotar o procedimento de 1984 e 1988: chamar jogadores de qualquer idade, desde que não tivessem sido convocados para Copas do Mundo. *** O Globo de Ouro não faz distinção entre comédia e drama para atores coadjuvantes, eles concorrem juntos. *** Pelo que vi na página dela no Facebook, Luiza Zveiter é irmã do novo presidente do STJD, Flávio Zveiter. *** Acho que os organizadores do chamado Grupo Ouro do carnaval carioca querem que a Globo o exiba para o Rio de Janeiro. Seria uma boa para os cariocas que não curtem o desfile de São Paulo, mas é impeditivo o baixo nível técnico que se avizinha, ainda mais com 19 escolas. Nos últimos anos, mesmo com apenas 10 escolas, o segundo grupo não era conhecido exatamente por ser brilhante." (Daniel F. Silva)

"Depois que São Paulo e Internacional ganharam de Liverpool e Barcelona, os times europeus começaram a dar valor ao Mundial e nenhum sul-americano ganhou mais." (Gabriel Amaral Brito)
Escritas foram feitas para ser quebradas.

"O que você acha da pressão em torno da normalização de volumes de intervalos comerciais nas emissoras abertas? Creio que não podem variar mais do que 3 decibéis do que a programação normal da emissora. Bom seria se essa obrigação valesse para canais pagos, que sofrem muito mais desse problema e me irritam - e irritam os vizinhos, também, que já ligaram pro síndico do condomínio reclamando do volume repentino que surgiu na minha televisão! (risos)" (Gabriel Maverick)
É um absurdo essa diferença de volume, me dá nos nervos quando percebo isso, sobretudo em raríssimas noites em que consigo parar para ver TV e deixo num volume mais baixo para descansar.

"Quarta-feira passada, Bruno esteve no 'Agora é Tarde'. Exibiram defesas dele em Palmeiras x Coritiba com imagens e áudio original do SporTV, extraídos do YouTube. Ao invés de colocarem a transmissão da própria Band, com Luciano do Valle, puseram Milton Leite no ar. E sexta-feira, ao exibirem as imagens de quando Marcos Pontes foi ao espaço, elas eram do SBT, tiradas do YouTube e com narração do lançamento por Carlos Nascimento, citado no ar pelo próprio Danilo Gentili. Vai entender o que acontece na Band!" (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

"Quais programas da Rádio Bandeirantes de São Paulo são veiculados para Porto Alegre?" (Raider Lopes Martins)
"Primeira Hora" das 7h às 7h30 e "Bandeirantes a Caminho do Sol" e "Na Estrada" entre 1h e 5h30, estes de segunda a sábado e simultâneos à rede, e também "Você é Curioso?", "Memória" e "Fanáticos Por Futebol", em horários alternativos na madrugada de sábado para domingo.

"Neto Baiano não é perda irreparável para o Vitória. Sua grande fase foi no Estadual, mas na Série B não repetiu a mesma performance. Destoou não somente pelo nível competitivo aumentar, mas também pela insatisfação em não receber aumento de salário. Bom jogador, mas muito problemático. *** Falcão fez um trabalho muito convincente no Campeonato Baiano e, em dado momento, o Bahia chegou a ter o melhor ataque do país, com imposição e volúpia. Mas ele fez algumas escolhas equivocadas no Brasileiro, indicou jogadores incapacitados, escalou jogadores por experiência e nome e deixou de dar oportunidades a alguns atletas de qualidade. Pior: ao invés de buscar alternativas, resolveu persistir no erro e pagou um preço alto. Caio Júnior não me traz perspectiva de reabilitação. *** Extremamente precipitada a demissão de Dorival Júnior. Sem Oscar e Leandro Damião, o Inter é limitado como o Santos sem Neymar e Ganso. O elenco colorado é muito qualificado, principalmente com Forlán. *** Riquelme me decepcionou e me surpreendeu negativamente com as esfarrapadas justificativas para não jogar no Flamengo. Ele foge da responsabilidade, o que não é comum em sua carreira tão brilhante, onde sempre fez questão de ser protagonista. No lugar dele, eu viria e mostraria ser capaz de fazer um time limitado atuar competitivamente num torneio tão difícil como o Brasileiro. *** Quando saiu a convocação da seleção feminina de basquete, fiquei irritado com a presença da Iziane. Boa jogadora, quiçá a melhor das convocadas, mas nunca mais deveria vestir a camisa do Brasil desde a recusa em jogar contra a Bielorrússia, uma atitude ridícula e injustificável de quem não demonstrou amor e desejo de vencer defendendo o seu país." (Romário Henderson)

"Dando uma olhada na grade da CNT, reparei que o 'Saidêra' não é mais exibido para o Rio e que chegou o 'Deles e Delas'. Parece que a programação vai melhorando com novos programas, um ou outro talvez de qualidade duvidosa, caso do 'Alfinetadas'. Aqui no Rio falta um jornal local, que é básico. E a rede tem que investir em mais programação própria. Cadê o 'CNT Repórter', onde estão os filmes da 'Sessão das Dez' e por que não adquirir mais uma série para fazer companhia à excelente 'Lei e Ordem'?" (Victor Faria)
Tu és um eterno otimista, Victor.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Morreu no sábado o cantor Marcos Roberto, aos 71 anos, de falência múltipla de órgãos. Seu maior sucesso está aqui: "A Última Carta".

Arremate

Morreu David Meira, de 19 anos, o jogador de basquete atingido por uma tabela no DF. Força para a família!

"24 Horas" volta esperando não ter que comentar outra tristeza enorme dessas!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.