.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

13 de julho de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 305
Há 5 anos: "vamos pro Pan, fazer o quê?"

Trechos da abertura desta "24 Horas" em 13 de julho de 2007:

"Chegou o bendito dia. O dia da abertura oficial dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Talvez o evento mais 8 ou 80 que tenho notícia em anos, pois não tô vendo uma só pessoa que o encare no meio-termo. Ou são os empolgadérrimos pelo Brasil receber um evento esportivo de grande magnitude e que pode nos abrir chance de sediar Copas e Olimpíadas, ou são os critiquérrimos pelos gastos excessivos e além do previsto com uma competição cujas obras foram entregues muito demoradamente. O Pan não me empolga. Em 2003, eu também não me empolguei muito. Vamos fazer o seguinte: é só esse Pan não ter nenhum incidente violento ou que manche de vez sua imagem e o deixo passar incólume."

Como vimos, foi um evento redondinho durante os dias de realização, mas com problemas que rendem até hoje, principalmente em termos de ladroagens aprontadas por quem o comandou. Nada que se deva estranhar.

Copa Sul-Americana

A Conmebol divulgou nesta quinta-feira datas e horários das fases iniciais. Eis os dos jogos brasileiros:

Coritiba x Grêmio - 31/7, 21h15, Porto Alegre; e 23/8, 19h30, Curitiba
Figueirense x Atlético Goianiense - 1/8, 19h30, Goiânia; e 23/8, 21h50, Florianópolis
São Paulo x Bahia - 1/8, 21h50, Salvador; e 21/8, 20h15, São Paulo
Botafogo x Palmeiras - 1/8, 21h50, (provavelmente) Barueri; e 22/8, 22h, Rio de Janeiro

Recopa Sul-Americana

Também ontem, a Conmebol informou datas e horários dos confrontos entre os campeões da Libertadores e da Sul-Americana em 2011: 22 de agosto, mando da Universidad de Chile; e 26 de setembro, mando do Santos. As duas pelejas às 10 da noite (a do Chile começa às 9 da noite locais).

A Segunda na sexta

Duas partidas dão andamento à semana da Série B. Goiás x América Mineiro promete. Se repetir a chuva de gols dos últimos compromissos deles (empate por 3 x 3 dos goianos com o Bragantino e vitória por 3 x 2 dos mineiros sobre o Atlético Paranaense), a festa está garantida. A outra partida é Ipatinga x Barueri. Bom... como diria o careca: força na peruca para quem assistir esta porfia.

Jogos Olímpicos

A julgar pela numeração da Seleção Brasileira para o futebol masculino em Londres, tomando por base que os titulares vestem de 1 a 11, Mano Menezes tem esta escalação inicial na briga pelo ouro: Rafael Cabral; Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo, Lucas e Oscar; Leandro Damião e Neymar.

Números dos jogadores: 1, Rafael Cabral; 2, Rafael; 3, Thiago Silva; 4, Juan; 5, Sandro; 6, Marcelo; 7, Lucas; 8, Rômulo; 9, Leandro Damião; 10, Oscar; 11, Neymar; 12, Hulk; 13, Bruno Uvini; 14, Danilo; 15, Alex Sandro; 16, Paulo Henrique Lima (a.k.a. Ganso); 17, Alexandre Pato; e 18, Neto.

Curtinhas

*Confirmado pela CBF um amistoso entre Brasil e China para 10 de setembro, no Mundão do Arruda, no Recife. Três dias antes, a Seleção confrontará a África do Sul no Morumbi, em São Paulo.

*Deco recebeu ontem o título de Cidadão Carioca, proposta do vereador Carlo Caiado, do DEM. Esse é um título que faz mais sentido que o por mim criticado ontem concedido em Belo Horizonte ao Ronaldinho Gaúcho, já que o luso-brasileiro de São Bernardo do Campo está no Fluminense desde 2010, sendo campeão brasileiro e um dos destaques da equipe, com a qual renovou até o fim de 2013.

*Thiago Silva e Ibrahimovic não são mais do Milan. Eles rumam ao Paris Saint Germain. Concordam ou discordam que os rossoneri perdem muito sem eles?

*Para alegria de Paulo Bonfá, o New York Cosmos está de volta. O famoso time norte-americano da década de 70 disputará em 2013 a NASL (National Association Soccer League), que têm clubes dos Estados Unidos, do Canadá e de Porto Rico - e é um torneio distinto da MLS (Major League Soccer), o Campeonato Norte-Americano. O Cosmos jogou pela última vez em 1984. Legal essa, não?

*Ontem, completou 50 anos um dos grandes boxeadores do seu tempo: o mexicano Julio Cesar Chavez, campeão mundial em três categorias diferentes (super-pena, leve e super-leve). Ele sustentou até 1994 uma invencibilidade de 90 lutas. Nas memoráveis noitadas de boxe da Globo nos anos 90, também pra ele valia a música: "aí vem o Chavez, Chavez, Chavez! Todos atentos olhando pra TV..."

*Muito triste: David Henrique Conrado Meira está internado em estado grave. Jogador do time sub-22 do Uniceub, ele treinava no ginásio da ASCEB com vistas à Liga de Desenvolvimento Olímpico de Basquete e tentou uma enterrada, mas a tabela cedeu e caiu sobre seus pescoço e ombro. Infelizmente, seu estado é gravíssimo. Que Deus o proteja e que aconteça uma recuperação milagrosa.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de falar da linda e maravilhosa que trocou sua terra verde e amarela pelo Velho Continente: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A linda e maravilhosa que cito é Denise Barra, gatíssima jornalista de Belo Horizonte. Aqui no Brasil, ela trabalhou por 6 anos na Rede Minas, serviu por 3 anos ao Multishow e, em São Paulo, foi apresentadora esportiva da TV Gazeta por 2 anos, mas principalmente a acompanhei como repórter do "Hoje em Dia", na Rede Record, entre 2006 e 2009. Lamentei muito, inclusive, quando teve aqui em Porto Alegre o concurso "Beleza na Comunidade" e não foi ela que veio fazê-lo. Após sair da Record, Denise trabalhou por 1 ano e meio na webTV do Brasil Econômico.

*Aí eu me perdi dela na televisão e agora entendi o motivo: Denise Barra casou com o empresário francês Frank Devillaire e foram morar em Genebra, na Suíça. Desde maio, a bonitona passou a trabalhar na Rouge TV, falada em francês. Uma amostra dela pode ser vista aqui. E para quem não lembrar da Denise na televisão brasileira, este resumo aqui é um ilustrativo muito legal.

*Leio no Flávio Ricco que as mudanças na Rede Bandeirantes do Rio de Janeiro podem chegar ao mais alto comando, pois há uma insatisfação muito grande na matriz de São Paulo com o que chega de lá. Band Rio, como se sabe, que demitiu 21 jornalistas recentemente e extinguiu o jornal matutino "RJ Acontece", além de ainda não conseguir estrear a Rádio Bradesco Esportes devido à burocracia.

*Já vem da sexta-feira passada, mas apenas hoje menciono: o "Record Notícias" engordou de novo. O jornal local de São Paulo tinha ficado apenas até 12h20 sob a desculpa de uma "programação de férias", que colocou o "Pica-Pau" até 14h40. Mas agora temos de novo quase 3 horas da Adriana Reid. Por essas e outras que eu canto: "voa, voa gradezinha, voa..."

*Mais jornalismo de Sampa City: leio na Cristina Padiglione que, na média de junho, o "SPTV" do César Tralli cresceu 14% em relação a maio e teve média de 9,7 pontos. Já o "Record Notícias" perdeu 9% entre 12h e 12h50, enquanto o "Bom Dia e Cia." do SBT cresceu 9%. Considerações?

*Muito se falou, mas somente agora chegou o dia: domingo tem Ana Paula Araújo no "Fantástico". Ela apresentará o programa junto com Zeca Camargo, já que Renata Ceribelli tirou duas semanas de férias e regressa no outro domingo. Veem aqui a chamada do "Show da Vida" com a apresentadora do "RJTV", que acho que, de todos os jornalísticos da casa, só não fez "Globo Rural" e "Jornal da Globo" - sem contar, claro, meu desejo em vê-la à frente do "Globo Esporte" igual às vezes em que fez a "Manchete Esportiva" na saudosa Rede Manchete (eh, eh, eh).

*O SBT decidiu reprisar amanhã, às 21h15, a estreia do "Maior Brasileiro de Todos os Tempos". Leio na Keila Jimenez que, segundo fontes da emissora, se for mantida a mesma popularidade da fase inicial de votação (na qual teve o dobro de votos do segundo colocado), o favorito a vencer o programa é Luiz Inácio Lula da Silva.

*Grande folclorista e defensor das tradições do Rio Grande do Sul, Paixão Côrtes completou 85 anos nesta quinta-feira. Uma homenagem bem boa cabe nesta reportagem aqui (postada por maocriollacorrearia), feita por José Hamilton Ribeiro para um "Globo Rural" de 2011.

*Também ontem, completou 75 anos o comediante Bill Cosby, uma bandeiras do humor negro norte-americano. Seu "Show do Bill Cosby", entre 1984 e 1992, foi líder de audiência e entrou para a história das sitcoms. Aqui no Brasil foi exibida em TV aberta pela Bandeirantes, mas infelizmente não há Cristo que me faça encontrar qualquer material desta série na dublagem brasileira, onde Bill ganhou a voz do excepcional Márcio Seixas, que também o dublou em filmes como "Leonard: Parte 6" e "Papai Fantasma".

*Já nesta sexta-feira, completa 70 anos um dos maiores astros do cinema em todos os tempos: Harrison Ford. Quem nunca viu ao menos um filme por ele estrelado? Não é apenas a trilogia "Star Wars" (com "Guerra nas Estrelas", "O Império Contra-Ataca" e "O Retorno de Jedi") e nem o quarteto de Indiana Jones ("Os Caçadores da Arca Perdida", "O Templo da Perdição", "A Última Cruzada" e "O Reino da Caveira de Cristal"). Harrison também brilha em filmes como "Loucuras de Verão", "O Caçador de Andróides", "A Testemunha", "Uma Secretária de Futuro", "O Fugitivo", "Revelação" e tantos mais.

*Harrison Ford, aliás, que compôs a polêmica relativa ao horário da grande decisão do Campeonato Brasileiro de 1999, entre Corinthians e Atlético Mineiro. Algum leitor saberia dizer onde ele entra nesta história? É algo que já contei neste Papo de Bola em tempos anteriores. Quem for leitor assíduo e tiver boa memória saberá o que é.

*Também hoje, completa 55 anos uma de nossas grandes atrizes: a bonita, carismática e muito competente Lília Cabral, que recentemente protagonizou "Fina Estampa". Todas as produções de TV que fez foram na Globo, com exceção justamente da estreia: "Os Adolescentes", novela de Ivani Ribeiro exibida pela Band em 1981. A estreia na Plim-Plim foi três anos depois, em "Corpo a Corpo", novela da qual um trecho foi reprisado este ano pelo "Vídeo Show" e está aqui (postado por emanunes). Atualmente, Lília pode ser vista no repeteco de "Chocolate com Pimenta" à tarde.

*A saideira: nesta quinta-feira, completou 50 anos a primeira apresentação dos Rolling Stones. Esta "24 Horas" homenageou devidamente os Stones quando dos 50 anos da formação, em 25 de maio.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver rolando as pedras com o pulador Jack Flash.

Momento Raridade Rara I

Hoje é celebrado o Dia Mundial de Rock pois, em 13 de julho de 1985, foi promovido no Estádio Wembley o show Live Aid, que reuniu diversos grandes artistas. Veja aqui (postada por diler2006b) uma matéria da Rede Manchete, infelizmente não sei com locução de qual repórter, sobre a apresentação. Há trechos dos shows de Queen e Billy Ocean, além de um som de Bryan Adams no final.

Momento Raridade Rara II

Data histórica nesta quinta-feira para o rádio do Rio de Janeiro: 10 anos do último "Programa Haroldo de Andrade". Grande comunicador nascido em Curitiba, começou no AM carioca em 1954, na Mauá. Ele chegou à Globo em 1961, permanecendo por 40 anos em duas passagens. Ele saiu rapidamente entre 1982 e 1983 para a Bandeirantes do Rio. Quando a Rádio Globo decidiu nacionalizar sua grade, Haroldo não aceitou entrar nessa. Por isso, despediu-se dos ouvintes em 12 de julho de 2002 prometendo retornar na segunda-feira. Mas não voltou. Foi demitido pela direção da emissora. No fim de 2005, o comunicador abriu sua própria emissora: a Haroldo de Andrade AM 1060. Ela fechou em 2008, poucos meses depois do seu falecimento.

Peguei do site Show do Rádio, de Paulo Francisco, e subi para o YouTube este áudio aqui, com abertura e encerramento do último "Programa Haroldo de Andrade" na Rádio Globo AM 1220.

Bela do Dia: Fernanda Abraão

Fernanda Abraão, atriz, que no começo deste ano apareceu na minissérie "O Brado Retumbante", da Globo, e protagonizou em março uma sensacional edição da revista Sexy. Pense numa loira gostosa com todas as letras maiúsculas. G-O-S-T-O-S-A é o que esta mulher espetacular é.

Convivas

"Concordo com uma única reeleição para entidades esportivas, mas precisamos ver se a proposta será prática. Além dela, poderiam fazer com que quem fosse eleito duas vezes não tivesse direito a ser candidato novamente e que parentes tivessem impedida a entrada nas confederações esportivas. Estou querendo demais? *** Muito provavelmente João Havelange não sofrerá grandes punições pelo suborno, certamente pela idade. O triste é precisar acontecer alguma coisa na Suíça para Ricardo Teixeira pagar pelos seus atos. *** Apesar de um certo pré-conceito no relatório da FIFA que diz que a propina é comum na América do Sul e na África, não deixa de ter um fundo de verdade, ainda mais aqui no Brasil. *** Onde será realizado Amigos de Ronaldo x Amigos de Zidane aí em Porto Alegre? Pensa em ir prestigiar? *** Não entendi o basquete masculino brasileiro jogar com força máxima em um torneio amistoso contra o time B da Espanha. Dá armas ao adversário, que certamente analisou o time para um futuro encontro em Londres. *** Não surpreende a comenda ao Ronaldinho Gaúcho. Há pouco tempo, Ivete Sangalo também foi condecorada cidadã de Belo Horizonte. No Brasil, vereador gosta mesmo é de dar nome de famosos para ruas e de aparecer em eventos como esse. *** Muitas vezes as pessoas confundem fama com importância. Não vou fazer críticas à lista do 'Maior Brasileiro de Todos os Tempos' pois a própria ideia do programa é meio discutível. Em termos esportivos, chama a atenção Garrincha estar tão distante do Pelé, tendo o ex-camisa 7 ganho uma Copa com tanto destaque como ganhou em 1962, além de provavelmente Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi não estarem melhor colocados em contraste com a aura quase messiânica - da qual discordo - que Ayrton Senna tem. Dos 27 restantes, certamente Dilma Rousseff e Ronaldo estarão neles. *** Achei muito boa a Mari Paraíba na Playboy. Luciane Escouto e Paula Pequeno são mais bonitas, mas o ensaio foi bom dentro do esperado." (Alexandre Rodrigues Alves)
Quando ele mandou a pergunta do jogo festivo, foi antes da atualização que publiquei na coluna de ontem mesmo. Será em 19 de dezembro, na Arena do Grêmio. Ainda não sei se irei.

"Não foi falta no lance que originou o gol do Palmeiras. Mazinho já estava caindo e recebeu um puxão de leve. De qualquer forma, foi um lance duvidoso. Os erros do futebol tinham que ficar apenas com os jogadores e o técnico. Os árbitros não deveriam interferir no placar do jogo, mas erram e interferem pois são humanos. Por isso o Coritiba não foi campeão da Copa do Brasil, mesmo com os seus erros." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)

"O Palmeiras nunca mostrou um futebol bonito, mas foi decisivo no momento certo, administrou a pressão e mereceu vencer a Copa do Brasil. *** Seria um exagero dizer que Corinthians e Palmeiras correm risco de rebaixamento, mas eles tem que acordar para o Brasileirão e jogar pelo menos o suficiente para se manter na Série A. *** Um lixo as escolhas do 'Maior Brasileiro de Todos os Tempos'. Sinal de que o povo brasileiro não liga para a cultura e não tem capacidade suficiente para escolher um representante decente para o país. Absurdo colocar ídolos teen, jogadores de futebol e cantores meia-boca na lista. Depois, vem gente se sentindo ofendida porque gringos afirmam que nosso país não tem cultura. Mas não é pra menos. *** Gostei do 'Leitura Dinâmica' apresentado pela Amanda Klein, mas foi curioso todas as reportagens terem locução da Gabriela Pasqualin." (Charles Tavares)

"O Coritiba se firma como a Holanda do futebol brasileiro: futebol bastante competitivo, no entanto, entrega a rapadura no fim. Pela terceira vez consecutiva, fracassa a um jogo da Libertadores. Depois, falam do Vasco! E deu a impressão de que o Palmeiras poderia ter feito o gol antes. Segurou os caras por 65 minutos, levou um gol, não demorou nada e conseguiu o empate, voltando em seguida à velha tática. Mais do que qualquer outro técnico, Felipão é o rei do mata-mata. *** Seria o cúmulo da ironia se o zagueiro intelectual Paulo André tivesse feito um gol contra 'de letra'. *** O programa do grande Haroldão, flamenguista e devoto de Nossa Senhora Aparecida, faz parte da minha formação. Com 12 anos eu já acompanhava com interesse os 'Debates Populares', que alguém já chamou de 'a faculdade do pobre'. Minha bronca com a Rádio Globo por conta da saída do mestre foi tamanha que, desde então, só a escuto esporadicamente, mas nunca mais o fiz diariamente, como até 2002. Apanhei quase que aversão aos 1220 pois nunca me desceu a sua desregionalização, que tinha em Haroldo de Andrade um adversário e que motivou sua saída. O tempo mostrou que ele tinha razão." (Clayton Moreira)

"Só Obina não resolverá o problema do Palmeiras, pois vem para ser reserva de luxo de Barcos e do preferencial do Scolari, Luan. A saber algumas coisas: se Luiz Felipe montará essa equipe e permanecerá na próxima temporada, já que seu contrato termina em dezembro; se Marcos Assunção vai manter sua precisão para se manter nessa equipe, esperando eu que adotem as mesmas coisas feitas pelo Vasco com Juninho Pernambucano; qual será a solução dos dirigentes para aumentar a receita e contratar bons jogadores, já que ficou claro que o Palmeiras preferiu um estádio a um time bem qualificado, o que o deixa sem dinheiro para repatriar Thiago Ribeiro, bom meia-armador que seria um bom reforço e não muito caro, fora as outras posições; se não seria hora de romper com a tradição e buscar um goleiro seguro ou até mesmo trabalhar e dar segurança a Bruno e Deola; e quais reforços chegarão para a Libertadores, pois Juninho, Artur, Cicinho, Márcio Araújo, Betinho, Leandro Amaro, João Vitor e alguns outros não bastam para ela." (Douglas Ernesto Fernandes Gonçalves)

"Mesmo sendo palmeirense, acredito que esse título é um imenso tapa-buraco. Acabou com a seca de títulos, mas de nada adiantará se a diretoria não contratar reforços para, no mínimo, não passar vergonha neste Campeonato Brasileiro e na Libertadores de 2013. Espero que novas receitas venham. Por outro lado, há de se congratular os esforços nesta decisão. Definitivamente o time não teve 'ventos do destino' assoprando em sentido favorável. Wesley, Barcos, Valdivia e Maikon Leite fora, Henrique febril e Luan vindo de lesão e, no final das contas, segurando a bronca em boa parte do segundo tempo no imenso sacrifício. É quase meio time. Com todos esses jogando, com certeza a qualidade melhoraria muito. Resta saber se, com Obina no lugar de Betinho e alguns outros reforços - que, do fundo do meu sofridíssimo coração palestrino pisado e sujo, espero que venham -, o time melhorará substancialmente e engrenará no Brasileirão. *** Há algum tempo percebo que a 'Academia Esportiva' não é mais atualizada. Por quê?" (Gabriel B.)
Ando com pouco tempo para tudo e, infelizmente, tive de dar reduzidas em algumas coisas. A seção dos colunistas foi uma delas. Quero retomar uma hora qualquer, mas não sei precisar quando.

"O esporte e, principalmente, o futebol são legais por causa disso: nada melhor que um dia após o outro - ou um ano após o outro ou um jogo após o outro. Do quê adiantaram as gozações dos tais 6 x 0 do Coritiba no ano passado? Só valeram para o dia porque, depois, eles perderam a invencibilidade para o próprio Palmeiras e duas finais da Copa do Brasil. O que vale mais: uma vitória por 6 x 0 ou um título conquistado em coxas? Só para encerrar: eita Coxinha sem sal. As que minha mãe faz são muito melhores. É campeããããão!!!" (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

"Rico, que o Náutico contratou, jogou em 2004 no Grêmio - ou melhor: não jogou, fez apenas número - e ficou marcado por ser encontrado junto com Luciano Ratinho jogando uma pelada em um parque de Porto Alegre. Não à toa, o Grêmio foi rebaixado com louvor no Campeonato Brasileiro daquele ano." (Natanael Felipe Rhoden)

"Sugiro Renata Aymoré, do Combate, e Bárbara, do vôlei, para 'Bela do Dia'. *** O caso da Mari com a Sheilla eu li no blog do Bruno Voloch. *** Apesar de Leandro Amaro tentar impedir a festa fazendo a falta que Ayrton converteu brilhantemente, Betinho fez um gol salvador após a cobrança magistral deste jogadoraço chamado Marcos Assunção, que merecia mais do que ninguém esse título. Parabéns ao Coritiba por valorizar essa conquista histórica do Palmeiras. Duas quartas-feiras históricas: a primeira Libertadores do Corinthians e o primeiro título nacional do Palmeiras depois de 12 anos. Se quiser ser bicampeão das Américas, o Verdão necessitará de reforços. Precisa de um reserva para Juninho, não pode ter só Betinho como reserva do Barcos e precisa de um reserva melhor que Leandro Amaro para Thiago Heleno e Maurício Ramos. Será que não conseguem convencer Pierre, Diego Souza, Cleiton Xavier e Kléber para voltar e jogar a Libertadores? Seria muito legal." (Ricardo Haertel)
Acho que és o único palmeirense ou dos únicos que gostaria da volta do Gladiador. A maioria acredito que quer mais é que ele se exploda, depois de tudo que aconteceu na sua saída, sobretudo nas detonadas públicas via TV Bandeirantes contra Felipão. Aliás, pode esquecer os dois juntos novamente. Depois deste episódio no Palmeiras, duvido muito que voltem às boas.

"Não me agrada o futebol deste Palmeiras, mas foram brilhantes a união, a disciplina tática, a eficiência e a humildade em reconhecer suas limitações e não jogar de igual para igual contra quem lhe é superior tecnicamente. Não é covardia ou medo e sim estratégia. Foi assim em Porto Alegre contra o Grêmio e nos dois jogos contra o Coritiba. O time coeso fez com que um corresse pelo outro. As merecidas críticas e desconfiança que este elenco recebeu aumentaram significativamente a motivação. O Coritiba foi valente e melhor durante boa parte dos 180 minutos, mas foi incompetente nas conclusões no jogo de ida. *** Ricardo Haertel, realmente Riquelme deixou a desejar nas finais da Libertadores, mas foi muito decisivo em outros jogos. Deu um show de bola contra a Unión Española, no Chile. Contra o Fluminense, jogou muito na Bombonera e deu um passe esplendoroso para o gol de Santiago Silva no Engenhão. E diante da Universidad, administrou o meio-campo e ditou o jogo. Mesmo numa equipe relativamente limitada, Riquelme foi preponderante para o Boca chegar à final. Ele tem 34 anos e recentemente teve sérios problemas de joelho, mas ainda é capaz de decidir. *** Não se pode crucificar um árbitro, que é humano e passível de erro, em um lance em que não há convicção. Acho, apenas acho, que Sandro Meira Ricci errou no pênalti sobre Ronaldo em 2010, mas no todo sua regularidade é plausível. *** Wendel é versátil, podendo atuar no meio-campo e na lateral esquerda. O Vasco necessitava qualificar o elenco após as negociações de Rômulo e Alan, e a passagem de Wendel no Bordeaux foi muito boa. *** Gerardo Pelusso é muito experiente e foi brilhante na Universidad de Chile. A safra paraguaia de jogadores está longe de ser ruim e acredito que ele reerguerá o Paraguai para uma posição digna nas Eliminatórias. *** Mari não vive um bom momento e as lesões atrapalharam muito o seu desenvolvimento, além de ser a pior receptora de bola, tanto que quase sempre as adversárias sacam em cima dela devido a esta dificuldade. É grande jogadora em forma, mas na fase atual não era digna de estar na Olimpíada." (Romário Henderson)

"Em 1958, o Brasil tinha o 'complexo de vira-lata' no futebol. A partir de 1970, criamos a 'mania de grandeza'. A todo e qualquer resultado que contrarie a vontade da maioria, começam a levantar questionamentos contra a ética do jogo. Exemplos: Peru em 1978, 'vender' a Copa de 1998 para ganhar em 2002, 'vender' em 2006 para ganhar em 2010 e, agora, o Boca Juniors 'vender' a final da Libertadores para o Corinthians. Vamos parar de palhaçada e assumir os erros! *** Ricardo Haertel, Bernardinho não foi imprudente em momento nenhum na brilhante condução da seleção masculina de vôlei. Bruninho é selecionável e não poderia ficar de fora só por ser filho dele. Nenhuma regra absurda foi ferida, até porque jogadores do nível dele existem aos montes no Brasil e o problema de relacionamento do Ricardinho com o grupo é muito anterior, da época do Pan de 2007." (Wanderson Ferreira)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa hoje 10 anos a morte do cantor Claudinho, que fazia dupla com Buchecha e perdeu a vida em um acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra. Lembro bem do susto que tomei sabendo desta tragédia quando escutava a Rádio CBN numa manhã de sábado (e a música de plantão deles é a segunda que me dá mais medo, perdendo somente para a imbatível da TV Globo). Mas vamos recordar de Claudinho e Buchecha dançando e agitando. Aqui está "Xereta".

Arremate

Heber Roberto Lopes faz 40 anos nesta sexta. Melhor presente para ele: não ser xingado o dia todo (risos).

"24 Horas" volta antes da próxima aprontada deste senhor apitante!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.