.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

11 de julho de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 303
Qual alviverde festejará esta noite?

O Palmeiras não comemora um título além-fronteiras desde a Copa dos Campeões de 2000, quando venceu o Sport por 2 x 1, no Rei Pelé. O Coritiba tem uma seca maior: vem ainda do Campeonato Brasileiro de 1985, naquele empate por 1 x 1 com o Bangu nos 120 minutos e triunfo por 6 x 5 nos pênaltis, no Maracanã. Mas hoje um destes jejuns acabará. Qual deles?

Os paulistas não terão o suspenso Valdivia e o contundido Barcos, além de serem visitantes. Os paranaenses não terão o suspenso Emerson, mas são os mandantes. Porém, o Verdão ganhou por 2 x 0 em Barueri e força o Coxa a marcar 3 ou mais de diferença para ser campeão ou devolver os 2 x 0 para provocar os pênaltis. Um gol que o time de fora anote e o da casa terá de fazer quatro.

É inegável que o Coritiba vai colocar muita pressão no entupido Couto Pereira e que sua torcida terá que jogar junto o tempo todo, mas também é inegável que a vantagem do Palmeiras é preciosa. Então, meu palpite é convicto - embora, claro, haja total risco de erro pois muitos podem apostar na famosa "lenda da seca-pimenteira": Coritiba 3 x 1, logo, Palmeiras campeão.

Encontro de alvinegros

A rodada do Campeonato Brasileiro de dois fins de semana atrás acabará esta noite, quando Corinthians e Botafogo recuperarem peleja pendente que foi adiada a pedido dos corintianos, envolvidos com a final da Libertadores. A festa foi ótima, o título é inesquecível, mas o Timão tem que colocar a cabeça nos eixos pois a campanha dos reservas no Nacional é ridícula. Já o Fogão chega ainda no embalo da chegada do Seedorf e, principalmente, da sólida trinca diante do Bahia. Que seja uma boa "preliminar" para a decisão da Copa do Brasil.

Ah: amanhã, farei a conferência dos palpites do último fim de semana, já que dependentes deste clássico alvinegro do Sudeste.

A Segunda na terça

O Criciúma reviveu o triunfo diante do Bragantino: abriu vantagem de 4 x 1 e permitiu a reação do adversário. É que o Boa Esporte chegou aos 4 x 3 nos acréscimos. Se é uns 5 minutos antes, sei não... A sorte do Tigre é ter Zé Carlos, um atacante iluminado em momento especial. Dois gols ontem à noite, o segundo uma pintura, deixando o zagueiro sentado e driblando o goleiro.

No "revival" da final da Bêzona de 1992 (explico melhor no "Papo de Mídia" de hoje), outro 4 x 3 teve o Vitória chegando ao terceiro sucesso seguido e resultou no primeiro fracasso do Paraná após 6 jogos. Os baianos saíram na frente, os paranaenses viraram, os mandantes reviraram, os visitantes encostaram e reclamaram demais do apitante por acabar o jogo durante um ataque seu.

Ruim por ruim, o Atlético Paranaense provou ser menos ruim que o Ipatinga. O Furacão contou com o marcador mínimo para acabar com 5 insucessos consecutivos e superar o Tigre, que chegou às 7 derrotas seguidas. Esse é outro que tá "louquinho" pra ser rebaixado, igual ao Barueri. Já o Guaratinguetá finalmente acabou seu calvário de 7 jornadas ao derrotar o ASA em cancha paulista.

Curtinhas

*Wendel, ex-volante de Santos e Cruzeiro, é o novo reforço do Vasco. Ele estava no Al Shabab, da Arábia Saudita, e fechou por 3 anos. Boa aquisição, ala cruzmaltina dos leitores?

*Já nos Emirados Árabes Unidos, Maradona não é mais treinador do Al Wasl, que comandou por um ano e onde não foi feliz. Parece que ser técnico não é muito a praia de El Pibe d'Oro.

*Vice-campeão pelo Olimpia do Torneio Apertura encerrado no último fim de semana e campeão do Clausura de 2011, Gerardo Pelusso é o sucessor de Chiqui Arce no comando da seleção paraguaia. Sua estreia será dia 7 de setembro, fora de casa, contra a Argentina. Agora vai?

*Mari está fora da Olimpíada. A ponteira foi excluída da seleção feminina de vôlei por questões técnicas, conforme justificativa da comissão técnica. Vi que dividiu opiniões este corte. Qual a sua?

"Sintonia PB"

Foi anunciada a aposentadoria de Peter O'Toole. Prestes a completar 80 anos no próximo dia 2 de agosto, ele foi indicado 8 vezes ao Oscar de ator, concorrendo por "Lawrence da Arábia" (perdeu para Gregory Peck em "O Sol É Para Todos"), "Beckett, o Favorito do Rei" (perdeu para Rex Harrison em "Minha Querida Dama"), "O Leão no Inverno" (perdeu para Cliff Robertson em "Os Dois Mundos de Charly"), "Adeus, Mr. Chips" (perdeu para John Wayne por "Bravura Indômita"), "A Classe Dominante" (perdeu para Marlon Brando em "O Poderoso Chefão"), "O Substituto" (perdeu para Robert de Niro em "Touro Indomável"), "Um Cara Muito Baratinado" (perdeu para Ben Kingsley em "Gandhi") e "Vênus" (perdeu para Forest Whitaker em "O Último Rei da Escócia").

A propósito disso: o "Fala Brasil", da Record, cometeu uma gafe ao destacar a notícia agora pela manhã. Ao mencionar as 8 indicações ao Oscar, incluiu entre elas os filmes "Calígula" e "O Último Imperador". De fato, O'Toole participou destes filmes. Porém, não foi indicado por eles e sim pelos aí destacados.

Bela do Dia: Eveline Poncio

Eveline Poncio, repórter da RBS TV de Passo Fundo. Mais uma gatinha na reportagem do interior gaúcho, que espero que apareça aqui por Porto Alegre qualquer dia desses.

Convivas

"Esse Rico, que foi para o Náutico, é aquele que em 2003 era do São Paulo, vindo da Portuguesa Santista. Na época, jogava mais de segundo atacante e atuou muitas vezes junto com Luís Fabiano. Só se agora, depois de mais velho, virou meio-campista. Além disso, ele era bem 'esquentadinho'. *** Que situação do Atlético Goianiense. Estava com Hélio dos Anjos, o demitiu e o recontratou para, depois de 6 jogos, sair novamente. Ainda é muito cedo para decretar, mas o time está com cara de Série B. *** A medida de limite de jogos para a transferência de jogador para a mesma divisão adotada aqui no Brasil é correta. Cercear a liberdade de negociação de dois clubes, como é feito agora em Portugal, é um pouco de exagero. *** Romário Henderson: Dwight Hovard não foi convocado para a Olimpíada por estar machucado, mas certamente faz muita falta ao time dos EUA. Felizmente, para eles, a qualidade do elenco deve suprir essa baixa. *** É por essa do Edir Macedo quase entre os 'maiores brasileiros de todos os tempos' e outras que não dá para confiar nessas votações exclusivas para a Internet. Além do critério de escolha e mesmo de realização desse programa bem discutível, é possível que apreciadores da figura tenham votado freneticamente nele (era permitido mais de um voto por pessoa?) e, na reta final, o SBT deu um jeitinho de 'escantear' o cara que comprou a Record do Silvio Santos. Aliás, que dor de cabeça para sua audiência o SS não teria evitado se não tivesse vendido o canal 7 de SP. *** É bem evidente que o cigarro só traz malefícios à pessoa. Outro integrante do 'Chaves' que sofreu com isso foi Ramón Valdéz, falecido por problemas semelhantes. Felizmente nunca usei essa porcaria." (Alexandre Rodrigues Alves)
Aliás, hoje estreia "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos" no SBT, mas é claro que não verei este programa pois é no mesmo horário de Coritiba x Palmeiras.

"Sério: sou torcedor do Flamengo, mas começo a pensar em trocar de time para o Fluminense. *** O futebol da Olimpíada vai começar antes da cerimônia de abertura? E qual será o artilheiro?" (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)
Primeiro: sim. É normal, não estranhe. E segundo: não faço a mínima ideia.

"Diante do tratamento ligeiro à morte de Dom Eugênio Salles pela Record, me pergunto como seria a repercussão na Globo caso Edir Macedo nos favorecesse com sua ausência definitiva. Não creio que ficaria apenas numa notinha de 30 segundos, pois evidentemente exibiriam toda a 'folha corrida' do auto-intitulado 'bispo'. *** Essa coisa de eleger 'O Maior Brasileiro de Todos os Tempos' é uma monumental bobagem. Por exemplo: sob quais critérios poderíamos dizer que Irmã Dulce foi maior que Chico Xavier e vice-versa? Somente critérios subjetivos. E cada um tem o seu gosto. Eu mesmo não saberia responder de bate-pronto. Não vou perder meu tempo com esse trem. *** Jackson do Pandeiro é simplesmente o maior ritmista brasileiro de todos os tempos - e, num campo de análise bem menor, dá pra dar um palpite. Verdadeira máquina de ritmos, ensinava sanfoneiro a tocar sanfona mesmo sem saber dedilhar o instrumento. E já devidamente consagrado como 'rei do ritmo' nos anos 70, teve o maior prazer de acompanhar apenas como músico os grandes cartazes da época, artistas tão diversos como Clara Nunes, Wanderléa, Dominguinhos, Bezerra da Silva, Jards Macalé, Raul Seixas, Gilberto Gil, Elba Ramalho e Benito di Paula. Eles tiveram a honra de ser acompanhados pelo pandeiro de José Gomes Filho, grande flamenguista que rendeu em 'Bola de Pé em Pé' um preito dos mais amorosos ao Mais Querido. Numa dessas é que a gente não desiste, apesar das 'patricices'." (Clayton Moreira)

"Até onde lembro, Juliana Paes saiu mais cedo de 'A Favorita' porque seria a protagonista da novela seguinte das 9, 'Caminho das Índias', onde também não posou de gostosona. *** Não seria uma boa para Jobson uma 'volta às origens' no Paysandu, ainda que disputando a Série C? Torcida é o que não faltaria, já que este foi seu pretexto para deixar o Barueri." (Daniel F. Silva)
Daniel, acabaste de dizer de maneira indireta que és torcedor do Remo no Pará (risos).

"O Acre conhecerá nesta sexta-feira sua candidata ao Miss Brasil deste ano. Será em uma festa country que antecederá a Expoacre 2012 - que, por sinal, deverá ter nas nove noites de exposição a cobertura de TV5 (Band), TV Rio Branco (SBT) e Gazeta (Record). No Amazonas, a candidata é Vivian Amorim." (Natan Negreiros)

"Se passado fosse importante, Pelé seria sempre convocado para a Seleção Brasileira. Falo do presente. Riquelme não fez nada nos dois jogos contra o Corinthians, ninguém notou a presença dele no Pacaembu. *** Felipe Massa comemorando um quarto lugar com uma Ferrari. E assim vamos com o automobilismo brasileiro. *** Depois do 'grande' Bernardo Rezende arrebentar com a seleção masculina só pro seu querido Bruninho jogar, deixando de fora jogadores melhores como o genial Ricardinho, agora José Roberto Guimarães cortou Mari pois Sheilla não gosta dela. Não gosto da Mari e nem acho que ela merecia ser parte desta equipe, mas fizeram uma sacanagem com ela. Com a 'bola' que as duas seleções estão jogando, Bernardinho e Zé Roberto não vão durar muito tempo." (Ricardo Haertel)
Desculpe, mas onde saiu isso da Sheilla "não gostar" da Mari? Pode dizer onde você leu isso, se foi em algum site, blog, jornal, coluna, ou se viu na TV, ouviu no rádio, enfim? Ou é apenas uma impressão da tua parte? O que consta é que a Mari foi cortada por razões técnicas, com o que li muita gente concordar por entender que ela não vem jogando bem há horas e horas.

"Mark Webber é pouco midiático. Não fala muito, não aparece tanto e não cria polêmica. Não me agrada sua forma um pouco cautelosa de pilotar, mas é bastante eficiente e a Red Bull fez muito bem ao renovar seu vínculo. Bom para Felipe Massa, um cotado a menos para substituí-lo na Ferrari. *** Sacanagem da Liga de Portugal. Heresia os clubes da mesma divisão não poderem negociar entre si. Se algum atleta pouco aproveitado tiver potencial para outro clube grande da mesma divisão, só poderá jogar em time da outra? Nem na várzea rola isso. *** Tomara que Roman Abramovich invista no Oscar. A ideia é rejuvenescer o elenco do Chelsea. Jogadores como Hazard e Marin foram contratados por serem qualificados e se encaixarem no perfil do clube. E Oscar vive um grande momento. *** A diretoria do Atlético Goianiense é uma vergonha. Adílson Batista vinha bem, mesmo com um elenco limitado, mas foi demitido injustamente por uma derrota em 10 jogos. Acreditaram que Hélio dos Anjos repetiria seu ano passado. O Dragão não demonstra perspectiva de que vai melhorar. Ainda resta tempo suficiente para redenção no Brasileiro, contudo, tal reabilitação faz-se necessária já. *** Deixar o Corinthians para jogar na possante Ucrânia é a pior escolha a fazer. Willian foi importante no título brasileiro, mas caiu drasticamente de produção em 2012. Agora, deixa um clube grande e competitivo para sumir no futebol ucraniano exclusivamente pelo dinheiro. *** Sandro Meira Ricci é muito seguro e nunca perde o controle das partidas. Age de forma sublime e quase sempre é sequer comentado após os jogos, pois seus erros são mínimos e não influenciam nos resultados." (Romário Henderson)
Eu acho que a torcida do Cruzeiro não vai concordar muito com isso, pois ainda não engole a derrota pro Corinthians em 2010 - ainda que eu, por exemplo, achasse que foi pênalti no Ronaldo.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completou 50 anos no último domingo a cantora Joan Osborne. Dance aqui com sua versão muito sexy para "Love Is Alive", tema original de Gary Wright na década de 70. A regravação de Joan foi tema de "Que Mulher é Essa?", filme estrelado por uma sedutora Liv Tyler e por Michael Douglas, Matt Dillon, John Goodman e Paul Reiser.

Antes do Arremate...

...digo ter lido que Geisy, a Arruda, postou no Twitter que fará um ensaio sensual que "vai chocar a sociedade". Chocado fico eu por uma criatura dessas ainda ter espaço no "jornalismo celebridando".

Arremate

Maria Sharapova será a porta-bandeira da Rússia na abertura da Olimpíada. Que beleza!

"24 Horas" volta antes que os Jogos de Londres tenham início!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.