.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

6 de julho de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 298
São as coisas do futebol

Têm coisas que fazem o futebol ser divertido - menos, evidentemente, para a equipe prejudicada. Assim foi na primeira decisiva da Copa do Brasil.

Mesmo sendo na Grande Sampa a partida, o Coritiba dominava as ações e mandava no campo. Só que faltava traduzir isso em gols. Aí entrou aquilo que eu destaquei em colunas anteriores: o Coxa marcou apenas uma vez como visitante nesta edição (em Belém, contra o Paysandu). Quatro boas oportunidades foram desperdiçadas. Então, veio a primeira polêmica da noite: Jonas e Betinho agarrados, solo e pênalti marcado. Difícil opinar, viu? E não houve consenso de opiniões. Uns concordaram, outros discordaram. Os dois se agarraram tanto quanto eu queria me agarrar em alguma das minhas amigas jornalistas que fosse solteira (hahahaha), mas achei que o coxa-branca "finalizou" o palmeirense. O bigode chamado Valdivia se utilizou do pé do corpo a ele anexado e abriu o placar.

O gol no último lance antes do intervalo mudou o panorama do jogo. No tempo segundo, os paulistas buscaram aumentar a vantagem. Vanderlei chegou a dar um susto numa bola solta e depois pega. Mas não houve jeito quando Thiago Heleno desviou a falta cobrada por Marcos Assunção, que resvalou na barreira. Parecia que outra mudança aconteceria quando Valdivia foi expulso pelo segundo amarelo, em lance que também dividiu opiniões. Achei a infração digna de amarelo, logo, se ele já tinha um... Até que finalmente houve consenso: pênalti de Márcio Araújo em Tcheco. Tá bom, Wilton Ferreira Sampaio deixou o lance acabar. Mas se Rafinha não fez o gol, a falta deveria ter sido marcado. E o Maikon Leite? Se ele não "se tropeçasse-se em si mesmo", era Verdão campeão ali mesmo.

Saldo geral: o Palmeiras tem uma expressiva vantagem não apenas de dois gols, mas de dois gols sem ser vazado, e o Coritiba foi prejudicado pela arbitragem, mas também se prejudicou com a pontaria falha na etapa inicial e a inoperância na etapa final (sempre digo de que time bom passa por cima de tudo, até mesmo de apitante desregulado). Mesmo com um futebol mixuruca em Barueri, a equipe de Luiz Felipe Scolari foi competente como a outra não foi e agora joga por um gol no Couto Pereira. Feito isso, a esquadra de Marcelo Oliveira terá de quatrilhar. São as coisas do futebol!

Palmeiras, que não terá o suspenso Valdivia e o recém-operado Barcos, ausente por alguns dias devido a uma crise de apendicite. Coritiba, que não terá Emerson, suspenso pelo terceiro amarelo.

Palmeirenses gostam, coxas desgostam

Na história da Copa do Brasil, em 12 oportunidades houve um time vencedor no primeiro jogo da final. Detalhe que faz a diferença: todos os vencedores foram os mandantes. Somente em três vezes quem perdeu a primeira partida reviravoltou na segunda para ser campeão - porém, nenhum deles em circunstâncias iguais às do Coritiba.

Em 1992, o Internacional contou com algo ausente ontem: o saldo qualificado. Batido pelo Fluminense por 2 x 1, chegou ao título com 1 x 0. Em 1998, o Palmeiras não fez gol em Minas Gerais, mas perdeu por apenas 1 x 0, sendo campeão com 2 x 0 na volta. E em 2008, novamente o gol fora em ação: o Sport levou 3 x 1 do Corinthians, mas ficou com a taça ao anotar 2 x 0.

Cinco superados da ida perderam o título ao empatar na volta: Goiás contra o Flamengo em 1990, Botafogo diante do Juventude em 1999, Brasiliense versus o Corinthians em 2002, Fluminense contra o Paulista em 2005 e Internacional com o Corinthians em 2009. Em duas finais, o campeão ganhou as duas: Corinthians contra o Grêmio em 1995 e Flamengo sobre o Vasco em 2006.

Já nos últimos dois anos (atenção!), o perdedor da ida até foi vencedor na volta, mas não por diferença suficiente para ser campeão. Assim foi em 2010 com o Vitória, que levou 2 x 0 do Santos na Vila Belmiro e marcou 2 x 1 no Barradão. E assim foi no ano passado com o próprio Coritiba, batido por 1 x 0 pelo Vasco em São Januário e vencedor por 3 x 2 no Couto Pereira.

Diz o ditado: um é pouco, dois é bom e três é demais. Três é demais? Se não for, teríamos o Coxa vencedor do jogo, mas título do Verdão por sofrer 3 x 1? Só na quarta que vem teremos tal resposta.

A, B, C...

A de atenção. B é a divisão. C de catarinenses. Os três de SC dão prosseguimento à rodada da Bêzona esta noite. Dois são mandantes: Avaí, que têm boas possibilidades diante do ASA, e Joinville, que só não ganhará os 3 pontos diante do lanternaço Barueri se rolar um "aborto da natureza". O visitante é o líder Criciúma, que não terá o suspenso Zé Carlos contra um ascendente Ceará.

Ainda os Estaduais

Uma divisão principal definiu sua final: a do Piauí. O Parnahyba esperava pelo seu rival. Tava na cara que seria o Flamengo, que meteu 4 x 1 sobre o Comercial e ontem ficou no 1 x 1.

Já pela Série Prata paranaense, o assegurado campeão Paraná foi de reservas para cumprir tabela contra o Foz do Iguaçu, vencendo por 2 x 1.

Seleção em Londres

Para o gol, Rafael e Neto; para as laterais, Rafael, Danilo, Alex Sandro e Marcelo; para a zaga, Bruno Uvini, Juan e Thiago Silva; para a cabeça de área, Rômulo e Sandro; para a meia-cancha, Ganso, Lucas e Oscar; e para o ataque, Alexandre Pato, Hulk, Leandro Damião e Neymar. Podemos confiar nestes eleitos de Mano Menezes para conquistarmos o ouro nos Jogos Olímpicos?

E qual será o 11 inicial? Não sei se errarei o escolhido pelo pai da Camilla. Seria este? Rafael; Danilo, Juan, Thiago Silva e Marcelo; Sandro, Ganso, Lucas e Oscar; Pato e Neymar.

Decisões dos "velhinhos"

A International Board (ou "os velhinhos da Board", como chama Orlando Duarte) está por um teste final para autorizar em definitivo a bola com chip para determinar se foi gol ou não e se saiu ou não pelas linhas laterais e de fundo. Tudo indo bem, o chip estará nas bolas de Mundial de Clubes de 2012, Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014. Só falta a gota d'água para tal aprovação ter sido aquele que seria um gol irregular da Ucrânia contra a Inglaterra, na Eurocopa - e para quem não lembrar, digo que a bola entrou, mas quem a chutou estava em impedimento.

Além disso, as jogadoras muçulmanas de futebol tem autorizado o uso de véu islâmico. Isso influencia principalmente em países do Oriente Médio, como a Jordânia.

Forlán no Brasil

Na década de 70, foi Pablo no São Paulo por 6 anos e no Cruzeiro em 1977. Na década de 2010, é Diego no Internacional. O Bola de Ouro e artilheiro da Copa do Mundo de 2010 pelo Uruguai, além de campeão da Copa América de 2011, foi anunciado nesta manhã pelo Colorado. Apenas troca de Inter, pois deixa a de Milão. Sua chegada aqui a Porto Alegre será às 14h40 deste sábado. Quer ver como vai lotar o Salgado Filho?

Seedorf no Brasil

O holandês já está no Rio de Janeiro. Cerca de 2 mil torcedores do Botafogo foram recepcioná-lo. Clarence já pôde sentir um pouco da expectativa que toma conta dos alvinegros. Amanhã, no jogo contra o Bahia, ele será apresentado oficialmente.

Mais movimentos fortes

E parece que o São Paulo decidiu finalmente sair do marasmo. Ney Franco deixa a Seleção Brasileira Sub-20 para ser o sucessor de Emerson Leão. Troca acertada. Treinador de reconhecidos bons trabalhos, classificou o Brasil para a Olimpíada de Londres, mas nela não o comandaria. Surgida uma oportunidade de ouro dessas, que marca sua estreia no futebol paulista, como recusá-la?

São Paulo, que adquiriu Rafael Tolói, beque egresso do Goiás. 5 anos de compromisso. Resolvidas serão as pendências defensivas do Tricolor?

Já o Cruzeiro deu três sacudidas de uma só vez: o lateral direito Ceará (26 de agosto tem "revival" dele contra Ronaldinho Gaúcho!), o meia-atacante Martinuccio (emprestado por 1 ano pelo Fluminense, onde foi "Martinútil") e o artilheiro Borges (cuja fonte de gols no Santos secou a ponto dele atender ao comando de Deva Pascovicci no último domingo e pedir as contas para sair).

Curtinhas

*Emerson Sheik disse ter uma proposta do futebol chinês, mas que decidiu ficar no Corinthians. Ele nem é louco de sair. Poder ser campeão mundial vale muito mais que uns milhões de petrodólares.

*Por falar nisso, "questiúncula" para a ala corintiana da audiência: o time que aí está e venceu a Libertadores é suficiente para o Mundial ou reforços são necessários? Se sim, quais e onde?

*Regularizado na CBF, Victor estreará no Atlético Mineiro diante da Portuguesa. Líder, vindo de vitória fora de casa com gol maravilhoso e ganhando um novo goleiro. É pra entupir o Independência.

*Loco Abreu continua alvinegro, mas temporariamente fora do Botafogo, emprestado que foi até o fim de 2013 para o Figueirense. Por um lado, Sebastian pode render bons frutos para o Furacão do Estreito, baseado naquilo de um ambiente novo e recuperação de ânimo para ajudar na busca por objetivos altos. Por outro, o Fogão não tá abrindo mão de algo maior? Primeiro Herrera, agora Loco.

*Em compensação, sabe quem chegou para o ataque botafoguense? Rafael Marques, indicado por Oswaldo de Oliveira após este observá-lo no futebol do Japão. Agora vai! Mas para onde?

*Artilheiro da Copa do Mundo de 1998 com 6 gols e campeão mundial sub-20 de 1987 pela extinta Iugoslávia, Davor Suker é o novo presidente da Federação Croata, eleito por unanimidade.

*Retornado ao Barcelona após 7 anos fora, atuante foi na base do clube por outros 7 anos, Jordi Alba foi recepcionado por 10 mil fãs no Camp Nou. Dava pra ser melhor do que isso? Não, né?

*Que lixo de quinta-feira para o vôlei brasileiro. No feminino, foi anunciado o fim do time do Vôlei Futuro. No masculino, 3 sets a 2 para a Polônia e eliminação brasileira da Liga Mundial. Baaahhh!!!

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de dar "bye, bye", "so long" e "farewell" em busca de mais gente ligada: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Marcus Pimenta não é mais apresentador da Record Bahia, onde estava há muito tempo. Quarta-feira foi seu último dia na emissora, onde estava apresentando o "Bahia Record", às 19h15. Consta que ele rodou por conta da baixa audiência do noticiário. Desde ontem a apresentação é de Louise Calegari, repórter há mais de 1 ano na ex-TV Itapoan, que normalmente entra ao vivo no "Fala Brasil" com as notícias de Salvador. O início do último "Bahia Record" de Marcus está aqui e o primeiro de Louise está aqui (ambos postados por nevestancredo).

*Leio no Bastidores do Rádio, do Adriano Barbiero: ação judicial vencida pelos Diários Associados proíbe o uso do nome Rádio Tupi por qualquer outra emissora de comunicação. A implicância direta cabe às rádios Tupi AM/FM e Tupi FM de São Paulo, pertencentes ao Grupo Mundial. Consta não caber mais recurso à decisão, vinda em caráter terminativo de Brasília. E agora?

*Patrícia Kogut deu "nota 0" em sua coluna para "Profissão Repórter", da Globo, e "A Liga", da Bandeirantes, por passarem no mesmo horário e coincidirem seu assunto: o Corinthians na decisão da Libertadores. Disse ela que os programas devem pensar em pautas mais criativas. É que o "Ipobre" fácil fornecido pela maior das torcidas esportivas de Sampa City falou mais alto.

*Leio na Keila Jimenez a consequência da aposta da Globo em um "especial Corinthians" espichado a quarta-feira inteira: 19,6 pontos de média/dia (7 da manhã à meia-noite) na Grande São Paulo. A média/dia habitual é de 16 pontos. Anteontem, o SBT registrou 5 pontos, a Record 4,8 e a Bandeirantes 2,2. Leio na Patrícia Kogut que a manhã foi toda global ao apostarem no Timão rumo ao título: o "Mais Você" marcou 9 pontos, contra 6 da Record e 5 do SBT; já o "Encontro com Fátima Bernardes" fechou com 8, contra 5 do SBT e 4 da Record. Isso é que motivou a "corintianice" da Globo.

*Leio no Daniel Castro que a prévia do "Ipobre" paulistano apontou 12 pontos para o primeiro "Na Moral" na Globo, contra 10 da Bandeirantes (no finalzinho de Palmeiras x Coritiba) e 9 do SBT.

*Enquanto isso, leio no NaTelinha que "Máscaras", novela cujos atores afirmaram em comunicado oficial que é prejudicada por causa das críticas dos jornalistas - sim, isso aconteceu -, teve apenas 3 pontos no fim da noite de quarta-feira em São Paulo. 3 pontinhos! Sabe o que é mais incrível? A Record tirou segundão nos décimos! O Corinthians dava 49,8 pontos para a Globo nesta faixa.

*Leio no Coletiva que a partir das 8 da manhã deste sábado acontecerão as audições do "Ídolos", da Record, aqui em Porto Alegre. Marcos Mion, apresentador a partir deste ano, e os jurados Fafá de Belém, Supla e Marco Camargo estarão no Gigantinho. Já pensou se eu chego lá, mando bem numa cantoria e ganho três "sim"? Acham que devo ser cara-de-pau de me arriscar a esse ponto?

*Sônia Abrão será a anfitriã do próximo "Saturday Night Live", na RedeTV!. Será que fará piadas com ela mesma, ainda mais fazendo o que bem sabemos que faz à frente do "A Tarde é Sua"?

*Na data de hoje, há 55 anos, nascia o ator Lauro Corona, uma das primeiras personalidades brasileiras a morrer por causa da AIDS. Isso aconteceu em 1989, quando era uma das figuras centrais da novela "Vida Nova", da Globo. Devido à acentuada doença de Lauro, seu personagem saiu às pressas da história. Outras produções que ele fez foram "Dancin' Days", "Baila Comigo" e "Direito de Amar".

*Também hoje, nascia há 85 anos Janet Leigh. Falecida em 2004, claro que está eternizada por "Psicose". Mas além do clássico de Alfred Hitchcock, outros filmes com a ex-esposa de Tony Curtis e mãe de Jamie Lee Curtis foram "Quatro Destinos", "Scaramouche", "O Preço de um Homem", "Houdini: o Homem Miraculoso", "A Farra dos Malandros" e "A Marca da Maldade".

*A saideira é da TV paga: domingo será o último dia do Liv. Leio no Daniel Castro que, na próxima segunda-feira, o canal do Grupo Discovery será chamado ID (Investigação Discovery). O Liv sai pois teve baixa audiência dentro de sua proposta de ser um canal de seriados. Já o ID investirá nos gêneros policial e suspense, com seriados, docudramas e filmes. O público-alvo é de mulheres adultas com mais de 24 anos, o mesmo do espelho norte-americano do canal. Toda a programação será dublada, com exceção do seriado "Dexter". Outras séries exibidas serão "Hawaii 5.0" e "Prison Break".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver investigando o mistério do sutiã no meio das cuecas do vivente.

Bela do Dia: Brittany Smith

Brittany Smith, namorada de Chael Sonnen. Será que ela é tão dura na queda quanto o adversário do Anderson Silva neste sábado?

Convivas

"Ney Franco é bom treinador, mostra ser estudioso e tem conhecimento dos adversários, além de ser paciente para montar uma equipe. Que tenha tempo para arrumar a parte defensiva, principal problema do atual São Paulo. Nas vezes que vi Rafael Tolói jogar, ele me pareceu um pouco lento, mas prefiro esperar. *** Estranhas essas punições do STJD serem sempre de jogos a mais do que o atleta vai cumprir de fato. Luís Fabiano pegou 2 jogos, mas na verdade só cumprirá um pois o primeiro foi o da suspensão automática. Como ela é automática mesmo, não deveria valer como parte da punição do julgamento. *** Além da mancada de negociarem Herrera, chamou a atenção a declaração do Fahel, que saiu do Botafogo para ir para o Bahia: 'ainda me devem 3 meses de salário e mesmo assim contratam o Seedorf?' *** Vi muitas vezes do ano passado para cá o programa da Equipe do Mané na TV Brasil Central e lembro que, quando contrataram William para o Atlético Goianiense, a maioria absoluta dos comentaristas saudou a chegada de um grande jogador, chegando a dizer que era a maior contratação da história do clube. Vendo ele treinar em separado, tenho a convicção de que não o conheciam bem. Apesar de já ter feitos muitos gols no meu time, William é um centroavante limitado. Se fosse bom, não teria ficado no Santos, já que surgiu na geração de Diego e Robinho? *** Agora com o Brasil em 11º no ranking da Fifa é que muitos jornalistas 'pachecos' dirão que isso 'não vale nada'. Também acho irrelevante, mas dizia isso também quando o Brasil o liderava. *** Que tristeza o acontecido com María de Villota. Que ela possa se recuperar e seguir com sua vida. *** Carlos Nascimento em 'O Maior Brasileiro de Todos os Tempos' é mais um jornalista trafegando entre a fronteira da informação e do entretenimento. Vou ver se assisto um programa para ver no que isso vai dar, mas acho que dificilmente Lula e Ayrton Senna não estarão no pódio - e não concordo com isso necessariamente. *** Ótima escolha da Nathalia Rodrigues para a Playboy. E que capa essa da Mari Paraíba... Será que o restante da revista será tão bom?" (Alexandre Rodrigues Alves)

"O Coritiba foi muito prejudicado. Não houve pênalti para o Palmeiras pois Betinho também estava agarrando Jonas. Torcedores do Palmeiras querem justificar com lances de suposto prejuízo, mas isso é um completo absurdo. *** Antes eu não gostava de Neymar e Luís Fabiano, mas agora tô começando a gostar dos dois." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)

"Essa seleção olímpica não vai longe! *** A conquista da Libertadores foi bem mais fácil do que se imaginava. Talvez nunca antes se vira um Boca Juniors tão fraco e sem 'cancha'. Emerson foi o nome da partida e claramente sua substituição já nos acréscimos foi para evitar que todo o time argentino corresse atrás dele após o apito final. A indireta dele ao Fred trouxe a luz para uma verdade que se impõe: quem quer ser campeão da Libertadores tem que sair do Fluminense. Assim fizeram Muricy Ramalho e o próprio Emerson. *** Dois inconvenientes surgiram com o Corinthians campeão: joguei no lixo um arsenal de piadinhas para sua derrota e, ontem, foi penoso ter que aturar um monte de gente que não sabe diferenciar escanteio de lateral dando opinião e fazendo gracinha na televisão. *** A gravata são-paulina do William Bonner foi uma discreta e sutil forma de marcar posição em meio ao corintianismo vigente. Chico Pinheiro se saiu bem na quarta-feira ao dizer que queria ver seus amigos corintianos muito contentes. Maneira elegante de dizer que torceria para seus amigos, mas não para o Corinthians. Bem melhor que Renata Vasconcelos, que na semana passada disse bestamente que não poderia nunca torcer para um argentino que estivesse do outro lado, dando vazão a uma rivalidade boba e anacrônica. Foi sincera ou queria parecer simpática aos corintianos? Uma jóia como ela não precisava disso. *** Impressão minha ou Renato Machado chamou Ana Luiza Guimarães de 'Luli' ontem? E que falsidade essas falas de torcedores comemorando o título, claramente gravadas antes da final! Tipo do material que iria pro lixo em caso de derrota. *** José Wilker está coberto de razão quando diz que a crítica de TV no Brasil é feita por gente despreparada. Eu mesmo dou minhas peruadas sobre o assunto. *** Interessante o 'Na Moral'. Me causa espécie um monte de hipócritas, que assistem o 'Big Brother Brasil' só pra falar mal, não saberem separar o programa do apresentador. É só sair o nome do homem em algum lugar pra muitos ressentidos destilarem fel, dizer que ele jogou sua carreira no lixo, que a Globo patrocina baixaria, enxovalha a moralidade nacional e outras toleimas. Essas pessoas simplesmente não creem na capacidade do brasileiro de decidir o que é melhor para si, necessitando de alguém que tutele seu gosto pessoal. *** Cheguei ao tango e a Astor Piazzolla por causa do choro. Já o conhecia de nome, mas me interessei por sua música depois de ouvir um de seus tangos, 'Fugata', com o conjunto de choro Camerata Carioca. O arrojo e a pujança da interpretação me chamaram tanto a atenção que procurei a versão original. Daí a conhecer uma boa parte da obra de Astor e um pouco mais desse incrível gênero que é o tango foi um passo. Minha preferida do maestro é a tocante 'Vuelvo Al Sur'. Depois de ouvir Piazzolla, alimentar toda e qualquer rivalidade com o povo argentino passa a ser uma grande bobagem." (Clayton Moreira)

"O Corinthians merece esta Libertadores, mas a superexposição do Timão pela imprensa é de lascar. A impressão que me dá é que a classificação corintiana à final era o momento mais esperado pela TV brasileira desde o tricampeonato mundial da Seleção! Os créditos finais do último 'Fantástico' deram enjoo. O cúmulo foi a chamada dos três matinais da Globo para quarta-feira, todos usando o Corinthians como pano de fundo. Ainda bem que estive no trabalho e não vi nada, ou estaria ouvindo o onipresente 'vai, Corinthians!' até na reprise de 'Chocolate com Pimenta' (risos). *** Acho apenas um amistoso muito pouco para preparar a Seleção Olímpica. Teria que ter pelo menos duas partidas antes da estreia. Que depois ninguém reclame de preparo ruim de uma equipe que tenta um título inédito." (Daniel F. Silva)

"Sacanagem da Band na sexta-feira e no domingo passados com quem tem parabólica. Passaram o Festival de Parintins ao invés do 'Pânico na Band'. Não tenho nada contra a festa e contra quem gosta dela, mas ainda bem que tenho o sinal da Band Minas e pude ver os programas habituais. *** O último 'Pânico' mostrou um quadro chamado 'Musas da Band', onde apareceram várias apresentadoras filmadas por uma câmera escondida trabalhando nos bastidores. Mostraram Adriane Galisteu, Renata Saporito, Nadja Haddad, Ticiana Villas Boas, Caroline Nogueira e outras mais, mas pena que esqueceram de beldades como Paloma Tocci, Rita Lisauskas, Eduarda Peccinatti e Aline Bordalo." (Fernando Clemente)
Mas pra Aline aparecer, só se fizessem essa filmagem também na Band Rio. Acho que você esqueceu que ela não trabalha em São Paulo a exemplo de todas as outras mencionadas.

"Parabéns ao Diego Souza pelo título da Libertadores. O Corinthians deveria mandar parte da premiação para ele." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)
Gol feito perdido pelo Diego, defesaça do Cássio ou as duas coisas, amigos do Brasil?

"Como brasileiro, apoio o time do Mano. Mas o que Neymar, Ganso, Lucas e Leandro Damião fizeram em 2012 para ir para a Olimpíada? Neymar e Ganso foram nulos contra o Corinthians, Lucas tomou um baile do Coritiba e Damião foi uma negação na Libertadores e nos últimos jogos da Seleção. O pior é que não têm jogadores menos piores que eles para levar. Pelo menos teremos Rafael Cabral, Thiago Silva e Oscar. A primeira fase é mole, mas quero ver nas eliminatórias quando tiver que pegar a Espanha. A tragédia está anunciada e burro é quem não percebe isso. *** O título do Corinthians é mais que merecido pela campanha, mas não foi legal para o futebol, pois jogou só na retranca e decidia as partidas no contra-ataque. O futebol brasileiro tem que buscar uma nova maneira de jogar para parar de virar piada no exterior. Quando o Corinthians é campeão jogando de forma medrosa contra os estrangeiros, mostramos nossa incapacidade de sermos ofensivos. Depois do baile que o Santos tomou do Barcelona, o Corinthians é obrigado a mostrar para o mundo um pensamento diferente do defensivo. Se ganhar jogando para a frente, isso também mudará a mentalidade do Mano - se ele permanecer depois do provável vexame em Londres - e poderemos ter uma Seleção mais ofensiva. *** Quatro razões para a última grande Seleção Brasileira conseguir a proeza de perder para a Itália em 1982: Serginho Chulapa foi uma negação ao marcar 2 gols em 5 jogos e perder um gol sem marcação e na frente do Zoff quando estava 1 x 0 para a Itália, gol que decidiu o confronto pois foi um atestado de incompetência e fez falta no fim, por isso ele é o vilão da eliminação e não Paolo Rossi; Waldir Peres só não tomou gol em um jogo e não tinha nível para um time que queria ser campeão, que deveria ter Leão, o melhor goleiro do Brasil na época; Telê Santana cometeu erros como não escalar Edinho na vaga de Luizinho, não convocar Leão e Reinaldo, deixar Roberto Dinamite na reserva do Serginho, apostar em uma formação que jamais atuou antes e convocar os obscuros Edevaldo e Pedrinho; e o Brasil pagou pelo menosprezo pela Itália, da qual duvido que soubesse alguma coisa, achando que poderia resolver quando quisesse e tomando um grande golpe, que foi mais do que merecido." (Ricardo Haertel)

"Às vezes o futebol é injusto com quem faz por merecer, mas o campeão da Libertadores 2012 é indubitavelmente justíssimo. Campanha sólida, defesa que levou apenas 4 gols sofridos em 14 jogos -, melhor ataque, elenco coeso e disciplinado taticamente. Parabéns ao Tite pelo grande trabalho realizado e por superar muitas adversidades, sobretudo depois da vergonha contra o Tolima. Os 102 anos do Corinthians ganharam um presente antecipado em 4 de julho, que passa a ser um dia histórico. *** O STJD é uma piada. Punir Luís Fabiano em apenas duas partidas é sacanagem. Pelo relato do árbitro na súmula, sua suspensão deveria ser rígida e severa para que, da próxima vez, este indisciplinado tenha respeito com os árbitros. Passando a mão na cabeça de um mal educado como ele, fica difícil inibir uma nova postura desprezível como essa. *** Herrera realmente iniciou bem no Brasileiro, mas o Botafogo tem tido enormes problemas financeiros e é preciso com a máxima urgência abastecer os cofres. As vendas dele e do Maicosuel foram inevitáveis. Perderam duas ótimas opções, mas ganharam uma grana para equilibrar as finanças. *** Esse ranking da FIFA é esdrúxulo. Não há critério para defini-lo. É incompreensível Dinamarca e Croácia à frente do Brasil. E o que dizer da Inglaterra na quarta posição? E a Holanda, vice-campeã do mundo, na oitava? Esse fajuto ranking não passa nenhuma confiança." (Romário Henderson)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Toquinho completa hoje 66 anos. De 1984, aqui está um de seus mais belos temas: "Ao Que Vai Chegar".

Arremate

Muito triste o incêndio em uma loja em Copacabana, justamente no dia dos 120 anos do bairro.

"24 Horas" volta esperando ter melhores acontecimentos para destacar!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.