.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

4 de julho de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 296
Campeão inédito ou o outro maior campeão?

Me vejo sem inspiração para escrever este "abre". Onde puxar um bom fio condutor para um pré-jogo da decisão da Copa Libertadores?

Falar do sentimento de ansiedade, da angustiante espera para a bola rolar e do coração saltando pela boca de todo torcedor vivo do Corinthians com um título tão sonhado, tão desejado e tão esperado tão pertinho de ser conquistado pela vez primeira como jamais esteve? Falar da expectativa de testemunharmos a história de um Boca Juniors igualando o Independiente como um novo "Rei de Copas" ao vencer o torneio pela sétima vez e de uma conquista que lhe faria superar os 18 troféus do Milan para ser o maior ganhador de títulos internacionais ao completar 19?

Tudo isso e muito mais estará em campo esta noite. Espero que esse pacote inclua um futebol melhor das duas equipes, que faça cair no esquecimento quase todo o jogo nota 3 da semana passada. Como sempre faço nestas ocasiões, torço para o brasileiro que enfrenta um estrangeiro. E acho que chegou a vez do Timão, redondinha e bem desenhada está para ter o objetivo atingido. Mas jamais desconsideremos a força e o espírito copeiro do Boca, pois a tradição sempre conta nessas horas. Acima de qualquer coisa, desejo que o campeão seja o que melhor jogar os 90 minutos (ou 120?).

Palpite? Ainda estou pensando e direi ainda nesta coluna.

Curtinhas da final

*No Corinthians, a decisão representará a despedida de Leandro Castán, negociado com a Roma. Sorrirá ou chorará no fim desta noite? E conseguirá Tite aumentar o rol de importantes feitos, que já inclui Copa do Brasil (Grêmio), Sul-Americana (Internacional) e Brasileiro (Corinthians)?

*No Boca Juniors, enquanto Riquelme pode conquistar sua quarta Libertadores por ele, Julio César Falcioni espera conseguir como treinador o título que não venceu enquanto goleiro, tri-vice-campeão (entre 1985 e 1987) que foi pelo América de Cali.

*Qualquer que seja o resultado da partida, bom ou ruim para o time mandante, é certo que São Paulo terá uma madrugada completamente fora do comum. Fiquemos atentos às consequências que isso possa ter para a metrópole na manhã de amanhã.

*Neymar não perde mais a artilharia da Libertadores de 2012. Seus 8 gols garantem isso pois, dos atletas que jogarão esta noite, o mais próximo dele é Danilo, com 4 tentos. Como ninguém marcará 4 ou 5 gols sozinho no Pacaembu até por ser decisão para escore apertado, onde goleada de qualquer um dos dois seria mais um sinal do Armagedon...

*Quando confirmado o adiamento de Corinthians x Botafogo para quarta-feira da semana que vem, falou-se que o mesmo aconteceria com Sport x Corinthians. Só que passou o tempo, não surgiu uma nova data e a consequência veio ontem: a partida será mesmo no próximo domingo.

Série B magricela

Por um lado, o São Caetano manteve a boa fase e se deu ao luxo de perder um pênalti para, mesmo assim, ganhar do Guaratinguetá, que vai de mal a pior. O Azulão pegou o embalo no comando de Sérgio Guedes: 4 vitórias e 3 empates. Por outro, o Guarani custou para derrotar o Ipatinga em partida ruim demais, mas cujo desfecho compensou o tempo dedicado a ela e o dinheiro investido, no caso de quem pagou ingresso: um lindo gol de Schwenk, matando no peito antes da entrada da grande área e disparando de primeira no canto direito. Vejamos se dias melhores chegarão no Bugre.

Série B não mais

A do Estado não pertence mais ao Paraná. Com quase 7 mil fãs presentes na Capanema, os 4 x 1 sobre o Grêmio Maringá asseguraram a conquista antecipada da Série Prata (vencedor foi o Tricolor dos dois turnos - e, se assim não acontecesse, haveria uma semifinal com os dois campeões de turnos e os dois melhores índices, em algo parecido com o Campeonato Catarinense, só que garantindo ao vencedor dos dois turnos o direito de ganhar o título direto).

Ainda falta jogar três vezes, mas aí é por mero cumprimento de formalidade. Até aqui, são 14 vitórias e somente um empate. O título da Série Prata é o primeiro de Ricardinho como treinador. Talvez não mereça maiores avaliações devido à enorme superioridade sobre a concorrência, mas pelo menos injeta ânimo para o Paranito buscar com mais força uma das quatro vagas na Série A do Campeonato Brasileiro para 2013.

A polêmica da Série C

Programado para esta noite Salgueiro x Treze. É a estreia do Galo da Borborema, grande personagem das confusões jurídicas que cercam o torneio.

E o palpite para o Pacaembu?

A bola de cristal está meio relutante, tô negociando um presentinho para ela me passar o placar do jogo. Me deem mais um tempo e prossigam com a "24 Horas" desta quarta-feira.

Breno na cadeia

Estou eu quase publicando as colunas desta quarta quando entra a notícia direto da Alemanha: o zagueiro Breno foi julgado pelo incêndio na própria casa, no ano passado, e foi condenado a 3 anos e 9 meses de prisão pela juíza Rozi Datzmann, do Tribunal de Justiça de Munique. Breno foi considerado causador proposital do fogo em sua residência. Ele pediu desculpas aos familiares e ao Bayern, clube que vinha defendendo. A detenção é em regime fechado e em tempo menor que o pedido pela promotoria, de 5 anos e 6 meses. Meu Deus!!!

Curtinhas

*Luís Fabiano é desfalque do São Paulo domingo, contra o Coritiba. O STJD puniu ele em dois jogos pela expulsão diante do Atlético Mineiro. A automática já foi cumprida contra o Santos.

*Gancho mais pesado foi o do Edílson. O lateral do Grêmio tomou quatro jogos pela expulsão contra o Palmeiras, na Copa do Brasil. Como não houve automática a cumprir pois o Tricolor não foi para a final do mata-ou-morre, a suspensão será cumprida na íntegra no Brasileirão. Edílson não enfrentará Santos, Cruzeiro, Sport e Botafogo.

*Herrera começou bem o Brasileirão, mas aí o Botafogo resolveu negociá-lo com o futebol árabe. Isso não é jogar contra os próprios interesses? Não dava para dispensar a grana do negócio, não?

*Encontros e despedidas no Atlético Goianiense. Três jogadores encontram o clube: o beque Reniê, ex-Vitória, e os atacantes Patric, ex-Vila Nova, e Vanderlei, ex-Caxias. As despedidas são quatro: Paulinho, que voltará para o Atlético Paranaense; Fernando Bob, que retornará ao Fluminense; e os dianteiros Elias e William, que treinarão em separado até encontrarem outro time. E aí?

*Falei no Furacão. Quem saiu dele foi Guerrón, que fez 12 gols em 15 jogos neste 2012, mas se mandou para o Beijing Guoan, da China. Mais um problemão para Jorginho além dos resultados ruins.

*Série D: Náutico x Remo, marcado para o próximo domingo, ficou para a terça-feira da semana que vem. Motivo: falta de voos para Roraima, o que atrapalhou a logística do Remo. Eita nóis!!!

*Novo ranking da FIFA divulgado nesta quarta-feira pôs o Brasil em 11° lugar. É a primeira vez desde a criação do levantamento, em 1993, que a Seleção fica fora dos 10 primeiros países. Contou para isso não ser disputada nenhuma competição oficial desde a Copa América de 2011. A líder ainda é a Espanha, campeã da Eurocopa, com a Alemanha em segundo e o Uruguai em terceiro.

*Especulado por alguns times do Brasil, Jorge Sampaoli continuará treinando a Universidad de Chile. Assim disse o presidente José Yuraszeck à Rádio ADN de Santiago. Cortado este barato, então.

*Juliana Veloso não é mais atleta do Fluminense, que rompeu nos últimos dias a relação de trabalho entre as partes. Alega o Tricolor que a saltadora ornamental teve uma postura desrespeitosa. Acredita Juliana que o Flu não gostou de uma presença sua no Flamengo para tratar de uma lesão com um dos médicos do COB, o que afirma não ser possível no agora ex-clube por falta de estrutura.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de trocar um homem por uma mulher no encerramento do fim de semana: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Coletiva que vem aí mais uma mudança na RBS TV do Rio Grande do Sul, mais especificamente no "Teledomingo". Depois de Regina Lima ter saído há alguns meses para passar a repórter do "Jornal do Almoço", quem deixará o semanal do fim da noite é Túlio Milman, que sairá para se dedicar a um novo projeto na TVCOM, de entrevistas mais aprofundadas. Tudo numa boa, garantiu ele, que faz o "Teledomingo" há 14 anos. Não estão definidas as datas da despedida do dominical e da estreia da nova atração, mesma indefinição em relação à apresentação do programa líder da RBS TV.

*Mas leio no José Luiz Prévidi que Daniela Ungaretti foi sondada para substituir Túlio. Faz muito sentido, já que recentemente foi ela quem cobriu três semanas de férias dele no programa - período no qual Daniela foi substituída no "RBS Notícias" por Simone Lazzari, cuja reposição no "Jornal TVCOM" foi com Gabriela Duarte (parte 1). Tá na cara que, se a "Mademoiselle Salsaretti" for para o "Teledomingo", será esta série de mudanças que acontecerá. Muito surpreso ficarei se algo diferente disso acontecer.

*Leio na Keila Jimenez que a equipe do "Encontro com Fátima Bernardes" se reuniu no último sábado para um balanço da audiência nacional do programa em sua primeira semana. Diagnóstico: a Globo ganhou audiência em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, mas perdeu em Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza, nesta última metrópole a queda sendo de quase 7 pontos em relação à "TV Globinho". Criançada não liga mais na Verdes Mares às 10h30, eh, eh, eh... Mas em Sampa City a coisa tá complicando. Leio no Alan de Faria que, conforme prévia do "Ipobre", o "Encontro" desta terça-feira marcou 4,6 pontos, contra 5,8 do "Hoje em Dia" na Record e 6 do "Bom Dia e Cia." no SBT. A verdade é uma só: o programa da Fátima não acertou ainda o compasso. Cedo para dizer isso? Não sei. Vamos pro meio da segunda semana.

*Quinta-feira será hoje na Bandeirantes, que mostrará "Vídeo News" às 21h20, "Quem Fica em Pé?" às 21h50 e "Polícia 24 Horas" às 22h45. É que amanhã tudo estará reservado para a Copa do Brasil.

*Leio no Flávio Ricco que será na faixa das 23h, logo após o "Cante Se Puder", que o SBT estreará já na quarta-feira da semana que vem "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos". Carlos Nascimento apresentará o programa, do qual Silvio Santos abriu mão, o mesmo em relação à votação. Só faltou combinar isso com os telespectadores, já que muitos escolheram o Patrão.

*Saiu no IG que a Playboy de aniversário, em agosto, terá na capa Nathalia Rodrigues, uma das meninas do Bataclan em "Gabriela". Não nego que vibrei ao saber disso. Há anos eu me desmancho com esta loirinha com jeito de sapeca e corpo irresistível. Nunca me contentei com os Paparazzo da vida.

*Nesta quarta-feira, completa 85 anos a atriz Gina Lollobrigida, que teve grande destaque no cinema italiano e norte-americano. Ela esteve em obras como "Pão, Amor e Fantasia", "A Mulher Mais Bela do Mundo", "A Lei dos Crápulas", "Quando Explodem as Paixões", "Quando Setembro Vier" e "Noites de Amor, Dias de Confusão".

*A saideira: também hoje, também 85 anos, aniversaria Neil Simon. Autor teatral de grandes peças, adaptou algumas de suas criações para o cinema e também foi um roteirista de sucesso. Entre os filmes que roteirizou estão "Descalços no Parque", "Um Estranho Casal", "Charity, Meu Amor", "Forasteiros em Nova York", "Hotel das Ilusões", "Assassinato Por Morte", "Parece Que Foi Ontem", "A Volta de Max Dugan", "Metido em Encrencas" e "A Garota do Adeus", este último agora produzido no teatro e estrelado por Gabriela Duarte (parte 2).

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna. E sobre as Gabrielas: a jornalista da RBS é uma e a atriz filha da Regina Duarte é outra.

Bela do Dia: Elisa Veeck

Elisa Veeck, apresentadora do "Mit TV" no BandSports e atriz do seriado "Morando Sozinho" no Multishow. A guria aí vista em registro de entrevista concedida nesta semana à WebRádio Lusa (soube dela pelo Twitter, mas não lembro agora se do Gomão Ribeiro ou do Lucas Ventura) é minha conterrânea gaúcha - ela é de Canoas, na Grande Porto Alegre - e, quando criança, atuou por três anos na novela "Chiquititas", do SBT. Lindindinha ela!

Gabriela quer saber: e o placar?

Tô quase vendo. Encomendei um presente exigido pela bola de cristal e tô só esperando o motoboy trazê-lo, é que o trânsito até aqui em casa tá engarrafado. Enquanto isso, sigamos em frente.

Convivas

Antes de atendê-los, algo sério: por distração completa, esqueci de contabilizar vários convivas no rescaldo dos palpites da coluna de segunda-feira. Mas tudo foi atualizado, passem lá e vejam.

"A Internazionale, assim como aconteceu anos atrás com Cannavaro, pode cometer um erro ao liberar Lúcio pois ele pode ir para a Juventus e ainda jogar um bom futebol e ser útil. A zaga interista ainda não repôs a saída do brasileiro à altura. *** Muito estranha essa história da Jade Barbosa. Ela teve problemas com a CBG há alguns anos, quando se machucou. Pode ser que a coisa estivesse mal parada desde então. *** Creio que lançaram o 'Encontro' também para estancar a perda da audiência e mesmo combater a Record, que fez no 'Hoje em Dia' uma de suas duas únicas boas idéias de programas nessa neurose 'a caminho da liderança' - a outra boa ideia era o finado 'Tudo a Ver'. *** Você viu a estréia do 'Sábado Total'? Esse programa eu não posso deixar de perder. *** Naomi Watts ficou bem parecida mesmo com a Princesa Diana. Mas acho Naomi mais bonita ao natural. *** Juro que, na citação à sua 'queridinha' Paris Hilton, li 'cadela' ao invés de 'cadeia'. Aí você pode imaginar no que pensei (risos)." (Alexandre Rodrigues Alves)
Ah, ah, ah, ah, ah!!!

"Se a Alemanha fosse finalista da Eurocopa, a Espanha teria uma partida mais acirrada. A Itália jogou melhor a semifinal e mereceu estar na decisão, mas foi péssima no último domingo, indigna de uma equipe tetracampeã mundial. Os espanhóis dominaram, foram mais eficazes e, não fosse Buffon, o placar seria ainda mais elástico. *** O futebol é muito engraçado mesmo. Líder do Brasileirão, o Cruzeiro perdeu para um São Paulo sem técnico e em crise. Mais engraçado ainda Rafael Donato ir de vilão a herói em 1 minuto. *** Parece que finalmente o Palmeiras está encontrando seu futebol, pois jogou muito bem contra o Figueirense e soube administrar a pressão quando saiu atrás no marcador. *** Pênalti mequetrefe inventado para o Vasco contra a Ponte Preta. Não bastou o Flamengo ser ajudado nesse início de Brasileirão?" (Charles Tavares)

"Sugiro para 'Bela do Dia' Melissa Vettore, atriz que chamou minha atenção ontem em 'Tapas e Beijos', toda serelepe, sacolejante e 'biscoitinho'. Nem gosto dessa bomba que passa depois de 'Avenida Brasil', mas dessa vez fiquei até o fim só pra vigiar as aparições da bela. *** Nada pra ver em outros canais, dei uma olhada em 'Gabriela' ao esperar pelo 'Profissão Repórter'. Ainda estão com essa querela de procissão? A história não anda? Li na Veja o diretor da novela vir com um papo de que 'o brasileiro ainda é provinciano no sexo'. Isso me parece choramingo motivado por um Ibope longe de ser fracasso, mas muito longe de ser consagrador. *** Para os corintianos, o 'Profissão Repórter' foi mais uma chance de se deletar com o, segundo eles, 'momento mágico e carregado de aura'. Para todos os outros, mais uma oportunidade de constatar como pode essa desfaçatez tão grande da Globo de torcer tão descaradamente, mesmo que todos saibam que não se trata da Seleção Brasileira. E foi a gracinha Eliane Scardovelli que foi barrada na Bombonera, né? A imprensa não divulgou o nome dela nem a pau. *** O 'golpe de mestre' não foi uma ironia minha com o sistema de pontos corridos, que já assimilei. Meu alvo era o fato do Campeonato Brasileiro ser colocado em segundo plano por coincidir com finais de Libertadores e Copa do Brasil e mais a Olimpíada. Brasileirão de setembro a maio resolve esse problema. É claro como a água, mas a CBF não enxerga ou porque é obtusa ou porque é desonesta mesmo. *** Elis Regina dizia que, dentre seus discos, só gostava de ouvir 'Elis & Tom' devido à presença de Antônio Brasileiro, mas que os demais ela não suportava. Zeca Pagodinho também diz que, se botarem seu disco pra tocar quando ele está em casa, manda tirar na hora. Isso é muito saudável e se chama autocrítica. Ronaldinho Gaúcho toma café da manhã, almoça e janta futebol. Obrigá-lo a ver jogos nos momentos de folga é malvadeza. *** Hoje tem tudo para ser um dia histórico para o bem e para o mal. Esse corintianismo exacerbado de tudo quanto é lado por conta de um único time já deu no saco e estou doido para que acabe logo. Não costumo secar adversários, mas dessa vez sou obrigado a engrossar o coro de 'dale Boca!'. Se o Corinthians for campeão, vou dar de ombros e tratar da minha vida. Mas se o Boca vencer, vou vibrar muuuito!!! Eu mesmo me surpreendi com o urro que dei diante da TV no gol do Boca na semana passada. Cravarei um palpite com tintas de crueldade: rola a bola, não demora muito e o Corinthians marca. O tempo passa, chega o segundo tempo, o Boca toca a bola tranquilão e o Corinthians perde fogo. O Boca empata aos 38 do segundo. Atônitos, os corintianos não conseguem reagir e recuam para segurar um Boca que se anima e vai pra frente, mas não marca. Na prorrogação, resolvem tocar a bola à espera das penalidades. Aí, os argentinos vencem por 4 x 3 e Romarinho manda nas nuvens o tiro decisivo. *** Essa senhorinha palmeirense que disse no 'Jornal da Globo' que vai torcer pro Corinthians pois ele 'é Brasil' é uma coitada que conhece futebol ou que anda ouvindo demais o Galvão Bueno." (Clayton Moreira)
Sobre Ronaldinho: não se trata de "obrigá-lo" a ver futebol na folga, mas sim de acompanhar como desempenham os outros times - sobretudo aqueles que ele enfrentará nos torneios que disputa -, como estão taticamente as equipes brasileiras e estrangeiras, enfim, estar devidamente inteirado do futebol não apenas dos seus companheiros no CT e nas partidas, mas de tudo no todo.

"Uma dúvida que tenho há muitos anos sobre algo que nunca vi alguém falar: por quê as emissoras de TVs exibem programas infantís só na parte da manhã em dias normais, sendo que a maioria das crianças vão à escola neste horário? Com algumas exceções - como Band, SBT e Record nas décadas de 1980 e 1990, que chegaram a ter tais programas nas tardes de segunda à sexta-feira -, de resto todos são de manhã. Será que nenhuma emissora se atentou a isso ou existem pesquisas que a criançada que estuda de manhã não vê TV aberta à tarde?" (Kléber Antônio Ferreira de Souza)
Bem pensado. Não tinha me ocorrido isso.

"Como diria o Piloto do Jô Soares: falha nossa. Realmente falei apenas considerando a Fórmula 1. Como vale o automobilismo como um todo, tenho de afirmar que Rubens Barrichello fez seu marketing e expôs sua opinião. Gil de Ferran foi bi-campeão da CART e venceu as 500 Milhas de Indianápolis. Fora os campeões mundiais de F1, ele é o grande nome no automobilismo de monopostos - e não posso falar sobre categorias de turismo pelo mundo e nem de rali pois não acompanho e nem conheço muito sua história, mas sei que Raul Boesel foi campeão mundial de Protótipos na década de 80, só não sei em qual categoria de protótipos. Tony Kanaan, campeão da IRL em 2004, e Helio Castroneves, que venceu Indianápolis três vezes, também ficam à frente a exemplo do Gil. Rubens não tem um currículo desprezível na F1, longe disso, mas sempre será taxado como o segundão do Michael Schumacher." (Natanael Felipe Rhoden)

"Leandro Castán e Willian vendidos... Ê, Corinthians! Imagine o clima deles amanhã caso amarguem o vice-campeonato." (Wanderson Ferreira)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

São três clipes, na verdade, que lembram dos hoje completados 20 anos da morte de Astor Piazzolla, uma lenda da música argentina. Nascido em 1921, em Mar Del Plata, morou muitos anos em Nova York e, regressado ao seu país, criou um estilo contemporâneo que mesclou influências do jazz ao tango clássico. Coloque mais uma dose generosa de talento musical e temos um mito eternizado.

Eis os temas que selecionei: este aqui é "Años de Soledad", uma linda parceria com o saxofonista Gerry Mulligan; aqui está "Adios Nonino", que Astor compôs em 1959 quando seu pai estava no leito de morte, neste vídeo interpretado junto com a Orquestra Sinfônica da Rádio de Colônia; por fim, trago aqui "Libertango", belíssimo tema de melodia marcante.

Mas não fico apenas nisso. Há dois registros de Astor Piazzolla na televisão brasileira que merecem destaque. Um está aqui: ele e a cantora Amelita Baltar na Tupi, em 1974. O outro é este aqui: Astor interpretando "Michelangelo 70" como convidado de Buarque e Veloso no "Chico & Caetano", da Globo, em 1986.

Antes do Arremate... e o placar?

Pronto, a bola de cristal mandou o palpite do Pacaembu (que evidentemente será tão errado quanto o 2 x 1 da Itália no último domingo): o Boca Juniors marca 1 x 0 com Santiago Silva aos 12 minutos do segundo tempo, o Corinthians empata aos 43 com Danilo em pênalti defendido inicialmente e convertido no rebote e, na prorrogação, vira aos 12 minutos da segunda metade com Paulinho. Taí o palpite desta "24 Horas". E vamos encerrá-la, sim?

Arremate

Vai rolar "funeral" em Anderson Silva x Chael Sonnen, é? Torço para não ter que retirar as aspas.

"24 Horas" volta antes que inicie a maior carnificina do MMA em todos os tempos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.