.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

21 de junho de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 284
Um sonho a 180 minutos de ser realidade

Quando falei na coluna de ontem que este seria o maior Corinthians x Santos da história de 100 anos a ser completados em 2013, me referi ao peso da partida enquanto semifinal do maior torneio do continente sul-americano e pela oportunidade oferecida ao vencedor (aos paulistanos de chegar ao primeiro título e aos santistas de ser o clube brasileiro mais vencedor). Dentro de campo, porém, nem de longe fez cosquinhas em outros clássicos mais eletrizantes e memoráveis. Mas foi um jogo que entrou para a história, se não pela ausência de maiores emoções, sim pela tensão permanente.

O primeiro tempo teve predomínio do Santos. Com vantagem no placar pela vitória na Vila Belmiro, o Corinthians optou por ficar lá atrás. Arriscado, mas apostou-se na excelência defensiva de alguém que tinha levado apenas 2 gols em 11 partidas. Porém, o terceiro aconteceu no único bom lance encaixado pelo Peixe - mostra de que pouco adiantava ter maior posse de bola se isso não se traduzia em oportunidades de gol em massa. Nesta vez específica, Neymar foi bem ao começar a jogada continuada por Alan Kardec, quase finalizada por Borges e concluída por ele. Pena, para os litorâneos, que ficou só nisso. Aliás, Neymar ainda conseguiu ter um bom lance que resultou em gol. E o que fez o próprio Borges? E o que fez Paulo Henrique Ganso? Peças fundamentais que se mostraram nulas.

Naquele momento, pênaltis decidiriam o classificado. O Coringão precisava sair pro ataque. Assim o fez logo no começo do tempo segundo. Muito criticado por seus torcedores, Alex desta vez foi bem ao mandar com precisão na área a bola que parou em Danilo, que teve calma e tranquilidade para colocar no gol. Não era um gol de tranquilidade total pois, a partir daquele momento, toda e qualquer vitória por um gol de diferença classificaria o Santos para a final pelos gols como visitante. Só que o time de Muricy Ramalho não fez praticamente nada de relevante, uma negação absoluta. A equipe de Tite se tranquilizou e, com merecimento, chegou à primeira final de Libertadores de sua história. Precisa jogar mais se quiser o caneco, isso é fato. Nada está ganho ainda, é mais uma importante etapa que foi vencida. Mas o sonho nunca esteve tão perto de ser real.

O campeão invicto mais exigido?

Até agora, cinco times foram campeões invictos da Copa Libertadores da América. Somente um atingiu tal feito duas vezes: o Estudiantes no bicampeonato de 1969 e 1970. Os outros foram Peñarol em 1960, Santos em 1963, Independiente em 1964 e Boca Juniors em 1978. O Corinthians pode ser o sexto clube a atingir o feito, último invicto que é neste ano. Além disso, seria o campeão invicto mais exigido, pois terá disputado o máximo de 14 partidas. O Estudiantes, por exemplo, jogou 8 vezes contando os dois títulos (4 em cada). Tempos em que o campeão do ano anterior entrava apenas na semifinal, daí o Santos também ter sido campeão com apenas 4 atuações. O Boca disputou 6 partidas, o Peñarol 7 e o Independiente 8. Até aqui, os paulistanos estão com 7 vitórias e 5 empates.

Os gols foram deles

Neymar é o artilheiro desta Libertadores com 8 gols. No histórico do torneio, igualou os 14 gols marcados por Robinho e está a três de atingir Pelé como maior artilheiro do Santos na Libertadores. Porém, não foi o mesmo Neymar de outros tempos. Contando as duas partidas decisivas, extraímos o quê dele? O gol ontem e mais nada. Muitíssimo pouco para alguém que tem o talento que tem.

Danilo nem de longe é badalado em nível parecido, mas é igualmente importante para o Corinthians. Com o tento de ontem, são 4 em 6 partidas como mandante. Os outros foram na fase de grupos: um dos dois sobre o Nacional do Paraguai, o decisivo diante do Cruz Azul e um dos seis sobre o Deportivo Táchira. Este foi recém o primeiro nos dois mata-ou-morre. O gol mais importante até o momento.

"CorinTchês"

Me ocorreu ontem: mais um treinador gaúcho pode fazer história em um momento capital da história do Corinthians. No Campeonato Paulista de 1977, que terminou o jejum de 23 anos, o comando era do saudoso Osvaldo Brandão, natural de Taquara. Depois, veio Mano Menezes. Primeiro, foi adversário em um momento triste: o rebaixamento para a Série B, culminado no empate com o Grêmio. Mas ao assumir o alvinegro de Sampa City, o conterrâneo de Passo do Sobrado o liderou na volta por cima da Série B de 2008 e nos títulos estadual e da Copa do Brasil em 2009. Roteiro semelhante pode acontecer com Tite, natural de Caxias do Sul. Inimigo no título gremista da Copa do Brasil em 2001, conduziu o Timão ao título brasileiro de 2011 e agora pode torná-lo campeão da Libertadores.

A turma do apito

Leandro Vuaden marcou 50 faltas em pouco mais de 90 minutos, mas não aplicou nenhum cartão amarelo. Verdade seja dita: se na Vila Belmiro tivemos uma "carnificina" (exagerei, reconheço) com Emerson cavalão, Neymar cavalão e Durval covarde - e apenas o primeiro foi expulso -, no Pacaembu nada nem perto disso se repetiu, felizmente. E o que foi o círculo aplicado pelo bandeirinha Altemir Haussmann no minuto final? Só me restou colocar a mão na cabeça como que pensando: "oh, my 'gode', vê se pode!".

Qual será o (forte) adversário?

A vantagem do Boca Juniors é de 2 x 0 da Bombonera. Mas a Universidad de Chile sabe o que é reverter desvantagem, lembremos dos 6 x 0 sobre o Deportivo Quito depois de tomar 4 x 1 na ida. Sim, o Boca é toda a vida (e além dela) maior que o Deportivo Quito. Só que esse Boca é menos Boca comparado a outros muito mais temidos. Só conseguiu classificar diante do Fluminense, por exemplo, nos instantes finais. E domingo passado, ainda que com quatro desfalques - mas atuando diante de sua gente -, tomou 3 do Arsenal e poderia ter levado mais ainda que não seria exagero.

Tudo isso para dizer que não dou os argentinos como classificados de véspera, como vi muita gente afirmar ontem. Acho que os chilenos estão perfeitamente no páreo e podem vencer. É parada de gente grande, onde pequenote não tem vez. Mesmo assim, direi que os xeneizes passarão, até porque a primeira final do Corinthians ficaria ainda mais legal com a presença dele por todo o histórico que possui. Mas não será com facilidades. Vamos deixar por uns 3 x 1 para La U, o que daria empate no agregado e faria a vaga chegar pelo gol marcado fora de casa.

E uma coisa é certa: passe quem passar, será tão candidato ao título quanto os alvinegros paulistanos, talvez até mais favoritos pelo histórico de títulos continentais, mas não favoritos nesta temporada especificamente por inferiores no geral ao time do Brasil (que fará o segundo jogo em casa não importa o adversário). É parada grande.

A segunda chance do Coxa

Foi uma pena o Coritiba não ter vencido a Copa do Brasil em 2011 devido à grande campanha apresentada, embora o Vasco também ficasse um campeão merecido. O time de Marcelo Oliveira traça um roteiro parecido com o do ano passado: venceu o Campeonato Paranaense e é finalista da Copa do Brasil. Espera que desta vez o fim seja diferente e alegre com um novo êxito nacional 27 anos depois. Não acompanhei com tanta atenção a partida do Couto Pereira, mas foi parelha assim como a do Morumbi. Semana passada, achei enganoso o 1 x 0 favorável ao São Paulo, que não mereceu ganhar. Ontem, talvez merecesse ao menos um gol pois procurou por isso. Mas o Coxa é quem achou duas vezes o que procurou, ambas no jogo aéreo. Olho vivo no alviverde das araucárias.

Se o Coritiba continua sonhando com o título da Copa do Brasil, o São Paulo parece não ter nascido para vencê-la. Pelo menos ele se mantém como o brasileiro maior vencedor da Libertadores empatado com o Santos, que não vai superá-lo - não este ano, ao menos.

Final verde ou final do Sul?

Por coerência, continuo propenso a acreditar que passe o Palmeiras devido à vantagem mais expressiva de 2 x 0 daqui de Porto Alegre, o que força o Grêmio a marcar três vezes para avançar nos 90 (e, diferentemente do que quem passou mais cedo por aqui leu por assumida desligada da minha parte causada pela falta de hábito com uma situação assim favorecendo um visitante, 3 gols bastam por conta do saldo qualificado mesmo que 1 seja levado). Como é clássico nacional, dê o que der será perfeitamente normal, até por nenhum dos dois times ser tão melhor que o outro. Mas o fato de ter dois gols de frente e atuar com a torcida a favor inegavelmente dá muito respaldo para o Verdão confiar na vaga. Ao Tricolor, resta fazer um "jogo da vida". Um chute no escuro: paulistas 1 x 1 gaúchos.

Série Prata

Adversário do Joinville nesta sexta-feira pela Série B do Campeonato Brasileiro, o Paraná continua recuperando partidas pendentes pela segundona estadual. Ontem, em casa, ganhou por 2 x 0 do Nacional de Rolândia e têm 3 vitórias em 3 partidas. Na real, na real, o Paranito já está de volta à divisão principal do Paranaense para 2013. Resta saber quando isso se confirmará matematicamente.

Eurocopa nos finalmentes

República Tcheca x Portugal abre as quartas-de-final. São dois países que não me passaram tanta confiança na fase de grupos e que possuem um grande jogador cada: o goleiraço Cech pelo lado tcheco e o grande atacante Cristiano Ronaldo do lado português. Fico pendente para o lado lusitano, sem muita facilidade. Uns 2 x 1 na prorrogação (1 x 1 no tempo normal) e estamos conversados.

Curtinhas

*Nada da Série C por enquanto, mas a CBF anunciou que a Série D será iniciada depois de amanhã, sendo Mixto x Sampaio Corrêa o primeiro jogo e os outros 19 chegando no domingo - e que incluem Araguaína e Brasil de Pelotas, alvos de algumas das disputas jurídicas que, se já não mais atravancam a quarta divisão, continuam brecando a abertura da terceira não se sabe até quando.

*Dida estreará no gol da Portuguesa diante do São Paulo. Um atrativo muito interessante, nem que seja em termos de "curiosidade curiosamente curiosa".

*O Beira-Rio recebeu ontem uma vistoria do juiz João Ricardo dos Santos Costa, da 16ª Vara Cível de Porto Alegre, que esteve acompanhado por engenheiros. A interdição não é descartada.

*Após triturar a Bolívia por 95 x 46, o time B do Brasil jogará a semifinal do Sul-Americano Masculino de Basquete contra a Venezuela. Na outra semifinal estarão Uruguai e Argentina.

*Pode ser hoje que LeBron James comemore pela primeira vez o título da NBA. O Miami Heat está a uma vitória de fechar a série melhor-de-sete contra o Oklahoma City Thunder.

*Muito justo Rafael Nadal ser escolhido porta-bandeira da Espanha na abertura da Olimpíada de Londres. Poucos tem defendido tão bem seu país no esporte quanto ele.

*182 atletas representarão o Brasil na Paraolimpíada de Londres (cinco a menos em relação a Pequim 2008): 35 no atletismo, 12 no basquete feminino em cadeira de rodas, 7 na bocha, 2 no ciclismo, 1 na esgrima de cadeira de rodas, 10 no futebol masculino de cinco, 12 no futebol masculino de sete, 6 no goalball masculino, 6 no goalball feminino, 5 no halterofilismo, 4 no hipismo, 10 no judô, 20 na natação, 8 no remo, 14 no tênis de mesa, 5 no tênis em cadeira de rodas, 1 no tiro esportivo, 2 na vela, 11 no vôlei sentado feminino e 11 no vôlei sentado masculino.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de voltar ao lugar onde tudo começou para um novo momento: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Novo profissional nos quadros da Rádio Guaíba a partir desta quinta-feira: Marcelo Magalhães, repórter que nos últimos anos prestou bons serviços à reportagem da RBS TV e que recentemente passou uns tempos no Rio de Janeiro como repórter da RedeTV!.

*Quero ver onde acharei tempo para tudo hoje: Eurocopa à tarde, Libertadores e Copa do Brasil à noite e, de quebra, dar um jeito de amanhã publicar as inéditas deste Papo de Bola logo no comecinho da manhã. O motivo é muito nobre: amanhã, a Rádio BandNews FM de Porto Alegre fará uma programação especial de 7 anos direto do Chalé da Praça XV, no Centro. De lá serão feitos os programas "BandNews Porto Alegre", com Guilherme Baumhardt e Juliano Tonial, e "Redação News", com Nathália Fruet e Oziris Marins. De quebra, quem estará presente? Ricardo Boechat, que daqui da aldeia pampeana comandará o noticiário nacional das 7 às 9 na manhã desta sexta-feira. Se já prestigiei o pessoal no evento de 6 anos, não custa nada dar uma chegada às 7 pro dos 7.

*Tô tentando, amigos do Brasil. Tô tentando e não sei como ainda consigo (acho eu que consigo) acompanhar todas as mudanças na programação da Record. As últimas: ontem, o "Cidade Alerta" de São Paulo foi esticado até perto das 8 da noite, quando entregou para "Rebelde", consequentemente não passando "Todo Mundo Odeia o Chris". Além disso, "CSI" não foi ao ar nesta quarta-feira e deu espaço para o "Tudo a Ver". Para hoje, foi anunciado o "Jornal da Record" para 19h45, logo, "Rebelde" entrando às 20h30. Isso é pra levar qualquer um às raias da loucura!

*Enquanto isso, veem aqui (postado por nevestancredo) que a previsão do tempo do "Jornal da Record" agora se assemelhou bastante à do "Jornal Nacional" no tocante à mesa virtual onde aparecem gráficos ilustrados na Globo por Flávia Freire e na Record por Patrícia Costa, que também se assemelham enquanto loiras apaixonantes e maravilhosas. Aí fica complicado.

*Leio no Flávio Ricco que Patrícia Poeta convidou Fátima Bernardes para ser entrevistada no "Jornal Nacional" por conta do "Encontro", mas a Globo informou que a Sra. William Bonner não dará entrevistas nem ao "JN" e nem ao "Fantástico". Hoje pela manhã, no entanto, ela esteve com Ana Maria Braga no "Mais Você". Entendo...

*Outra do "guru" Ricco: a partir já deste fim de semana, a RedeTV! reprisará o "Saturday Night Live" à 0h30 de sábado para domingo, após o "Mega Senha". Que nem ele disse: agora vão exibi-lo duas vezes no domingo... E a RedeTV! resolveu adotar o que a TV Pampa, por si mesma, já tem feito aqui no Rio Grande do Sul há algumas semanas exatamente neste dia e neste horário.

*Mais uma: o "SNL" deste domingo teria Marcelo Médici como apresentador, mas ele cancelou sua participação alegando negociar com outra emissora. Então, pro lugar dele chamaram Lobão. Eita nóis!

*Passou batido por mim na coluna anterior: completou 60 anos nesta quarta-feira o ator Kadu Moliterno, eternamente Juba de "Armação Ilimitada" em nossos corações. Iniciado no começo da década de 1970 em algumas novelas da Rede Record (a primeira foi "As Pupilas do Senhor Reitor"), participou de outras na TV Tupi (uma delas "A Viagem"), mas fora isso sempre atuou em produções da Globo.

*A Playboy não perdeu tempo. Li na Patrícia Kogut que Leona Cavalli, que tirou o fôlego do macharedo aparecendo nua no primeiro capítulo de "Gabriela", será capa de mês a definir. Eu gostei.

*Depois de "Gabriela", o episódio desta semana de "As Brasileiras" terá Dira Paes como "A Doméstica de Vitória". Atento estarei.

*Quero dizer que retiro com "RE" maiúsculo todas as baixadas de lenha que desci em "O Preço da Traição", exibido nesta semana pela "Tela Quente". Motivo: na próxima segunda, vai passar "Hannah Montana: o Filme". Pombas, Globo!!!

*Viram quem a TV Aratu (SBT Bahia) contratou para apresentar um programa infantil a estrear em breve de manhã? Carla, vírgula, a Perez. É...

*Deu no site: "Letícia Birkheuer mostra o filho João Guilherme no Twitter". Quem vê aquela guria linda, maravilhosa, jovem e fascinante nem deduz que ela já tenha idade para ser mãe do ótimo narrador do Fox Sports (eh, eh, eh).

*Fãs de seriados tem nesta quinta-feira uma noite especial. Às 22h (com reprise à 1h), o Universal Channel apresentará o último episódio de "Dr. House", uma das melhores séries dos últimos anos. Gregory House, que não é possível imaginar sem ser feito pelo excelente Hugh Laurie, sai de cena após 177 episódios em 8 temporadas. Campeoníssima do Emmy, a produção também teve um ótimo elenco secundário com gente como Robert Sean Leonard e Omar Epps, fora lindonas como Lisa Edelstein, Jennifer Morrison e Olivia Wilde. Antes do episódio final, o Universal exibe desde 8 da manhã uma maratona com diversos dos episódios mais marcantes destes 8 anos. Na TV aberta, "House" é exibida à 0h15 de quinta para sexta pela Record, que está estreando a sétima temporada.

*A saideira: leio na Agência Brasil que o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse em palestra no Congresso Brasileiro de Radiodifusão que existe a possibilidade do prazo para desligamento do sinal para televisores analógicos, previsto para 2016, ser adiado se uma parte considerável da população ainda não tiver adquirido conversores ou aparelhos necessários para receber o sinal digital. Mero chute na base do palpite total: chegará a Olimpíada de 2020 - vê bem: 2020 - e não terá chegado o fim da TV analógica. Não no Brasil, tendo nós a realidade que temos. Muita gente fala em HD, mas esse ainda é um privilégio de poucos. A própria TV paga apenas agora começa a crescer aos poucos. E os milhões que tem televisores comuns, de repente até mesmo preto e branco?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver pensando o que será da minha TV P&B de 5 polegadas após 2016.

Bela do Dia: Camila Coelho

Camila Coelho, maquiadora. Encontrei essa lindindona mineira por completo acaso. Fui no YouTube e, na página inicial, aparecem vários vídeos aleatórios. Me surgiu o da moça aí vista. Resolvi ver. Ela tem um blog chamado Super Vaidosa, onde dá dicas de maquiagem. Mas pensa que me ocorreu outra para esta seção na coluna de hoje? Claro que não. Bastou meio minuto para colocá-la aqui.

Aviso aos navegantes

Hoje deixo de publicar os amigos do Brasil para poder ganhar tempo de descanso pois vem aí dois dias muito cheios. Hoje com Eurocopa à tarde e Libertadores e Copa do Brasil à noite, amanhã com evento especial de aniversário da Rádio BandNews FM no Centro de Porto Alegre de manhã, mais Eurocopa à tarde e a Série B à noite. Quero ver onde é que conseguirei encaixar o necessário sono de cada dia - sim, pois não acredite em rumores infundados e calúnias maldosas que nada mais são do que intriga da oposição e também da situação: sim, eu durmo (eh, eh). Então, para juntar tudo nos horários ativos, ajeitarei na hora dos jogos as mensagens enviadas ontem para, somadas às remetidas hoje, publicá-las espero que já no fim da madrugada, mais tardar inicinho da manhã desta sexta.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Para quem curte seriados dos anos 80, essa é uma coincidência tremendamente legal: completam juntos 65 anos nesta quinta-feira os pais de Michael J. Fox, Justine Bateman e Tina Yothers em "Caras e Caretas". Sim, Meredith Baxter e Michael Gross nasceram em 21 de junho de 1947. Impossível ser outro o tema de hoje: aqui está "Without Us", com Johnny Mathis e Deniece Williams.

Arremate

Vejam aqui a capa da Sexy de julho, com Lorena Bueri e Sabrina Torres. Aprovada pelos senhores?

"24 Horas" volta antes que tenhamos a capa da Playboy da Mari Paraíba!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.