.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

13 de junho de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 277
Encontraria eu com Fátima Bernardes?



É lógico e evidente que ela não fez tal afirmação na coletiva de lançamento do seu novo programa. Mas bem que poderia ter dito. Muito contente com isso eu ficaria.

Qual alvinegro na final?

Dos tantos clássicos que o futebol brasileiro possui, Santos x Corinthians é um no qual sempre tenho grande expectativa por conta da grande rivalidade entre eles, aflorada principalmente neste século 21. Como esquecer do Peixe campeão nacional de 2002 com empate decisivo no fim e virada no último minuto? Como esquecer do Coringão aplicando 7 x 1 no Brasileiro de 2005? Como esquecer das agitadas finais do Paulistão nos últimos anos, com festas dos dois lados? Como esquecer de gols espetaculares como o chapéu com arremate de primeira do Marcelinho Carioca em 1996? Como esquecer da bicicleta beleza pura do Alberto em 2002? E é um clássico que merecerá muitas memórias em março de 2013, quando completará 100 anos de disputa.

Além disso, é um clássico do qual você sempre pode esperar ao menos um gol marcado. De 2008 para cá, foram 15 encontros alvinegros. Somente dois terminaram 0 x 0, ambos no ano passado (ai, ai, ai, ai, ai). Mas já teve 2 x 1, 3 x 1, 3 x 2 e 4 x 2 desse e daquele time. A parada de hoje é na Caldeira do Urbano. Nela, o retrospecto recente é favorável ao Santos. Dos últimos 10 jogos lá realizados, venceu meia dúzia, contra duas igualdades e dois sucessos do Corinthians - um destes, porém, na final vitoriosa do Estadual de 2009. Enfim, não é um jogo que eu espero que renda pouco.

As duas equipes chegam à semifinal da Copa Libertadores após paridas de bigorna nas quartas-de-final. Os paulistanos tiveram aquela vitória sofridíssima, típica deles, contra o Vasco. Os praianos precisaram dos pênaltis para eliminar o Vélez Sarsfield. O Peixe deve ter o retorno de Paulo Henrique Ganso, que neste meio tempo ausentou-se por conta de uma artroscopia no joelho direito. Arriscado colocá-lo em campo após tão pouco tempo, mas a qualidade que dá à meia-cancha tende a fazer valer o esforço. Já o Timão prioriza escancaradamente o torneio sul-americano, onde não quer ser eliminado pela terceira vez para um rival local (remember Palmeiras em 1999 e 2000), tanto que abre mão do Brasileirão, onde teve um reservaço contra o Grêmio e é um dos lanternas.

Enfim, que seja uma partidaça que faça jus a toda essa expectativa. E salvo algum aborto da natureza, como um placar muito largo (três de diferença para mais), tudo ficará para Sampa City.

Rivalidade revivida

Adolescentes que curtiram o futebol dos anos 90 tiveram na metade da década em Grêmio x Palmeiras um prataço cheio quase sempre. Tempos mágicos de rivalidade até exagerada, como se fosse uma "terceira guerra mundial". Tempos daquelas goleadas espetaculares na Libertadores de 1995, com o Tricolor aplicando 5 x 0 no Monumental e o Verdão tocando 5 x 1 no Palestra. Tempos de uma parada chapa quente na Copa do Brasil de 1996, com os paulistas fazendo 3 x 1 em São Paulo e os gaúchos anotando 2 x 1 aqui em Porto Alegre - e seria 3 x 1 se não fosse o impedimento marcado no gol do Jardel (que, revendo no vídeo que publiquei ontem no "Raridade Rara" do "Papo de Mídia", constatei ser inexistente).

Hoje gremista, Vanderlei Luxemburgo não estava no Palmeiras da Libertadores, mas sim no da Copa do Brasil. Hoje palmeirense, Luiz Felipe Scolari estava no Grêmio destes dois encontros. Hoje, eles se reencontram em lados opostos em relação a 16 anos atrás. Com certeza um final dessa história repetirá 1996. Mas qual? Palmeiras derrubando o Grêmio ou Luxa batendo Felipão?

Os gaúchos terão um Monumental entupido, já na segunda-feira as filas eram quilométricas e os ingressos foram vendidos em poucas horas. É a ansiedade por um título grande, que não vem desde justamente a Copa do Brasil em 2001. Os números de Luxemburgo neste começo são muito bons, contando Gauchão (embora não o decidisse), Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Já os paulistas também querem a primeira conquista além-fronteiras desde a Copa dos Campeões de 2000. O desempenho recente é mais irregular, mas sempre vale a mística de Luiz Felipe no mata-ou-morre.

Das três séries brasileiras ida e volta neste meio de semana, este é o jogo onde parece pintar um favorito maior: o Grêmio. Mas se der Palmeiras, nada a estranhar. É briga de pitbull versus rottweiller.

Ontem na Série B

O Vitória acertou duas vezes a trave, mas contou com gol do Sr. Nicole Bahls (a.k.a. Victor Ramos) para vencer o Guarani e igualar os Américas de Natal e Mineiro, aos quais secará na sexta-feira para seguir na liderança ou bem pertinho dela. Com dois pênaltis e de virada, o Paraná ganhou de virada do Barueri, que soma um único ponto em 15 somados, o que é ridículo. Já o duelo mineiro teve um golaço do Ipatinga e outro do Boa Esporte, que chegou ao vira-vira na persistência em jogada resolvida apenas na terceira tentativa.

Destaques da Eurocopa

Está totalmente em aberto o Grupo A. A Rússia começou ganhando com o terceiro gol de Dzagoev nesta UEFA Euro 2012, mas Kuba mandou bem demais no disparaço que venceu Malafeev e mantém na disputa a Polônia. Antes deles se enfrentarem, a República Tcheca abriu dois gols de frente em apenas 5 minutos de bola em jogo, mas a Grécia saiu para o ataque e fez Cech começar a trabalhar mesmo que sem tantas dificuldades em algumas vezes. Talvez essa aparente inofensividade grega tenha desnorteado o goleiraço tcheco a ponto dele aprontar a trapalhada que aprontou e resultou na diminuição de marcador. Russos somam 4 pontos, tchecos estão com 3, os poloneses têm 2 e os gregos apenas 1. A rodada decisiva é neste sábado.

Esta tarde acontece a segunda rodada do Grupo B. Se ganharem respectivamente de Portugal e Holanda, Dinamarca e Alemanha decidirão antecipadamente a chave pois já estarão nas quartas, o que tornaria por laranjas a disputa final no domingo.

Curtinhas

*Sabe Lorena Bueri, a gostosona vencedora do Gata do Paulistão ao representar o Bragantino? Leio no "Meio de Campo" do GloboEsporte.com que foi demitida pela Federação Paulista de Futebol, onde estava apresentando programas da TV de seu site oficial há menos de um mês. Causa, motivo, razão ou circunstância entendida aqui: ela será capa da Sexy junto com Sabrina Torres, musa do Santos, e as duas fotografaram desnudas na entrada do Pacaembu. Tenho certeza que os suspiradores (para não dizer outra coisa inviável neste horário) estão do lado de Loreninha.

*Aconteceu com Lorena o que por pouco não ocorreu em 2010 com estas duas aqui: Janaína Ziemer e Carol Paes, também da TV FPF à época. Elas sairiam nuas em um ensaio alusivo à Copa do Mundo, mas quando a Federação ameaçou colocá-las no olho da rua, desistiram para salvar suas peles. Aliás, onde estariam Janaína Ziemer e Carol Paes nos tempos atuais? Eu gostaria de saber.

*Anteontem, o médico rubro-negro José Luiz Runco disse que não existe o tal exame que comprovaria que Ronaldinho Gaúcho teria treinado bêbado. Alguma dúvida de que Assis e associados partirão para cima do Flamengo para tomar uma bolada dele sob alegação de danos morais?

*Ricardo Drubscky, que em 2011 venceu a Série D do Campeonato Brasileiro com o Tupi, sucederá Juan Ramón Carrasco no Atlético Paranaense a partir da peleja de sábado, diante do Goiás, a primeira realizada no Gigante do Itiberê. O estádio de Paranaguá também terá o Furacão enfrentando Ipatinga, Bragantino, ABC, Vitória, São Caetano, ASA e Criciúma. É o jeito, né...

*Leio no Lauro Jardim que o banco BMG, que patrocina "893" clubes brasileiros, avisou o América do Rio que não mais o patrocinará a partir de setembro. Putz!

*Pelé dará o pontapé inicial no amistoso Suécia x Brasil, dia 15 de agosto, que marcará a despedida do Rasunda, em Estocolmo. Nada mais justo, se foi lá que ele começou em 1958 o seu reinado.

*Saiu na frente o Oklahoma City Thunder na finalíssima da NBA. Em certo momento, o Miami Heat tinha 13 pontos a mais. Mas Kevin Durant e Russell Westbrook marcaram 41 pontos nos dois últimos quartos e levaram o time de casa à virada por 105 x 94. Em vantagem na largada, o Thunder será mandante também do segundo jogo, amanhã à noite.

*Grupos do vôlei do Brasil na Olimpíada de Londres foram definidos. No masculino, os oponentes serão Estados Unidos, Rússia, Sérvia, Alemanha e Tunísia. No feminino, as adversárias serão Estados Unidos, Coreia do Sul, Sérvia, China e Turquia.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de colocar as melodias verde, amarelas, azuis e brancas para mais localidades apreciarem: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Lauro Jardim que o Grupo Bandeirantes, que adquiriu a MPB FM do Rio de Janeiro, tem a ideia de torná-la uma rede nacional de rádio a exemplo da BandNews FM. Ainda não cheguei a acompanhar a MPB FM, mas o conceito dela de valorizar a música brasileira me agrada bastante. Daí a pergunta aos convivas cariocas: faria bem uma Rede MPB FM?

*Aldeia pampeana: recebo do conviva Gustavo Chagas, do blog Televisão RS, esta foto aqui tirada por ele na Band/RS, que foi feita durante a gravação de um piloto da nova fase do "Band Cidade", que a TV Bandeirantes estreia amanhã. Nela, podem ver à esquerda o cenário que hoje será usado pela última vez e, à direita, o novo onde Sérgio Stock e Lúcia Mattos apresentarão a partir das 18h50. Aliás, quando fui na Band há alguns meses ver ao vivo uma edição do extinto "Boa Tarde RS", pude atestar que o mesmo estúdio abrigava três cenários diferentes: o deste programa da hora do almoço, à direita dele o do "RS Acontece" (noticiário das 7h30) e à esquerda dele o do "Band Cidade". O cenário do "Jogo Aberto RS" fica em outro estúdio, mas não cheguei a ir neste.

*Leio no NaTelinha que, na segunda-feira, o "Brasil Urgente" marcou 7 pontos em São Paulo. Importante observar que, durante a Eurocopa, José Luiz Datena está entrando no ar por volta das 17h35 (as versões locais tem tido cerca de meia hora nestes dias). Além disso, ele manteve e subiu o índice de Ucrânia x Suécia, que leram no "Papo de Mídia" de hoje que marcou 5 de média e 7 de pico.

*No "SBT Brasil" de ontem à noite, o comentarista esportivo Bruno Vicari mostrou imagens de Valdivia, sua esposa e do sequestrador deles em uma loja de autopeças de São Paulo. A polícia continua investigando o caso e o criminoso não foi encontrado. Horas depois, ficou curioso uma reportagem do "SporTV News" sobre o caso - feita por César Galvão, do jornalismo geral da Globo/SP - mencionar a presença do jogador do Palmeiras, mas dizer que as imagens desse registro não foram divulgadas. Elas podem não ter sido divulgadas, mas o SBT deu um jeito de consegui-las e exibi-las. Ponto para o jornalismo da emissora do Patrão.

*Agora sim uma das prediletas desta "24 Horas", Maria Paula Limah, é vista pela audiência da TV TEM de Itapetininga. Foi ontem sua estreia na apresentação do "TEM Notícias" das 12h (junto com um apresentador que infelizmente não sei como se chama para também identificá-lo) na afiliada da Rede Globo. Um trecho pode ser acompanhado aqui.

*Leio no Flávio Ricco que a EPTV está para confirmar até o final desta semana a compra da TV Bahia, o que lhe faria ter controle não mais apenas sobre quatro emissoras de dois Estados (três paulistas em Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos, mais a mineira de Varginha) e sim sobre 10 em três (juntando as TVs Bahia de Salvador, Oeste de Barreiras, Santa Cruz de Itabuna, São Francisco de Juazeiro, Subaé de Feira de Santana e Sudoeste de Vitória da Conquista).

*Falo sempre de vitórias da Record nas manhãs de São Paulo, mas também cabe registrar quando a Globo se dá bem. Leio no NaTelinha que, na segunda-feira, o "Mais Você" marcou 7,5 pontos e ganhou dos 6 marcados no período pelo fim do "São Paulo no Ar", todo o "Fala Brasil" e comecinho do "Hoje em Dia".

*Veem aqui uma prévia do cenário do "Encontro com Fátima Bernardes", que a Globo estreia dia 25. A Sra. Billy Biscoito Bonner de Baunilha (que possui a alcunha de William) estará no palco com o humorista Marcos Veras e com os jornalistas Lair Rennó e Lília Teles, além de uma plateia de 60 convidados que preencherá um espaço de 360 graus. Vamos só ver o que surgirá na estreia.

*Só porque o capítulo de estreia de "Gabriela" será exibido na segunda-feira da semana que vem isso não significa que a "Tela Quente" deixará de ser exibida. Ela entrará por volta das 11 da noite. Consequentemente, toda a programação seguinte atrasará neste dia: "Jornal da Globo" lá pela 1 da madrugada, "Programa do Jô" à 1h30 e "Sessão Brasil" perto das 3h.

*A saideira eu li no Estadão: sabem quem estará em São Paulo na próxima semana para um evento da revista Info e dar uma palestra sobre ciência e artes? Paul Zaloom, protagonista de "O Mundo de Beakman", o bacana seriado do cientista que ensinava sobre o assunto de uma maneira engraçada, um clássico da TV Cultura e que também foi exibido pela Rede Record.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, imaginando o que mais a dupla de pinguins vê na TV além do Beakman.

Bela do Dia: Ana Luisa Camargo

Ana Luisa Camargo, advogada, torcedora fervorosa do Coritiba, colunista do Blog do Torcedor no GloboEsporte.com e comentarista da TV Transamérica de Curitiba. Encontrei essa bonitona de marca maior por uma postagem no Twitter da igualmente bonitona coxa-branca Safira Prado, das Donas da Bola. Se uma gata dessas me pede para eu torcer para o Coxa ser campeão da Copa do Brasil, eu embarco sem pensar duas vezes! O problema é se gatas gremistas, palmeirenses e são-paulinas pedirem o mesmo. Ah, quer saber? Hoje o dia é da Ana. Então... vai, Coxa!!!

Rádio PB

Volta em podcast inédito nesta quinta-feira.

Aviso aos navegantes (atualização das 16:05)

Diferentemente do planejado, novamente não consigo publicar hoje as mensagens dos leitores pois, quando combinei de publicá-las até 13h, foi por imaginar que um compromisso marcado para 9h30 acabaria cedo e daria tempo de voltar e colocar tudo em ordem. Porém - e felizmente (pois resultou em algo muito ótimo) -, o compromisso prolongou-se muito além do imaginado e retorno para casa no horário aí visto. Como esta noite os jogos acontecerão somente às 10 horas e no fim da tarde ainda terei outro compromisso, procurarei ajustar essa parte das mensagens antes ainda das partidas para, depois delas, colocar em ordem as colunas em si desta quinta. Foi um imprevisto completo, mas o resultado foi positivo pois não é uma oportunidade que apareça tão breve de novo.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 55 anos nesta quarta-feira Markinhos Moura, cantor cearense que estourou em todo o Brasil na metade da década de 80 com "Meu Mel". Mas trago aqui outro momento dele: de apresentação no "Cassinho do Chacrinha" do Natal de 1987, "Anjo Azul".

Arremate

Prognósticos que errarei: Santos 2 x 1 na Libertadores e Grêmio 3 x 1 na Copa do Brasil. A ver os placares reais.

"24 Horas" volta comentando uma quarta-feira do balacobaco no futebol europeu e brasileiro!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.