.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

10 de junho de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 274
O Taiti estará aqui

Realizada em 2013 aqui no Brasil e considerado o grande evento-teste para a Copa do Mundo do ano seguinte, a Copa das Confederações terá oito selecionados. Falta definir os campeões da Europa, cuja disputa iniciou anteontem, e da África. São garantidos Brasil (país-sede), Espanha (campeão mundial), Japão (campeão da Ásia), México (campeão da Concacaf) e Uruguai (campeão da Copa América). Nas primeiras horas deste domingo no nosso horário, soubemos o sexto representante garantido: Taiti, vencedor da Copa das Nações da Oceania ao marcar 1 x 0 na Nova Caledônia. Embora tenha sido três vezes vice-campeão continental, o Taiti atingiu esta condição pela última vez há 16 anos. Este é indiscutivelmente seu maior momento no futebol em todos os tempos.

No torneio realizado nas Ilhas Salomão, a estreia foi avassaladora: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 x 1 sobre Samoa. Na sequência, triunfo apertado diante da Nova Caledônia por 4 x 3, depois de abrir 3 x 0 em determinado momento. Por fim, tranquilíssimos 4 x 1 sobre Vanuatu. Na semifinal, os taitianos bateram os anfitriões por 1 x 0 e, nesta madrugada, repetiram o escore ante os neocaledônios - que, respondendo eventuais perguntas, foi quem excluiu a Nova Zelândia na outra semi. "Mas e a Austrália?", alguém perguntará. Ela está filiada à Confederação da Ásia há alguns anos.

É claro, é lógico e é evidente que o Taiti não chegará sequer à semifinal da Copa das Confederações (só falta eu errar, haha). Mas isso é o de menos. A emoção de vencer uma competição pela vez primeira, vir para um dos maiores centros do futebol no planeta e ter a oportunidade de jogar contra seleções famosas e com craques de repercussão mundial é algo que vale como uma experiência única para ser guardada com muito carinho no coração e contada com muito orgulho para os filhos e os netos - mais ou menos como foi mostrado há alguns meses em uma ótima série de reportagens do conterrâneo Andrei Kampff na Globo, chamada "Jogos do Outro Mundo" (que postei no YouTube). É uma emoção genuína que atualmente o futebol das grandes praças raramente demonstra.

Presença marcante e saudosa

Há exatos 45 anos, o cinema se despedia de um de seus grandes atores da primeira metade do século 20: Spencer Tracy, falecido aos 67 anos. Ganhador do Oscar por "Marujo Intrépido" e "Com os Braços Abertos", ambos no fim dos anos 30, foi indicado outras sete vezes. Ao longo de quatro décadas, estrelou obras como "A Mulher do Dia", "A Sétima Cruz", "A Costela de Adão", "O Pai da Noiva", "A Atriz", "Conspiração do Silêncio", "O Vento Será Tua Herança", "O Julgamento de Nuremberg", "Deu a Louca no Mundo" e "Adivinhe Quem Vem Para Jantar?". Neste, que foi o último da carreira, dividiu uma vez mais a cena com Katharine Hepburn, grande parceira na telona e na vida real. Spencer morreu três semanas após a conclusão das filmagens desta obra.

Vá (pros cinquenta), Gina

Completa 50 anos neste domingo a atriz americana Gina Gershon, bonitona de ar irresistivelmente sexy, que na metade dos anos 90 participou de dois filmes de forte teor erótico: o péssimo drama "Showgirls" e o muito bom filme policial "Ligadas Pelo Desejo". Este recomendo completo aqui (postado por beatryz415) - e atenção para o que ela e Jennifer Tilly fazem aos 19 minutos. Digo apenas que é das mais excitantes do gênero. Em 1999, Gina estrelou com a gatinha Paula Marshall "Snoops", seriado do qual gostei desde o início, mas infelizmente cancelado após 13 episódios.

Adolescente ontem, adulta hoje

Dia de Georgiana Góes comemorar 35 anos. Ela foi uma das filhas de Luís Gustavo em "Confissões de Adolescente", o seriado baseado na peça de Maria Mariana que as TVs Cultura e Bandeirantes mostraram no fim dos anos 90 (além de Georgiana e Maria, as outras filhas eram Débora Secco e Daniele Valente), mas surgiu cheia de boniteza graciosa na clássica "A Próxima Vítima" - novela que, em breve, o Viva reapresentará. Aí me perdi dela por um tempão e fui reencontrá-la há poucos anos em "Malhação". Além das atuações, Georgiana foi apresentadora do "Globo Ciência".

Momento Raridade Rara I

Uma das grandes damas do teatro brasileiro celebra hoje seus 90 anos. Ou já celebrou? Há uma divergência sobre o nascimento de Bibi Ferreira ser 1°, 4 ou 10 de junho, esta a data na certidão de nascimento. Tanto faz. Toda data é válida para lembrar desta renomada atriz, cantora e diretora. Para tanto, seguem três memórias de Bibi - todas são achados daqueles:

*De 1973, aqui está (postado por canalmemoria) "Só o Amor Constrói", apresentado na Rede Globo por Heron Domingues - e naquele ano substituído pelo "Fantástico". Nesta edição, Bibi foi ao palco quando da homenagem a seu pai, Procópio Ferreira.

*De 1983, aqui está (postada por bbbernardo) Bibi entrevistada por Hebe Camargo para seu programa na Rede Bandeirantes.

*De 1992, aqui está (postado por pugaman) um pout-pourri romântico cantado em companhia da Orquestra Sinfônica Brasileira em "Bibi In Concert", especial da Rede Globo em homenagem aos 50 anos de carreira dela.

Momento Raridade Rara II

Uma das melhores apresentadoras da TV jornalística brasileira completa 40 anos neste domingo. E é muito por cima que Renata Vasconcellos se torna uma quarentona. Eu não vivo dizendo que sou vidrado nas quarentonas por achar que elas tem uma atmosfera diferente, arrebatadora e sedutora em dobro? Mas por quais causas, motivos, razões ou circunstâncias Renata é tudo de ótimo e mais um pouco? Seria por conta do talento campeão para conduzir o noticiário com imbatíveis charmosa classe e distinta elegância, que conquistam a confiança do telespectador e dão credibilidade ao que é informado? Seria por conta da perfeição visual ao juntar um rosto lindíssimo, uma voz deliciosa e um corpo curvilíneo e cheio de saúde? Ou seria tudo isso junto e ainda um inexplicável algo a mais?

Fato é que, se há certas pessoas que tornam agradáveis mesmo os momentos mais desagradáveis, Renata está entre elas por tudo que explicado acima foi. Ela estreou na TV junto com a Globo News, no segundo semestre de 1996. Dois anos depois, já apareceu na TV Globo, nela se tornando estrela a partir de 2002, quando sucedeu Leilane Neubarth na apresentação do "Bom Dia Brasil", onde está até hoje - além de há muitos anos estar nos rodízios de sábado do "Jornal Nacional". Claro, eis algumas lembranças de La Vasconcellos nestes 16 anos de vídeo:

*De 1996, aqui está (postada por ehslope) a inauguração da Globo News. A primeira dupla que apareceu era formada justamente por Renata e por Eduardo Grillo, até hoje atuante no canal pago.

*De 2005, aqui está (postado por canalcryopraxis) Renata no "Bom Dia Brasil". Tentei achar algo de anos antes, mas este foi o vídeo mais antigo que encontrei.

*De 2007, aqui está (postado por belzontex) Renata no "Jornal Nacional" junto com Márcio Gomes, que também foi seu colega de Globo News - mas que, diferentemente dela, chegou ao canal já com experiência de dois anos em São Paulo nas TVs Record e Globo.

E numa dessas felizes coincidências da vida, duas bonitonas do "Bom Dia Brasil" comemoram datas fechadas em 0 e 5 uma depois da outra. Volto ao assunto amanhã.

Bela do Dia: Claudine Keane

Claudine Keane, linda esposa de Robbie Keane, dianteiro da Irlanda e ex-Tottenham. Na dianteira da boniteza está esta loiraça totalmente apaixonante.

Rádio PB

A coluna em podcast tem na edição deste domingo, que escutam aqui, o "Momento Raridade Rara" em versão sonora radiofônica. São quatro registros: Edson Mauro pela Rede Manchete na Copa do Mundo de 1998; Osvaldo Reis enrolando a língua na Rádio Globo/CBN em 2005; Sérgio Maurício narrando pelo SporTV o Internacional campeão gaúcho de 1997; e Haroldo de Souza documentando na Rádio Gaúcha - com reportagem de Pedro Ernesto Denardin, o que torna o valor do áudio ainda maior - o Grêmio campeão gaúcho de 1990.

Aviso aos navegantes

Continuem mandando mensagens comentando as coisas esportivas do fim de semana que reunidas na próxima coluna serão as remetidas no sábado e no domingo.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

No mesmo domingo em que lembra dos 45 anos da morte de Spencer Tracy, o cinema recorda os 90 anos do nascimento de uma estrela que nasceu e jamais se apagou mesmo após morrer em 1969: Judy Garland, que em seus relacionamentos pessoais incluiu o diretor Vincent Minnelli, que geraria ninguém mais e ninguém menos que Liza Minnelli. Ao longo desta tarde, quem não estiver disposto a encarar Eurocopa, Fórmula 1 e Campeonato Brasileiro tem no TCM uma ótima alternativa pois alguns de seus grandes filmes serão exibidos (pena que "Nasce Uma Estrela", que duas décadas depois foi regravado com Barbra Streisand, não é um deles): às 14h30, "Agora Seremos Felizes"; às 16h25, "Desfile de Páscoa"; e às 18h15, "O Mágico de Oz". Deste, curtem aqui a eterna "Over The Rainbow".

Arremate

Argentina 4 x 3 Brasil foi a disputa mais legal entre eles desde o 2 x 2 da decisão da Copa América de 2004.

"24 Horas" volta depois que este fim de semana recheado acabar e a cabeça puder descansar!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.