.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

9 de junho de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 273
R49 no embalo de sábado à noite

Normalmente ocupado por jogos de interesse secundário em comparação a outros, o horário da noite de sábado será preenchido neste fim de semana pela principal atração da rodada do Campeonato Brasileiro: a estreia de Ronaldinho Gaúcho no Atlético Mineiro, que visitará um Palmeiras sem Valdivia, excluído pois está com a família no Chile após o sequestro-relâmpago de anteontem à noite. E que irônico: na única outra partida de hoje, mais cedo, quem estará em campo? O Flamengo, ex-clube do ex-R10 (agora R49), que terá pela frente o Coritiba, que vem embalado do meio de semana.

Praticamente tudo ficou mesmo para este domingo, abrindo com um duelo de necessitados de triunfo entre Portuguesa e Atlético Goianiense. Na sequência, os jogos do diferenciado (por causa do GP do Canadá) horário das 5 da tarde, incluindo a dupla Gre-Nal, o Grêmio aqui em "Gelo Alegre" contra um Corinthians ainda sem vitórias e o Internacional visitando o Fluminense poucas semanas após o encontro deles pelas oitavas da Libertadores, além do líder Vasco indo ao Nordeste para duelar contra o Bahia. Outro embate Nordeste x Rio de Janeiro apresenta Náutico versus Botafogo. Este vem da maluca derrota para o Cruzeiro, que atuará em Varginha diante do Sport. O Figueirense recebe a Ponte Preta e o clássico da rodada é São Paulo x Santos, segundo encontro de paulistas do torneio.

Aos palpites da rodada: Flamengo 1 x 3 Coritiba, Palmeiras 1 x 2 Atlético Mineiro, Portuguesa 0 x 0 Atlético Goianiense, Bahia 1 x 2 Vasco, Grêmio 2 x 0 Corinthians, Fluminense 1 x 1 Internacional, Náutico 1 x 0 Botafogo, São Paulo 2 x 1 Santos, Cruzeiro 2 x 1 Sport e Figueirense 1 x 0 Ponte Preta.

Destaques da Série B

Tudo foi na base do 2 x 1 nesta sexta-feira: do Vitória diante do Boa Esporte, do América de Natal sobre o Bragantino e do Avaí virando sobre o Ipatinga.

Este sábado programa quatro das cinco partidas de maneira até estúpida para o mesmo horário de Brasil x Argentina: Criciúma x Goiás, CRB x Atlético Paranaense, Barueri x Guarani e Paraná x Guaratinguetá. A única que ainda daria para acompanhar de maneira um pouco mais atenta, que é a noturna Ceará x ABC, perde espaço por simultânea à estreia do Ronaldinho no Galo de Minas.

Eliminatórias da Copa do Mundo

Com o Brasil ausente, uma seleção folga a cada rodada. Hoje, a folguista é justamente a Argentina, adversária do time do Mano Menezes nos Estados Unidos. Rodada em duas metades: uma é hoje, com Bolívia x Paraguai e Venezuela x Chile, e a outra é amanhã, com Uruguai x Peru e Equador x Colômbia.

Começou a Eurocopa

Independentemente de erros de arbitragem, a Polônia tinha nas mãos o jogo de abertura, mas permitiu à Grécia o empate numa bobeada e tem que dar graças a Deus a Tyton por defender o pênalti logo no seu primeiro lance em campo, sem sequer ter um aquecimento. Uma partida mais animada que o esperado, embora não fosse ótima. Líder deste grupo e já dando um passo muito bom para as quartas-de-final, a Rússia quatrilhou sem dó e nem piedade a República Tcheca. Pobre Cech. Goleiraço, mas que companheirada a dele... E até foi pouco o 4 x 1. Um ou dois gols mais não cairiam mal.

O sábado marca o começo do Grupo B, o "da morte", com Holanda x Dinamarca na hora do almoço e Alemanha x Portugal simultâneo a Brasil x Argentina e à Série B. O domingo é do Grupo C e apresenta a atual campeã Espanha no clássico contra a Itália, vindo Irlanda x Croácia na sequência. E na segunda-feira abre o Grupo D, com França x Inglaterra e Ucrânia x Suécia.

Curtinhas

*Superior Tribunal de Justiça negou à CBF um recurso que pedia a suspensão da liminar que mantém o Brasil de Pelotas na Série C e rebaixa o Santo André para a Série D. Disputas clubísticas à parte, ninguém está ganhando de maneira prática com tudo isso pois um monte de clubes e um sem-número de jogadores estão parados há duas semanas. Quem vai arcar com o prejuízo deles?

*Leio no GloboEsporte.com que o exame de sangue que apontou álcool no sangue do Ronaldinho Gaúcho - prova do Flamengo contra seu ex-jogador - sumiu. Assim, do nada. Nem falo uma vírgula!

*Ou melhor, eu falo: que fase do Mengão! Roubaram 14 mil "dilmas" da tesouraria do clube. É muito desgosto para a maior torcida do Brasil.

*Leio na Folha de S.Paulo que o elenco do Chelsea visitaria o Rio de Janeiro nas próximas semanas para conhecer comunidades carentes. Porém, a Secretaria de Esporte do Estado teve que cancelar a visita pois falta vagas nos hoteis da Cidade Maravilhosa. Todas preenchidas por conta do encontro sustentável Rio+20. Por isso não deu para sustentar a presença dos Blues.

*Fim de semana de velocidade com a Fórmula Indy correndo no Texas na noite deste sábado e a Fórmula 1 sendo disputada no Canadá na tarde deste domingo.

*Prossegue o fim de semana de vôlei para as seleções brasileiras: na Liga Mundial, depois dos 3 sets a 0 vitoriosos diante da Finlândia, hoje repetiu a dose contra o Canadá e amanhã enfrenta a Polônia; e no Grand Prix, após suados 3 a 2 exitosos sobre a Itália, nesta manhã a dose de sufoco foi repetida em novo 3 a 2 contra a Sérvia (que levou 25 pontos de bloqueio) - espero eu que amanhã, contra a Polônia, o fim seja diferente.

*A manhã deste domingo terá uma final que promete ser histórica em Roland Garros. Se Rafael Nadal ganhar, ficará com sete títulos deste Grand Slam e não mais empatado estará com Bjorn Borg. Mas se Novak Djokovic vencer, será atingido o primeiro título na primeira decisão na França e conquistados serão quatro Grand Slam consecutivos pela vez primeira desde Rod Laver em 1969. Jogaço!

*Atualização das 11:50: com 2 sets a 0 sobre Sara Errani, Maria Sharapova ganhou Roland Garros, o último Grand Slam que faltava vencer. A "Perestroika Girl" venceu Wimbledon em 2004, EUA em 2006 e Austrália em 2008.

*Quem enfrentará o Oklahoma City Thunder na final da NBA? Miami Heat ou Boston Celtics? Hoje saberemos.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de uma grife radiofônica deixar uma importante metrópole sabe lá Deus por qual motivo: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no TudoRádio que até o final deste mês a Rádio Globo deixará Fortaleza, onde é transmitida pelo AM 620, prefixo pertencente à Arquidiocese de Fortaleza e que deverá retomar a Rádio Assunção AM nele, com programação totalmente regional. Não foram divulgados os motivos para não ser renovado o contrato de afiliação. A Globo está nos 620 da Capital do Ceará há exatos 6 anos, mas não diminuirá o número de emissoras afiliadas pois em breve assumirá o prefixo AM 1550 de Jacarezinho, no Norte do Paraná, hoje ocupado pela Norte Sul, que deixará de retransmitir a Jovem Pan.

*Exibida excepcionalmente às 9h40 na próxima semana dentro do horário especial concedido pela Rede Bandeirantes às grades locais (9h15 às 10h) por conta da Eurocopa às 13h, a primeira edição da versão gaúcha do "Brasil Urgente" será apresentada por Juliano Tonial, que faz o matutino "RS Acontece", ficando o titular Paulo Bogado somente na edição convencional das 5 às 6 da tarde - que, nestes dias de Eurocopa às 15h45, a julgar por esta sexta-feira, será do último trilar de apitante até por volta das 18h15, quando chega o "Brasil Urgente" do José Luiz Datena até 18h50.

*Com a saída de Giuliano Marcos para a matriz de São Paulo, uma boa amiga (bonitíssima e ainda não encontrada ao vivo, a cores, em HD e em 3D) deste Papo de Bola - o Site avisa que o noticiário noturno "Rio Grande Record" será apresentado mesmo pela deusa loira Kellen Caldas até segunda ordem ou até ser arrumado um apresentador para formar dupla com ela, a exemplo do próprio Giuliano algumas vezes nesta semana. Assim, ela não faz mais as funções anteriores, ficando Luiza Zanchetta na previsão do tempo do "RGR" e Gisa Guerra na parceria com Alexandre Mota no "Balanço Geral". A ver como ficaria o "Record News Sul", também apresentado pela Kellen.

*A Record/RS apresentou ontem uma reportagem sobre esse projeto de lei que pode barrar as terceirizações de horários na televisão e no rádio. Curiosamente, embora nada surpreendentemente, o tom adotado no material foi de "fim de democracia" se aprovado o projeto. Bem lembrarão que, ao trazer esta informação à tona, a matéria da Folha de S.Paulo observou que a Rede Record é um caso à parte pois Edir Macedo não arrendou a emissora e sim é seu proprietário. Só que a Igreja Universal aluga horários em diversos outros canais para permanecer no ar enquanto a emissora que lhe pertence está com a programação convencional - aqui em Porto Alegre, por exemplo, está no ar na Pampa das 8h30 às 9h30 e na Bandeirantes das 14h às 15h.

*Cara: leio no Flávio Ricco que o "RJ Record" venceu o SBT por 8,4 a 7,7 na última quarta-feira e empatou em 10 pontos anteontem. Luiz Bacci tem feito frente ao "Carrossel" no Rio de Janeiro.

*Coroa: leio no Lauro Jardim que, na segunda e na quinta-feiras, o "Jornal da Record" marcou respectivamente 3,8 e 3,9 pontos em São Paulo, suas piores audiências no ano. "Carrossel" comanda.

*Vem aí o nas "Curtinhas" já mencionado Rio+20. Seguem duas fotos curiosas: esta aqui é da Patrícia Kogut e mostra Patrícia Poeta no estúdio da TV Globo, fazendo jus ao refrão "eu sei que eu sou bonita e gostosa, e sei que você me olha e me quer"; e esta aqui é do Fábio Seixas e destaca os estúdios das TVs Record e Globo praticamente um do lado do outro. Até no Rio+20, eh, eh, eh...

*Leio no NaTelinha que a produção do "Encontro com Fátima Bernardes", que estreará às 10h30 do dia 25, está para fechar uma exclusiva com Ana Paula Arósio, da qual pouco se soube desde que foi afastada pela Globo de "Insensato Coração", em 2010, por faltar às gravações (Paola Oliveira fez sua personagem) e ter seu contrato rescindido. Pois é, ela "desapareceu" mesmo a partir dali.

*Não é mais "Ghost: Do Outro Lado da Vida" o recorde de audiência da "Sessão da Tarde" em 2012 em Sampa City. Leio na Patrícia Kogut que os 17 pontos do clássico com o finado Patrick Swayze foram superados anteontem pelos 21 de média e 42% de participação de "O Menino da Porteira" - que, evidentemente, não era o original com Sérgio Reis e sim a regravação com Daniel.

*A saideira que li no Flávio Ricco: Acelino Popó Freitas cancelou sua participação no "Saturday Night Live", da RedeTV!, do qual seria o apresentador amanhã. Rafinha Bastos no comando de novo?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se antes dela ser publicada o "SNL" brasileiro não for retirado por não emplacar.

Bela do Dia: Bianca Petry

Bianca Petry, bonitona conterrânea do Twitter. Descobri ela ontem por uma resposta do maior galanteador do Twitter na história, o jornalista Marcos Graciani (sim, Graciani me vence com sobras). Jovem e maravilhosa assim, quando chegar à casa dos 30 e poucos será um furacão que devastará corações em todo e qualquer lugar que for.

Convivas

Antes de mais nada, um aviso aos navegantes: com muita coisa por fazer nos últimos dias e muitas horas a mais debaixo das cobertas (pois só assim para resistir à insuportável friaca de "Gelo Alegre"), deixei acumuladas muitas respostas de e-mails e também algumas publicações de conteúdos deste PB. Mas não esqueci de nada disso e, pouco a pouco, vou colocar tudo em ordem.

"Cadê as brincadeiras com os nomes dos jogadores da Eurocopa?" (Anderson Costa)
Pensarei em algo assim para a coluna deste domingo.

"A média de gols do Campeonato Brasileiro se deve muito aos cariocas. Os jogos deles tiveram 12 gols na primeira rodada, 16 na segunda e 17 na terceira." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)

"Pepê e Neném nunca me enganaram ao revelar serem lésbicas. Como dizia Aracy de Almeida quando suspeitava de alguém nesse ponto: daquele ou daquela ali não resta a menor dúvida! No caso, daquelas. *** Há quanto tempo Liam Neeson não faz um filme relevante? Em relação aos citados, 'Darkman: Vingança Sem Rosto' é um filmaço pouquíssimo manjado. *** O livro mais famoso de Ray Bradbury, 'Fahrenheit 451', deu origem ao filme homônimo dirigido por François Truffaut nos anos 60. Vi esse filme uma única vez, nos anos 90, e a atmosfera da película é asfixiante! *** Você com o Chaves e eu com o chorinho. Como diria Nelson Rodrigues, que seria de nós se não fossem três ou quatro ideias fixas. Essa minha doença me acometeu já na idade adulta. Da outra eu me curei tem bem uns 20 anos e não tive recaídas desde então. *** Joel Santana somente treina o time por 10 dias seguidos e só consegue aprimorar as ruindades do Flamengo. Esperar o quê de um treinador que já está há 30 anos na praça e que vem dando mostras claras de obsolescência? Não garanto sua permanência em caso de fracasso contra o Coritiba. O fato é que a atual passagem pelo time rubro-negro está esturricando seu filme no futebol carioca. Provavelmente sairá sem títulos ou grandes feitos. Sendo assim, quem se lembrará dele no próximo incêndio que acontecer num grande clube do Rio? *** Do jeito que ficou colocado, deu a entender que o Cruzeiro não obtinha nenhuma vitória no Rio desde 93, quando não derrotava o Botafogo no Rio desde o ano em questão. De lá pra cá, cansaram de ganhar do Flamengo em pleno Maracanã e, no ano passado mesmo, deram uma sova de 3 em cima do Vasco em São Januário." (Clayton Moreira)
Corrigi ainda ontem na coluna desta sexta-feira.

"Praticamente inacreditável a virada do Cruzeiro sobre o Botafogo. O time celeste foi nulo no ataque durante quase todo o jogo, aceitando o domínio dos cariocas. Quando estava com 2 x 0 contra, porém, resolveu botar a faca entre os dentes. Virada sensacional para dar moral ao elenco e a Celso Roth - que, enquanto jogava com sua tática defensiva de praxe, obtinha um resultado adverso; no momento em que resolveu atacar um pouco, conseguiu ganhar o jogo. Mas o grupo do Cruzeiro é fraco, apenas com Montillo tendo qualidade diferenciada, e não vive fase lá muito boa. Brigará, no máximo, por vaga na Copa Sul-Americana. *** Totalmente desnecessária a declaração de Luís Paulo Rosenberg neste momento. Concordo que ele pode até não ter tido a intenção de depreciar o elenco do Corinthians, como a maioria entendeu, já que 'medíocre' ganhou uma conotação negativa que parece ser definitiva. Porém, por que dizer uma coisa dessas enquanto seu time está na semifinal da Libertadores e a um passo de alcançar uma final inédita? Imagino que esse episódio prejudica mais o próprio Rosenberg do que o elenco, que pode se motivar e se fortalecer, já que os jogadores devem ir a campo com o intuito de provar o contrário. Vamos aguardar se o dirigente vai se retratar, largar o cargo, enfim. O fato é que o ambiente político do Corinthians não anda essa maravilha toda. *** Situação lamentável essa vivida por Valdivia. Todos os dias, muitos paulistanos e mesmo pessoas de outros lugares passam por isso de sequestro-relâmpago, mas não estão expostos na mídia e não há repercussão. É possível que ele volte do Chile na segunda-feira, explique à imprensa o que aconteceu, o Palmeiras coloque seguranças particulares à sua disposição e fique 'tudo bem', como também pode ser que ele não fique mais no Brasil após esse episódio mais por influência de sua mulher do que por uma decisão pessoal. A verdade é que isso não pode continuar assim. O sujeito não pode nem sair direito que corre risco de ser abordado e passar 3 horas com uma arma apontada para sua cabeça e de sua esposa, com seus filhos em casa." (Eduardo Pfals)

"Muito, mas muito bom saber que Maria Paula Limah vai apresentar o 'TEM Notícias' da minha região. Agora não o perco por nada. E tomara que ela demore muito a voltar para São Paulo, viu, seu estraga prazer, hahahahahaha..." (Fernando Henrique Franca Gemignani)
Ih, ó o cara aê... (risos) Maria Paula, que estreia nesta segunda-feira na edição do meio-dia.

"Para quem quiser trocar uma Eurocopa com Rooney, Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic, Cassano, Müller e Xavi por um Campeonato Brasileiro com Neto Berola, Elton, Marcel, Wellington Paulista, Deivid e Luan, meus pêsames. Burrice tem em todo lugar mesmo. *** Burro Alejandro Sabella ao não escalar Aguero, Messi e Higuaín contra o Brasil. E daí que Aguero tá suspenso nas Eliminatórias? Chance de ouro de atropelar o timeco do Brasil e o cara desperdiça? Se não quer colocar Aguero, põe Tevez ou outro atacante, mas Sosa é retranca. *** Corinthians e Santos jogam na Libertadores. O Santos está sem Rafael e Neymar, que foram passar vergonha com a Seleção Brasileira, e sem Ganso, que só se machuca. São Paulo, que não tem 'a Minardi' Lucas, Bruno Uvini e Casemiro, e Palmeiras jogam a Copa do Brasil. Já Portuguesa e Ponte Preta são times medianos para baixo e é lógico que esperar disputa por títulos da parte delas é querer demais, fora que a Portuguesa foi rebaixada no Campeonato Paulista. Logo..." (Ricardo Haertel)
Mas uma única vitória em 17 jogos é um pouquinho além do normal. No mínimo quatro ou cinco ficaria dentro dos conformes.

"O elenco do São Paulo é bem servido em quantidade e qualidade. Contudo, o time ainda oscila. Nesta paralisação do Brasileirão, Emerson Leão não conseguiu fazer este time jogar convincentemente como pode pois, atônito e incompetente que é, ainda não deu padrão tático, proteção à defesa e audácia ao ataque. Além disso, não sabe como utilizar Cícero, que ora é volante e ora meia. Enfim, Leão está perdido. O Tricolor não faz mais do que a obrigação ao estar nas semifinais da Copa do Brasil, já que encarou até aqui times ruins, como Ponte Preta e Goiás, inclusive jogando um futebol chato e vergonhoso. *** Os vascaínos racionais hão de concordar comigo sobre Alessandro da Rocha Mattos ser o melhor auxiliar do Brasil." (Romário Henderson)

"A Claro TV disponibiliza a Globo de São Paulo aqui no Rio de Janeiro? Vi uma TV em um restaurante e estavam a Globo do RJ e a de SP. Quando a pessoa que estava trocando de canal, passou pela Globo SP, apareceu imagem normalmente e não era a mesma do canal carioca." (Victor Faria)
Seja Claro TV, seja Sky ou seja qual operadora semelhante for, as emissoras da Rede Globo são acessíveis apenas e tão somente na mesma região de cobertura do canal aberto. Isso desse restaurante deve ser algum "bug" ou coisa do gênero.

"O Uruguai já foi campeão mundial, as seleções da África e Ásia tem dado muito trabalho aos gigantes mundiais e ainda dizem que 'a Eurocopa é uma Copa do Mundo sem Brasil e Argentina'. Haja clichês no futebol brasileiro! E se por algum acaso Argentina e Brasil não forem à Copa de 2018? É garantido que o título será europeu? *** Se não me engano, o goleiro Szczesny estava parado no Arsenal. *** Como eu pude ter acertado 7 palpites? Sou péssimo de palpites e chutes." (Wanderson Ferreira)
Ué, acertando... risos...

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Sem qualquer razão mais especial para tanto, apenas por ter me dado vontade, trago aqui o som country de Bonnie Raitt com "Something To Talk About". E bom fim de semana para todos.

Antes do Arremate...

...não nos esqueçamos que, no começo da madrugada deste domingo, acontecerá a final da Copa das Nações da Oceania, entre Taiti e Nova Caledônia. O campeão estará no Brasil em 2013 para jogar a Copa das Confederações. Seja qual for o vencedor, será uma presença inusitada e única em nosso território. Enquanto a bola não rola por aquelas bandas, vamos fechar por enquanto.

Arremate

México e EUA ganharam, mas levaram um gol cada de Guiana e de Antígua e Barbuda. Que proezas!

"24 Horas" volta antes que o Brasil leve um gol da Guiné Equatorial!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.