.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

7 de junho de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 271
Crise no futebol de SP, crise!

Terrorismo barato à parte (risos), nas 28 partidas já realizadas do Campeonato Brasileiro, 16 envolveram clubes paulistas, uma delas em duelo direto. É incrível, mas o futebol de SP venceu apenas uma única vez até agora (São Paulo diante do Bahia). No mais, apenas empates e derrotas. Esta quarta-feira, marcada por poucos jogos bons e muitos de qualidade duvidosa, não foi muito diferente.

O primeiro a pisar na bola foi o Palmeiras, que saiu perdendo para o Sport, mas teve um bom volume ofensivo no primeiro tempo e chegou corretamente ao empate. Porém, no tempo segundo, um erro na meiúca resultou na tomada de bola do Tobi e no chute de Felipe Azevedo, que Bruno poderia pegar se não fosse mole na pelota. O rubro-negro ganhou a primeira após dois empates.

Aí, nós vamos para a Portuguesa, que também fez pouquinha coisa. O Coritiba foi superior o tempo todo e mereceu a vitória, construída com duas proezas ainda na etapa inicial. Airton foi o destaque com o primeiro gol do Coxa e - mesmo a rubro-verde não fazendo por merecer isso - salvar em cima da linha aquele que seria o primeiro gol da Lusa, já na metade final.

Vamos para o São Paulo aqui em "Gelo Alegre" (brrrrr!!!) - registre-se, com um público excelente de 14 mil fãs, dadas as circunstâncias da friaca beirando o insuportável às 10 da noite. Atuação abaixo da crítica dos tricolores, limitada a duas cabeçadas perigosas de Paulo Miranda. D'Alessandro comandou as ações do Internacional e fez o gol da vitória, que não seria inverídica se por dois tentos de distância. Uma noite em que tudo deu certo para o Colorado e tudo deu errado para o Tricolor, pois Luís Fabiano levou o terceiro amarelo e é desfalque no domingo, contra o Santos.

Santos, que protagonizou com o Fluminense um joguinho sem vergonha até dizer "chega". Renteria marcou um grande gol ao roubar a bola no círculo central e meter uma cavada em Diego Cavalieri, mas depois veio o empate num pênalti inexistente. Carlinhos tomou a falta de Adriano, sim, mas fora da área. Este não foi o único grande erro da arbitragem. No tempo segundo, Lanzini invadiu a área, foi detido pelo goleiro e a sobra parou no alvo. Seria a virada carioca, não fosse marcado um impedimento muito inexistente. Faltou futebol para os dois times e faltou semancol para o apitante.

Completando a má fase do futebol de SP, a Ponte Preta saiu na frente numa papagaiada defensiva e tomou o empate do Flamengo em falta cobrada por Renato Abreu, que estava com o pé calibrado e quase acertou outras três cobranças durante a partida, uma delas maravilhosamente defendida por Edson Bastos. Antes deste chute, a Macaca desempatou num chute bonitaço de João Paulo. Paulo Vitor se virou nos 30 para impedir os alvinegros de ampliarem, mas aos 48 minutos veio o empate do Mengão. A Ponte reclamou demais da arbitragem, tanto por acusá-la de inverter lances e marcar outros inexistentes quanto por reclamar ter inexistido o escanteio que originou o segundo gol do Fla, que por sua vez matou a torcida de desgosto uma vez com um futebolzinho duro de aguentar.

Saindo dos times paulistas, destaquemos o Atlético Mineiro, que era para ter goleado o Bahia, que tem que dar graças por ter saído de Beagá com um empate. O jogo todo foi pressão pura do Galo, que teve a estreia de Jô - que, sejamos justos e verdadeiros, atuou muito bem e se mostrou participativo o tempo todo, anotando o pênalti por ele mesmo sofrido. Mas o Tricolor empatou na única grande jogada em toda a peleja, batida bonita de Fahel. Na finaleira, os mineiros ainda acertaram a trave duas vezes na sequência. Com o último apito, os baianos respiraram aliviadíssimos.

Se o Nordeste escapou de levar muitos gols em Minas Gerais, o mesmo não aconteceu no Rio de Janeiro. Melhor o tempo todo, o Vasco foi para o intervalo com dois tentos de frente, um deles em golaço de Felipe, num sapataço que mandou Gideão pras cucuias - agora, com uma liberdade constrangedora. Depois do intervalo, o Cruzmaltino anotou duas vezes mais e nem se abalou com a dobra do Timbu, que não chegou à trinca pois Fernando Prass brilhou ao defender uma cabeçada difícil de Rhayner. É a primeira vez em 24 anos que os cariocas ganharam as três primeiras no Nacional.

Encerrando a quarta-feira, o Grêmio ganhou por contagem mínima, mas mereceu derrotar o Atlético Goianiense, que teve como melhor momento uma falta cobrada por Elias na trave. Os gaúchos foram mais participativos no ataque e, depois de ter acertado o poste, Miralles festejou ao bater bonito após limpar a marcação na área. Kléber voltou a jogar após mais de dois meses parado por contusão.

Esta noite, o Botafogo recebe o Cruzeiro (teremos o terceiro "oxo" seguido de Celso Roth?) e o Corinthians é mandante diante do Figueirense (triunfará o Furacão do Estreito sobre um paulista?).

Curtinhas

*Ronaldinho Gaúcho está regularizado e é confirmado pelo Atlético Mineiro para estrear contra o Palmeiras. E teremos um sábado à noite com ares de domingo à tarde em relevância de acontecimento.

*O goleiro Marcelo Lomba não tem mais vínculo com o Flamengo e acertou por mais três anos com o Bahia.

*Falando em goleiros: completa 55 anos nesta quinta-feira Paulo Vitor, que marcou época no Fluminense da primeira metade dos anos 80. Foi o guarda-metas do Tricolor campeão brasileiro de 1984 e tricampeão carioca entre 1983 e 1985.

*A triste de hoje: acertado para comandar o Villarreal na temporada 2012/2013 após muitos anos dirigindo o Sporting Gijón, Manuel Preciado morreu aos 54 anos, de infarto fulminante.

*Semifinalista de Roland Garros, Rafael Nadal atingiu esta condição ao aplicar 3 sets a 0 em Nicolás Almagro. São 50 vitórias em oito participações neste Grand Slam, pelo qual só perdeu uma vez. Uau!

*Marcelinho Huertas foi decisivo com uma cesta sensacional e o seu Barcelona, que perdia por 80 x 78, ganhou do Real Madrid por 81 x 80 na primeira decisiva do Espanhol Masculino de Basquete.

*Saiu o primeiro finalista da NBA: o Oklahoma City Thunder (ex-Seattle Super Sonics), que aplicou 107 x 99 no San Antonio Spurs e fechou em 4 a 2 a final da Conferência Oeste. Detalhe: em certo momento do jogo, o Thunder estava 18 pontos atrás! O outro finalista pode ser confirmado hoje, caso o Boston Celtics feche em 4 a 2 a final do Leste diante do Miami Heat.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de encerrar uma passagem rápida longe de casa para novamente próximo dela estar: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Despedida no feriado em Porto Alegre: Giuliano Marcos apresentará hoje o "Rio Grande Record" pela última vez pois informou esta manhã no Facebook que foi convocado pela direção nacional da emissora para reforçar a equipe de São Paulo. Bem que ontem ele havia avisado que a partir da próxima semana voltaria à tela da Record para Ribeirão Preto, Litoral Paulista e Vale do Paraíba, praças nas quais já trabalhou. Durou 3 meses a passagem do sósia de John Travolta pelo Rio Grande do Sul, onde havia feito o "Balanço Geral" no começo deste ano durante férias do titular Alexandre Mota.

*A saber quem assumirá a titularidade do "Rio Grande Record" a partir da próxima segunda. No começo desta semana, Kellen Caldas o apresentou pois Giuliano teve problemas aéreos e não conseguiu retornar a tempo de um fim de semana de folga no interior paulista. Ontem, os dois apresentaram o noticiário noturno juntos - o que deu um ar total de "John Travolta" ao lado de "Olivia Newton-John". Se dependesse apenas da minha vontade, é lógico e evidente que ficaria a Kellen (outra daquelas enormes paixonites deste colunista), mas deduzo - deduzo - que haverá um novo âncora. A saber: buscarão alguém daqui ou importarão novamente?

*Sabe quando certas imagens dão aflição só por você pensar na situação e não conseguir se imaginar nela? Senti isso agora de manhã vendo no "Fala Brasil" uma reportagem sobre a friaca deste começo de feriado aqui em "Gelo Alegre". Horário da passagem gravada pela bonitona Bianca Zuchetto: 4 da madrugada. Brrrrr!!! Tem que amar muito o jornalismo para topar uma dessas (eh, eh, eh).

*E sim, interpretará acertadamente quem entender que eu não teria cara e coragem para algo assim. Adivinhem por qual motivo as colunas desta quinta-feira novamente são publicadas no começo da tarde? Adivinhou certo quem pensou que fui pra debaixo das cobertas por algumas horas na madruga. Sou bravo até a página 9. Da 10 em diante, sou fracote (risos).

*Boa nova para quem gosta da bonitona corintiana de Presidente Prudente: a partir da próxima segunda-feira, Maria Paula Limah passará a apresentar o "TEM Notícias" da TV TEM de Itapetininga. Será a edição do meio-dia que ela fará na afiliada da Rede Globo. Como a TV TEM está no G1, poderei acompanhá-la sempre pelo Globo TV. Que não demore muito para ela voltar para Sampa City.

*E o link do "Radar SP" invadido na manhã de ontem? Esses patetas sempre atrapalham o trabalho dos repórteres, que barbaridade - e só da Globo. Poderiam dar uma variada no repertório das emissoras de vez em quando ou, de preferência, arranjarem maneiras mais inteligentes de protestar. Parece que não aprenderam com o incidente da Monalisa Perrone no "Jornal Hoje".

*Leio no Flávio Ricco que o próximo "Saturday Night Live", na RedeTV!, será apresentado por Acelino Popó Freitas e terá como atração musical o Restart. Popó tudo bem, mas Restart???

*Mudando de assunto, falemos de bonitonas pouco providas de vestimentas (é que eu já falei de bonitonas nos primeiros tópicos, mas daquelas altamente providas de vestimentas): vejam aqui Fernanda Lima na capa da revista Boa Forma e atentem aqui para Fernanda Souza de biquíni na capa da Shape, ambas as publicações de junho. Ô Playboy!!! Ô Sexy!!! Vamos abrir a carteira!!!

*Leio no Alan de Faria que, a partir do dia 17, o "Programa Silvio Santos" estreará o concurso "As Mais Belas Pernas do Brasil". Até aí, tudo beleza. Quem não gosta de ver coxas atraentes das bonitonas? O problema é como elas serão notadas: as concorrentes aparecerão no palco fantasiadas de... avestruz, só com as pernas de fora. Aí apatifou tudo, na boa.

*Leio no NaTelinha que "Carrossel" parece ter feito bem para o SBT, que subiu seus índices em outros horários. Exemplos da última terça-feira em São Paulo: 7 pontos de "As Visões da Raven", 8 de "Eu, a Patroa e as Crianças", 7 de "Maria do Bairro", 7 do "Casos de Família" e - atenção! - 8 pontos do segundão "Chaves", que ganhou dos 6 pontos de Record e Band. O fato fala por si só.

*Tanto filme recente - e ruim - que a "Sessão da Tarde" passa dia após dia e leio na Patrícia Kogut que sabem quem rendeu à Globo a melhor audiência da faixa em 2012? O bom e velho "Ghost: do Outro Lado da Vida", exibido na terça-feira e marcador de 17 pontos e 42% de participação em Sampa City. Certos filmes são campeões de "Ipobre" para sempre. "Ghost" é um deles.

*Diretor de núcleo da Rede Globo, Roberto Talma está internado na UTI do Hospital São José, em São Paulo, se recuperando de uma angioplastia com colocação de stents. Que ele melhore logo.

*Morreu ontem, aos 91 anos, o escritor Ray Bradbury, que se tornou uma referência na ficção científica e tem como obra mais destacada "Farenheit 451", escrito em 1953.

*A data de hoje marca os 95 anos de nascimento do grande Dean Martin. Feriado bom para curtir suas comédias ao lado de Jerry Lewis e para dançar com a amada ao som de "That's Amore".

*A saideira: completa 60 anos nesta quinta-feira o ator Liam Neeson, astro de filmes como "A Lista de Schindler", "Michael Collins" e "Darkman: Vingança Sem Rosto".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver planejando uma vingança contra a mais amorosa da lista (ué???).

Bela do Dia: Juliana Franceschi

Juliana Franceschi, modelo, apresentadora da TV Poços (de Caldas) e colunista de futebol do site de Milton Neves. Que golaço essa gatinha de Minas!

Convivas

"Jogo fraco no Beira-Rio. São Paulo e Inter jogaram sem criatividade e uma bola parada decidiu num lance em que tive dúvidas se realmente aconteceu a falta do Cortez no Nei. O Tricolor se mostrou perdido entre dois esquemas táticos que não funcionaram, primeiro com três atacantes e depois com o lento Maicon no lugar do inoperante Fernandinho, mudança que não alterou em nada o panorama. Jogando assim, o São Paulo terá trabalho para bater o Coritiba na Copa do Brasil. *** Lucio Netto: não tenho poderes de prever o futuro e, se tivesse, usaria para mim mesmo. Acho que você não entendeu o que eu escrevi. Não quis prever o desempenho do Ronaldinho Gaúcho em campo e sim mostrar que o comportamento da mídia mineira em relação ao Atlético é bem volúvel e fácil de se imaginar - refletindo-se em parte ufanista da torcida - e que não precisa ser gênio ou adivinho para saber. Você deve saber que no futebol, ainda mais no Brasil, praticamente não existe o chamado meio termo. Na visão de boa parte da imprensa e, por consequência, da torcida, ou o cara arrebenta no clube ou é um fracasso, ainda mais sendo uma estrela midiática como ele é. Creio que não fugiremos desse roteiro, dependendo também do desempenho do time na tabela. E não decretei que Ronaldinho será um fracasso no Atlético. Eu disse que não o contrataria e que não acredito no sucesso nele, mas a maioria pode queimar a língua igual Diego Tardelli fez em 2009. Só acho que, se ele não der resultado em títulos para o clube, pouco adiantará um possível bom desempenho. *** Romário Henderson, discordo um pouco quando você diz que a pressão no Atlético é menor que no Flamengo. Moro em MG e afirmo que a pressão existe de forma bem ostensiva, muito inflada pela mídia e pela falta de títulos do clube. *** Sobre a seleção peruana, concordo que Sergio Markarian é um bom treinador e fez o time melhorar, mas acho que ainda é pouco para classificar para a Copa do Mundo. Temos de lembrar que avançar na Copa América, com jogo único a partir das quartas-de-final, é mais fácil do que manter o ritmo em Eliminatórias longas como essas e não vejo o Peru com elenco para chegar mais longe, pelo menos por hora. *** A França não empatou ano passado com a Bósnia no último jogo das Eliminatórias para a Eurocopa? Então, ela não teria 21 vitórias seguidas, certo? *** Faço a pergunta pois não o conheço e nunca vi ele falar: Júnior Cigano é carismático mesmo ou teve até carro de bombeiro à sua disposição porque a luta dele foi exibida na Globo e ele venceu? *** Se a TV Cultura não insistisse tanto em programas apenas infantis das 9 da manhã até 7 da noite, teria talvez até mais pontos no Ibope. Creio que o 'Guia do Trânsito' e o 'Pronto Atendimento', que estrearam esse ano, deram uma ajuda nesse número modesto, porém importante, da audiência do canal. Sobre a RedeTV!, realmente é o chamado barco sem rumo. *** Sobre a programação também sem rumo da Record, o Seu Omar do 'Todo Mundo Odeia o Chris' resume bem a situação atual dela, que gasta tanto para não produzir quase nada decente: trágica! *** Não seria melhor o CONAR, ao invés de suspender as propagandas da Tele Sena, suspender a execução de toda e qualquer 'música' do Restart em toda e qualquer mídia?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Sim!

"Tire seu cavalo da chuva. Dificilmente a botafoguense Nathália Dill aceitará vestir rubro-negro, mesmo que seja a camisa do Sport. *** 'Ninguém tem paciência com ele'? Tu não passas sem uma referência chavista." (Clayton Moreira)
Sou eu com o "Chaves" e você com o chorinho.

"Por que diabos Joel Santana está falando de Ronaldinho? Nada mais necessita declarar sobre este rapaz, que está enganando a todos e não mais tem vínculo com o rubro-negro. Joel precisa se preocupar com quem está lá, disponível para escalar, e não perder tempo falando besteira. Aliás, não sei como o torcedor do Flamengo tem paciência para tolerar sua filosofia de jogo, totalmente ultrapassada, covarde e demasiadamente defensiva. *** O time do Flamengo é um dos mais medíocres da Série A. Não vai brigar por absolutamente nada a não ser, quiçá, por sua manutenção na elite. A formação imposta pelo atônito Joel é smplesmente esdrúxula. O quarteto do losango no meio-campo é totalmente descompacto e improdutivo. É visível que Airton está fora de forma e acima do peso, que Kleberson e Renato não podem ser titulares e que Ibson não pode ser aproveitado como armador e sim como segundo volante, para fazer a saída de bola. É uma bagunça tática. Além de tudo isto, a defesa é fraca, está exposta, não é protegida devidamente e não há ninguém capaz de criar situações. Magal é uma avenida latifundiária na esquerda – por que negociaram Júnior César? – e não aproveitam os jovens e talentosos Thomás e Adryan. Que time e treinador horríveis! *** Para mais um jogo de suma importância, Alessandro Rocha Mattos foi escalado. Depois de Roberto Braatz, é o melhor auxiliar do país. Foi ele que assinalou impedimento do Alecsandro naquele gol contra o Corinthians, em São Januário, que rendeu muito debate e controvérsia sobre o recurso eletrônico." (Romário Henderson)
Os vascaínos não concordarão contigo sobre Rocha Mattos ser o melhor bandeirinha do Brasil, não (risos).

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Seria o da coluna de ontem se eu não soubesse disso apenas depois de publicá-la (certos fatos não foram adicionados às minhas fontes de pesquisa... risos). Mas nesta quarta-feira completou 50 anos a gravação do primeiro single dos Beatles, um de seus maiores sucessos em todos os tempos. Canção tolinha, romântica, adorável e, por isso mesmo, excelente. Eis aqui "Love Me Do".

Arremate

Está chegando a hora da Eurocopa. Polônia e Grécia darão o pontapé inicial à 1 da tarde de amanhã.

"24 Horas" volta (um pouco) antes da bola rolar em relvas polonesas e ucranianas!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.