.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

2 e 3 de junho de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 267
9 anos... tudo isso?

São 9 anos de colunas "24 Horas" e "Papo de Mídia", fora outras seções. É muito tempo! E eu nem achava que o Papo de Bola - o Site chegaria a isso tudo. Comecei por começar, como hobby, aquela história toda que vocês já sabem por várias vezes contada. Não é um aniversário com muita coisa especial. Não tenho grandes novidades nem visuais e nem em seções, o ritmo muito puxado tanto na Internet quanto fora dela ocasionam isso (e sim, sei que já tem bastante tempo deste layout, mas não tenho tido tempo para idealizar um novo - e não pensem que não tenho vontade de trocar o visual pois eu tenho, só me falta tempo para elaborar tudo com calma e atenção). Em 2013 chegará o décimo aniversário. Já começo a contagem regressiva para elaborar boas novas para o PB.

Enquanto isso, alegre me sinto por várias experiências marcantes ao longo destes tempos e por tanta gente boa que, por causa do site, pude conhecer, trocar boas ideias e partilhar histórias. Não posso esquecer, evidentemente, do principal de tudo: os leitores, a base que sustenta este Papo de Bola não financeiramente pois não tenho rendimentos com o site (e acredito que alguns ganhos eu mereceria ter por tudo que faço aqui), mas motivacionalmente com participações constantes e interações na "24" e no "PM".

Para não deixar a data passar totalmente em branco, apresento abaixo um vídeo especial que traz uma grande descontração ao mostrar o que determinadas figuras dos esportes, do jornalismo geral e da TV em si, figuras estas sempre destacadas ao longo destes 9 anos, diriam sobre a ocasião. Tudo um exercício bem-humorado de imaginação. Além disso, entre este sábado e este domingo, atualizarei a seção "Galeria do PB" com diversas imagens de encontros e eventos vividos por este que vos tecla desde ainda o ano passado, mas que a falta de tempo me impedia de publicar. De quebra, para não ficar enferrujado em termos de áudio, a partir da próxima quarta-feira retomarei os podcasts da "Rádio PB", com comentários variados terminados com boa música.

É isso, então. Obrigado a todos que fazem estas 9 temporadas do Papo de Bola - o Site e é botar a cabeça pra funcionar e arranjar tempo e condições para muito mais celebrar em 2 de junho de 2013, quando dos 10 anos.

Ah: e vamos ao vídeo, incorporado à página via Dailymotion e que publiquei no YouTube por aqui. Não sei onde eu estava com a cabeça ao aprontar isso.



Candangos no comando da cesta

Brasília é a capital nacional do basquete masculino. Encerrada a quarta edição do Novo Basquete Brasil, só não ganhou a primeira, quando foi derrotado pelo Flamengo. As outras três foram ganhas, a última delas na manhã deste sábado, na partida única contra o São José, derrotado por 78 x 62 em Mogi das Cruzes.

Na primeira fase, a Uniceub dividiu a segunda posição ao atingir 21 vitórias e 7 derrotas, garantindo presença na Liga das Américas. Nas quartas-de-final, aplicou 3 a 0 sobre Bauru na melhor de cinco. A semifinal é que foi muito disputada, apenas no último jogo sendo superada a equipe do Pinheiros. Na finalíssima, contribuiu muito para o triunfo abrir mais de 10 pontos de vantagem logo no começo da partida. Depois, não houve como São José reagir com tudo, por mais que encostasse no marcador. Sólidos em quadra, os candangos foram indomáveis o tempo todo. Parabéns!

A Segunda na sexta

Paulo Baier foi decisivo com dois gols, o primeiro num chinelaço beleza pura de fora da área, e o Atlético Paranaense trincou o Barueri, que tem um começo desastroso de Série B a exemplo do CRB, que foi batido pela contagem mínima pelo Goiás, que não vencia desde a semifinal do Estadual, no final de abril. O América de Natal continua com 100% (três vitórias em três partidas) após bater o Guaratinguetá e chegou à oitava vitória consecutiva, já contando o Campeonato Potiguar. As sete partidas realizadas neste sábado serão comentadas na coluna de segunda-feira.

Eliminatórias da Copa do Mundo

Fim de semana de rodada quase toda neste sábado. Quando esta coluna é publicada, já acontece Uruguai x Venezuela. A seguir vem Bolívia x Chile e, à noite, Argentina x Equador, ficando Peru x Colômbia no domingo.

Mamma mia

Escândalo de jogos arranjados, partida contra Luxemburgo adiada por terremoto e, de quebra, derrota por 3 x 0 para a Rússia. O macarrão da Itália desandou com "DE" de "deu chabu".

Copa Feminina do Brasil

Começa na manhã deste domingo, em São José dos Campos, a decisão que reúne oito das 25 pré-convocadas por Jorge Barcellos para a Olimpíada de Londres - infelizmente, só no rádio, sem televisão. O mandante São José (de Bagé, Formiga, Francielle e Dani) chegou à final ao ganhar duas vezes das baianas do São Francisco. Já o Centro Olímpico (de Maurine, Debinha, Érika e Gabi), que mandará a volta no Pacaembu no domingo seguinte, venceu uma e empatou outra contra as pernambucanas do Vitória. Certo é que o time campeão será paulista.

Curtinhas

*Dentre diversas repercussões da saída de Ronaldinho Gaúcho do Flamengo, uma muito boa que recomendo aqui é do Lúcio de Castro no site da ESPN Brasil. O jogador não é nenhum santinho e não correspondeu nada às altas expectativas, conforme falei na abertura da coluna desta sexta-feira, mas não nos esqueçamos que essa direçãozinha rubro-negra também é outro troço inqualificável.

*Quem chegou ao Flamengo é Hernane, muito bem comentado durante o Campeonato Paulista ao marcar 16 gols pelo Mogi Mirim, ficando a quatro do artilheiro Neymar. Será que emplaca na Gávea?

*Completa 35 anos neste domingo Cris, zagueiro que não é propriamente excepcional e que teve contestações ao longo da carreira, mas que inegavelmente é um papa-títulos. Despontado no Cruzeiro, venceu o Brasileiro de 2003, duas Copas do Brasil (2000 e 2003), duas Sul/Minas (2001 e 2002), uma Centro-Oeste (1999), uma Recopa Sul-Americana (1998) e três Mineiros (2002 até 2004). Depois, também venceu muito no Corinthians: Brasileiro de 1998, Copa do Brasil de 1995 e três Paulistas (1995, 1997 e 1999). Atualmente no Lyon, ganhou sete títulos: quatro Franceses (2005 até 2008), duas Copas da França (2008 e 2012) e a Supercopa da França de 2005. Além disso tudo, Cris foi campeão da Copa América de 2004 com a Seleção Brasileira.

*Fórmula Indy correrá em Detroit neste domingo à tarde. Atrativo para os fãs do automobilismo.

*Com fáceis demais 101 x 31, o Brasil ganhou do Chile em amistoso que marcou a estreia de Luiz Cláudio Tarallo no comando técnico da seleção feminina brasileira. Na manhã deste domingo eles se enfrentam novamente.

*A primeira partida da segunda rodada tripla da Liga Mundial teve o Brasil aplicando 3 sets a 0 sobre a Finlândia. A parada de sábado é contra a Polônia e a de domingo diante do Canadá.

*O fim da noite deste sábado terá a luta de despedida do congressista e por duas categorias diferentes campeão mundial Acelino Popó Freitas, fora do boxe desde 2007. Em Punta Del Este, ele desafiará Michael Oliveira, 14 anos mais jovem que ele, radicado nos States e campeão latino dos médios pelo Conselho Mundial de Boxe. Não lembro onde vi isso, mas foi bem sacado: guardadas as devidas proporções, é mais ou menos como o enredo do sexto e derradeiro filme de Rocky Balboa. Resta saber se o final será igual.

*28 recordes mundiais no salto com vara, o último deles de 5,01 metros atingido em fevereiro deste ano. Yelena Isinbayeva completa 30 anos neste domingo. Média de quase um recorde por ano. Uau!

Perda trágica há uma década

Este 2 de junho de 2012 marca os 10 anos do assassinato do repórter investigativo Tim Lopes, da Rede Globo, quando fazia uma matéria sobre um baile funk no Rio de Janeiro onde aconteceriam a venda de drogas e a exploração sexual de adolescentes. Sete traficantes, entre eles o mandante Elias Maluco, foram condenados à prisão. Desaparecido naquela data, teve pela Polícia sua morte confirmada exatamente uma semana depois. Lembro muito bem que esta confirmação foi noticiada durante uma transmissão esportiva: a do Grande Prêmio do Canadá, no qual a vitória de Michael Schumacher representou 150 triunfos da Ferrari na Fórmula 1. Conterrâneo de Pelotas, Tim morreu com 51 anos. Tinha iniciado a carreira na década de 70 e estava na Globo desde 1996.

Seguem três vídeos sobre ele: esta aqui (postada por rubinhonova) é uma reportagem dele para o "Fantástico", no começo de sua trajetória na Globo; este aqui (postado por andreagouveavieira45) e este aqui (postado por brazilworldtv) são do "Jornal Nacional" do dia seguinte à confirmação da morte de Tim, com direito a uma salva de palmas em sua homenagem nos créditos finais.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de botar os pés para correr para vencer seus limites físicos e não fazer feio contra os profissionais: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Acontece no inicinho da manhã deste domingo a Maratona de Porto Alegre. A observar nela a participação da equipe "CorreRia", formada por jornalistas da RBS TV, tanto do diário "Bom Dia Rio Grande" quanto do semanal "Vida e Saúde". São 10 profissionais que farão um revezamento de 5 quilômetros cada um: pelo noticiário das manhãs, vão a apresentadora Carla Fachim, a apresentadora esportiva Débora de Oliveira, a apresentadora do tempo Cristiane Silva, o apresentador do trânsito Paulo Ledur, o repórter aéreo Mauro Saraiva Jr. e as repórteres Luciane Kohlmann, Cristine Gallisa e Dayanne Rodrigues; e pelo programa de bem viver das manhãs de sábado, vão as apresentadoras Isabel Ferrari e Laura Medina. O grupo reúne desde gente com potencial para atleta às ganhas quanto sedentários que tiveram de abandonar as limitações de resistência. Vamos só ver o que é que eles vão aprontar. Já falei pro pessoal que quero vê-los dia 31 de dezembro na São Silvestre.

*A partir desta sexta-feira, as filiais do SBT em Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Belém ganharam extensões regionais na logomarca, conforme atestado aqui.

*Sexta-feira que também encerrou o período de Rogério Forcolen na meia hora paulistana do "Jornal do SBT: Manhã". A partir de segunda-feira, novamente Rodolpho Gamberini no ar das 7h às 7h35.

*Leio no Flávio Ricco que o "Conexão Repórter" foi líder em São Paulo na virada de quinta para sexta-feira, com 7 pontos para o SBT contra 6 da Globo, 5 da Bandeirantes e 4 da Record. Por falar no "Conexão": à meia-noite de domingo para segunda-feira, Roberto Cabrini será o entrevistado do "De Frente com Gabi".

*Viram quem vai voltar ao ar nesta segunda-feira? O "Cidade Alerta", agora com Marcelo Rezende apresentando. Mas não será para todo o Brasil e sim apenas para a Grande São Paulo, imagino eu que devendo seguir "Todo Mundo Odeia o Chris" na rede. A Record é uma caixinha de surpresas, mamãe... Não sei o que acontece com ela. Enquanto no começo da manhã seu jornalismo funciona muito bem e atingiu a liderança na média do mês de maio - o que, com muita razão, foi comemorado por seus apresentadores e profissionais -, do fim da tarde em diante a coisa tá pior que o samba do crioulo doido. A chamada de retorno mostra que o cenário será o mesmo da curta versão recente do José Luiz Datena e pode ser vista aqui (postada por jornalprimeiro).

*Leio na Patrícia Kogut que o "Programa do Ratinho" com a exclusiva do ex-presidente Lula tirou segundão em Sampa City, com 8 pontos para o SBT contra 5 da Record e 40 da Globo.

*Leio no Portal Imprensa que Renato Machado deixará seu "Momento do Brinde" na Rádio CBN. Após 12 anos comentando sobre vinhos, ele se despedirá daqui a duas segundas-feiras. O sucessor no quadro será Jorge Lucki, colunista do Valor Econômico e um homem de muita sorte (espero que tenham sacado o trocadilho cretinamente infame).

*Daniel Castro informou no "Jornal da Record News" desta sexta-feira: a Rede Bandeirantes está proibida de imitar, captar, exibir imagens e se aproximar de Silvio Santos. O dono do SBT obteve no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo um efeito suspensivo que proíbe os profissionais da Band de se aproximarem dele em um raio de 100 metros, seja para captação de imagens ou entrevistas. Além disso, imagens do Patrão e imitações e caricaturas de suas características pessoais estão proibidas pela Band, que pagará R$ 100 mil diários de multa se não cumprir esta decisão. Efeitos práticos imediatos disso: Wellington Muniz não pode mais fazer o Silvio do "Pânico" e as gafes do animador não podem mais aparecer no "Top Five" do "CQC". Eita!

*Toda esta bronca do Silvio Santos surgiu quando, no começo de maio, ele não quis atender ao Repórter Vesgo quando abordado na entrada do salão do cabeleireiro Jassa e fez um gesto que o "Pânico" tomou como palavrão. O humorístico dublou esta ação e colocou em sua boca um palavrão que ele não teria dito. Uma decisão em primeira instância foi contrária ao marido da Íris, daí ele recorrer ao efeito suspensivo. Silvio sempre se deu bem com o "Pânico", mas parece que, mais do que isso de palavrão colocado através de dublagem, a ação é motivada muito mais por bronca pelo programa não ter migrado para o SBT quando saído da RedeTV! e, acima de tudo, ter turbinado a audiência da Bandeirantes nas noites de domingo a ponto de escanteá-lo nesta briga.

*Leio no Flávio Ricco que não será no dia 19 a estreia de "Gabriela" na Globo e sim no dia 18, uma segunda-feira, logo após "Avenida Brasil". Jesus Maria José, a concorrência vai ser "jantada".

*A saideira: quarta-feira, não acompanhei a vitória do Brasil sobre os Estados Unidos por uma excelente razão. Fui no Teatro da AMRIGS, aqui no Partenon (perto de casa, inclusive, 20 minutos a pé), acompanhar a peça de teatro "Homens de Perto 2", que promoveu uma sessão especial alusiva aos 17 anos da TVCOM, a emissora UHF/paga do Grupo RBS. Profissionais do canal, convidados e telespectadores vencedores de promoções feitas durante a programação encheram a plateia - eu fui por ter ganho uma promoção feita no Twitter pelo "TVCOM Esportes".

*A peça é feita há 9 anos (contando primeiro e segundo espetáculos) por Zé Victor Castiel, Oscar Simch e Rogério Beretta, que eu conheci no ano retrasado quando presentes a um evento chamado "Segundas Literárias", realizado no Praia de Belas Shopping. Sem risco de erro, eu digo: é muuuito engraçado! A apresentação dura quase duas horas. Delas, acho que passei 95% do tempo dando risadas e mais risadas. O trio é muito afinado e harmonioso e faz ótimo uso de suas presenças para deixar as piadas e as esquetes ótimas. Qualquer mau humor vai para o ralo com eles. Mas o melhor de tudo nem foi a excelente diversão que é "Homens de Perto 2" e sim a companhia inesperada que tive - e que excelente companhia.

*O convite que ganhei na TVCOM dava direito a um acompanhante. Eu pretendia ir com a mãe, mas poréns particulares fizeram ela ficar aqui em casa. Tentei outras alternativas, mas não as consegui. Chego lá no teatro e encontro uma amiga que só na semana anterior eu tinha conhecido pessoalmente justamente quando fui no prédio da RBS TV: a lindindona Simone Lazzari, apresentadora do "Jornal TVCOM" - e que, nesta semana, cobriu férias de Elói Zorzetto no "RBS Notícias" (ela também é vista em SC por às vezes apresentar nas manhãs de domingo o "Campo e Lavoura", gerado daqui do RS). Acabou que acompanhei a peça ao lado dela na plateia. Ver um evento ótimo junto com uma belíssima dama. Dava pra ser melhor esta noite?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver atento a algum próximo concurso de uma estação televisiva.

Bela do Dia: Ana Carolina Dillenburg Borges

Ana Carolina Dillenburg Borges, modelo e promotora de eventos, conterrânea gaúcha (só podia ser) de Taquara. Encontrei esta moça espetacularmente maravilhosa na seção "Gaúcha do Dia" do blog do enigmático @e001 no hilário site O Bairrista. Vê se uma dama dessas não é a própria visão do paraíso, a mostra de que a vida pode ser maravilhosa, como diria a canção do Ivan Lins? Eu, com uma guria dessas pra chamar de minha, nem daria bola para futebol. Este PB nem existiria, por exemplo. Eu não teria cabeça para mais nada que não fosse tudo quanto fosse momento inesquecível com tal deusa.

Momento Raridade Rara

Encontrei duas pérolas (ambas postadas por danilorodrigues) da TV Globo de São Paulo na década de 80.

A primeira está aqui: um "Bom Dia São Paulo" de 1986, apresentado por Carlos Tramontina, que é quase como se fosse o único apresentador que ficou na Globo de todos que aparecem nesta edição. Senão, vejamos: Ennio Pesce morreu em 2009; Joelmir Beting está na Bandeirantes; Percival de Souza está na Record; Otávio Ceschi Jr. (o Tavinho Ceschi) está no Terra Viva; e Luís Alberto Volpe (que eu não sabia que já tinha trabalhado na Rede Globo) está na ESPN Brasil. Entre os repórteres está o apresentador de "A Fazenda", Britto Jr. E apesar de ser um noticiário local, houve espaço para os semifinalistas da Copa do Mundo: Alemanha com Reginaldo Leme, França com Luiz Fernando Lima, Bélgica com Francisco José e Argentina com Isabela Scalabrini.

A segunda está aqui e é pro vivente ver sem evitar uma queda da cadeira: é um "SPTV" de 1985 apresentado por... Gilberto Barros! Sim, o Leão que em breve ocupará seis horas das tardes de sábado com um novo programa de auditório na RedeTV!, mas que até o começo dos anos 2000 era conhecido pela comunicação jornalística. Conforme a descrição do vídeo, aconteceu na época uma greve de profissionais da Globo de São Paulo e Gilberto, atuante na emissora de Bauru (a atual TV TEM), foi chamado para conduzir o noticiário estadual. O repórter da matéria exibida é Florestan Fernandes Jr., por muito tempo atuante em noticiários da Manchete, que chegou a estar no comecinho da RedeTV! e que, há alguns anos, trabalha na TV Brasil.

Aviso aos navegantes

Devido a problemas tanto técnicos da Internet quanto de esgotamento físico meu por compromissos na rua e por "capotar" às 3 da madrugada de sábado por vir acordado desde 8 da manhã (e não estou mais na idade de conseguir ficar 30 horas seguidas acordado, como eu conseguia há 5 ou 6 anos, eh, eh, eh), as colunas "24 Horas" e "Papo de Mídia" deste fim de semana acabam sendo conjuntas de sábado e domingo por publicadas perto das 3 da tarde - e eu não perderia de publicá-las no dia dos 9 anos do Papo de Bola - o Site. Por isso, os e-mails enviados na sexta-feira eu juntarei com os remetidos durante o fim de semana para publicação nas colunas de segunda-feira. E ainda bem que é um fim de semana sem Série A. Acredito que reajustarei meu horário de sono.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

John Travolta e Olivia Newton-John é uma pedida boa, não? Claro que é. Da trilha do filme "Embalos a Dois", aqui está a envolvente oitentista "Take a Chance".

Arremate

Espero que não haja nenhum Vranjes do lado do Brasil diante do México neste domingo.

"24 Horas" volta depois que soubermos quanto acabou na "Arena JR Ewing"!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.