.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

31 de maio de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 265
Quatrilho brazuca em terra ianque

Graças a Neymar, Thiago Silva, Marcelo e Alexandre Pato, pela primeira vez desde que assumiu o Brasil, Mano Menezes viu sua esquadra ganhar por três gols de diferença. Melhor no primeiro tempo, o time do pai da Camilla teve apenas um gol de frente, mas em linhas gerais foi o dono da cocada, já diria o autor do gol do título carioca de 1988 pelo Vasco. No tempo segundo, vantagem aumentada para dois gols e, depois que a trave impediu o quatrilho, os Estados Unidos tiveram um bom momento em três lances de real perigo. Aí apareceu Rafael com três ótimas defesas, duas no mesmo lance. Depois do travessão ajudar, veio o quarto gol. Em dois de quatro amistosos totais, a Seleção Brasileira marcou 7 gols e sofreu 2. Domingo a parada é contra o México, que hoje enfrenta a Bósnia.

E a Série B, Edu Cesar?

Como não pude realizar coluna nesta quarta-feira, farei na coluna de amanhã a contabilidade dos palpites da noitada cheia da última terça-feira e uma que outra observação inútil e ultrapassada sobre os jogos.

Mas já marquem aí a rodada deste fim de semana para mandarem seus chutes: nesta sexta, Atlético Paranaense x Barueri, Vitória x Ipatinga, Goiás x CRB e Guaratinguetá x América de Natal; e no sábado, Guarani x Ceará, Avaí x Joinville, América Mineiro x Criciúma, ASA x Boa Esporte, ABC x São Caetano e Bragantino x Paraná.

Curtinhas

*Tabela da Copa das Confederações de 2013 terá partidas às 16h e às 19h, a inaugural em Brasília e a final no Rio de Janeiro. Agora é só sabermos quem irá disputá-la junto com o Brasil.

*15 milhões de "dilmas" e tudo resolvido entre São Paulo, Internacional e Oscar, que ficará no Beira-Rio. O Tricolor fica com uma boa grana e o Colorado com um bom jogador. Graças a Deus essa novela acabou. Próximo caso?

*Caldeira do Urbano. Lá o Santos enfrentará o Corinthians daqui a duas quartas-feiras na semifinal da Libertadores. Nítida escolha pelo "fator panela de pressão" em detrimento à mesma solução do Campeonato Paulista, onde a final com o Guarani aconteceu no Morumbi e rendeu uma grana bem interessante com um público quatro vezes maior do que estaria presente na Vila.

*Romarinho, meia-atacante que pintou bem no Bragantino, jogará no Corinthians por quatro temporadas. A ala alvinegra paulistana da audiência gostou da novidade?

*São Marcos marcou para 12 de dezembro seu jogo de despedida, contra adversário a definir. Tudo a ver: 12 do 12, a despedida do camisa 12. Bem que o placar final poderia ser 12 x 12.

*Além de não ser aproveitado pelo Santos, Fábio Costa virou notícia por este acontecimento triste do acidente na Rodovia Rio/Santos, onde o motorista morreu. Muito danado tudo isso.

*Apesar da recusa do Paraná, é na Vila Capanema que o Atlético Paranaense enfrentará amanhã o Barueri. Mas o jogo seguinte do Furacão como mandante mudou de local pela terceira vez: o primeiro seria a própria Capanema, mas os tricolores chiaram; o segundo seria o Germano Kruger, em Ponta Grossa; agora, o Ipatinga será enfrentado no dia 10 no Gigante do Itiberê, em Paranaguá. É...

*Dia 19 de junho, a bola de couro marrom usada na final da Copa do Mundo de 1950 (com autógrafos dos campeões uruguaios) será leiloada aqui em Porto Alegre. Será na Agência de Leilões e o lance inicial será de 45 mil mangos. Só para não dar chance para a concorrência, darei um lance inicial de 200 mil notas (eh, eh, eh). Fanfarronices à parte - pois não tenho verba nem para um pedaço que seja da bola (risos) -, o mesmo leilão terá outra relíquia: a camisa usada por Vavá na final da Copa de 1962, autograda por toda a Seleção Brasileira campeã. Lance inicial de 12 mil "dilmas".

*Convocados de Oleg Blokhin para a Ucrânia, que co-sediará a Eurocopa: goleiros, Goryainov, Koval e Pyatov; defensores, Butko, Kucher, Rakitskiy, Shevchuk, Mikhalik, Khacheridi e Selin; meias, Aliyev, Husyev, Harmash, Yarmolenko, Konoplyanka, Rotan, Nazarenko e Tymoschuck; e atacantes, Voronin, Devic, Milevskiy, Seleznyov e Shevchenko.

*Com todos estes nomes da Ucrânia e outros mais das demais seleções, vontade que me bateu: quando tivermos todos os 16 países, montar um guia de trocadilhos infames com os nomes dos jogadores. É impossível resistir à vontade! Vê a Ucrânia mesmo: Selin será o atleta preferido dos ciclistas; Yarmolenko tem que ser duro e não "molenko"; e Nazarenko homenageia Chico Anysio.

*Estreando com 3 sets a 0 sobre Simone Bolelli em Roland Garros, Rafael Nadal chegou às 150 vitórias por torneios de Grand Slam na carreira.

*Handebol feminino: o Brasil ficou no Grupo A para a Olimpíada de Londres, contra Rússia (prata em Pequim), Angola, Croácia, Montenegro e Grã-Bretanha. O Grupo B terá Noruega (ouro em 2008 e campeã mundial), França (vice mundial), Coreia do Sul (bronze em Pequim), Espanha, Suécia e Dinamarca. Passam ao mata-ou-morre os quatro primeiros países de cada chave.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de trocar o comando do conglomerado: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O Grupo RBS trocará seu presidente neste domingo: sai Nelson Sirotsky após 21 anos (agora presidente apenas do Conselho de Administração da rede) e entra o vice-presidente executivo Eduardo Sirotsky Melzer.

*Ainda a saída de Marco Aurélio da Rádio Globo: leio no Comunique-se que "contenção de custos" foi o motivo alegado para dispensar o apresentador e gerente nacional, o que teria a ver com o déficit financeiro da emissora do Rio de Janeiro, que perdeu a liderança para a Tupi, o que resulta em dificuldades para obtenção de novos anunciantes. O sucessor de Marco na gerência nacional da Globo, leio no Anderson Cheni, será Zallo Comucci, que tinha saído da CBN no final de 2010 e dela foi gerente executivo de jornalismo. Agora, é saber o que será do Marco Aurélio em termos de rádio. Até que algo novo neste quesito apareça, ele ficará somente na carreira acadêmica de professor de disciplina de Produção e Organização em Emissoras de Rádio da FAAP e coordenação da UNIRR.

*Leio na Keila Jimenez que a conferência ambiental Rio+20 terá um estúdio especial da Globo no Riocentro. Dele, serão apresentados entre 20 e 22 de junho o "RJTV" por Ana Paula Araújo no almoço e Márcio Gomes à noite, o "Jornal Hoje" por Sandra Annenberg e o "Jornal Nacional" por Patrícia Poeta.

*Leio na Patrícia Kogut e na Keila Jimenez que "Na Moral" é o título do programa que Pedro Bial apresentará a partir de julho. Temas relacionados a questões morais da sociedade brasileira será debatidos por convidados, que ainda atuarão como DJs e deverão pontuar suas respostas com músicas ligadas ao assunto conversado. Que lhes parece?

*Enquanto isso, esta quinta-feira marca a gravação do piloto do programa da Fátima Bernardes na Globo, que leio no Extra que usa "Programa da Manhã" como título provisório. Simplezinho, não?

*Leio no Flávio Ricco que começará depois de amanhã o noticiário nacional da Bandeirantes aos sábados, na hora do almoço: "Acontece", título já usado na segunda metade dos anos 90 em um jornal também da hora do almoço, de segunda a sexta. Márcio Campos vai apresentá-lo das 13h às 14h15. Desta maneira, a grade de sábado da Band finalmente se organiza e teremos isto: às 13h, "Acontece"; às 14h15, "Sessão Livre" (reserva de horário para o futuro esportivo "Deu Olé"); às 16h, Série B; às 18h, "Terceiro Tempo"; e às 18h50, jornais locais.

*Outra de Band, que o "guru" Ricco antecipou e o citado confirmou: Lobão sai de "A Liga" após cerca de três meses. Justificou o músico que está trabalhando em um novo DVD, que consumirá todo o seu tempo. Agora, te segura na cadeira pois sabem quem o Ricco diz que é cotado para ocupar este lugar no programa? Alexandre Frota. Bah!!!

*Leio no NaTelinha que Fernanda Young será a primeira apresentadora convidada do "Saturday Night Live" na RedeTV!, além de participar de alguns quadros. Fernanda atuando? Hm... Cuidemos.

*Também no NaTelinha leio que a Record anunciou anteontem que voltará a exibir "CSI: Investigação Criminal", mas sem informar dia e horários. Porém, contudo, todavia, entretanto, basta ler nos noticiários que o repeteco de "Vidas Opostas" tá mal das pernas para imaginar qual será o espaço ocupado pelos detetives. Na faixa das 21h, "CSI" dava do dobro ao triplo de audiência em Sampa.

*Senhor Barriga e Nhonho em Porto Alegre! Será em 22 de julho, às 8 da noite, no Bar Opinião. Bilhetes para a apresentação de Edgar Vivar já são vendidos entre 50 e 80 mangos. Dizem, mas não provam, que a renda será revertida ao Seu Madruga para que ele pague os 14 meses de aluguel que está devendo.

*Por falar em "Chaves", o SBT sempre se superando: ontem, os dois primeiros episódios da sessão das seis e meia foram da terceira versão das novas vizinhas (com a Paty definitiva). Episódios comuns com "CO" maiúsculo. Pois não é que deixaram o logo "ES" (episódio semelhante) o tempo todo? Para episódios que passam a todo momento e a toda hora! Tsc, tsc, tsc...

*Mudando de assunto: terça-feira, um assunto muito comentado no Twitter foi o show Tributo à Legião Urbana, exibido ao vivo pela MTV, onde Wagner Moura foi o vocalista. Opiniões muito divididas: muitos gostaram demais e muitos detestaram demais. Como eu estava acompanhando Criciúma x Vitória e Boa Esporte x Atlético Paranaense na hora, não posso concordar com esses ou aqueles.

*A saideira: completou 10 anos ontem a morte de Mário Lago. Esta "24 Horas" o homenageou na coluna de 26 de novembro do ano passado por ocasião do centenário do seu nascimento.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver num lago com a Amélia - mas só se a água estiver na temperatura ambiente.

Bela do Dia: Gabriela Lian

Gabriela Lian, repórter da TV Globo, que responderá pelas matérias de São Paulo na atração matinal da Fátima Bernardes. Leio no Daniel Castro que a escolha dela (mais uma revelada pelo Caco Barcellos no "Profissão Repórter") surpreendeu a redação paulista pois muitos repórteres veteranos esperavam ser chamados, mas que Gabriela estar no time do programa é uma aposta da Fátima em um jornalismo mais informal e menos sisudo que o dos repórteres mais experientes. Vamos ficar de olho nesta moça bonita e simpática.

Convivas

"Doriva foi um volante apenas razoável, que conseguiu uma vaguinha no São Paulo bicampeão mundial de 1993 mesmo ainda jovem. Futebol é uma benção mesmo. *** Esse Kia Joorabchian parece ser um humorista, um personagem feito por um brasileiro, que vez por outra aparece e 'ressurge das cinzas' para dar assunto ao Corinthians. Chega a ser um escárnio esse cara, que tem um monte de processos nas costas, circular tão livremente pelo mundo e sempre achar guarida, principalmente com o diretor de seleções da CBF. *** É triste mais um escândalo no futebol italiano. João Carlos Albuquerque deu uma opinião interessante: os italianos não seguem o poder central de Roma em nenhum aspecto pelo fato do país ter sido reunificado há pouco tempo, no século XIX, e é um traço cultural isso de burlar regras, algo que segue por toda a sociedade. Estranho que aqui temos uma unidade federativa mais rígida e, mesmo assim, burlamos as regras tanto quanto lá, infelizmente. O mais engraçado, porém, é lembrar que, sempre que teve escândalo no futebol italiano - pelo menos os mais notórios -, eles ganharam títulos. As Copas de 1982 e 2006 estão aí para provar. Teremos replay na Euro? *** Muito boa a convocação da Alemanha. Só faltou pelo menos mais um atacante para caso de emergência. Kiessling, do Bayer Leverkusen, poderia ser uma opção. *** A Alemanha sem os jogadores do Bayern perde muito, principalmente Lahm e Schweinsteiger, mas temos de ressaltar que o time da Suiça têm jovens de talento e pode surpreender na Copa de 2014. Outro time jovem promissor é a Bélgica, mesmo estando fora da Eurocopa desse ano. *** Os pilotos da Fórmula Indy são tão 'famosos' que mostram mais Ashley Judd na bandeirada das 500 Milhas de Indianápolis do que Dario Franchitti. Claro que, além da categoria não ser o supra-sumo em termos de qualidade, a beleza da Ashley justifica essa preferência. *** Gosto muito das italianas e, vendo outras fotos, não achei Marika Fruscio tão ruim assim. Também acho Lorena Bueri bonita, só acho que está meio 'bombada'. Esperto Marco Polo Del Nero, que já colocou Carolina Galan no 'Futebol e Criança' da Rede Vida e agora contrata a Lorena (risos). *** Não assisti as estreias da Rede TV!, só vi algumas chamadas, mas está bem claro que esse programa do Dr. Robert Rey foi lançado apenas e tão somente para chamar a atenção na mídia na categoria 'tão ruim que vira bom', sem se preocupar em nada com qualidade - ainda que participem dele várias garotas bem 'à vontade'. E a rejeição que Rafinha Bastos amealhou com o tempo faz com que o 'SNL' sofra em termos de audiência, ainda que a proposta não seja das piores. E 'saturday' exibido no 'sunday' é de matar mesmo! *** Não sabia que Patrícia Vieira era de Divinópolis, o que justifica muito sua beleza. A cidade não faz feio em termos de beldades em relação ao seu Rio Grande do Sul, por exemplo, te garanto. Verei a série que ela fez sobre rádio e depois digo o que achei. *** Linda Talita Rocca, bem escolhida para o tempo da RedeTV!. Sugiro como 'Bela do Dia' Adriana Perroni, do 'Jornal das 11' da CNT." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Clayton Moreira, muita coisa vai rolar até o confronto de volta. O Flamengo pode melhorar ou o Inter piorar. *** Você deveria torcer para se classificarem as seleções que têm mais qualidades para não termos uma Eurocopa com jogos ruins e placares de 0 x 0." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)

"Sacanagem a Série B ter rodadas normais durante os amistosos e a Série A parar por 10 dias, pouco importando os dias das rodadas. *** Essa italiana que fez um strip-tease para o Napoli parece uma versão morena um pouco piorada da Sabrina Boing-Boing pelo tamanho dos peitões, embora a italiana tenha um belo rosto - mas poderia turbinar um pouco a comissão de trás. *** Gosto dos programas educativos da Globo nas manhãs de sábado pois, além das belíssimas repórteres, os assuntos abordados são interessantes. Me admira o povo brasileiro reclamar dos péssimos programas e não valorizar bons como o 'Globo Cidadania'. *** Vai aparecer um monte de nerds tarados para ver esses filmes da 'Virada Porn'." (Charles Tavares)

"Jobson no Barueri realiza um 'velho sonho do clube'. Quem sonha com Jobson em seu time merece cair da cama. *** Que triste fim de carreira para Jamie Lee Curtis. Ter que servir de escada pra cachorro. Enquanto isso, Meryl Streep parece ficar melhor ano após ano. Não dá para imaginá-la em semelhante ridículo. *** Não vi isso pois tenho mais o que fazer do que ficar vendo aqueles panacas na 'Dança dos Famosos', mas li que Nathália Dill aprontou no 'Domingão do Faustão' e disse que é muito ruim julgar e ser julgada. Bela e inteligente, certamente obrigada por contrato a comparecer aquele circo, aproveitou para mandar uma como que dizendo: 'e favor não me chamarem mais para essa droga.' *** 'Gabriela' tem tudo para dar uma lavada nessa tal de 'Máscaras' - que dizem ser uma bomba saída do decadente Lauro César Muniz - se mantida às 23h. *** É impressão minha ou você se submete a programas trash na televisão só para poder falar mal depois? Tive essa sensação após ler teu comentário sobre o 'Sexo a 3'. Eu padeço de vergonha alheia a tal ponto que não conseguiria me segurar mais do que 2 minutos em frente à TV durante um troço desses." (Clayton Moreira)
Vejo não para falar mal, mas para zoar e tirar onda de maneira descontraída, além de tentar entender como é que alguns programas são mantidos no ar com tamanha falta de qualidade demonstrada.

"Com Tânia Oliveira, acho que eu gastaria essas 500 camisinhas, se é que você me entende." (Fernando Clemente)
Você pode até levar o vestido feito com as 500 camisinhas, só não sei se levaria junto a Tânia...

"Graças a Deus essa mala do Marco Aurélio está fora da Rádio Globo. Se achou o reinventor do rádio e tomou uma trolha. Só gosta dele quem não conheceu o que era a Rádio Globo antes dele." (Isabel Pinheiro)

"Joel Santana está perdido. Treina uma equipe durante a semana e, no jogo, escala outra, vide o jogo diante do Sport, quando Deivid treinou no time titular e depois foi preterido por um volante. O pior de tudo é que se sabe da ineficiência da defesa do Flamengo, mas também não há proteção dos três (!) volantes, que não marcam e nem ajudam na criação. O que me deixa embasbacado é que Joel escalou Ibson como armador, sendo que este seria melhor aproveitado como segundo volante, incumbido de fazer a saída de bola, pois tem preciso passe. A coisa está feia. Por que Ronaldinho continua como titular? Joel não tem peito para colocá-lo no banco? Existe alguma cláusula que determina que o Gaúcho seja titular? O seu mal futebol não condiz com a imerecida titularidade. *** O IFFHS colocar o Brasileirão como o terceiro melhor campeonato do mundo deixa evidente a falta de critério e de inteligência de quem determina isto pois, como temos visto nas rodadas iniciais, é um verdadeiro malogro! Estádios vazios, equipes reservas, jogos tecnicamente horrendos, valor dos ingressos estupidamente altos etc. É uma vergonha. Um certame só é devidamente reconhecido como um sucesso quando o público se faz presente em número significativo, o que não é o caso nos últimos Brasileirões. *** Mesmo sem os jogadores do Bayern de Munique, é inaceitável a Alemanha sofrer cinco gols da defensiva demasiadamente seleção suíça. Na Copa de 2010, os suíços marcaram um único gol. Esta geração é marcada pela retranca excessiva. *** Para Portugal avançar, necessitará contar com um Cristiano Ronaldo bastante inspirado, já que as outras peças são meras coadjuvantes e sem a capacidade devida para colocar a bola debaixo do braço e assumir o papel de protagonista. Jogadores como Postiga, Hugo Almeida e Quaresma, dentre outros, me fazem crer que os lusitanos serão figurantes na Eurocopa, muito embora eu torça para que as vagas sempre sejam decididas na última rodada, dando mais emoção. *** Que erro injustificável do Vicente Del Bosque ao deixar Soldado de fora da Espanha. Negredo fez uma boa temporada, porém, Soldado acumulou mais gols e foi mais decisivo no Valencia do que Negredo no Sevilla. É lógico que sua ausência não determinará o desfecho da Fúria, mas com a fase escandalosamente estapafúrdia de Fernando Torres, vejo Soldado como uma opção mais confiável." (Romário Henderson)

"O que acontecerá com o Estádio Olímpico depois da mudança do Grêmio para a nova Arena?" (Tales Moraes)
O Olímpico será demolido e centros comerciais e empreendimentos residenciais ocuparão aquele espaço.

"É a maior mudança já feita pela CNT nos últimos tempos. Não é grande coisa, mas já limpa um pouco a grade dos programas terceirizados." (Victor Faria)

"Série C não começa, Série D não começa. Até quando vai esse enrosco? *** Jogo do Brasil às 21h07? *** 'CQC' começa com 40 minutos de atraso, 'Máscaras' começa às 23h. As grades horárias estão malucas na TV." (Wanderson Ferreira)
Primeiro: só Deus sabe - ou nem Ele. Segundo: exigência das TVs norte-americanas. E terceiro: "Máscaras" começou lá pelas 23h30 na terça-feira.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Reprisada pelo Viva na faixa da meia-noite, "Que Rei Sou Eu?" teve este tema aqui na abertura: "Rap do Rei", com o grupo Luni. Entre as backing vocals está Marisa Orth, que depois foi vocalista da banda Vexame e, a partir de 1990, consolidou-se como atriz. O vocalista do Luni é Theo Werneck, que foi DJ do "H", que Luciano Huck fez na Band, e também atuou no "Telecurso" exibido pela Globo.

Antes do Arremate...

...não há como não achar excelente uma noite vendo um evento divertido demais na companhia de uma belíssima e adorável dama. Me lembrem de voltar ao assunto no fim de semana. Enquanto isso, arrematemos.

Arremate

Do presida do Barueri, Domingos Brito: "não há na Série B jogador tão bom como Jobson". Nem tão encrenqueiro.

"24 Horas" volta antes da primeira confusão que o filho do trabalho aprontar na Grande São Paulo!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.