.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

26 de maio de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 261
Sem poupanças, hein?

Chegamos à segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Não há qualquer desculpa para uso dos times reservas por parte dos permanecidos na Libertadores e na Copa do Brasil, pois estas voltarão apenas no dia 13 de junho. Depois deste fim de semana, o Nacional voltará apenas daqui a duas quartas-feiras (dia 6), pois os amistosos da Seleção Brasileira ocuparão as duas próximas datas.

Os representantes brasileiros na Libertadores jogarão neste domingo, o Santos em seu reduto contra o Sport e o Corinthians fora diante do Atlético Mineiro. Ao mesmo tempo deles estarão dois duelistas na semi da Copa do Brasil, o São Paulo contra o Bahia e o Coritiba diante do Botafogo, ambos mandantes. A outra semifinal é Grêmio x Palmeiras, que farão uma "avant-premiere" nesta rodada. Quanto aos cariocas eliminados da Libertadores, o Vasco visita a Portuguesa no clássico lusitano e o Fluminense atua diante de sua gente contra o Figueirense. O sábado ainda reserva o Atlético Goianiense contra a Ponte Preta, o Náutico fazendo com o Cruzeiro o "embalo de sábado à noite" e o Internacional desafiando um Flamengo que continua em dias conturbados.

Aos palpites: Flamengo 1 x 2 Internacional, Portuguesa 1 x 1 Vasco, Atlético Goianiense 2 x 1 Ponte Preta, Náutico 0 x 0 Cruzeiro, Coritiba 3 x 2 Botafogo, Atlético Mineiro 1 x 1 Corinthians, Santos 1 x 1 Sport, São Paulo 2 x 0 Bahia, Grêmio 2 x 1 Palmeiras e Fluminense 1 x 0 Figueirense.

Greve de gols

Além de ter três jogos a menos por causa da Copa do Brasil, a segunda rodada da Série B está "linda": em três partidas, apenas um gol. Um! Unzinho! Dá vontade de me atirar do último andar de um prédio de 20 andares (hahahaha). Nem Guarani e Boa Esporte em Campinas e nem ABC e Joinville em Natal saíram do "oxo". Isto é: o JEC até guardou a pelota no alvo, mas o bandeirinha encontrou um impedimento existente apenas e tão somente em sua cabeça cheia de miolos moles. Quando a falta foi cobrada, Pedro Paulo estava atrás do último alvinegro de linha.

Tomara que isso seja compensado com uma inundação de gols nas quatro pelejas de hoje: Bragantino x Criciúma, Guaratinguetá x Ceará, América Mineiro x CRB e a noturna ASA x Barueri.

Brasil x Dinamarca

Amistoso vencido pelos brasileiros em território alemão com três gols ainda no primeiro tempo, um deles contra. David Banner (cujo apelido é Incrível Hulk) se destacou com duas faturas, tirou bom proveito da oportunidade. No segundo tempo, a esquadra do pai da Camilla Menezes estacionou sua caranga e deixou a dos dinamarqueses chegar, embora nada tão muito representativo, mas o suficiente para diminuir com um gol em impedimento. Agora é rumar ao território ianque, visitar Barack e Michelle e, se sobrar tempo, enfrentar a seleção dos Estados Unidos.

Outros amistosos

O fim de semana reserva um caminhão deles, muitos preparatórios para a Eurocopa. Alguns destaques: Portugal x Macedônia, Espanha x Sérvia, Suíça x Alemanha, Holanda x Bulgária, Noruega x Inglaterra (que estreia o técnico Roy Hodgson), Estados Unidos x Escócia, França x Islândia e México x País de Gales. Ontem, a Rússia empatou por 1 gol com o Uruguai.

E daqui para a frente?

É a pergunta que fica para o Barcelona agora que Josep Guardiola comandou o time pela última vez na trinca sobre o Athletic Bilbao, que rendeu aos catalães a Copa do Rei, único título desta temporada e 14° desta parceria extraordinária. Pedro marcou duas vezes e Messi guardou a outra, chegando a incríveis 78 gols em 2011/2012 e superando os 77 de Pelé em 1958. Espetacular! E que venham os tempos de Tito Vilanova a partir da pré-temporada.

Curtinhas

*Semifinal da Copa do Brasil ficou assim: na rodada de ida, Grêmio x Palmeiras e São Paulo x Coritiba; na de volta, Palmeiras x Grêmio e Coritiba x São Paulo. Falta definir datas e horários.

*O Corinthians realizará a semi da Libertadores sob seu mando, dia 20 de junho, no Pacaembu. Tem sentido e tá certo. Fará uso da pressão do caldeirão do Municipal de Sampa City. Agora é saber o que o Santos fará com o mando dele, dia 13. Apostar na Vila Belmiro, com cerca de 15 mil fãs, mas colocando um bafo na nuca daqueles? Ou em uma renda gorda com 60 mil pessoas no Morumbi?

*A CBF confirmou Atlético Paranaense x Barueri, sexta-feira da semana que vem, para a Vila Capanema. Só que o Paraná continua firme e forte em não aceitar a imposição da entidade. E agora?

*Deu no site: "torcedor terá que cadastrar rádios de pilha na entrada do Independência". Descontraindo para divertir: vão cadastrar também qual estação AM/FM o vivente escutará no jogo?

*Com duas rodadas, tivemos o primeiro treinador demitido na Série B: Márcio Araújo, do São Caetano. Duas derrotas de cara somadas a um Campeonato Paulista fracote redundaram nisso.

*Completa 40 anos neste sábado Alex Dias, atacante que conquistou títulos em Remo (bicampeão paraense de 1993 e 1994), Goiás (tricampeão goiano de 1997 a 1999), Cruzeiro (campeão brasileiro de 2003), São Paulo (campeão brasileiro de 2006) e Fluminense (campeão da Copa do Brasil de 2007), além de jogar por Vasco, Brasiliense, Vila Nova e clubes franceses, entre outros tantos.

*Cuba pediu apoio financeiro, conseguiu e foi para o Pré-Olímpico Mundial de Vôlei Feminino. Mas diante da campanha nele, era melhor nem ter participado. Em cinco partidas disputadas, foram nada mais, nada menos do que quatro derrotas. Eliminação antecipada e ausência confirmada para os Jogos de Londres, a primeira desde Seul 1988. Triste.

*O automobilismo têm neste domingo duas de suas mais nobres corridas: pela Fórmula 1, o Grande Prêmio de Mônaco (com Mark Webber na pole com o segundo tempo na pista - pois o primeiro foi do Michael Schumacher, que largará 5 posições atrás por causa do incidente com Bruno Senna - e Felipe Massa em sétimo); e pela Fórmula Indy, as 500 Milhas de Indianápolis (com Ryan Briscoe na pole position, Hélio Castroneves largando em 6º, Tony Kanaan em 9º, Rubens Barrichello em 10º e Bia Figueiredo em 13º). Acaba uma e, cerca de duas horas depois, começa a outra.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de fazer tudo antes para tentar deixar os outros com gosto de prato requentado: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Abrindo com a aldeia pampeana: o "Pampa Meio-Dia", na afiliada da RedeTV!, entrou recentemente em nova fase ao começar às 11h50 e apostar em meia hora inicial de noticiário policial. Mas há alguns dias, a duração foi ampliada e o programa começa às 11h30, ainda terminando às 13h. Nítida aposta em colocar as suas informações mais cedo para tirar proveito dos demais ("Jornal do Almoço" na RBS às 12h05, "SBT Rio Grande" às 12h10, "Balanço Geral" na Record às 12h45 e "Brasil Urgente" na Band às 13h20).

*Há bastante tempo, os jornais locais da Record/RS veiculam chamadas dos programas nacionais - as mesmas que as atrações nacionais também veiculam. Mas chamadas personalizadas eu ainda não tinha visto. No "Balanço Geral" de ontem, a do "Domingo Espetacular" foi direcionada para o público gaúcho, com direito a Paulo Henrique Amorim saudando o apresentador Alexandre Mota.

*Agora, um assunto do qual nunca falei nos últimos meses: mudanças de programação da Record (risos). Ligo às 19h55 para acompanhar o "Rio Grande Record" e me deparo com comerciais. "Rebelde" recém tinha ido para o intervalo. O noticiário local foi começar apenas às 20h15. Consequentemente, o "Jornal da Record" abriu somente às 20h45. Desta maneira, enquanto para todo o país o início foi às 19h30, na Grande São Paulo a novela começou às 20h. Efeito dos índices ótimos de "Carrossel" no SBT, já que as duas competiram por 15 minutos? Eu nem falo mais nada, tô perdendo o ânimo.

*Por falar em "Jornal da Record": nesta semana, sabem lá os deuses televisivos por qual causa, motivo, razão ou circunstância, seu início é direto com Ana Paula Padrão e Eduardo Ribeiro apresentando a primeira notícia da pauta. Escalada de manchetes e vinheta de abertura foram abolidos. Não entendi essa.

*Leio no Flávio Ricco que Carlos Nascimento ausentou-se do "Jornal do SBT" nesta semana por ser submetido a uma pequena cirurgia no nariz, por isso César Filho no seu lugar, mas na próxima segunda-feira deverá voltar tudo ao normal.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que, na quinta-feira, o "SBT Brasil" marcou 6 pontos em São Paulo, contra 4 do "Jornal da Band" e 5 do "Jornal da Record". Jogo virando a favor do Patrão, é?

*Trocadilho dedicado aos leitores de Minas Gerais. Deu no site: "vice na Superliga, Unilever renova com a líbero Juliana Perdigão". Não sabia que a repórter da Globo estava conciliando o semanal "Terra de Minas" com o vôlei no Rio de Janeiro.

*Deu no Extra: um aposentado de 70 anos morreu ao sofrer um infarto durante uma gravação para o novo programa da Fátima Bernardes. O quadro envolvia um jogo de futebol apitado pelo humorista Marcius Melhem entre ex-alunos e ex-funcionários do Colégio Pentágono, no Rio de Janeiro. Humberto Maços Guimarães foi goleiro neste jogo. Marcius ficou arrasado e pediu que a gravação não seja exibida no programa, que está para estrear no mês que vem. Que triste!

*Mudando de assunto: leio no Flávio Ricco que o "Domingão do Faustão" deste fim de semana terá como atração o violinista André Rieu. Será que foi difícil a Globo liberá-lo junto à Rede Vida? (risos)

*Leio no Flávio Ricco que o BandNews TV começa à meia-noite de hoje para amanhã o novo programa "Ponto a Ponto", apresentado por Mônica Bergamo e pelo sociólogo Antônio Lavareda. Na estreia, o assunto será "a felicidade no casamento" e Marcelo Tas participará.

*Noite de domingo com duas estreias na RedeTV!: às 20h30, "Saturday Night Live" (e não vou mais falar que é de última um programa com sábado no título ser exibido no domingo... ops, já falei), que marca o retorno do Rafinha Bastos à televisão; e às 22h, "Sexo a 3", que promete ser algo inacreditável conduzido pelo Dr. Robert Rey.

*Certas coisas que não entendo na televisão: se gasta um dinheiro federal por pacotes de filmes cheios de obras inéditas, mas aí chega noite de sexta-feira e o SBT me larga na "Tela de Sucessos" o super-hiper-puxa-ultra-mega-reprisadíssimo (embora eu ache ótima diversão) "O Máskara". Jim Carrey tá quase usando andador e só sabem exibir um filme de quando era gurizote (eh, eh, eh).

*Na data de hoje, há 115 anos, foi lançado o livro definitivo de Bram Stoker (que, lembrarão, destaquei esses dias pelos 165 anos de nascimento): "Drácula".

Bela do Dia: Bruna Ostermann

Bruna Ostermann, garota do tempo do "Band Cidade" na TV Bandeirantes de Porto Alegre. Não sei se ela tem algum parentesco com o Professor Ruy Carlos, mas sei que, com uma bela assim, o tempo jamais ficará nebuloso.

*Na saideira, este sábado marca os 105 anos de nascimento do caubói dos caubóis do cinema norte-americano: John Wayne. O "Duke" representa para muitos a personificação da essência do faroeste de tal maneira que foram raríssimas as obras de outros gêneros lembradas em sua carreira, como dramas ("Depois do Vendaval"), aventuras ("Hatari!") ou filmes de guerra ("O Álamo" e "Os Boinas Verdes"). Wayne está em filmes como "No Tempo das Diligências", "Rio Vermelho", "Rastros de Ódio", "O Homem Que Matou o Facínora" e "Bravura Indômita", pelo qual venceu o Oscar.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver pelo rio numa diligência com um facínora que eu odeio.

Aviso aos navegantes

Neste domingo, diferentemente do anterior, publicarei coluna inédita. Nela, colocarei em dia as mensagens enviadas nesta sexta-feira. As remetidas hoje guardarei para segunda-feira.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Lenny Kravitz completa 48 anos neste sábado. Eu poderia trazer um de seus ótimos rocks, mas prefiro destacar aqui uma linda lentinha da trilha da novela "Senhora do Destino": "Calling All Angels".

Arremate

Dois anos após parar, Dida é o novo goleiro da Portuguesa. Vai dar fado esta união?

"24 Horas" volta antes da estreia do camisa 1 na equipe rubro-verde!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.