.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

25 de maio de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 260
Viva Rolling Stones!

Eu sei que é apenas rock and roll, mas eu gosto! E por isso mesmo, esta sexta-feira é histórica para os fãs do gênero das guitarras. Em 25 de maio de 1962, Mick Jagger, Keith Richards e Brian Jones formaram um dos maiores grupos (o maior para muitos) e dos mais longevos de todos os tempos: os Rolling Stones.

Com Bill Wyman se reunindo logo a seguir e Charlie Watts chegando em 1963, os Stones lançaram seu primeiro disco em 1964. Um ano depois é que viria o estrelato com uma explosão ainda hoje obrigatória: "(I Can't Get No) Satisfaction". 1969 foi um ano problemático pois Brian Jones, pouco tempo depois de sair do grupo, morreu em circunstâncias ainda hoje não totalmente esclarecidas. Mas o caminho das pedras rolantes prosseguiu e, em 1974, Ronnie Wood substituiu Mick Taylor na segunda guitarra e formou com Mick, Keith e Charlie o quarteto principal definitivo.

Já com Bill Wyman fora desde dois anos antes, os Stones chegaram ao Brasil em 1995. Foi a primeira de três presenças, sendo as outras em 1998 e em 2006. Sortudos os que puderam acompanhar ao menos uma apresentação deles ou em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Montar um "Top 10" de The Rolling Stones não é fácil. Mas tentei ser abrangente e destacar ao menos dois temas de cada década entre os anos 60 e 90 para formar um painel deles neste período:

Anos 60 - Aqui está "Satisfaction", de 1965; eis aqui "Jumpin' Jack Flash", de 1968; e curtam aqui "Sympathy For The Devil", de 1968.

Anos 70 - Trago aqui "Brown Sugar", de 1971; fiquem aqui com "It's Only Rock'n' Roll", de 1974; e aqui destaco "Miss You", de 1978.

Anos 80 - Aqui está "Start Me Up", de 1981; e dance aqui com "Mixed Emotions", de 1989.

Anos 90 - Eis aqui "Love Is Strong", de 1994; e curta aqui "Anybody Seen My Baby?", de 1997.

Momento Raridade Rara

Os Rolling Stones também rendem um tópico especial de memórias da televisão, claro. Pego cinco da década de 90, três relativos ao show da turnê Voodoo Lounge em São Paulo. Todos são relíquias:

De 1991, aqui está (postado por allanfigueiredo84) o "Programa de Domingo", da Manchete, apresentando um então lançamento dos Stones, "Highwire". Atentem para a apresentadora: Leilane Neubarth. Sim, ela esteve rapidamente na Rede Manchete entre 90 e 91.

De 1994, vejam aqui (postado por poseidaz) o "Jornal Regional", da EPTV São Carlos, com matéria sobre uma passagem dos Stones pela Fazenda Boa Vista, em Matão, em 1969. O repórter é Paulo Renato Soares, hoje na Globo do Rio de Janeiro e que trabalhou na RBS TV aqui de Porto Alegre, e que é casado com a repórter Mônica Teixeira, colega tanto na RBS TV quanto agora na Globo.

De 1995, destaco aqui (postado por joseluisvinas) o "Jornal Hoje" da Globo, com Marcos Hummel, em vivo de César Tralli direto do Pacaembu horas antes do show dos Stones.

De 1995, este aqui (postado por allanfigueiredo84) é o "SP Já" da Globo, com Carlos Tramontina, também destacando as horas antes da apresentação em vivos das repórteres Narrimann Sible, Ananda Apple e Denise Chahestian. O "São Paulo Já" substituiu o "SPTV" entre 1990 e 1996, ocupando até 1994 o lugar do "Jornal Hoje" - que, por quatro anos, não foi exibido para os paulistas. E não deixa de ser curioso ver minha conterrânea Ananda Apple numa cobertura relativa aos Rolling Stones sendo ela uma histórica fã dos Beatles, tanto que adotou o sobrenome artístico Apple aos 8 anos (seu sobrenome verdadeiro é Lairihoy) e, aos 17, começou na extinta Rádio Gaúcha FM um programa todo dedicado aos Fab Four, ingressando na reportagem de TV em 1984, na RBS.

De 1995, eis aqui (postado por allanfigueiredo84) o "Jornal Bandeirantes" também destacando a chegada dos Stones a São Paulo. As repórteres são Eliane de Carvalho, goiana que não sei por onde anda e que trabalhou no SBT no Campeonato Paulista de 2003, e Lúcia Soares, atualmente no "Hoje em Dia", da Record. A apresentadora aparece muito rapidamente no começo e no fim do vídeo, mas não reconheço.

Qual alvinegro paulista decidirá a Libertadores?

Pelo oitavo ano consecutivo, o Brasil estará na decisão da Copa Libertadores. De 1992 para cá, só não houve um clube nosso nas finais de 1996 (River Plate x América de Cali), 2001 (Boca Juniors x Cruz Azul) e 2004 (Boca Juniors x Once Caldas). Sem contar as finais totalmente nacionais de 2005 e 2006, foram 8 triunfos e 7 fracassos nas 15 disputas em questão. Este ano abriremos frente no domínio ou os outros países empatarão tudo? Certa é a presença de um clube alvinegro do Estado de São Paulo na decisão. Mas qual deles?

Num jogo com esperadas muitas dificuldades, com direito ao goleiro visitante expulso direto por falta em Neymar fora da área e ainda a última partida de Ganso antes da cirurgia à qual será submetido hoje, o Santos deu das tripas coração para ganhar do Vélez Sarsfield pela diferença mínima que garantisse os pênaltis. Neles, valeu a competência santista ao acertar todos os seus chutes, valeu contar com a sorte quando Canteros mandou sua cobrança na casa da mãe dele e valeu contar com a estrela de Rafael ao agarrar o arremate de Papa. A noite foi tão favorável que até Elano acertou o seu pênalti! É mole? O Caldeirão do Urbano explodiu em alívio e alegria com o suado, mas alcançado, triunfo do Peixe. O sonho do bicampeonato e do quarto título está vivíssimo.

Esta semana teve algo gozado: a uniformidade das situações nas rodadas duplas. Enquanto na quarta-feira tivemos duas partidas com gols decisivos depois dos 40 minutos do segundo tempo, nesta quinta-feira foram pênaltis que resolveram os dois embates. Assim também foi com Universidad de Chile e Libertad, que parou no goleiro Johnny Herrera em cobrança fundamental para o triunfo chileno.

Agora, longa será a espera até os dias 13 (12 a 14) e 20 (19 a 21) de junho, quando os finalistas da Libertadores 2012 serão definidos. Certo é que prometem ser confrontos eletrizantes e memoráveis. Universidad versus Boca Juniors, ida na Argentina e volta no Chile. La U é uma bambambã do continente desde a última Copa Sul-Americana. Boca é Boca, camisa de muita tradição. E Corinthians versus Santos, então? Seria espetacular as duas partidas acontecerem no Morumbi, a exemplo da inesquecível final do Campeonato Brasileiro de 2002. Mas também ficará muito legal uma ida na Vila Belmiro e uma volta no Pacaembu. Certo é que quatro grandes esquadras chegam com merecimento. Certo é que a decisão promete ser das mais tensas dos últimos anos.

Quem decidirá a Copa do Brasil?

Dois gols, um em cada tempo, e o Grêmio fechou com quatrilho agregado diante do Bahia. Temos confirmadas duas semifinais Sul x São Paulo: de um lado, Grêmio versus Palmeiras (com o interessante confronto Felipão x Luxa muitos anos depois e invertendo os times); do outro, Coritiba ante São Paulo. A final será Sul x Sul, SP x SP ou Sul x SP? Longa será a espera até 13 e 20 de junho.

Noite de Série B

Dois jogos prosseguem logo mais a segunda rodada. Um deles terá times que empataram com sulistas nas estreias. O Guarani arrancou um ponto do mandante Paraná e o Boa Esporte "deu os doces" pro Avaí nos acréscimos da etapa final. Na outra partida, o também estreado com igualdade ABC recebe o Joinville, que começou sendo quatrilhado diante de sua gente pelo Atlético Paranaense.

Ainda os regionais

O reservão do Paraná ganhou do Cincão e venceu o primeiro turno da Série Prata do Estadual. Nela, o regulamento é semelhante ao do Campeonato Catarinense, mas sem o erro deste. Na Série Prata do Paranaense, quem ganha os dois turnos é campeão. Apenas se cada turno tiver um vencedor distinto é que vão estes dois ganhadores e mais os dois melhores índices para a semifinal.

Jornada histórica

13 títulos depois, Josep Guardiola encerrará neste fim de tarde do Brasil e noite na Espanha sua fabulosa trajetória pelo comando técnico do Barcelona. Será diante do Athletic Bilbao, vice-campeão da Liga Europa, na finalíssima da Copa do Rei, em jogo neutro disputado no Vicente Calderón, em Madrid. Tomara que o Barça ganhe para Guardiola ter uma despedida que faça jus à sua história no time catalão: uma despedida campeã.

Curtinhas

*Completa 55 anos nesta sexta-feira o ex-atacante Éder Aleixo. Revelado pelo América Mineiro, começou a brilhar no Grêmio da segunda metade da década de 70, sendo campeão gaúcho em 1977 e 1979. Depois, virou ídolo do Atlético. Nele, venceu sete Campeonatos Mineiros (tetra de 1980 a 1983, além de 1985, 1989 e 1995). Jogou ainda por Palmeiras, Santos, Botafogo, Atlético Paranaense, União São João, Inter de Limeira e Cruzeiro, pelo qual venceu a Copa do Brasil de 1993. Na Seleção Brasileira, jogou duas Copas América e esteve no escrete da Copa do Mundo de 1982.

*Fábio Aurélio volta ao Brasil. Formado no São Paulo, estava na Europa desde 2000, quando foi para o Valencia, dele se transferindo em 2006 para o Liverpool. O Grêmio é sua nova casa. Que tal?

*Muriel renovou com o Internacional por mais quatro anos. Agora, fica até 2016. Mas isso é o de menos no noticiário do Colorado. O principal destaque é o pedido de liminar ajuizado pelo Ministério Público com o objetivo de interditar o Complexo Beira-Rio devido ao uso enquanto há obras no local. Alega-se a falta de alvará de prevenção e proteção contra incêndios. Eita nóis...

*Gafe de Jadson no retorno do São Paulo desde Goiás: "a cada jogo a gente tem que matar um leão por dia". Tinha logo que soltar essa, puxa??? (risos)

*Quinta-feira da semana que vem, o Flamengo disputará em Teresina um amistoso contra a seleção do Campeonato Piauiense. Cota de 1 milhão de mangos. Vale a pena?

*Confirmado pela CBF: Cruzeiro x Sport, dia 10 de junho, será não em Uberlândia e sim em Varginha, a pedido da Raposa, que cumprirá sua segunda e última perda de mando de campo.

*Após 9 anos, mais de 300 jogos e bicampeonato da Copa de Portugal em 2007 e 2008, Anderson Polga deixou o Sporting. Você gostaria de ter no seu time o campeão mundial de 2002?

"Sintonia PB"

Volta na próxima coluna (espero) pois faltou pauta para hoje. Cabe apenas um registro importante: neste sábado, por causa de Brasil x Dinamarca, os noticiários locais da Rede Globo serão das 12h25 às 12h50. Em Rio de Janeiro, São Paulo e muitas regiões, jornais pela metade. Em outras tantas, os semanais locais que ocupam parte destes 45 minutos forçosamente terão de ser derrubados, o mesmo acontecendo com programas regionais semanais exibidos às 11h30, horário em que a rede nacional apresenta o seriado "Victorious".

Bela do Dia: Jimena Sanchez

Jimena Sanchez, apresentadora do Fox Sports do México. Gatinha! Isso que nesta foto ela aparece bastante vestida, quando na web poderão achá-la bem à vontade como, no caso daqui do Brasil, não veremos isso com uma Renata Cordeiro ou uma Juliana Rios, citando as musas da Fox brasileira.

Convivas

"Incrível as Séries C e D serem adiadas a tão pouco tempo de seu início. Parecia que estávamos livres desses enroscos jurídicos no nosso futebol, mas eles sempre voltam por pura incompetência da CBF, pois não é possível que não sabiam dos problemas variados de alguns clubes. *** Ouvi falar que a operação do Ganso é corretiva para as outras que ele sofreu. A artroscopia é algo relativamente simples. Basta lembrar do Baresi, que foi operado e ainda voltou para a final da Copa de 1994. Mas é complicado um talento tão jovem ter de passar por tantas cirurgias. *** Nem vi o vídeo do 'Brasil Urgente' da Bahia, só vi a foto da repórter Mirella Cunha. Só acho que isso de humilhar entrevistado nesse tipo de programa 'jornalístico' não é novidade. Pegaram a moça para Cristo até porque ela é bonita. Claro que merece uma punição e que isso não é jornalismo, mas será que vão demitir José Luiz Datena, que faz a 'matriz' dessa atração? E a direção da Bandeirantes vai parar de exibir esse tipo de show de horror? Pegar uma pessoa, ainda mais desconhecida, para ser criticada e nada mudar de fato só é mais um caso da nossa boa e velha hipocrisia. Como hoje em dia tudo que 'bomba' na Internet causa mais repercussão, estão falando mais desse caso. Mas os absurdos que acontecem nos 'Balanços Gerais' da vida vão parar de acontecer? O erro é de quem assiste esses programas e das TVs que mantêm essas fórmulas porcas no ar. *** Acho que você saiu ganhando visualmente na troca da Record e seu ônibus: saindo Ana Paula Padrão e chegando Janine Borba, você tem um ganho de imagem bem considerável. Boa sorte na tentativa de vê-la! Além disso, ontem foi aniversário dela. Aliás, que dia para aniversário de beldades esta quinta-feira: Kristin Scott Thomas, Luiza Brunet, Priscilla Presley, Viviane Pasmanter e Helena Ranaldi! *** Será que a belíssima Roberta Pitarelli é parente do ex-goleiro do Guarani?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: Janine é ótima também! É minha segunda jornalista bonitona com sardas predileta (a primeira é a "musa-mor"). E segundo: não sei dizer, sinceramente. O goleiro da Santacruzense na recente Série A2 do Campeonato Paulista é de Jales, enquanto a apresentadora da RPC TV é da mesma Maringá onde trabalha. O que encontrei é que ela é sobrinha dos senadores Álvaro e Osmar Dias.

"E daí que 'O Pagador de Promessas' não levou o Oscar? Ganhou a Palma de Ouro, que tem mais prestígio e é muito mais chique. Oscar, no mais das vezes, é puro jabá. *** Ao que tudo indica, Mirella Cunha vai pra panela. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas falar mal de gari pode? *** A Olimpíada já começou a atrapalhar o Santos! Não fosse ela, muito provavelmente Ganso esperaria o fim da participação na Libertadores para ser operado. *** Estão definidas as datas das semifinais da Copa do Brasil? Não me parece inteligente marcar esses dois belos jogos para os mesmos dias de Santos x Corinthians. Quem não estiver com o coração comprometido no certame nacional certamente preferirá assistir ao clássico paulista. *** Estranhei não ter lido menção sobre o charivari do Assis na boutique do Flamengo." (Clayton Moreira)
Primeiro: ainda não, mas certamente uma das semifinais da Copa do Brasil será na quarta-feira para ter exibição na TV Bandeirantes, e a outra deve ficar para quinta-feira. E segundo: eu soube disso dele querer levar um mundo de artigos da loja do Flamengo de graça como compensação pela dívida do clube com o Ronaldinho, mas nem falei nada porque esse cidadão apronta tantas e tantas que, como diria o saudoso Eleu Salvador dublando o carteiro Jaiminho, eu quis evitar a fadiga.

"Tite foi infeliz e até meio arrogante ao dizer que o Chelsea fez mal para o futebol ganhando a Liga dos Campeões, insinuando que praticou anti-futebol. Ora, qual é o time atual no Brasil que faz 1 x 0, se fecha todo e, na melhor das hipóteses, joga pelo resultado que precisar? Esse time joga sempre com mando de campo no Pacaembu - não querendo comparar estilos, é claro, pois o Chelsea não praticou anti-futebol e sim um estilo de jogo defensivo. E isso também ganha campeonato." (Fabiano da Silva Dias)

"Sim! É porque devido ao seu jeito e ao final do seu nome (Wa-Shington), o Washington tinha na torcida do Fluminense o apelido, não sei se criado por ela, 'Chitão'." (Gabriel Amaral Brito)
Entendi...

"Pela segunda madrugada seguida, assistindo 'Dois Homens e Meio' no SBT, ocorre uma inserção de 'Carrossel' com os dias da semana e horário. É algo assim de 1 segundo, porém, é muito chato." (Luís Fischer)
Continuam com isso, é? Eita... Assim está em tudo quanto é horário, o malefício está espalhado pela grade. Começaram fazendo isso com reclames da Jequiti (os cosméticos do Patrão) e depois passaram a fazê-lo com "Carrossel".

"Tenho quase certeza que o torcedor que abraçou Tite no gol é Edu Gaspar, diretor de futebol do Corinthians." (Mário Namias)
Valeu pela dica, nem o reconheci na hora.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Na data de hoje, há 35 anos, foi estreada uma das mais populares sagas do cinema de ficção científica: "Guerra nas Estrelas", de George Lucas, a primeira aventura de Mark Hamill como Luke Skywalker, Carrie Fisher como Princesa Léa e Harrison Ford como Han Solo, sem contar o vilão Darth Vader. Depois dele, vieram "O Império Contra-Ataca" em 1980 e "O Retorno de Jedi" em 1983. Estas viriam a ser as partes 4, 5 e 6 da saga, pois as partes 1, 2 e 3 chegaram em 1999 ("A Ameaça Fantasma"), 2002 ("O Ataque dos Clones") e 2005 ("A Vingança dos Sith"). Para celebrar estas três décadas e meia, acompanhe aqui o excepcional John Williams conduzindo a Boston Pops Orchestra em um de seus temas musicais cinematográficos mais fantásticos: o "Star Wars Theme".

Arremate

A coluna deste sábado terá atualização após as 12h30 pois trará um comentário de Brasil x Dinamarca.

"24 Horas" volta antes ainda da bola rolar em Hamburgo!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.