.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

23 de maio de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 258
Um ou dois brasileiros na semifinal?

Chegamos à hora dos finalmentes, à hora de separar os fortes dos fracos, à hora de colocar os homens aqui e os meninos ali (tá parecendo discurso de comandante de tropa militar, que é isso). Hora de sabermos os dois primeiros semifinalistas da Copa Libertadores. Os dois serão brasileiros ou apenas um deles?

Mantenho o que falei na semana passada: o Fluminense chega com chances à disputa no Engenhão. Porém, como ignorar o fato de que o Boca Juniors está invicto como visitante e, mais do que isso, que venceu quatro dos cinco jogos disputados fora da Bombonera? Quero que o Tricolor classifique, mas não é uma missão simples. Um gol que os argentinos marquem e os cariocas terão de fazer três para classificar. Será o time de Abel Braga capaz de uma reviravolta que seria épica? Tomara que sim. Mas esperando estar errado, arrisco que o Boca ganhará por 2 x 1.

Na sequência, depois das estripulias da Suellen (parece que homem nunca viu mulher na vida, tchê... risos), teremos no Pacaembu um brasileiro do eixo garantido. Mas qual? O Vasco joga por dois resultados: vitória e empate com gols. Ao Corinthians resta vencer. Os dois prognósticos tem muito fundamento. A única coisa que espero, rezo, torço, suplico e clamo aos deuses da bola que não aconteça (pombas, agora piorei o pior dos dramalhões mexicanos) é que não tenhamos pênaltis. Isso só acontecerá se tivermos outro 0 x 0 nos 90 minutos. E quero um jogo com gols!

Palpite para o Municipal de Sampa City? Difícil... Mas na base do unidunitê, vou de Corinthians 2 x 1.

Copa do Brasil em momentos capitais (ou metropolitanos)

Os três primeiros semifinalistas serão conhecidos logo mais. Em Barueri, o Palmeiras tem uma boa situação diante do Atlético pois joga por vitória e empates por 0 x 0 e 1 x 1. Porém, o começo do Brasileirão para eles foi bem distinto, com os paulistas levando o empate da Portuguesa na finaleira e os paranaenses atropelando o Joinville. Difícil... Pelo sim, pelo não, vou de 1 x 1. Verdão avança.

Um duelo mais parelho é o do Couto Pereira. O Coritiba é o Corinthians e o Vitória é o Vasco, pegando emprestado o contexto apresentado acima. Pelo fator campo, chutarei triunfo do Coxa por 2 x 1.

O mais não digo resolvido, mas encaminhado, apresenta o São Paulo em expressiva vantagem diante do Goiás. Um gol que os paulistas marquem e os goianos só passarão se fizerem quatro. Não é impossível, mas será uma ducha de água gelada demais se acontecer. Arriscarei que o Esmeraldino vencerá, mas por 2 x 1, consequentemente Tricolor na semifinal - apesar do Leão e do Jadson.

A segunda na terça

Joguinho bem chumbrega entre Avaí e São Caetano. O pênalti a 20 minutos do fim deu a vitória ao Leão, que começa bem no torneio (uma vitória e um empate). Segunda derrota do Azulão.

Enquanto isso, em sete jogos são seis vitórias e um empate. Este é o Paraná, que foi para o intervalo perdendo para o Grecal, mas virou e chegou aos 5 x 2 no fim das contas. Amanhã, em mais um capítulo de sua interminável maratona, receberá o Cincão na Capanema e, vencendo, será campeão antecipado do primeiro turno.

Curtinhas

*O Santos está de luto. Aos 81 anos, de infarto, morreu Chico Formiga. Inicialmente beque do Cruzeiro, foi para o Santos em 1950 e ali ficou até 1956, sendo bicampeão paulista em 55 e 56. De 1957 até 1959, esteve no Palmeiras. Voltou ao Peixe em 1960 e foi tricampeão paulista (60 a 62) e campeão da Libertadores de 1962. Como treinador, dirigiu os "Meninos da Vila" campeões paulistas de 1978. Também venceu o Estadual na casamata do São Paulo, em 1981. No início dos anos 2000, foi coordenador da base do Santos, saindo quando da mudança de direção no clube.

*Completa 80 anos nesta quarta-feira o ex-centro-médio Dino Sani, que começou no Palmeiras e passou por XV de Jaú e Comercial de Ribeirão Preto até chegar em 1954 ao São Paulo, onde ficou até 1959 e ganhou o Paulista de 57. Atuante no Boca Juniors até 1961, então chegou ao Milan, vencendo o Italiano de 61/62 e a Copa dos Campeões da Europa de 1963. Retornado em 1965 ao Brasil, jogou no Corinthians até 1968 e venceu o RJ/SP de 66. Como técnico de vários clubes, Dino foi tricampeão gaúcho pelo Internacional (1971 a 1973) e bi uruguaio pelo Peñarol (1978 e 1979).

*O primeiro jogo do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro após as duas perdas de mando de campo será na quinta rodada, contra o Figueirense. O Independência será o local desta partida e também das demais pelo primeiro turno. O local da partida contra o Sport, na terceira rodada, está indefinido. A Raposa pediu mudança do Parque do Sabiá, em Uberlândia, para o Melão, em Varginha.

*157 gols em 341 jogos, duas artilharias da English Premier League, três títulos ingleses, quatro Copas da Inglaterra, duas Copas da Liga Inglesa, duas Supercopas da Inglaterra e, no último sábado, campeão europeu. Este é Drogba em 8 anos de Chelsea, do qual se despediu ontem. Interessante que até quando foi mal ele foi bem. A temporada 2011/2012 foi fraca comparada a outras, com 13 gols marcados - mas neles estão os decisivos diante de Barcelona na semifinal e Bayern de Munique na final da Liga dos Campeões, além do sobre o Liverpool na decisão da Copa da Inglaterra.

*Triste, mas verdadeiro: Villa não estará recuperado a tempo de disputar a Eurocopa, confirmou a Federação da Espanha. Próximo domingo, Vicente del Bosque chamará os 23 eleitos da Fúria.

*Logo agora o Bayern de Munique foi ganhar? Num amistoso sem relevância prática diante da Holanda, que só o disputou como pagamento de "dívida" da Federação com o clube por causa da contusão do Robben na Copa de 2010? Aliás, como não poderia deixar de ser, Arjen tomou vaias da torcida bávara. Preciso explicar a causa, o motivo, a razão e a circunstância?

*Deu no site: "musa do futebol feminino, Hope Solo admite que está solteira e que precisa de uma 'vida social'". Qualquer coisa, lindona irresistível, estamos aí pro que der e vier.

*Rubens Barrichello chega hoje aos 40 anos. Surgido no kart, correu por 19 anos na Fórmula 1, foi vice-campeão em 2002 e 2004, terceiro colocado em 2009, disputou mais de 300 corridas e venceu 11 delas, a primeira na Alemanha, em 2000. Atualmente na Fórmula Indy, ainda busca um lugar ao sol. Que tenha melhor sorte nas próximas corridas da categoria dos ovais.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de respirar aliviado por ficarem para trás os momentos mais complicados: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Adriano Barbiero que Paulo Barboza, comunicador da Rádio Capital de São Paulo e jurado habitual do Troféu Imprensa no SBT, deixou ontem o Hospital Albert Einstein após duas semanas e meia internado devido a uma forte pneumonia. Agora ele se recuperará em sua residência e, em breve, voltará a apresentar seu programa das manhãs, entre 8h30 e 11h.

*Mudando de assunto: desde ontem, o "RBS Notícias" de Santa Catarina está com nova apresentadora ao lado de Fabian Londero. Confirmando a lógica, Fabiana do Nascimento é a sucessora de Ildiane Silva, que foi para o SBT e à qual já havia substituído quando da licença-maternidade entre 2010 e 2011. Temos agora a dupla Fabian e Fabiana, eh, eh, eh... Ela trabalha na afiliada da Globo há 12 anos e, nos últimos cinco, apresentou o "Bom Dia SC" - que ainda não tem definida sua substituta, mas acho (acho) que será mesmo Adriana Krauss, que ficou em seu lugar quando Fabiana cobriu a ausência da Ildiane.

*Leio no NaTelinha que, se a Record vai mal no horário nobre em São Paulo, vai de bom a melhor pela manhã. Segunda-feira, o "Balanço Geral" marcou 6 pontos contra 5 da Globo ("Globo Rural" e "Bom Dia São Paulo"), o "SP no Ar" venceu por 9 a 7 ao "Bom Dia Brasil", o "Fala Brasil" aplicou 8 a 6 sobre o "Mais Você" e o "Hoje em Dia" empatou em 6 pontos com "Bem Estar" e "TV Globinho".

*Também no NaTelinha, leio que o primeiro capítulo de "Carrossel" rendeu bons índices ao SBT não apenas em São Paulo, onde teve média de 13 e pico de 15. A novela foi vice-líder em Rio de Janeiro (11 pontos), Recife (11 de média e 13 de pico), Belo Horizonte (14 de média e 16 de pico), Salvador (9 de média e 11 de pico), Porto Alegre (7 de média e 9 de pico) e Brasília (15,5 de média e 19 de pico). No Painel Nacional de Televisão, que compreende 14 cidades - as sete já mencionadas e mais Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, Campinas, Vitória, Goiânia e Belém -, foram 12 pontos de média, muito atrás dos 35,5 da Globo, mas bem à frente dos 7 da Record. Leio no Lauro Jardim que, ontem, o segundo capítulo marcou 14 pontos em Sampa City, contra 31 da Globo e 6 da Record.

*Deu no site: "participantes de 'A Fazenda' podem tomar banho pelados". Dependendo de quais damas estiverem no confinamento televisivo que a Record começará na próxima terça, valerá a pena. A exibição será às 22h15, depois de "Vidas Opostas" e antes de "Máscaras". Mas é lógico que o verdadeiro horário será logo após "Avenida Brasil" acabar na Globo.

Bela do Dia: Fabiula Nascimento

Fabiula Nascimento, atriz, no ar em "Avenida Brasil". Não precisa ser em uma avenida, Olenka. Se der para ser numa rua para eu encontrá-la, tá bom.

*A saideira: ontem, no começo da madrugada, ligo no Canal Brasil. Pouco depois da meia-noite, sempre passam aqueles filmes de alto teor "educativo" que bem sabem quais são. O desta terça para quarta foi "A Virgem", de 1973, com Nádia Lippi, Nuno Leal Maia, Kadu Moliterno e Tony Tornado. Senhor, que troço inacreditavelmente sem sentido! O goró que Dionísio Azevedo consumiu antes de escrever e dirigir esta obra deve ter sido porreta de forte (risos) - sem contar que Nuno não estava com sua voz e sim de um dublador. Vergonha alheia total. Espero ter melhor sorte na madrugada de hoje para amanhã, quando o Canal Brasil apresentará "As Seis Mulheres de Adão", com David Cardoso.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna. E só salvei a madrugada pois encontrei Nathália Dill, a atriz mais linda da novela das 9. Não pessoalmente, infelizmente, mas no "Programa do Jô". E sim, curto ela mais ainda do que a Ísis Valverde, que 11 a cada 10 homens desejam muito. Vocês curtem uma periguete, né? (risos)

Aviso aos navegantes

Excepcionalmente deixo de atender os amigos nesta quarta-feira. Publicando as duas colunas do dia por volta das 13h, tentarei de todas as maneiras dormir um pouco durante a tarde para despertar perto das 7 da noite para acompanhar a rodada do futebol e, principalmente, ver se venço esse chatonildo sono da madrugada que tanto tem me atrapalhado a ponto de, na de hoje, ter me "nocauteado" da meia-noite até 7 da manhã, quando despertei e, em tempo recorde de 5 horas, consegui ajustar tudo. Dormir de madrugada é bom pra maioria, mas para mim só prejudica demais. Estou com diversos e-mails para responder, mas aos poucos vou colocando tudo em ordem.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

38 anos de Jewel hoje. Cantora da qual não conheço muita coisa, admito. Mas uma canção dela eu conheço pois foi tema da novela "Anjo Mau" (1997), da Globo: eis aqui "Who Will Save Your Soul".

Arremate

A sete gols do bendito milésimo, Túlio Maravilha articula um retorno ao Botafogo. Topará o Glorioso entrar nessa?

"24 Horas" volta antes ou depois de sabermos o que será deste pretenso acordo marqueteiro!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.