.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

19 de maio de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 255
Largada para o Campeonato Brasileiro

Com alguns clubes voltados para outros torneios, tem sua primeira rodada disputada logo mais. Quatro deles estão envolvidos com a Libertadores. Dois "se enfrentarão-se" amanhã: Corinthians versus Fluminense. Jogão em outras circunstâncias, mas talvez seja colocado em segundo plano por eles nas de agora. Vasco em seu reduto e Santos fora tem pela frente dois duelistas diretos da Copa do Brasil, respectivamente Grêmio e Bahia. CB também é a realidade do Palmeiras, que começa a competição em confronto doméstico contra a Portuguesa, de desastroso rebaixamento no Paulistão.

Outros dois preocupados com o mata-ou-morre nacional serão visitantes neste domingo: o São Paulo contra o Botafogo e o Coritiba diante do Internacional - que, pela primeira vez desde a criação dos pontos corridos, estará dedicado exclusivamente ao Brasileirão (sem conciliá-lo com Libertadores, Copa do Brasil ou Sul-Americana). Após um mês sem jogos oficiais, o Flamengo estreará fora de casa contra o Sport, que apresentou ontem o técnico Vagner Mancini, mas vai para o jogo de hoje dirigido por Gustavo Bueno, que dirige o time desde a saída de Mazola Jr.

Esta primeira rodada tem ainda o Cruzeiro estreando Celso Roth diante do Atlético Goianiense e o Atlético visitando a Ponte Preta. Parece mais difícil o jogo da Raposa que o do Galo. E abolida no decorrer do ano passado, a sessão "Embalos de Sábado à Noite" está de volta - e vai ver foi em homenagem a isso que o "Corujão" da Globo reprisou os bailados de Tony Manero de quarta para quinta-feira. O jogo noturno de logo mais será entre Figueirense, que venceu os dois turnos e mesmo assim não foi campeão catarinense, e Náutico, parado na semi de Pernambuco.

Mantendo a tradição de anos, esta "24 Horas" trará os palpites de cada rodada no dia de seu início. Nas rodadas de fins de semana, a conferência será sempre nas segundas-feiras. Já nas de meio de semana, conferência no dia seguinte ao último jogo - logo, sendo quarta e quinta os dias das partidas, apuração na sexta-feira. E junto com a conferência, destacada será a rodada seguinte para quem quiser antecipar os palpites mandá-los (ainda mais se eu precisar juntar um jogo isolado de meio de semana junto aos dos fins de semana). Quem quiser participar é só chegar.

Vamos aos primeiros chutes de 2012 - que, por ser início de campeonato e dadas estas variantes observadas, são muito na base do unidunitê e do chute inconsequente: Sport 1 x 0 Flamengo, Palmeiras 2 x 0 Portuguesa, Figueirense 1 x 1 Náutico, Corinthians 2 x 2 Fluminense, Botafogo 1 x 2 São Paulo, Internacional 2 x 1 Coritiba, Ponte Preta 0 x 0 Atlético Mineiro, Bahia 0 x 1 Santos, Vasco 1 x 2 Grêmio e Cruzeiro 1 x 1 Atlético Goianiense.

O início da Série B

O Ceará decepcionou 17 mil fãs presentes no Presidente Vargas. Letal no primeiro tempo, o América abriu dois gols de vantagem e, mesmo sendo vazado antes dos 10 minutos do tempo segundo, segurou o resultado positivo. Grande triunfo dos vice-campeões mineiros diante do campeão cearense. Mas não foi o único visitante a triunfar. Vice do Troféu do Interior do Paulistão, o Bragantino fez bonito com dobro a nada diante do CRB, campeão alagoano. Já o Ipatinga, por mais um ano permanecido no Módulo II de Minas, e o ABC, vice potiguar, se limitaram à igualdade.

Infelizmente, o sábado só terá a "Sessão Tony Manero" com mais atenção do público, na qual o ASA vai à Grande Sampa duelar contra o São Caetano. Os outros seis jogos serão simultâneos à final da Liga dos Campeões da UEFA, logo, acompanhados mesmo somente pelos torcedores dos envolvidos e pelos jornalistas que estiverem na cobertura. Um destaque é para América de Natal x Goiás, que coloca dois campeões estaduais frente a frente. Paraná x Guarani também parece ser uma pedida interessante, assim como Joinville x Atlético Paranaense.

Os palpites desta rodada já foram disparados na "24" desta sexta-feira - e, como poderão atestar, comecei bem. Bem mal.

Quem conquistará a Europa?

Não é a final na qual a maioria apostava quando definido o cruzamento até ela. Muitos achavam que ao menos um espanhol estaria presente. Aconteceu que nenhum deles ali estará logo mais, na tarde do Brasil e na noite da Europa. O Bayern atuará em sua Munique e quer salvar a temporada após as perdas do Campeonato Alemão e da Copa da Alemanha. O Chelsea venceu a Copa da Inglaterra, mas quer vencer sua primeira Liga dos Campeões (obsessão de Roman Abramovich) e garantir créditos gordos ao invés do único e magrinho da Liga Europa.

Como sou daquela turma do "quanto mais, melhor", eu gostaria de uma prorrogação seguida de decisão nos pênaltis. Palpite? Bah... Complicado... Um tempo para tanto e respondo lá no "Arremate".

Curtinhas

*Apitantes da próxima semana na Libertadores: Universidad de Chile x Libertad com o colombiano Wilmar Roldan; Fluminense x Boca Juniors com o chileno Enrique Osses; Santos x Vélez Sarsfield (confirmado para a Caldeira do Urbano) com o uruguaio Roberto Silvera; e Corinthians x Vasco com Leandro Vuaden. Vai pegar uma "fumaceira" daquelas o meu conterrâneo, vixe...

*Ibson regressando ao Flamengo - ele, que estava no Santos. Gosta a ala rubro-negra carioca da audiência desta novidade?

*Lamentável que, a dias de começarem, as Séries C e D do Brasileirão sejam alvos de incertezas por contas de disputas jurídicas e enroscos nebulosos. Na Terceirona, a CBF anunciou em seu site acatar uma decisão da Justiça Comum para recolocar o Brasil de Pelotas e rebaixar o Santo André, enquanto o Treze obteve também na Justiça Comum uma vitória que põe ele na Série C e manda o Rio Branco do Acre para a quarta divisão. Nesta, o bafafá é relativo a uma suspeita de venda da vaga pelo Pará do Cametá para o Remo. Deus me livre, tudo isso é de embrulhar o estômago.

*E tivemos nesta sexta-feira o primeiro home run brasileiro na história da Major League Baseball. Lembrarão que falei de Yan Gomes na coluna de ontem. Pois seu feito foi decisivo para a vitória por 14 x 5 do Toronto Blue Jays contra o New York Mets, a 22ª em 40 jogos nesta temporada. Legal!

*Sábado para os fãs da velocidade ficarem atentos ao Pole Day das 500 Milhas de Indianápolis. Cada piloto terá quatro voltas por fazer. O tempo de cada um será definido pela média destas quatro voltas. Hoje, serão definidos os 24 primeiros colocados. Os demais que fecharão as 33 posições de largada serão conhecidos amanhã. As 500 Milhas acontecerão daqui a dois domingos.

*Não foi vitorioso o retorno do Ricardinho à seleção masculina de vôlei. O Brasil levou ferro da Polônia por 27/25 e 25/22, mas chegou a buscar o tie-break ao marcar 27/25 e 25/22. Porém, perdeu por 15/12. Hoje, no fim da tarde, o segundo compromisso desta primeira rodada tripla é diante do Canadá. Amanhã, é a Finlândia a oponente.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de uma comemoração fora do expediente habitual: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Aqui estão Diego Casagrande, Guilherme Baumhardt, Oziris Marins, Nathalia Fruet e Lúcia Mattos. Os apresentadores dos programas locais da Rádio BandNews FM de Porto Alegre participaram ontem de uma ação diferente pelos 7 anos da emissora: foram eles alguns dos distribuidores dos exemplares do Metro, o jornal impresso gratuito do Grupo Bandeirantes, devidamente uniformizados. Pena que o ponto onde eles estavam (Rua 24 de Outubro com Avenida Goethe, no bairro Moinhos de Vento) é longe do meu Partenon, onde ainda não há distribuidores do Metro nas ruas mais próximas.

*Já estava na cara que assim seria, mas faltava oficializar. A partir de segunda-feira, a versão gaúcha do "Brasil Urgente" não será exibida apenas das 17h às 18h, mas também das 13h20 às 14h, logo após o "Jogo Aberto RS". Já têm algumas semanas que a Band colocava o jornal em edição compacta após o esportivo, antecipando o "Boa Tarde RS". Este foi perdendo espaço já quando da saída do comentarista João Garcia, que retornou aos debates de futebol do "Apito Final" na Rádio Bandeirantes. Nos últimos dias, o "Boa Tarde" tinha 15 minutos, se tanto.

*Esta primeira edição do "Brasil Urgente" das 13h20 às 14h confirma uma nova realidade no telejornalismo do Rio Grande do Sul: a dos noticiários de temática popular, com forte presença das pautas policiais, prevalecendo diante dos mais tradicionais com bancada e jeitão mais "quadradinho", o que foi ressaltado pela TV Pampa com o novo "Pampa Meio-Dia Extra" e, desde anteontem, com a chegada de Farid Germano Filho ao comando do "Jornal da Pampa". Tudo isso começou ainda lá atrás na Record, com a ótima resposta do "Balanço Geral" com Alexandre Mota competindo com a programação nacional da Globo na hora do almoço. O "SBT Rio Grande" também apostou neste viés e tem bom retorno nos últimos meses.

*Falando em "Brasil Urgente": José Luiz Datena completa 55 anos neste sábado. Lembrarei de falar mais sobre isso nas colunas desta segunda-feira, assim como um destaque para os 70 anos completados nesta sexta-feira por José Paulo de Andrade, um símbolo das manhãs da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

*Patrícia Poeta evocando Chaves? Na Globo? Ainda por cima no "Jornal Nacional"? Incrível, mas verdadeiro. Veem aqui (postado por ocomicovideos) o acontecido na última quinta-feira, quando ela mandou um "guerra violentissississíssima" ao se referir justamente a qual país? Pois é: o México. O mais tragicômico é que a notícia era muito séria, sobre chacinas naquele país. Escapuliu essa.

*Leio no Flávio Ricco que a Band deve estrear em breve um novo noticiário aos sábados, na hora do almoço, apresentado por Márcio Campos. Objetivo é fortalecer a grade dos fins de semana. Se faz necessário isso pois neste dia da semana a programação em si começa às 13h, após a manhã inteiramente destinada às emissoras da rede e ao religioso do Silas Malafaia às 12h. Além disso, seria uma alternativa noticiosa a mais na tarde de sábado além do "Jornal Hoje" na Globo - pegando como parâmetro São Paulo, onde o "Record Notícias" deixou de passar neste dia há muitos meses.

*Leio na Patrícia Kogut que, excluídas as produções da Globo e considerando nacionais e estrangeiras, sabem qual a novela mais assistida em São Paulo? A boa (boa?) e velha (antiguinha, vai) "Maria do Bairro", nas tardes do SBT, com 7 a 8 pontos contra 4 de "Muito +" e "Brasil Urgente" na Bandeirantes e 3 de "Tudo a Ver" e "Todo Mundo Odeia o Chris" na Record - a Globo marca 13 a 14 com a "Sessão da Tarde". Mesmo em horários com público potencial maior, a Record tem marcado apenas 7 pontos com "Rebelde" e "Máscaras" e 5 com "Vidas Opostas".

*Quer mais uma? Leio no NaTelinha que a situação da Record no horário nobre de Sampa City chegou ao ponto do PSTU ser mais visto que algumas de suas atrações (bããããã). O horário político de anteontem marcou 6,5 pontos contra 5,7 de "Máscaras", 5,5 de "Rebelde" e 4,6 de "Vidas Opostas". O jornalismo é que equilibrou a parada. O "Jornal da Record" registrou 6,7 pontos e foi a terceira maior audiência da emissora na quinta-feira, mas distante dos 8,2 pontos do "São Paulo no Ar" e dos 8,3 do "Fala Brasil".

*Grade de programação da próxima semana informada pela assessoria da RedeTV! destaca para daqui a dois domingos (mas se disser último domingo de maio dá no mesmo) as estreias de "Saturday Night Live" às 20h30 e de "Sexo a 3", com Dr. Robert Rey, às 22h. Cada um com uma hora e meia de duração e sucedendo a reprise do "Mega Senha" e a "Sessão Especial". Francamente, isso de um programa com "Saturday" no título sendo exibido no domingo eu não engulo. É demais pra minha cabeça. Mas nada que não possa ser combatido pelas concorrentes. Já ouvi falar que a Globo pensa em veicular o "Bom Dia Brasil" às 13h20, em substituição ao "Jornal Hoje" (risos), e que a Record planeja colocar o "Domingo Espetacular" aos sábados, após "O Melhor do Brasil" (eh, eh, eh).

*Recordarão que, em colunas anteriores, falei não lembro citando qual colunista que o "Programa Raul Gil" sofreria uma redução de tempo. Iniciado às 14h15, acabava às 19h e passou a encerrar às 19h20 quando surgido o finado "SBT São Paulo". A partir de hoje, terminará às 18h30. Na sequência, adivinha quem assume as picapes até o "SBT Brasil"? Isso, isso, isso...

*Mudando completamente de assunto para a saideira: a Sexy divulgou aqui a capa de junho, com a ex-"BBB" Monique Amin na capa. Eu não sei, mas ela tem uma cara de quem gosta de aprontar muitas e ótimas.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver de olho na... entrevista do mês da revista Sexy.

Bela do Dia: Adriana Cimino

Adriana Cimino, apresentadora do "Guia do Trânsito", na TV Cultura, todas as manhãs. Com uma dama assim, o sujeito não dá bola pro congestionamento.

Aviso aos navegantes (atualização de domingo, 7:50)

Excepcionalmente neste fim de semana não haverá colunas dominicais de "24 Horas" e "Papo de Mídia". Voltaremos com nossa programação normal nesta segunda-feira.

Convivas

Antes de atendê-los, agradecido ao João Domingos Custódio pela muito boa dica de "Bela do Dia", valeu.

"Lamentável a cena do prefeito Márcio Lacerda junto ao governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, posando com luvas para promover esse MMA em Belo Horizonte. Em um período em que a violência ganha cada vez mais espaço nos jornais - muitas vezes em tom sensacionalista -, ver governantes se prestando a esse papel ridículo de garotos-propaganda de algo tão violento é simplesmente ridículo. Ao invés de incentivarem a prática de modalidades mais leves e darem condições para que o esporte seja a base da educação de crianças na escola, preferem gastar quase R$ 1 milhão com algo que já conta com altos valores de patrocínio. É um acinte usar dinheiro público para financiar esse evento. Também acho absurdos os gastos elevados para a Copa do Mundo. As obras para mobilidade urbana deveriam ter sido feitas há muito tempo e não apenas por causa da Copa." (Alexandre Rodrigues Alves)
Ele mandou como palpite para Munique 2 x 1 para o Bayern.

"A partir deste ano, vou começar a palpitar na Série B. Aviso que não tenho o costume de acompanhá-la, mas neste ano farei um esforço para começar a gostar de acompanhá-la. Então, a chance de eu ter zero acerto é considerável, mas tomada que isso não aconteça." (Anderson Costa)
Zero acerto não terás nesta rodada. Não sei quantos acertos terás, mas zero não será tua marca ontem e hoje.

"Acho que sobem para a Série A quatro times entre América Mineiro, Goiás, Ceará, Atlético Paranaense, Guarani, Avaí e Vitória, e da Série A vão cair para a B os mesmos quatro que subiram no ano passado. *** Não confiei em nenhum tira-teima da TV em relação ao gol anulado do Vasco. Vendo com câmera parada e sem tira-teima, achei que a posição foi legal. *** Achei pênalti para o Fluminense e torço por ele, mas acho exageradas as reclamações. A expulsão do Carlinhos foi correta. Bruno teve sua mão pisada pelo Schiavi, mas achei que foi sem querer pois ele estava correndo para a frente para pegar a bola e não estava olhando para baixo. Teve um lance que todo mundo esqueceu porque era conveniente: Anderson deu um soco em Cvitanich, que jurou que ia ter volta. O árbitro não o expulsou. *** Abel Braga foi deprimente, vergonhoso e calamitoso. Chamar o árbitro de mau caráter é demais. *** Torci muito para o Manchester City ser campeão. O United não merecia o título inglês." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)

"Não há termo de comparação entre filmes e novelas no que diz respeito à exposição de menores de idade. No cinema, vai quem quer e quem paga pra isso. Já uma novela exibida na TV está ao alcance de todos. Se em 'Cidade de Deus' o ator mirim que fazia Dadinho pegou uma arma e barbarizou durante um assalto a um motel e ninguém disse um 'ai', por outro lado tivemos uma confusão danada em 'Laços de Família', quando um juiz carioca com sede de aparecer proibiu a atuação de crianças por um determinado período pois Giovanna Antonelli vivia uma prostituta. Pura hipocrisia pois sempre houve prostitutas na ficção, mas a personagem era de classe média e morava no Leblon, e historicamente as casas de tolerância das novelas ficam na periferia. *** Parece até um sonho ligar no Viva e encontrar Antônio Carlos Jobim em vez daquela bregalhada que bate ponto no 'Globo de Ouro'. Não há um dia em que eu espere 'Que Rei Sou Eu?' e, entre outros artistas, não esteja lá a chata Kátia. São vários exemplos daquele tipo de música brega que não dá pra ouvir muitas vezes, pois já começa a dar vontade de quebrar o rádio. É bem diferente de um 'Choro Bandido', que Tom certa vez confessou que adoraria ter composto e que foi lindamente interpretada junto com os autores Edu Lobo e Chico Buarque. Quase não dá para acreditar que o país de Michel Teló e Luan Santana tenha um dia dado ao mundo um gênio como Antônio Brasileiro. *** Somos mais ou menos da mesma faixa etária e acompanhei 'Roque Santeiro', 'Vale Tudo' e 'Pantanal' nas épocas em que foram exibidas, sendo que a primeira eu acompanhava mesmo tendo só 5 anos. Só não acompanhei mais detidamente a reprise de 'Pantanal', mas dei um jeito de segui-la na reta final." (Clayton Moreira)
Primeiro: isso foi você. Você é você, eu sou eu sou. Temos semelhanças e concordâncias, temos diferenças e discordâncias. Até 1990, eu não tinha o hábito de ver televisão a pleno. No máximo eu via desenhos animados e coisas de criança mesmo, enfim. Foi só a partir do começo dos anos 90 que fui vendo outras coisas mais na televisão. E segundo: ele também apostou em Bayern 2 x 1.

"Interessante a mudança do regulamento da Liga Mundial. Antes, eram duas rodadas em que cada uma das equipes recebia cada um de seus adversários, o que levava 12 fins de semana. Agora são quatro quadrangulares, em que cada seleção recebe as demais do mesmo grupo. Leva menos tempo - no máximo quatro finais de semana - e não altera o número de partidas de cada seleção na primeira fase. Agilidade muito maior. *** Eu adotaria no Brasil o mesmo expediente de Inglaterra e Itália: a Série A rebaixaria apenas três times para a Série B, cujos campeão e vice subiriam à elite, com os times de terceira à sexta posição disputando um mata-mata em ida e volta em busca da última vaga. *** Fosse eu da CBF, escolheria depois de encerradas as oitavas-de-final o local da hipotética final em jogo único da Copa do Brasil. Neste ano, por exemplo, poderia ser o Engenhão, já que nenhum carioca se classificou para as quartas. Acho boa a ideia desta final encerrar a temporada depois da última rodada do Brasileiro, até para evitar acomodação de um campeão da Copa, garantido na Libertadores, nas últimas rodadas. *** O nome completo de Rafinha Bastos é Rafael Bastos Hocsman. Como o autor da ideia é dirigente da Federação Gaúcha e o comediante também é gaúcho, associei os dois. *** Por mim, seria recriada a Supercopa do Brasil, jogo único entre os campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil, abrindo a temporada seguinte. E seria sempre no Estádio Nacional de Brasília. *** Nas primeiras rodadas do Paulistão, os jogos da TV aberta começavam rigorosamente no horário, mesmo com o Hino Nacional tocado antes. Porém, os dois da final começaram com 10 minutos de atraso! O que aconteceu para essa cadente capacidade organizacional da Federação Paulista?" (Daniel F. Silva)
Capacidade organizacional? Não estamos pedindo um pouco demais, seja da Federação Paulista, da federação de qualquer outro Estado e da CBF?

"Mazinho fez duas partidas pelo Palmeiras, impressionou a todos e virou o 'novo Messi'. Será que ninguém viu que ele jogou contra o Paraná, um time muito ruim em que o único que prestou foi Luizinho? Contra o Atlético Paranaense, mil vezes melhor, 'Black Messi' ficou em branco. Coincidência? *** O Vasco tá de brincadeira por chorar por um gol que não vale nada. Ele tem a vantagem do empate por qualquer gol. Seria diferente se o gol fosse marcado em São Paulo. O importante não é fazer gol em casa e sim não tomar. É ir no Pacaembu e jogar no desespero do Corinthians. *** Não houve injustiça no Campeonato Catarinense. Todos os clubes aceitaram a fórmula quando apresentada, inclusive o Figueirense. Todos tinham ciência de que isso poderia acontecer. Assim foi com o Figueira. Ele aceitou isso e agora não pode reclamar." (Ricardo Haertel)
Primeiro: concordo sobre SC. Muitas vezes os dirigentes só reclamam quando algo lhes prejudica diretamente, mas lá atrás ninguém lembra de dar o pontapé inicial nas queixas. Segundo: vamos esperar isso da dublagem do "Chaves", cuidar algo efetivo e tudo mais. Por enquanto tem muito burburinho de fórum e coisas muito de bastidores, mas cuidemos algo mais oficial, enfim. Compasso de espera, sem pressa. E terceiro: o palpite dele na Champions é 2 x 2 seguido de Bayern 3 x 0 nos pênaltis.

"O canal Record do México só tem beldades. Tem uma apresentadora chamada Jimena Sanchez, que é deliciosa demais e altamente provocante. Coloque ela de 'Bela da Semana' (risos). Parece que ela também reporta pro Fox Sports." (Rodrigo César de Freitas)
Dica boa, dica boa... Es una chica muy buena. Tá guardada para as próximas colunas.

"Será uma grande final. Bayern de Munique e Chelsea, de escolas distintas, deverão proporcionar muita emoção. Os Bávaros, com uma melhor qualidade técnica, seguramente tomarão as rédeas do jogo, tendo mais posse de bola e poder de fogo. No entanto, o Chelsea não tende a jogar demasiadamente retrancado como fizera diante do Barcelona. Jogar de igual pra igual com os alemães é suicídio, logo, primeiro é cuidar da marcação e depois contragolpear. Como amante do Chelsea, estou muito ansioso, tenso e confiante. Não somos favoritos e temos recebido muitas críticas pelo futebol defensivo, alguns até nos estão menosprezando. Mas isso não é ruim e apenas dará mais ambição aos atletas dos Blues para erguer a taça do maior torneio interclubes do mundo. Entrar sem pressão é um ponto positivo. Será um embate muito duro e sofrido, mas acredito no Chelsea, meu amor eterno." (Romário Henderson)

"Série B sem meu Duque de Caxias não é Série B, então, não farei palpites sobre a Segundinha." (Wanderson Ferreira)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

E essa da Xuxa dizer pro "Fantástico" que quase casou com Michael Jackson? Eita nóis, eh, eh... Melhor ficarmos no Jacko musical mesmo. Caso deste tema aqui: "They Don't Care About Us".

Antes do Arremate...

...como não estarão hoje Luiz Gustavo e Ramires, ambos fora da final da UEFA por suspensão? Eu não gostaria de estar no lugar deles num momento como esse. Enfim, paciência! Vamos fechar.

Arremate

Chute no escuro: 1 x 1 em 120 minutos e Chelsea campeão nos pênaltis por 3 x 2. Quer ver como vou errar?

"24 Horas" volta depois que soubermos como o Bayern terá calado minha boca!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.