.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

12 de maio de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 248
Sábado de prévia da Série B

Depois de Luverdense no MT, Aracruz no ES, América no RN e Águia Negra no MS, o quinto campeão estadual de 2012 será conhecido neste sábado, em Alagoas. No primeiro jogo, o CRB derrotou o ASA e adquiriu a vantagem do empate para Arapiraca. O ASA precisa ganhar nos 90 minutos para forçar 30 minutos extras. Neles, quem vencer é campeão. Dando empate, vamos para os pênaltis.

Em um sábado de pouca atividade, a decisão do Campeonato Alagoano se torna um atrativo pois opõe dois times que estarão na Série B do Brasileirão de início marcado para sexta-feira que vem. O mesmo atrativo vale para o Bragantino, que terá de marcar três ou mais gols de diferença para ser campeão do interior de São Paulo contra o Mogi Mirim, que pode perder por até um gol em casa.

Um terceiro atrativo pré-Bêzona está na última rodada do quadrangular final do Módulo II. O Ipatinga joga no seu reduto diante do Mamoré e precisa vencer e torcer por derrota do Tombense contra o já campeão Araxá para garantir seu retorno à elite do Campeonato Mineiro em 2013.

Não é um dia para América Mineiro, Atlético Paranaense, Avaí, Ceará, Goiás, Guarani e Vitória ficarem atentos pois o foco deles está nas decisões deste domingo. Mas vale uma espiadela das partes de ABC, América de Natal, Barueri, Boa Esporte, Criciúma, Guaratinguetá, Joinville, São Caetano e Paraná (cujo próximo compromisso pela Série Prata é nesta segunda, contra o Grêmio Maringá).

Título alemão em jogo

A exatamente uma semana de decidir a Liga dos Campeões da UEFA, o Bayern de Munique terá neste sábado a chance do troco. Se perdeu o Campeonato Alemão para o Borussia Dortmund, pode derrotá-lo na briga pela Copa da Alemanha, decidida em jogo único no Olímpico de Berlim. O Bayern já ganhou 15 vezes a copa nacional e o Borussia apenas duas.

Penúltima jornada

Já com campeão definido, a última rodada do Campeonato Espanhol tem como seu principal atrativo a penúltima partida de Josep Guardiola à frente do Barcelona, fora de casa, contra o Betis. Depois da emocionante despedida no Camp Nou sábado passado, no quatrilho do Messi contra o Espanyol, será mais uma ocasião bacana. Aí, faltará somente a final da Copa do Rei, contra o Athletic Bilbao.

A boa de amanhã

Na manhã deste domingo, a pedida é a rodada final na Inglaterra. O Manchester City joga em casa contra o Queens Park Rangers e, se vencer, só não será campeão se o Manchester United bater o mandante Sunderland tirando 8 gols de diferença de saldo. Convenhamos: é mais fácil a Rainha Elizabeth dançar um pout-pourri de "Ai, Se Eu Te Pego", "Rebolation" e "Boquinha da Garrafa" do que isso acontecer.

Já o Chelsea fará sua despedida da Premier League diante de sua gente, contra o Blackburn. A única maneira de jogar a Liga dos Campeões de 2012/2013 é sendo campeão no sábado que vem, contra o Bayern. Do contrário, disputará a Liga Europa enquanto campeão da Copa da Inglaterra.

Os próximos meios de semana

Para quem não viu a coluna de ontem depois da hora do almoço, eis o caminho das pedras confirmados ontem.

Primeiro, o da Libertadores:

Fluminense x Boca Juniors - Ida em Buenos Aires (17/5, 19h45) e volta no Rio de Janeiro (23/5, 19h30)
Universidad de Chile x Libertad - Ida em Assunção (16/5, 19h30) e volta em Santiago (24/5, 22h30)
Corinthians x Vasco - Ida no Rio de Janeiro (16/5, 21h50) e volta em São Paulo (23/5, 21h50)
Santos x Vélez Sarsfield - Ida em Buenos Aires (17/5, 22h) e volta em Santos (24/5, 20h)

Agora, o da Copa do Brasil:

Palmeiras x Atlético Paranaense - Ida em Curitiba (16/5, 19h30) e volta em Barueri (23/5, 19h30)
Grêmio x Bahia - Ida em Salvador (17/5, 21h) e volta em Porto Alegre (24/5, 21h)
Goiás x São Paulo - Ida em São Paulo (16/5, 21h50) e volta em Goiânia (23/5, 21h50)
Coritiba x Vitória - Ida em Salvador (16/5, 21h50) e volta em Curitiba (23/5, 21h50)

Fique de olho no apito

Estes senhores dirigirão as pelejas da próxima semana na Copa Libertadores: Dario Ubriaco (uruguaio) em Libertad x Universidad de Chile; Sandro Meira Ricci em Vasco x Corinthians; José Buitrago (colombiano) em Boca Juniors x Fluminense; e Carlos Amarilla (paraguaio) em Vélez Sarsfield x Santos.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de encerrar o expediente por hoje sem saber que amanhã ele não mais será repetido: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Veem aqui (postado por jornalprimeiro) o fim do último "SBT São Paulo", na quarta-feira. Notem que Karyn Bravo e Joyce Ribeiro se despedem dizendo "até amanhã", sem nem fazer ideia que aquele era o jornal derradeiro. O anúncio do retorno do "Chaves" em substituição tanto ao noticiário quanto ao "Roda a Roda" só veio na manhã da quinta-feira. Leio no Flávio Ricco que a equipe que fazia o jornal paulista está sendo remanejada para outros produtos e ninguém será demitido, nem mesmo os três repórteres específicos dele - Daniela Paixão, Márcio Gontijo e Marcelo Carrião. Menos mal.

*O blog Ex-Tricô, de Lele Siedschlag, publicou aqui uma entrevista em vídeo com Adriana Reid, uma das musas do jornalismo da Record, que no canal aberto os paulistanos acompanham no "Record Notícias" (e tenho a sorte de vê-la pelo canal 7 da Sky). Trecho mais interessante e bom de comentar: ela contou que, no fim do ano passado, teve uma "surtadinha" por trabalhar muito tempo sem tirar férias, tendo apenas um descanso curto no fim do ano. Quando voltou, já estava com muitas notícias policiais na pauta e, cansada do excesso de pautas assim, pediu férias. Isso explica um razoável tempo de Daysa Belini à frente do jornal do meio-dia. Depois Adriana voltou, mas não mais sozinha no comando e sim com Reinaldo Gottino junto.

*Conste dos autos uma questão de ordem muito importante: o "Record Notícias" têm diversas pautas policiais, claro que sim, mas as duas horas e meia até que reservam um bom espaço para pautas mais leves e de outros segmentos. É diferente, por exemplo, do falecido "SP Record" paulistano e do próprio "Cidade Alerta".

*Leio no Lauro Jardim que os comandantes do jornalismo da Globo e da Record darão uma de Juca Kfouri e cortarão um braço e uma perna de tanta raiva (risos). Explico a zoeira: é que Luiz Inácio Lula da Silva está prestes a dar sua primeira entrevista na televisão após o tratamento contra o câncer, até o fim deste mês. Será para o SBT. Mas sabem onde? Senta aí: no "Programa do Ratinho". Ó...

*Leio na Patrícia Kogut que, após 6 meses de adesão à dublagem, o Telecine Action aumentou sua audiência em 47% e ganhou 6 posições no horário nobre - e não apenas na classe C (61% a mais), mas também na AB (37%). As classes mais privilegiadas são as que respondem pela maior participação do público: 53%. Argumento a favor de quem defende a dublagem nos canais pagos. Eu ainda sou favorável ao meio-termo: disponibilizar opções para dublagens e som original com legendas. Pena que a Sky não ofereça isso em nenhum dos Telecine e em nenhum dos HBO.

*Completa 50 anos neste sábado o ator Emilio Estevez, irmão de Charlie Sheen e filho de Martin Sheen. Alguns de seus filmes foram "Clube dos Cinco", "O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas", "Tocaia", "Jovens Pistoleiros", "Freejack: os Imortais", "Nós Somos os Campeões" e "Máquina Quase Mortífera". Emilio nem de longe atingiu o sucesso e a repercussão do Charlie.

*A saideira lembra dos 105 anos de nascimento de um mito da sétima arte: a histórica Katharine Hepburn, recordista de Oscars de melhor atriz (venceu por "Manhã de Glória", "Adivinhe Quem Vem Para Jantar", "O Leão no Inverno" e "Num Lago Dourado") e partícipe de grandes filmes, como "Levada da Breca", "Núpcias de Escândalo", "A Mulher do Dia", "A Costela de Adão" e "Uma Aventura na África".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver numa aventura na África com Adão e sua mulher levada da breca.

Bela do Dia: Eduarda Peccinatti

Eduarda Peccinatti, nova repórter esportiva da Band em São Paulo, já vista na RBTV (Rede Brasil) e que passou pela Rede Record. Não bastasse Renata Fan, Natalie Gedra, Cristina Lima, Marina Ferrari e agora o retorno da Paloma Tocci, temos mais uma bonitona para deixar mais bela a equipe feminina paulista da Bandeirantes. Aí sim!

Convivas

"Chutando para a semifinal da Copa do Brasil: São Paulo x Coritiba e Grêmio contra o vencedor do jogo mais equilibrado. O Bahia tem evoluído, mas acho o Grêmio mais inteiro para esse mata-mata. O Atlético Paranaense é mais ofensivo e vem numa fase melhor, mas o Palmeiras, apesar de muito inconstante, é mais experiente. O time paulista leva um pouquinho de vantagem. *** Se fosse escolher pelos jogadores em si para ser os três com mais de 23 anos na Olimpíada, escolheria Júlio Cesar e Daniel Alves, além do indiscutível Thiago Silva. Mas o Brasil têm carências na lateral esquerda e ainda na zaga, então, bem possível que Marcelo e David Luiz sejam convocados. Não levaria de forma alguma o zagueiro do Chelsea e nem Jefferson, caso fosse levar outro goleiro experiente, e ainda temo pela instabilidade emocional do Marcelo em determinados momentos. E continuo sem conhecer esse goleiro Neto, da Fiorentina, que praticamente não joga, além da aposta no Pato ser temerosa, mas fazer algum sentido pelo potencial técnico dele. Pena, porém, o time olímpico praticamente não ter jogado e se preparado de fato para o torneio. *** Essa boa audiência do 'SP no Ar' mostra claramente que o povo gosta de ver sangue na TV. Além disso, fica claro que, tirando José Luiz Datena, pode colocar qualquer um para apresentar esses policialescos que dá na mesma. O que pega é o estilo do 'tele-policial', que infelizmente têm muitos adeptos. *** Celso Freitas iria para o 'Domingo Espetacular' no lugar do Paulo Henrique Amorim? *** Tudo bem que as 'cabeças coroadas' da Bandeirantes não querem perder a boquinha da TV aberta, mas será que vale a pena manter num horário tão ingrato um programa como o 'Canal Livre', que até oferece vez por outra boas entrevistas? *** Muito bem pescada essa foto da Graciella Carvalho, bela e com uma pose muito interessante." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Nos palpites publicados em 24 de abril, acertei todas as quartas-de-final da Libertadores e acertei Grêmio x Bahia, Palmeiras x Atlético Paranaense e São Paulo na Copa do Brasil. As semifinais serão Fluminense x Universidad de Chile, Santos x Vasco, Atlético Paranaense x Grêmio e Goiás x Vitória." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)

"Após o 'Fala Que Eu Te Escuto', cada Record roda sua programação religiosa local. Após ter visto o 'Programa do Jô', resolvi rodar os canais pela parabólica. Na Record estavam sendo exibidos alguns comerciais. Até aí, tudo normal. Só que, antes de cada anúncio, era mostrada uma tela com as características do mesmo: título, duração, produto, nome da marca, nome da agência publicitária, data de gravação, entre outros. Essa tela, que não sei exatamente como se chama, aparecia entre os reclames por uns 5 segundos. Durante uns 20 minutos ficou assim, até que entrou aquela famosa tela colorida, com a mensagem 'Record SP'. Será que foi um erro técnico ou a Record faz isso mesmo durante as madrugadas?" (Celso Luís Gallo)
Este não é o sinal da Record de São Paulo e sim o da rede nacional, Celso. É assim mesmo, desde sempre. Enquanto cada emissora fica com sua Igreja Universal própria, a Record gera no sinal nacional comerciais de anunciantes e chamadas de programas para as emissoras da rede rodarem nos intervalos comerciais tanto das atrações nacionais quanto das locais. Todas as redes fazem isso em seus sinais nacionais enviados para emissoras próprias e afiliadas (alguns deles disponíveis em parabólicas e TVs pagas nacionais), é a coisa mais comum do mundo.

"O que Mano Menezes ainda pretende convocando Hulk? Qual a serventia que poderá ter esse rapaz, se o objetivo dos amistosos é treinar o time olímpico? Obviamente o treinador não irá queimar uma das três vagas para maiores de 23 anos com o atacante do Porto. Ao que tudo indica, a vitória na Olimpíada representa o passaporte do Mano para 2014. Como estou doido para vê-lo pelas costas e não creio nessa patacoada de 'pátria de chuteiras', é bem provável que eu torça para que o Uruguai conquiste a sua primeira medalha de ouro olímpica após 84 anos." (Clayton Moreira)

"Falei do América de Minas Gerais, mais precisamente o de Belo Horizonte - já que há o de Teófilo Otoni, uma draga pior ainda. Sempre tive o Coelho como exemplo de time ruim, mas há coisa bem pior na América do Sul." (Marcos Tony)
O América que tá na final do Campeonato Mineiro até perderia para o Bolívar na altitude, mas no Independência o Alessandro guardaria duas buchas no alvo, o Rodriguinho deixaria a dele e o Neneca poderia comer tranquilito um pão de queijo durante o primeiro tempo sem ser incomodado.

"Por que mesmo Toninho Cerezo não jogou contra a União Soviética em 1982? *** A convocação deixou muita gente boa de fora, como Ramires, Diego e Diego Souza. Pelo menos serviu para Mano abandonar de vez nomes como Elias, Fernandinho, Júlio César, Jonas e Luisão. As partidas contra Dinamarca, Estados Unidos e México serão oportunidades de ver como o time reage para o grande confronto contra a Argentina. Foram boas surpresas as chamadas de Bruno Uvini, Juan e Wellington Nem, mas acho que jogadores como Mário Fernandes, Rafael Tolói e Elkeson seriam melhores. *** Merecida classificação do Fluminense, que tem mais time que o do Internacional, que joga muito em cima de Leandro Damião, um baita atacante, mas que não é mágico. Não sei quem descobriu Rodrigo Moledo, nem quem o levou ao Inter e nem o que convenceu Dorival Júnior de que ele merece a titularidade, mas quem conseguiu essa proeza é um gênio. Moledo é muito ruim e aquele carrinho criminoso é sua marca registrada. *** A volta do 'Chaves' é ruim, porque 'Chapolin' continua fora do ar nacionalmente no SBT. Tá que passa no Cartoon Network, mas o SBT têm episódios que não passam nele. Espero que a TLN passe episódios raros do Vermelhinho." (Ricardo Haertel)
Primeiro: Cerezo foi sido expulso no último jogo das Eliminatórias, contra a Bolívia, e a suspensão automática tinha de ser cumprida no primeiro jogo da Copa do Mundo. Por isso ele só entrou no Brasil na segunda partida, contra a Escócia. E segundo: as dicas musicais aproveitarei nas próximas colunas.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Bebel Gilberto completa 46 anos neste sábado. Trago aqui, de um Heineken Concerts de 1994, "Camisa Listrada".

Antes do Arremate...

...deixo para a coluna deste domingo a prévia das decisões dos principais Estaduais.

Arremate

Amanhã tem GP da Espanha. Lewis Hamilton é o pole. Felipe Massa e Bruno Senna são 17° e 18°. Eita nóis...

"24 Horas" volta não sei se antes ou depois do fim da Fórmula 1!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.