.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

11 de maio de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 247
O apertado Flu e o tranquilíssimo Peixe

Em uma partida muito disputada e que foi muitíssimo melhor que o chatonildo "oxo" daqui de Porto Alegre, o Fluminense ruma às quartas da Libertadores ao ganhar do Internacional por diferença mínima, condizente com o equilíbrio dos dois times - ainda que tão distantes no alinhamento das melhores campanhas da fase de grupos. Dois minutos, dois Leandros (Damião e Euzébio), dois gols, dois cenários: empate pró-Colorado e o Flu necessitado da virada. Ela veio no último lance antes do intervalo, Fred sempre importante. Talvez fosse melhor acabar 3 x 2 o jogo para compensar as oportunidades que as duas esquadras tiveram. Como somente uma delas podia avançar, ficou melhor que fosse a carioca justamente pela melhor campanha no geral. Resta aos gaúchos, irregulares durante toda a competição continental, fazer sua parte no Brasileirão para retornar em 2013.

Das outras duas pelejas não há muito o que comentar. O Santos triturou, amassou, pisoteou, abotoou, arregaçou e escrachou o Bolívar em um "homicídio futebolístico" sem precedentes de 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 a nada. Tão desnorteador que o 2 x 1 contrário na altitude foi pro espaço. O pênalti que resultou no segundo gol foi uma coisa estupidérrima de idiota como recentemente só vi o goleiro do Botafogo praticar em jogo contra o Palmeiras, pelo Paulistão. Neymar respondeu na bola à laranjada do jogo de ida. Dois gols que lhe deixam com 106, maior artilheiro do Peixe após a parada de Pelé. Mas os golaços foram de Ganso, letra linda digna da Academia Brasileira, e Elano, em chutaço poderoso. Elano marcou dois gols, incrível! Ele precisava deste jorro de ânimo.

Ah: e os 1, 2, 3, 4, 5, 6 a nada da Universidad de Chile? Jogou nas cucuias os 4 x 1 do Deportivo Quito.

Colocada a comida no prato para nos servirmos à vontade (típico jogo de palavras de quem não pôde jantar ontem à noite), estamos assim: uma semifinal terá Fluminense ou Boca Juniors contra Universidad de Chile ou Libertad; a outra mostrará Santos ou Vélez Sarsfield versus Corinthians ou Vasco. Universidad e Santos são favoritos, mas os outros dois confrontos indicam emparelhamento.

A Conmebol divulgou na hora do almoço desta sexta-feira as datas e os horários. Será isto:

Universidad de Chile x Libertad - Ida em Assunção (16/5, 19h30) e volta em Assunção (24/5, 22h30)
Corinthians x Vasco - Ida no Rio de Janeiro (16/5, 21h50) e volta em São Paulo (23/5, 21h50)
Fluminense x Boca Juniors - Ida em Buenos Aires (17/5, 19h45) e volta no Rio de Janeiro (23/5, 19h30)
Santos x Vélez Sarsfield - Ida em Buenos Aires (17/5, 22h) e volta em Santos (24/5, 20h)

Sem zebras na noite da Copa do Brasil

Parecia que tudo ficaria ruim no golaço de Somália, um lindíssimo chute no ângulo direito. A vantagem da Ponte Preta ficou ainda maior e somente três do São Paulo mudariam a situação. Se viesse o segundo, então... Mas Denis deteve uma batida de Renato Cajá. Importantíssimo pois, na sequência, o empate aconteceu. Dois minutos e a virada. Lucas têm cerca de 15 anos mais de vida útil no futebol. Pois eu duvido com "DU" maiúsculo que ele volte a marcar um gol tão fácil como o entregue por Bruno "Moe" (con)Fuzo e William "Larry" Magrão. Depois foi só Luís Fabiano fazer o seu papel de artilheiro para o Tricolor e pronto. São 300 gols do Fabuloso na carreira. Guarani contra o Santos e Ponte contra o São Paulo. O Morumbi não é amigo dos campineiros.

Já o Bahia marcou um gol em cada tempo e mostrou superioridade diante da Portuguesa, classificando-se de maneira sólida para a próxima fase.

Datas e horários foram informados no começo desta tarde pela CBF. Ficamos assim:

Palmeiras x Atlético Paranaense - Ida em Curitiba (16/5, 19h30) e volta em Barueri (23/5, 19h30)
Grêmio x Bahia - Ida em Salvador (17/5, 21h) e volta em Porto Alegre (24/5, 21h)
Goiás x São Paulo - Ida em São Paulo (16/5, 21h50) e volta em Goiânia (23/5, 21h50)
Coritiba x Vitória - Ida em Salvador (16/5, 21h50) e volta em Curitiba (23/5, 21h50)

Seleção Brasileira

E tivemos esta manhã a convocação de Mano Menezes para quatro amistosos, dois em maio (Dinamarca no dia 26 e Estados Unidos no dia 30) e dois em junho (México no dia 3 e Argentina no dia 9). Usando uma figura de linguagem: foi a primeira com o "selo Marin de aprovação" carimbado no envelope do qual a lista foi retirada.

Os chamados pelo pai da Camilla foram estes: goleiros, Jefferson, Neto e Rafael; laterais, Alex Sandro, Daniel Alves, Danilo e Marcelo; zagueiros, Bruno Uvini, David Luiz, Juan e Thiago Silva; meio-campistas, Casemiro, Ganso, Giuliano, Lucas, Oscar, Rômulo e Sandro; e atacantes, Alexandre Pato, Hulk, Leandro Damião, Neymar e Wellington Nem.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais líder do que estar em primeiro com boa vantagem sobre o segundo: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Flávio Ricco, no Alberto Pereira Jr., no Daniel Castro e no NaTelinha que o "São Paulo no Ar" de quarta-feira marcou sua maior audiência em 9 anos no ar: 9,1 pontos e 38,2% de participação, contra 6,4 pontos da Globo e 3,4 do SBT. Sendo das 7h25 às 8h40, o noticiário do William Travassos pega o encerramento do "Bom Dia São Paulo" (que marcou 6,7), todo o "Bom Dia Brasil" (que fechou com 6,6) e o comecinho do "Mais Você". No SBT, têm o finalzinho do "Jornal do SBT: Manhã" e o "Carrossel Animado". O jornal paulista foi a maior audiência da Record em todo o dia, superando até atrações do horário nobre, com público potencial muito maior por muito mais gente ver TV depois das 7 da noite, como "Rebelde", "Máscaras" e a reprise do último capítulo de "Rei Davi".

*Isso mostra que o "São Paulo no Ar", que tinha despertado uma dúvida sobre sua audiência após a ida de Luciano Faccioli para a Bandeirantes e passado o período experimental do Alexandre Mota até chegar na fase do inicialmente testado e posteriormente efetivado William Travassos, continua nos eixos e tem um público consolidado, até por pegar um horário sem forte concorrência local por terem encerrado o "Bom Dia São Paulo" e a meia hora paulistana do "Jornal do SBT: Manhã". Enquanto isso, o "Primeiro Jornal" da Band está longe desta turma, com números muito baixos.

*Leio no Flávio Ricco que, embora a Record não confirme, comentários de bastidores indicam que o jornalismo sofrerá mudanças depois da Olimpíada de Londres, uma delas a saída de Celso Freitas do "Jornal da Record" e seu retorno ao "Domingo Espetacular" (que marcou sua estreia na emissora, em 2004). Some a isso aquilo que o próprio "guru" falou sobre Eduardo Ribeiro poder fazer o "JR".

*Leio na Keila Jimenez que a Record está para comprar uma emissora de TV pertencente ao Grupo Bel em Varginha. Varginha, que é onde joga o Boa Esporte e onde a Rede Globo tem como afiliada a EPTV Sul de Minas. Além da emissora própria de Belo Horizonte, a Rede Record têm duas afiliadas nas Minas Gerais: a TV Paranaíba de Uberlândia e a TV Leste de Governador Valadares.

*Banner rotativo no site da emissora, com imagem da bonitona citada e tudo: "o tempo fechou na TV e agora a moça do tempo vai brilhar na Rádio Globo". É o anúncio de "Tempo Bom, Mundo Melhor", que será a coluna de sustentabilidade da Rosana Jatobá, que recordarão terem lido nesta "24" em menção ao blog do Ancelmo Gois. Começa na segunda-feira que vem e será veiculada de segunda a sexta, às 13h05, dentro do "Boa Tarde Globo", apresentado por Alexandre Ferreira. Espertinha a Rádio Globo ao montar esta chamada.

*A saideira deu no site: "Daniela Albuquerque também renova contrato com a RedeTV!". Essa só sai do canal no dia que se divorciar do Amilcare Dallevo.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver tomando um Toddynho para decidir o que farei da vida.

Bela do Dia: Graciela Carvalho

Graciela Carvalho, vice-campeã do concurso Miss Bumbum. Tão brabo fiquei com aprontadas técnicas do serviço de banda larga da Oi neste começo de manhã que precisei de algo para levantar meu moral e dar mais ânimo depois de tanta irritação. Pronto, já fiquei animado de novo!

Convivas

"O São Paulo começou muito previsível, com três atacantes estáticos na frente. Talvez só na próxima encarnação Somália faça um gol igual. Depois, contou com a sorte e isso o deixou mais tranquilo para fazer o terceiro. Não foi uma grande atuação, mas o Tricolor mostrou avanço na armação quando jogou no segundo tempo com a mesma formação que ganhou do Santos no Paulista, com Jadson e Lucas mais livres para armar. Ainda que a defesa ainda não inspire total confiança, gostei da entrada do Douglas na lateral direita. *** Dá uma olhada nos meus 'chutaços' de 21 de abril, dos classificados na Copa do Brasil. Tive de recordar pois não é sempre que conseguimos 100% de aproveitamento. *** Boca Juniors querendo novo estádio sem derrubar o La Bombonera? Pelo visto, não é só aqui que os empreiteiros deitam e rolam e gostam de fazer obras muitas vezes desnecessárias. *** Sobre os zagueiros da Espanha: Marchena já está em declínio técnico, Iraola jogou pouco na Seleção e Albiol vem jogando mal sempre que entra no Real Madrid. Ou seja, Puyol faz falta, sim. Nunca fui fã dele, mas no quadro atual poderia ser útil, pelo menos nessa Eurocopa. O jeito é ir com Piqué e Sergio Ramos, esperando que nenhum dos dois se machuque. Javi Martinez pode ser uma opção, ainda que originalmente meio-campista. *** Não conhecia a Mari Paraíba, ela joga bem? Pergunto pois, depois dessas fotos e de um possível ensaio, ela talvez nem precise mais jogar pois, bela como é, certamente convites não faltarão. *** Lembra que apostei que, em um mês, o SBT ia rifar o 'Roda a Roda'? Tá certo que nem precisava ser vidente para saber disso, mas têm certas coisas que não deveriam nunca ser mexidas, como o bom dia da Renata Vasconcellos, o velho 'Gols do Fantástico' - mas esse infelizmente não volta mais - e nossa dose diária de 'Chaves'. Além disso, com o fim do 'SBT São Paulo', fica ainda mais claro que jornalismo e SBT (ou Silvio Santos) não combinam mesmo. *** A Record não vê que, ao colocar o Rodrigo Faro todos os dias e mantê-lo em um programa ruim e interminável no sábado, só vai conseguir cansar as pessoas de vê-lo toda hora? Como conhecemos bem o estilo de fazer TV da Record, com certeza eles não veem isso. *** Não seria mais lógico a Bandeirantes colocar o 'Canal Livre' somente no BandNews TV? *** Aquele texto sobre Gilberto Barros, que indiquei algumas semanas atrás, pode ter mais uma característica ruim do fraco apresentador: plagiador. Isso da ligação para a casa das pessoas fazendo elas dizerem 'Boa Noite Brasil' - que o Rodney Brocanelli lembrou fazendo referência ao Flávio Cavalcanti - foi copiado no programa de mesmo nome que teve na Band anos atrás. *** Em termos de beleza e atuação, Mariana Ximenes chega muito perto das outras três 'Brasileiras' que você citou. Qual dos episódios foi o melhor em termos de dramaturgia, além da questão visual?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: qual é o apelido que dei para o "Canal Livre"? "The Cabeças Coroadas Show", pois dele participam diretores da Band como Fernando Mitre (de jornalismo) e Antônio Teles (vice-presidente da rede). Não vão perder essa boquinha livre da TV aberta, não. E segundo: não consegui ver "A Adormecida de Foz do Iguaçu" e nem sequer nenhum dos jogos da noite ao vivo pois fiquei a tarde toda colocando coisas atrasadas em ordem e "capotei" depois das 5 da tarde, só acordando perto das 3 da madrugada. Mas dos outros três que citei, gostei mais da "Apaixonada de Niterói", com Letícia Sabatella.

"O Santos passou como quis pelo Bolívar, ao passo que só conseguiu resolver a parada contra o The Strongest nos minutos finais. Então, o Bolívar é pior do que o The Strongest, que não conseguiu avançar até as oitavas? *** Al Capone tocava o terror em Chicago durante os anos da Lei Seca, mas acabou sendo preso por um motivo bastante prosaico: sonegação de impostos. Wilson Souza de Mendonça conseguiu a proeza de ser detestado de igual forma por todos os grandes times brasileiros por seus inúmeros erros enquanto árbitro, fora ser arrogante e prepotente. Um dia a Justiça o alcançou, ainda que por outro motivo. *** Em 'Que Rei Sou Eu?', a certa altura o revolucionário Jean-Pierre se vira para sua namorada Aline e diz: 'Vamos ali para o canto que eu vou te ensinar como se maneja uma espada'. E os dois riem. Ah, aqueles tempos de censura recém-finda!" (Clayton Moreira)

"O Wanderson Ferreira acha que o Flamengo não passa de 8° lugar no Brasileiro? Não sou tão otimista. Com o nível das contratações que estão sendo feitas, eu acho é que não passa do 17°. *** Não é por acaso que Shevchenko nunca jogou a Eurocopa. A Ucrânia a disputa pela primeira vez. Falando nisso, o país-sede será o único estreante em Eurocopas este ano. Esse número certamente aumentará em 2016, quando o número de seleções participantes aumentará para 24. *** Começo a achar que o 'SBT São Paulo' só faria sucesso se tivesse sido apresentado pelo Silvio Santos (risos). *** O 'Globo de Ouro' saiu do ar em 1990, diga-se de passagem, em boa hora. Naquela época, a qualidade da música brasileira começou a despencar ladeira abaixo. Se o programa ainda estivesse no ar hoje, poderia dar até audiência, mas daria ainda mais vergonha pelas músicas que seriam apresentadas. No fim dos anos 80, até o trash era legal. Hoje, mesmo as melhores músicas deixam a desejar." (Daniel F. Silva)

"Como queria ser igual a você e apenas gostar de futebol e não desenvolver nenhuma paixão clubística. Meu Deus, minhas duas últimas quartas-feiras foram terríveis. Só pra ter uma ideia de como fiquei nos 180 minutos de Corinthians x Emelec, fiquei com a mão formigando, com o pé gelado - coloquei meias, mas não adiantou -, gelo na barriga e coração disparado, sofrendo o tempo todo, sofrimento que só acabou aos 40 do 2º tempo, com o gol do Alex. E pensar que vem por aí mais 180 minutos de angústia." (Fernando Henrique Franca Gemignani)
Calma, Fernando, calma...

"O Internacional esqueceu de colocar sal no banco do Fluminense? Eu achava que iria atropelar pois contava com aquele mercenário que trava batalha judicial e que diz que sua vida é o time gaúcho. E o Leandro Damião dizendo que o Inter sabia jogar a Libertadores? Jura? Eu achava que todo jogador entrava em campo para jogar futebol, pois é isso que fazem sempre, mas para eles parece que a Libertadores é outro esporte pois só eles acham que sabem jogar. *** Abel Braga falou que o Fluminense só pega pedreira e os outros pegam galinhas mortas. Tá certo! Olha Neymar ontem: passou por uma galinha morta. A Conmebol tinha que aumentar as vagas dos países mais tradicionais e tirar lixos como esse Bolívar. O América não levaria nem 4 gols e os lixos da Bolívia levam quase 10. Isto é uma vergonha pro futebol sul-americano." (Marcos Tony)
Primeiro: é claro que o cutucão dele no Inter é uma tremenda ironia (digo isso pois uma vez o conviva Carlos Eduardo Sampaio Queiroz não sacou uma ironia do Marcos e respondeu a ele como se tivesse falado a sério algo que nem lembro direito o quê). Segundo: também acho isso, mas o sentido capitalista da coisa origina esse monte de babas, infelizmente. E terceiro: te referes a qual América? O de Cali ou o do México?

"Um amistoso entre os leitores do site seria muito mais atrativo do que o 'espetáculo' de Grêmio x Fortaleza. Minha paciência com André Lima acabou de vez. Se deixar o boneco dele em campo - sim, alguém fez um boneco dele com a camisa do Grêmio para vender nas lojas do clube -, fará o mesmo que o original. Ou seja: nada. O Grêmio até pode chegar na semifinal, pois a tabela lhe foi favorável e o Bahia está no mesmo nível de ruindade. Mas estamos às vésperas de começar o Brasileiro e teremos um campeonato disputado, infelizmente pelo baixo nível das equipes. Cada vez mais me apavoro com o futebol apresentado por diversos clubes grandes do Brasil, como Grêmio, Cruzeiro, Botafogo, Atlético Mineiro e Palmeiras." (Natanael Felipe Rhoden)

"O massacre do Santos apenas evidencia o quão forte é esta equipe. Claro que o Bolívar é medíocre e seria rebaixado no Campeonato Brasileiro, mas o Peixe tornou fácil sua missão. Os bolivianos, de forma patética e pouco inteligente, quiseram jogar de igual pra igual contra o melhor time da América do Sul quando deviam primeiro se defender bem por iniciarem com a vantagem do empate e, tecnicamente, serem imensamente inferiores. O Santos é favorito contra o Vélez, que espero endurecer a parada, não sei se o suficiente para eliminá-los. *** Falcão faz um trabalho muito bom no Bahia. A forma como o time joga, com imposição seja em casa ou fora, privilegia a posse de bola, o controle do jogo e a insinuante criação de jogadas. Admiro treinadores que definem um time e escala ele da mesma maneira em todas as partidas, pois existem outros que, quando são visitantes, resolvem se retrancar e trocar um operante por um viril marcador. No Bahia, o 4-4-2 sólido, com dois meias de ótima capacidade como Gabriel e Magno, ditam o ritmo do time e conseguem ser os solistas deste meio-campo talentoso. São os jogadores que entram em campo e resolvem, mas é inegável sua contribuição em explorar com eficácia a qualidade de seus jogadores. *** O Boca Juniors não é o mesmo de alguns anos atrás, mas nestas fases agudas equipes tradicionais e jogadores renomados costumam aparecer e sobressair plausivelmente. Minha intuição diz que o Fluminense avançará, mas é um chute no escuro. *** Clayton Moreira: Manchester United, Manchester City e Ajax participaram da Europa League deste ano. Times tradicionais e os dois primeiros, sobretudo, com grandes jogadores em seus respectivos planteis. Quem termina em 3° no seu grupo na Champions League vai para a Europa League. Não são apenas os quintos e sextos colocados dos principais campeonatos." (Romário Henderson)

"Vasco e Lanús foi o confronto dos tempos. Tanto no RJ quanto na Argentina, o Vasco jogou melhor os primeiros tempos e Lanús os segundos. *** Vejo Vasco e Libertad como os menos fortes da Libertadores, mas o fato do Vasco enfrentar o Corinthians equilibra o confronto. *** O Inter jogou melhor que o Fluminense nos dois jogos e foi eliminado. A eficiência falou mais alto. *** O Grêmio será um bom teste pra esse Bahia e pro Falcão." (Wanderson Ferreira)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Um som diferente nesta sexta-feira que marca os 110 anos de nascimento da célebre soprano brasileira Bidu Sayão. Aqui está ela, que faleceu em 1999, em belíssima interpretação de "O Mio Babbino Caro".

Arremate

Boa sorte para Zinho na direção executiva de futebol. Na bagunça que está o Flamengo, ele precisará.

"24 Horas" volta antes das primeiras efetivas ações de Crizam no rubro-negro!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.