.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

28 de abril de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 234
Estaduais na reta final (ainda bem!!!)

Só mais três fins de semana, já contando este! Só mais três fins de semana e o Campeonato Brasileiro chegará para deixá-los melhores. Enquanto isso, vamos para os finalmentes dos Estaduais, pouca coisa deles acontecendo neste sábado e praticamente tudo ficando para o domingo.

Como diria Alexandre para Paulo Henrique, vou me meter de pato a ganso e dar palpites de quais serão as finais. Vou errar quase tudo, sei, mas é tudo chute puro, na base do "sentimentômetro".

Eis os destaques:

São Paulo - Primeiro, o clássico entre São Paulo e Santos definirá qual será o representante dos quatro grandes na decisão. O Peixe voltou da derrota fora de casa para o Bolívar e o Tricolor não jogou devido ao adiamento da partida da Copa do Brasil. Na sequência, sairá o representante de Campinas na final. Também devido ao adiamento do jogo nacional no Moisés Lucarelli, a Ponte Preta ficou uma semana sem jogar a exemplo do mandante Guarani. Palpite: São Paulo x Guarani.

Rio de Janeiro - Botafogo e Vasco definirão qual deles ganhará a Taça Rio e decidirá o campeonato com o Fluminense (que hoje decidirá contra o Volta Redonda o torneio de consolação Troféu Luiz Penido). As duas equipes tiveram uma semana inteira para se preparar. Palpite: Vasco.

Minas Gerais - Hoje sai o primeiro semifinalista, que necessariamente será um Galo. O Tupi visita o Atlético, que vem da derrota para o Goiás, a primeira na temporada. Amanhã sai o outro do clássico entre Cruzeiro e América. O Coelho ganhou na ida, mas a Raposa reagiu para ficar em condição muito menos difícil. Palpite: Atlético x Cruzeiro.

Rio Grande do Sul - A Taça Farroupilha definirá em Gre-Nal o campeão e o adversário do Caxias na final máxima. O Grêmio joga fora de casa e teve a semana livre. O Internacional terá a torcida a favor, vem do empate sem gols com o Fluminense e não terá Oscar, que a CBF não registrou novamente sob alegação de que a decisão do Tribunal Superior do Trabalho não especificou o formato do retorno dos direitos federativos ao alvirrubro. Palpite: Grêmio.

Santa Catarina - As duas semifinais acabaram empatadas na ida e os dois mandantes tem a vantagem de nova igualdade, primeiro a Chapecoense contra o Avaí e depois o Figueirense contra o Joinville. Mas vou pender para o lado do interior neste caso. Palpite: Chapecoense x Joinville.

Paraná - Rodada final do segundo turno. Roma x Coritiba e Atlético x Paranavaí. E daí? Quem liga? Já sabemos que o Atle-Tiba decidirá o campeonato e que Iraty e Roma foram rebaixados. Dica aos leitores paranaenses: passem este domingo organizando um piquenique, passeando no parque, levando sua cara-metade para um dia inteiro de farra no motel, enfim, tudo, menos vendo futebol.

Pernambuco - O primeiro finalista sai amanhã de Sport x Náutico, vantagem rubro-negra. O outro só saberemos na segunda-feira, quando o Santa Cruz receber o Salgueiro, que está em vantagem. Palpite: Sport x Salgueiro.

Bahia - Vitória x Feirense, hoje, e Bahia x Vitória da Conquista, amanhã, devem acabar na lógica. A saber: quanto tempo levará para esta lógica ser consumada? Palpite: Vitória x Bahia.

Ceará - Fortaleza contra Horizonte, hoje, e Ceará versus Tiradentes, amanhã, são as barbadas com "BA" maiúsculo do fim de semana. Palpite: Fortaleza x Ceará.

Rio Grande do Norte - América e ABC começam a decisão do título. Palpite (neste primeiro jogo): empate.

Goiás - Sábado sem graça pois o Atlético passará o tempo e confirmará com sobras seu triunfo diante do CRAC. O domingo é que valerá a pena pois o Goiás tem a vantagem e vem do triunfo sobre o Atlético Mineiro na Copa do Brasil, mas o Vila Nova não tá morto. Palpite: Atlético x Goiás.

Pará - Remo e Águia fazem o jogo de volta do segundo turno, que definirá o adversário do Cametá na finalíssima. Palpite: Remo.

Outras finais - Essas sem palpite: no Espírito Santo, Conilon x Aracruz; e no Mato Grosso, Luverdense x Cuiabá. Ambas terão partidas de ida.

"Pelas Zoropa"

Espanha - Se ganhar do Sevilla no comecinho da manhã deste domingo (no nosso horário), o Real Madrid poderá conquistar matematicamente o título espanhol - que na lógica já arrematou depois do clássico de sábado passado - e amenizar um pouco a frustração pela exclusão da UEFA Champions League na semifinal. Só teria de esperar algumas horas e torcer para o Barcelona, no primeiro jogo pós-confirmação da saída de Josep Guardiola ao fim desta temporada e também eliminado do torneio continental, perder para o Rayo Vallecano. Isso deixaria os dois rivais com 10 pontos de distância, faltando 9 por jogar. Enquanto isso, os finalistas da Liga Europa serão visitantes, o Athletic Bilbao diante do Zaragoza e o Atlético de Madrid versus o Betis.

Itália - A líder Juventus enfrenta o Novara. A 3 pontos do primeiro lugar, o Milan duela contra o Siena. Velha Senhora e Rossoneri jogarão fora de casa.

Inglaterra - Finalista da Liga dos Campeões, o Chelsea atuará diante de sua gente contra o Queens Park Rangers, no principal atrativo deste domingo. A partida das partidas será apenas na tarde de segunda-feira: o clássico de Manchester entre o mandante City e o visitante United.

Alemanha - Já campeão, o Borussia Dortmund cumpre tabela contra o Kaiserslautern. Outro finalista da UCL, o Bayern recebe em Munique o Stuttgart.

França - Nesta sexta-feira, o Montpellier venceu o Toulouse e foi aos 72 pontos, colocando peso extra nas costas do Paris Saint Germain, que está com 67 e é obrigado a ganhar do Lille.

Portugal - O Porto pode conquistar matematicamente o título se ganhar do Marítimo hoje e o Benfica perder amanhã para o Rio Ave. Seriam 7 pontos de diferença e apenas mais 6 seriam disputados.

Curtinhas

*Cássio será o goleiro titular do Corinthians contra o Emelec, quarta-feira que vem. Este ano, ele atuou apenas na vitória sobre o XV de Piracicaba. Tem experiência, mas está pouco ativo em 2012.

*Deu no site: "Tito Vilanova será o 51º treinador da história do Barcelona". Tem certos clubes do Brasil que, se bobear, contratam 51 treinadores em um só ano (risos).

*A Liga Mundial de Vôlei começa para o Brasil em 18 de maio, contra o Canadá. Os convocados de Bernardinho tem um grande destaque: a volta do levantador Ricardinho, do Vôlei Futuro, após 5 anos. Espera-se que tudo tenha ficado bem, para o bem da seleção. Os demais chamados foram: levantador, Bruno (RJX); opostos, Wallace (Cruzeiro), Leandro Vissotto (Cuneo), Theo (RJX) e Renan (São Bernardo); centrais, Éder (Cimed), Sidão, Rodrigão (ambos SESI) e Lucão (RJX); ponteiros, Giba (Cimed), Murilo (SESI), João Paulo Bravo (Arkas Spor Kulubu), Dante (RJX), Lucarelli (Minas) e Maurício Borges (Cruzeiro); e líberos, Serginho (SESI) e Mário Júnior (Vôlei Futuro).

*O Final Four da Liga das Américas de Basquete começou nesta sexta-feira com o Brasília perdendo para o Obras Sanitárias por 73 x 63. Hoje, o UNICEUB enfrenta o mexicano Pioneros. Amanhã, o último jogo é contra o argentino Unión Formosa.

*Fim de semana com a terceira edição da São Paulo Indy 300, espera-se que sem os mesmos problemas dos dois anos anteriores.

A tragédia na imprensa gaúcha

Trouxe na coluna de ontem um tópico especial sobre a tragédia na RS-122, na Serra do RS, que feriu dois policiais, cinco profissionais da RBS e vitimou dois jornalistas da TV Bandeirantes: o cinegrafista Ezequiel Barbosa e o repórter policial Paulão. O clima de tristeza e lamento foi nítido não só na Band/RS, mas também nas demais redes, que mostraram o fato com grande destaque nos noticiários locais e também nos nacionais, já que a tragédia foi com uma equipe da Band, mas por muito pouco não envolveu também gente da RBS, da Record e do SBT, que seguiam junto com o comboio policial rumo a Farroupilha. A reconstituição do fato, somada à imagem impressionante do carro da Band completamente destruído, tornou tudo ainda mais chocante.

Já que infelizmente duas vidas não podem mais ser recuperadas, ao menos uma consequência este infortúnio poderia ter, até por ter envolvido uma figura pública de grande destaque e, por isso, ter tido tanta repercussão de ontem para hoje: ações no local para tentar diminuir o número de acontecimentos, que são muitos nos últimos anos e deram o nada agradável título de "Curva da Morte". Não sei quais poderiam ser tomadas pois assumo não ser especialista em questões de trânsito, mas viajar por um ponto assim conhecido desperta intranquilidade total. Some a isso a irresponsabilidade de um motorista que tomou rebites para permanecer acordado, desta maneira colocando vidas em risco, e o fim não poderia ser outro. Que Paulão e Ezequiel descansem em paz.

E atenção, pessoas!

Sem introdução especial, mas tocando a bola em frente pois é o que resta, chegou aquele momento que já sabem qual é: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Viram quem teve sua residência assaltada quarta-feira, em São Paulo? Milton Jung, apresentador do "Jornal da CBN". Seis bandidos renderam os empregados do jornalista e os dois filhos dele (que é casado com Abigail Costa, ex-repórter das TVs Globo e Record), levando diversos pertences materiais. A empregada doméstica de Milton relatou à Polícia que caminhava por volta das 5h30 quando foi rendida e levada para a residência dele, onde outros criminosos estavam presentes. Neste horário, Milton está prestes a entrar no ar (o "Jornal da CBN" começa às 6h). Ninguém se feriu gravemente, graças a Deus, mas os dois empregados e os dois filhos do Milton foram amarrados antes dos vagabundos caírem fora. Agressão psicológica. Agora é investigar isso muito direitinho.

*Mudando de assunto e procurando aliviar um pouco a pauta pesadíssima dos dois assuntos anteriores: retornado a Porto Alegre após deixar a TV Tropical (Record), onde apresentava a versão potiguar do "Balanço Geral", Tiago Dimer informou no Twitter que estreará na TV Pampa na próxima segunda-feira, às 11h50. Só não disse o que fará na afiliada da RedeTV!. Atualmente, neste horário é exibido o tapa-buraco "Pampa Show", com reprises de fofocas do "TV Fama" e de matérias dos programas de variedades da emissora nacional - que assumiu a faixa das 11h às 12h desde que entrou um terceirizado da Nestlé na RedeTV! -, e em seguida começa o "Pampa Meio-Dia", com Vera Armando, que está no ar desde ainda os tempos de afiliação à Rede Record. Cuidemos o que sairá disso.

*Mais Porto Alegre: também a partir da próxima segunda, às 20h30, o programa noturno "TVCOM Tudo +" passará a ser apresentado por Sara Bodowsky, que vai conciliá-lo com o "Brasil na Madrugada", da Rádio Gaúcha. Sara substituirá Fernanda Zaffari, que sai temporariamente pois está para ser mãe (gravidez de 8 meses), mas continuará na produção como editora-chefe até o momento de afastamento total e posterior cumprimento de licença-maternidade. Não demora muito e Sara chegará à RBS TV, assim acho.

*Como bem sabem, a partir desta semana o SBT não mostra mais "Chaves" de segunda a sexta para São Paulo e sim apenas nos fins de semana. Nos últimos meses, a sessão das 6h às 7h do sábado terminava com um dos episódios semelhantes recuperados nas exibições diárias das 18h desde o começo do ano. Hoje pela manhã já não teve mais isso. Os três episódios exibidos foram comuns.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que, anteontem, a Globo marcou 16 pontos em São Paulo com "As Brasileiras", contra 9 da Record com "Rei Davi" e do SBT com "A Praça é Nossa". Preciso descontrair para aliviar minha brabeza: têm horas que a paulistanada - que, por culpa do mercado publicitário, é quem guia os rumos do país inteiro no segmento - não sabe nada de televisão (risos). Tudo isso ligado no episódio da Sandy??? Nem vou falar mais nada pois meu comentário foi suficientemente exposto na anterior "24", mas apenas algo mais arremato: as concorrentes também, vou te contar... Não ajudam nada!

*A saideira também li no Alberto: veem aqui uma chamada de divulgação da próxima temporada de "A Fazenda", onde a Record decidiu cutucar com tudo a Globo. Animais da fazenda caminham e são surpreendidos por um robô fugindo a milhão de um carro policial. É uma referência escancarada ao caso policial do suposto estupro no último "Big Brother Brasil". A chamada ainda termina dizendo que o programa da Record é "acima de qualquer suspeita". Considerações, pessoas?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e volta na próxima coluna, se eu não pedir para um camburão levar os criadores destas duas pragas de programas.

Bela do Dia: Dayane Alencar

Dayane Alencar, bailarina do "Domingão do Faustão" e candidata do Mogi Mirim no Gata do Paulistão de 2011. Se com apenas 20 anos ela já é esse mulherão aí notado, imagina quando chegar aos 30? Será um furacão que devastará o macharedo.

Convivas

"Você disse tudo sobre o que penso sobre o adiamento de Ponte Preta x São Paulo. Se fosse na quarta à noite, muito provavelmente a partida não seria adiada, pois o campo não estava pior de que muitas partidas que já vimos por aí e a falta de vontade dos times em jogar anteontem, pensando na semifinal de amanhã, certamente pesou na decisão. O adiamento foi correto, mas nem sempre isso é pensado de forma sensata. *** Essa coisa de busto no CT de Cotia não me incomoda tanto pois é algo de praxe no Brasil isso de bajulação aos poderosos. O que me incomoda é Juvenal Juvêncio dizer que a oposição no São Paulo não existe e que venceu a eleição do ano passado com o pé nas costas. Ele não precisaria estar nesse mandato e poderia ter passado a vez para outro. *** Parece que Josep Guardiola sempre foi um cara meio receoso com a política e alguma instabilidade da direção do Barcelona. Ele devia temer fazer uma temporada muito ruim e ser mandado embora sumariamente do time do seu coração. Além disso, sabe que, ao sair do clube, precisará se provar como treinador pois, se passar muito tempo sem título, muitos dirão que ele só ganhou com esse grande time catalão. Acho que ele falhou um pouco ao não conseguir fazer o 3-4-3 que usou nessa temporada ser tão seguro como o 4-3-3 anterior. Claro que houve ausências importantes na equipe, mas faltou uma alternativa a mais. De todo modo, Guardiola mostrou muitas qualidades e certamente ainda falaremos muito dele. Vamos ver o que Tito Villanova pode fazer no Barça. Acho, porém, sem chances do Guardiola ou de qualquer outro estrangeiro vir a ser técnico da Seleção Brasileira, pelo menos agora. A empáfia de muitos torcedores e de parte da imprensa não permitiria isso. *** Grande jogo será Atlético de Madrid x Athletic Bilbao. O time do Marcelo Bielsa joga um futebol mais solto, mas o do Diego Simeone é mais experiente em decisões. Partida duríssima e sem favorito claro. *** Parece sina de ex-craques do esporte não se darem bem como dirigentes. Lembro do Alain Prost na Fórmula 1 e do Zico no futebol. Agora temos Michael Jordan no basquete. Chegamos à conclusão de que não basta ser bom como atleta para ser bom dirigente. Bom lembrar que Jordan, quando era gerente do Washington Wizards, deixou Richard Hamilton ir para o Detroit Pistons, campeão em 2004 com este fator determinante. Sobre a temporada atual da NBA, podemos considerar o Chicago Bulls como um dos favoritos junto com San Antonio Spurs e Miami Heat, além do Boston Celtics, que pode surpreender pela experiência. *** Aposto que, em dois meses, 'Chaves' voltará a bater ponto nos fins de tarde do SBT. *** Gosto da Sofia Vergara, além do fato da comissão de frente chamar a atenção, por ter um rosto muito bonito e sua beleza latina ser algo bem próximo da gente. Charlize Theron tem uma beleza mais clássica e também gosto dela, mas hoje eu votaria na Sofia." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Guardiola encerra sua passagem pelo Barcelona ostentando uma folha corrida de 175 vitórias, 46 empates e 21 derrotas em 3 anos e 11 meses. São números notáveis que credenciam o time catalão a um lugar na eternidade, assim como o Flamengo do fim dos anos 70 sob o comando de Cláudio Coutinho. Contando suas duas passagens pelo time da Gávea, o capitão do Exército permaneceu lá por 3 anos e 3 meses - menos tempo, portanto, que o Barça de Guardiola. Nesse período mágico da história do rubro-negro, Coutinho comandou o time em 178 vitórias, 60 empates e 27 derrotas. Aquele Flamengo, tanto quanto o Barcelona atual, em determinado momento também foi o campeão de cidade, Estado, país, continente e planeta. Definitivamente não estão errados os que enxergam semelhanças entre o Fla de 30 anos atrás e o Barça de 2008 pra cá. Ambos são times para a história. *** Curioso fico pra saber se o contrato de Vicente Del Bosque com a Federação Espanhola termina agora após a Eurocopa. Deixando ele o comando da Fúria, o sucessor natural certamente seria Pep Guardiola, não? Vai ver essa é a nova ambição do técnico, que só não a externa para o mundo por uma questão de cavalheirismo. *** Patrícia Poeta ainda não aconteceu na bancada do 'Jornal Nacional' porque sempre será difícil, em qualquer tempo ou lugar, substituir a contento uma figura tão talentosa e carismática como Fátima Bernardes. Muitos talvez inconscientemente vejam Poetinha como uma 'intrusa' que está ali esquentando o posto. *** É sabido que 'As Brasileiras' é uma verdadeira bomba de quinta categoria, que deveria ser tirada do ar o mais rápido possível. E pior ainda é a tentativa da Globo de tentar emplacar dondocas que nunca tiveram que batalhar um papel numa peça de teatro e que tão somente buscam naquilo ali um brinquedinho derivativo. É esse, obviamente, o caso de Ivete Sangalo, Xuxa e Sandy. Onde está o Sindicato dos Atores numa hora dessas?" (Clayton Moreira)

"Posso erguer minha plaquinha de 'eu já sabia!'? É só buscar meu e-mail de quando anunciaram Patrícia Poeta para o 'JN'." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

"Presidente do Santos ir à FIFA reclamar da altitude? Que comédia... Quer dizer que ele quer banir os times das altitudes do futebol por que não quer jogar lá? Isso tudo é medo? Que coisa, eu achava que o time fosse fantástico. E no dia em que perdeu, com time completo, pra um pequeno de SP? Foi a 'baixitude'? *** Quando questiono que os times brasileiros não se comparam aos gigantes europeus, o povo acha ruim. Vira e mexe alguém diz que estou fazendo pouco, que uma coisa é não gostar de determinado time e outra é não perceber que ele é 'conhecido mundialmente'. Falam tanto de Flamengo, São Paulo e Santos como 'conhecidos no mundo todo e respeitados', mas quando que a imprensa do mundo todo noticia a saída de um treinador deles? Nunca! Sabem por que? Porque eles são muito coisa aqui. Lá fora, o buraco é mais embaixo. Não adianta nem argumentarem que fulano ganhou Mundial e tal porque o modelo antigo era e tinha formato de amistoso, com jogo único, para o qual os europeus nunca deram grande valor e alguns até se recusaram a jogar. Dizer que determinado time é um gigante mundial porque ganha a Libertadores é de uma infantilidade tão grande que beira o ridículo. Na América do Sul há times tão fortes e competitivos quanto Barça, Real Madrid, Manchester United, Liverpool, Arsenal, Chelsea, Bayern de Munique, Milan, Inter de Milão e Juventus, fora aqueles outros que não são tão badalados, mas que já venceram a Liga dos Campeões, como Porto, Benfica, PSV Eindhoven, Ajax, Olympique e Borussia Dortmund? Não. Pelo contrário: os ditos melhores daqui estão mais para os medianos de lá. Basta ver as retrancas que armam no Mundial e que costumam dar certo, como em 2005 e 2006. mas nem isto apaga o fato de não serem melhores do que os europeus. Na América do Sul, os times ganham torneio enfrentando meia dúzia de The Strongest e Juan Aurich e se acham os melhores do mundo. Todos os times do Brasil não passariam de quartas-de-final de Liga dos Campeões da Europa, isto se tivessem a sorte de pegar um Apoel, porque, senão, nem isso. O mundo inteiro noticia a saída de Guardiola, o inesquecível, do Barça. Quando um técnico de time brasileiro consegue esta repercussão? Jamais! Falam em Guardiola na Seleção Brasileira. Que ele nunca aceite tamanha desonra." (Marcos Tony)
Calma, Marcos, calma, tenha mais amor neste coraçãozinho. Ter essa raiva toda de tudo e de todos, da forma como você manifesta, ainda vai te fazer muito mal e não te fará ter uma vida legal.

"Ainda bem que Ponte Preta x São Paulo foi adiado. Seria um imenso prejuízo técnico às equipes e a quem pagou ingresso para ver futebol e não esporte aquático. Ao menos uma vez o interesse da TV foi deixado de lado e se respeitou a integridade dos atletas. *** Com certeza o ciclo de Guardiola foi muito vitorioso, apesar da temporada 2011/2012 ser, digamos, fraca em termos de Barcelona até o momento. Cada um segue seu caminho a partir de agora e que cada um faça seu melhor. Posso ter visto um dos maiores esquadrões de todos os tempos jogar. Como não pude ver o famoso carrossel holandês da Copa de 74, acredito que a ideia de futebol do Barcelona atual era quase a mesma." (Natanael Felipe Rhoden)

"Anderson Lhamas, não considerei seu comentário aproveitador, já que tu apenas mencionaste que Messi é craque, mas que não resolve sozinho, e isso é até óbvio pois o futebol é coletivo. No Barcelona, Messi é incontestável. Na seleção argentina, ainda lhe falta atuações plausíveis. Agora, será que Pelé resolveu jogos sozinho? Será que seus companheiros não o ajudaram a se tornar um dos maiores da história? Será que Maradona entrou em campo e decidiu um jogo sem depender do auxílio de seus companheiros? Mesmo não tendo o privilégio de vê-los, sinceramente, não acredito que o frenesi que ambos recebem do mundo pelo que fizeram em campo foi por causa de levarem um time sozinho nas costas. Não estou dizendo que Messi está no patamar destes, apenas exemplifico citando nominalmente monstros consolidados que precisaram ter jogadores ao seu lado capazes de ajudá-los a tirar o máximo de si. *** Muitos estão torcendo para o Bayern de Munique contra o Chelsea. Até aí tudo bem. Agora, torcer pelos bávaros por que o Chelsea é um time extremamente defensivo e que prefere a retranca ao invés de ser protagonista num jogo? Que absurdo! Queriam que o Chelsea tentasse jogar de igual pra igual com o Barça? Estão malucos? Foi um jogo de exceção. Quem pensa desta forma não vê as partidas do Chelsea - e eu assisto rigorosamente todas as partidas dos Blues pois sou editor do site Chelsea Brasil. Acompanhando bem as suas atuações, digo que foi demasiadamente defensiva apenas a contra o Barça, tanto que não foi à toa que Roberto Di Matteo mudou o esquema, saindo do 4-2-3-1 e migrando para o 4-5-1, sacando Kalou e escalando Meireles. Portanto, sugiro aos comentaristas de plantão que, caso não tenham embasamento para falar sobre determinada coisa, fiquem quietos. *** Que lástima a saída de Guardiola do Barcelona. Indubitavelmente, é o melhor treinador da história do Barcelona e um dos maiores de todos os tempos, deixando clara toda sua competência em apenas 4 anos de um soberbo status. Alguns podem dizer que fica fácil com um time daquele em mãos. Mas não é bem assim pois, para quem não sabe, a função de um treinador é explorar com eficácia as qualidades de seus jogadores, e Pep o fez com perfeição. Basta analisar a evolução exponencial de Xavi, Iniesta e Messi, que está em seu melhor ano individualmente falando. Antes, Xavi e Iniesta eram jogadores sem tanta importância tática, mas hoje são peças fundamentais e estão entre os cinco melhores do mundo. Tirar Messi da ponta direita e fazer com que seu posicionamento seja indecifrável fez com que o argentino tirasse o máximo de si e nos proporcionasse momentos gloriosos, parecendo até fictícios. Não sei qual seu destino, mas quem adquirir Guardiola, estará fazendo um excelente negócio." (Romário Henderson)

"A capa do Meia Hora foi inteligente na quarta: 'Fica triste não, Messi. Vem passar férias com Ronaldinho no Rio. Tem festa todo dia.' *** Há alguns dias, quase no final de 'Eu, a Patroa e as Crianças', vem aparecendo bem rapidamente uma piscada de um anúncio de 'Carrossel'." (Wanderson Ferreira)
Assim está na programação inteira, Wanderson. Em todos os horários, em todos os programas. Tá com isso do "Carrossel" e também com reclames da Jequiti. Tá insuportável o SBT com isso.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Este tema tocou no alto-falante da quadra onde aconteceu nesta madrugada a semifinal feminina da etapa da Polônia do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (que será decidida por Juliana & Larissa e Talita & Maria Elisa à meia-noite de hoje para amanhã) e, na hora, lembrei que a produção do qual ele fez parte nunca mais foi reprisada na TV paga, não faço a menos remotíssima ideia de qual por causa, motivo, razão ou circunstância: aqui está "I'm Always Here", com Jimi Jamison - vocalista do Survivor -, terceiro tema do seriado "S.O.S. Malibu", que já passou na Globo, no Multishow e no Sony.

Arremate

Coluna deste domingo terá um especial do centenário do América Mineiro, completado na segunda-feira.

"24 Horas" volta antes que o Coelho chegue aos 101 anos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.