.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

24 de abril de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 230
Futebol rumo à Olimpíada

O caminho das pedras do Brasil no futebol masculino para os Jogos Olímpicos de Londres foi definido no começo desta terça-feira. Ficamos assim para a fase inicial: Egito (26 de julho, 15h45, Cardiff), Bielorrússia (29 de julho, Manchester, 8h) e Nova Zelândia (1° de agosto, Newcastle, 10h30). Os outros grupos ficaram assim: no A, Grã-Bretenha, Uruguai, Senegal e Emirados Árabes Unidos; no B, México, Suíça, Coreia do Sul e Gabão; e no D, Espanha, Honduras, Japão e Marrocos.

Eis a tabela completa do futebol masculino na Olimpíada de 2012, já convertida para os horários de Brasília e com datas iguais em todas as chaves (26 de julho na primeira rodada, 29 de julho na segunda e 1º de agosto na terceira):

Grupo A
Primeira rodada: Emirados x Uruguai (13h) e Grã-Bretanha x Senegal (15h45)
Segunda rodada: Senegal x Uruguai (13h) e Grã-Bretanha x Emirados (15h45)
Terceira rodada: Senegal x Emirados e Grã-Bretanha x Uruguai (ambos às 15h45)

Grupo B
Primeira rodada: México x Coreia do Sul (10h30) e Gabão x Suíça (13h15)
Segunda rodada: México x Gabão (10h30) e Coreia do Sul x Suíça (13h15)
Terceira rodada: México x Suíça e Coreia do Sul x Gabão (ambos às 13h)

Grupo C
Primeira rodada: Bielorrússia x Nova Zelândia e Brasil x Egito (ambos às 15h45)
Segunda rodada: Brasil x Bielorrússia (8h) e Egito x Nova Zelândia (10h45)
Terceira rodada: Brasil x Nova Zelândia e Egito x Bielorrússia (ambos às 10h30)

Grupo D
Primeira rodada: Espanha x Japão (10h) e Honduras x Marrocos (10h45)
Segunda rodada: Espanha x Honduras (13h) e Japão x Marrocos (15h45)
Terceira rodada: Japão x Honduras e Espanha x Marrocos (ambos às 13h)

Já o futebol feminino, com uma chave a menos, tem o Brasil enfrentando Camarões, Nova Zelândia e a anfitriã Grã-Bretanha pelo Grupo E. No F, estão Japão, Canadá, Suécia e África do Sul. Já no G, participam França, Estados Unidos, Colômbia e Coreia do Norte.

Centenário de um vencedor

Estou em dúvida se falo hoje desta ocasião ou se deveria tê-lo feito há três meses, pois alguns sites dizem ser em janeiro a ocasião. Pelo sim, pelo não, como não recordo de ter visto materiais sobre isso em janeiro, falarei agora: este 24 de abril de 2012 marca o centenário do nascimento de Aymoré Moreira, que formou com os irmãos Zezé e Airton uma família de treinadores vencedores.

Fluminense de Miracema, Aymoré era goleiro e atuou por Sport Clube Brasil, Botafogo e Palestra Itália (atual Palmeiras). Quando técnico, comandou clubes como os quatro grandes paulistas, a dupla Ba-Vi, além de Portuguesa, Flamengo e Cruzeiro, entre outros. Ele dirigia a Seleção Paulista no jogo inaugural do Maracanã, em 1950, quando venceu a Seleção Carioca. Mas entrou para a história como treinador da Seleção Brasileira campeã mundial de 1962. Aymoré Moreira morreu em 26 de julho de 1998.

Curtinhas

*É séria mesmo a lesão na coxa direita sentida por D'Alessandro. Ele não só desfalcará o Internacional amanhã, contra o Fluminense, mas também contra o Grêmio, no próximo domingo, e até mesmo na volta contra o Flu, mesmo esta apenas no dia 10 do mês que vem. Que pepinaço!

*Decisão do TJDF/CE retirou 13 pontos do Crateús por escalação irregular de três jogadores em partidas onde eles deveriam cumprir suspensões. Isso o coloca na Série B do Campeonato Cearense e mantém o Ferroviário na elite. Mas é claro que haverá recurso e não necessariamente esta história terminou.

*Vistoria de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros liberou para 23 mil lugares o Estádio Independência, que amanhã à noite será reinaugurado no amistoso América x Argentinos Juniors. Mas não será ainda na semifinal do Campeonato Mineiro seu retorno aos jogos oficiais, pois o Cruzeiro preferiu enfrentar o América, próximo domingo, na Arena do Jacaré.

*"Rei do Mineirão" e eterno ídolo do Atlético Mineiro, Reinaldo é o novo técnico do Villa Nova, ao qual comandará na Taça Minas Gerais. Boa sorte para ele.

*E essa do Sílvio Luiz, o ex-goleiro de São Caetano, Corinthians e Vasco, atualmente no São Gonçalo (Série C do Rio), que atropelou duas pessoas em uma moto ao dirigir sem carteira? É brabo...

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de improvisar para não se ficar muito em desvantagem: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Repórter da Record Bahia, a bonitona Louise Calegari está alguns dias em São Paulo. Ontem, ela precisou improvisar para uma entrada ao vivo no "Record Notícias" pois ficou baixinha perto do entrevistado. Então, aqui está a solução: subir em uma caixa para os dois ficarem na mesma altura. Já que eles não apareceriam da cintura para baixo na tela, valeu a tática, não valeu?

*Aqui está Geraldo Luís improvisando um moicano a la Neymar hoje pela manhã, na passagem de horário do "Balanço Geral" para o "São Paulo no Ar". Ainda sou mais o do atacante (risos).

*Leio na Keila Jimenez que a Globo registrou vários títulos para o misterioso e aguardado programa da Fátima Bernardes nas manhãs da Globo, cuja estreia diz a colunista da Folha estar programada para 9 de julho. Saca só os títulos: "Se Liga na Fátima", "Fátima, Bom Dia", "Ligados em Você", "Demais" e "Ligados na Fátima". Cá entre nós, é como diria Faye Dunaway: mamãezinha querida!

*Não é má vontade e nem azedume, juro: não rolou Patrícia Abravanel como apresentadora do "Roda a Roda". Esse tipo de programa o SBT não pode fazer se não for com Silvio Santos apresentando. Com ele, fica legal; sem ele, é só mais uma tranqueira ocupando espaço desnecessariamente. Ademais, na falta da linda Patrícia Salvador (há horas fora do ar por licença-maternidade), não dava para encontrar outra bela moça para abrir as letras? Tem logo que ser o chato de galochas do Liminha? (risos)

*Confirmado: "Chaves" só saiu do ar em São Paulo mesmo. Ele segue no ar às 19h20 para Rio de Janeiro, Porto Alegre e regiões sem noticiário local nesta faixa.

*Falando aqui em Porto Alegre: o SBT/RS não parou no tempo, não? Já estamos no outono, mas os intervalos locais continuam exibindo um comercial da promoção "Festa de Verão" estrelado por Raul Gil e por sua assistente de palco Simone Sampaio. Só vale mesmo é para ver aquele mulherão por 30 segundos, mas em termos de data está totalmente fora da casinha.

*A saideira: Agildo Ribeiro completa 80 anos nesta terça-feira. Nestas 8 décadas de vida principalmente dedicadas ao humor, ele fez diversos trabalhos na TV do Brasil, rodando por diversas emissoras. Eis três memórias de sua carreira: esta aqui (postada por baudatv) é de "O Planeta dos Homens", exibido na Globo entre 1976 e 1982; esta aqui (postada por andreiam30) é de "Agildo no País das Maravilhas", na Bandeirantes, em 1988; e esta aqui (postada por rorschachfr) é do "Cabaré do Barata", a sátira política da Manchete veiculada em 1989.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver aprendendo a fazer graça com quem souber do riscado.

Bela do Dia: Cátia Fonseca\

Cátia Fonseca, apresentadora do "Mulheres", da TV Gazeta de São Paulo. Ela apareceu ontem no "CQC", da Band, e percebi que ainda não tinha trazido à seção esta moça bonita e de sorriso tão agradável e convidativo, que em rede nacional surgiu ao substituir Ana Maria Braga no extinto "Note e Anote", da Rede Record. Mas o reparo está devidamente feito.

Convivas

Antes, um importante aviso aos navegantes: não atualizei nas colunas desta segunda-feira os e-mails dos leitores pois "acusei o golpe" da falta de sono do fim de semana. Do fim da tarde de sábado até o fim da manhã de ontem, se dormi quatro horas, foi muito. Acompanhar os jogos ao vivo e depois em compactos para comentá-los na "24 Horas" (só no domingo à noite vi quase 20 compactos em duas horas), editar e escrever as duas colunas diárias (e levo uma média de oito horas com isso), resultado: nocauteado fui lá pelas 11 da manhã. Hoje, sim, como tem a semifinal da Liga dos Campeões à tarde, ficarei desperto pois adormecido estive na madrugada, acordando a tempo de ver o sorteio do futebol da Olimpíada. Tardiamente, sim, mas tudo estará posto em dia.

"Com essa fórmula de 'mata' no Campeonato Paulista, todos sabiam que poderia acontecer isso de Corinthians e Palmeiras. Já tinha acontecido com o São Paulo em 2004. Deveriam diminuir a primeira fase e fazer ida e volta nas fases decisivas. E temos de relativizar a força do interior. Infelizmente proliferam os times de empresários, com jogadores que saem logo após o fim do campeonato por não criarem vínculos com o time - o que não é o caso de Guarani e Ponte, que mereceram as classificações. *** O São Paulo foi ofensivo contra o Bragantino, mas a goleada encobriu falhas defensivas. Se repeti-las na semifinal, correrá mais riscos. Quanto ao cartão merecido do Luís Fabiano, o problema está nos clubes: por que não colocaram no regulamento cartões zerados no começo da fase eliminatória? *** Interessante o San-São com Leão no Tricolor (técnico do Santos no 'renascimento' de 2002) e Muricy no Peixe (quarto técnico que mais dirigiu o São Paulo). Pelo estilo ofensivo dos dois, teremos um grande jogo. *** Domingo completou 6 anos a morte do Telê Santana. *** Souza começou muito mal no São Paulo, depois foi útil nos títulos brasileiros de 2006 e 2007 e da Libertadores de 2005. Depois, se perdeu um pouco com polêmicas vazias na mídia e nunca mais foi o mesmo jogador. Vamos ver se no Cruzeiro se acerta. *** Para ficar na primeira divisão do Brasileiro, a Portuguesa vai precisar de mais um 'geninho'. Haja lâmpada! *** Ridículo o governo de MG pagar R$ 1,2 milhões para Carlos Alberto Parreira ser 'lobista' do Estado para a Copa do Mundo. Se a CBF fizesse isso ainda daria para compreender, mas um governo que deveria ter outras prioridades tomar essa atitude é algo lamentável. *** José Maria Marin foi um 'elefante numa loja de louças' na questão do Mano Menezes. Se não gosta do treinador, ela melhor tirá-lo de uma vez ao invés de fritá-lo. *** A melhora dos times uruguaios não se completou na Libertadores desse ano. Os bons jogadores de lá normalmente saem para fora do país bem rapidamente. *** Só uma hecatombe tira o título espanhol do Real Madrid, que será merecido, assim como foi o alemão do Borussia Dortmund. *** A instabilidade defensiva e a juventude de parte do Manchester United fazem com que o time sofra em jogos ganhos, assim como aconteceu contra o Basel na Champions e se repetiu contra o Everton. *** Entre as duas beldades do vôlei, Luciane Escoutto poderia ter ido antes para a Playboy, mas Mari Paraíba não faz feio de forma alguma. *** Muitos programas hoje em dia estão mais preocupados em repercutir ou 'bombar' na Internet do que simplesmente fazer graça, como o 'Pânico na Band' com o cabelo raspado da Bárbara Rossi. E para chegar ao ponto de repetir momentos do 'Pânico', o 'Primeiro Jornal' está sem assunto. Mas tem assunto. Basta ter coragem de falar sobre caos da saúde no Brasil, falta de respeito no trânsito etc. *** Quando a Globo vai se tocar que suas manhãs são a alegria da concorrência? Vai precisar apanhar diariamente do noticiário apelativo da Record - e aí é apanhar mesmo, pois praticamente só tem tragédia por lá - e dos desenhos do SBT para colocarem atração melhor no horário? *** Silvio Santos é o retrato da elite financeira brasileira: comanda suas empresas com paternalismo e não se furta a colocar parentes trabalhando. As TVs são concessões públicas e não apenas propriedade de seus concessionários. Com essa coisa de colocar parente no ar, fica complicado querer renovação ou caras novas na TV, sendo que claramente os critérios de contratação são, no mínimo, discutíveis. *** Clayton Moreira: acho que o rock no Brasil vem muito a reboque do que é feito lá fora. Além disso, a mídia tem uma visão distorcida do gênero. As expressões 'roqueiro' ou 'metaleiro' são usadas de forma pejorativa, sempre a desmerecer quem gosta do gênero ou estereotipando as pessoas como 'doidões'. Qualquer banda que tenha guitarra, baixo e bateria é considerada rock aqui no Brasil. O Titãs, até 1994, foi quem mais se aproximou de uma completa banda de rock mais clássico em termos de atitude e sucesso comercial, mas depois virou uma banda pop. Só discordo quando você desmerece Raul Seixas. Claro que ele virou folclórico para muitos depois de sua morte, mas foi um cara criativo, tentando pegar elementos da música brasileira e misturá-los com o rock. Rita Lee fez uma obra relevante na época dos Mutantes e depois virou pop, e os Paralamas do Sucesso eu respeito como instrumentistas, mas como banda só gosto de algumas músicas. Engraçado que quem fez três discos muito bons de rock no fim dos anos 60, discos quase desconhecidos do grande público, foi Ronnie Von. Recomendo um chamado 'A Máquina Voadora'." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Para os Messi'ânicos' de plantão: após as atuações do 'melhor jogador do mundo' contra Chelsea e, principalmente, Real Madrid, confirma-se minha impressão de que, quando o bicho pega, a pulga desaparece do campo. Messi só irá me convencer, definitivamente, quando (se) for campeão mundial com 'los hermanos'." (Anderson Lhamas)

"Meus palpites para as quartas da Copa do Brasil: Palmeiras x Atlético Paranaense, Grêmio x Bahia, São Paulo x Atlético Mineiro e Botafogo x Paysandu. E para a Libertadores: Fluminense x Boca Juniors, Libertad x Universidad de Chile, Santos x Vélez Sarsfield e Corinthians x Vasco. *** Me aborreci com o que Belletti falou sobre a Libertadores no 'Corujão do Esporte'. Só faltou dizer que um time da terceira divisão do Campeonato Roraimense é muito melhor que qualquer time fora do Brasil na América. *** Todos esqueceram do impedimento aos 22 minutos do primeiro tempo, onde Vagner Love ficou sozinho e faria o gol. Só lembram do pênalti para o Vasco que não foi, porque Felipe saiu meio sem precisar, mas foi na bola, e tirou o braço quando percebeu que a bola passou e não ia pegá-la, mas aí Alecsandro jogou a perna para haver contato. Justificar que Felipe tocou no Alecsandro não é válido porque, se um jogador joga seu corpo de encontro a outro, é impossível não haver o choque. *** Você tem cara de que gosta, ao menos pelo físico, de mulheres como a Suellen de 'Avenida Brasil'." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)
Eu gosto mesmo de mulheres de corpos atraentes. Sendo Ísis Valverde mais uma delas...

"Boa parte das pessoas achou que o Corinthians daria um baile na Ponte Preta por ter enfiado 6 gols no Deportivo Táchira. Achoq ue até alguns jogadores pensaram isso. O Corinthians entrou mal em campo, tomou três gols bestas, não administrou a pressão da torcida e mereceu ser desclassificado. Não creio que influencie na Libertadores, mas fica a lição. Ao contrário dele, o Palmeiras entrou desacreditado por todos e jogou tão mal quanto. Dos quatro grandes - não querendo puxar sardinha pro meu time -, quem jogou melhor nas quartas foi o São Paulo. *** Ver o Barcelona perder duas vezes seguidas é um fato raro, que gostei muito. *** O Milan tá sendo operado pelos árbitros italianos. Não houve impedimento na jogada em que Ibrahimovic tocou a bola por cima do goleiro do Bologna e fez o gol. *** Sacanagem com Babi Rossi, mas ela mesma poderia ter evitado isso se não fizesse aquela brincadeira tosca com as outras panicats. *** Não gostei do SBT inserir no meio dos programas uma tela verde com os dizeres: 'Carrossel vem aí'. Tudo bem divulgar a novela, mas é ridículo cortar uma cena ou uma imagem só para isso ou para divulgar os produtos da Jequiti." (Charles Tavares)

"Uma rara pisada na bola de Telê Santana foi não proporcionar a Andrade a chance de disputar uma Copa. Deveria ter sido o titular em 86, pois Alemão e Elzo não seriam capazes de lhe engraxar a chuteira. E em 82, talvez ele contra a Itália não tivesse entregado a bola no pé de Paolo Rossi igual a Toninho Cerezo. *** Depois do beijinho do Neymar contra o Mogi Mirim, creio que bem se justifica ele não querer revelar com quem conversa apaixonadamente naquele comercial (risos). *** Esse discurso de vítima da Patrícia Amorim é próprio de covardes que não admitem críticas pelo que realmente são: uns inaptos. É o mesmo discurso do gay que acha que tudo é homofobia e do negro que acha que tudo é racismo. Não há críticas por incompetência, mas por ser negro, gay ou mulher. Isso é uma forma de falsear o debate e me dá pena. *** Tom Jobim gostava tanto de 'Carinhoso' que a gravou nos Estados Unidos em 1970. Ao final da gravação, os músicos americanos lhe pediram partituras, pois achavam que a música era dele. Assim, o tema brasileiríssimo tinha encantado músicos afeitos ao jazz, provando uma vez mais que a linguagem da música desconhece fronteiras. E fala-se tanto em bossa nova por aqui e lá fora, mas a música mais amada pelos brasileiros é um chorinho. Certa vez o pesquisador musical Ary Vasconcelos sintetizou de forma admirável a importância de Pixinguinha no cenário musical brasileiro: 'Se você tem 15 volumes para falar de toda a música popular brasileira, fique certo de que é pouco. Mas se dispõe apenas do espaço de uma palavra, nem tudo está perdido. Escreva depressa: Pixinguinha.' *** Você esqueceu de outro músico formidável: Severino Araújo, que completou 95 anos nesta segunda-feira e é fundador e líder da Orquestra Tabajara. *** Por questões ideológicas, sempre digo que sou mais Veja do que Época. Mas esta semana a maior revista do Brasil vacilou. Que capa ridícula! E quem fala aqui é um cara que mede 1,80 m, ou seja, dentro da faixa colocada como tendo mais chances de se dar bem. *** Ainda prefiro Flávia Freire na previsão do tempo do 'Jornal Nacional'. Na bancada do 'Jornal Hoje', a gente perde talvez o melhor, que é ela desfilando de um lado pro outro. E sábado, ela estava muito comportada da cintura pra cima. *** Vi Fernando Rocha dançando o kuduro no 'Bem Estar'. Foi a coisa mais bizarra da temporada. Depois reclamam quando tomam calor ou até perdem para Record ou SBT. Pelo menos Mariana Ferrão deixou transparecer toda a graça que lhe é inerente dançando aquilo. *** Se Malu Mazza não é bonita, então é feia? Nossos gostos pra mulher diferem radicalmente, tirante uma exceção ou outra." (Clayton Moreira)
Primeiro: eu não sabia da data relativa ao Severino, sei apenas por sua mensagem. Já te falei que eu não são conhecedor profundo de chorinho igual a você, que se mostra tão estudioso e apaixonado pelo assunto, mas tudo bem se você não convence disso, paciência. E segundo: não acho Malu Mazza bonita para torná-la "Bela do Dia", mas também não acho ela feia da forma como você quer dar a entender.

"Essa confusão toda do Grande Prêmio do Bahrein me fez lembrar - guardadas as devidas proporções - do GP da África do Sul de 1985, o último a ser disputado num dia que não o domingo e sim num sábado. Na época, o país vivia o famigerado regime do apartheid e, naquela semana de final de temporada e título antecipado de Alain Prost, estava em forte convulsão social. O poeta e ativista Benjamin Moloise tinha sido condenado à morte e enforcado na véspera da corrida, e várias equipes ameaçaram boicotar a prova. Porém, ela foi realizada normalmente, com vitória de Nigel Mansell. Depois daquele ano, o GP da África do Sul só voltaria a ser disputado em 1992, com o já iminente fim do apartheid. *** Como você sabe os filmes que passam no 'Corujão', se nem na página oficial da Globo na Internet existe essa informação?" (Daniel F. Silva)
Algumas páginas de afiliadas que não estão dentro do site da Rede Globo, além de algumas informações sempre certeiras que pesco em fóruns.

"Depois do que aconteceu nos jogos de Palmeiras e Corinthians, fico cada vez mais convencido de que campeonatos com mata-mata são muito melhores do que por pontos corridos pois, além de mais emocionantes, nos proporcionam surpresas como essas, em que dois gigantes do futebol paulista sucumbiram diante de times do interior. Num campeonato por pontos corridos, nunca veremos times pequenos disputando o título com os grandes, infelizmente. Se o futebol fosse um esporte justo e o melhor sempre vencesse, não teria graça. Não vejo a menor graça em acompanhar quatro jogos simultâneos, ainda mais quando um time que está jogando um jogo dependendo de outro resultado. Não que eu esteja defendendo o modo como os campeonatos estaduais acontecem hoje, com uma duração absurda e regulamentos muitas vezes esdrúxulos. Só não concordo em querer fazer o Campeonato Brasileiro por pontos corridos só porque na Europa os campeonatos nacionais são dessa forma. Se for para imitar o que se faz na Europa, por que é que não oferecem segurança nos estádios ou não colocam as partidas em horários decentes? Tem coisas que, sinceramente, não dá pra entender." (Diogo Sebasttian dos Santos)

"Enquanto a Libertadores não receber a mesma seriedade da Liga dos Campeões da Europa, com menos datas e organização infinitamente melhor, ainda teremos problemas. *** Por favor, publica aí que a referência ao Marcos Tony é apenas uma brincadeira. Mas se um clube que conquista a Taça Brasil já se intitula campeão brasileiro, não se intitularia campeão mundial se vencesse a disputa intercontinental, como em 1997?" (Fernando Cesar)
Já desisti do Marcos Tony. É mais fácil a Igreja Universal pagar 5 bilhões de "dilmas" mensais à Globo para exibir cultos das 9 às 10 da noite do que o Marcos admitir que consideraria o Cruzeiro campeão mundial em 1997 e só não o faz pois, como seu time perdeu, não quer que mais nenhum outro vencedor do mesmo formato considere isso. É aquilo: "se eu não posso, ninguém pode".

"Jack Nicholson foi um monstro atuando em 'Melhor é Impossível'. Mesmo ele sendo um escritor arrogante, preconceituoso e com manias esquisitas que às vezes me lembra José Mourinho, não consegui deixa de torcer pelo personagem." (Hugo Leonardo Souza Pinto)

"Depois das falhas sucessivas dos dois Júlio César, o da Seleção e o do Corinthians, a frase 'Júlio César falha' virou pleonasmo." (João Domingos Custódio)

"Um registro interessante da semifinal do Campeonato Capixaba: o Conilon vencia por 1 a 0 até 30 minutos do segundo tempo, quando o Rio Branco empatou. A partir daí foi uma doideira e o jogo terminou 4 x 2 pro Conilon. Destaque para o 'Rooney capixaba', Paulinho Pimentel, que tem 17 gols no campeonato." (João Pedro Martins da Silva Viegas)
Rooney capixaba? Sensacional!

"É tão difícil para a diretoria do Palmeiras contratar bons jogadores? Márcio Araújo, Cicinho, Fernandão, Ricardo Bueno, João Vítor e Patrick são exemplos de jogadores bons para jogar no Oeste, no São Caetano ou na Catanduvense, mas não no Palmeiras. E é tão difícil assim para Luiz Felipe Scolari colocar Bruno ou Raphael no lugar do Deola? Deola foi reserva do Lauro aqui no Sertãozinho. O cara, para ser reserva do Lauro, tem de ser muito ruim, tanto que Lauro perdeu a vaga de titular no gol da Ponte Preta. E você e o pessoal aí do RS que sabe bem as coisas do Internacional entendem do que estou falando." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

"Esses dias ouvi uma pergunta no rádio, mas depois não ouvi a resposta. A pergunta era: 'Quais são as cinco cidades que possuem dois times campeões do mundo?' Lembrei de Porto Alegre (Grêmio e Inter), Buenos Aires, Milão (Inter e Milan), mas confesso que não sei e/ou não me lembro quais são as outras duas. Você se lembra quais são?" (Lúcio Machado Borges)
Outra que lembro agora é São Paulo, com São Paulo e Corinthians. A outra não recordo também, pois me deu um branco.

"Talvez você não acredite ser possível, mas gosto do Barcelona quase tanto quanto do Cruzeiro. Passo raiva quando ele não vence, como foi no sábado. Domingo, o Cruzeiro perdia de goleada 'praquele' time feio... Ô fim de semana esportivo. Se não fosse o vôlei, ia estar de cabeça doendo." (Marcos Tony)
Que você goste do Barcelona quase tanto quanto do Cruzeiro eu acredito, sim, não teria motivo nenhum para duvidar disso. É em outras falácias suas que eu não caio nem tropeçando.

"Bem que Luciana Franchini poderia trabalhar e aparecer na telinha com um vestidinho desses, hein! Que belo par de coxas (risos)." (Mario Cesar Berns)
Ele gostou muito da "Bela do Dia" da coluna de ontem, eh, eh, eh...

"Vi um vídeo bastante interessante com vários remakes produzidos pela Televisa que mostra a crise na dramaturgia mexicana. Uma mesma história foi contada várias vezes só mudando o título e outras novelas foram produzidas com enredos vindos de outros países. Um exemplo: 'Maria do Bairro' é remake de 'Os Ricos Também Choram', que é uma versão mexicana da venezuelana 'Raquel'. *** Brasil vai perder a sede da Copa de 2014 em 10, 9, 8... *** Não acredito mais no Palmeiras. Não me iludo mais por boas campanhas que terminam como sempre: com eliminações ou colocações ruins. A culpa pela eterna má fase não é dos jogadores e tão pouco do Felipão. Se eles estão ali, alguém os colocou ali e deu nisso. Gosto do Felipão e ele continua sendo um grande treinador, mas veio num momento errado. Não adianta demiti-lo ou dispensar atletas se a mentalidade de quem comanda o clube é a mesma. Ao invés de gastar com jogadores duvidosos, por que não investir na base? Não é possível que não haja nenhum atleta de respeito nos times de baixo. Outros clubes apostaram na base e hoje tem como grandes atletas gente que começou neles. *** Se o Flamengo demitir Joel Santana, vai contratar quem? Caio Júnior? Andrade? Carlinhos? Evaristo de Macedo? Patrícia Amorim contrata 'postes' como Ronaldinho, Vagner Love e Adriano para ser Joel quem pague o pato? O Flamengo só vai para a frente quando parar de proteger atletas e só pensar em dinheiro. Do jeito que está, até o Tufão, com aquela pança, seria contratado para esse time. *** Olhando Felipe Massa e Bruno Senna comendo poeira na Fórmula 1, me pergunto o que nós, brasileiros, fizemos para merecer isso. Um país que já teve nomes como Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Nelson Piquet hoje tem que ver pilotos desse nível arranhando nossa imagem de país vencedor. Por que não incentivar Hélio Castroneves e Tony Kanaan a tentarem uma vaga na Fórmula 1. Com carros bons, fariam bonito." (Ricardo Haertel)

"Fiz a classificação geral da Libertadores ao final da fase de grupos, independentemente da posição neles. O interessante é que, se a Conmebol utilizasse este critério de classificação para as 16 melhores campanhas, o Internacional estaria eliminado. O Defensor, terceiro no seu grupo, fez campanha melhor. Se fosse esse o critério, o Fluminense seria 1º, o Corinthians 2º, Santos 3º, Vasco 7º, Inter 17º e Flamengo 18º. Alguns confrontos seriam diferentes: Fluminense x Defensor, Universidad de Chile x Lanús, Vasco x Cruz Azul e Libertad x Deportivo Quito. Acho que esse critério seria mais justo." (Rodrigo Pereira)

"Depois de ter aberto 8 pontos, não acreditava que essa diferença fosse diminuir até o embate entre Manchester United e Manchester City. Ainda aposto no United, mas será incrível o derby de segunda-feira. *** Excelente partida entre Flamengo e Vasco. Até o fim ainda estava aberta, podendo dar qualquer coisa. Vagner Love, para variar, correspondendo às expectativas, tendo boa atuação e marcando gol, assim como Kleberson, que fez um jogo convincente e foi inacreditavelmente substituído quando Deivid, uma vez mais, andava em campo e era um a menos. O grande jogador, o diferencial, aparece nesses embates decisivos, e Ronaldinho simplesmente não ganhou uma jogada sobre Fagner, além de ser inteiramente inoperante. Jogador caro e que não traz absolutamente nenhum retorno. Hoje, indubitavelmente, diria que foi um péssimo negócio. No Vasco, Felipe - este sim – jogou bem, administrou o meio-campo, foi participativo e marcou um lindo gol. Diferentemente do ocorrido na Taça Guanabara, meu palpite é de que o cruzmaltino vence o segundo turno e decide com o Fluminense. *** Incrível o amadorismo das pessoas do Flamengo, tanto situação quanto oposição. Simplesmente Patrícia Amorim e Delair Dumbrosck começaram a fazer acusações um do outro e, pior, estão usando o espaço do Renato Maurício Prado em O Globo para tal. O nível de mediocridade me embasbaca. Patrícia tem que dar satisfação ao torcedor rubro-negro e fazer seus balancetes anuais para todos analisarem e aprovarem ou não. Ficar enviando tréplica e afins para Renato postar deixa evidente sua falta de compromisso com o clube, que está há meses sem ter sequer um patrocínio master, o que é uma vergonha em se tratando da marca Flamengo. *** Entre 2000 e 2004, Michael Schumacher e a Ferrari dominaram a Fórmula 1. Em 2010 e 2011, o desnível entre Red Bull e as demais escuderias era nítido e desequilibrado. Mas em 2012, a imprevisibilidade e o enorme equilíbrio dentre as equipes proporcionam corridas muito boas. McLaren, Red Bull e Mercedes super iguais, com a Lotus Renault protagonizando dois pilotos no pódio no Bahrein, e mais atrás a Ferrari. Agora, mais do que nunca, aquele que tiver mais talento e tirar o máximo do carro, além de não degradar demasiadamente os pneus, tende a ter resultados plausíveis. Felizmente, por mais que esteja instável a situação política no Bahrein, a pacificidade foi estabelecida e os fãs puderam em massa prestigiar a ótima corrida." (Romário Henderson)
Os fãs fora do autódromo, né? Pois dentro dele não tinha praticamente ninguém nas arquibancadas.

"Andrade campeão brasileiro de 1987? Não me lembro de tê-lo visto com a camisa do Sport! (eh, eh)" (Victor de Castro Ferreira)
risos... Para quem for marinheiro de primeira viagem (não digo que é teu caso, sei que és leitor de longa data), digo: para mim, tanto Sport quanto Flamengo são campeões brasileiros de 1987.

"O filme do último sábado no 'Cine Rede Brasil', da RBTV, foi o clássico 'Titanic', de 1953. Nunca tinha visto esse filme em nenhuma emissora. Qual terá sido a última vez que foi ao ar e em qual canal?" (Victor Faria)
Não faço a mínima ideia.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Ela é uma tremenda cantora e uma artista carismática com "CA" maiúsculo também de sucesso no cinema. Na data de hoje, celebramos os 70 anos de Barbra Streisand.

Nas telonas, seu primeiro grande papel foi em 1968 com "Funny Girl: a Garota Genial", que rendeu o Oscar de atriz (empatado com Katharine Hepburn por "Um Leão no Inverno"). A partir daí vieram muitos filmes ou clássicos ou apenas bonzinhos, mas sempre interessantes por sua presença. Um dos mais marcantes veio em 1973: "Nosso Amor de Ontem". Em 1983, ela estrelou, dirigiu, escreveu e produziu "Yentl". Depois não fez muitos filmes, mas pintou bem em obras como "Querem Me Enlouquecer", "O Espelho Têm Duas Faces" e as partes 2 e 3 de "Entrando Numa Fria".

Mas este tópico é musical. É difícil pegar apenas cinco canções da Barbra, tantas dela que eu gosto. Mas que seja! Estas cinco são bons ilustrativos, assim acredito:

De 1973, aqui está "The Way We Were", canção-título do filme "Nosso Amor de Ontem" - que, aliás, será exibido às 17h de hoje pelo TCM (que ainda mostrará "Funny Girl" às 14h30 e "O Príncipe das Marés" às 22h).

De 1976, aqui está "Evergreen", o lindo tema de "Nasce uma Estrela", vencedor do Oscar de canção original.

De 1980, aqui está "A Woman In Love", grande momento dela.

De 1996, aqui está "I Finally Found Someone", belíssimo dueto com Bryan Adams para a trilha de "O Espelho Têm Duas Faces".

De 2005, aqui está "Above The Law", envolvente e romântico dueto com Barry Gibb, que já havia sido parceiro musical dela 25 anos antes.

Arremate

Será que o Barcelona reverte contra o Chelsea? Chutarei que sim e por uns 3 x 1, mas com sufoco.

"24 Horas" volta depois que soubermos quem já estará na final da Liga dos Campeões!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.