.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

21 de abril de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 227
A hora dos finalmentes

Chegamos à hora dos finalmentes nos Campeonatos Estaduais. Ainda bem, pois isso é sinal de que o Campeonato Brasileiro está mais próximo! Os principais destaques deste fim de semana (pouca coisa neste sábado e praticamente tudo no domingo) são estes:

São Paulo - Quartas-de-final em jogo único abertas hoje pelo São Paulo, que recebe o Bragantino. Amanhã, Corinthians e Santos são mandantes respectivamente contra Ponte Preta e Mogi Mirim. Aposto nas classificações são-paulina, corintiana e santista. Tenho dúvidas é quanto ao embate alviverde em Campinas. Guarani e Palmeiras devem fazer o duelo mais equilibrado e imprevisível. Pelo sim, pelo não, na base do chute puro, acho que os palmeirenses avançam. Mas convenhamos: seria divertidíssimo se Ponte Preta e Guarani se classificassem, já que o encontro deles no mata-ou-morre aconteceria justamente na semifinal, assegurando na decisão um time de Campinas. E com todo o respeito aos quatro grandes, mas sendo coerente com o que digo de preferir que os médios e pequenos se deem bem nos Estaduais, que a outra semi fosse Bragantino x Mogi Mirim. Obrigatoriamente a final seria do interior e ficaria algo diferente e legal.

Rio de Janeiro - Antes ainda da semifinal do segundo turno, temos o torneio consolação (Troféu Luiz Penido), que ontem definiu o Volta Redonda como primeiro finalista ao derrotar o Resende. Hoje, o Fluminense terá reservas e juniores para enfrentar o Macaé, até porque ninguém tá nem aí pra esse jogo por razões mais do que óbvias e o Campeonato Carioca só voltará às prioridades quando chegar a finalíssima. Contra quem, aliás? O primeiro finalista da Taça Rio sai hoje e será Bangu ou Botafogo, enquanto o segundo sai amanhã e será Flamengo ou Vasco. Primeiro: já pensou se o Bangu consegue a proeza de chegar à decisão da Taça Rio depois de ter perdido todas as partidas da Taça Guanabara? E segundo: "se vingará-se" o Mengão do Vascão na revanche do "Deividaço"?

Minas Gerais - A semifinal começa neste domingo. Tupi e Atlético repetem o encontro de galos da rodada final da classificatória. Depois, temos o clássico entre América e Cruzeiro, que contará com Roger Seccos e Mollhados pois um efeito suspensivo foi concedido e o liberou da punição de quatro jogos. É claro que a final será Tupi x América. Tô brincando. Galo x Raposa e estamos conversados.

Rio Grande do Sul - Jornada dupla aqui em "Outono Alegre". O sábado é do Grêmio contra um Canoas que chegou a fazer greve, mas "aos 49 e 55 do segundo tempo" teve as dívidas quitadas pela direção. O domingo é do Internacional querendo descontar no Veranópolis a péssima jornada contra o Juan Aurich. Canoas e Veranópolis não devem impedir o Gre-Nal decisivo na Taça Farroupilha.

Santa Catarina - Graças ao estúpido regulamento articulado pela Federação Catarinense e aprovado pelos clubes, ao invés do campeonato já estar encerrado com o Figueirense como campeão por levar os dois turnos, começa amanhã a semifinal com duas partidas que prometem ser quente demais. O Figueirense visita o Joinville e o Avaí recebe a Chapecoense. Confrontos imprevisíveis.

Paraná - A penúltima rodada do segundo turno tem no Couto Pereira um Atle-Tiba que tanto pode dar ao Coritiba o título se ganhar quanto permitir ao Atlético sonhar com título direto na última rodada se empatar ou, sobretudo, ganhar e ficar 1 ponto à frente do rival. A lamentar a adoção da torcida única, logo, a alviverde estará presente e a rubro-negra ausente. Torcida única em clássico é a vitória dos sanguinários violentos e dos cafajestes estúpidos sobre as pessoas decentes e de bem, além de não ser a solução para o fim de pancadarias e tretas semelhantes.

Pernambuco - Amanhã, enquanto o Salgueiro será mandante contra o Santa Cruz, a atração principal de Náutico x Sport será a estreia de Alexandre Gallo no comando técnico alvirrubro.

Bahia - A dupla Ba-Vi é visitante neste domingo. O Bahia, indomável na Era Falcão, faz um Ba-Vi improvisado contra o Vitória... da Conquista. O Vitória do impossível Neto Baiano vai para a segunda da improvisada "melhor de três" com o Feirense, a quem enfrentou na rodada final da primeira fase em partida que valeu uma melhor posição e o mando de campo na partida da volta.

Ceará - Assim como no Baiano, também no Cearense a rodada de ida da semifinal tem os dois grandes atuando fora de casa pois foram os dois primeiros colocados da classificatória. O Fortaleza, que continua na Copa do Brasil, enfrenta o Horizonte. Fora do mata-ou-morre nacional, o Ceará pega o Tiradentes.

Rio Grande do Norte - América e Baraúnas fazem o primeiro de dois jogos decisivos da Copa Rio Grande do Norte. Quem ganhar este segundo turno duelará pelo título máximo contra o ABC.

Goiás - A semifinal tem início amanhã com o Atlético visitando o CRAC e o clássico Vila Nova x Goiás sendo o grande atrativo.

Pará - O segundo turno abre sua final entre Águia e Remo. O vencedor da Taça Estado do Pará vai decidir o campeonato contra o Cametá, ganhador do turno primeiro.

"Pelas Zoropa"

Entre um e outro jogo da semifinal da Liga dos Campeões, o maior dos maiores destaques na Europa, no mundo e sabe lá Deus em quantas galáxias existirem aqui, ali e acolá não tem como ser outro que não Barcelona x Real Madrid, que pode valer uma aproximação extraordinária do Barça quanto pode colocar de vez o Real no caminho do título espanhol. Olho vivo em Messi e Cristiano Ronaldo, craques que negaram fogo no último meio de semana. Quando catalães e madrilenhos saírem feito condenados um atrás do outro e vice-versa, seus oponentes já terão atuado por seus nacionais, o Chelsea em clássico de Londres contra o Arsenal e o Bayern de Munique fora de casa contra o Werder Bremen (Atualização das 12:25: o Chelsea "oxou" e o Bayern ganhou no fim por 2 x 1).

Também em campo estarão os semifinalistas da Liga Europa. Os três espanhóis comandarão o domingo pós-clássico máximo. O Athletic Bilbao joga fora de seus domínios ante o Racing Santander, o Valencia recebe o Betis e o "Madrid x Barcelona: ficha 2" opõe Atlético x Espanyol. Domingo também de Sporting em campo pelo Português, indo à Madeira para jogar contra o Nacional.

Na Alemanha, o Borussia Dortmund será campeão se derrotar o Borussia Monchengladbach, mas pode chegar matematicamente ao feito já obtido na lógica até mesmo antes de seu jogo começar. Se o Bayern de Munique não ganhar do Werder Bremen, Dortmund já poderá celebrar pois a diferença favorável ao Borussia não poderá mais ser revertida.

Fora isso, temos estas boas pedidas: na Itália, Milan x Bologna e Juventus x Roma; na Inglaterra, Manchester United x Everton e Wolverhampton x Manchester City; na França, Montpellier x Valenciennes e Paris Saint Germain x Sochaux; e em Portugal, Porto x Beira-Mar e Benfica x Marítimo.

Copa Libertadores

Confirmadas ontem à tarde pela Conmebol após seu "amém" para as "bençãos" de Fox Sports e Globo, as datas e os horários das oitavas-de-final ficaram assim:

25 de abril - 21h50, Internacional x Fluminense e Bolívar x Santos

1 de maio - 21h15, Nacional de Medellín x Vélez Sarsfield; e 23h30, Cruz Azul x Libertad

2 de maio - 19h30, Boca Juniors x Unión Española; e 21h50, Vasco x Lanús e Emelec x Corinthians

3 de maio - 21h15, Deportivo Quito x Universidad de Chile

8 de maio - 20h, Vélez Sarsfield x Nacional de Medellín; e 22h30, Libertad x Cruz Azul

9 de maio - 19h30, Unión Española x Boca Juniors; e 21h50, Lanús x Vasco e Corinthians x Emelec

10 de maio - 19h30, Santos x Bolívar; e 22h, Fluminense x Internacional e Universidad de Chile x Deportivo Quito

Tendo a próxima semana duas partidas para preencher espaço na grade tanto do Fox Sports quanto sobretudo da Rede Globo, somente os apitantes delas já foram definidos: Internacional x Fluminense com Paulo César de Oliveira e Bolívar x Santos com o chileno Enrique Osses. Bolívar, que neste domingo jogará pelo Campeonato Boliviano contra o San Jose.

85 anos de São Januário

Inaugurado em 21 de abril de 1927, o estádio do Vasco teve como primeira partida a dele contra o Santos, vencedor por 5 x 3. O primeiro gol do novo palco foi marcado pelo santista Evangelista.

Na Colina, o Cruzmaltino viveu alegrias e tristezas. Uma tristeza foi a do final de 2000, quando a decisão da Copa João Havelange contra o São Caetano foi interrompida no primeiro tempo devido à queda do alambrado. Mas entre várias alegrias está a maior delas em 1998, no primeiro jogo decisivo da Libertadores contra o Barcelona de Guayaquil, final revivida há poucos dias para a despedida de Edmundo. Outro grande momento foi no milésimo gol de Romário, em 2007, contra o Sport. E no ano passado, foi em São Januário que a Copa do Brasil começou a ser ganha contra o Coritiba.

Estádio que tem em Roberto Dinamite seu maior artilheiro, com 184 gols, São Januário não recebe clássicos cariocas desde 2005. O último foi Vasco 2 x 1 Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. Naquele mesmo ano, este foi o palco de uma das grandes zebras da Copa do Brasil, quando o Paulista empatou com o Fluminense e foi campeão por ter vencido em Jundiaí. Voltando mais ainda no tempo, estamos falando do estádio onde aconteceu a maior goleada da era profissional no futebol do Rio de Janeiro: Vasco 14 x 1 Canto do Rio, a 6 de setembro de 1947.

55 anos de Andrade

Atual treinador do Boavista, clube pelo qual encerrou em 1996 a carreira dentro dos campos, o ex-volante é um dos eternos símbolos do mais glorioso período do Flamengo. Ali, ganhou o mundo na final da Intercontinental contra o Liverpool, em 1981, mesmo ano da conquista da Libertadores contra o Cobreloa. Foram quatro títulos nacionais: 1980, 1982, 1983 e 1987. Cariocas foram quatro: os dois de 1979 (regular e especial), 1981 e 1986. Isso para não deixar de lado a presença na casamata comandando o título brasileiro de 2009, na rodada final, contra o Grêmio.

Mas Andrade também foi campeão com outras camisas, embora sua identificação com elas nem de longe se equipare à com o rubro-negro. Foi campeão brasileiro de 1989 com o Vasco, campeão capixaba de 1992 com a Desportiva e campeão matogrossense de 1994 com o Operário. Além disso, esteve no Brasil que perdeu para a União Soviética o ouro na Olimpíada de Seul, em 1988.

Curtinhas

*Alegando uma inscrição irregular de Oscar por causa do enrosco envolvendo o São Paulo, o Juan Aurich quer ganhar no tapetão os pontos da derrota para o Internacional aqui em Porto Alegre para, assim, permanecer na Libertadores. Duvido que leve algo pois, apesar de toda a confusão envolvendo o jogador, ele segue entre os inscritos do Colorado na Conmebol. Então, se para a entidade está tudo bem a ponto de assim estar, acho brabo que alguma coisa seja revertida. E cá entre nós: o "João Auricho" quer jogar as oitavas pra quê? Para levar duas derrotas de fosse qual fosse seu adversário? Sim, porque ele só ganhou do Strongest pois esse é tão timeco quanto ele e só ganhou anteontem pois o Inter doeu mais no estômago do que comida mal digerida. Deixa assim, João.

*Geninho é o substituto de Jorginho como técnico da Portuguesa. Conseguirá recolocar a rubro-verde nos eixos para o Campeonato Brasileiro, enterrar a "Barcelooser" e ressuscitar a "Barcelusa"?

*Sabe José Caldas de Souza, o apitante que espantou a todos ao validar um nítido gol irregular do Criciúma contra o Atlético Paranaense? Tomou um mês de gancho no STJD. E ainda foi pouco.

*Da série "perguntar não ofende": se eu sou o presidente da CBF e contrato um vivente para treinar a Seleção Brasileira, não tenho que ter confiança máxima nele para deixá-lo trabalhar como quiser, sem marcá-lo de cima? Logo, não parece que José Maria Marin coloca um desnecessário bafo na nuca do Mano Menezes ao querer ver em primeira mão os convocados para a Olimpíada? Dá a impressão de que, se determinados jogadores importantes por fatores que vão além das quatro linhas estiverem ausentes, ele "mexerá seus pauzinhos" para que os referidos sejam chamados.

*Sebastian Vettel é o pole position do GP do Bahrein de Fórmula 1, neste domingo. Lewis Hamilton, Mark Webber, Jenson Button e Nico Rosberg vem na sequência. Felipe Massa larga na sétima fila e Bruno Senna na oitava.

*Gata sexy da vôlei do Minas, Mari Paraíba informou no Twitter que posou para a seção "Happy Hour" da próxima Playboy. Só isso? Tem que ser é capa direto! Ela e a Luciane Escoutto, do Mackenzie.

*Florianópolis pode ficar sem vôlei masculino para a próxima Superliga. É que o time perdeu os patrocínios da Sky e da Cimed. Se outro investidor não chegar, a perspectiva é a pior possível. Pena!

*Quando esta coluna for publicada, estará começando a decisão entre Vôlei Futuro e Cruzeiro na partida única realizada em São Bernardo do Campo. (Atualização das 12:25: em uma partida quente, muito disputada e intensa com "IN" de "OUT" para o tédio, o Cruzeiro aplicou 3 sets a 1 e leva o troféu de campeão para Minas Gerais.)

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais viajado do que libertar um peru num terreno sintético (???): "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Recordarão que, no último dia 3, a "Bela do Dia" desta "24 Horas" foi Fabiane Paza, jornalista da RBS TV de Cruz Alta e vencedora do concurso "Primeira Pauta", de Zero Hora, em 2011. Pois outra parte do prêmio no concurso do jornal chegou nesta semana: junto com o repórter esportivo Leonardo Oliveira, ela viajou para Chiclayo e cobriu Juan Aurich x Internacional, tendo materiais publicados tanto em blog do ZeroHora.com quanto na seção de esportes do impresso. Só digamos que a bela Fabi não foi lá muito pé quente, tendo em vista o placar final da partida (risos).

*Outra do Rio Grande do Sul: leram na semana passada que o "RBS Notícias", por três semanas, tem Simone Lazzari dividindo a apresentação com Elói Zorzetto pois Daniela Ungaretti está neste período cobrindo as férias de Túlio Milman no "Teledomingo". Pois a edição desta semana da revista Diário Gaúcho TV + Novelas tem na seção "Frente e Verso" uma entrevista com a nestes escritos popularmente conhecida "Mademoiselle Salsaretti". Quando perguntada quem gostaria de ser se não fosse quem é, Dani disse que, quando adolescente, sonhava em ser atriz de cinema e admirava Marilyn Monroe. Primeira imagem que me veio à cabeça: La Ungaretti de vestido branco reproduzindo a cena clássica de "O Pecado Mora ao Lado" (tomara Deus que ela não leia isso, haha).

*Neste domingo, completará 40 anos a TV Globo Nordeste. Ontem, toda a programação local foi apresentada de um estúdio de vidro temporário na Rua da Aurora, no Recife. Uma amostra está nesta foto do "Bom Dia Pernambuco", com os apresentadores Meiry Lanunce e Rodrigo Raposo. Foi proposital: a nova sede da emissora será neste endereço, conforme registro do diretor geral Celso Coli em entrevista ao Mercado no Ar (site da emissora voltado ao mercado publicitário). A construção começa em julho. A sede atual da Globo Nordeste fica em Olinda.

*Mais um site local de afiliada da Rede Globo dentro do espaço da matriz: o da TV Liberal. Desde esta sexta-feira, temos o G1 Pará e o GloboEsporte.com Pará, além do Globo TV receber os vídeos de "Bom Dia Pará", "Jornal Liberal", bloco local do "Globo Esporte" e do semanal "É do Pará".

*Leio no Flávio Ricco que a Record Rio tem um projeto de programa de entretenimento para a tarde. Tarde? Mas passaria em qual horário? Tomaria algum espaço do "Balanço Geral" ou passaria dentro de uma das faixas da rede nacional (leia-se depois das 14h30)?

*Aqui estão Reinaldo Gottino e Adriana Reid juntos com Hebe Camargo. Os apresentadores do "Record Notícias" gravaram uma exclusiva com a apresentadora da RedeTV!, que fez saudações especiais a eles em coletiva concedida após sair do hospital na última internação, quando informada que a mesma estava ao vivo no noticiário local de São Paulo e nacional via parabólica e operadoras de TV paga. A entrevista de Gottino e Adriana com Hebe é prevista para esta segunda-feira.

*Leio no NaTelinha que nesta quinta-feira, quando exibido pela vez primeira das 8h50 às 10h30, o "Fala Brasil" deu à Record a liderança em São Paulo com 6 pontos, contra 5 de "Mais Você" e "Bem Estar" na Globo e 3 de "Carrossel Animado" e "Bom Dia e Cia." na Globo. Estão subindo tanto o horário do "Fala Brasil" que, qualquer dia desses, periga inverter de horário com o "Hoje em Dia" (eh, eh).

*Por falar em "Bem Estar": o programa desta sexta-feira foi muito comentado no Twitter - tanto de maneira crítica quanto satírica - pois Fernando Rocha dançou o kuduro. Nem falo mais nada! (risos)

*Vê o que é o sujeito se perder de algumas pessoas sem mais e nem menos: zapeio pelos canais abertos na manhã deste sábado, lá pelas 7 e pouco, e vejo quem na Globo? Júlia Bandeira, aquela morena preciosa revelada há alguns anos no "Profissão Repórter". Fui pesquisar e só então percebi que ela e outra ex-"Profissão", Mariane Salerno, são repórteres do "Ação", o programa apresentado pelo Serginho Groisman dentro da faixa "Globo Cidadania". Já não tem nada que preste na TV aberta nas primeiras horas da manhã de sábado e eu ainda perdia uma pedidaça dessas? Tonto eu!

*Deu a louca no SBT. Primeiro: sabe aquilo de "Arnold" entrar às 18h30 a partir desta segunda-feira? Esquece. Sim, foi anunciado no ar e abandonado. Segundo: a partir da próxima semana, São Paulo e boa parte do país só vai ver "Chaves" nos fins de semana pois, de segunda a sexta, ele é cancelado. E terceiro: sabe quem vai entrar no fim da tarde? Patrícia Abravanel apresentando de segunda a sexta o "Roda a Roda". Não é piada, tá na grade divulgada pela emissora. Ficamos assim: 12h45, "As Visões da Raven"; 13h30, "Eu, a Patroa e as Crianças"; 14h30, novelas; 17h30, "Casos de Família"; 18h30, "Roda a Roda"; e 19h20, jornais locais e (imagino, deduzo, suponho, acredito e presumo) "Chaves" mantido para Rio de Janeiro, Porto Alegre e demais regiões sem noticiário regional.

*Pelo menos aqui na aldeia pampeana é garantida a permanência do "Chaves" de segunda a sexta pois tem a exibição local às 11h50, antecipando o "SBT Rio Grande". Mas em termos específicos de São Paulo, só mesmo aos sábados, das 6h às 7h (faixa 100% nacional), e aos domingos, das 9h às 11h (só para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e regiões sem grade local dominical).

*A saideira: desde sua divulgação ontem à noite, gerou muitas críticas a capa da edição desta semana da revista Veja, visível aqui. Duas razões para tanto: o destaque principal de capa ser a manchete "Do alto tudo é melhor", sobre pessoas altas mais saudáveis e potencialmente mais bem-sucedidas que as baixinhas; e o escândalo com Carlinhos Cachoeira foi relegado a um espaço pequenino no topo. Tanto este absurdo de querer convencer as pessoas de que os mais altos são melhores que os baixinhos (o que já originou deboches ótimos, como um do Leonardo Bertozzi ao dizer que sempre achou Crouch melhor goleador que Romário) quanto dar pouco destaque a um escândalo no qual a publicação está metida por denúncias de envolvimento de seu redator-chefe Policarpo Júnior com o bicheiro Cachoeira deixaram a turma uma arara com a revista.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver produzindo esta matéria: "tristes alegres e felizes chateados".

Bela do Dia: Danúbia Santos

Danúbia Santos, modelo e candidata do Palmeiras no Gata do Paulistão de 2011. Ela é um dos dois tentadores pedaços de mau caminho que apareceram com Neymar no último "CQC" (o outro já foi "Bela do Dia": Ana Rosa Tanos, aquela do strip-tease na entrevista do Neto pro "Agora é Tarde"). Porque é preciso fazer o sábado vir com tudo, aí está a loirona.

Convivas

"Não pude ver todo o jogo do Barcelona, mas mantenho minha impressão de que o time catalão às vezes se ressente de um atacante definidor do nível do resto do time. Tostão disse isso antes do jogo. O jogo defensivo, como o Chelsea fez, tem sua relevância no futebol, como lembrou Mauro Cezar Pereira. Nem todos jogam da mesma forma que o Barça - ou nem todos podem jogar, pois não são todos que possuem grande qualidade técnica. Ou seja, um desafio a mais para um time que se propõe a ser o melhor do mundo. Ainda acho que a final espanhola pode acontecer, mas ficou bem complicado. *** Ponte Preta x Atlético Goianiense foi um jogo péssimo, com o time campineiro jogando ainda pior que o goiano. Só que, como o futebol é um esporte que tem 'muita lógica', a Macaca achou um gol, o que desestabilizou o time de Goiás. Depois fez 2 x 0 e parecia que ia classificar, mas aí quem acha o gol é o time do Cerrado. Pelo nível da partida, a decisão por penais ficou justa e só mostra que a fase do Adilson Batista é péssima mesmo. Se o time não ganhar o Campeonato Goiano, ele já entra no Brasileiro pressionado. *** Chutaços na Copa do Brasil: Palmeiras x Atlético Paranaense, Grêmio x Bahia, São Paulo x Goiás e Coritiba x Vitória. *** Rivaldo merece as homenagens. Foi um grande atacante, como você ressaltou, e não um meia, como tentaram colocar - e ele acreditou que era - no São Paulo. Foi muito importante em duas Copas do Mundo e nos rivais paulistas em que jogou, além da Grécia, do La Coruña e ainda mais no Barcelona. *** Nunca engoli Zagallo como treinador e não será agora como 'projeto de cartola' que farei isso. *** Maria Sharapova teve aulas de pegadinha com Sérgio Mallandro? *** 'Os Simpsons' merecem os parabéns, desenho que tanto é para crianças, mas é também um ótimo entretenimento adulto. É claro que a qualidade dos episódios hoje caiu um pouco em relação ao que era no começo, o que é natural para algo que está há 25 anos no ar e ainda com um filme no currículo. Mas ainda é uma série relevante, com o impagável Homer Simpson no 'comando'. *** Concordo com você: esse tal de kuduro da abertura da novela das 9 chega a ser inacreditável de tão ruim que é. Além disso, o que a música tem a ver com a história da novela? Ou é mais um exemplo daquilo: o que vale é divulgar a 'canção' para alguns ganharem com a venda dos CDs? Ouvi também essa 'Ex Mai Love' e sinceramente não vi diferença dessa música para os Calypsos da vida. *** Maria Sharapova teve aulas de pegadinha com Sérgio Mallandro? *** Anthony Hopkins ficou parecido com Alfred Hitchcock. Além disso, um filme com ele, Helen Mirren e Scarlett Johansson vale ao menos uma olhada. *** Linda Debra Messing, adorei a foto dela na revista. De fato existem fotos que mais sugerem do que mostram muito, mas que são tão ou mais sexy." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Nem Inter e nem The Strongest mereciam se classificar pras oitavas depois de terem jogado mal e perdido um jogo cada contra o péssimo Juan Aurich. Não entendo até agora como conseguiram tal proeza. O Inter tem que erguer as mãos e agradecer pois, se não fosse o Santos vencer o time boliviano, seria eliminado de forma tosca. Como não foi eliminado, um castigo até pior veio: enfrentar um time brasileiro logo nas oitavas, e logo o Fluminense, o melhor de todos. Os colorados vão precisar de sorte se quiserem o tricampeonato da Libertadores. Dos times brasileiros, o que deu mais sorte foi o Santos, por pegar um 'rebinha' teórico, o Bolivar. Vasco e Corinthians tem paradas mais complicadas. *** Dois jogaços nas semifinais da Liga Europa, em especial Atlético x Valencia. Partidas movimentadas, chances de gol criadas com certa facilidade, enfim, promessa pra mais espetáculo semana que vem. *** Parabéns ao Rivaldo, brilhante jogador, mesmo às vezes escolhendo jogar em lugares não tão tradicionais no futebol." (Charles Tavares)

"Qual a vantagem do Fluminense em ser primeiro geral, afinal de contas? Leva um 2 a 0 lá no Beira-Rio e vai ter que parir uma onça no Engenhão pra reverter! Acho que, pelo terceiro ano seguido, teremos o primeirão morrendo logo. *** Botafogo x Guarani, chatíssimo, um pé na ideia, me levou a ter uma certa pena daqueles que têm como profissão acompanhar jogos de futebol para relatar depois. Em contrapartida, recordo que há pouco tempo, fazendo umas pesquisas na web, dei com uma entrevista de Nelson Rodrigues a Geneton Moraes Neto no 1° de Maio do ano de 1978, bem na hora do amistoso Brasil x Peru, que terminou 3 a 0 para o time do Coutinho. O Anjo Pornográfico não deu lá muita atenção ao jogo, com exceção dos gols, mas isso não o impediu de entregar para a publicação em O Globo do dia seguinte uma crônica que em nada discrepava do desenrolar da partida. Tá certo que Nelson privilegia o lado humano do desporto, mas de qualquer forma o que cabe dizer é que já àquela altura ele se isentava de ter que acompanhar determinadas peladas, pois se garantia ao correr da pena mais do que os jogadores em campo. *** Com os elementos que possuo, sou levado a crer que foi o Roger quem abriu mão do direito à defesa a partir do momento em que, tomando conhecimento do dia do julgamento, optou por se ausentar. A Justiça teria que ficar esperando-o? É isso que eu chamo de 'tornar-se refém do réu'. *** Anthony Hopkins está a cara do Hitchcock! *** Quando ouço falar em rock tupiniquim, me dá vontade de rir! Ver a coluna de Nelson Motta sobre os Rolling Stones no 'Jornal da Globo' motivou-me a perguntar a quem entende do assunto: existe algo sequer parecido com eles no Brasil, seja em relação à musicalidade ou à atitude? Por estas paragens ao sul do Equador, muita gente acha que basta colocar uma guitarra que vira rock - e aí incluo as marchinhas carnavalescas da Rita Lee e muitos dos baiões e xotes estilizados de Raul Seixas e Herbert Vianna. Por princípio, acho ridículo roqueiro com mais de 40, mas abro exceção para Mick Jagger e Keith Richards. *** Você não está nem aí quando vê Ísis Valverde esnobar as propostas para posar nua porque não leu uma entrevista em que ela disse que sua timidez fora das telas chega a tal ponto que, se entrar num lugar onde não se sente enturmada, é capaz de sentar no cantinho dela e ficar mais de hora sem puxar assunto com ninguém. Disse também que não gosta que fiquem olhando pra ela nos lugares, e não é por estrelismo. Sei bem o que é isso e falo na condição de ex-tímido: ela jamais posará nua. Sendo mineira e tímida, é ruim, hein? Eu conheço as mineiras. Não meça as moças pela régua do teu desejo. *** Para Nathália Dill, eu dava casa, comida e um nome limpo na praça. Bonita, inteligente, atriz de talento e ainda manda ver no cavaquinho: como não amá-la? E não tenho em boa conta Cauã Raymond, que pela segunda novela consecutiva irá dar um toco na bela Nathália. Ô sina! Se em 'Cordel Encantado' ele a trocou pela bonitinha e nada mais que isso Bianca Bin, agora a bola nas costas será devido à Débora Falabella, que, passada a fase 'Mulher Invisível', voltou a encarnar a mulher sem sal que sempre foi. Cada vez que vejo Cauã tão empolgado com Nathália quanto professor quando vê o contracheque, me dá vontade de jogar uma almofada na TV e gritar: 'borracha fraca!' *** Repare em Cristina Maia, repórter da EPTV que tem uma coluna sobre decoração no 'Jornal Hoje'. Ela é um chuchuzinho. *** Flávia Freire com um ar de professora do segundo grau? Tudo leva a crer que teu ensino médio foi puro embalo, pois eu só fui ter professora gostosa - mas gostosa mesmo - na faculdade! *** Não acho Luciana Mello bonita, nem gosto dela como cantora e não acho que ela seja um ideal de beleza de quem quer que fosse, pois não vejo falarem nela e nunca vi nada de mais nela, mesmo sendo bastante democrático o meu gosto pra mulher. Acho meio desproporcional essa cantorinha sem alma - como, de resto, a maioria das que surgiram de 2000 pra cá - merecer o posto e a minha queridinha Malu Mazza, repórter da RPC, não ter vez." (Clayton Moreira)
Primeiro: não tive professora gostosa como a Flávia, mas já vi algumas em filmes que casam direitinho com o que eu quis dizer. E segundo: você não acha Luciana bonita, mas eu acho. Você acha Malu bonita, mas eu não acho. Como o editor deste site ainda sou eu, prevalece o meu gosto, por mais que eu aceite sugestões, mas não necessariamente vá atendê-las.

"Engraçada essa CBF. Agora, dizem que cogita acabar com a Série D justo quando a Série C chega a um formato mais aproximado ao que ela deseja? Espero que ela tenha uma boa carta na manga pra não reinchar a Terceirona." (Daniel F. Silva)

"Disparado, Flu x Colorado é o melhor jogo das oitavas. Difícil avaliar, mas.... vou com o time gaúcho por ter jogadores mais decisivos. O Emelec vai enrolar a vida do Corinthians. Não podemos deixar de lado Boca e Vélez pois time argentino tem uma força extra nas retas finais dos campeonatos importantes. Quais serão os times que passam para a próxima fase da Libertadores?" (João Vitor Vieira)
Minha bola de cristal ainda não me inspirou a dizer os oito eleitos.

"Claro, Hugo Leonardo Souza Pinto. Neste caso de Cruzeiro 6 x 1 Atlético, não posso acreditar em venda por uma razão muito simples: por que o Atlético aceitaria isto se tinha a chance de fazer o Cruzeiro passar pela maior vergonha de sua história? Há coisas que não tem preço e, se o time do Alexandre Kalil se vendeu, sinceramente, seria melhor fechar as portas. Não acredito nisso mesmo. O Cruzeiro estava com as finanças debilitadas e não acho que o Galo do Leonardo seria capaz de tamanha baixaria. Apesar de não gostar do Atlético por questões óbvias de rivalidade, não consigo imaginar isto. Seria o mesmo que achar que o São Paulo faria o mesmo pro Corinthians e o Grêmio pro Inter. *** Não leio a coluna da Fabíola Reipert, mas fui ver do que se tratava. Acho que ela dá uma aumentada no que ouve e sabe que, se Neymar foi meio 'antipático', é até compreensível. Deve ser um saco não poder dar um passo sem parar pra tirar foto, assinar papéis etc. Além disso, funcionários da Bandeirantes não deveriam tietar no ambiente profissional. Se eu fosse chefe deles, daria suspensão e desconto no salário se flagrasse babação. Neymar pode até se dar a essas frescuras. Pior seria Oscar, Lucas ou Casemiro se achando como em 'Zoolander', em que Ben Stiller, que todo ano ganhava o prêmio de modelo do ano, num determinado ano em que não ganhou se levantou enquanto o apresentador do prêmio anunciava o vencedor e foi ao palco receber, de tão acostumado que estava de ganhar. Só lá ele percebeu o mico. *** Para todos que acham que o Inter é 'santo' no caso Oscar, esta manchete: 'Internacional precisa aprender a não roubar jogador, diz presidente do Galo'." (Marcos Tony)
Só que já li alguns gremistas, assim que viram esta manchete, perguntarem se o Kalil não fez a mesmíssima coisa ao, no entender deles, "roubar" do Grêmio o preparador de goleiros Francisco Cersósimo em meio à fase final do Campeonato Gaúcho e à disputa da Copa do Brasil.

"O Chelsea jogou todo fechado contra o Barcelona, soube encaixar um contra-ataque e venceu. Sua estratégia também funcionou pela noite pouca inspirada da parte ofensiva dos catalães, que desperdiçaram diversas chances claras. Pelo menos a emoção está garantida na volta pois ao Barcelona a vitória simples não serve. Roberto Di Matteo tem feito bem mais que André Villas-Boas - e com o mesmo elenco. *** Assisti a um modorrento Botafogo 0 x 0 Guarani. Que horror o que esses times apresentaram. E grande reação do Vitória frente ao ABC ou grande entregada do ABC frente ao Vitória? Perder depois de estar vencendo por 2 x 0 e levando dois gols ao fim do jogo é demais, é para merecer ser eliminado da Copa do Brasil." (Natanael Felipe Rhoden)

"Muito interessante a entrevista do médico do Fluminense no Fox Sports, durante o jogo contra o Arsenal, quando disse que Wellington Nem teve uma contratura na perna. Onde mais ele queria que fosse a contratura? No braço?" (Ricardo Haertel)

"Aposto que, pelo terceiro ano seguido, a Libertadores ficará no Brasil, confirmando o desempenho muito bom de nossas equipes, já que, nas últimas 12 edições, apenas em 2002 e 2004 não tinha brasileiro na final. Para mim, Corinthians, Santos e Vasco são favoritos em seus confrontos, enquanto a imprevisibilidade paira em Fluminense x Internacional, que são dois times nominalmente agradabilíssimos, mas na prática não tem correspondido. Vejo apenas Vélez ou Boca com capacidade de tirar o caneco do Brasil. Já disse da fraqueza que é o time do Boca, mas nestas fases decisivas e agudas a tradição costuma não falhar e os xeneizes podem crescer. *** Quanto aos palpites sobre a Copa do Brasil, apenas divirjo dos teus em Paysandu x Vitória. Sinceramente, não imagino o Papão eliminando o organizado e eficiente time do Coxa. Já o Vitória, sim, mesmo não tendo um treinador - pois Ricardo Silva é interino - tem capacidade de avançar, sobretudo porque o Botafogo está momentaneamente inconstante e não me passa nenhuma confiança. *** À torcida do Criciúma, diria para não criar positivas expectativas com a chegada de Paulo Comelli, afinal, trata-se de um treinador de qualidade duvidosa. *** Ótimo resultado do Atlético de Madrid e mais uma atuação agradável de Falcao Garcia, que é um atacador com incrível capacidade de finalização e faro de gol. No outro jogo, acredito que o Bilbao vai reverter e ser finalista diante dos 'Colchoneros'." (Romário Henderson)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Iggy Pop completa 65 anos neste sábado. Aqui está um "temón" dele junto com Kate Pierson, a sensualmente gostosíssima voz dos B-52's: "Candy".

Antes do Arremate...

...Deus me livre falar um negócio desses (risos), mas não há como não concordar com uma menção do Hugo Botelho que, prestando bem atenção ontem, notei ser corretíssima: Carlinhos Cachoeira é muito parecido de rosto com Geraldo Luís, do "Balanço Geral" da Record de São Paulo. Vejam aqui se há fundamento mesmo ou se estou louco. Enquanto isso, arrematemos.

Arremate

Romário apoiando Zé das Medalhas? Não me decepciona, Baixinho, pelo amor de Cristo.

"24 Horas" volta antes do próximo escorregão do ilustre congressista!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.