.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

19 de abril de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 225
O jogo só acaba quando termina

A célebre afirmação se fez muito verdadeira nesta quarta-feira em quatro ocasiões.

A primeira não se enquadra exatamente junto às demais pois não teve gol na troca de sinal amarelo para vermelho, mas o frenesi do fim pode ser aplicado à semifinal da Liga dos Campeões da UEFA. Ou não foi uma loucura aquele final com Cech fazendo uma defesa que teve cara de ser a da classificação e, principalmente, a bola acertada na trave e o rebote mandado por Busquets na casa da mãe dele? Jogando fechadérrimo, aproveitando a finalização de Drogba antes do intervalo e contando com um Barcelona perdendo gols importantes e com Messi apagado, o Chelsea obteve uma grande vitória - ainda mais que foi por 0, ou seja, é marcar um gol no Camp Nou e forçará os espanhóis a anotar 3. Na bola, nada difícil de acontecer. Resta saber o psicológico de uma adversidade.

A segunda foi na Argentina. O Fluminense saiu na frente contra um Arsenal que jogava por laranjas (aliás, por que "laranjas" e não morangos, uvas ou limões?), mas tomou o empate no tempo segundo. A menos de 5 minutos do fim, Thiago Neves conseguiu jogar um pênalti nas mãos do goleiro - aliás, goleiro não; volante Torres, que fez as vezes de goleiro pois Campestrini foi expulso e os três câmbios já tinham sido feitos. Mas eis que, no último lance, Rafael Moura desempatou e rendeu aos tricolores a melhor campanha dos qualificados às oitavas-de-final da Libertadores. Incrível!

A terceira foi em Curitiba. Numa partida muito movimentada, o Ceará abriu os trabalhos a cerca de 20 minutos do fim. Quem vencesse na Capanema avançaria para pegar o Palmeiras nas oitavas da Copa do Brasil. Mas eis que, no último minuto, Douglas Tanque deixou tudo igual para o Paraná, que será o adversário dos paulistas. Douglas marcou seu primeiro gol como profissional, ele que foi campeão da última Copa SP de Juniores e autor de 6 gols pelo Corinthians. 3 x 3 no geral, avançou quem fez mais gols como visitante: 1 do Ceará no PR, 2 do Paraná no CE. O Tricolor, não custa observar, fez apenas sua quarta partida oficial em 2012, já que a Série Prata do Campeonato Paranaense só começará no mês que vem. O técnico Ricardinho obteve 3 empates e 1 vitória.

E a última foi em Salvador. O ABC saiu na frente na etapa inicial e ampliou aos 21 do segundo. O alvinegro só cairia fora se levasse três gols. 33 do segundo, pênalti existente e o Vitória diminui. Daria tempo para um milagre? Talvez não, se aos 40 minutos Léo Gamalho não quisesse ser preciosista de encobrir o goleiro ao invés de cortar pra esquerda e disparar um chinelaço no alvo. Aos 44, veio o empate. Ainda dava ABC pelo mesmo motivo mencionado acima para o Paraná. Só que, logo no lance seguinte, mais um pênalti existente para o Vitória. Aos 48 do segundo, a virada. E que virada! O rubro-negro qualificou-se para enfrentar o Botafogo, que surpreendeu ao ter Loco Abreu no banco de reservas e "oxou" com o Guarani após vencer em Campinas.

Importante destacar que o triunfo do Leão teve como grande destaque Neto Baiano. O goleador chegou aos 27 gols em 2012, contando Copa do Brasil e Campeonato Baiano, e fez história na noite desta quarta-feira: com as três proezas, chegou às 46 marcadas no Estádio Barradão, do qual agora é seu maior artilheiro, superando as 44 proezas de Ramon Menezes.

Quatro partidas decisivas, quatro finais eletrizantes. Nessas horas é que vemos como o futebol vale muito a pena.

Copa Libertadores

Depois de quatro anos (mais especificamente contra o Barras, em Goiânia, na Copa do Brasil), o Corinthians voltou a ganhar por 6 x 0. Muito ruim esse Deportivo Táchira, heinhô? E ainda pariram uma bigorna para empatar com eles na Venezuela. O povo todo ficou espantado, ainda mais que é habitual deste Coringão do Tite ganhar de pouquinho e nunca por tamanha diferença.

Agora faltam dois grupos para a fase deles ser encerrada e termos oficializado o cruzamento das oitavas-de-final. Um destes grupos é o de dois brasileiros, que apresentará Santos x The Strongest e Juan Aurich x Internacional no começo desta noite. O Peixe têm 10 pontos, o Colorado 8 e o Strongest 7. Os paulistas não estão 100% classificados matematicamente, mas estão 100% classificados na lógica minha e de praticamente todo mundo. É mais fácil eu dançar o "Rebolation" num trio elétrico do que os bolivianos nem digo ganharem, mas sequer empatarem na Caldeira do Urbano. Da mesma forma, vamos e convenhamos, os gaúchos aprontarão demais se não vencerem os peruanos, mesmo que no reduto deles. Santos em primeiro, Inter em segundo e estamos conversados.

Copa do Brasil

Um confronto regional na próxima fase foi estabelecido com o triunfo da Ponte Preta nos pênaltis contra o Atlético Goianiense. Vem aí o São Paulo pela frente.

Enquanto isso, demorou, mas o Cruzeiro triunfou diante da Chapecoense e pegará o Atlético Paranaense. O Verdão do Oeste marcou primeiro e o empate aconteceu pouco antes do meio-tempo. Na etapa complementar, três buchas no alvo e a Raposa deslanchou. Wellington Paulista destacou-se com dois grandes gols e chegou aos 16 anotados em 15 partidas neste ano, uma média excelente.

Já o Fortaleza classificou-se ainda mais ao abrir o marcador nos Aflitos e chegar aos 5 x 0 no agregado. Jamais que o Náutico faria seis de diferença. Fez apenas o suficiente para virar e vencer, o que ao menos dá ânimo para seguir em frente rumo às semifinais do Campeonato Pernambucano, na qual já terá o novo treinador Alexandre Gallo, confirmado pela direção após o jogo. Enquanto isso, o Leão do Pici representará os cearenses na competição e duelará com o Grêmio. Receberei amigos do Ceará aqui em Porto Alegre. Muito legal.

Esta noite, uma partida encerrará a segunda fase. O Remo joga pelo empate ou por derrota por um gol a partir de 3 x 2, mas é visitante. O Bahia é mandante, mas precisa de 1 x 0 ou de dois ou mais gols de diferença.

A ordem dos mandos de campo das oitavas será definida hoje à tarde pela CBF. O cruzamento já projetando as quartas-de-final está assim: Palmeiras x Paraná / Cruzeiro x Atlético Paranaense; Grêmio x Fortaleza / Bahia ou Remo x Portuguesa; São Paulo x Ponte Preta / Atlético Mineiro x Goiás; e Coritiba x Paysandu / Botafogo x Vitória.

Liga Europa

Tem início a semifinal esta tarde, com Sporting x Athletic Bilbao em Lisboa e Atlético x Valencia em Madrid. Jogos da volta serão na semana que vem.

Joga muito este quarentão

Um dos principais atacantes do futebol brasileiro nas décadas de 1990 e 2000, Rivaldo completa nesta quinta-feira 40 anos.

Pernambucano de Paulista e revelado pelo Santa Cruz em 1991, despontou no "Carrossel Caipira" do Mogi Mirim. Dali foi para o Corinthians, onde não venceu campeonatos. Estes vieram em outro grande de SP: o Palmeiras. Duas conquistas marcantes daquele timaço da "Era Parmalat", o Brasileiro de 1994 e o Paulista de 1996, tiveram sua participação. Ingressou na Europa pelo La Coruña, mas ganhou o mundo nos cinco anos em que defendeu o Barcelona. Ali, foi campeão espanhol de 1998 e 1999, da Copa do Rei de 1998 e da Supercopa da Europa de 1998. Defendendo o Barça, foi eleito Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 1999.

Em 2002, transferiu-se para o Milan, mas pouco rendeu. Retornou ao futebol brasileiro dois anos depois, em passagem rápida pelo Cruzeiro, suficiente para agregar ao currículo o título mineiro. Em seguida, regressou à Europa e defendeu o Olympiacos, sendo tricampeão grego de 2005 até 2007 e bicampeão da Copa da Grécia em 2005 e 2006. Após três anos, jogou por pouco tempo no AEK Atenas. A seguir, o Uzbequistão foi seu destino, novamente com títulos: bicampeonato uzbeque em 2008 e 2009, além da Copa do Uzbequistão de 2008. No ano passado, sua segunda volta ao Brasil foi no São Paulo. Atualmente, ele defende o Kabuscorp em Angola.

A Seleção Brasileira também engrandece o currículo de Rivaldo. Medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta em 1996, venceu três títulos, o primeiro deles a Copa das Confederações em 1997. Nos outros dois, formou uma poderosa parceria com Ronaldo: a Copa América de 1999, na qual os dois dividiram a artilharia com 5 gols, e sobretudo a Copa do Mundo de 2002, onde Rivaldo marcou em todos os primeiros cinco jogos e, na finalíssima contra a Alemanha, participou diretamente dos dois tentos de Ronaldo.

Fica a justa homenagem a Rivaldo, grande atleta de muitos títulos pelo Brasil e pela maioria dos clubes por onde passou.

Curtinhas

*Com a derrota para o Boca Juniors ontem à noite, o Zamora ganhou com sobras o "Troféu Mico com 'MI' Maiúsculo 2012". Em seis partidas nesta Copa Libertadores, empatou apenas uma única vez (contra o próprio Boca, na Venezuela) e, principalmente, não marcou um único golzinho que fosse. Unzinho! Depois dessa, tinham que proibir o Zamora de jogar a Libertadores por uns 50 anos (risos).

*Candinho está de volta à Portuguesa para dividir com Wolnei Caio a gerência do futebol. Esta dupla deu certo em 1996, no vice-campeonato brasileiro que tinha o primeiro na casamata e o segundo no meio de campo. Dará certo novamente? A missão não é nada fácil: fazer um Brasileirão digno, ainda mais depois do rebaixamento para o "The Romance Championship" (Série A2 de SP).

*Recebo a dica do Matheus Felipe, da TV Record: sabe Leandro, o atacante do Grêmio que há horas pisa na bola dentro de campo? Agora apronta fora dele também. Nesta madrugada, foi parado em uma blitz da Lei Seca e, pego com uma falsa carteira de motorista, parou na delegacia. Leandro chegou a ser encaminhado ao Presídio Central, do qual saiu horas depois. Um banho de sal grosso não é o bastante para ele.

*Indicado pela FFERJ para pleitear a vice-presidência da CBF pela Região Sudeste, Zagallo repetiu a famosa frase: "vocês vão ter que me engolir mais uma vez". Vão mesmo? Fiquemos atentos.

*Raúl "Madrid" está de saída do Schalke 04, que anunciou que o contrato não será renovado ao fim desta temporada. Em quase dois anos, o artilheiro já marcou 39 gols em 96 partidas.

*Completa 50 anos hoje o piloto Al Unser Jr., filho de Al Unser, que venceu quatro vezes as 500 Milhas de Indianápolis. Al Jr. foi campeão da Fórmula Indy em 1990 e 1994, ano em que também ganhou as 500 Milhas, vencidas pela primeira vez em 1990. Um ano antes, ele bateu no muro na penúltima volta após toque do seu carro e do de Emerson Fittipaldi, vencedor daquela Indy 500.

*Sem cabelo curtinho (hahaha), Maria Sharapova faz 25 anos nesta quinta-feira, ela que já venceu três Grand Slam: Wimbledon em 2004, Estados Unidos em 2006 e Austrália em 2008.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de deixar de dançar o samba e mudar o ritmo para o fado: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O Portal IG informou nesta quarta-feira que foi comprado pelo Ongoing, grupo português que adquiriu as áreas de conteúdo e de publicidade. Até então, a Oi era a proprietária do ex-Internet Grátis.

*Vem aí a Rádio Gaúcha de Santa Maria. A informação é do blog do jornalista Claudemir Pereira, colunista do jornal A Razão e apresentador da Rádio Antena 1 de SM. Ele recebeu um informe de um dirigente da RBS (cujo nome preservou), que reportou que em data a confirmar o grupo lançará a nova emissora, que substituirá a Itapema na frequência 105,7 FM. Diz este informe do dirigente da RBS que a Gaúcha Santa Maria operará "com profissionais e conteúdo locais e dedicada à cobertura jornalística de toda a região central do Estado". A cuidar quando começará esta novidade e também a cuidar o que será da Imembuí AM 960, que é afiliada da Rede Gaúcha Sat.

*Hoje, completa seu primeiro ano de atividade a ÓTV Curitiba, emissora paga do GRPcom vista pelo canal 11 da Net Digital na capital do Paraná e no interior do Estado e em todo o Brasil e mundo ao vivo pelo seu site. Quando entrou em operação, a ÓTV tinha sua grade exibida das 17h à meia-noite. Atualmente, a programação já abre às 13h30. Todos os programas são próprios com exceção de algumas reprises da RPC TV ("ParanáTV: 1ª Edição", "Meu Paraná" e "Revista RPC"). Cumprimentos por esta iniciativa regional pelo primeiro aniversário e que muitos mais aconteçam.

*Desde hoje, a Record mexeu nos horários da manhã. Os noticiários locais foram esticados até 8h50, quando entrou o "Fala Brasil". E lá se foi pro espaço meia hora do "Hoje em Dia", iniciado às 10h30.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que, além de segundas, terças e quintas-feiras, o "Quem Fica em Pé?" também será exibido pela Bandeirantes aos sábados, às 22h10. Ou seja: para quem não liga em mais nada de nada na televisão das 9 às 10 da noite por acompanhar "Avenida Brasil" na Globo, haverá ao menos uma possibilidade de ver o jogo apresentado por José Luiz Datena.

*Mais Band: leio no Maurício Stycer que Sophia Reis não participa mais de "A Liga", alegando motivos pessoais para sair da estação. Mas isso levará um tempão para ser notado na telinha pois o programa é gravado com muita antecedência e há diversos episódios inéditos com sua participação.

*Leio na Keila Jimenez os quatro programas mais vistos do canal Viva em março, segundo o Ibope: o líder é "Roque Santeiro", depois vem "Sai de Baixo", pódio fechado pelo "Vídeo Show" e, na quarta posição, a "Escolinha do Professor Raimundo".

*Esta noite, o episódio de "As Brasileiras" na Globo terá Giovanna Antonelli como "A Venenosa de Sampa". Pago pra ver se superará Letícia Sabatella como "A Apaixonada de Niterói", meu episódio favorito (dos que consegui ver, e admito ter perdido alguns, uns por descuido e outros - como "A Fofoqueira de Porto Alegre" - de propósito para não me irritar). Mas confio no taco da Giovanna.

*Leio no Odair Dal Pozzo e na Keila Jimenez que Tom Cavalcante voltará à televisão nos próximos dias - mas não ainda como contratado de um novo canal e sim convidado especial de alguns programas. No começo de maio, ele participará do programa de Hebe Camargo na RedeTV!. E hoje, ele gravará no SBT o "Programa Silvio Santos". Esse não deixa de ser um registro muito curioso, considerando-se que há alguns anos o SBT processou a Record e impediu Tom de fazer uma imitação literal do Patrão numa paródia do "Qual é a Música?".

*Bom sinal: os episódios perdidos de "Chaves" retornados em agosto de 2011 foram efetivamente incorporados ao grupo de comuns exibidos em todas as faixas. Atestado isso nesta semana com o episódio do atropelamento com linguiças exibido às 13h45 na terça-feira e o triplo de esquetes aberto por "As Apostas" exibido ontem, às 18h30, ambos sem o logo de "EP".

*Luto na televisão dos Estados Unidos: morreu aos 82 anos, de ataque cardíaco, o apresentador Dick Clark, famoso por lá ao apresentar por décadas o programa musical "American Bandstand" e também a transmissão da festa de virada de ano na Times Square pela ABC. Aqui no Brasil, há alguns anos, o Sony exibiu um programa divertido feito por ele com Ed McMahon, o eterno parceiro de Johnny Carson no "The Tonight Show", chamado "Bloopers".

*A saideira: completa 25 anos nesta quinta-feira a estreia de "Os Simpsons". A família surgiu pela primeira vez em quadros curtinhos exibidos entre os quadros do "The Tracey Ullman Show", os quais compõem a pelos fãs chamada "temporada 0". O seriado de meia hora surgiria apenas em 17 de novembro de 1989.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver no bar do Joe tomando uma Duff junto com meu chapa Homer.

Bela do Dia: Carol Belli

Carol Belli, uma das novas assistentes de palco do "Pânico na Band". Panicat boa pra mais de metro!

Convivas

"Será um retrocesso acabarem com a Série D. Ela é hoje nada mais que a Série C de 3 anos atrás. Hoje, a Série C só está se valorizando porque tem a Série D, ou seja, o Brasil 'ganhou' mais 20 times. Com a extinção da Série D, será impossível manter a Série C como está hoje. O que você diz com 'inventar alguma coisa aliada aos Estaduais'? Não tem como. Exemplo: por índice técnico, nada mais justo que por o melhor paulista na Série C do ano seguinte, mas qual a ambição de um time do Amazonas sabendo que nunca poderá chegar a uma divisão do Brasileiro? A Série C daqui a 2 anos tende a ser a Série D e 'perderemos' 20 times." (Adilson Roberto Vilas Boas)
Quando falo em fazer alguma coisa relativa aos Estaduais, me refiro a algo mais ou menos tipo a Série D, como um torneio curto com uns 16 times (qualificados via mini-torneios regionais pós-Estaduais com os melhores de cada região - descontados os já participantes das Séries A, B e C - e com representantes equivalentes à representatividade de cada uma, tipo isso: 6 do Sudeste, 4 do Sul, 4 do Nordeste, 3 do Centro-Oeste e 1 do Norte, alguma coisa assim), do qual saíssem quatro times que sucedessem no ano seguinte os quatro rebaixados da Série C. Algo assim eu acho que daria certo.

"O Bayern jogou bem contra o Real Madrid, sempre controlando a partida e atuando com velocidade com seus dois extremos, Robben e Ribéry. Se Schweinsteiger estivesse em melhor jornada, o time bávaro poderia ter tido um placar mais dilatado. Marcelo mostrou ser um jogador ainda imaturo para ser titular absoluto da Seleção. Mesmo reconhecendo nele qualidades de bom lateral, mostrou novamente descontrole emocional. Sergio Ramos teve uma partida ao nível do Pepe, ou seja, péssima. Mesmo assim, o time espanhol teve a 'melhor derrota' pois, com 1 x 0 em casa, passa para a final. Confronto em aberto ainda. *** A Série D pode ser uma porta de entrada de times menores no cenário nacional, e acabar com ela, ainda sem nem testá-la por muitos anos, é um tiro no pé da CBF. Por que não realizá-la de forma racional, regionalizada e com mais frequência? *** Fernando Henrique Franca Gemignani: concordo que o impedimento marcado contra o Independente no jogo com o São Paulo foi mal marcado e prejudicou o time paraense, ainda que, no fim das contas, existisse o jogo de volta, principal objetivo dele. Sobre o pênalti contra o Bahia de Feira, não tenho muitas dúvidas de que, se estivesse Barcos, Liedson ou Borges no lugar do Luís Fabiano, a penalidade - para mim existente - seria marcada do mesmo jeito, pois nesse tipo de lance a falta é marcada na maioria das vezes, ainda mais para time grande, seja ele qual for. Daí a dizer que já existe um 'complô pró-São Paulo' é um pouco demais. *** Roger Nicolini: me parece claro que o problema do São Paulo é com Oscar e seu empresário e não com o Internacional, que entrou meio de 'gaiato' na história. Digo isso pois não quero crer que o time gaúcho aliciou diretamente o jogador e sim que o empresário do atleta vendeu facilidades, como sair do São Paulo, para encobrir dificuldades como os problemas jurídicos que poderiam acontecer com o rompimento do contrato. *** Não vejo novelas ultimamente, mas não seria meio que uma 'forçação de barra' fazer uma novela utilizando como tema essa coisa de 'tecnobrega'? Me passa a impressão de que, hoje em dia, as novelas são veículos de propagação de modas e não veículos de exibição de uma ideia e de uma história. *** Bem escolhida Luiza Mazzarino como Musa do Gauchão. Bela de rosto e corpo. Você concordou com a eleição?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Não concordo e nem discordo apenas porque não vi todas as candidatas. Ela é linda, mas de repente teve alguma mais linda ainda e não fiquei sabendo.

"Sim, é possível vencer o Barcelona. O Chelsea tinha que dar essa receita pro Real. Soube se postar no campo de defesa, esperar o Barcelona chegar e, em uma única oportunidade, vencer a partida. Ontem não era dia dos catalães, com duas bolas na trave e um monte de chances desperdiçadas que podem fazer a diferença no final das contas. *** Bayern e Real fizeram um razoável jogo, com a equipe alemã superior a partida toda. Mas creio que a equipe espanhola foi prejudicada, pois Luiz Gustavo estava impedido e acabou atrapalhando a visão de Casillas, que não chegou na bola chutada por Ribéry. Mas um gol feito na casa do adversário ajudou muito o Real, que tem que fazer seu dever de casa. *** Que joguinho chato foi Botafogo x Guarani, seríssimo candidato ao pior jogo do ano ao lado de Juan Aurich x The Stongest. Não houve movimentações e lances de perigo. Esperava mais do Guarani, mas nada aconteceu. *** Finalmente o Corinthians conseguiu impor um ritmo de jogo assustador perante o seu adversário e conseguiu converter isso em muitos gols. A equipe está de parabéns por jogar com uma ótima regularidade. *** Campanha 'excepcional' da Lusa nesse início de temporada. Cotada por algumas pessoas como favorita ao título ou pelo menos para se classificar entre os 8 primeiros, foi rebaixada de forma melancólica. Isso prova que, quando um time sem estrutura começa a vender seus craques depois de um bom campeonato, a equipe nunca será mais a mesma, entrando consequentemente numa crise profunda. Pra coroar o ano, só falta ser rebaixada no Brasileirão. *** O Palmeiras vem derrapando feio no Paulistão. Cadê aquele time que estava jogando bem e sério? Empatar em casa, com dois a mais e contra um time fraco e já rebaixado, é sacanagem. Abre o olho, Palmeiras, se não nem passará das quartas-de-final e não chegará longe na Copa do Brasil. *** Dá um ódio quando vejo pessoas que querem livrar times da sua própria incompetência. Ano passado foi o Paraná que queria permanecer na elite do Paranaense, agora é o Ferroviário no Ceará. Querer mudar uma situação fora de campo é algo sujo e inaceitável, ainda mais se o supervisor de futebol sabia de uma suposta irregularidade de um time que brigava diretamente com a equipe pra não cair. *** A Band tá de sacanagem em colocar Silas Malafaia num domingo, na hora do almoço." (Charles Tavares)

"Explica, por favor, pois não entendi. Você não achou correto Roger não comparecer ou terem julgado ele à revelia? Se o réu foi comunicado e não compareceu, a Justiça tem que dar prosseguimento aos trâmites legais, sob pena de tornar-se refém do réu. É assim na Justiça Comum, é assim na Justiça Desportiva. *** Veja só o que é o discurso previamente orientado: já se sedimentou de tal forma a infalibilidade de Lionel Messi que isso acaba distorcendo a visão de jogo de muitos jornalistas. Por exemplo: o nosso preclaro Juca Kfouri, em sua análise do jogo, convenientemente esqueceu de mencionar que o gol do Chelsea se originou numa bola perdida pelo argentino e que o time catalão foi pego com as calças na mão, todo desarrumado na retaguarda. É, o Barça é um time à beira da perfeição, mas ontem falhou. *** Se César Tralli foi praticamente intimado a tirar folga, então o mesmo deve se dar com sua esposa, de modo que provavelmente não desfrutaremos da presença de Flávia Freire no 'Jornal Nacional' do próximo sábado. Reparo que ela vem emendando direto desde que assumiu de vez a previsão do tempo. Salvo engano, há um artigo da CLT que diz que os cônjuges que trabalham numa mesma empresa devem tirar férias juntos e também folgar no mesmo dia da semana. Some a isso o fato de que é uma judiação obrigar um homem que seja casado com Flávia Freire a ficar sozinho em casa num sábado e, daqui a dois dias, teremos que ficar mesmo com as reservas do time global, Dadás Maravilhas num time que tem Pelé. E a 'Pelé' da beleza jornalística tava que tava nesta quarta, devidamente embalada a vácuo da cintura pra cima, com aqueles dois melões roliços apontando para o telespectador como que quase a implorar: 'Olhem pra mim!' *** O clipe (?) de 'Ex Mai Love' tem sua graça. Agora, dizer que foi a equipe da Gaby Amarantos que botou aquilo na rede e ainda chamou de clipe de divulgação? Me dá uma hora que eu monto uma porcaria dessas com o pé nas costas! Troço tosco! Uma coisa é um Zé qualquer feito eu fazer e postar, outra é a equipe de uma cantora famosa. Mas a canção é suingada, inteligente e ainda possui a vantagem de não enveredar por aquele estilo de letra que diz: 'Vai pra cima, vai pra baixo! Eu vou te ensinar como é que se faz! É a dança do...' Quem disse que quero aprender a me chacoalhar feito pato bêbado no meio da sala? E tenho o maior respeito pela Gaby, que está muitos degraus acima de Calypsos e similares, fora o fato de que ela é vitaminadíssima, pra usar uma gíria bem anos 90. Por outro lado, não entendi sua referência ao Latino. Quem canta o tema de abertura de 'Avenida Brasil' são uns tais de Robson Moura e Lino Krizz. *** Jennifer Garner já quarentona? Puxa! Ela é aquela gata que só faz filme porcaria, né? Não deixa de ser um caminho artístico. *** Nenhum artista vale a gente desembolsar 400 mangos para assisti-lo. Essa avidez arrecadatória dos artistas tem relação direta com a explosão dos downloads ilegais de músicas e vídeos, que arrebentou com uma das fontes de renda do show business, a venda de CDs e DVDs. O resultado é que a bilheteria de shows passou a ser a principal fonte de lucro de artistas como a Madonna." (Clayton Moreira)
Primeiro: não achei correto o julgamento à revelia. Que o Roger merece o gancho de 4 jogos é fato consumado, pois foi uma patifaria aquilo no Danilinho. Mas o direito à defesa ele tinha que ter, evidentemente. Segundo: tanto Messi ontem quanto Cristiano Ronaldo anteontem ficaram devendo, o que não deixa de ser sintomático e explicativo em boa parte das derrotas dos dois espanhóis. Terceiro: tarado!!! (risos) E nem foi o dia em que a Flávia estava mais linda e sexy, embora o ar de professora do segundo grau a deixasse muito atraente. E quarto: sei lá se é com Latino ou com qualquer outro o tema de abertura da novela das 9. É kuduro e não vou com a cara disso (risos).

"Só explicando: sempre foi vinheta da Globo mesmo separando os programas, desde a época da TV Aliança Paulista. De uns 4 anos pra cá, mudou e passou a ser uma vinheta da TV TEM. Agora, de uns dias pra cá, voltou a vinheta da Globo mesmo." (Fernando Henrique Franca Gemignani)

"Muita coincidência nos Campeonatos Baiano, Mineiro e Paulista: o último jogo da primeira fase de classificação acabou sendo a disputa da próxima fase (Vitória x Feirense, Atlético x Tupi e Corinthians x Ponte Preta). *** Portuguesa rebaixado, Náutico e Sport levando de 4 para times da Série C. Pode se dizer que já temos três rebaixados no Brasileirão deste ano: Lusa, Náutico e Sport. *** O Marcos Tony deduziu que os jogadores do Lanús estavam comprados contra o Flamengo. Já que ele tem um olhar clínico sobre o assunto, gostaria que expressasse o que achou do comportamento dos jogadores do Atlético no último jogo do Brasileirão do ano passado contra um Cruzeiro sem seus dois melhores jogadores e que terminou 6 x 1 para os celestes. *** Há meses perguntei sobre uma música que as torcidas de alguns times europeus cantavam nos jogos e que foi tocada na Copa da Alemanha. Descobri é 'Go West', do Pet Shop Boys, que foi originalmente gravada pelo Village People." (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Como o vitorioso por 6 x 1 foi o Cruzeiro, o Marcos não dirá que o Atlético estava comprado e sim que ganhou quem é melhor.

"Roger Nicolini, nem gosto do São Paulo. Não pense que defendo o clube. Não concordo é com a atitude do Oscar e do seu empresário. Não acho correto o que o Inter quer pagar, é pouco perto do que ele ganharia se fosse vendido. Acho ele mascarado, igual a Leandro Damião, Lucas e Casemiro. O único jogador do Brasil que vale o quanto falam - e até mais - se chama Neymar. Aquele moleque é muito bom e curto muito seu talento, seu estilo invocado e sua marra. Neymar é 'o cara' aqui no Brasil e, pra mim, o verdadeiro rei do futebol nesta terra. Neymar é maravilhoso e, nem por isso, é pedante e pretensioso. Nisto e no talento ele se parece muito com Messi, embora o argentino seja muito mais tímido. *** Depois falam que o Barcelona é o 'queridinho' dos árbitros. O juizão deixou de marcar dois pênaltis e de expulsar pelo menos dois jogadores das 'mocinhas virgens' do Real Madrid. Deve ser por isso que o árbitro não viu má fé nas entradas criminosas contra os jogadores do Bayern de Munique. Vergonha! E o tal Marcelo? Ridículo, feio, mascarado, não joga nada e se acha bonzão, mas é tosco." (Marcos Tony)
Não estou dizendo que acredito nela até porque não acredito em quase nada do que ela diz - mesmo que volta e meia eu a mencione por, nestas vezes, levar fé naquilo que ela diga baseado no meu "sentimentômetro" -, mas você viu o que a "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert publicou sobre a participação do Neymar no "CQC"? Das duas uma: ou ele é tudo aquilo mesmo ou a Fabíola tem alguma bronca particular não explicada com o Neymar, do qual ela já havia falado mal algumas vezes antes.

"Esse regulamento da Série C para este ano era o que deveria ter sido adotado em 2009, quando tudo indicava que a competição seria administrada pela FBA? E que fim levou a FBA? *** Há uma injustiça praticada pela CBF na Série D. Se o torneio é dela, por que os clubes tem de arcar com os custos de viagens, hospedagens etc.? Não há lógica nisso. Hoje, o Brasil têm condições de ter no mínimo cinco divisões em disputa e uma seletiva, dando para manter 200 clubes em atividade o ano todo. Não sei qual é o pensamento do José Maria Marin em relação a quatro divisões, mas seria ridículo tirar a 4ª divisão e voltar a ter apenas a Série C, sendo que nela tinha o mesmo problema e ainda o alento de equipes de renome como Remo, Gama, Juventude estarem na competição nacional. É preciso rever a quantidade de clubes nestas duas séries. A Série C não teria condições de ser por pontos corridos, salvo se uma emissora grande de TV se propusesse a transmiti-la e dar condições a isso. Como está hoje, 20 clubes é muito pouco. O ideal seria no mínimo 25 ou 28 equipes. A Série D é a mesma coisa, fazendo um torneio para o mesmo número de clubes, com várias fases e terminando num octogonal, onde os 4 melhores subiriam. Por fim, deveria ser criada a Série E, nos moldes da antiga Série C, não com 40 e sim com 64 times oriundos do Brasil todo. Com a Série D assim como está hoje, aí defendo o pessoal de Rondônia ou mesmo Roraima, que não quer mandar representantes." (Raider Lopes Martins)
Não sei que fim levou a Futebol Brasil Associados, mas a pergunta é boa.

"O Barcelona massacrou o Chelsea na posse de bola, jogou no campo de ataque, encurralou os Blues, criou situações de gol principalmente no primeiro tempo, mas faltou-lhe o que teve o Chelsea: eficiência. Ninguém ganha antes do jogo, e o menosprezo para com o Chelsea foi ridículo por parte de algumas pessoas. Dizer que o Barcelona é o favorito no confronto é uma coisa. Agora, dizer que já está na final é falta de respeito com os Blues. Passa o Barça, mas não será fácil como muitos previam. A consistência defensiva dos ingleses foi bem feita na etapa complementar, porque na inicial Sanchez entrou livre e chutou no travessão, Fábregas recebeu bom passe de Messi e Ashley Cole tirou em cima da linha, Fábregas voltou a perder um gol na pequena área, ou seja, nos primeiros 45 minutos encontraram espaço para jogar. *** O Bayern de Munique conseguiu um resultado muito importante. Contra um time tradicional e forte, qualquer vantagem seria profícua. O Real Madrid segue sendo o favorito para avançar, mas a necessidade de reverter o placar pode atrapalhar, já que em momento algum nesta temporada o time de Mourinho precisou fazê-lo e, assim, o Bayern pode em rápidos contra-ataques surpreender. Marcar gols na Espanha será fundamental para os bávaros. *** Felipe Massa é o único piloto que ainda não marcou pontos - os pilotos das nanicas não contam. Seu desempenho é simplesmente tosco. Sequer está conseguindo chegar ao Q3 nos treinos, o que evidencia seu momento escandalosamente pífio. Creio que Luca Di Montezemolo já está estudando possibilidades para sucedê-lo ao término de seu contrato, pois renovação não ocorrerá. Estou gostando da Mercedes neste início, que tem tido uma performance soberba nos treinos, mas perdendo ritmo nas corridas devido à degradação demasiada dos pneus. Mas em Xangai isso não aconteceu, o que possibilitou a vitória do jovem e talentoso Nico Rosberg. Se os neumáticos seguirem sendo bem cuidados nas corridas, acredito que Michael Schumacher voltará, enfim, ao pódio." (Romário Henderson)

"Romário demorou, mas vem se revelando a decepção que eu esperava que ele seria desde quando foi eleito. Primeiro foi o que fez ao Marin. Depois, disse querer Joel Santana na Seleção - atitude populista, já que Mano Menezes não é unanimidade. Agora, fala bem do 'querido' Anthony Garotinho. *** Leonardo Baran disse que a CBF não vai acabar com a Série D. Confio nele ou acredito nos que dizem que Marin acabaria com a D pra não perder apoio? *** Qual seria a explicação correta para o fato dos times mexicanos jogarem a Libertadores?" (Wanderson Ferreira)
Primeiro: só sei que nada sei sobre a Série D. E segundo: questões midiáticas comerciais. A Fox Sports da América Latina considera importante demais o mercado do México, por isso conseguiu que a Conmebol incluísse clubes deste país na Copa Libertadores.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

71 anos de Roberto Carlos. Inevitável escolher este tema aqui, que tem tudo a ver comigo por razões mais do que óbvias quando se sabe o título dela: "Meus Amores da Televisão". E são tantos...

Arremate

Faltam 50 dias para Polônia e Ucrânia centralizarem as atenções do mundo futebolístico com a Eurocopa.

"24 Horas" volta antes que tenha início o segundo maior torneio de seleções do planeta!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.