.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

16 de abril de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 222
E a "Barcelusa" caiu

De retornada à Série A do Campeonato Brasileiro a rebaixada para o "The Romance Championship" (Série A2 do Campeonato Paulista) em menos de meio ano. Esta é a Portuguesa. Inexplicável e incrível uma ascensão seguida de tal queda. A "Barcelusa" acabou. É uma brincadeira cruel, mas infelizmente verdadeira: a "Barcelusa" virou "Barcelooser". Bastaria ganhar do Mirassol para fugir do descenso. Só que tomou 3 gols. Depois é que marcou duas vezes. Mas ao invés de empatar, levou o quarto gol. Uma despedida melancólica de uma campanha que foi vexatória.

Mas ainda havia salvação. Botafogo e Guarani empatavam e isso mantinha a Lusa na elite. Mas a dois minutos do fim, Clebinho acertou um chute muito feliz e desafogou a gente rubro-negra no Santa Cruz. Clebinho, que está com 25 anos, mas joga futebol há apenas um ano e meio (antes exerceu várias profissões, como cabeleireiro e metarlúgico), manterá Ribeirão Preto na Série A1 para 2013. O Botinha, treinado por Vagner Benazzi, obteve três vitórias nas três últimas rodadas. Nas 16 anteriores, havia ganho somente 3 vezes. Uma reação sensacional na finaleira.

Mas ainda havia salvação para a rubro-verde paulistana. Se o XV de Piracicaba perdesse para o Mogi Mirim, seria rebaixado. Mas a partida terminou empatada com 2 gols de cada lado e, desta forma, o Nhô Quim continua na divisão principal, empatado em pontos com a Lusa, mas tendo uma vitória a mais. Após sete derrotas consecutivas, o time treinado por Estevam Soares reagiu nas sete rodadas seguintes, vencendo quatro partidas (foram cinco no total, conste dos autos), perdendo duas e empatando esta última. Ao fim de 12 rodadas, somava 5 pontos; ao fim das 19, foi a 18.

Não foi especificamente ontem que a Portuguesa foi rebaixada. Foi a sequência da competição. Enquanto Botafogo e XV de Piracicaba reagiram na reta final feito pangarés que se transformaram em alazões, a Lusa ficou naquele trote inconsequente e perdeu alguns pontos preciosos, como na incrível entregada de rapadura para o Oeste (vencia por 2 x 0 e perdeu por 3 x 2) e no empate dado no fim para o Linense. Com ela, vão para a Série A2 do ano que vem o Guaratinguetá, a Catanduvense e o Comercial, já rebaixados na rodada anterior.

E eu que pensava tanto que a Lusa não cairia quanto que ela ganharia algum fôlego com a reviravolta na Copa do Brasil, contra o Juventude. Mas nem sempre a gente acerta todas...

Mais do Paulistão

Com reservas por pensar na Libertadores, o Corinthians ganhou da Ponte Preta, que perdeu pela quarta vez consecutiva. O primeiro lugar foi conquistado graças à derrota do São Paulo para o Linense, que evitou uma sequência isolada recorde de 12 vitórias consecutivas (apenas igualou as 11 de 1943 e de 1982). O Santos ficou em terceiro ao aplicar a quina na Catanduvense, fechando com chave de ouro o fim de semana do centenário com direito a um golaço de Paulo Henrique Ganso por cobertura e um quase golaço de bicicleta de Neymar.

O quarto lugar, apesar da derrota para o Botafogo, ficou com o Guarani. É que o Palmeiras só empatou com o rebaixado Comercial (que teve dois jogadores a menos no segundo tempo), em jogo de 10 minutos finais alucinantes, nos quais saíram três dos quatro gols - e sairia o 3 x 2 alviverde, não fosse um impedimento inexistente em gol de Henrique. Se o Verdão ganhasse, seria seu o mando de campo nas quartas, que ficaram assim (datas a definir): Corinthians x Ponte Preta, São Paulo x Bragantino, Santos x Mogi Mirim e Guarani x Palmeiras.

A rodada final ainda teve uma preocupação na única partida que não valia rigorosamente nada: os 4 x 2 do Oeste sobre o Ituano. Roger, atacante do Rubrão, teve uma convulsão perto do fim do primeiro tempo e foi levado à UTI para observação, mas está bem e poderá receber alta na manhã de hoje. Um sustaço que, graças a Deus, ficou só nele.

Carioca: olha o Bangu aí, gente!

Nenhum ponto ganho na Taça Guanabara. 7 derrotas em 7 jogos. 7 gols marcados e 18 sofridos. Pouca vergonha de causar revolução. Vire a página do livro. 15 pontos ganhos na Taça Rio. 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota. 10 gols marcados e 5 sofridos. Primeiro colocado do Grupo B. Este, senhoras e senhores, é o Bangu, a maior ocorrência deste fim de semana no Rio de Janeiro. A trinca sobre o Resende, além de valer uma vaga na semifinal do segundo turno, livrou a equipe do rebaixamento - e tudo isso pontuando apenas e tão somente em um dos dois turnos! Loucura sem precedentes.

Como o Vasco fez sua parte diante do Nova Iguaçu, foi inútil o Fluminense golear o Olaria, em vitória que serviu apenas para levantar o moral do time após a derrota na Libertadores para o Boca Juniors. Bangu e Vasco se juntaram a Flamengo e Botafogo, já qualificados pelo Grupo A. O rubro-negro ganhou na maior sobre o Americano, que foi rebaixado junto com o Bonsucesso, que "oxou" com o Friburguense. O alvinegro só empatou com o Boavista e ainda viu Loco Abreu perder um pênalti, onde bastou o goleiro ficar parado no meio do gol para defender.

Vamos agora para Bangu x Botafogo no próximo sábado e Flamengo x Vasco no domingo. Já pensou se o Bangu vai pra decisão? Enquanto isso, o Troféu Luiz Penido (torneio consolação) terá Resende x Volta Redonda e Fluminense x Macaé. Cá entre nós: alguém tem alguma dúvida de que os tricolores jogarão com reservas esta partida totalmente deslocada?

E dois registros muito importantes: a vitória sobre o Americano marcou o retorno do Renato Abreu ao Flamengo, após aqueles problemas cardíacos que tiraram ele de combate por algumas semanas; e depois de duas edições, o Campeonato Carioca voltará a ter uma finalíssima, pois o Botafogo em 2010 e o Flamengo em 2011 venceram os dois turnos.

Mineiro: tudo dentro do previsto

O Atlético terminou em primeiro, mas só "oxou" com o Tupi, que ficou com a última vaga na semifinal. Já o Cruzeiro encaminhava sua primeira derrota para o Uberaba após 14 jogos e 22 anos. 2 x 0 era a vantagem do time do Triângulo, que lutava contra o rebaixamento. Mas uma vez diminuído o marcador, os cinco minutos finais reservaram o empate e a virada. Sabe como é, ganhar de virada é divertido. O Uberaba caiu junto com o Democrata, que perdeu para o América de Teófilo Otoni. América, mas o de Belo Horizonte, é quem a Raposa pegará na semifinal. Já assegurado na terceira posição acontecesse o que acontecesse, o Coelho apenas cumpriu tabela e mandou reservas a campo, por isso mesmo sendo atropelado pelo quatrilheiro (essa é nova) Guarani.

Gaúcho: é Gre-Nal e mais nada

Com muita facilidade, o Grêmio fez a quadra no Ypiranga, que teve confirmado seu rebaixamento (estava na mesma situação do Bangu no Rio, lembram?). Vem aí o Canoas, que tocou três no Pelotas. Três também do Internacional sobre o Cerâmica, partida com dificuldades e gols surgidos apenas no segundo tempo. O oponente na semifinal do segundo turno será o Veranópolis, que superou o São José pela contagem mínima. É improvável que não seja Gre-Nal a decisão da Taça Farroupilha, a ser confirmada com triunfo gremista no sábado e vitória colorada no domingo.

Catarinense: e agora, Delfim?

Aí está, FCF: o Figueirense venceu os dois turnos, mas não é campeão direto pois terá que jogar uma semifinal. E agora? E se ele for eliminado? Será a institucionalização do vexame sem conserto não da parte do alvinegro, mas da Federação, com este regulamento patético. Bom, o Furacão do Estreito suou para vencer o Camboriú, que engrossou o caldo. O Avaí passou com tudo por cima do Metropolitano, o Joinville derrotou o já rebaixado Brusque, o Atlético de Ibirama foi eliminado ao se limitar a buscar um 3 x 3 contra o já rebaixado Marcílio Dias, enquanto a Chapecoense também classificou ao superar o Criciúma, que ficou num mato sem cachorro daqueles ao ser eliminado de dois torneios em uma só semana. A semifinal terá Figueirense x Joinville e Chapecoense x Avaí.

Paranaense: mudou o panorama

Temos um campeonato! O Coritiba poderia ser campeão do segundo turno ontem mesmo dependendo de uma combinação de resultados, mas anulou esta possibilidade já ao não fazer sua parte contra o Operário, de quem tomou a virada, mas buscou o empate. Destaque para dois golaços: um do Fantasma, em bicicleta de Baiano, e outro do Coxa, em chinelaço de primeira de Everton Ribeiro no ângulo esquerdo. Os alviverdes foram a 22 pontos e viram o Atlético, de virada, bater o Arapongas e ir aos 20 pontos. Que climão para o Atle-Tiba do próximo domingo, no Couto Pereira!

Faltam duas rodadas para o fim do returno e a coisa provavelmente ficará apenas entre Coxa e Furacão mesmo, pois Operário e Londrina estão com 17 pontos. LEC, que tomou no fim o empate do Roma no impressionante gol do goleiro Diego, que cobrou uma falta da intermediária defensiva e, sem que a bola tocasse em qualquer outro jogador, acertou o alvo. Mais fantástico gol de goleiro no futebol paranaense do que este, acho que só aquele famoso do Zico, do Cascavel, ao repor a bola em jogo da marca do pênalti da sua área e, sabe lá Deus como, acertar o gol do Colorado.

O fim de semana também definiu o primeiro rebaixado no Paraná: o Iraty, com apenas 9 pontos e que levou 5 x 2 do Rio Branco. Na real, o que rebaixou mesmo o Iraty nem foi esta derrota e sim o Paranavaí ganhar do Toledo. O ACP foi a 19 pontos, faltando seis por disputar. Então, independeria o Iraty vencer pois iria aos 12 pontos, no máximo chegando aos 18. Quem tá mais próximo de também cair é o Roma, que foi aos 15 pontos neste empate com o Londrina. Sua sorte é que o próximo adversário será justamente o Paranavaí, ou seja, confronto direto contra o descenso.

Pernambucano: já se esperava

Foi aquilo mesmo, sem muita churumela: o Sport bateu o Santa Cruz e confirmou o primeiro lugar. O Salgueiro apenas empatou com o Ypiranga e concedeu ao Santa a vice-liderança. Já o Náutico finalmente acabou com a zica de vitórias ao derrotar o Central, sem contar que o Petrolina - único que poderia ameaçá-lo, que precisava de derrota dele e que só classificaria se vencesse por uma diferença suficiente para acabar com -1 a 12 no saldo de gols - conseguiu a proeza de perder para o já rebaixado América. Então, a semifinal terá Sport x Náutico e Santa Cruz x Salgueiro.

Baiano: o campeão de 2011 já saiu

O Bahia ganhou do Atlético, único real interessado no resultado. O Vitória triturou o Feirense por 1, 2, 3, 4, 5, 6 a 1. E sabe com quem ficou a última vaga na semifinal? Com o Vitória da Conquista, que superou o Camaçari, que foi rebaixado junto com o Itabuna. Pois é, meus amigos, o Bahia de Feira conseguiu a proeza de cair fora dos quatro primeiros, tão decadente esteve nas últimas rodadas e vencido foi pelo Juazeiro. A semifinal será Bahia x Vitória da Conquista e Vitória x Feirense (hmmm). E na vitória sobre o Juazeirense que livrou o Fluminense da Série B, o que foi os jogadores e os árbitros deitados em campo para fugir de um ataque de abelhas? Jesus Cristo Superstar! E se não fosse aquele bandeirão para abrigar muitos torcedores... é ou não é?

Cearense: caiu mesmo?

Mesmo vencendo o Guarani, o Ferroviário está rebaixado junto com Trairiense, que perdeu para o Guarany, e Itapipoca, que perdeu para o Icasa. Mas... está rebaixado mesmo?

Canga, autor do primeiro gol do Ferrim, disse que a direção mandou os atletas ganharem o jogo pois "o resto era com eles". É que o Ferroviário afirma saber de dois jogadores irregulares do Crateús, ao qual pedirá punição por atuação em jogo onde deveriam estar suspensos - e, obtida a punição, seriam perdidos 6 pontos, o que rebaixaria o Crateús e livraria o Ferrão. O pior de tudo é que o supervisor de futebol Francisco Pereira disse que já sabia disso e guardou isso como um "trunfo". Mas era para ter denunciado quando soubesse, cazzo! É aquilo que há anos eu digo há tempos: no futebol brasileiro, os clubes sempre apelam para tais artifícios quando não fazem sua parte dentro de campo. Incontáveis exemplos foram vistos ao longo de décadas e continuam acontecendo.

Noves fora essa questão, o reclamado Crateús foi vencido pelo Fortaleza, que terá como adversário na semifinal o Horizonte, que cumpriu tabela e tocou 5 buchas no alvo do Crato, três só do André Cassaco, o jogador "abraçado" por esta "24 Horas" por causa do sobrenome diferente, que mistura casaco com cossaco. Na outra semi, dois times que se enfrentaram ontem: o vencedor Ceará, confirmado na primeira posição, e o perdedor Tiradentes. Resta saber se o fim desta história na semifinal será igual ao ocorrido ontem.

Potiguar: finalíssima confirmada

Será América x Baraúnas a final Capital x Interior do segundo turno, derrotados foram ABC e Santa Cruz. Como o Alvinegro está fora da Copa Rio Grande do Norte, mas venceu a Taça Cidade de Natal, é certo que teremos uma decisão máxima pelo título.

Goiano: dentro do projetado

O Goiás abriu quatro gols de vantagem, levou dois do Aparecidense, mas fechou na primeira posição. O Atlético trincou o Rio Verde e foi o segundo. O Vila Nova perdeu para o CRAC, mas os dois também continuam no certame. Agora, a semifinal terá Goiás x Vila e Atlético x CRAC. Lá embaixo, o Goianésia perdeu para o Itumbiara e chegou a quase cair, pois o Morrinhos vencia a Anapolina. Mas esta marcou o gol do 2 x 2 e, desta forma, os dois duelistas diretos desta rodada final vão juntos para a segunda divisão.

Paraense: Cametá só na espera

O Cametá sabe que terá Águia ou Remo na grande decisão. O time de Marabá eliminou o Paysandu ao vencê-lo até 47 da etapa final, quando tomou o empate, insuficiente para complicá-lo. Já o Leão empatou de novo com o São Francisco e, como era o que precisava, está na final do returno. Mas voltando ao Papão: jogará as oitavas da Copa do Brasil e tá fora do Estadual na semi do returno. É...

Itália: futebol de menos e lágrimas de mais

O fato que chocou o mundo inteiro foi a morte de Morosini, do Livorno, no jogo contra o Pescara, pela Série B. As cenas da parada cardíaca sofrida em campo são fortes e muito tristes. Ele, que tinha 25 anos e estava emprestado pela Udinese ao Livorno, perdeu os pais ainda adolescente e, já futebolista, enfrentou o suicídio do irmão. Sua última parente é a irmã, deficiente mental. Aí entra algo que gerou enorme repercussão positiva na web na noite deste domingo: Di Natale, atacante da Udinese, pediu a custódia da irmã de Morosini, cuja guarda seria passada a um tutor por não ter quem cuide dela. Além disso, o Livorno promete dar toda ajuda financeira e emocional necessárias.

É uma história de partir o coração e, evidentemente, justifica o cancelamento de todos os jogos das várias séries do Campeonato Italiano neste fim de semana. Qual clima havia para futebol?

"Pelas Zoropa"

Espanha - Permanece a diferença de 4 pontos entre os dois primeiros, a cinco rodadas e um clássico do fim. O líder Real Madrid virou e fez 3 no Sporting Gijón, enquanto o vice-líder Barcelona virou e marcou 2 no Levante, ambos do Messi, um deles em pênalti polêmico que achei ter sido um mero trombão. Não tá acabada a história ainda, mas mantenho a coerência: os merengues serão os campeões. Já dos semifinalistas da Liga Europa, vitoriosos foram Athletic Bilbao contra Mallorca e Atlético de Madrid contra Rayo Vallecano. O Valencia tomou quatro chapuletadas do Espanyol.

Inglaterra - A quatro rodadas do encerramento, a rivalidade de Manchester encaminhou um pouco mais o United vencedor diante do City. Os Red Devils marcaram quatro tentos no Aston Villa e os Citizens estraçalharam o Norwich com seis proezas. São 5 pontos a mais do United para o City. Já na Copa da Inglaterra, o Chelsea é o representante de Londres na decisão de 5 de maio, após passar sem cerimônia por cima do Tottenham. No outro clássico, o Liverpool derrotou o Everton e também é finalista. Este jogo foi realizado no sábado pois os Reds se recusam a jogar em 15 de abril, dia em que, no ano de 1989, 96 torcedores seus morreram devido à superlotação do estádio na famosa tragédia de Hillsborough.

Alemanha - O Borussia Dortmund é campeão, não matematicamente, mas na lógica. Após vencer o Schalke 04 e ver o Bayern de Munique ficar no "oxo" com o Mainz, a diferença foi a 8 pontos, faltando justamente 9 por disputar. Não tem mais volta, essa viola já foi pro saco.

França - O Montpellier perdeu para o Lorient e parou nos 66 pontos, mas o Paris Saint Germain não tirou proveito disso ao empatar com o Auxerre e ir aos 64. Faltam seis rodadas. Enquanto isso, a Copa da Liga foi vencida pelo Olympique, que só conseguiu derrotar o Lyon na prorrogação com gol de Brandão (aquele mesmo).

Portugal - Não houve rodada do campeonato nacional e sim a final da Taça da Liga, ganha pelo Benfica contra o Gil Vicente. Aliás, deveriam renomear para "Taça do Benfica", pois das cinco edições disputadas, quatro foram conquistadas pelos encarnados. Só a primeiríssima não foi dele e sim do Vitória de Setúbal.

Copa Libertadores (atualização das 12:20)

Apitantes desta semana: Arsenal x Fluminense (quarta, 19h30), o uruguaio Roberto Silvera; Corinthians x Deportivo Táchira (quarta, 21h50), o chileno Patricio Polic; Santos x The Strongest (quinta, 19h45), o paraguaio Julio Quintana; e Juan Aurich x Internacional (quinta, 19h45), o venezuelano Marlon Escalante. Dos brasileiros, o atuante da rodada será Sandro Meira Ricci em Vélez Sarsfield x Defensor (amanhã, 20h15).

Curtinhas

*Componente da Seleção Brasileira, o preparador de goleiros Francisco Cersósimo trocou o Grêmio pelo Atlético Mineiro, com quem acerta por três anos.

*O Caxias vai na base do "ouôo-eiêei" para a final do Gauchão. Mauro Ovelha, técnico quatro vezes vice-campeão catarinense em 9 anos e campeão de 2011 com a Chapecoense, é o novo técnico. Este será o primeiro trabalho dele fora do futebol de Santa Catarina, onde já é uma figura folclórica. Será Ovelha duas vezes seguidas campeão estadual? Fiquemos antenados.

*Esta coluna gosta de um trocadilho infame ("jura, fofa?"). E não resisto a mais um: aqui está um registro exclusivo que mostra Ovelha se deslocando de Santa Catarina para Caxias do Sul.

*Enquanto a gente viu essa tragédia com Morosini na Itália, mas também viu o milagre do Muamba na Inglaterra, outro milagre aconteceu aqui na América do Sul: no último sábado, Cabañas voltou ao futebol após dois anos daquele tiro que quase o matou. Salvador jogou por cerca de 40 minutos na vitória do 12 de Octubre sobre o Capiatá Martin Ledesma, pela Série C do Paraguai. Boa!

*Futsal: o Brasil triturou a Bolívia por 15 x 1, abrindo as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo, eliminatórias realizadas aqui na aldeia pampeana. Hoje, a parada é contra o Peru.

*Vôlei: mencionei isso na coluna de sábado, mas vale reforçar que o Sollys/Nestlé conquistou a Superliga Feminina ao passar sem cerimônia por 3 sets a 0 sobre a Unilever.

*Americana é campeão da Liga de Basquete Feminino. No segundo jogo contra Ourinhos, aplicou 69 x 61 e dispensou a terceira partida. O time de Americana venceu todas no torneio, exceto uma única derrota para o Santo André, na semifinal. Luis Zanon é o primeiro técnico campeão tanto feminino quanto masculino do Paulista e do Nacional.

*Mais basquete: o Uniceub perdeu no sábado para o Unión Formosa por 93 x 71, mas ganhou por 74 x 72 do Capitanes de Arecibo neste domingo e está no quadrangular final da Liga das Américas, que será realizado no fim deste mês. Boa sorte aos candangos, que continuam representando o Brasil no torneio.

*Um cracaço da NBA completa 65 anos nesta segunda-feira: Kareem Abdul-Jabbar, que jogou no Milwaukee Bucks de 1969 até 1975 e, depois, no Los Angeles Lakers até 1989. Autor de 38.387 pontos, foi campeão seis vezes (1971, 1980, 1982, 1985, 1987 e 1988, todas pelos Lakers, exceto a primeira com os Bucks). Participante de 19 Jogos das Estrelas, foi o MVP (melhor jogador) das temporadas de 1971, 1972, 1974, 1976, 1977 e 1980. Recentemente, ele visitou o Brasil. Privilegiado quem pôde encontrar esta lenda viva do basquete mundial.

*Natação: também na data de hoje, há 5 anos, morreu Maria Lenk. Ela marcou época ao ser a primeira mulher sul-americana a competir em uma Olimpíada: a de 1932, em Los Angeles. Sete anos depois, ela quebrou os recordes mundiais dos 200m e dos 400m peito. Em 2000, competiu no Mundial Master na categoria 85/90 anos e ganhou cinco medalhas de ouro. No comecinho de 2007, teve seu nome dado ao parque aquático que recebeu torneios dos Jogos Pan-Americanos. Ainda bem que deu tempo dela ver isso, pois foi três meses depois a sua morte.

*Fórmula 1: completa 70 anos nesta segunda-feira Frank Williams, que fundou em 1977, junto com Patrick Head, uma das mais famosas escuderias da categoria. Paraplégico desde 1986, quando sofreu um acidente de carro, Frank viu sua Williams reinar nos anos 80 e, principalmente, nos 90. Foram nove títulos de construtores: 1980, 1981, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996 e 1997. Desde então, o melhor posicionamento da escuderia foi um vice-campeonato em 2002 e em 2003. Mas há anos a Williams não é mais a mesma, virando um time de patamar médio.

*Falando na F-1: Nico Rosberg conquistou uma vitória duplamente histórica na China. Foi a primeira dele desde que entrou na categoria, em 2006, e a primeira da Mercedes desde o GP da Itália, em 1955, vencido por Juan Manuel Fangio. Uma vitória sem cerimônia, pois Jenson Button foi o segundo colocado e estava a 20 segundos do filho do Keke. Dos brasileiros, Bruno Senna terminou em sétimo e Felipe Massa limitou-se a um 13° lugar. Bruno até tem corrido direitinho, mas Felipe, bom... esse é um caso sério, já diria Rita Lee. Domingo que vem, a parada será no Bahrein.

*Enquanto isso, a Fórmula Indy teve uma chegada emocionante. Will Power ganhou de Simon Pagenaud por apenas 0s8 segundo. Uma loucura! Ryan Hunter-Reay cruzou a linha de chegada em terceiro, mas o efetivo dono da posição foi James Hinchcliffe. É que Ryan mandou o bólido de Takuma Sato para o muro e foi punido em 30 segundos. Tony Kanaan acabou na quarta posição e, na última volta, Helio Castroneves tocou em Rubens Barrichello e os dois caíram fora. Mas que azarado o Rubinho, tenha dó! Agora, tudo é São Paulo Indy 300, no último domingo deste mês de abril.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais duvidoso do que seu destino após sair de um emprego de muitos anos: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Alberto Pereira Jr. que, por enquanto, o SBT desistiu de contratar Rosana Jatobá. Ela estaria negociando já antes ainda de sair da Globo, no mês passado, ao conversar com o vice-presidente José Roberto Maciel. Porém, diretores vetaram um projeto dela, que queria um programa solo. No fim das contas, o certo é que a morenaça baiana permanece fora do ar. Mas até quando?

*Desde a última sexta-feira, Caxias do Sul tem um novo jornal impresso: a Folha de Caxias, que chega para fazer concorrência ao tradicional Pioneiro. A capa do primeiro número está aqui, com a manchete: "tem espaço para mais um?" Serão 16 páginas diárias.

*Apresentador do "Balanço Geral" da Record/RS, Alexandre Mota apareceu no "Hoje em Dia" desta segunda-feira em algo que deixou de fazer há bastante tempo: reportagem de rua. Foi num material sobre Porto Alegre ser a capital brasileira com a maior porcentagem de obesos (60%). O próprio Gordinho se colocou como exemplo: em 4 anos na aldeia pampeana, engordou 20 quilos.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que a produção do "Casos de Família" paga cachê de 80 mangos aos interessados em compartilhar suas histórias naqueles temas muitas vezes inacreditáveis apresentados e que oferece até prótese dentária, se preciso. O SBT justifica a grana para compensar um dia de trabalho que o participante perde por estar na gravação do programa. O que acham

*Logo mais a Globo estreia "Cheias de Charme", nova novela das sete e meia. Bem que a trilha sonora - e mesmo a abertura - poderia incluir a ótima "Cheia de Charme", do Guilherme Arantes.

*Com poucos dias no ar, parece que não adiantou "Vidas Opostas" dar índices bem razoáveis pra Record no Rio de Janeiro. São Paulo é o que conta mesmo, tanto que desde sexta-feira o "Tudo a Ver" tem passado depois dela e entregando para "Máscaras". É por essas e outras mudanças súbitas aprontadas na programação que fica difícil saber o que passa em qual horário.

*Leio no Ancelmo Gois que o Viva estreará em maio a faixa "Clássicos em Série", com seriados internacionais. A primeira atração será um clássico da Globo nos anos 80: "Dallas", que formava com "Os Trapalhões" e "Fantástico" o trio forte das noites de domingo. A Globo exibiu até o sétimo ano e os outros foram exibidos pela Bandeirantes. Há alguns anos, a RedeTV! reprisou alguns episódios.

*Agora, algo que não gosto nunca de destacar: um plantão médico muito espichado. Começo destacando Ryan O'Neal. O ator teve diagnosticado um câncer de próstata, mas disse à revista People que seus médicos disseram que a previsão é positiva para uma recuperação completa. Ele teve leucemia no fim dos anos 90.

*Duas perdas no Brasil neste fim de semana: no sábado, Paulo Cezar Saraceni, diretor considerado um dos precursores do Cinema Novo (79 anos, disfunção múltipla dos órgãos), que estava internado desde outubro de 2011 por decorrência de um AVC; e no domingo, Adriano Stuart, diretor de vários filmes dos Trapalhões e de programas como "TV Fofão", além de ator dos dois filmes "Boleiros", nos quais fez o ex-jogador são-paulino Otávio (68 anos, parada cardiorrespiratória).

*A saideira: Robin Gibb, de 62 anos, foi internado em uma clínica particular e está em coma devido a uma pneumonia. Ele sofre há vários anos de diversos problemas de saúde. Força pro ex-Bee Gee!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, torcendo para o noticiário não ser tão pesado e negativo como notado neste fecho.

Bela do Dia: Íris Fernandes

Íris Fernandes, repórter do "Futebol Esporte Show", da TV Sorocaba, afiliada do SBT. Um show de guria num programa que tem show no título, ainda mais sobre esportes. Faz sentido.

Aviso aos navegantes

Como entrego as duas colunas desta segunda-feira perto das 12h devido a um sempre necessário sono na madrugada, atenderei a audiência por completo nesta terça-feira, juntando as mensagens enviadas nos dois últimos dias com as que serão remetidas hoje. Além do atraso na publicação, justifico com a habitual falta de assuntos que a segunda-feira traz, mera "extensão repercutiva do domingo" que é em termos esportivos. Assim, as mensagens dos convivas ajudarão a turbinar o tamanho das colunas pois, se depender das pautas do dia, sei que elas serão magrinhas, magrinhas.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Se não tivesse morrido no começo do ano passado, Gerry Rafferty completaria hoje 65 anos. Gosto muito de alguns temas deste escocês, tanto no Stealer's Wheel (grupo formado com Joe Egan) quanto na carreira solo. Meu favorito, evidentemente, é o mais famoso deles: aqui está a linda e clássica "Baker Street", de 1978.

Antes do Arremate...

...o destaque desta manhã: confirmados os shows de Madonna no Brasil no fim deste ano, inclusive o daqui de Porto Alegre, todos em dezembro: dia 1° no Parque dos Atletas, no Rio de Janeiro; dia 4 no Morumbi, em São Paulo; e dia 9 no Olímpico, em Porto Alegre. No show daqui de POA, o palco ficará na lateral do campo e não atrás de um dos gols. Enquanto lamento perder mais este grande show de nível mundial pois não sou rico para comprar um tíquete e sim um trabalhador padrão salário mínimo, além de não ser VIP (Very Important People) e sim VUP (Very Un-Important People), arrematemos.

Arremate

Anime-se você que não curte os Estaduais: agora o Campeonato Brasileiro já está mais próximo!

"24 Horas" volta antes que iniciem as fases decisivas aqui, ali e acolá!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.