.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

12 de abril de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 218
Ganhou fora e perdeu em casa

Um dia da caça, outro dia do caçador, já diria Fábio Júnior, aquele que divide o tempo jogando futebol como centroavante e gravando discos e novelas. Se o Fluminense venceu em Buenos Aires, o Boca Juniors ganhou no Rio de Janeiro. Com isso, os tricolores não tem mais nem a melhor campanha geral da Libertadores e nem o primeiro lugar assegurado, mantido está nos 12 pontos, mesma pontuação atingida em sua chave pelo Vélez Sarsfield após derrotar o Chivas. Já os argentinos, triunfando com duas pelotas no alvo e mais um pênalti perdido pelo Rafael Moura no fim (e juro que não é mentira: na hora eu falei pra mim mesmo que só faltava ele perder o chute), estão classificados para as oitavas. Será que o Fluzão vai "dar os doces" e permitir que o Boca lhe tome o primeirão?

Enquanto isso, o Corinthians venceu consistentemente o Nacional do Paraguai e não só assegurou a presença nas oitavas, como está a um empate contra o Cruz Azul da liderança do seu grupo.

Esta noite, o Vasco decide o primeiro lugar do seu quarteto com o Libertad, os cariocas visitando o Nacional no Uruguai e os paraguaios indo ao Peru encarar o Alianza. Vasco e Libertad estão empatadíssimos em todos os quesitos normais, mas a vantagem é carioca pelo critério dos gols fora de casa no confronto direto (o Vasco marcou no Paraguai e o Libertad zerou no Rio).

Mas o programaço dos programaços, para praticamente monopolizar as atenções futebolísticas, apresenta a via-crúcis do Flamengo, que precisa vencer o Lanús e torcer por empate entre Olimpia e Emelec. Será que dá, pessoas? Palpite no escuro: não dará. Não é que eu não acredite em vitória rubro-negra no Engenhão. Apenas acho que alguém vencerá no Paraguai. Quem? Aí eu já não sei.

Noitada da Copa do Brasil

Dois duelos das oitavas estão fechados. Um deles terá o Coritiba, que trincou na boa o ASA e despachou a zebra de volta para Alagoas, contra o Paysandu. A situação paraense foi muito estranha: o tempo inteiro tomou calor e sufoco do Sport. Só que o Papão marcou dois gols praticamente nos dois primeiros bons ataques na partida. Os pernambucanos continuaram pressionando e chegaram a diminuir a 15 minutos do último trilar de apitante, necessitando de mais duas faturas para classificar. E as duas faturas vieram. Duas para os bicolores, que atingiram um quatrilho extraordinário em plena Ilha do Retiro. O Paysandu foi dominado o tempo inteiro, mas foi eficiente com "EF" maiúsculo ao aproveitar praticamente todas as oportunidades que teve. É a primeira vez dele nas oitavas.

O outro encontro confirmado traz o Atlético Mineiro, que atropelou o Penarol direto na ida. Cinco chapuletadas, três apenas do André, uma delas valendo pelas cinco de tão bonita foi aquela bicicleta. Pela vez primeira desde 1995, quando surgiu o atual regulamento, o Galo eliminou a volta nas duas primeiras fases. Poderia rolar um clássico das alterosas, mas não vai. Num primeiro tempo muito intenso, o Goiás abriu dois gols de frente sobre o América. Egídio, que disparou um chinelaço beleza pura no 2 x 0, fez o quatrilho. Parecia tudo tranquilo, mas o Coelho marcou duas vezes e ficou a um tento da classificação, já que todo e qualquer empate com gols era seu. Mas por um triz o Esmeraldino escapou e, desta maneira, será ele o adversário do Galo na próxima fase.

Outro encontro pode ser definido esta noite, caso o Náutico marque dois ou mais de diferença sobre o Fortaleza. À espera deste embate está o Grêmio, que demorou, mas nos 15 minutos finais chegou à trinca sobre o Ipatinga, destacando-se um lindo gol de Miralles de fora da área. Também logo mais, definido será o vencedor em Sampa City. O Juventude tem uma expressiva vantagem de avançar perdendo por até um gol de diferença ou dois a partir de 3 x 1, enquanto a Portuguesa precisa de três ou mais de diferença. Quem classificar enfrentará Remo ou Bahia. Os baianos ameaçaram mais, mas os paraenses converteram duas vezes - uma delas em pênalti controverso e a outra com Tom Selleck (cujo apelido é Magnum), que depois perdeu um gol feito que tornaria tudo mais fácil ainda.

Ainda hoje à noite, o Sul terá mais um classificado. O Atlético Paranaense joga pelo empate e até por derrota por 1 x 0, enquanto o Criciúma precisa de dois ou mais gols de diferença ou um a partir de 3 x 2. Quem avançar ainda não saberá seu próximo oponente. Embora melhor, o Cruzeiro custou para chegar ao empate. Sim, empate, pois a Chapecoense só teve o gol no primeiro tempo e mais nada. Depois do intervalo, a Raposa ainda dominava até determinado período, quando finalmente o Verdão do Oeste tratou de fazer algo e fez Fábio trabalhar com duas defesas difíceis. E ficou tudo igual.

O Bahia de Feira meteu a dobra, mas o São Paulo respondeu com a quina, chegou às 11 vitórias consecutivas em 2012, igualou a marca obtida em 1943 e 1982 e, agora, espera por Ponte Preta ou Atlético Goianiense. Com um cruzamento no alvo, Raul pôs o ABC na frente. Mas um forte tiro de Marquinhos deixou o Vitória empatado e com a vantagem do 0 x 0 em casa. O classificado deste pega de nordestinos jogará contra Botafogo ou Guarani. Por fim, o Palmeiras continua aguardando seu próximo adversário. O Paraná tem que levantar as mãos para os céus e agradecer de joelhos ao Senhor por conseguir um empate heróico, certeiro foi em praticamente seus dois únicos ataques em 90 minutos. O Ceará triturou, amassou, encurralou, sufocou, mas também só marcou duas vezes.

"Catadinho" dos Estaduais

Ceará - O empate entre Horizonte e Guarany, na última partida pendente da classificatória antes da rodada final, resultou em duas definições importantes: na ponta de cima, o Galo do Tabuleiro está confirmado na terceira posição pois, mesmo que seja alcançado em 41 pontos pelo Tiradentes, ainda terá uma vitória a mais; e na ponta de baixo, o Guarasol foi aos 22 pontos e está mantido na divisão principal para 2013. Sobram, portanto, duas vagas para fechar com o Itapipoca o trio do descenso: Icasa, com 19; Ferroviário, com 18; e Trairiense, com 17.

Mato Grosso - O empate com o Rondonópolis que rebaixou o Barra para a segunda divisão teve um banzé daqueles aos 40 minutos do tempo segundo. Assinalado um pênalti para o Barra, que levava 1 x 0, o apitante quase teve seu fígado exposto em um prato em uma confusão cujo ápice foi um tiro de arma antimotim disparado para o alto por um soldado. Jesus Maria José! Ah: o juiz escapou de levar a maior camaçada de pau de sua vida, o Barra marcou o gol de pênalti 20 minutos após o início da treta, mas como precisava ganhar e torcer por uma combinação de resultados, se lascou. É...

Ainda temos um campeonato na Espanha?

O Barcelona - ou "balela", como disse Andrés Sanchez na "Mesa Redonda" da TV Gazeta de São Paulo, para revolta de muitos fãs dos catalães - quatrilhou e descontou com tudo sobre o Getafe a derrota no primeiro turno, com direito a um golaço na tabela participada por Iniesta e concluída por Messi, o primeiro jogador da história do Campeonato Espanhol a marcar 28 gols como mandante em uma mesma temporada. Mas o Real Madrid também quatrilhou. Coitado do Atlético, que levou três só do Cristiano Ronaldo, primeiro atleta do Real a trincar no clássico madrilenho desde Di Stéfano em 1953 (e que golaço o segundo, da ponta esquerda). Ainda são 4 pontos favoráveis aos merengues. Por coerência, continuo afirmando que o Real Madrid é o campeão. Mas deixo uma dúvida no ar.

"Pelas Zoropa"

Itália - O Milan teve um golaço de Muntari para bater o Chievo, mas não adiantou pois a Juventus venceu a Lazio e manteve a liderança com um ponto de vantagem.

Inglaterra - O Manchester United quer dar emoção de novo à competição? Se tudo de tudo desse certo, ele acabaria 11 pontos à frente do City. Mas não só os Diabos Vermelhos perderam para o Wigan como permitiram ao City diminuir para 5 pontos a desvantagem ao quatrilhar o West Bromwich, com direito ao primeiro gol do Tevez em 11 meses. E quanto ao Doni na vitória do Liverpool sobre o Blackburn, bom... Bem feito. Quem ainda acredita num João Sem Noção desses para ser seu goleiro tem mais é que ser castigado.

Alemanha - Um golaço de letra de Letrandowski... digo, Lewandowski e um pênalti perdido por Robben deram ao Borussia Dortmund 6 pontos de frente sobre o Bayern de Munique. Acabou, não?

França - O Montpellier venceu o jogo atrasado contra o Olympique e retomou a dianteira isolada, 3 pontos acima do Paris Saint Germain, mas ainda há sete rodadas por disputar.

Curtinhas

*Disse Vagner Love à Playboy, sobre orgias da boleirada: "se tiver seis homens, vamos dizer que vai ter umas oito mulheres". Mas dois destes homens com duas mulheres ou duas somente entre elas?

*E a súmula de Vasco x Flamengo que teve os nomes dos expulsos pós-clássico apagados com Liquid Paper? E é esse Campeonato Carioca que mereceu nota 7 do Rubens Lopes. Hospício urgente!!!

*Tribunal Regional do Trabalho decidiu que o São Paulo terá cinco dias para contestar o pedido de Oscar. Se for deferida uma ação cautelar favorável ao jogador, ele voltará pro Internacional. Êlaiá...

*Emerson Sheik pego no teste do bafômetro no Rio de Janeiro. E lá se foi a carteira de motorista dele para algum lugar incerto e não sabido. Esse é outro que não tá muito numa boa com a Lei.

*O Palmeiras gastou tanto tempo, tanta atenção e tanto dinheiro para contratar Wesley, aí ele chega, disputa quatro partidas, rompe o ligamento do joelho direito e para de 6 a 8 meses. Puuutz!

*Leandro Almeida dos Santos não será mais auxiliar de jogos do Campeonato Paulista, suspenso foi pela FPF após não confirmar aquele gol legal do Ganso em São Caetano x Santos. Bem feito!

*Lembram da acusação de racismo dos torcedores do Novo Hamburgo contra Vanderlei, do Caxias? Resultou em multa de 10 mil "dilmas" ao Anilado, que promete recorrer.

*Uma CPI da Câmara de Vereadores de Porto Alegre investigará os repasses dos contratos assinados com a prefeitura para o Instituto Ronaldinho Gaúcho. Mais bronca à vista para R10.

*O Tanabi, da Segunda Divisão (na realidade a quarta) do Campeonato Paulista, é o time pelo qual Túlio Maravilha buscará marcar mais oito gols para ficar a sete do bendito milésimo - segundo suas contas, lembro sempre - e, então, regressar ao Botafogo. Tomara que ele chegue logo a esses tais mil gols pois aí essa churumela chatonilda que tá enchendo o saco terminará de uma vez.

*Posso entender que Romário virou aliado da CBF ao prometer apoio a José Maria Marin após uma participação do "novo velho" presidente da CBF em audiência pública na Câmara dos Deputados?

*O Galatasaray perdoou Felipe Melo e Riera pela confusão na qual o brasileiro deu uma chapuletada que mandou o colega com o rosto cheio de sangue para o hospital. Ê Felipe Melo... Deixa assim.

*Breno indiciado pela promotoria de Munique, acusado de incêndio proposital da sua casa em setembro do ano passado. Falam que, se condenado, ele pode ficar preso por 15 anos. Que situação!

*O recorde mundial de público em um jogo de tênis foi registrado em 2010, quando 35.681 fãs acompanharam uma partida entre Kim Williams e Serena Clijsters (ou seria o contrário?). Mas a marca será derrubada com sobras em 14 de julho, quando Rafael Nadal e Novak Djokovic disputarem uma partida beneficente onde? "Apenas" no Santiago Bernabéu, em Madrid, para 80 mil sortudos. Uau!

*Desde ontem há uma grande ausência no futsal do Brasil: o pivô Lenísio não joga mais. Ele, atualmente no Petrópolis, sai das quadras aos 35 anos devido a contínuas contusões. Goleador da Liga Futsal em cinco oportunidades (1997, 2000, 2001, 2002 e 2009), venceu quatro títulos pela Seleção Brasileira: o Sul-Americano em 2006, o Pan-Americano e o Grand Prix em 2007 e o Mundial em 2008. Outros clubes que Lenísio defendeu foram GM/Chevrolet, Atlético Mineiro, Ulbra, Vasco e Malwee/Jaraguá, além de jogar no futsal da Espanha e também marcar época por lá.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais recompensador do que ver bem alguém que você quer bem demais por só fazer o bem: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Sabe quando algo aparentemente pequeno tem um significado grande e dá uma sensação ótima? Tive isso ontem à tarde. Para espairecer a cuca, resolvi caminhar pela cidade e acabei parando perto do Moinhos Shopping. Fui nele por ocasião de algo que será a saideira deste tópico (fiquem antenados) e, passando por uma cafeteria nele, quem é que encontro? Ninguém mais, ninguém menos que Rosane Marchetti, a apaixonante repórter e apresentadora da RBS TV, que está fora do ar há alguns meses por tratar de um câncer de mama. Já tinha um tempo razoável da última vez que eu a vi e fiquei muito contente, principalmente por vê-la muito bem, disposta, simpática, sorridente e amável, não mostrando nenhuma baixa guarda por conta desta complicação - que ela haverá de superar para, muito em breve, voltar a brilhar na TV. Se ao saber da notícia fiquei muito chateado, ontem fiquei feliz ao constatar que Rosane está firme, forte e sólida. Torço muito para esta moça nota 10.

*Leio no Coletiva alguns "Ipobres" do "Jornal do SBT Rio Grande: Manhã" aqui em Porto Alegre: na quinta-feira da semana passada, teve 4 pontos de média e 19% de participação, o dobro da Record; e no dia seguinte, marcou 3 pontos de média e 24% de participação contra 1 ponto da Record. Se fosse há 20 anos, Edieni Ferigollo, Daniela Silva Pinto e associados poderiam usar aquele clássico slogan: "liderança cada vez mais absoluta do segundo lugar".

*Aqui está (postada por jornalprimeiro) a nova abertura do "Jornal do Meio-Dia", da RIC/Record de Santa Catarina. Ela segue o padrão da abertura do "Balanço Geral", apenas trocando o título.

*Faz quase um mês que isso aconteceu, mas apenas ontem eu soube disso: uma moça que eu gostava sempre de ver nos noticiários da TV Bandeirantes reportando as coisas de Curitiba não aparece mais pois a deixou. Desde o mês passado, Jordana Martinez está na Rádio BandNews FM, apresentando diariamente o "BandNews Curitiba: 1ª Edição" ao lado de Toni Casagrande, às 9h. É seu retorno ao rádio após mais de 10 anos. Eu mesmo lembro de escutá-la na CBN, sobretudo nos giros nacionais de manchetes do "CBN Total" na época do Marco Aurélio no comecinho dos anos 2000.

*Leio no NaTelinha alguns "Ipobres" do Grande Rio: na sexta-feira passada, o "RJ Record" marcou 9 pontos de média e 11 de pico contra 6 de média e 8 de pico do SBT, com um filme do Harry Potter e o "Chaves". E na última segunda-feira, o "SBT Rio" registrou apenas 3,5 pontos, contra 6 da Record e 11 da Globo. Na média fechada, o "Balanço Geral" marcou 9 pontos.

*Leio no Flávio Ricco que começam hoje as novas noites de quinta-feira na RedeTV!, com o "Good News" às 22h30, agora apresentado por Renata Maranhão em reposição à saída de Anelise de Oliveira da estação, e com o "Tema Quente" às 23h10 em exibição semanal e apresentação revezada de Kennedy Alencar e Patrícia Zorzan. Deixam a grade o "Aconteceu" e o seriado "Dexter".

*Leio no Lauro Jardim que, embora ninguém crave o dia exato, "se fale-se" na cúpula da Globo em julho ou, no máximo, agosto para estrear o bendito programa da Fátima Bernardes. Será? Enquanto esta segunda importante definição não sai (a primeira é a do título), leio na Mônica Bergamo que um jornalista da Globo News foi convidado para integrar a equipe da atração: o apresentador Lair Rennó, ex-Globo Minas. E em seu perfil no Facebook, sabem quem confirmou sua aquisição para trabalhar no time do por este PB denominado "The Fátima Show"? Chiara Luzzati, a ex-apresentadora das rádios Eldorado e Bandeirantes de São Paulo, que deixará a TV Bandeirantes do Rio de Janeiro, na qual é editora-chefe da versão local do "Brasil Urgente". Boa sorte para a Chiara na Globo!

*Leio no Flávio Ricco que, agora que está na Band, o "Pânico" começará a fazer matérias e entrevistas com gente antes proibida pela tal "lista negra" da RedeTV!. Uma gravação já está agendada para maio com Zezé di Camargo e Luciano.

*Por falar em "Pânico na Band": saiu em O Dia que Edson Aran, diretor da Playboy, afirmou que já há interesse nas quatro novas panicats, dependendo de como elas crescerão no programa para, então, surgir um convite. Mas mal elas apareceram no "Pânico" por uma noite, tchê! Queria ver o Edson manifestar tal interesse por certas outras musas até inatingíveis (e paro aqui).

*Espero, torço, rezo, desejo, anseio, suplico e clamo que, entre estas desejadas, não esteja Sônia Abrão. Já me basta o choque ainda hoje não encerrado ao vê-la de maiô no Instagram (risos).

*Uma que a Playboy poderia tentar, nem que abrisse a carteira até não sobrar nem o suficiente para Edson Aran pagar o aluguel de um JK, é Letícia Sabatella. Logo mais vamos nos deleitar com esta linda cruzeirense em "A Apaixonada de Niterói", o episódio da semana de "As Brasileiras" na Globo.

*Falando em atrizes de produções da Globo: Larissa Maciel não é mais uma delas. Leio no Alberto Pereira Jr. que minha conterrânea, eternamente Maysa em nossos corações, foi contratada pela Record por cinco anos.

*Leio no NaTelinha que, na última segunda-feira, o último capítulo de "Vidas em Jogo" deu 17 pontos à Record em São Paulo e 20 no Rio de Janeiro, onde venceu a Globo, que marcou 17, enquanto o SBT fechou com 6. Outro dia eu li e registrei aqui sobre a reprise de "Vidas Opostas" dar mais audiência no Rio que em Sampa. Os cariocas curtem mais as novelas da Record que os paulistanos?

*Na noite seguinte, a Record estreou "Máscaras". Uma dúvida me ocorreu: Lauro César Muniz tem alguma bronca ou irritação com Giselle Itié? Se não tiver, por qual motivo ele resolveu castigá-la ao fazê-la bancar a parente do Zé das Medalhas? É que a personagem da saborosa mexicana se chama Manuela Marin... (atenção: este foi um comentário meramente descontraído)

*Olhando um pedaço de "Máscaras" - e só olhando, pois eu escutava e via a Libertadores no Fox Sports -, me bateu uma saudade daquelas. É que uma das atrizes principais é a lindindinha Miriam Freeland, e um que era desmanchado por ela era o saudoso Luiz Fernando Bindi, perda que eu e muitos do meio futebolístico lastimamos demais até hoje. Impossível ver Miriam sem lembrar do Bindi.

*Leio no Daniel Castro que o Grupo Fox estreará no Fox Life uma faixa com repetecos de novelas de outras emissoras, faixa denominada "Fox Life Retrô". A primeira reprise será de "Bela, a Feia", da Record, e o vice-presidente de programação Paulo Franco afirmou que há conversas com Bandeirantes e SBT para produções delas também entrarem nessa. Bem que isso poderia valer não apenas para algo recente e sim para antiguidades, pegando carona no conceito que faz do Viva um sucesso. Exemplos: do acervo da Band, que tal resgatar "Cavalo Amarelo", novela dos anos 80 estrelada por Yoná Magalhães e Dercy Gonçalves? E do arquivo do SBT, que tal reprisar a também oitentista "Cortina de Vidro", que tinha status de super-produção e não chegou a ter o sucesso objetivado? E se for por isso, que ampliassem a oferta também para humorísticos e seriados, aumentando o leque de opções. São só ideias minhas, mas essas eu duvido com "DU" maiúsculo que sejam adotadas.

*Leio no Lauro Jardim que por pouco uma piada pronta não foi executada: não fosse os empresários dela desistirem de uma turnê latino-americana, Cher faria um show em São Paulo no dia 9 de junho, data estrategicamente escolhida por ser a da Parada Gay, sendo praticamente impossível não venderem os 60 mil bilhetes sabem para qual local? O Estádio do Morumbi... Já pensou se acontecesse?

*Mudando completamente de assunto, a saideira: não verei Flamengo x Lanús e acho que perderei o primeiro tempo de Nacional x Vasco. Para eu comentar a partida do Mengão além dos melhores momentos, só se alguma santa alma gravasse o jogo completo e postasse no YouTube, pois não tenho DVD e há anos estou sem vídeo-cassete (o Fox Sports só vai reprisá-la no sábado à tarde). Justifico: logo mais, às 7 da noite, acontecerá no Moinhos Shopping uma sessão de autógrados de "O Livro do Boni", a autobiografia de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. Oportunidade única e absolutamente imperdível. Por isso mesmo ontem eu fui ali para já adquirir meu exemplar e hoje pegar um autógrafo. Já dei uma olhada em alguns capítulos e gostei muito. Me desejem boa sorte.

Bela do Dia: Joss Stone

Joss Stone, cantora, que completou 25 anos nesta quarta-feira. Lindindona e de voz forte. Ela é ótima.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver ocupado perguntando ao Boni se topa fundar comigo a TV PB (bah!!!).

Aviso aos navegantes (atualização das 16:10)


Publicarei as mensagens dos leitores (as enviadas ontem e anteontem) na próxima coluna. Minha ideia era fazê-lo até 13h, mas um compromisso que tive pela manhã acabou esticado até algumas horas adiante de maneira inesperada, inviabilizando isso.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Na última quarta-feira, completou 30 anos a morte do pianista e comercial Waldir Calmon. Não vou pela escolha mais óbvia até porque esta, por suas ligações com o rádio e com a TV esportivos, está destacada na coluna "Papo de Mídia". Trago aqui uma relíquia: Waldir tocando piano acústico e solovox para "Samba no Arpége" em apresentação na TV Tupi, em 1957.

Arremate

Nacional de Medellín 3 x 0. 1 ponto em 15 disputados. Lerda é o goleiro do Peñarol. Um nome que tem tudo a ver.

"24 Horas" volta antes que alguém pague um King Kong maior do que esse na Libertadores!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.