.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

10 de abril de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 217
Demitir técnico agora? Bah, Caxias!!!

Campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, o Caxias não repetiu no segundo turno o bom desempenho e foi eliminado antecipadamente, ficando agora três semanas exclusivamente voltado para a finalíssima contra quem ganhar a Taça Farroupilha. É a coisa mais comum em torneios com regulamentos assim e não impede em absoluto que o time vencedor do primeiro turno e desclassificado no segundo seja o campeão. Assim foi com o próprio Bepe em 2000, na memorável decisão contra o Grêmio.

Pois parece que o Caxias não se lembrou disso ao demitir de maneira inexplicável o treinador Paulo Porto. Foi esquecida a conquista da Taça Piratini sobre o Novo Hamburgo? Só porque no segundo turno o time perdeu quatro, empatou uma e venceu duas aquilo lá de trás não vale mais? Ah, tenha dó! Respeitem a minha inteligência, se é que eu tenho alguma.

Vê o caso, apenas dando um exemplo prático, do Fluminense no Campeonato Carioca. Suponhamos que ele seja eliminado da Taça Rio no próximo domingo. Serão duas semanas se preparando para a finalíssima. Isso o impedirá dele ser campeão? Mas claro que não, tchê! Sinceramente, têm certas coisas no futebol que eu não aguento. Essa que o Caxias aprontou é apenas mais uma delas.

"Catadinho" dos Estaduais

Ceará - Os quatro semifinalistas estão confirmados depois desta segunda-feira. Ao derrotar o Crateús, o Tiradentes se juntou a Horizonte, Fortaleza e Ceará. Hoje à noite, o Horizonte fará uma partida muito importante contra o Guarany - importante dos dois lados, pois o Galo do Tabuleiro confirmará o terceiro lugar se vencer e o Guarasol precisa da vitória para continuar fora dos três rebaixados. Se o Horizonte vencer, a única coisa que faltará definir no próximo domingo será o primeiro colocado (o Ceará está dois pontos à frente do Fortaleza).

Espírito Santo - No fim de semana, a semifinal foi definida: Rio Branco x Conilon e Aracruz x Vitória. Os dois rebaixados para a segunda divisão são Colatina e Serra.

Temos um vencedor

O Porto é campeão português de 2011/2012. Não, não é matematicamente, mas sim na minha concepção de lógica. Com a derrota do Benfica para o Sporting, os portistas agora abriram 4 pontos de vantagem para os encarnados e 5 para o Braga. São mais 12 pontos em disputa. Convenhamos: mais fácil Adriana Esteves passar de bandida a mocinha em "Avenida Brasil" do que o Porto se lascar.

Ainda não temos um vencedor

Josep Guardiola diz achar quase impossível o Barcelona vencer o Campeonato Espanhol por alegar que ninguém na história da competição tirou 10 pontos de vantagem para o Real Madrid. Só que há uma primeira vez na vida para tudo. Quem é que garante que, neste fim de semana, a diferença não caia para até mesmo 1 ponto? E se o Barcelona vencer hoje o Getafe, descontando nele a derrota do primeiro turno? E se amanhã o Real perder o clássico de Madrid para o Atlético? É impossível isso tudo acontecer? Não creio. Guardiola fala em um total de 15 vitórias seguidas para o título. Não necessariamente. É confirmado que os merengues vencerão todas até a última rodada? Não. Permitir que a vantagem caísse de 10 para 4 pontos mostra que uma reversão é possível.

Poderemos encaminhar um vencedor

O Milan visita logo mais o Chievo e a vitória virou obrigação depois do tropeço diante da Fiorentina. A Juventus, que amanhã recebe a Lazio, fica só na secação para não apenas continuar líder do Campeonato Italiano, mas quem sabe até mesmo abrir alguma distância, o que neste momento seria precioso.

Este não será vencedor

Semifinalista da Liga dos Campeões da UEFA, o Chelsea precisa garantir presença na próxima temporada via Campeonato Inglês (sim, porque também este ano não será ele o campeão da UCL). Mas tropeçando como tropeçou no empate com o Fulham, na abertura da rodada de meio de semana, complica. Os Blues estão a dois pontos do Tottenham, hoje o último qualificado para a Champions.

Curtinhas

*Depois do Coritiba contra o Manchester United na Copa Dallas Sub-19, mais um título internacional de brasileiro em categoria de base: o Vitória ganhou o Torneio Internacional FCB Escola, promovido pelo Barcelona, ganhando na final do FCB Dubai por 4 x 1. Foram sete jogos disputados e sete vitórias, com 46 gols marcados. Yan foi o artilheiro e marcou 17 vezes.

*Aniversariante da semana (36 anos), Tcheco anunciou que encerrará sua carreira ao fim do Campeonato Paranaense, que disputa pelo Coritiba, que tem ótima chance de faturar o segundo turno.

*Consta na súmula de Vasco x Flamengo que Wagner dos Santos Rosa expulsou Rodolfo, Eduardo Costa, Diego Souza, Fágner e Fellipe Bastos na confusão após o fim da partida. Embora Jorge Rabello, presidente da Comissão de Arbitragem da FFERJ, tenha dito que os jogadores não estão suspensos por não terem sido expulsos, o Cruzmaltino não pretende usá-los contra o Nova Iguaçu. Iiiihhh...

*Perguntado sobre "carinhos" em dirigentes (uma gíria para a tentativa de melhora de relacionamento com presidentes de clubes e das federações), José Maria Marin se irritou com o repórter que fez esta pergunta e disse que carinho ele faz na sua mulher e não em homem. Ih, ó o cara aê... Todo esquentadinho porque não ligou o "cerebrômetro" para sacar uma figura de linguagem.

*CBF confirmou Goiânia como sede do Superclássico das Américas deste ano, dia 19 de setembro. O jogo da volta entre Brasil e Argentina, dia 3 de outubro, ainda não tem palco tangueiro definido.

*Luto nos esportes aquáticos: medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona, o norte-americano Mark Lenzi morreu aos 43 anos, de causa não informada. Ele também venceu o ouro no trampolim de 3 metros nos mesmos Jogos de 1992 e, ainda nesta prova, o bronze nos Jogos de Atlanta, em 1996.

*Parada por opção própria desde a final da Superliga do ano passado, a levantadora Carol Albuquerque volta ao vôlei pelo Murcia Voley, que está nas finais da Superliga da Espanha.

*Finalista do próximo sábado pela Unilever, Fernanda Venturini anunciou que desta vez se despedirá definitivamente das quadras após o jogo contra o Sollys/Nestlé. A levantadora de 41 anos diz sentir problemas físicos, como desgaste da cartilagem articular do joelho e da hérnia cervical. Será que ela deixará o vôlei com mais uma conquista no currículo?

*A finalíssima da Liga de Basquete Feminino começou com vitória do visitante Americana sobre o mandante Ourinhos por 85 x 80. Sábado, Americana pode ser campeão se vencer em seus domínios.

Sintonia PB

Raro, mas verdadeiro: o tópico não será publicado nesta segunda-feira pois faltou pauta para turbiná-lo. Espero que amanhã isto melhore.

Bela do Dia: Archie Panjabi

Archie Panjabi, a Kalinda de "The Good Wife", cuja terceira temporada estreia às 23h desta terça-feira no Universal Channel. Ela também é mais um dos bons atrativos desta série que vale muito a pena.

Convivas

"Esse regulamento do Campeonato Carioca é ridículo no sentido de rebaixar um time que pode se classificar para a fase decisiva. *** Engraçado, para não dizer bizarro, o Náutico demitir o treinador que o levou à Série A. Agora tem de começar um trabalho praticamente do zero. O futebol brasileiro é pródigo em não ter planejamento. *** Relevante o fato da Justiça de Minas Gerais tentar mudar a fórmula de sorteio de árbitros para os torneios, colocando quatro juízes para serem sorteados ao invés de dois. Não precisaria ter esse limite de juízes para ser sorteados. A transparência ainda é diminuta, mas é um avanço. *** Mano Menezes não cometeu um crime terrível e acho que não deve ser julgado por uma pequena falha. Que ela não se repita e bola pra frente. Só acho que o exemplo que ele deu para justificar seu erro foi mal colocado. Ele não precisa se escorar em pessoas que cometem maus exemplos para justificar seu deslize." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Então, por mais uma temporada a Pantera passa aperto no Campeonato Mineiro! Menos mal que o Democrata terá um confronto direto com o América de, como se fala lá na Brejaúba, 'Tiofiotoni'. E curioso: será um confronto entre os times que chegaram em quarto nos dois últimos Campeonatos Mineiros. O que isso quer dizer? Que basta um brilharecozinho de nada para os times do interior perderem seus melhores jogadores para times do segundo escalão nacional. O futebol do interior é um monstro autofágico. *** Luciane Escoutto põe no chinelo antigas, atuais e futuras 'BBB's. Jô Soares, que não vale uma bufa, não perdeu tempo: 'Você é linda! Quer casar comigo?' Foi a típica 'sacanagem a sério'. Lá pelas tantas, a óbvia e triste declaração: ela namora o fisioterapeuta do time de vôlei de Macaé. Sei não é de hoje que os melhores partidos - lindas, inteligentes, sem-grilos e bem resolvidas - estão sempre acompanhadas. As que sobram são invariavelmente as surtadas, as complexadas e as encanadas. Quem cruza o caminho de uma certamente é candidato a suicida ou homicida. Passada essa pequena digressão de cunho memorialista, digo que o fim da passagem da Luciane pelo programa foi fofíssimo. Ela disse para Jô que o seu sonho sempre fora mandar um 'beijo do gor...dô!' junto com ele, que emendou: 'agora mesmo'. *** Tá certo que gosto é gosto, mas a mais gostosa do último 'BBB' era, sem dúvida, Monique. Enquanto a expressão da Fabiana me passa alguma coisa de barraqueira, Monique me sugere uma certa ingenuidade de quem a qualquer momento vai dizer: 'Tá de sacanagem que eu sou bonita! Eu sou é gorda!' E mulher não é só bunda! Se fosse, a Mulher Melancia seria Miss Brasil. *** Vai aí o tal comercial com a Jacqueline Sato, que está muito sugestiva nele. Só não entendi o slogan do fim. Que que tem a ver 'há prioridades'? E não dá pra confundir com Adriana Birolli no começo?" (Clayton Moreira)
Primeiro: a Monique é ótima e aquela cara moleca dela é altamente sedutora, mas corporalmente falando eu gostei mais da Fabiana, que é que eu vou fazer? E apenas dei um exemplo de por que a coloquei à frente das outras. Segundo: não vi nada de mais neste comercial aqui, sinceramente. E terceiro: nem me ocorreu qualquer lembrança da Birolli ao vê-lo.

"Só te corrigindo: o Chelsea venceu o Wigan por 2 x 1 e não por 'um a nada'. Dois gols do Chelsea, por sinal, em impedimento." (Elison Lima)

"Que cavalo paraguaio é o Manchester City nesta temporada. Estava tudo encaminhado pra ser campeão, mas nessa reta final caiu demais de rendimento e deixou o United ultrapassá-lo. A culpa dessa queda, em grande parte, é do Roberto Mancini, que insiste em jogadores como Milner e Balotelli. Um é fraco tecnicamente, sendo que tem outros melhores que ficam no banco, e o outro não tem nada na cabeça, até qualificado tecnicamente, só que não é isso tudo que dizem e é louco. Mancini ainda o critica, sendo que quem o contratou foi ele e quem escala também é ele. Então, a culpa maior é do treinador. Espero que os Sheiks demitam ele na próxima temporada. Um bom nome seria Martin O'Neill, mas duvido que o contratem." (Paulo Henrique Gonçalves)
O Manchester City é de uma terra que fala inglês, mas merece ser apelidado de "El Fiascón" pela maior quantidade de entregada de rapaduras em menor tempo possível.

"Já estou ansioso para o Campeonato Brasileiro começar pois não aguento mais esse 'me engana que eu gosto' dos campeonatos estaduais, se bem que agora vai começar a ter graça já que os principais clubes farão seus respectivos clássicos e entrarão com força máxima. *** Será que o Flamengo conseguirá se classificar na Libertadores? Depende muito da sua própria vontade e, principalmente, da vontade do Emelec em empatar com o Olimpia. O Flamengo precisa rever seus conceitos de profissionalização, pra mim lá não passa de uma grande várzea." (Renan Silva)
O problema é que o Emelec não terá vontade e sim de ganhar, já que isso o garantirá de maneira quase que inacreditável nas oitavas...

"Lista de atletas que disputaram ou disputam a Libertadores de 2012: Ignacio Drago, goleiro do Juan Aurich; Daniel Vaca, goleiro do The Strongest; Mario Ovando, goleiro do Olimpia; Marcos Pinto, lateral-esquerdo do Lanús; Mariano Mina, zagueiro do Emelec; Nicolás Trecco, atacante do Universidad Católica; Iván Vélez, lateral-esquerdo do Júnior Barranquilla; Ronald Eguino, lateral-direito do Bolívar; Gonzalo Barriga, volante do Unión Española; Agustín Orión, goleiro do Boca Júniors; Herlyin Cuica, atacante do Zamora; Claudio Mosca, meia do Arsenal; Matías Vecino, volante do Nacional do Uruguai; Jesus Rabanal, lateral-esquerdo do Alianza Lima; Nery Bareiro, zagueiro do Libertad; Gerardo Torrado, volante do Cruz Azul; Ricardo Mazacotte, lateral-esquerdo do Nacional do Paraguai; Maurice Cova, meia do Deportivo Táchira; Emiliano Papa, lateral-esquerdo do Vélez Sarsfield; Jorge Mora, meia do Chivas; Maximiliano Callorda, atacante do Defensor; Luis Checa, zagueiro do Deportivo Quito; Esteban Conde, goleiro do Universidad de Chile; Danilo Lerda, goleiro do Peñarol; Jairo Patiño, meia do Nacional de Medellín; e Armando Cooper, atacante do Godoy Cruz." (Ricardo Haertel)
O melhor destes nomes todos, sem dúvida, é Mazacotte. Quando teve Corinthians x Nacional, foi impossível não lembrar do Chaves falando em "masacote" para o Professor Girafales.

"Sugiro para 'Bela do Dia' Nathalia Ramos, apresentadora do 'Reviva' no canal Viva." (Thiago Silva Miyashiro)
Sim, já tinha pensado nisso mesmo. Em breve ela estará aqui.

"Na briga do rebaixamento do Campeonato Carioca, tem uma situação mais engraçada: se terminar como está agora, Bangu, Bonsucesso e Madureira vão ter que fazer um triangular pra definir o rebaixamento, semelhante ao de Duque de Caxias, Friburguense e Resende em 2010. Aí, a duvida é: farão o triangular depois do Bangu decidir o que será dele na Taça Rio, logo após o fim da fase de grupos ou a 'mesa amiga' vai dar uma ajuda ao Bangu? E se o Bangu for campeão da Taça Rio, vira finalista, ganha a vaga da Série D e nem vai pro triangular." (Wanderson Ferreira)
E é para este campeonato que Rubens Lopes deu nota 7 naquela lamentável entrevista a O Globo. Baaahhh!!!

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Famoso por filmes como "Lawrence da Arábia", "A Queda do Império Romano", "Funny Girl: a Garota Genial", "A Herdeira" e "Top Secret: Super Confidencial", Omar Sharif completa 80 anos nesta terça-feira. Peguei um belo tema de outro filme marcante estrelado por ele: "Doutor Jivago", de 1965. Aqui está o famoso tema de Lara: "Somewhere My Love", composto por Maurice Jarre.

Arremate

Patrícia Amorim e Delfim Pádua Peixoto Filho chefes de delegação do futebol na Olimpíada? Estamos lascados.

"24 Horas" volta antes que eu leia a próxima péssima notícia das nossas seleções!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.