.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

9 de abril de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 216
Drama rubro-verde em São Paulo

Parece piada, mas não é: poucos meses após não apenas subir para a Série A do Campeonato Brasileiro, mas fazer uma campanha tão acima dos demais que rendeu o divertido apelido "Barcelusa", a Portuguesa corre risco de rebaixamento à Série A2 do Campeonato Paulista sem depender de suas próprias forças. Sábado, tinha 2 x 0 de vantagem sobre o Linense, mas entregou a rapadura, ficou no empate e viu seu goleiro Rodrigo Calaça, o mesmo que pegou um pênalti durante a partida, saiu feito barata tonta e concedeu aos adversários a chance da igualdade a 5 minutos do fim. Patético! Some a isso o XV de Piracicaba aumentar concorrência ao ganhar da Ponte Preta em jornada marcada pela valentia do Nhô Quim, além do Botafogo respirar por aparelhos ao bater a Catanduvense.

A história ficou assim: a Portuguesa está com 18 pontos, o XV de Piracicaba com 17 e o Botafogo com 16. Já estão rebaixados Comercial, Catanduvense e Guaratinguetá. Sim, o ex-Americana está rebaixado após perder para o Bafo. Ainda sobrevive matematicamente, mas teria de tirar 15 gols de diferença de saldo para o XV. Fala sério, né? Mais fácil cachorro miar e gato latir do que isso. Além disso, desconsidere o Paulista na luta contra a A2 também por isso do saldo, 12 gols a mais tem para o primeiro rebaixado. Então, é Lusa, Quinzão e Botinha mesmo. As partidas decisivas, no próximo domingo, serão estas: Mirassol x Portuguesa, Mogi Mirim x XV de Piracicaba e Botafogo x Guarani. Nenhum deles se garante apenas empatando, mas a vitória basta para Portuguesa e XV.

No mais, vale destacar a muito divertida partida de alviverdes na Princesa dos Brincos Dourados. O Guarani marcou 3 gols e o Palmeiras fez 1, mas os dois times poderiam ter anotado mais vezes pois atacaram bastante nos dois tempos, entrando aí os fatores Deola contra os bugrinos e Juliano contra os palmeirenses, diversas foram as defesas praticadas por eles. Nada divertido foi o impedimento inexistente em um gol não validado do Santos, que seria o do empate com o vitorioso São Caetano. O erro foi feio, mas a derrota não é daquelas que cause crise ou algo assim. Enquanto isso, o São Paulo chegou às 10 vitórias consecutivas ao derrotar o Mogi Mirim e, pela oitava vez só nesta temporada, o Corinthians ganhou pela contagem mínima, desta vez sobre o Paulista.

Para fins das quartas-de-final, estamos assim: São Paulo e Corinthians, com 43 pontos, brigam pelo primeiro lugar, que dará o mando de campo principal até a finalíssima; Santos e Guarani com 36, Palmeiras com 35 e Mogi Mirim com 34 disputam os outros dois mandos das quartas; e também estão assegurados Bragantino, com 29 pontos, e a Ponte Preta, com 28.

Polêmica clássica no Rio de Janeiro

Não foi um clássico ótimo, mas teve seus momentos agitados. O Flamengo saiu na frente ainda na etapa inicial no oportunismo de Deivid. O Vasco empatou num gol que Diego Souza diria ser digno de Freddy Krueger, pois a defesa rubro-negra estava a própria "hora do pesadelo" no lance. Ronaldinho Gaúcho acertou a trave em falta, Fellipe Bastos quase acertou um poderoso pelotaço e Léo Moura perdeu uma chance imperdível na cara de Fernando Prass. A grande polêmica diz respeito a pênaltis. O que deu a vitória para o Mengão no minuto final não pode ser contestado pois aconteceu. A bronca é do Cruzmaltino por um que Thiago Feltri diz ter sofrido, mas que o apitante Wagner dos Santos Rosa não apontou. Não houve consenso, muitos acharam ter sido e outros não. Eu mesmo não cheguei a uma conclusão. Enfim, não acho que isso tenha decidido o jogo pois, coerente com o que digo há anos, o time bom supera qualquer adversidade, até mesmo erros de arbitragem.

A uma rodada do fim, o Grupo A já tem resolvida sua situação com as classificações do Flamengo e do Botafogo, que trincou o Friburguense. O Grupo B tem uma situação bem diferente: três times (ou, sendo muito amigo, cinco) disputando as vagas na jornada decisiva. Perdedor no clássico, o Vasco está um ponto atrás do Bangu e um à frente do Fluminense, que ganhou do Madureira em partida que quase acabou no escuro, já que realizada em Conselheiro Galvão, que não possui iluminação artificial - e isso que a bola rolou às 15h45, o que não adiantou muito. Volta Redonda e Duque de Caxias, com 8 pontos (a três da segunda posição), precisam daquele milagre mais milagreiro do que a Renata Maranhão gravar um reclame deste PB para passar na televisão. Quem me dera...

Agora chegamos à piada: possível semifinalista da Taça Rio, o Bangu pode ser rebaixado ao mesmo tempo. Ele, Madureira e Bonsucesso estão com 12 pontos, enquanto o Americano tá na base do "Jesus está chamando" com seus 9 pontos. Se acabar na penúltima posição, o Bangu só não será rebaixado se conquistar a Taça Rio. Já imaginou o cenário? É derrotado na final e perde o título do segundo turno e a vaga na divisão principal de uma só vez. Baaahhh!!! Piadas de mau gosto à parte, os jogos relevantes do próximo domingo serão estes: Nova Iguaçu x Vasco, Fluminense x Olaria, Duque de Caxias x Madureira, Resende x Bangu e Friburguense x Bonsucesso. E quer saber? Dá vontade de torcer pro Bangu chegar nas cabeças só para ver esta patacoada realizada a pleno.

Igualdade clássica em Minas Gerais

Melhor no primeiro tempo, o Atlético abriu uma consistente vantagem de dois gols. Consistente, mas nada que não pudesse ser alcançado. Anselmo Ramon foi "o" cara ao marcar duas vezes para o Cruzeiro, melhor no segundo tempo. O gol de empate surgido após um lance capital, em que Filipe Soutto encheu a trave esquerda de Fábio e a sobra foi isolada por Guilherme. O Galo teve quebrada sua sequência de 9 vitórias consecutivas no torneio e a Raposa chegou à segunda partida sem vitória nesta campanha. Acredita-se ter sido este o último clássico entre eles na Arena do Jacaré, considerando-se que o Independência deverá estar reinaugurado para a grande decisão. Em Sete Letícias Lagoas, são 4 vitórias azuis e 2 alvinegras, sendo este o primeiro empate.

A uma rodada do fim da classificatória, o Atlético tem três pontos de vantagem para o Cruzeiro. Um empate basta aos atleticanos, enquanto os cruzeirenses precisam vencer e torcer por derrota do inimigo, nos dois casos bastando a contagem mínima. No domingo de Páscoa, o Coelho fez a festa. O América ganhou do Uberaba e confirmou o terceiro lugar, quatro pontos atrás está do Cruzeiro e cinco acima do Tupi, que colocou um molho a mais na reta final ao surpreendentemente perder para o Democrata, o que deixou o próximo domingo decisivo nas duas pontas da tabela.

O Tupi está com 16 pontos e tem como oponente o Nacional, que pode alcançá-lo (observação: a Caldense também pode igualar o Galo Carijó em pontos, mas ainda perderia nas vitórias e, por isso, está eliminada). Dois destes cinco times cairão para o Módulo II: Villa Nova, 10 pontos; Boa Esporte, 9; América de Teófilo Otoni, 8; Democrata, 7; e Uberaba, 6. No próximo domingo, as definições passam por estes jogos: Tupi x Atlético, Cruzeiro x Uberaba, Villa Nova x Nacional, Boa Esporte x Caldense e América de Teófilo Otoni x Democrata. Só América x Guarani não valerá nada de nada.

"Catadão" dos Estaduais

Rio Grande do Sul - Já classificados às quartas da Taça Farroupilha, Internacional e Grêmio saíram vitoriosos. O Colorado trincou o São Luiz, com direito a Dátolo perdendo um pênalti e compensando isso com gol pouco depois. O Tricolor meteu 3 no Caxias, que foi eliminado. Assim, ganhe quem ganhar este segundo turno, é certo, decretado e assegurado que teremos finalíssima no Campeonato Gaúcho. Nesta Taça Farroupilha, uma semifinal sairá de Internacional x Cerâmica e Veranópolis x São José, com a outra vindo de Grêmio x Ypiranga e Canoas x Pelotas. Ao fim dos dois turnos, está rebaixado o Avenida. Mas quem irá com ele? Se for pela classificação geral, será o Ypiranga. Mas e se ele decidir o Gauchão contra o Caxias? Aí quem cairá será o Canoas. É de enlouquecer!!!

Santa Catarina - E ficou para o próximo domingo a definição tanto do vencedor do segundo turno quanto se serão dois ou três os semifinalistas via índice técnico. O Figueirense derrotou o rebaixado Brusque e foi aos 17 pontos. O Joinville parou nos 16 ao perder para o Avaí, que foi aos 14. O Criciúma manteve 15 pontos ao perder, diante de sua gente, para o Metropolitano. Em partida que não valeu para fins do turno específico, mas sim da classificação geral, a Chapecoense perdeu em casa para o Atlético de Ibirama. Saca só a geral (desconsidere o líder Figueira, já semifinalista por levar o primeiro turno): Chapecoense com 30, Avaí e Metropolitano com 29, Joinville com 28, Criciúma e Hermann Aichinger com 27. Será diversão pura a jornada de domingo que vem com estas pelejas: Figueirense x Camboriú, Joinville x Brusque, Metropolitano x Avaí, Chapecoense x Criciúma e Atlético x Marcílio Dias.

Paraná - O Coritiba foi aos 21 pontos ao ganhar do Cianorte, em jogo que teve como um dos artilheiros Emerson, que igualou Zambiasi (1995 a 1997) como maior zagueiro artilheiro do clube, ambos com 18 gols. O segundo turno está nas mãos alviverdes, já que o Atlético apenas empatou com o Corinthians e foi aos 17 pontos, além do Londrina ficar nos 16 pontos e ser alcançado pelo Operário, que o derrotou no último minuto. Faltam três rodadas neste segundo turno. Em termos de rebaixamento, o Iraty tá praticamente na Série Prata pois soma 9 pontos contra 16 do Paranavaí, primeiro a escapar. O ACP brigará com Roma, que soma 14 pontos, e Rio Branco, com 18, contra a segunda vaga na divisão inferior.

Pernambuco - O Sport trincou o Porto e foi aos 47 pontos, enquanto o Santa Cruz quinou o América com trinca só do Dênis Marques e chegou aos 44. Leão e Tricolor decidirão o primeiro lugar no clássico do próximo domingo, empate bom para o Sport e vitória simples servindo pro Santinha. O Salgueiro ainda sonha com o segundo lugar ao atingir 43 pontos com o triunfo sobre o Araripina, que fará companhia ao América na Série B do Estado em 2013. Na rodada final, o Carcará visita o Ypiranga. Mas a situação mais chamativa é a do Náutico, que no dia dos seus 111 anos perdeu diante de sua torcida para o Serra Talhada, completou seis jogos sem vitória (3 igualdades e 3 perdas) e pôs Waldemar Lemos no olho da rua. Com 35 pontos, o Timbu pode ser alcançado em pontos e vitórias pelo Petrolina, mas como a diferença de 12 a -1 no saldo não será tirada, digo, afirmo e reafirmo sem risco de erro que os alvirrubros estão na semifinal.

Bahia - Emoção e polêmica no encontro dos Bahias. O de Salvador saltou na frente, o de Feira de Santana virou e levou a revirada aos 45 e aos 49 da etapa final. Autor da virada do Bahia de Feira, João Neto seria substituído por Arnaldo Lira, mas recusou a substituição e ficou em campo contra a vontade do técnico, que ficou uma arara. Enquanto isso, no primeiro jogo pós-saída de Cerezo, o Vitória ganhou do Juazeiro. A uma rodada do fim, o Bahia já é o primeirão com 49 pontos e também estão assegurados Vitória, com 40, e Feirense, com 39. A última vaga fica entre Bahia de Feira e Vitória da Conquista, ambos com 32 pontos, e Atlético, com 31. No descenso, o já caído Itabuna será acompanhado por um deles: Camaçari, 19; Serrano e Fluminense, 20; e Juazeiro, 22. Próximo domingo teremos Atlético x Bahia, Vitória x Feirense, Bahia de Feira x Juazeiro, Camaçari x Vitória da Conquista, Serrano x Itabuna e Juazeirense x Fluminense.

Ceará - Um primeiro tempo muito disputado no clássico terminou com igualdade, embora o Fortaleza fosse mais perigoso que o Ferroviário. O tempo segundo foi mais nivelado, mas nele é que o Tricolor marcou mais duas vezes para chegar aos 49 pontos, ficando a dois do líder Ceará, que quatrilhou o Crato e ganhou pela oitava vez consecutiva no campeonato. A uma rodada do final e faltando duas partidas para todos ficarem nivelados (Tiradentes x Crateús hoje e Horizonte x Guarany amanhã), estamos assim: além de Vozão e Leão, já é semifinalista o Horizonte, com 40 pontos. A última vaga fica entre Tiradentes, com 35, e Crato, com 34. Já rebaixado o Itapipoca, restam duas indesejadas vagas, hoje ocupadas por Trairiense, com 17, e Ferroviário, com 18. Seguem a perigo Icasa, com 19, e Guarany, com 21. O carnê de pelejas do domingo que vem prevê Tiradentes x Ceará, Crateús x Fortaleza, Horizonte x Crato, Guarany x Trairiense, Ferroviário x Guarani e Icasa x Itapipoca.

Rio Grande do Norte - Empates para os dois grandes. O do ABC foi com o Caicó, que é o rebaixado da temporada (no Potiguar é só um que cai). O do América foi com o ASSU, que só classificaria neste confronto direto se vencesse. A semifinal da Copa Rio Grande do Norte terá ABC x América e Baraúnas x Santa Cruz. Logo, é certo que o segundo turno terá Natal x interior na final.

Goiás - A perseguição pelo primeiro lugar continuará até a última rodada, já que o Goiás foi aos 39 pontos ao derrotar o Morrinhos e o Atlético foi aos 38 ao superar e rebaixar a Anapolina. O Vila Nova empatou com o Rio Verde e, somando 26 pontos, está classificado. Mesmo que ele seja alcançado em pontos por Crac e Aparecidense e superado nas vitórias pelo Crac, ficará em quarto lugar pois é mais fácil eu tascar um beijão cinematográfico na Manuela Queiroz (a loira linda que reporta as notícias goianas no "Fala Brasil" da Record) do que o Aparecidense tirar em 90 minutos uma diferença de 10 a -9 no saldo de gols. Então, esquece. Hoje, além da já confirmada Anapolina, quem cairia é o Morrinhos, com 16 pontos. O mais ameaçado é o Goianésia, com 18. O Rio Verde, com 19 pontos, está livre pois tem saldo 4 contra -13 do Morrinhos. Domingo que vem, teremos Aparecidense x Goiás, Atlético x Rio Verde, Vila Nova x Crac, Morrinhos x Anapolina e Itumbiara x Goianésia.

Tocantins - O Gurupi é o campeão do primeiro turno. Depois de 2 x 2 na ida, aplicou 3 x 1 no Tocantinópolis na volta e, no mínimo, é finalista do campeonato.

Entregada real de rapadura?

Sabe aquilo que principalmente quem me acompanha no Twitter sabe que digo, que futebol sem gol é igual a namoro sem beijo, prato sem comida, jornal sem notícia, rádio de som, hotel sem hóspedes e variantes infinitas? Às vezes a tese é derrubada e futebol sem gol tem graça. É aquilo: muitas vezes uma conversa agradável entre um homem e uma mulher pode ser mais prazerosa e maravilhosa do que uma noite de intenso romance (eu que o diga em alguns encontros inesquecíveis com certas amigas, haha). E ao derrubar desta tese, incrivelmente ganhamos de volta um campeonato.

Quem é que imaginaria que o Espanhol teria outra vez Real Madrid e Barcelona próximos? O Barça fez sua parte ao meter quatro no Zaragoza com direito a dois do Messi, que se tornou o primeiro jogador a marcar 60 gols na Europa em uma só temporada desde Gerd Müller com 67 gols para o Bayern de Munique em 1972/1973. 75 pontos na classificação para os catalães. Veio o Real Madrid enfrentar o Valencia. Apesar de "oxada", foi uma partida ótima e que valeu cada minuto, principalmente no segundo tempo. Chutes perigosos aos montes, três vezes trave acertada, intervenções ótimas de Casillas e, principalmente, um show do goleiro Guaita, que pegou até catapora (não, assim também não). Primeira vez após 41 partidas que o Real não marcou um gol sequer.

Com isso tudo, o Real Madrid foi a 79 pontos. Agora são apenas quatro pontos de diferença, que podem ser três ou um, dependendo do que acontecer neste meio de semana. Amanhã, o Barcelona reencontra o Getafe, único a derrotá-lo no primeiro turno. Situação pronta para descontar isso com juros e correção monetária, como diria Miriam Leitão (que, apesar do sobrenome, não sei se torce para o Palmeiras). Quarta-feira, o Real faz o clássico de Madrid contra o mandante Atlético, que ontem - já pedindo desculpas pelo trocadilho canalha e patife - caiu diante do Levante. O outro espanhol semifinalista da Liga Europa, o Athletic Bilbao, derrotou o Sevilla pela contagem mínima.

"Pelas Zoropa"

Itália - O lado bom do Milan no sábado foi Cassano retornar após o AVC que o tirou dos gramados por meses. Mas ficou só nisso também, pois levou a virada da Fiorentina em pleno San Siro, parou nos 64 pontos e perdeu a liderança para a Juventus, que foi aos 65 ao ganhar do Palermo. O engraçado é que o gol decisivo da Fiorentina foi do Amauri, que justamente está emprestado pela Juve...

Inglaterra - Digo, afirmo e reafirmo: o Manchester United é o campeão de 2011/2012. Ao triunfar contra o Queen's Park Rangers com direito a um pênalti safadérrimo (além da falta não existir, Young estava impedidaço com "IM" de "OUT of game"), subiu para 79 pontos e viu o Manchester City tomar um a nada do Arsenal, congelando nos 71 pontos (sim, congelando, ainda que o inverno já tenha dado lugar à primavera). Semifinalista da Liga dos Campeões da UEFA, o Chelsea teve 2 x 1 favorável diante do Wigan.

Alemanha - Agora é que eu quero ver! O Borussia Dortmund foi a 66 pontos e o Bayern de Munique aos 63, ambos vencedores contra Wolfsburg e Augsburg, respectivasburg... digo, respectivamente. Depois de amanhã, Borussia e Bayern se enfrentarão em Dortmund. Chegará a esquadra de Munique à co-liderança? É agora ou nunca, já cantaria Elvis Presley (?).

França - Montpellier e Paris Saint Germain continuam empatados, agora com 63 pontos. "Fiel da balança", o Olympique perdeu para o PSG e agora enfrentará neste meio de semana ao Montpellier, que venceu o Sochaux. E aí?

Portugal - Com fatura única do amigo de David Banner, também conhecido por Hulk, o Porto praticamente excluiu o Braga da briga pelo título português, vencedores com 63 pontos e perdedores com 58. Se o Benfica, que está com 59, não ganhar logo mais o clássico contra o Sporting, esqueça a emoção das últimas semanas e decrete terminada a parada.

Curtinhas

*Parabéns ao Coritiba, campeão da Copa Dallas Sub-19 ao vencer o Manchester United por 2 x 1 neste domingo. Até chegar à final, o Coxa perdeu por 1 x 0 para o Everton, triturou o Bolivar por 7 x 0 e atropelou o Kashiwa Reysol por 4 x 1, batendo na semifinal ao Eintracht Frankfurt por 2 x 1. Que o time principal ganhe muito com esta gurizada nos próximos anos.

*Na estreia de Lucho Gattica Nizzo Netto (trocadilho aprimorado) na casamata, o América aplicou 4 x 1 no Imperial e continua fora da zona de rebaixamento na Série B do Campeonato Carioca, a quatro rodadas do fim. Porém, não há descanso, pois está fora nos critérios, já que empatado em pontos com Juventus e Cabofriense, respectivamente vencedor e vencido em confronto direto.

*Solto por habeas corpus após ser preso por não pagar a pensão alimentícia da ex-mulher, Tuta defendeu a União Barbarense e marcou um gol e participou de outro nos 4 x 1 sobre o Atlético Sorocaba, na primeira rodada da fase semifinal do "The Romance Championship" (Série A2 do Campeonato Paulista). Do inferno ao céu em poucas horas.

*Entrevistado pelo Marca Brasil, Mano Menezes admitiu ter errado no episódio em que foi parado na blitz da Operação Lei Seca, no Rio de Janeiro. Só que disse que pessoas de bem não podem mais ter hábitos que não julgam ser infrações, como tomar uma taça de vinho com um casal de amigos, pois depois sofrem muito, enquanto o mau caráter dá um chute no problema. O que acham?

*A - segundo sua contabilidade, evidentemente - 15 gols do bendito milésimo gol, Túlio Maravilha caiu fora do CSE, pelo qual marcou 10 vezes neste Campeonato Alagoano. Agora ele busca outro clube para marcar mais oito gols e, depois, retornar ao Botafogo para chegar à marca. Francamente, não tá um pouquinho demais essa história, não?

*Leio na Folha de S.Paulo que os dirigentes do futebol mineiro ficaram revoltados com a notícia da contratação de José Roberto Wright para ser ouvidor do departamento de arbitragem da CBF, tudo por causa ainda daquele Atlético x Flamengo da Libertadores de 1981, em Goiânia, quando o agora ex-comentarista de arbitragem expulsou cinco atleticanos. Segura esse rojão, Zé das Medalhas!

*Tênis delas: Serena Williams fez gato, sapato, cachorro e tamanco da checa Lucie Safarova com 2 sets a 0 (6/1 e 6/0) e, sendo campeã do WTA de Charleston, arrematou seu primeiro troféu desde o Aberto de Toronto, em agosto de 2011, e chegou às 40 conquistas na carreira.

*Tênis deles: depois dos 3 a 0 (6/3, 6/4 e 6/2) de Bruno Soares e Marcelo Melo sobre Robert Farah e Juan Sebastian Cabal, cabia apenas mais uma vitória para o Brasil derrotar a Colômbia - e não, de novo não resisti a outra patifaria cretina de trocadilho. Com outro 3 a 0 (6/2, 7/6 - 7/3 e 6/2), Thomaz Bellucci mandou Santiago Giraldo passear no Chile, ainda que ele seja colombiano. O Brasil está na repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis e está a um confronto vitorioso de regressar ao referido, do qual está fora desde 2003. O adversário será conhecido depois de amanhã.

*Superliga Masculina de Vôlei: sairá apenas na próxima sexta-feira o adversário do Cruzeiro, finalista após 3 a 0 (25/22, 25/23 e 25/15) sobre o Minas. Com 3 a 1 (18/25, 27/25, 25/23 e 25/21) sobre o RJX, o Vôlei Futuro forçará o tira-teima na próxima sexta-feira, em Araçatuba. A decisão será no dia 21, em São Bernardo do Campo.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de deixar os assuntos desportivos de lado para tratar de outras coisas igualmente interessantes: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A televisão dos Estados Unidos sofreu uma perda histórica no sábado: Mike Wallace, apresentador do "60 Minutes", da CBS. Ele estava com 93 anos. Dedicado ao jornalismo desde 1962, ficou marcado pela busca da verdade nas entrevistas que fazia, algumas delas históricas. Aposentado em 2006, continuou colaborando ocasionalmente até o afastamento definitivo em 2008, sendo um de seus últimos materiais uma exclusiva com Jack Kervokian, o doutor que foi preso por ajudar mais de uma centena de pessoas com doenças terminais a cometerem o suicídio.

*Vindo aos assuntos brasileiros com um elo no exterior: esta foto aqui mostra um grupo de repórteres de TV do Rio de Janeiro (Silvana Ramiro pela Globo, Mônica Puga pela Bandeirantes, Marco Alvarenga pelo SBT e Fábio Ramalho pela Record) que recentemente esteve em Chang Chun, na China, onde visitaram a fábrica dos novos trens do metrô da Cidade Maravilhosa.

*Retornado hoje ao "SP no Ar" da Record, William Travassos explicou na abertura da edição desta segunda-feira o que lhe tirou do ar nas duas últimas semanas: uma trombose em uma das pernas, descoberta em um exame de rotina. Ele, que passou este período no Rio de Janeiro, disse que chegou a ficar na UTI por não sentir nada na perna durante dois dias, mas graças a Deus ficou bem, retornou ao trabalho e agradeceu a todos pela torcida.

*Leio no Flávio Ricco que quinta-feira, às 22h, a Record News estreará "Brasil em Discussão", com Heródoto Barbeiro, que debaterá assuntos da atualidade. Na verdade é um programa que já tinha pois era o subtítulo de um dos "Entrevista Record", justamente exibido neste dia da semana e apresentado por Adriana Araújo.

*Segunda-feira de novos rumos profissionais para Mariana Godoy e Rita Lisauskas. A primeira começa a apresentar o "Jornal das Dez", da Globo News, a partir do Rio de Janeiro e em substituição a André Trigueiro, agora repórter da TV Globo. E a segunda começa a dar expediente como nova repórter e apresentadora eventual da TV Bandeirantes, só não sei se já hoje aparecendo na telinha.

*Também hoje, às 21h20, a Band estreia "Quem Fica em Pé?", o jogo de perguntas e respostas apresentado por José Luiz Datena, cujo formato é baseado no "Who's Still Standing?", da NBC. Só que para nós, brasileiros, parecerá uma reedição do "Roleta Russa", apresentado há muitos anos por Milton Neves na Record, pois a ideia do "Who's Still Standing" é quase a mesma do "Russian Roullette". A exibição será às segundas, às terças e às quintas - não cabe dizer "de segunda a quinta" pois às quartas-feiras não será exibido devido ao "Pré-Jogo" do futebol ao vivo.

*Já na segunda edição o "Pânico na Band" causou derrubada na grade, consequência da ótima audiência na Grande São Paulo. Previsto para terminar às 23h30, acabou apenas 25 minutos depois. E não só isso: o "Canal Livre" começou apenas à 0h10 pois antes teve um programete especial da Fórmula Indy. Em tempo: quem viu gostou ou não das novas panicats?

*"Pânico na Band", cuja reprise das sextas-feiras será às 21h20 a partir desta semana pois, às 23h, estreará o programa "Perdidos na Tribo", apresentado por Débora Vilalba.

*A saideira: apresentador do "Provocações" na TV Cultura e a partir de maio revisto como Ravengar em "Que Rei Sou Eu?" no Viva, Antônio Abujamra é o novo narrador dos episódios do "50 Por 1", o muito bom programa cultural de viagens apresentado por Álvaro Garnero na Record no começo das madrugadas de sábado para domingo, nesta nova temporada visitando todas as cidades que já receberam os Jogos Olímpicos, cujo final será na sede da edição de 2016, o Rio de Janeiro. Abujamra substitui o poeta Mário Chamie, narrador original do programa, que morreu em julho de 2011.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver bolando um "50 Por 1" particular sobre jornalistas bonitonas.

Bela do Dia: Fabiana Teixeira

Fabiana Teixeira, vice-campeã do "Big Brother Brasil" de 2012. Dê de ombros para Renata, Laisa e Monique. A gostosa das gostosas desta temporada é a moça aí da foto, cujo ensaio no Paparazzo é imperdível e, com todo o respeito, sobra na maior sobre as outras três gatinhas. Só no quesito bumbum Fabiana ganha delas de longe. Abre o olho, Playboy!!!

Convivas

Antes de atendê-los, digo para quem perdeu que a coluna deste domingo foi dedicada a Amácio Mazzaropi, cujo centenário de nascimento é lembrado nesta segunda-feira. Observem também no "Arremate" o nome do cidadão que fez o gol do Itapipoca na derrota para o Horizonte no último sábado, é um negócio inacreditável, hahaha...

"O São Paulo jogou de forma ousada contra o bom time do Mogi Mirim. Com três atacantes, sofreu com - mais uma - contusão do Fabrício e do Paulo Miranda. Assim mesmo, conseguiu a vitória com dois gols de bola parada do Jadson. Acho que esse esquema serve mais para jogos mais fáceis e não será usado de saída nos mata-matas. Depois da expulsão do Casemiro - justa, mas Baraka, do Mogi Mirim, deveria ter sido expulso no 1º tempo -, o time jogou do jeito que foi possível e não pode ser cobrado. Vamos ver na quarta se a equipe realmente evoluiu em jogos decisivos. *** Ainda acredita que o Real Madrid já é campeão na Espanha? Só para registrar: nunca dei a fatura como liquidada. Claro que o time da capital é favorito ainda, mas... *** A grande pergunta que se faz: por que Balotelli foi contratado pelo Manchester City? Agora fica fácil culpá-lo. Todos sabiam que ele joga bem, mas que é completamente desequilibrado. Erro de quem comprou. Enquanto isso, mesmo sem um meia criativo para dividir a responsabilidade de decidir com Rooney, o Manchester United vai levando mais um título com os ótimos 'vovôs' Scholes e Giggs. *** E a 'grande novidade' da Band, hein? Um programa que Milton Neves já fez há 10 anos, agora apresentado pelo Datena (!!!), que deveria sair do programa policialesco. Eu, pelo menos, não conseguiria apresentar um programa cheio de tragédias e, depois, fazer um dando risada o tempo todo. A TV aberta não para de nos surpreender negativamente. *** Boa lembrança da Sheila Magalhães como 'Bela do Dia', muito bem escolhida!" (Alexandre Rodrigues Alves)

"Pra quem está nesse negócio de futebol há mais de 40 anos, Roberto Dinamite estava destemperado além da conta à beira do gramado do Engenhão no último sábado. Será que já não deu pra se acostumar com a ruindade dos juízes? E de mais a mais, aquele lance do Thiago Feltri não foi pênalti nem aqui e nem na China! *** Paul McCartney apareceu no 'Fantástico' anunciando que vai dar mais uma passada no Brasil. Periga ele virar um arroz de festa igual a Julio Iglesias e ao finado maestro Ray Conniff, chegando ao ponto de até os fãs chegarem a dizer: 'de novo essa mala por aqui?' Por que Chico Buarque, um tremendo picolé de chuchu em cima do palco, causa tanto furor a cada vez em que se digna a percorrer as capitais em turnê? Porque ele só se apresenta a cada 5 anos. Do hábito ao desinteresse é um pulo. *** Mazzaropi foi um comediante do porte de um Cantinflas e de um Totó. Com sua mistura bem urdida de Jeca Tatu e Pedro Malasartes, encarnava a figura do caipira ingênuo, porém astuto, que passava a perna nos bam-bam-bans. Na sua aparente ingenuidade, um montão de sabedoria e matreirice. E durante toda a vida, ele foi muito sacaneado pela crítica dita especializada, que não aceitava seu cinema popular, que levava o povão a entupir as salas de cinema, ao passo que babava discutindo cada fotograma dos intragáveis filmes de Glauber Rocha, que, junto com a patota do Cinema Novo, acabou com o cinema brasileiro enquanto indústria. Intelectuais de meia tigela que nunca tomaram média em botequim, nunca sentaram numa arquibancada de futebol, enfim, sempre deram as costas para o gosto popular. Mazzaropi dizia que esses intelectuais não estavam com nada, mas que os intelectuais de verdade sempre o haviam respeitado. Prova maior era o bilhete do Austregésilo de Athayde. Viva Mazzaropi, herói do Brasil! *** Se Jacqueline Sato não me disse nada quando foi 'Bela do Dia', agora justifica o título no comercial que estrela na TV." (Clayton Moreira)
Qual comercial? Admito que não vi.

"Será que o Real Madrid conseguirá a proeza de perder o título espanhol? Até pouco tempo, era inimaginável vislumbrar esta possibilidade. Nos últimos quatro jogos, foram três empates e uma única vitória. Ainda resta o confronto contra o Barça, no Camp Nou. E que média escandalosamente soberba a de Messi, com 60 gols e 25 assistências em 50 jogos! Indubitavelmente, 'La Pulga' faz uma temporada de Pelé. *** Não é demais lembrar que já tivemos o duelo Messi x Cristiano Ronaldo numa final de Champions League: 2009, Barcelona campeão vencendo o Manchester United por 2 x 0. *** Que atitude agressiva e ignorante dos jogadores do Vasco e também de seu descontrolado presidente, que falou besteira. A arbitragem, tecnicamente e disciplinarmente, foi mal. No entanto, não influenciou no resultado da partida. O pênalti no Thiago Feltri não aconteceu e este lance em que não há nenhuma polêmica foi o pivô de tudo. O importante é que o árbitro não foi conivente e relatou tudo que devia na súmula, o que provocará suspensão aos envolvidos, ainda que branda. Roberto Dinamite disse que o Vasco foi roubado. Neste caso, está dizendo que a arbitragem foi tendenciosa. Dinamite me pareceu Eurico Miranda ao falar contundentemente e sem ter nenhuma razão." (Romário Henderson)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 33 anos hoje Albert Hammond Jr., guitarrista dos The Strokes. Mas a data é pretexto para trazer aqui um clássico do seu pai Albert Hammond: "It Never Rains In Southern California".

Antes do Arremate...

...cá entre nós: como é que o Roger não foi expulso por aquela cotovelada no Danilinho? Arrematemos, pode ser?

Arremate

"Sair pela porta da frente", Ronaldinho Gaúcho? Pode não ser nada, mas que foi estranha tal declaração, foi.

"24 Horas" volta antes que ele explique à torcida do Flamengo o que quis dizer!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.