.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

5 de abril de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 213
Em que pé estamos na Libertadores? (direito ou esquerdo?)

Depois do empate de quarta-feira no Beira-Rio, marcado pelas grandes defesas de Muriel e pelo encapetado Neymar levando os marcadores à loucura, Internacional e Santos ficaram no aguardo de Juan Aurich x The Strongest. Considerando-se as quatro derrotas anteriores dos peruanos, acreditava-se que os bolivianos venceriam. Só que, surpreendentemente, o "João Auricho" ganhou uma partida que doeu na alma mais do que chegar em casa e pegar sua mulher no maior amasso com o irmão. Desta maneira, o Peixe está classificado e o Colorado também, pois é mais fácil eu dançar uma valsa com a Cristina Ranzolin no terraço de um arranha-céu em noite de lua romanticamente cheia do que, ao mesmo tempo, o Inter não ganhar do Aurich e o Strongest vencer o Santos na Vila. A situação dos gaúchos é tão boa que, supondo que eles percam para os peruanos e o Peixe só empate, o Strongest só avançaria se o Colorado levasse 10 gols de diferença. Completamente impossível.

Ainda nesta quinta-feira, o Libertad virou em casa sobre o Nacional do Uruguai e classificou a si mesmo e ao Vasco, faltando definir qual deles será o líder da chave. Aliás, uma situação muito curiosa: Vasco e Libertad estão empatadíssimos em todos os critérios, incluindo os dois primeiros para desempate, que são saldo de gols e gols pró (vitórias não contam). O que deixa o Cruzmaltino à frente é o terceiro critério, que sabem qual é? Gols como visitante. Os cariocas marcaram 3 e os paraguaios 2. Assim, é só na última hora os dois vencerem seus oponentes pela mesma diferença de gols (tipo Nacional 1 x 3 Vasco e Alianza 0 x 2 Libertad) que a vantagem seguirá vascaína por isso dos gols como visitante. Percebe-se, agora, quão importante foi bater o Libertad na Colina por 2 x 0.

Fluminense, Vasco e Santos classificados, Internacional 99,9% garantido, Corinthians em ótima situação... Só mesmo o Flamengo pode quebrar essa corrente depois do vexame aprontado na derrota de virada para o Emelec. Semana passada, abri esta "24 Horas" com o título "Complicou, Flamengo" após a vitória do Olimpia no Paraguai. Sim, eu sabia que bastava duas vitórias para o Mengão estar nas oitavas, mas manifestava temor por não confiar no futebol da equipe. Mas a partida de anteontem, infelizmente, só confirmou meu temor. Vantagem de 2 x 1 e o que é que acontece no segundo tempo? Sufoco dos equatorianos e uma justíssima virada no final. O time é muito irregular, alternando horas inspiradas com desligadas bizarras, além de "valorosas" contribuições de Joel Santana. Ah: Vagner Love está muito bem, mas não dava pra perder aquele gol. Agora, é preciso vencer o classificado Lanús no Rio e torcer por obrigatório empate em Olimpia x Emelec, que qualificará o vencedor.

Vejamos como estão as chaves da Copa Libertadores a duas datas dos finalmentes antes das séries eliminatórias, considerando-se apenas quem já avançou e quem ainda tem chance:

Grupo 1 - Santos classificado com 10 pontos, Internacional quase lá com 8 e The Strongest com 7. Falta uma rodada.

Grupo 2 - Lanús classificado com 10 pontos e uma vaga entre Olimpia com 7, Emelec com 6 e Flamengo com 5. Falta uma rodada.

Grupo 3 - Unión Española e Bolivar ambos com 7 pontos em 4 jogos, Universidad Católica com 6 em 5 e Junior Barranquilla com 4 em 5.

Grupo 4 - Fluminense classificado em primeiro lugar com 12 pontos, Boca Juniors com 7, Arsenal com 3 e Zamora quase eliminado com 1. Faltam duas rodadas.

Grupo 5 - Vasco e Libertad classificados com 10 pontos, faltando definir o primeiro colocado. Falta uma rodada.

Grupo 6 - Cruz Azul com 8 pontos em 5 jogos, Corinthians com 8 em 4 e Nacional do Paraguai com 4 em 4. O Corinthians está a um empate da classificação.

Grupo 7 - Vélez Sarsfield com 9 pontos, Defensor com 6, Deportivo Quito e Chivas com 4. Faltam duas rodadas.

Grupo 8 - Universidad de Chile classificada com 10 pontos em 5 jogos e uma vaga entre Nacional de Medellín com 8 em 4 e Godoy Cruz com 5 em 5.

Observe-se o papelão dos dois grandes clubes do Uruguai, Peñarol e Nacional, eliminados da fase de grupos antes de seu encerramento. O vice-campeão do ano passado, então, é um fiasco com "FI" de "filho da..." (aquilo que não digo pois não é permitido neste horário). Um mísero pontinho em 12 disputados? Se sou eu o presidente, demito todo mundo e recomeço do zero. Demitia até a mim.

Assoprou o tio (Paulo Bonfá feelings)

Marque aí os árbitros da próxima semana: Fluminense x Boca Juniors com o uruguaio Darío Ubriaco; Nacional do Paraguai x Corinthians com o argentino Patrício Loustau; Flamengo x Lanús com o colombiano Wilmar Roldán; e Nacional do Uruguai x Vasco com o argentino Pablo Lunati. Os supersticiosos abriram um sorriso ao ver que Wilmar Roldán será o apitante de quinta que vem. É que no ano passado também foi ele o apitante de uma jornada decisiva e de caráter milagroso para um brasileiro. Visitante, o Fluminense ganhou do Argentinos Juniors, e precisava de resultado combinado, que veio a acontecer: o empate do Nacional do Uruguai com o América do México. Posso imaginar que o filme se repetirá, consequentemente, um milagre classificando o Flamengo?

Copa do Brasil: só um classificado antecipado

A primeira semana da segunda fase acabou com apenas um de nove visitantes em campo cumprindo o regulamento: Palmeiras, despachando o Horizonte no Ceará mesmo. Grêmio e Botafogo estão numa boa contra Ipatinga e Guarani pois basta empatar para avançar (ah: e que coisa medonha aquele jogo no Vale do Aço, valha-me Deus). O América Mineiro agora vive o outro lado da moeda pois, se na fase anterior quase foi eliminado por "oxar" fora e empatar com gols em casa não fosse a vitória na finaleira, agora é benéfico a ele este roteiro depois do nada versus nada com o Goiás.

Dos três vencedores caseiros da quarta-feira, o Paysandu terá a maior fumaceira contra o Sport no Recife (e que seja uma partida tão legal quanto a de Belém), o mesmo para o ASA com o Coritiba (será que os alagoanos, 10 anos depois, derrubarão outro alviverde?). O Juventude é que abriu expressiva vantagem de dois gols sobre a Portuguesa. Será que a Lusa marca três de diferença?

Duas pelejas ontem foram marcadas por erros inacreditáveis. Um foi divertido pelo caráter bizarro - claro, divertido para quem não é torcedor do Atlético Goianiense, que entrou em parafuso com a tentativa de Marcão de derrubar Deivid no "Troféu Vai Catar Coquinho 2012". Não derrubou, mas deve ter enchido o avante flamenguista de orgulho por seguir sua cartilha de erros impossíveis (risos). É bom que esse gol não faça falta lá na frente ao Atlético, que estreou Adílson Batista na casa e virou sobre a Ponte Preta, jogando pelo empate em Campinas.

O outro erro foi grosseiro e digno de gancho forte. Como pode o árbitro José de Caldas Souza validar o gol do Criciúma? A bola estava na mão do goleiro Vinícius e Zé Carlos a tomou na maior. O assistente Marrubson Freitas foi correto ao levantar a bandeira, errado exclusivamente foi o apitante. É gancho, por desconhecimento primário de regra, que merece um gancho de alguns meses e umas aulinhas de reciclagem. Vejamos se este gol não fará a diferença lá na frente no duelo contra o vitorioso Atlético Paranaense, que tem uma vantagem importante para a volta.

"Catadão" dos Estaduais

Minas Gerais - A duas rodadas do fim da classificatória, só quem parece mesmo ter assinado sua sentença de descenso é o Democrata, que soma 4 pontos e pode ter confirmada matematicamente a queda neste fim de semana. O mesmo risco existe para o Uberaba, com 6 pontos. Ainda ameaçados estão América de Teófilo Otoni, com 7, e Boa Esporte e Villa Nova, que foram apenas aos 9 pontos após empatarem anteontem.

Bahia - A rodada da quarta-feira, que teve o já antecipado primeiro colocado Bahia empatando com o Juazeirense, teve sua maior consequência ontem. Toninho Cerezo foi demitido pelo Vitória, que foi aos 36 pontos empatou com o Vitória da Conquista, que foi aos 31 e pôs bafo na nuca do Bahia de Feira, que subiu aos 32 ao derrotar o rebaixado Itabuna. Cerezo sai do Leão após 11 vitórias, 8 empates e 2 derrotas em 20 partidas (duas na Copa do Brasil e as demais pelo Estadual). Ricardo Silva assumiu o time por enquanto. O Vitória está na semifinal, mas o Feirense está a um ponto dele e pode tomá-lo a vice-liderança. Lá embaixo, está em aberto o companheiro do Itabuna na Série B de 2013. O Fluminense têm 17 pontos, o Camaçari 19 e o Serrano 20. Não deve fugir destes três.

Ceará - Empatados até este meio de semana, os dois rivais se separaram e o Ceará, ganhando do Crateús, abriu dois pontos sobre o Fortaleza, zerado mutuamente com o Tiradentes. Com um jogo a menos, o Horizonte está relativamente tranquilo por conta disso, mas têm apenas dois pontos a mais que Tiradentes e três acima do Crato. Lá embaixo, permanece forte o pega para não estar entre os outros dois que descerão. O Trairiense soma 16 pontos e há o trio dos 18: Ferroviário, Guarany e Icasa. O Guarasol tem um jogo a menos (que é justamente contra o Horizonte) e o Ferrim continua respirando por aparelhos após trincar o já caído Itapipoca. Convenhamos, se não vencesse essa deveria cair como puro e simples castigo. Faltam duas rodadas até a semifinal.

Rio Grande do Norte - O ABC empatou com o ASSU e está na semifinal do segundo turno. Possibilidades ótimas para Santa Cruz e Baraúnas, com 15 pontos. O América perdeu para o Potiguar e vence apenas nos critérios ao próprio ASSU. Falta uma rodada para definir os outros três classificados e também uma para definir o único rebaixado, que será Alecrim, com 15, ou Caicó, com 13.

Liga Europa rumo à penúltima fase

A única certeza que já temos para dia 9 de maio, em Bucareste, é que a Espanha se fará presente. Mas com um ou com os dois times? Na rodada de volta das quartas, a única reviravolta foi do Valencia, que tinha perdido para o AZ Alkmaar na Holanda, mas tocou quatro chapuletadas no pé de seu ouvido e resolveu a história. Schalke 04, Metalist e Hannover ficaram pelo caminho e agora ficamos assim: dia 19 acontecem Atlético de Madrid x Valencia e Sporting x Athletic Bilbao, e dia 26 temos Valencia x Atlético e Bilbao x Sporting (que ficou como o "estranho no ninho" da história). Mantenho meu palpite de dias atrás: decisão entre Atlético, por aquilo de Madrid poder ganhar os dois troféus na mesma temporada, e Athletic, que detonou Manchester United e Schalke.

Liga dos Campeões a mesma coisa

Passada a vitória no sufoco do Chelsea sobre o Benfica e o mais do que óbvio triunfo do Real Madrid sobre o Apoel, que conseguiu a honra de dois gols no histórico Santiago Bernabéu (e o golaço do Kaká foi espetacular), vamos para as semifinais. De um lado temos Bayern x Real, ida no dia 17 em Munique e volta no dia 25 em Madrid. Do outro temos Chelsea x Barcelona, ida no dia 18 em Londres e volta no dia 24 em Barcelona. Continuo coerente com meu palpite e mesmo desejo de ver uma finalíssima espanhola entre Real e Barça, pois seria um brinde ao futebol termos um duelaço Cristiano Ronaldo x Messi no segundo maior título interclubes do planeta. Mas uma decisão Bayern x Barça também seria demais, considerando-se que Munique será a sede dela, dia 19 de maio.

Curtinhas

*Deu no site: "CBF deve conferir títulos honorários a Ricardo Teixeira e João Havelange em assembleia no dia 16". Vou conferir é um revertério estomacal no banheiro mais próximo, isso sim.

*Essa de busto para o ex-presidente Andrés Sanchez que os conselheiros do Corinthians aprovaram, com todo o respeito, não é um pouquinho demais da conta, não?

*Fato: a única coisa que dá cadeia no Brasil em toda e qualquer situação é não pagar pensão alimentícia. Tuta que o diga. O atacante da União Barbarense - e aquele mesmo que vocês devem estar pensando que seja - deve cerca de 85 mil "dilmas" à ex-esposa. Resultado: vai cumprir 30 dias de prisão administrativa. Que bicuda!

*Esta aconteceu em Iranduba 2 x 1 São Raimundo, pelo Campeonato Amazonense: Derlan, do time vencedor, foi expulso e descontou sua fúria no apitante João Batista Cunha Brito com tantos, mas tantos socos, que o deixou desacordado. A coisa parou na delegacia e Derlan foi preso preventivamente. Leio no UOL que Derlan acusa João Batista de não punir um adversário que lhe deu uma cotovelada que causou a perda de um dente, além de afirmar que o árbitro ofendeu sua mãe, que está com câncer. O jogador disse estar arrependido da situação. Que situação, heinhô!

*Ainda na "Sessão UFC": e o Felipe Melo, hein? Ontem, seu companheiro de Galatasaray, o meio-campista Riera, foi internado após uma briga em treino do time. Consta que o espanhol chegou ao hospital com o rosto cheio de sangue, mas a assessoria do brasileiro desmente agressões físicas, embora confirme que os dois "trocaram gentilezas verbais". Eu nem falo mais nada!

*Melhor falar de algo muitissíssimo mais bacana: Fabrice Muamba voltando a caminhar, conforme o técnico do Bolton, Owen Coyle. O jogador, que se recupera do mal súbito contra o Tottenham, completa 24 anos hoje. O maior dos presentes ele está ganhando: sua vida de volta.

*Algumas de Fórmula Indy: o quase cinquentão Jean Alesi confirmou presença nas 500 Milhas de Indianápolis, que serão disputadas em 27 de maio, disputando pela Newman/Haas sua primeira corrida em circuito oval e a única do time neste ano em que está fora da categoria; e a nossa Bia Figueiredo correrá pela Andretti Autosport tanto em Indianápolis quanto na São Paulo Indy 300, dia 29 de abril.

*A Superliga Feminina saberá hoje quem enfrentará o Sollys/Nestlé na decisão do dia 14, no Maracanãzinho. Se o Vôlei Futuro derrotar a mandante Unilever na tira-teima da melhor de três, teremos quebrada uma sequência de sete anos consecutivos de Osasco e Rio de Janeiro na finalíssima.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais prestador de serviço do que você ajudar uma vida a chegar a este mundo: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Para quem não é de São Paulo ou não lembra de ter visto menções anteriores nesta coluna, vale lembrar que a Rádio SulAmérica Trânsito FM é uma emissora customizada do Grupo Bandeirantes que, nas 24 horas do dia, noticia o trânsito da cidade e procura prestar serviço com caminhos alternativos para quem estiver preso em congestionamentos. Na quarta-feira, a situação se complicou devido a uma manifestação de centrais sindicais e empresários no Ibirapuera. A SulAmérica Trânsito recebeu no seu Portal de Voz uma ligação de uma ouvinte desesperada. Ela estava em trabalho de parto e tinha que chegar à Maternidade Pró-Matre, na Avenida Paulista. A equipe da emissora informou caminhos alternativos e, assim, Érika e o marido Leonardo chegaram no local. Horas depois, nasceu meu xará Eduardo. História sensacional, não é, viventes?

*Televisão ao vivo está sempre sujeita a imprevistos. Essa aconteceu aqui em Porto Alegre: ontem pela manhã, no "Rio Grande no Ar" da Record, a repórter Luiza Zanchetta fazia um vivo do lado externo da sede da emissora com um grupo de senhoras praticantes de tai chi chuan. Tudo normal na entrevista com uma delas, só que daqui a pouco me chega uma ventania daquelas e o que mais se viu foi cabelos ao vento e até mesmo galhos de uma árvore naquele espaço zanzando pra lá e pra cá (havia feito caloraço no dia anterior e, ontem pela manhã, choveu o tempo todo). Como só despertei às 9h30, perdi esta cena, mas a recuperei no "Balanço Geral". O mais divertido é que, no final, quando o apresentador Giuliano Marcos registrou e-mails da audiência, leu um que mandei e o simpático do som embarcou na minha ideia: colocar a trilha de "...E o Vento Levou" para as cenas do vento no vivo da Luiza, que apelidei de "Scarlett O'Hara dos Pampas" (eh, eh, eh!!!). Muito bom.

*Leio no Flávio Ricco que, a partir desta segunda-feira, a Globo exibirá no "Bom Dia São Paulo" e no "SPTV" a série de reportagens "São Paulo + Limpa", que abordará o que acontece com o lixo desde o momento em que sai de casa até chegar aos aterros.

*Mais jornalismo local paulista: o tricolor pó-de-aroz William Travassos tem passado os últimos dias no Rio de Janeiro recuperando-se de problemas médicos, mas a expectativa é que ele volte na segunda-feira ao "SP no Ar", da Record, que por enquanto é tocado pelo palestrino alviverde Reinaldo Gottino, em jornada dupla pois segue em dupla com Adriana Reid no "Record Notícias".

*Olha só essa: leio na Keila Jimenez que o "SBT São Paulo" não só se estabilizou em audiência, como agora tem marcado mais até que o "SBT Brasil". Na quarta-feira, o noticiário paulista registrou 6 pontos em Sampa City, contra 4 do nacional.

*A quarta-feira foi diferente no "Jornal da Band" com a rara imagem de Ricardo Boechat de óculos. Não que tenha ficado ruim, só foi estranho de diferente mesmo.

*Leio no NaTelinha que, durante o "Brasil Urgente" desta quinta, José Luiz Datena ficou desesperado no ar. É que, durante o jornal, chegou uma notícia sobre um condomínio invadido por bandidos e com tiroteio em um dos apartamentos. Ocorre que o condomínio é o mesmo onde reside o apresentador da Bandeirantes, e claro que a aflição aumentou por vir à cabeça a lembrança da tentativa de sequestro que a Polícia desarmou antes que acontecesse. Datenão ficou preocupado que a situação envolvesse familiares. Depois, soube-se que os bandidos tentaram sequestrar uma senhora que não tinha relação com ele, mas felizmente esta situação não aconteceu pois os policiais chegaram e botaram os meliantes no camburão. Ainda bem!

*Leio no Flávio Ricco que já na próxima semana valerá Renata Maranhão como nova apresentadora do "Good News" na RedeTV!, que confirmou Cláudia Barthel no "Leitura Dinâmica" da madrugada. Taí!

*Para quem não viu na quarta-feira, aqui está a "passagem de bastão" de André Trigueiro para Mariana Godoy, que na próxima segunda-feira passará a apresentar o "Jornal das Dez" da Globo News em substituição a ele, que deixa o noticiário após 16 anos para ser repórter especial da TV Globo e colunista quinzenal de sustentabilidade do "Jornal da Globo". Neste plantão de Páscoa, Eduardo Grillo está à frente do noticiário. Assim, diferentemente de outras recentes mudanças no jornalismo da Globo, esta não será "de um dia para outro".

*Leio na Keila Jimenez que a Rede Globo terá um resumo de sua programação exibido na linha de trens Supervia, que liga o Centro do Rio de Janeiro a 11 cidades da região metropolitana. Os programas são exibidos em telões nas plataformas de embarque da rede de trens, que diariamente transporta cerca de 700 mil passageiros. Ainda neste ano, telas também deverão estar dentro dos vagões. Por enquanto, os testes desta novidade são feitos na Central do Brasil, que é a estação de maior circulação da Supervia, que pode estender o serviço para outras regiões do Brasil. Que tal?

*Noites de sexta-feira diferentes na Bandeirantes a partir de hoje, com o início da reprise do "Pânico na Band" e mais uma exibição do "Agora é Tarde", que passa a ser de terça a sexta-feira.

*Anteontem, completou 60 anos o ator Mitch Pillegi, que os fãs de "Arquivo X" conhecem bem como o Diretor Skinner, sempre envolvido nas aventuras de Fox Mulder e Dana Scully.

*Hoje, quem completa 70 anos é o diretor Barry Levinson, vencedor do Oscar em 1988 por "Rain Man", em que dirigiu Dustin Hoffmann e Tom Cruise. Outros filmes de destaque são "Quando os Jovens Se Tornam Adultos", "Um Homem Fora de Série", "Bom Dia Vietnã", "Bugsy", "Assédio Sexual" e "Mera Coincidência".

*Deu no site: "Geisy Arruda diz que já transou com taxista para não pagar corrida". Eu, se sou taxista e conduzo a madame, só digo isto para ela: "não leve a mal, dona, mas eu ainda prefiro a grana".

*Macharedo a postos: Renata é a primeira ex-"BBB" deste ano a sair nua, fechada está com a Playboy para ser capa de maio. Agora só faltam a Laisa e a Monique e o pacote estará completo.

*A saideira: o que foi Maria Fernanda Cândido como "A Perseguida de Curitiba" em "As Brasileiras"? Um espetáculo maravilhoso aquela bela mulher toda provocante. Suspiros e suspiros aos montes!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu já não sonhar com Letícia Sabatella como "A Apaixonada de Niterói".

Bela do Dia: Aline Fernandes

Aline Fernandes, repórter do SBT em São Paulo. A vi pela primeira vez no "Jornal do SBT: Manhã" de hoje. A imagem da foto é da atividade anterior dela, como repórter da CNT em Brasília. Esta bela moça também passou pela Record, pelo próprio SBT e pela Gazeta, sempre em Sampa City. É mais uma dama que ganha atenção especial deste que vos tecla.

Convivas

"Além do resultado estranho que foi Lanús 6 x 0 Olimpia, achei no mínimo esquisitos dois gols tomados pelo goleiro paraguaio. Claro que não dá para acusar categoricamente nada, mas que foi curioso ver um time que fez dois jogos duros contra o Flamengo ser batido dessa forma, isso foi. *** Mesmo não fazendo um grande jogo, o Barcelona foi bem superior ao Milan. Daniel Alves, Fàbregas e Adriano tiveram chances cara a cara com Abiatti e o time espanhol poderia ter ganho por mais gols, muito pela forma com que Xavi e Messi conduzem a dinâmica de jogo. As jogadas de pênalti foram duvidosas, mais ainda a segunda. Na hora eu também achei que foi pênalti, mas mudei depois de ver no replay que a bola não estava em jogo quando do puxão do Nesta e de ler a opinião de muitas pessoas, inclusive a sua. De todo modo, o Barça mereceu passar. *** Zagallo sempre gostou dessa coisa de jogador correr muito, talvez porque ele tenha sido um jogador apenas mediano - segundo relatos de quem o viu atuar - e que só teve sucesso pois era dedicado em campo. Ronaldinho Gaúcho sempre foi supervalorizado, inclusive em 2006, quando Zagallo era auxiliar da patética Seleção que foi à Copa da Alemanha. *** Ótima contratação da Rita Lisauskas pela Bandeirantes. Certamente ela têm condições de se tornar apresentadora do 'Jornal da Band' em curto espaço de tempo. *** Não assisti, mas esse filme 'Pagando Bem, Que Mal Tem?' não é uma comédia que usa o fato de dois colegas de quarto - um casal - terem de fazer filmes eróticos para pagar o aluguel? Então, não teria porque exibirem mesmo as 'partes íntimas' de ninguém ali. A maioria das comédias comercias dos EUA só sugerem sexo, mas são muito moralistas. *** Mariana Godoy saiu da Globo e é exclusiva da Globo News? *** Miss Mundo Brasil? O pessoal força a barra para fazer concurso... Independentemente disso, Mariana Notarangelo é belíssima. *** Sugiro como 'Belas do Dia' Renata Marques e Thais Azze, da Rede Minas. Outra que sugiro, mas essa já tinha falando anteriormente, é Juliana Franqueira, do 'Mais Ação' também da Rede Minas." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: é que o Charles Tavares queria ver tudo na tela, isso que é (risos). Vou recomendá-lo o clássico oitentista "Férias do Barulho", que têm seios e traseiros numa proporção bem interessante. E segundo: exatamente. Desde que saiu do "SPTV" no recente remanejo da entrada do César Tralli e da ida de Chico Pinheiro pro lugar do Renato Machado no "Bom Dia Brasil", ela mudou-se da TV Globo para a Globo News, nos últimos meses sendo a apresentadora paulista do "Jornal das Dez" em substituição a Ricardo Lessa e, agora, passando ao comando central no Rio de Janeiro em substituição a André Trigueiro.

"Pelo que o Santos jogou no segundo tempo, merecia a vitória. O Inter começou pressionando nos primeiros 15 minutos, mas depois o Santos começou a oferecer perigo com Neymar. *** O Flamengo é sinônimo de vergonha e, pra mim, já está desclassificado. *** Temos que ressaltar a boa campanha do Apoel até esta fase da Liga dos Campeões, pois chegar entre os oito melhores da Europa não é fácil. *** O Schalke até tentou surpreender o Bilbao, mas tomar quatro em casa é algo irremediável. Mas o desempenho do Raúl na equipe alemã foi muito interessante. Creio que a final da Liga Europa será Valencia x Bilbao." (Charles Tavares)

"Flávia Freire apareceu nesta quarta pilotando uma saia. Ficar de costas para o público seria uma falta de educação, mas o pouco que ela fica de lado já dá pra ter aquela visão do paraíso. Deus meu, como pode ser tão linda! Michelle Loreto, Eliana Marques e até Flávia Alvarenga são muito solares e agradáveis aos sentidos, uns docinhos, enfim! Mas somente essa loura muito bem casada, que faz com que eu ao desejá-la me sinta um canalha nelsonrodriguiano, me inspira a entoar Cazuza: 'Por você eu largo tudo / Carreira, dinheiro, canudo...' Exagerado, eu? E observo que muito tem se falado neste espaço sobre Flávia Freire ser, além de linda, um competente repórter. Nessa hora eu lembro do que disse William Shakespeare: 'Posso usar o meu charme por apenas 15 minutos; depois disso, preciso saber do que estou falando'. E nossa musa, reportando mundo afora, demonstra saber onde pisa. E uma impressão que senti assistindo à reportagem de ontem meteorologia: Rosana Jatobá já vinha sendo fritada há algum tempo na Rede Globo, pois os bastidores da gestação dos novos estúdios da previsão do tempo, que levaram dois anos para ficarem prontos, permitiam supor um tal envolvimento da loura que não consigo imaginar a baiana à frente daquilo tudo. Então, entre descer na escada global e sair, Rosana prefiriu a segunda opção. Pena pra ela, bom pra Flavinha e seus inúmeros fãs. *** Nessa história do Cleisson, não deu pra engolir os jornais Expresso e Meia Hora chamando o ex-jogador de craque. Craque? Só se for o som dos joelhos dos atacantes que ele enfrentou se quebrando! Esse cara não passava de um grosso! E pelo visto continua grosso, pois está abusando da autoridade de pai. *** Será que esse elenco atual do Flamengo era o ideal para ficar aos cuidados de Joel Santana? Ronaldinho faz o que quer lá dentro e parece que nem treinou na terça de manhã. E nenhuma atuação de tirar o fôlego como em outras passagens... Aquele time de 2007, por exemplo. Souza, Claiton, Paulinho... Nenhum selecionável, um monte de perebas. Mas eram peões de obra que suavam sangue e proporcionaram a famosa arrancada do descenso à Libertadores. E esses metidos a artistas de agora, que não arrumam nem para o couvert? A verdade é que o Natalino ainda não disse a que veio nesta mais recente passagem, pra fazer jus a seu apelido, tal qual um peru de Natal a batata do homem já está assando. Enquanto isso, aí em Porto Alegre um certo treinador esfrega as mãos e sorri de forma enigmática. 'Sou filho da velha', deve estar a pensar. *** Bem normalzinho o gol do Allan Kardec. Nada teve de espírita!" (Clayton Moreira)
Engraçadinho (risos).

"O segundo pênalti a favor do Barcelona não aconteceu não porque a bola ainda não estivesse em jogo e sim por uma falta do Puyol em cima do Nesta já com a bola rolando. Um agravante neste lance: o assistente de linha de fundo poderia auxiliar, ou mesmo o assistente de lateral." (Fabiano da Silva Dias)
Todos erraram demais.

"O nome de Real Madrid x Apoel foi Paulo Jorge. Perder três dentes e continuar em campo não é pra qualquer um. Não sou dentista, mas acredito que ele usava dentadura para não sentir tanta dor e não sangrar tanto se fosse dentes fixos. *** Comentário que li no Twitter: Flávia Freire pode errar a previsão; quem não pode é a Miriam Leitão. *** Muito boa a pegadinha do 'Agora é Tarde' sobre uma possível briga entre Marcelo Mansfield e Léo Lins. Enganaram os fãs e grande parte da imprensa. Só não foi a maior pegadinha da história porque a RedeTV! até hoje quer que a gente acredite que Luciana Gimenez e Daniela Albuquerque são apresentadoras." (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Ah, ah, ah, ah, ah, ah!!!

"O Vasco jogou uma bola muito curtinha, mas suficiente para derrotar o bola murcha do Alianza. O segundo gol foi um potentaço do Fellipe Bastos. Nilton entrou, deu uma pancada em um peruano e foi expulso. Acho que andou assistindo ao UFC e quis praticá-lo. Cristóvão Borges exagerou no defensivismo nas trocas. *** Parafraseando Arnaldo Cézar Coelho: a regra é clara. Bola não está em jogo, não dá pra marcar falta, assim como derrubar o adversário fora do campo de jogo. Os agarrões dentro da área já começam sem a bola em jogo. Cabe ao árbitro prestar atenção no momento em que a bola entra em jogo se isso continua ocorrendo e aplicar a lei do jogo, sendo pênalti ou falta de ataque. Mas o que os milanistas reclamam? Semana passada lembro muito bem do Puyol pulando pra cabecear na área com a camisa quase sendo arrancada na frente do árbitro, porém, esse se omitiu. A bola do Puyol foi para fora, mas a penalidade devia ter sido marcada, já que em pênalti, pelo que sei, não existe lei da vantagem." (Natanael Felipe Rhoden)

"Inacreditável campanha do Flamengo! Há três jogos sem vencer na Libertadores, ainda consegue perder para o Emelec! Sinceramente, mesmo que vença o Lanús em casa, não tem como acreditar em sua classificação. *** Nenhuma surpresa entre os classificados às semifinais da UEFA Champions League. Com Real Madrid, Barcelona, Chelsea e o anfitrião Bayern de Munique, podemos enfim ter um campeonato de verdade. *** 'Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu!' é um filme divertido, apesar de estória sem nexo. As piadas visuais dão um toque a mais. Só achei totalmente desnecessárias as cenas de chutes em religiosos. Vamos ver se o TCM passa a parte 2. *** É preciso estômago forte para assistir 'Gremlins'. É verdade que há muitas cenas divertidas, mas também há várias de terror. Vamos ver se o HBO Family passa a parte 2. *** Tem um episódio de 'Os Simpsons' em que Marge está com voz diferente, nem a da tradicional Selma Lopes e tão pouco a da falecida Nelly Amaral." (Ricardo Haertel)
Primeiro: "Apertem os Cintos" não tem que ter mesmo estória com nexo pois isso é irrelevante e apenas serve como costura para o principal, que é a implacável e ótima sátira a cenas de grandes filmes do cinema, de "Tubarão" a "A Um Passo da Eternidade", passando por "Os Embalos de Sábado à Noite" e assim por diante. Segundo: "Gremlins 2" tem uma sequência muito boa em que os monstrinhos cantam "New York, New York". Quando passar, cuide que vale a pena. E terceiro: te referes a Mariangela Cantú, que assumiu Marge Simpson quando da troca de dubladores a partir do 8° ano (mesmo período em que Júlio César sucedeu Waldyr Sant'Anna). Depois, Mariangela foi sucedida por Nelly Amaral e esta foi sucedida por Selma Lopes, que reassumiu a esposa do Homer.

"Não consigo entender o porquê de muitas pessoas perseguirem o Barcelona. Incrível como querem tirar os méritos dos catalães atribuindo tais conquistas à ajuda de arbitragem. O Barcelona é beneficiado e prejudicado como são todos os clubes e não acredito em má intenção de alguns árbitros, como o holandês que arbitrou Barcelona x Milan, que está numa crescente profissionalmente e deve apitar a Eurocopa. Para mim, os erros se devem à incompetência destes. O pior de tudo será agora no embate contra o Chelsea, pois em 2009, nesta mesma fase, ambos se enfrentaram e houve muita polêmica no jogo realizado em Stamford Bridge, quando o norueguês Tom Henning deixou de marcar dois pênaltis a favor do Chelsea, que acabou eliminado no fim. Em contrapartida, ele expulsou Abidal injustamente. Enfim, invés do foco ser o que cada clube poderá oferecer, muitos comentarão sobre arbitragem. E outra: é inacreditável alguns comentaristas colocarem o Barça na final. Ninguém é considerado vencedor sem jogar, portanto, o Chelsea merece respeito. Aliás, quem diria que os Blues chegariam às semifinais da Champions League? Os culés são favoritos? Indubitavelmente, o que não significa que já estão classificados. *** Não compreendo também as críticas a Robinho. Jogou bem? Não! Mas é injusto avaliá-lo vendo jogar uma única vez. Sua temporada é boa e ele é peça importante do time, marcando gols, dando assistências e sendo obediente taticamente. Dizer que faz uma temporada ruim e dizer que sua ida à Europa foi um fracasso, neste caso frisando que em todos os clubes foi mal, é desconhecer a carreira do jogador e não acompanhar o futebol europeu. *** Zagallo já havia dito num 'Bem, Amigos!' que Ronaldinho era jogador de 30 metros. Inclusive, na oportunidade, Vanderlei Luxemburgo o escalava como centroavante e era bastante criticado pela mídia por causa do posicionamento do Gaúcho, que também dizia estar incomodado jogando de costas para as defesas. Porém, Zagallo acreditava que aquela deveria ser a nova função do Ronaldinho, pois assim estaria mais próximo do gol." (Romário Henderson)
Pode me colocar no bolo dos que não apostam no Chelsea e que também acham o Barcelona favorito à decisão.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Quinta-feira, completou 20 anos a morte do cantor Antônio Marcos. Se tivesse coluna ontem, eu seguraria da mesma maneira para hoje esta referência. É que a música que destacarei, composta por Cláudio Fontana, tem tudo a ver com o dia de hoje: a Sexta-Feira da Paixão. Afinal, não nos esqueçamos que a Páscoa lembra da ressurreição de Cristo. Aqui está a linda "O Homem de Nazaré".

Arremate

Vagner Love foi vítima de atos de racismo da torcida do Emelec antes do jogo de quarta-feira. Alô, Conmebol!

"24 Horas" volta antes que alguém tome uma atitude contra tais atos inadmissíveis!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.