.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

31 de março de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 209
A Alemanha vibrou e o mundo da bola também

Há algumas semanas, a Argentina explodiu em êxtase com um extraordinário Boca Juniors 4 x 5 Independiente. Ontem, a Alemanha quase entrou em parafuso com um inesquecível Borussia Dortmund 4 x 4 Stuttgart, partida divertidíssima vista por 80 mil fãs - grande público para um grande jogo - e que merece lugar cativo nas cinco mais emocionantes de 2012 no fim do ano.

O mais divertido - e por isso mesmo o futebol é legal - é que nada no primeiro tempo indicava que algo assim aconteceria, pois a superioridade do Borussia era tanta que um marcador mais justo no intervalo seria 3 x 0. Mas apenas um gol foi marcado, de Kagawa, que tornou-se o japonês com mais gols em um só campeonato europeu de Série A (12 gols nesta Bundesliga). Logo no começo da etapa final, Blaszczykowski (diga isso rapidinho) pôs 2 x 0. Menos inverídico o marcador, dificilmente o Borussia perderia esta vantagem.

Só que o Borussia relaxou e o Stuttgart, valente e persistente, diminuiu com Ibsevic aos 25 minutos. Começou aí uma sequência alucinante que quase me levou à UTI de tanta emoção e vibração: Schieber empatou aos 31 e virou aos 33, simplesmente delirante; Hummels (o jogador predileto do Marco) deixou tudo igual aos 36, eletrizante às pampas; Perisic virou aos 41, pra matar meio mundo do coração; mas Gentner, aos 46 minutos, deixou todo um planeta bola embasbacado ao arrancar um empate tirado sabe lá Deus de onde, pois do fundo da alma não foi, mais profundo ainda.

Com isso, a esquadra de Dortmund levou quatro gols em seu estádio pela vez primeira desde os 5 x 1 levados diante do Bayern de Munique, em 2009. Um jogo inesquecível, divertidíssimo, bom demais, que valeu 90 minutos de entretenimento muito valioso. Jogos assim me fazem reforçar na mente porque gosto tanto desta coisa chamada futebol.

Prévia dos Estaduais

Com 6 dos 8 semifinalistas praticamente definidos e os outros dois 99% encaminhados, resta como atrativo no Campeonato Paulista a peleja entre Portuguesa e Santos. Estando a Lusa numa pindaíba e o Peixe embalado na última jornada antes da parada decisiva pela Libertadores, duvido que a rubro-verde derrube os alvinegros. O Campeonato Carioca apresenta o clássico Vovô entre Fluminense e Botafogo, com os tricolores empolgados pelos 100% com classificação antecipada no torneio sul-americano.

No Sul, o grande destaque é para os clássicos do Campeonato Catarinense, que terá um Joinville x Criciúma fundamental e um Figueirense x Avaí igualmente importante e sempre quente. Promete ser um domingo legal por lá, como diria Celso Portiolli. O grande destaque do Campeonato Pernambuco é Santa Cruz x Náutico, valioso Clássico das Emoções pois os dois agora competem por melhores posições para a semifinal. E no Campeonato Goiano, o Derby do Cerrado vale para o Goiás consolidar a primeira posição e para o Vila Nova se manter entre os quatro que classificarão.

Outros destaques que serão comentados na próxima segunda-feira por esta coluna: em SP, Palmeiras x Mirassol, Oeste x Corinthians, Ituano x São Paulo, Catanduvense x Guarani e Guaratinguetá x Ponte Preta; no RJ, Macaé x Vasco e Flamengo x Bangu; em MG, Boa x Cruzeiro e Uberaba x Atlético; no RS, Internacional x Canoas e Pelotas x Grêmio; no PR, Londrina x Toledo, Rio Branco x Coritiba e Atlético x Iraty; em PE, Sport x Serra Talhada e Salgueiro x Belo Jardim; na BA, Bahia x Serrano, Itabuna x Vitória e Vitória da Conquista x Bahia de Feira; no CE, Fortaleza x Icasa e Itapipoca x Ceará; no RN, América x Santa Cruz e Palmeira x ABC; e em GO, Atlético x Goianésia.

Além disso tudo, promete pegar fogo Campinense x Treze, o Clássico dos Maiorais no Campeonato Paraibano. É que dirigentes do Treze e do CSP, que jogaram na quarta-feira com vitória do Galo da Borborema por 4 x 1, acusaram responsáveis pelo Campinense de propor pagar a jogadores do adversário do Treze para fazerem faltas violentas nos oponentes e tirar alguns atletas do clássico de amanhã. Valber Maxwell, diretor jurídico do Galo, lançou essa no Twitter. Josivaldo Alves, presidente do CSP, confirmou a procura de atletas do seu clube por dirigentes da Raposa, mas não confirmou um acerto relativo a faltas violentas e sim vencer o jogo deste meio de semana e tentar desestabilizar jogadores pendurados com dois cartões amarelos para levá-los à punição que os tirasse do pega de amanhã. Doda e Neto Maranhão, que estavam pendurados, foram substituídos no intervalo e estão liberados para amanhã. William Simões, presidente do Campinense, negou tudo. Chapa quente!

"Pelas Zoropa"

Três partidas chamam atenção especial nos nacionais: na Espanha, Barcelona x Athletic Bilbao (o Barça vindo do "oxo" em Milão e o Bilbao da classificação antecipada na Liga Europa); na Itália, Juventus x Napoli (partida decisiva para os dois lados); e em Portugal, Benfica x Braga (parada direta pela liderança do campeonato). Atualização das 13:00: o Bayern de Munique ganhou do Nuremberg e ficou a 3 pontos do Borussia. Temos de novo um Campeonato Alemão? E na Inglaterra, o Manchester City ficou igual em trincas com o Sunderland, o que lhe deixou a dois pontos do Manchester United, que permanecerá líder dê o que der contra o Blackburn, depois de amanhã.

Outros destaques a ser comentados por esta coluna daqui a dois dias: na Espanha, Osasuna x Real Madrid, Atlético de Madrid x Getafe e Valencia x Levante; na Itália, Catania x Milan; na Inglaterra, Aston Villa x Chelsea; na Alemanha, Hoffenheim x Schalke 04; na França, Nancy x Paris Saint Germain e Olympique x Montpellier; e em Portugal, Porto x Olhanense e União de Leiria x Sporting.

Curtinhas

*Recebo a dica do Diego Carvalho: XV de Piracicaba x Comercial, neste sábado, marcará a despedida do zagueiro Rodrigo Costa, que atua no Bafo e foi revelado pelo Nhô Quim, que ao longo da carreira defendeu Palmeiras, Juventude, Grêmio, Santos, Marília, Resende e, fora do Brasil, Marítimo, TSV 1860, Standard Liège, Cerro Porteño e Hoffenheim.

*Imagina quão "empolgante" deve ter sido Marcílio Dias 1 x 2 Brusque ontem à noite, encontro dos dois rebaixados antecipados do Campeonato Catarinense. Quantas pessoas terão topado ir no estádio? Uma delas, vi pelo Twitter do Rodrigo Santos, chegou a levar este troféu aqui. Não tenho certeza, mas devia ser para o perdedor, certo?

*Apitantes da próxima semana na Libertadores: Alianza x Vasco, na terça-feira, com o argentino Saul Laverni; Emelec x Flamengo, na quarta-feira, com o uruguaio Martín Vázquez; e Internacional x Santos, na mesma data, com Sandro Meira Ricci, o "amigo" do Neymar. Ainda neste dia, Paulo César de Oliveira dirigirá Júnior Barranquilla x Universidad Católica.

*No dia 11, acontecerá Nacional x Corinthians. Os paraguaios transferiram o jogo de Assunção para Ciudad del Este, que faz fronteira com Foz do Iguaçu. Causa, motivo, razão ou circunstância: ganhar um dinheiro a mais com a presença maciça da Fiel, ainda mais tendo o estádio capacidade para 28 mil fãs.

*Do site da Rádio Sociedade de Feira de Santana: dos 16 mil ingressos colocados à venda para Bahia de Feira x São Paulo, no dia 11, já foram comercializados 13 mil. O Joia da Princesa estará cheio!

*Agora o Internacional entrou na Justiça como parte interessada no enrosco do Oscar. É...

*Depois de toda a apreensão gerada no mundo da bola pelo mal súbito sofrido na partida contra o Tottenham, felizmente Fabrice Muamba se recupera, tanto que sua noiva postou na Internet uma foto dele sorrindo deitado em uma cama. A vitória na Copa da Inglaterra não veio para o Bolton, mas Muamba está ganhando algo muitissíssimo mais valioso: a batalha pela vida.

*Vanderlei Cordeiro de Lima será um dos condutores da tocha olímpica dos Jogos de Londres, mais especificamente dia 31 de maio, em Hindley. Espero que sem padres malucos a atrapalhar ele.

*Fim de semana com vários eventos de MMA pelo Brasil, todos eles neste sábado: em São Paulo, Jungle Fight; em Manaus, AFC; e em Goiânia, Top Fight. Para quem curte, é um prato cheio.

*Leio em O Globo que a tabela do Torneio Touchdown, dirigido pelo eterno locutor da NFL André José Adler, foi definida. O começo será em 23 de junho, em estádio a definir no Rio de Janeiro, com Botafogo Mamutes x Corinthians Steamroller (atual campeão). Outros 16 times estão nessa: Vasco da Gama Patriotas, Ribeirão Preto Challengers, Brasília V8, Santos Tsunami, Jaraguá Breakers, Uberlândia Lobos, Vila Velha Tritões, T-Rex, Palmeiras Locomotives, Porto Alegre Bulls, Campo Grande Gravediggers, Antares, Tubarões do Cerrado, Lusa Rhynos, Ipatinga Tigres e ABC Corsários. Para quem quiser acompanhar e já se programar, a tabela completa está aqui. A decisão da quarta edição do Torneio Touchdown está marcada para 15 de dezembro.

*Superliga Masculina de Vôlei tem definido o primeiro finalista. Depois de perder os dois primeiros sets, Minas virou sobre o Cimed/Sky e fechou em 2 a 0 a melhor de três. Neste sábado, espera por Cruzeiro ou São Bernardo para uma decisão interestadual ou um confronto caseiro.

*Sollys/Nestlé finalista da Superliga Feminina. Depois de 3 x 1 no primeiro jogo, ganhou outra vez do Minas, agora por 3 x 0. Não teremos a lindíssima e sexy Mari Paraíba na final. Deprimente (eh, eh). (Atualização das 13:00: o time de Osasco ainda não sabe quem enfrentará na decisão pois, em partidaça na manhã deste sábado, o Vôlei Futuro bateu o Unilever por 3 sets a 2 e provocou o tira-teima da melhor de três.)

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de expansão de horizontes para mais e mais alvos serem atingidos: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Rádio Amantes que, desde ontem, a Transamérica Pop está presente nos 95,1 FM de Manaus, substituindo a Transamérica Hits. Daqui a alguns dias, começará a Transamérica Pop de Macapá.

*Vindo para a aldeia, leio no Coletiva que dois jornalistas saíram da Rádio Guaíba para trabalhar para a Agência Radioweb em Brasília: a repórter Marina Fauth, que reportará e apresentará um programa na Rádio Justiça (cujos jornalismo e operação são realizados pela Radioweb), e o apresentador Ronaldo Berwanger, que era locutor do "Correspondente Guaíba" e agora cobrirá o Congresso e o Palácio do Planalto. A Radioweb procura repórteres para trabalho em São Paulo e Brasília, com no mínimo dois anos de radiojornalismo e disponibilidade imediata para trabalhar em outro Estado. Interessados deverão contatar a diretora Caroline Mello neste e-mail aqui. Quem não for selecionado agora ficará cadastrado em um banco de nomes que será acionado quando novas vagas surgirem.

*Recebo a dica do grande oitentista Gustavo Gossen: aqui está o blog Texto Televisivo, editado por ele e que registrará manchetes ou frases ditas na televisão que não soam muito bem, com o objetivo de passar dicas que aperfeiçoem o texto de televisão. Nomes de emissoras ou profissionais não serão mencionados pois o objetivo não será malhar os veículos ou os jornalistas e sim apontar os equívocos e sugerir correções para os mesmos como forma de aprendizado. Quem ouvir alguma frase ou manchete que não soar bem pode contatar este e-mail aqui.

*Ainda de Porto Alegre, leio no José Luiz Prévidi a resposta para uma dúvida que tive nos últimos dias: curioso estava eu em saber o que seria de Paola Vernareccia na RBS TV, já que ela deixou o "RBS Notícias" com o regresso de Daniela Ungaretti da licença-maternidade e, há alguns meses, o "Bom Dia Rio Grande" ficou com apresentação solo de Carla Fachim - e a substituta da Paola no matutino, Paula Valdez, ficou somente na reportagem (e há alguns meses está fora do vídeo por estar em um período de estudos na Europa). Pois a Paola deixou o vídeo e passou à chefia de produção da TV, ou seja, não está mais à frente e sim atrás das câmeras. Não gostei disso, já que é mais uma que há tantos anos gosto de ver. Segundo movimento significativo recente na emissora, depois de Regina Lima deixar a apresentação do "Teledomingo" para voltar ao "JA" como repórter.

*Leio no SulBRTV que a RBS TV estreou nos últimos dias dois novos canais digitais, ambos sintonizados no 34 UHF digital: o de Passo Fundo (7.1 virtual) e o de Blumenau (3.1 virtual). Como ainda não há autorização da Anatel para emissão do sinal, ele está no ar em caráter de teste, portanto, com a íntegra da programação nacional da Rede Globo, ainda sem exibir os conteúdos regionais.

*Chegamos ao último fim de semana da TV Jangadeiro como emissora do SBT. A partir de segunda-feira, o Ceará verá a Bandeirantes pela Jangadeiro e o SBT nos canais 4 de Fortaleza e 48 de Sobral. Ainda não há confirmação da grade da Jangadeiro na nova fase. Até recebi do conviva Filipe Matias Pinheiro uma que foi postada no Twitter, mas não levei tanta fé, então, continuemos no aguardo.

*Mudanças na Band Brasília: a partir de segunda-feira, o "Brasil Urgente" ocupará os espaços dos agora extintos "Jogo Aberto DF" e "Band Cidade: 1ª Edição" entre 12h30 e 13h30. A saber quanto espaço ganhará a Bandeirantes no terreno jornalístico contra "DFTV" (Globo), "Balanço Geral" (Record) e "SBT Brasília".

*Lembram da Flávia Ribeiro, muito conhecida nestes escritos por "Sereia Loira da Baixada Santista", que eu via sempre apresentando os noticiários da Record News, da qual saiu no ano passado? Desde esta semana está na TV do Portal Terra como apresentadora do programa semanal "London 2012". Em breve, ela lançará com Fernanda de Luca - outra ex-apresentadora da Record News e eterna repórter dos tempos áureos do "Cidade Alerta" na Record - um site chamado Mammy em Dobro, voltado para as mães. Legal que posso acompanhar de novo a Flávia, sempre gostei demais desta moça. Mas ainda espero que ela reapareça em alguma rede de TV mesmo.

*Falando em Record News, leio no Fernando Oliveira que sabem quem está com um programa nela? Marina Mantega, a muito atraente filha do Ministro da Fazenda, Guido Mantega. O programa se chama "Fale com o Presidente", é exibido às 19h30 dos domingos e, amanhã, mostrará entrevistas gravadas no Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus. Entendo...

*Leio na Cristina Padiglione que o programa que Fátima Bernardes terá nas manhãs da Globo - cujo apelido dado por este PB foi aposentado pois o usado nos bastidores da emissora é muito melhor e mais divertido: "O Segredo de Fátima" - terá três inspirações dos Estados Unidos: do "The View" (ABC), debates femininos iguais aos feitos por Barbara Walters; do "The Ellen DeGeneres Show" (NBC), musicais e entrevistas com perguntas que buscarão revelações bombásticas; e do "Good Morning America" (ABC), informações noticiosas. Haverá uma plateia para 100 pessoas e uma bancada para culinarista, além de buscarem uma repórter com o perfil físico de modelo. Me pergunto o que acontecerá primeiro: eu namorar alguma bela jornalista ou o programa da Fátima estrear.

*Leio no Fernando Oliveira que os planos da RedeTV! para Gilberto Barros inicialmente são de um programa para as tardes de sábado, nos moldes daquele "Sabadaço" que ele fazia na Bandeirantes, mas que não é descartado colocá-lo no mesmo dia, mas à noite. Essa segunda hipótese até faria mais sentido, considerando-se que nas tardes de sábado temos o futebol europeu.

*E mesmo amanhã sendo Dia da Mentira, a verdade é que estreará o "Pânico na Band", às 21h. Será estranho ver Emílio Surita e associados na Bandeirantes após quase uma década de RedeTV!, mas acho que depois de alguns domingos este estranhamento passará.

*Repercutiu muito nesta sexta-feira uma linha cruzada que muitos questionam se foi existente ou armada nos bastidores do "Agora é Tarde". O programa da quarta-feira, após Paulista x Palmeiras, teve como convidado especial Edgar Vivar. No conteúdo exibido pela Band, nenhuma anormalidade e tudo tranquilito. Só que este vídeo aqui (postado por tvdochris) mostra que, quando o humorista Léo Lins fez uma piada com Marcelo Mansfield, este se irritou, chamou o colega de programa de "bunda mole" e saiu do estúdio. Mamãezinha querida...

*Betty Lago, no ar na Record em "Vidas em Jogo", está em fase de tratamento quimioterápico para combater um temor detectado durante uma cirurgia na vesícula. Boa sorte para ela, que fique bem!

*A saideira: completa 85 anos neste sábado William Daniels, que ajudou a compor o imaginário de um dos seriados mais legais dos anos 80. É dele a voz original do K.I.T.T. de "A Super Máquina".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não der uma de Michael Knight para fazer justiça aqui, ali e acolá.

Bela do Dia: Débora Velozo

Débora Velozo, repórter esportiva da RedeTV! em São Paulo. Mais uma dama graciosa atuante por lá.

Momento Raridade Rara

2012 marca os 40 anos do lançamento de "Clube da Esquina", clássico álbum da música popular brasileira feito pelos componentes do referido grupo, surgido em Minas Gerais na década de 60 e cujos líderes eram Milton Nascimento e Lô Borges. Beto Guedes e Alaíde Costa também cantam alguns temas. As orquestrações do álbum duplo são de Eumir Deodato e Wagner Tiso, com a condução de Paulo Moura. Na autoria das canções, além de Milton e Lô, temos Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Fernando Brant, Carmelo Larrea, Monsueto e Ayrton Amorim. O disco é histórico pois lançou uma geração de músicos que enriqueceu nossa arte nas décadas seguintes. Entre seus melhores momentos, estão "O Trem Azul", "Nada Será Como Antes" e "Tudo Que Você Podia Ser".

A ocasião foi lembrada nesta madrugada na coluna de Nelson Motta no "Jornal da Globo", que veem aqui. Outro bom material é de um "Arquivo Record" sobre o grupo, que acompanham aqui (postado por baudatv). Além disso, este especial da Globo Rádio destaca as canções que fizeram deste um dos discos fundamentais da MPB, cuja força permanece total quatro décadas depois.

Aviso aos navegantes (atualização de domingo, 9:25)

Excepcionalmente, devido a alguns poréns de última hora, não haverá coluna dominical. Mas as mensagens dos leitores estão devidamente guardadas e serão registradas nesta segunda-feira. De qualquer maneira, ofereçam um prestígio dominical a este Papo de Bola - o Site escutando o programa de logo mais, 13h, na Voz do Futebol.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 77 anos neste sábado o craque do trompete, instrumentista de boca cheia (no bom sentido), Herb Alpert. Um tema dele era - ou ainda é, confesso que não sei pois faz uma data federal que não o acompanho - tema do "Farroupilha, a Dona da Madrugada", apresentado na Rádio Farroupilha por Nelson Marconi. Aqui está a ótima "Route 101".

Arremate

Renata Vasconcellos é candidata do concurso Musa do Mineiro. Duvida? Vê aqui como é verdade.

"24 Horas" volta antes que alguém apronte comigo uma peça parecida com essa!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.