.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

29 de março de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 207
Complicou, Flamengo

Em partida bem movimentada e onde o melhor dela não esteve dentro e sim fora das quatro linhas, como veem aqui, o Flamengo perdeu para o Olimpia e ficou numa sinuca de bico na Libertadores. Vazado muito cedo graças a uma gracinha infrutífera de Ronaldinho Gaúcho e a uma falta besta cometida por David Braz, o rubro-negro demorou a entrar na partida, mas até que deu uma equilibrada antes de chegar no intervalo. Empatou logo no começo do tempo segundo, mas tomou outro dos paraguaios, que mais adiante ampliaram. Houve uma esperança de novo 3 x 3 quando os cariocas diminuíram a desvantagem, mas assim ficou e agora o Flamengo têm 5 pontos, acima dos 3 do Emelec, mas abaixo dos 8 de Lanús e Olimpia. Na próxima rodada, é imperioso que Joel Santana e cia. vençam no Equador para não ficar numa "emeleca" de situação, salvo ter um vencedor no outro jogo.

Esta noite, a chave tricolor estará em movimento. Sendo Millôr Fernandes um ilustre tricolor, seria bom que o Fluminense ganhasse bonitaço do Zamora para manter os 100% na competição. Mais cedo, os argentinos se enfrentarão. Cuidemos se o Boca Juniors repetirá a dose e ganhará outra vez do Arsenal.

Festerê na Colina

São Januário lotou, Edmundo marcou dois dos 9 gols do Vasco sobre o Barcelona de Guayaquil e a festa foi completa. Era uma noite para celebrá-lo e assim aconteceu. Para guardar na memória. Apenas uma amável observação: até em jogo festivo o apitante Marcelo de Lima Henrique faz besteira, pois aquele pênalti cobrado pelo Animal foi muito fora da área.

"Catadão" dos Estaduais

São Paulo - Com muitos reservas e surpreendentes menos de 7 mil fãs no Municipal de Sampa City (surpreendentes em termos de Timão, que sempre leva plateias no mínimo razoáveis), o Corinthians ganhou do XV de Piracicaba, que infelizmente caminha gloriosamente rumo ao rebaixamento. Nem o ônibus do Nhô Quim funcionou, os jogadores tiveram de ir de táxi para o estádio! O Palmeiras demorou, mas ganhou do Paulista nos minutos finais em peleja que marcou a estreia de Wesley. E mesmo com um expulso logo no primeiro minuto, a Ponte Preta trincou a Portuguesa, que vai de mal a pior. Esta noite, os atrativos são Santos x Guaratinguetá, São Paulo x Catanduvense e Guarani x Linense.

Minas Gerais - Já abrindo a rodada do próximo fim de semana, o América foi vencido pelo Tupi, que abriu vantagem e continuará no G4 dê o que der no sábado e no domingo.

Rio Grande do Sul - Em partida horrorosamente péssima a julgar pelos relatos que vi no Twitter, o Internacional com time misto "oxou" com o Lajeadense e garantiu presença na próxima fase da Taça Farroupilha. Hoje à noite, o Grêmio enfrenta o Avenida.

Santa Catarina - A três rodadas do fim, já temos os dois rebaixados: Brusque, que perdeu para o Camboriú, e Marcílio Dias, que foi humilhado, pisoteado, escorraçado, amassado e "homicidado" pelo Avaí, que aplicou a sena com trinca particular de Felipe Alves. A disputa agora é pela semifinal mesmo. O Criciúma ganhou do Figueirense e foi aos 15 pontos neste segundo turno, dois a mais que o adversário de Florianópolis e também que o Joinville, que levou o quatrilho da Chapecoense, que ainda perdeu dois pênaltis. Se a parada acabasse hoje, os semifinalistas seriam Figueirense por vencer o primeiro turno, Criciúma pelo segundo e, por índice, Chapecoense e Metropolitano, que empatou com o Atlético de Ibirama, cujo empate foi anotado por Xipote (óia!).

Paraná - O Coritiba derrotou o Londrina e ambos estão empatados na liderança do segundo turno, passadas 6 de 11 rodadas. O Operário poderia causar um empate triplo na dianteira, se justamente não tivesse empatado com o Cianorte e ficasse a dois pontos dos líderes, a exemplo do Atlético, que derrotou o Toledo. A cinco rodadas do fim, a situação do rebaixamento apresenta o Iraty com poucas chances de escapar, tendo 6 pontos. O penúltimo é o Paranavaí, com 12, um abaixo do Roma.

Pernambuco - Larissa Riquelme, olha o que tu causaste: o América empatou com o Araripina e, com três rodadas de antecedência, está rebaixado com apenas 7 pontos. Gato preto? Passar debaixo da escada? Nenhum azarão se compara à paraguaia da Copa vestir o uniforme do clube no lançamento do referido. O Araripina têm 17 pontos e seria hoje o outro rebaixado, mas continuam no páreo o Belo Jardim, com 20, e o Serra Talhada, com 21. Lá em cima, o Náutico perdeu em casa para o Salgueiro, o Sport venceu o Ypiranga e o Santa Cruz derrotou o Porto. O Leão têm 41 pontos, o Carcará 39, o Tricolor 38 e o Timbu 35, nove pontos acima do Petrolina. Semifinalistas conhecidos, mesmo o alvirrubro. Só falta definir as posições.

Bahia - O Bahia ganhou do Feirense e, tendo 15 pontos acima do quinto colocado faltando 12 por disputar, é semifinalista. O Vitória foi aos 33 pontos ao empatar com o Fluminense, que foi aos 13 e têm dois a mais que o Itabuna, com quem seria rebaixado hoje pois o Camaçari, que ganhou do Bahia de Feira, foi aos 17. O Feirense parou nos 32 pontos e o Bahia de Feira nos 29. Continuam com chances de classificação Vitória da Conquista, com 27, e Atlético, com 26.

Ceará - O Fortaleza empatou com o Guarany em Sobral. O Horizonte conseguiu uma vitória incrível sobre o Icasa, que vencia por 2 x 1 até 44 minutos da etapa final, quando levou o empate, que foi convertido em virada 5 minutos depois. E o Ferroviário, dizer o quê? Tinha 3 x 1 de vantagem sobre o Crateús, mas permitiu o empate. Aí é brabo!!! Esta noite temos Ceará x Guarani como destaque.

Rio Grande do Norte - O América quatrilhou o Alecrim, o ABC ganhou do Potiguar pela contagem mínima e os dois grandes lideram o segundo turno empatados, a três rodadas do fim da classificatória do segundo turno.

Goiás - O Atlético se recuperou da derrota para o Goiás, descontou sua fúria no CRAC e o quatrilho lhe pôs antecipadamente na semifinal. O Vila Nova só empatou com a Anapolina. Nesta quinta, o Goiás enfrenta o Itumbiara.

"Pelas Zoropa"

A Liga dos Campeões da UEFA já têm dois dos quatro semifinalistas definidos. Depois do Real Madrid, o garantido agora é o Bayern, que aplicou 2 x 0 sobre o Olympique na França e nem a pau, Juvenal, levará três de diferença em Munique. Continua em aberto a parada entre Milan e Barcelona, que não pude ver, mas senti não ter perdido grandes coisas quando soube que acabou "oxada", pois é aquilo que sempre digo no Twitter na hora das partidas: futebol sem gol é igual a namoro sem beijo, prato sem comida, televisão sem imagem, biblioteca sem livro e disco sem música. Os espanhóis estão obrigados a ganhar fora, pois todos os empates com gol serão dos italianos.

Esta tarde tem início a penúltima fase da Liga Europa, com Schalke 04 x Athletic Bilbao, AZ Alkmaar x Valencia, Sporting x Metalist e Atlético de Madrid x Hannover.

Curtinhas

*Pois não é que aprovaram a Lei Geral da Copa do Mundo? Só que a responsabilidade sobre as bebidas alcoólicas nos estádios ficou pros governos estaduais. Deputados federais tirando o seu da reta.

*Leio na Folha de S.Paulo que o STJD arquivou as denúncias do Gutemberg de Paula Fonseca contra o chefe da arbitragem brasileira, Sérgio Corrêa da Silva. Previsível, visto que o assunto "morreu" de uns tempos para cá. Além do mais, cadê as provas que o Gutemberg dizia ter? Se tem, não mostrou até agora por qual motivo?

*Apaga aquilo de Internacional x Canoas no Vieirão, em Gravataí. A peleja acontecerá no Beira-Rio mesmo, pois os agrônomos chamados pelo Colorado liberaram o gramado depois de retirarem toda a estrutura do show do Roger Waters.

*Recebi a dica do André Silva, da Rádio Gaúcha: caso de racismo no Campeonato Gaúcho. O apitante Jean Pierre Gonçalves Lima colocou na súmula de Novo Hamburgo x Caxias, jogo do último sábado, que a torcida do Anilado chamou de "macaco" o dianteiro Vanderlei - que foi o atacado pelo cachorro do brigadiano militar na confusão do gol. Sempre uma situação grave e totalmente condenável.

*Completa 40 anos hoje o ex-meio-campista português Rui Costa, que conquistou muitos títulos dentro das quatro linhas. Alguns deles: o Português de 1993/1994 com o Benfica, a Liga dos Campeões de 2002/2003 e o Italiano de 2003/2004 com o Milan, além do Mundial Sub-20 de 1991 com a seleção portuguesa derrotando a brasileira.

*Voltando ao papo de racismo, este no vôlei: o STJD condenou o Minas Tênis Clube a pagar R$ 50 mil de multa pois, no primeiro jogo das quartas da Superliga Masculina contra o Cruzeiro, o oposto Wallace foi ofendido por uma descerebrada desprovida de inteligência e de capacidade mental (para não chamar de estúpida idiota mesmo), que disse que ele era "macaco". Grosseria assim é dose!

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento onde uma troca acontece por outras razões que apenas e tão somente a imaginada: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Surpresa na TV do Rio Grande do Norte: a partir de segunda-feira, o "Balanço Geral" da Tropical (afiliada da Rede Record) terá novo apresentador. Meu conterrâneo Tiago Dimer deixa a hora do almoço e, em seu lugar, entra Salatiel de Souza, que nos últimos dias deixou a TV Ponta Negra (SBT). Salatiel também é político e, há algum tempo, foi condenado por corrupção em um caso de propina na Câmara de Vereadores de Natal. Não está certo o destino de Tiago na emissora. Ele pode ir para o "Tropical Notícias", jornal do começo da noite.

*Está chegando a hora da troca de TVs em Fortaleza. A partir de segunda-feira, a Jangadeiro deixa o SBT e volta à Rede Bandeirantes. Mas o que será do SBT no Ceará? Conforme o perfil de Twitter @SBTonline - que é oficial e recomendado no site da emissora -, a exibição será pelos canais 4 em Fortaleza e 48 em Sobral, além das operadoras de TV por assinatura.

*Leio no NaTelinha que, na última terça-feira, o "SBT São Paulo" chegou ao terceirão na audiência, com 6 pontos, contra 5 do "Jornal da Band" e não muito distante dos 8 de "Rebelde" na Record. A nova alternativa de informação regional tem apresentado resultados pouco a pouco.

*Leio no NaTelinha que, também anteontem, o "Bem Estar" rendeu apenas 4 pontos para a Globo. Mas sabe por que isso não significou nada de mais? Porque São Paulo não estava muito disposta a ver televisão pela manhã, já que o "Hoje em Dia", da Record, também marcou 4 pontos, enquanto o "Bom Dia e Cia." deu ao SBT 4,5 pontos. Todo mundo estava em baixa, portanto.

*E essa do José Luiz Datena receber uma ameaça de sequestro? Ele falou disso no "Brasil Urgente" de ontem. Como veem aqui (postado por simplyed19), o apresentador da Bandeirantes foi avisado pela Polícia de que bandidos planejavam capturá-lo na rodovia Castelo Branco, por volta das 20h30, caminho que ele sempre faz ao retornar para casa após encerrar seu expediente. Datenão disse que, se bandidos quiserem sequestrá-lo, terão de matá-lo pois não tem tanto dinheiro para pagamento de resgate e, mesmo que tivesse, jamais o daria.

*Leio na Cristina Padiglione que, apesar do povo todo reclamar, o último capítulo de "Fina Estampa" rendeu índices generosos à Globo país afora além daquele de Porto Alegre que destaquei na coluna de ontem: em São Paulo, 47 pontos; no Rio de Janeiro, 50 pontos e 76% de participação; em Belo Horizonte, 51 e 85%; em Curitiba, 53 e 82%; em Fortaleza, 59 e 82%; e no Recife, impressionantes 60 pontos e 90% de participação. Ou seja: a cada 10 recifenses, 9 estavam ligados na despedida de Griselda e Tereza Cristina, contra apenas 1 se dividindo entre todos os outros canais.

*Outra da Padiglione: a partir de maio, para comemorar seu segundo aniversário, o Viva começará a exibir o "Globo de Ouro", marcante parada musical exibida nos anos 70 e 80. Serão resgatadas 76 edições do programa da Rede Globo, as 44 primeiras exibidas diariamente e as demais semanalmente. Tempos em que os musicais ainda tinham grande e atrativo espaço na TV brasileira.

*Leio no Flávio Ricco que, às 23h30 de amanhã, a Globo News apresentará a primeira de duas edições do "Sarau", apresentado por Chico Pinheiro, com a "rainha do chorinho" Ademilde Fonseca, que gravou os programas na última segunda-feira, véspera do seu falecimento. Jamais deve ter passado pela cabeça do apresentador do "Bom Dia Brasil" que aquela seria a despedida televisiva dela.

*Não será apenas nesta semana a exibição da "Escolinha do Professor Raimundo" pela Globo. A programação da próxima semana, divulgada no site do departamento comercial e no próprio site da rede, aponta Chico Anysio e seus alunos firmes e fortes às 11h40 de segunda a sexta. Os episódios tem sido exibidos sem intervalo, com a duração líquida de 25 minutos em média. (Atualização das 12:05: o episódio de hoje teve como curiosidade a preservação do trecho final, onde, depois do "e o salário, ó", o professor anuncia aula noturna para "amanhã")

*Completa 55 anos nesta quinta-feira o ator Christopher Lambert, que teve seu primeiro grande momento no cinema em "Greystoke: a Lenda de Tarzan", de 1984, mas ficou famoso mesmo dois anos depois ao estrelar com Sean Connery e a inesquecível trilha sonora do Queen a aventura "Highlander: o Guerreiro Imortal". Em 1995, ele estrelou "Mortal Kombat", versão cinematográfica do videogame.

Bela do Dia: Eliska Kovarova

Eliska Kovarova, modelo francesa. Esta moça era creditada na Internet como sendo Eva Carneiro, médica do Chelsea, mas houve uma confusão em alguns sites internacionais - e, admito, me enganei nessa. Ainda que tardiamente, aí está a correção.

*A saideira é para uma vez mais lembrar de Millôr Fernandes, perda que deixou o jornalismo brasileiro mais pobre de bom humor, inteligência e conhecimento. A Globo News resgatou ontem e indico aqui uma entrevista dele em 2005 para o programa "Almanaque", apresentado por Maria Beltrão. Fica o registro e a homenagem póstuma.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, esperando não ter que destacar outros falecimentos muito significativos como este.

Aviso aos navegantes

Deixo para a próxima coluna a atualização das mensagens dos amigos do Brasil. Junto as enviadas hoje com as remetidas ontem.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Há exatos 105 anos, nascia o compositor Braguinha - mas se chamá-lo de João do Barro dá no mesmo. Ele compôs várias marchinhas que fizeram sucesso, muitas delas lembradas até hoje, como "Chiquita Bacana", além de trabalhar na dublagem e nas versões em português dos desenhos de Walt Disney. Um tema dele e de Alberto Ribeiro na década de 30 voltou com força em 1979 e aqui está: "Balancê", no ritmo irresistível da não menos irresistível Gal Costa.

Arremate

Vejam aqui o Meia Hora desta quinta-feira tirando onda de Mano Menezes e do Flamengo. Eita nóis!

"24 Horas" volta depois que o técnico da Seleção explicar o episódio na blitz da Lei Seca!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.