.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

28 de março de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 206
Um semifinalista já está definido

Demorou, mas aconteceu o monólogo que eu imaginava e o Real Madrid é o primeiro semifinalista da Liga dos Campeões da UEFA, pois é mais fácil eu encher de beijos e abraços o rosto da lindindona torcedora merengue Paloma Tocci (quem me dera, quem me dera!!!) do que o Apoel marcar quatro de diferença no Bernabéu. Os brasileiros que entraram no segundo tempo mudaram o cenário. Marcelo e Kaká estavam muito inspirados e participaram dos dois primeiros gols. O lateral, sobretudo, se destacou bem demais. No segundo gol, venceu pela valentia ao não deixar a bola sair e cruzar para o meia-atacante finalizar no alvo. Em outro lance, ele achou um lançamento tão ótimo que é uma pena que Benzema não marcou, o que lhe renderia a trinca. Esta questão é resolvida e teremos um "amistosaço" em Madrid.

Mais nivelada é a parada envolvendo Chelsea e Benfica. Os ingleses saíram na frente e ganharam pela contagem mínima, mas é perfeitamente possível que os portugueses "façam o crime" em Londres.

Logo mais, teremos o Bayern de Munique visitando o Olympique e, principalmente, o muito aguardado Milan x Barcelona, que espero que não tenha diferença elástica no marcador para termos uma volta empolgante na Catalunha.

Copa da Inglaterra

Aconteceu a quarta-de-final pendente entre Tottenham e Bolton, suspensa quando do incidente com Muamba, dos Wanderers, que graças a Deus se recupera aos poucos e sairá bem deste problemão. Ele só não verá seus companheiros campeões pois o Bolton foi eliminado levando 3 x 1. Aliás, isso criou uma situação curiosa e bacana: ganhe quem ganhar a semifinal, obrigatoriamente a decisão será Londres versus Liverpool. De um lado, o Tottenham pegará o Chelsea, enquanto o outro mostrará Everton versus Liverpool.

Copa Libertadores

Olho vivo no Flamengo esta noite, hein? Enfrentará o Olimpia no Paraguai, revivendo o confronto de duas semanas atrás, quando concedeu de maneira ainda hoje inacreditável o empate por 3 x 3. Ronaldinho Gaúcho voltará ao time após cumprir suspensão no Campeonato Carioca. Apesar de ser fora de casa, seria de bom grado o rubro-negro tratar de levar os 3 pontos, pois mesmo um empate lhe deixaria em situação não muito confortável (antes da bola rolar às 10 da noite, o Lanús têm 7 pontos, o Flamengo 5, o Olimpia 4 e o Emelec 3).

Na noite anterior, o Vasco viu a chapa da sua chave esquentar com a vitória do Nacional sobre o Alianza. Os uruguaios agora estão a apenas um ponto dos cariocas e do Libertad. Já o Corinthians teve melhor sorte com o "oxo" de Deportivo Táchira e Nacional do Paraguai. Agora, infelizmente confirmou-se aquilo: vice-campeão da Libertadores de 2011, o Peñarol está fora já nesta fase de grupos e com duas rodadas de antecipação. Empatava com a Universidad de Chile até 47 minutos do segundo tempo - e isso já não era legal -, aí tomou o segundo e perdeu a partida. Reparem no lance como o goleiro ficou na base do "pra onde é que eu vou?". Goleiro perdido, time perdido, um único ponteco conquistado em 12 disputados. Uma campanha ridícula do Peñarol.

Edmundo

O Animal fará esta noite seu jogo de despedida do futebol. É uma despedida atrasada, mas válida para o grande atacante que foi, sobretudo nos anos 90, quando arrebentou em memoráveis passagens por Palmeiras e Vasco, infelizmente não indo tão adiante quanto poderia ter ido não fosse seu gênio explosivo e temperamento brigão dentro de campo. A despedida será num jogo que ele não disputou: Vasco x Barcelona de Guayaquil, "revival" da decisão da Libertadores de 1998, ano em que já não defendia mais os cariocas por estar na Fiorentina. Pelo Cruzmaltino, o Animal foi campeão do Campeonato Carioca e da Copa Rio em 1992 (não confundir a Copa Rio com a Taça Rio) e do Campeonato Brasileiro de 1997, do qual foi o artilheiro com 29 gols.

Prévias dos Estaduais

São Paulo - Ponte Preta e Portuguesa se enfrentarão em jogo que, este ano, será "nível Brasileirão Série A" para ambos. O Corinthians recebe o XV de Piracicaba no Municipal de Sampa City, deverá jantá-lo sem traumas mesmo atuando com reservas. E o Palmeiras volta a Jundiaí, mas não como mandante igual foi contra o Coruripe e sim como visitante, oponente será do Paulista.

Minas Gerais - O único jogo desta quarta-feira apresenta o América "se defrontando-se de frente a frente" (me puxei agora) com o Tupi, que precisa muito do resultado para fins de semifinal.

Rio Grande do Sul - O Internacional visitará o Lajeadense. Inter, que ontem confirmou que no domingo enfrentará o Canoas em Gravataí, no Estádio Vieirão. Causa, motivo, razão ou circunstância: poupar o gramado do Beira-Rio para a decisiva peleja da Libertadores contra o Santos, na quarta-feira da semana que vem.

Santa Catarina - O Avaí tem o Marcílio Dias pela frente. Considerando-se a má campanha do Marinheiro, jogo bom para o Leão ganhar. Mas vale ver como ele estará no primeiro jogo pós-saída de Mauro Ovelha. Mas os confrontaços da noite estão no interior, um deles entre Criciúma e Figueirense e o outro com Chapecoense e Joinville.

Paraná - Não mais invicto no Estadual, o Coritiba recebe o Londrina, 100% neste segundo turno. O Atlético joga fora de casa contra o Toledo.

Pernambuco - A principal partida da noite traz Náutico versus Salgueiro, dois dos quatro primeiros colocados. Dependendo do que Sport e Santa Cruz fizerem contra Ypiranga e Porto, respectivamente, poderemos ter movimentos significativos na zona da semifinal.

Bahia - O Bahia visita o Feirense, o Vitória recebe o Fluminense e o Bahia de Feira é mandante contra o Camaçari.

Ceará - O Fortaleza vai a Sobral duelar contra o Guarany e tentar amenizar as feridas deixadas pela derrota contra o Ceará, enquanto o Ferroviário continua na sua torturante batalha contra o descenso ao atuar contra o Crateús.

Goiás - Vindo da derrota no clássico do último sábado, o Atlético pega o CRAC. O Vila Nova será adversário da Anapolina.

Curtinhas

*A notícia veio de Zurique pelo jornalista Jamil Chade, de O Estado de S.Paulo: José Maria Marin justificou a troca da Copa América com o Chile, este recebendo a edição de 2015 e o Brasil ficando com a de 2019, por temer tanto que dissessem que o Brasil ganhou por sorte se vence a Copa do Mundo em 2014 e perde a América em 2015 quanto, sobretudo, porque o povo "apedrejaria" a Seleção na Copa América de 2015 se não fatura o Mundial em seu país. Vou pedir um favor aos amigos do Brasil: avisem ao congressista Tiririca que, sim, pior do que estava pode ficar. Baaahhh!!!

*Leio no site da ESPN Brasil que Mano Menezes foi pego em uma blitz da Lei Seca no começo desta madrugada, em frente à sede do Flamengo, e teve a carteira de habilitação apreendida. Marco Andrade, major que coordena a operação, confirmou que o técnico da Seleção Brasileira foi multado e perderá 7 pontos na carteira de motorista. Policiais atuantes na operação informaram que a esposa do Mano voltou para casa e chamou um condutor habilitado para levar o carro. Primeiro, a do Zé das Medalhas com a Copa América. Agora, essa do Luiz Antônio. Eita nóis!!!

*Completa 40 anos nesta quarta-feira um jogador muito brigador e marcante do Palmeiras nos anos 90: o volante Galeano, que também jogou por vários outros clubes, mas fez seu nome mesmo no Palestra, onde ganhou o Campeonato Paulista em 1996, a Copa do Brasil e a Mercosul em 1998, a Copa Libertadores em 1999 e o Torneio RJ/SP e a Copa dos Campeões em 2000. Seu único título fora do Verdão também foi por um time verde: o Juventude, na Série B do Campeonato Brasileiro de 1994.

*A seleção norte-americana está fora da Olimpíada de Londres. Em jogo decisivo contra El Salvador, tomou o empate no final em um frangão do goleiro Sean Johnson.

*Quando eu digo que dá para protestar com inteligência e cuca nos eixos, é baseado em exemplos assim: vejam aqui o que torcedores do Magdeburg, time da Série D do Campeonato Alemão, fizeram para protestar contra as muitas semanas sem um só gol que fosse do seu time. Deu certo, pois finalmente a bola foi para a rede. Só que o Magdeburg perdeu por 2 x 1 para o Berliner...

*O macharedo reclama: a Federação Internacional de Vôlei informou que as jogadoras do vôlei de praia que disputarão os Jogos Olímpicos de Londres poderão usar camiseta e short e não biquíni.

*Não deu para o Pinheiros, que levou 88 x 75 do Peñarol e perdeu o Torneio Interligas de Basquete, disputado entre clubes brasileiros e argentinos, cuja decisão foi em Mar del Plata.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais bruto do que algo transparente demais assustar por tão visível ficar: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Peguei a dica no NaTelinha - e advirto para não verem se não tiverem sangue frio: aqui está (postado por muriclett) um trecho de uma reportagem da TV Correio, afiliada da Rede Record na Paraíba. Nele, o repórter Josenildo Gonçalves foi cobrir uma tentativa de assassinato na madrugada de dois fins de semana atrás. A câmera filmou um homem deitado no chão e, daqui a pouco, vem alguém e dispara dois tiros no cara. Assustados, os jornalistas saíram correndo. Muitas pessoas protestaram pois as imagens foram exibidas no programa policial "Correio Verdade", mostrado na hora do almoço e que é aquele mesmo que, há algum tempo, exibiu uma cena de uma adolescente estuprada filmado por telefone celular. Convenhamos: tem limite pra tudo, né? Assim sai muito do esquadro, doutor! Ah, já ia esquecendo do mais importante: acreditam que o moço que recebeu os tiros não morreu? Tanto não morreu que foi atendido no hospital, recebeu alta e deu entrevistas. Impressionante, não?

*Vamos amenizar um pouco a conversa, pois este começo foi muito pesado: começou ontem uma nova fase na programação local da RIC/Record do Paraná. Uma grande alteração foi feita no "RIC Notícias", exibido às 20h. Agora, cada RIC TV do interior tem um bloco local, que encerra o noticiário. Além disso, a vinheta de abertura agora é no padrão nacional dos "Praça Record" e a trilha musical é a mesma padronizada dos jornais locais noturnos, mas na versão anterior e não na atual. O tira-teima pode ser visto aqui (postado por muitoalemjr), com um compacto da primeira edição da nova fase, mostrando Alessandra Cônsoli como apresentadora central para todo o Estado e os encerramentos locais para Curitiba, Londrina e Maringá.

*De uma só vez, duas repórteres saíram das emissoras da RBS TV no interior gaúcho e vieram para Porto Alegre. Caroline Patatt trocou a RBS de Cruz Alta pela Record e Vanessa Botoli deixou a RBS de Caxias do Sul e foi para o SBT. Boa sorte para elas aqui na Capital.

*Leio no NaTelinha algumas audiências de jornais daqui de Porto Alegre nestas últimas semanas: o "SBT Rio Grande" foi de 3 para 5 pontos (é exibido entre 12h10 e 12h45 e, não que faça diferença - mas pode fazer -, é antecedido pelo "Chaves", exibido localmente às 11h50); o "Jornal da Pampa", que ficava entre 0,5 e 1 ponto, marcou 3 na última semana (passa entre 19h30 e 19h50, o que faz o Rio Grande do Sul perder os primeiros 20 minutos de "TV Fama", o que é ruim por termos 20 minutos a menos da Flávia Noronha, mas bom por termos 20 minutos a menos do "indispensável" noticiário fofoqueiro); e o "Rio Grande Record", que nos últimos dias com Farid Germano Filho marcava de 3 a 4 pontos, agora tem tido de 6 a 7 pontos com Giuliano Marcos na apresentação.

*Leio na Keila Jimenez que, nesta segunda-feira, o "Primeiro Jornal" da Band marcou apenas 0,2 ponto em São Paulo (wow!!!). Pior ainda: leio no NaTelinha que a Igreja Mundial, que veio antes, fechou com 0,4 (bããããã). Tô achando que o problema é com a Bandeirantes mesmo. Os paulistanos não querem ver notícias nela, é isso? Só topam a Globo, a Record e o SBT?

*Nos últimos dias, Reinaldo Gottino tem feito jornada dupla na Record de São Paulo por fazer o "Record Notícias" e também o "SP no Ar", devido a uma licença médica de William Travassos. Pois quero o fígado do Gottino em um prato de tanta inveja que senti (risos). Vejam aqui o motivo. Sortudo ele de sair na mesma foto que as beldades Daysa Belini, Patrícia Costa, Adriana Reid e Tina Roma.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que, a partir da semana que vem, às sextas-feiras o sujeito dará risada de Adriana Esteves antes de morrer de raiva dela em "Avenida Brasil". É que a partir do dia 6 o Viva reprisará "Toma Lá, Dá Cá", o divertido seriado exibido entre 2007 e 2009.

*Do site do Grupo RBS: sabem qual foi a audiência do último capítulo de "Fina Estampa" aqui em Porto Alegre? 57 pontos e estratosféricos 84% de participação. A vice-líder marcou 3,5 pontos. Bah!!!

*A partir de hoje, 21h, a Record começa a reprisar "Vidas Opostas", novela de 2006. Foi uma boa novela, vale ver. Mas competindo com "Avenida Brasil" na Globo a coisa não complica um pouco?

*A saideira: completa hoje 70 anos o diretor Mike Newell, autor de filmes como "Quatro Casamentos e Um Funeral", "Donnie Brasco", "Harry Potter e o Cálice de Fogo" e "O Amor nos Tempos do Cólera".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver pensando se algum dia chegarei ao meu primeiro casamento.

Bela do Dia: Aline Riscado

Aline Riscado, bailarina do "Domingão do Faustão". Ah, esse ar ao mesmo tempo doce e envolvente, que alia encanto apaixonante e sedução irresistível... Gamei!

Convivas

"Não é oba-oba, até porque jogar bem contra o Apoel não é para tanto mesmo, mas o pouco que Kaká fez em campo já foi mais do que Ronaldinho Gaúcho nos últimos meses em termos de qualidade e presença em campo. Os critérios de treinadores muitas vezes são estranhos. *** O Chelsea tem mais time que o Benfica, mas o que mais surpreendeu foi o desânimo dos portugueses após levarem o 1 x 0. O confronto ainda está aberto, mas se o Benfica jogar como jogou nos minutos finais de ontem, fica mais fácil para os ingleses. *** O Braga na liderança do Campeonato Português é um exemplo do nível médio dos times de Portugal de modo geral. Além disso, o time conta com 13 brasileiros, nem todos de primeira linha. A curiosidade é que seu treinador, Leonardo Jardim, lembra muito Zidane fisicamente. Ele é o quarto treinador que faz boas campanhas por lá recentemente. Jesualdo Ferreira, Jorge Jesus e Domingos Paciência também foram técnicos do Braga, o que mostra que o clube tem mantido uma boa linha de trabalho. *** O problema do caso do Oscar é o valor da multa que o São Paulo quer receber e o que o staff do jogador - com ajuda do Inter, certamente - desejam pagar. O São Paulo quer algo em torno de R$ 14 milhões e os advogados do Oscar propuseram algo em torno de R$ 4 milhões. É evidente que Oscar não jogará mais no São Paulo pois não há clima para isso, só que o Tricolor não está querendo tumultuar ainda mais a relação já ruim do clube com o empresário do atleta, por isso vem dizendo que até o aceitaria de volta. Mas o que pega agora é o dinheiro mesmo. *** Proibir de ir ao estádio, fechar as torcidas organizadas, julgamentos mais ágeis, tudo isso é necessário, mas infelizmente não há um interesse dos governantes e nem mesmo da mídia e das pessoas, que infelizmente se acostumaram com essa violência. As medidas para minimizar isso existem, basta serem postas em prática. *** O presidente da Federação Carioca mistura as coisas ao defender o inchaço no campeonato que dirige e organiza, obviamente com interesses de se perpetuar no cargo. Mas ele tem um pouco de razão quando fala da depreciação dos Estaduais por parte dos clubes e por uma ala expressiva da imprensa. Há o erro de fórmulas e excesso de times, mas existe também a má vontade de parte da mídia com os torneios. *** Eu sei que o ataque da tresloucada à equipe da Record poderia ter acontecido a qualquer equipe de jornalismo. Só citei a Record pois ela corre mais risco pelo espaço exagerado que dá a esse tipo de matéria. *** Falei do 'Tema Quente' vir depois do R. R. Soares por falha minha, mas não invalida o comentário e a lembrança de que a grade da RedeTV! é ruim naquele horário. *** Bandeirantes perde mais um talento para a Globo. Izabella Camargo era a melhor apresentadora do 'Jornal da Band' e poderia ter tido mais chances de apresentá-lo. Como você disse, não será surpresa se ganhar mais espaço na Globo. A merecida 'Bela do Dia' Anne Lotermann é um exemplo disso. *** Aconteceram muitas comemorações em Porto Alegre pelo aniversário? Quais os 3 pontos mais bonitos da cidade? E qual coisa deveria melhorar urgentemente?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: não muitas, pois não foi feriado - normalmente seria, mas segunda-feira foi dia normal de trabalho mesmo com o aniversário. Segundo: putz... Não é necessariamente pela ordem e sim por me virem agora à cabeça por apreço mesmo. Um é a Avenida Beira-Rio, pela vista do Guaíba e por ser ótimo para caminhar (um dia eu ainda convenço alguma amiga a um passeio para conversa por ali). Outro é o Parcão, de ambiente com bastante verde e muito agradável para passear. E apesar dos pesares, um terceiro eu diria ser a Rua da Praia, na "Sucursal do Inferno", como apelido o Centro, por ser o coração da metrópole e por toda a concentração de pessoas me fazer sentir que a cidade está em movimento constante. E terceiro: inevitável fugir da questão da segurança.

"Tava na cara que o Real sobraria frente ao Apoel. Cristiano Ronaldo nem precisou ser estrela, pois Kaká e Benzema deram conta do recado. *** Por que o São Paulo ainda insiste no Oscar? Ele não tá feliz no Internacional? Deixe ele por lá, pois trazer um jogador pra um lugar no qual ele não quer ir é dose. *** Campeonatos estaduais são muito desinteressantes, por isso acho um absurdo Rubens Lopes dar nota 7 ao Carioca. Esse Estadual, assim como a grande maioria, sempre tem os grandes vencendo, salvo uma que outra surpresa. *** Se por um lado o SBT é o lugar das ex-jornalistas da RedeTV! trabalham, a Globo é o das que estavam na Band. Izabella Camargo é uma ótima contratação." (Charles Tavares)

"Totalmente descabida a comparação de Rubens Lopes. Até parece que ele desconhece o fato de que, na época em que o Campeonato Brasileiro tinha 44 times, esses contavam com os nossos maiores craques em seus plantéis. No recorde absoluto de 1983, por exemplo, tínhamos o Flamengo com Zico e cia., o Atlético Mineiro com Cerezo e Reinaldo, o Corinthians com Sócrates, o São Paulo com Careca etc. Rubens Lopes poderia ter ficado quieto em vez de defender o indefensável. Cariocão, nos atuais moldes, é com 12 times e fim, como sempre foi até há bem pouco tempo. *** Comprei O Globo no sábado, mas escapei de comprá-lo com defeito, visto que só saí de casa pra ir à banca perto da hora do almoço. Comprei o Extra também só por causa da capa, genial e para guardar. *** O 'Globo Esporte' de sábado mostrou uma entrevista de Chico Anysio em 1980, na qual ele dizia estar trocando ali o time de seu coração pois queria ter uma velhice tranquila. Sobre o lugar que o América ocupava no coração do Chico, acredito que era como disse certa vez Max Nunes, notável americano: 'o América é o segundo time de todo mundo, inclusive do juiz'. E por que não podemos acreditar que a tristeza de William Bonner e Patrícia Poeta era legítima? Em contrapartida, a repercussão da morte do Chico não digo na Globo News, mas na própria Globo, deu razão ao que o próprio artista disse em sua autobiografia 'Sou Francisco', que reli de um sopro no final de semana: 'Quer ser bom no Brasil? Ou morra ou vá para longe'. Por mais de uma vez Chico deu a entender que a Globo o considerava um chato inconveniente que dizia verdades incômodas. Devemos colocar isso na conta da sra. Marluce Dias da Costa, que substituiu Boni no fim dos anos 90 e escanteou o mestre pra longe. Por fim, o sonho de qualquer homem de juízo é ter uma boa mulher que não o abandona de jeito nenhum e vai até o fim do mundo por sua causa. Essa foi Malga de Paula, guerreira digna de aplausos. *** Choro cantado? Depende. Algumas vezes funciona, outras não. Mas uma que sempre mostrou muita graça e competência na defesa do gênero foi a já saudosa Ademilde Fonseca. Ela foi a primeira a gravar com letra os clássicos 'Tico-Tico No Fubá', 'Apanhei-te Cavaquinho' e 'Delicado', colocando neles toda a estripulia e brejeirice que o choro cantado pede. Não deixa herdeiros musicais a nossa 'Rainha do Chorinho'." (Clayton Moreira)
Usando de ironia para descontrair: Rubens Lopes rebateria teu comentário afirmando que o Campeonato Carioca tinha de levar muita gente aos estádios pois o Flamengo tem Ronaldinho Gaúcho, o Vasco tem Alecsandro, o Fluminense tem Fred e o Botafogo tem Loco Abreu.

"Hoje o Campeonato Amazonense tem Nacional, campeão do primeiro turno, contra Rio Negro, atual líder do segundo turno. Vale dizer que, no primeiro turno, o Nacional aplicou incríveis 7 x 0 no Rio Negro, que fez uma campanha pífia, mas agora inicia sua recuperação! O jogo promete, eh, eh..." (Daniel Santiago)
Vai acabar 6 x 0 para o Rio Negro.

"Torcida organizada é um assunto sério, grande parte dos membros é de vagabundos. No domingo, a torcida do Fortaleza depredou o Hospital Menino Jesus, que fica ao lado do terminal da Parangaba. Isso não é coisa de um cidadão, mas sim de bandido. *** Seria bem curioso se o São Paulo emprestasse o Oscar para o Grêmio, não há clima para ele jogar no Tricolor do Morumbi. *** Não acho absurdo o Grêmio sair do Estadual. Se todas as equipes grandes ameaçarem não participar de seus Estaduais, teremos as federações pressionadas a mudar suas fórmulas." (Filipe Matias Pinheiro)
Primeiro: sem chance isso do Oscar. E segundo: concordo plenamente sobre a reforma nos Estaduais, mas o amigo viu pela ótica errada. O Grêmio não quer reforma no Campeonato Gaúcho ou algo assim e sim apenas pressionar psicologicamente as próximas arbitragens.

"Não entendi a piada, por favor, explique. *** Ainda sobre o 'rei sem trono', fico pensando: ele deveria ser contemporâneo de Messi pra levar a mesma chinelada que o time do geniozinho Neymar levou em dezembro no Japão. Os 4 x 0 foram pouco, porque deveria ter sido 7, mas os jogadores do Barça não quiseram destroçar e deixaram que eles levassem apenas de 4. Consta que, nos tempos em que o sujeito que vocês chamam de rei estava no seu auge, os jogadores dos times que disputavam o Campeonato Paulista eram, em sua maioria, amadores, que não tinham o esporte como profissão e sim outras, exercidas durante a semana. Tá explicado a 'genialidade' do cara. Bater em bêbado e em gente sem preparação deve ser delicioso. Messi é contestado - sobretudo neste país de quinta categoria - porque vai ter que ganhar três Copas pra ser considerado gênio, como se aquele cujos pés os ingênuos beijam há 60 anos tivesse ganhado algo sozinho. A Argentina de hoje tem grandes talentos além do Messi? Não! É ele sozinho e na Copa América ficou claro, pois quando ele dava passes imperdíveis os atacantes chutavam pra fora. Já o Brasil daqueles tempos tinha muitos jogadores bons, tão ou mais do que o adorado 'rei'. Ou será que quem ganhou três Copas foi apenas um jogador? O 'rei' devia ser tão bom que, com ele, a seleção do Brasil virava esporte individual? Deve ser, pois aquele foi o 'único gênio do futebol para todo o sempre'' e o brasileiro não consegue digerir que seus intocáveis mitos possam ser superados. Não digerem, mas que eles são superados, não resta dúvida. Ayrton Senna foi pulverizado por Michael Schumacher, assim como o 'rei' é passado, morto e enterrado. Como este país, com seu eterno complexo de vira-lata, necessita desesperadamente de herois, é normal que os cultuem mesmo quando a máscara já caiu. Lamento por todos que se deixam levar pelas patriotadas e pelo detestável ufanismo defendido na TV como se fosse razão de viver." (Marcos Tony)
Primeiro: é nítido e evidente, pois Coalhada era um perna de pau e Ricardo Bueno, ao menos no Palmeiras, tem sido a mesma coisa. E segundo: tudo isso, toda essa bronca do Pelé, é porque tu achas que o Brasil não valoriza o Cruzeiro do Tostão por vencer o Santos dele na Taça Brasil como deveria valorizar. Não sou daqueles que acha que Pelé não possa ser superado, pois nada impede que isso aconteça. Mas você expõe tuas opiniões de uma maneira tão rancorosa e cheia de raiva que, sinceramente... Repensa a maneira de ver as coisas, por favor. Mantenha discordâncias e tenha pontos de vista diferentes, mas não dessa forma como você faz, puxa vida.

"A lesão grave do Kléber Gladiador aconteceu nessas fatalidades que os jogadores estão sujeitos. Kléber apanhou bastante no Campeonato Gaúcho, mas infelizmente sobrou para ele. A irritação do Paulo Odone se deve por ser o segundo titular perdido no campeonato com lesão séria. Primeiro foi o Mário Fernandes, agora Kléber. Obviamente essa idéia de não disputar o Estadual é tempestade em copo d'água. Mesmo sabendo que para clubes grandes os Estaduais há muito tempo deixaram de ser atrativos, capaz que a dupla Gre-Nal não jogará o campeonato algum dia, afinal, recebem dinheiro da TV para jogar o campeonato. E ninguém rasga dinheiro. *** Conhecendo a equipe mutreteira chamada Ferrari, não duvido que alguém foi lá no box da Sauber lembrar que ela é cliente da equipe italiana para 'acalmar' Sergio Perez e mantê-lo em 2°. A comunicação via rádio entre Sauber e Perez foi uma ordem da equipe, que todos interpretaram muito estranha, afinal, o mexicano era muito mais rápido que a Ferrari. Também não vou desmerecer o trabalho de Fernando Alonso. Fez uma grande atuação, digna daquele que considero o melhor piloto do grid, mas que infelizmente tem seu tique de Dick Vigarista. Bruno Senna também fez grande corrida após cair para 24° e encerrar em 6°. Sobre Felipe Massa, vou deixar três palavras que resmuirão bem o que quero dizer: nada a declarar." (Natanael Felipe Rhoden)

"O Real Madrid acabou com o Apoel e já está nas semifinais da Champions League. *** O Chelsea ganhou do Benfica, mas não foi suficiente pois terá que fazer pelo menos dois gols em casa e não sofrer nenhum para poder ficar mais tranquilo. O Benfica não é um timeco e o Chelsea pode pagar pela língua. Aliás, Drogba ficou no banco e não entrou durante a partida. Por que será, né? (risos) *** Burro não foi Claudio Ranieri e sim a Internazionale e alguns clubes de ponta da Itália que insistem em contratar seus serviços. Ele é um mal técnico e jamais iria consertar a equipe. O problema da Inter vai ser o mesmo do Chelsea: onde achar um grande nome disponível? *** 'Avenida Brasil' não pode ser levada a sério! Murilo Benício, com aquela pança, sendo jogador do Flamengo é muito comédia! Adriana Esteves continuará com a mesma feição quando surgir Débora Fallabela na estória. Podiam colocar uma maquiagem para envelhecê-la. Será que Rita não sabia a rua de sua casa para ficar presa no lixão? Como uma pessoa pode casar com duas pessoas sem que a Justiça perceba? E como pessoas que sabem das mulheres do Cadinho não contam a verdade para as pessoas enganadas? *** Depois de vários anos em dúvida, enfim o SBT resolveu revelar o mistério da dancinha do 'Chaves' do comercial do episódio do mal-entendido. Tudo não passava de um comercial do elenco principal para a marca Ana Maria." (Ricardo Haertel)
Primeiro: mas Roberto Di Matteo não está bem no Chelsea? Tá, caiu de para-quedas com a saída do André Villas Boas, mas se o time subiu bastante de desempenho desde então, ele não possui méritos para ser efetivado? E segundo: explica pois me perdi um pouco na poeira. Que mistério de dança era esse? Em qual cena do episódio do mal-entendido tem isso? Aliás, em qual das versões? E onde você viu este episódio no SBT? Digo, passou em que dia e qual horário? Foi nesta semana mesmo ou na passada?

"Um churrasco também quase anulou uma partida do Pernambucano. Porto x Ypiranga, domingo passado, começou com um atraso de 40 minutos pois houve uma falha de comunicação no departamento médico do Ypiranga. O médico escalado para a partida disse que não foi avisado e teve que sair, às pressas, de um churrasco na cidade de São Caetano com destino a Caruaru." (Victor de Castro Ferreira)
Ô beleza!!! São Gonçalo fazendo escola!

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

O chorinho chora. Potiguar de São Gonçalo do Amarante, Ademilde Fonseca faleceu ontem à noite, aos 91 anos, de mal súbito. Ela estava na ativa até agora, tanto que na semana passada fez shows aqui em Porto Alegre e, anteontem, gravou dois programas para a Globo News. Muito triste! Aqui está a "Rainha do Chorinho" com "Noites Cariocas". E ficam os pêsames para os familiares.

Antes do Arremate...

...uma indesejada atualização das 11:30, indesejada por ser mais uma notícia triste: aos 88 anos, de falência múltipla dos órgãos e parada cardíaca, morreu na noite de ontem o grande escritor Millôr Fernandes, entre outras atividades, um dos fundadores do jornal Pasquim, notável tradutor da obra de William Shakespeare e autor de textos e cartuns de humor. Mais um buraco difícil de ser preenchido com a mesma qualidade é aberto. É! Arrematemos.

Arremate

Sai hoje a votação da bendita Lei Geral da Copa? Tomara, pois essa é outra novela dose pra mamute.

"24 Horas" volta depois que tiverem votado a lei! Assim espero...

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.