.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

16 de março de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 194
Por uma final espanhola na Liga dos Campeões

Com todo o respeito aos outros seis quadrifinalistas, mas que eles não sejam chatos, inconvenientes e estraga-prazeres. A final desta temporada tem, precisa e só pode ser Barcelona x Real Madrid. Numa temporada tão boa como é 2011/2012 tanto para Messi quanto para Cristiano Ronaldo, seria um brinde ao futebol bem jogado termos o maior clássico espanhol na decisão em Munique. Antes disso, eu gostaria de duas semifinais intensas: Bayern de Munique contra os merengues e Chelsea contra os catalães. Ah: a única exceção que eu abriria pro jogo do título seria para Bayern x Barcelona, pois seria curiosíssima uma decisão no campo de um dos finalistas. Manifestado meu palpite com tom de torcida, eis o caminho das pedras:

Quartas-de-final - Real Madrid x Apoel, com ida no Chipre (27/3) e volta na Espanha (4/4); Bayern de Munique x Olympique, com ida na França (28/3) e volta na Alemanha (3/4); Chelsea x Benfica, com ida em Portugal (27/3) e volta na Inglaterra (4/4); e Barcelona x Milan, com ida na Itália (28/3) e volta na Espanha (3/4).

Semifinal (ida em 17 e 18 e volta em 24 e 25 de abril) - Bayern ou Olympique x Real ou Apoel, com ida em França ou Alemanha e volta em Chipre ou Espanha; e Chelsea ou Benfica x Barcelona ou Milan, com ida em Portugal ou Inglaterra e volta em Itália ou Espanha.

Final (19 de maio) - O "mandante" - que terá o privilégio de usar o uniforme principal, por exemplo - sairá da semifinal Bayern/Olympique ou Real/Apoel. Bom, se for o Bayern, claro, aspas retiradas.

Por uma final espanhola na Liga Europa

As quartas-de-final foram conhecidas hoje e seus representantes saíram ontem. A Alemanha está representada por Hannover e Schalke 04, que quatrilharam respectivamente Standard Liège e Twente. Os holandeses foram salvos pelo AZ Alkmaar, que avançou mesmo perdendo para a Udinese, pois o PSV Eindhoven também caiu fora, excluído foi pelo Valencia. Aliás, a Espanha chega com força total, pois avançou três equipes. O Atlético de Madrid detonou outra vez o Besiktas e o Athletic Bilbao passou com muita autoridade pelo Manchester United. Os rivais morreram abraçados, pois o Manchester City ficou a um gol de classificar, mas o Sporting passou raspando. O fim do jogo foi uma doideira, quase teve gol de goleiro! E o Metalist derrubou o Olympiacos. Então, assim ficamos:

Quartas-de-final (ida em 29 de março e volta em 5 de abril) - Valencia x AZ Alkmaar, com ida na Holanda e volta na Espanha; Athletic Bilbao x Schalke 04, com ida na Alemanha e volta na Espanha; Metalist x Sporting, com ida em Portugal e volta na Ucrânia; e Hannover x Atlético de Madrid, com ida na Espanha e volta na Alemanha.

Semifinal (ida em 19 e volta em 26 de abril) - Valencia ou AZ Alkmaar x Hannover ou Atlético de Madrid e Athletic Bilbao ou Schalke 04 x Metalist ou Sporting.

Vou deixar uma torcida declarada para a final de 9 de maio, em Bucareste: Atlético de Madrid x Athletic Bilbao. O Atlético, pois seria divertidíssimo e muito curioso Madrid colocar seus dois times nas decisões europeias, e o Bilbao treinado por Marcelo Bielsa pois ganhou mais ainda meu respeito depois das duas vitórias incontestáveis sobre o Manchester United.

Libertadores: ah, tenha dó, Mengão!

Para quem apenas curte futebol, foi um daqueles segundos tempos divertidíssimos por conta da inesperabilidade, assim diria Adenor Bacchi (forcei a barra, não?). Para quem torce para o Olimpia, uma sensação de alívio pois algo que parecia irremediavelmente perdido foi recuperado. E para quem torce para o Flamengo, como os 30 mil fãs presentes ao Engenhão, uma sensação amarga de algo que estava ótimo e ficou desastroso. Resultado: grupo equilibrado e, fechada a primeira metade dele, todos estão no páreo, o que não é nada bom para os rubro-negros.

No primeiro tempo, o Olimpia arriscava um pouco mais em chutes ao gol, tanto que Paulo Vitor fez uma defesa extraordinária à queima-roupa aos 15 minutos. Mas a vantagem antes do intervalo foi do Flamengo, num belo gol iniciado em tremendo lance de Vagner Love e conclusão muito eficiente do Bottinelli. Love, que chegou a sentir dores no princípio da peleja, o que deixou no ar a possibilidade de um câmbio tão cedo. No tempo segundo, o irmão da Vânia continuou decisivo e sofreu um pênalti de concurso, devidamente convertido por Ronaldinho Gaúcho, assim marcando o "gol Louro José" (referência à entrevista de horas antes para o "Mais Você", da Globo). Muito bem como ainda não tinha sido neste ano, R10 deu um passe maravilhoso para Luís Antônio fazer a trinca do Fla.

Não só eu pensei isso, mas muitos também: "ah, a coisa tá decidida, agora é só levar em banho-maria". Normalmente seria assim. Normalmente, o golaço de Zeballos numa violentíssima cobrança de falta não daria em nada. Só que esse chute foi tão violento que teve a força de um golpe daqueles que deixa o sujeito grogue, como diria Maguila (?). Aí, Caballero fez o segundo. Mas seria possível que teria drama em território carioca? Não só teve, como ganhou ares de tragédia quando Biancuchi - sim, aquele - serviu Marin, que não é o José Maria, para um 3 x 3 muito inesperado.

É muito difícil não qualificar isso como um vexame com "VE" maiúsculo. O Flamengo tinha três gols de vantagem, estava com o jogo sob controle e teve um público muito bom a seu favor. Uma cochilada dessas é simplesmente inadmissível. Tá, no primeiro gol vamos dar o desconto pela questão da bola parada. O segundo tu podes dar uma relativa amenizada, apesar de que também dava para evitá-lo. Mas no terceiro, foram dois marcadores para cima do Biancuchi e ninguém ficou na sobra para cercar Marin. Ah! E Paulo Vitor ainda evitou o quarto em mais uma defesa providencial. Desse jeito, do que é que adianta o pessoal lá na frente fazer sua parte? Do que é que adianta Ronaldinho ter uma jornada mais próxima do que sabemos que rende e Love atuar muito bem?

Já da vitória do Santos sobre o Juan Aurich, pouco a falar por bem mais fácil de explicar o jogo. Um susto no princípio quando os peruanos saíram na frente, mas depois dos 30 minutos vieram o empate e a virada do Peixe, esta em falta cobrada pelo Ganso e na qual o goleirinho Penny, apelidado de Libélula, foi de uma maneira tão esquisita na bola que até se fosse o Elano em má fase chutando a pelota ela entraria. Mas é aquilo: Penny de qualidade é a Lane da canção dos Beatles e da personagem de Kate Hudson em "Quase Famosos" e estamos conversados. Na etapa final, expulsão dos donos da casa por quase arrancarem fora a perna do Arouca - tá, exagerei, mas foi forte a infração -, mais uma no alvo e os alvinegros praianos conquistaram uma sólida virada.

Neste grupo, pela ordem a partir do desempate nos critérios, Internacional, Santos e The Strongest estão empatados com 6 pontos, enquanto o João Auricho está zerado. Este é o X da questão, diria Maria da Graça Meneghel (que ontem me estressou pra burro numa pavorosa prévia de "A Fofoqueira de Porto Alegre", episódio de "As Brasileiras" na semana que vem): quem nem digo perder, mas conceder um empate para os peruanos neste returno não merecerá se classificar. Time ruim assim, tem que ser vencido pelos outros três na maior. Aí, é só o Peixe fazer prevalecer o mando na Vila contra o Strongest, o Inter não bobear na Bolívia igual aos alvinegros e, depois, os dois últimos campeões da Libertadores protagonizarem um grande encontro no Gigante e tudo acertadinho.

Copa do Brasil: trio qualificado

A segunda semana da primeira fase terminou com mais três classificados. Tirando proveito do regulamento do gol fora de casa, o Atlético Paranaense fez a contagem mínima sobre o Sampaio Corrêa e, empatando no agregado, beneficiou-se pelo gol no Maranhão. O próximo adversário do Furacão será o Criciúma, no que já representará uma prévia da próxima Série B do Campeonato Brasileiro. Outro Atlético, o Goianiense, levou dois do Gurupi, mas como fez quatro, não teve traumas. Agora espera por Ponte Preta ou Sapucaiense. E o Náutico resolveu a parada de cara contra o Santa Cruz do Rio Grande do Norte, esperando por Fortaleza ou Comercial do Piauí para mais um encontro nordestino. E peço perdão, mas não resisto à cretinice: eliminado duas vezes, Santa Cruz? Humpf!!!

"Pelas Zoropa"

Tarde muito importante no Campeonato Português. Líder com 53 pontos, o Porto visita o Nacional. Um dos vice-líderes com 52, o Benfica recebe o Beira-Mar. Nisso tudo, fica na secação total o Braga, que também está com 52 e amanhã sai para enfrentar o Feirense. Se ganhar neste sábado e contar hoje com tropeços de Porto e Benfica, o Braga será o primeiro colocado isolado. Será?

Curtinhas

*Pego o jornal e tá lá ela na capa: Andrade Gutierrez. Chega a primavera e não resolvem a história da reforma do Beira-Rio. Chega meu aniversário e não retomam as reformas no estádio gaúcho da Copa do Mundo. Para avacalhar de vez: chega meu casamento com alguma bonitona jornalista da RBS TV e não chega essa miserável assinatura de contrato. Implodam a Andrade Gutierrez!!! (risos)

*Enquanto isso, o Grêmio tem planos de convidar um adversário da Europa para a inauguração da Arena, no fim deste ano. Um dos quadrifinalistas da Liga dos Campeões da UEFA, por exemplo - já descartados Olympique de Marselha e Apoel Nicósia. Uma excelente iniciativa, até para dar um pontapé inicial de luxo no estádio que, daqui a menos de um ano, substituirá o Olímpico Monumental.

*Voltando ao Internacional: o Pleno do STJD decretou três jogos de suspensão para Bolívar por aquela entrada criminosa que deixou Dodô, do Bahia, fora de combate por alguns meses. Piada pura.

*Na próxima madrugada acontece o primeiro treino oficial da Fórmula 1 em 2012, Austrália abrindo os trabalhos. Postou Rubens Barrichello no Twitter: "Adoro esta pista de Melbourne Park. Agora, muito estranho estar aqui assistindo, hein." Muito estranho para ele, muito estranho para nós também. Estranhamento que será reforçado dia 25, quando começar em São Petersburgo a Fórmula Indy.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento em que você sente a parada por um fio, desconfiado está com o histórico de quem a executa: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no NaTelinha que o "SBT São Paulo" tem reduzido a audiência da emissora entre 19h20 e 19h45, com 5 pontos na estreia, 4 na terça-feira e 3,5 anteontem, contra 5 da Bandeirantes, 10,5 da Record e 22 da Globo. Um breve comparativo para um comentário: leio na Patrícia Kogut que, na mesma quarta-feira, o "Balanço Geral" deu à Record 5 pontos entre 6h15 e 7h30. Sim, a diferença é de um ponto e meio, não parece grande coisa. Mas é pelo puro e simples detalhe de que às 6 da manhã o número de TVs ligadas é muitíssimo menor em relação às 7 da noite. Medo, medo...

*Enquanto isso, a Record teve uma boa quarta-feira no Rio de Janeiro. Entre 6h30 e 8h40, o "RJ no Ar" marcou 7 pontos, muito à frente dos 3 do SBT e bem perto dos 9 da Globo. De 12h às 14h30, o "Balanço Geral" registrou 10 pontos, contra 12 da Globo e 9 do SBT. E das 19h às 19h40, o "RJ Record" teve 10 de média e 14 de pico, chegando a ficar a apenas 6 pontos da Globo. Boa, boa.

*Leio no Flávio Ricco que a RedeTV! engavetou de vez o projeto do novo noticiário na hora do almoço. Nada que espante ou surpreenda, considerando-se os problemas financeiros da emissora e os cortes de 30% no quadro de funcionários, com direito a cortes no pessoal do semanal "Aconteceu" e, sobretudo, baixas na equipe de esportes (mas disso eu falo no "Papo de Mídia").

*Logo mais, Baixada Santista e Vale do Ribeira acompanharão o "Globo Repórter" especial dedicado aos 20 anos da TV Tribuna.

*Veem aqui (postada por thevinicius030) uma distração de William Waack no início do "Jornal da Globo" de quarta-feira, quando disse: "e o governo da Globo... e o 'Jornal da Globo' traz também." Foi divertida, mas não faz frente à já mitológica confusão com o nome da repórter Zelda Mello, aquela do "Zelda M***a."

*Leio no Alberto Pereira Jr. que Fátima Bernardes apresentou ontem para funcionários da Globo um bate-papo sobre o comportamento humano, entrevistando uma psicóloga. Teste do bendito novo programa? Aliás, já li no Ricardo Feltrin que periga ele estrear somente em 2013. O que chegará primeiro: fim da novela Andrade Gutierrez, o programa da Fátima ou meu romance com uma jornalista?

*Walcyr Carrasco afirmou no Twitter que Ivete Sangalo fará Maria Machadão na nova versão de "Gabriela". Na novela original de 1975, Eloísa Mafalda fez esta personagem.

*Importante: leio no Flávio Ricco que os comediantes que serão contratados para a versão brasileira do "Saturday Night Live", na RedeTV!, são avisados que o ponto alto do programa - o quadro do telejornal ("Weekend Update") - será apresentado pelo próprio Rafinha Bastos. O "Weekend Update" é um quadro muito bom na versão original norte-americana.

*Estreado pela Record à meia-noite da última segunda para terça-feira, o "Roberto Justus +" será reprisado pela Record News aos domingos, às 22h. Aliás, será Justus vice-presidente do São Paulo?

*Completa hoje 45 anos a bela atriz Lauren Graham, que por sete temporadas fez "Tal Mãe, Tal Filha", seriado exibido pelo SBT em canal aberto, como a mãe Lorelai.

*A saideira: quarta-feira, o "Programa do Ratinho" exibiu um resumo de pouco menos de meia hora do "América Celebra a Chespirito", o grande evento de celebração ao criador de "Chaves" e "Chapolin", realizado há alguns dias na Cidade do México. Veem aqui (postado por forumchaves) este resumo, além de bastidores do evento contados por Magdalena Bonfiglioli, enviada especial do SBT. Uma curiosidade contada por ela é que Roberto Gomez Bolaños, hoje residente em Cancún, deixou a Cidade do México pois os 3 mil metros de altitude dificultavam sua respiração. Nas imagens da festa, destaque para uma emocionante canção interpretada por Thalía em homenagem a Chespirito, além de uma animação legal reunindo Chaves, Chapolin, Dr. Chapatin, Chaveco e Pancada.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver sonhando com uma festa 10% assim quando eu completar 80 anos.

Bela do Dia: Juliana Guimarães

Juliana Guimarães, repórter da TV Bandeirantes de Salvador e apresentadora do "Jogo Aberto Bahia". Essa é mais uma daquelas que há tempos eu queria estrelando a seção máxima deste PB. Aí está ela, para alegria dos tricolores e dos rubro-negros.

Aviso aos navegantes

Tenho um pedido meio doido e tenho certeza que não será cumprido por vocês, mas pedirei mesmo assim: não mandem e-mails nesta sexta-feira. Se quiserem mandar e-mails comentando as colunas de hoje, façam isso amanhã, junto com observações sobre as edições de sábado. Quando eu publicar as edições desta sexta-feira de "24 Horas" e "Papo de Mídia", passará do meio-dia. Se fosse para eu juntar os e-mails pendentes dos últimos dias que não consegui publicar ainda e mais os remetidos ontem, eu só terminaria tudo lá pelas 4 e meia ou 5 da tarde. Além disso, como voltei aos meus tempos de madrugador, fico muito cansado na hora do almoço, ainda mais por dormir pouco, sem contar um começo de semana problemático com três dias seguidos de falta de energia elétrica. Então, aviso isso hoje e faço este pedido - embora, repito, sei que nenhum de vocês atenderá pois falará mais alto a vontade de enviar mensagens - pois, como a noite de hoje não terá futebol, acredito que terei mais tranquilidade para publicar nas colunas deste sábado os recados enviados até ontem. Assim tenho de fazer, me virando como posso, já que os dias não duram 48 horas. Perdão por isso, pessoas.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Um dos componentes dos Titãs, Branco Mello completa hoje 50 anos. Pretexto mais do que ótimo para trazer aqui mais um dos bons momentos deste grupo que curto muito: "Televisão", em apresentação ao vivo no "Bem Brasil", da TV Cultura, em 1996.

Arremate

O Fortaleza venceu o Itapipoca e ampliou sua liderança na classificatória do Campeonato Cearense.

"24 Horas" volta antes que tenhamos quem irá com Leão, Horizonte e Ceará para a semi!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.