.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

14 de março de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 192
Vitória tamanho GG (goleada gigante)

Com 25 mil fãs na "Sessão das Dez" no Gigante, o Internacional venceu o The Strongest ("Strongest"?) com menos de 10 minutos. Antes ainda dos 5, o primeiro zero já estava tirado do placar por Dagoberto, ausente na partida contra o Santos em punição da comissão técnica por indisciplina, que foi lançado e dominou no peito para fuzilar bonito demais no alvo. Depois, começou "a" noite de Leandro Damião, autor de três proezas, uma na etapa inicial e duas na final, devidamente bem assistido por Oscar e Dátolo. O jogo estava tão favorável para o Colorado que o primeiro tempo e parte do segundo resultaram em tédio puro, pois os bolivianos não faziam nada. Deu até para Jô, o rejeitadíssimo pelos vermelhos, substituir Damião e guardar o seu. Uma jornada perfeita do Inter.

Além dos providenciais 3 pontos e da recuperação após a queda de quarta-feira passada, o Inter fez história com algo não atingido nos dois títulos já conquistados: seu triunfo mais elástico pela Libertadores. Os cinco gols de diferença desta terça-feira superaram os quatro dos 6 x 2 sobre o Peñarol, nas oitavas de 1989. Recorde também para Leandro Damião, que se tornou o maior goleador do clube na história da competição, com 10 gols, superando os 6 anotados por Fernandão e Giuliano. Além do mais, a concretização de um fato: a má fase foi pro espaço. São cinco partidas seguidas com proezas de Damião (Gre-Nal, Ypiranga, Santos, Santa Cruz e, agora, Strongest). Nem todas resultaram em vitórias, mas não se negue que a parte dele tem sido feita conforme esperado.

A terça-feira ainda foi movimentada por outros grupos de brasileiros. Pelo do Flamengo, o Lanús derrotou o Emelec. Pelo do Vasco, o Alianza venceu o Nacional do Uruguai e permite aos cariocas serem co-líderes da chave se derrotarem logo mais o Libertad, no Paraguai. E o grupo do Corinthians teve uma partida bem agitada, onde o Deportivo Táchira saiu na frente, o Nacional do Paraguai virou, tomou o empate, mas passou à frente pela vez definitiva. Desta forma, se os paulistas baterem o Cruz Azul no México esta noite, ficarão em primeiro lugar.

A situação mais privilegiada de um brasileiro na Libertadores, contudo, pode ser a do Fluminense, que recebe o Zamora no começo da noite. Se bater os venezuelanos e contar com empate de Arsenal e Boca Juniors, terá cinco pontos a mais que a segunda posição e sete a mais que a terceira, o que praticamente lhe deixaria classificado no mínimo como vice-líder, com ótimas possibilidades de ser o primeirão.

Segunda semana da Copa do Brasil

18 porfias, metade pela rodada de ida e metade pela rodada de volta, dão o tom ao longo desta quarta-feira, que terá bola rolando à tarde, no começo da noite e no "início da madrugada" (risos).

As nove equipes que podem se garantir hoje mesmo na segunda fase com triunfo por dois ou mais gols de diferença são estas: ASA contra o Santa Quitéria, em Santa Quitéria, às 15h45; Criciúma contra o Madureira, no Rio de Janeiro, às 16h; Ponte Preta contra o Sapucaiense, aqui em Porto Alegre, às 19h30; Chapecoense contra o São Mateus, em Colatina, às 20h30; Coritiba contra o Nacional, em Manaus, às 20h30; Palmeiras contra o Coruripe, às 22h, em Maceió; Atlético Mineiro contra o CENE, às 22h, em Dourados; Sport contra o 4 de Julho, às 22h, em Teresina; e Botafogo contra o Treze, às 22h, em João Pessoa.

Os nove confrontos de volta são todos às 20h30, com exceção do primeiro mencionado, que será às 19h30: São Paulo x Independente, em São Paulo (1 x 0 para os paulistas em Belém); América x Horizonte, em Natal (2 x 0 para os cearenses em Horizonte); Paraná x Luverdense, em Curitiba (2 x 2 em Lucas do Rio Verde); Remo x Real, em Belém (0 x 0 em Boa Vista); Bahia de Feira x Aquidauanense, em Feira de Santana (1 x 0 para os sul-matogrossenses em Dourados); Santa Cruz x Penarol, no Recife (2 x 1 para os pernambucanos em Manaus); América x Boavista, em Sete Lagoas (0 x 0 no Rio de Janeiro); Guarani x Brasiliense, em Campinas (2 x 0 para os candangos em Taguatinga); e Vitória x São Domingos, em Salvador (0 x 0 em Aracaju).

Liga dos Campeões: só faltam dois

Logo nos primeiros minutos, a Internazionale poderia ter mandado para a rede em duas ótimas oportunidades, não fosse Mandanda ser excelentemente ótimo para manter o escore fechado em Milão. Apesar de precisarem de gols para classificar, os interistas estavam longe de brilhar. A bola só estufou a rede a 15 minutos do fim do tempo regulamentar. Isto resultaria em prorrogação. Mas aí eis que uma daquelas coisas que nem Sobrenatural de Almeida saberia explicar aconteceu: com cinco minutos em campo, Brandão classificou o Olympique nos acréscimos. Os italianos precisariam de dois gols para classificar. Mas onde arranjá-los, se o relógio atingia os 46 minutos? No máximo conseguiram um de pênalti no último lance. A vaga não foi perdida ontem e sim em Marselha mesmo.

Enquanto isso, a presença do Basel nas quartas não passou de um sonho de uma noite de verão - ou, no caso europeu, de inverno. O Bayern de Munique veio com tanta, mas tanta fome de gol que, a exemplo do feito com o Hoffenheim no último fim de semana, arrebentou, humilhou, estraçalhou, pisoteou e "homicidou" os suíços sete vezes, quatro só do "Super Mario" Gómez. Um senhor triunfo.

Esta quarta-feira apresentará os dois últimos quadrifinalistas. Um deles será o Real Madrid, que acredito que vencerá o CSKA Moscou no Bernabéu pois não repetirá a bobeira do primeiro jogo - muito embora os russos tenham a favor os empates a partir de dois gols, perigo a ser ressaltado. O outro será o Napoli, que atuará em Londres, mas tem dois gols de frente e pegará um Chelsea bagunçado.

História na English Premier League

Teria dito Steven Gerrard ao final desta terça-feira, parafraseando certos besouros: "i feel fine!" Citações musicais à parte, ele teve uma noite inesquecível no clássico vencido pelo Liverpool sobre o Everton, pendente de alguns fins de semana atrás devido à presença dos Reds na final da Copa da Liga Inglesa. Os três gols foram do meio-campista, que completou 400 partidas pelo Campeonato Inglês e se tornou o quinto atleta a atingir a marca por um único clube, igualando - e na próxima rodada superando - Gary Neville, do Manchester United. À frente dele, estão Paul Scholes com 474 atuações pelo Manchester United, Jamie Carragher com 476 pelo mesmo Liverpool e o imbatível Ryan Giggs com 592 jornadas pelos Diabos Vermelhos.

Curtinhas

*Olha aí: depois de amanhã, às 11 da manhã, a presidenta Dilma e o ministro esportivo Aldo Rebelo receberão Sepp Blatter, que vem ao Brasil pois Jeromão Valcke preferiu chutar traseiros por aí.

*A mudança sem grandes mudanças na presidência da CBF tem despertado algumas reações lamentáveis de dirigentes de federações e de clubes. Saca só isso que o vice-presidente Carlos Augusto Barros e Silva, do São Paulo, disse e está no "Painel" da Folha de hoje: "a CBF já foi muito do Rio, deixa ser um pouco de São Paulo". Com ideias pequenas assim, como querer ser feliz?

*A CBF não confirma, mas o prefeito da polonesa Wroclaw, Rafal Dutikiewicz, afirmou que o Brasil enfrentará o Japão em um amistoso em outubro. Quer ver como confirmarão daqui a alguns dias?

*Recentemente saído do Nacional de Nova Serrana, Emerson Ávila volta a ser técnico da Seleção Brasileira Sub-17, cargo pelo qual já conquistou o Sul-Americano de 2011, no Equador.

*O que é que tem a ver Nacional x Coritiba, em Manaus, com o meu Rio Grande do Sul? Infelizmente, tudo a ver. Leio no GloboEsporte.com que o Naça acionará judicialmente a empresa gaúcha Ideal, que confeccionou os ingressos para a peleja desta noite contra o Coxa e, na logomarca da Federação Amazonense de Futebol, pôs como significado da sigla FAF "Futebol Amazonense Fraco". Uma flagrante falta de respeito, cujo autor tem mesmo que ser responsabilizado por danos morais. A Ideal já prestou outros serviços ao Nacional e nunca havia acontecido nada de ruim. Até agora, né...

*Contratado em estratégia de marketing do Corinthians, o chinês Zhinzhao machucou o ombro esquerdo durante um treinamento e ficará um mês no estaleiro. Baita bola fora do Coringão perder tempo com uma contratação assim - e, sim, sei que posso ter a língua queimada se o cidadão jogar, começar a marcar gols e até virar titular. Mas é que, hoje, eu não acho que isso vá acontecer.

*Boa nova das alterosas: a Federação Mineira publicou em seu site uma nota oficial informando que o Independência será reinaugurado dia 15 de abril, com América x Guarani, pela rodada final da classificatória do Campeonato Mineiro. Só mais um mês, portanto, e Belo Horizonte voltará a receber as partidas do América e também de Atlético e Cruzeiro - este, por sinal, mandará o jogo da referida rodada contra o Uberaba em Sete Lagoas mesmo, já que é necessitada a simultaneidade dos cinco jogos.

*Mesmo com o vice-campeonato do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, o Novo Hamburgo perdeu seu técnico. Itamar Schulle caiu fora após o 5 x 0 sofrido diante do Grêmio e continuará no Sul, mas agora comandando a Chapecoense no Campeonato Catarinense. Lisca dirigirá o Anilado.

*Na coluna de ontem, você leu sobre o benefício da Lei de Incentivo ao Esporte ao projeto da formação do piloto Pietro Fittipaldi, neto do Emerson. Hoje destaco o outro lado: os Fittipaldi divulgaram uma nota justificando que o projeto por eles empreendido está dentro da mais absoluta legalidade e das melhores práticas, afirmando que ele surgiu devido à dificuldade em angariar recursos para uma categoria não difundida no Brasil e sem espaço na mídia (Pietro corre numa divisão regional da Nascar), além de justificar que os recursos da família se tornaram escassos. Quanto a Pietro ter nascido e morar nos Estados Unidos, foi dito que ele representa o Brasil e exibe com orgulho nossa bandeira quando vence. Tá registrado o lado dos Fittipaldi. Mesmo assim, ainda tenho a opinião de ontem.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento onde você não pode parar de maneira alguma para comandar com mãos de ferro toda uma equipe: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Flávio Ricco publicou durante a tarde desta terça-feira: Marcelo Parada, ex-comandante do jornalismo da Rádio Bandeirantes de São Paulo, será o novo diretor nacional de jornalismo do SBT, o que foi acertado um pouco antes da hora do almoço com o vice-presidente José Roberto Maciel. Um porém é que o atual diretor Paulo Nogueira continuou trabalhando sem saber disso. Esse é o lado condenável: promover uma mudança nas costas de alguém sem que este seja avisado. Por outro, que Marcelo seja muito bem sucedido e promova bons resultados na TV do Patrão.

*Leio no NaTelinha que o retorno do "SBT São Paulo", na última segunda-feira, rendeu a quarta posição no "Ipobre" com 5 pontos, basicamente o mesmo índice que o último episódio da sessão das seis de "Chaves" atingia. Entre 19h20 e 19h45, a Band teve 5,5 pontos, a Record 9 e a Globo 24. Quarto lugar, sim, mas não é um público tão de se jogar fora. Investindo e mantendo, dá pra ir bem.

*SBT, que está com uma nova repórter em São Paulo: Karina Pachiega, loira linda de rostinho docemente angelical que atuava na Globo, volta e meia aparecendo nos noticiários nacionais. A primeira matéria dela no novo trabalho foi cobrindo a internação de Hebe Camargo.

*Leio no SulBRTV que, para comemorar o primeiro ano no ar pela Rede Massa, o "SBT Paraná" - que é exibido às 19h20 - está girando pelas emissoras do interior nesta semana, com Denian Couto apresentando o jornal direto de cada uma delas. Ele esteve anteontem em Foz do Iguaçu e ontem em Londrina, hoje vai a Maringá, amanhã a Apucarana e, depois de amanhã, às ruas de Curitiba.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que sabem quem esteve ontem no SBT e negociaria com ele? Rosana Jatobá, que o colunista também reforçou que pode enveredar para o caminho de atriz e, assim, ingressar na Record. Mas voltemos ao jornalismo do SBT: onde Rosana poderia ser encaixada? Considerando-se que ela não toparia algo nas mesmas condições da Globo, a única ideia que me ocorreria para arrematá-la seria, por exemplo, colocá-la de titular do "SBT Brasil" e eventual autora de reportagens especiais do "SBT Repórter". Fora isso, não consigo encaixá-la na TV do Patrão.

*Leio no Flávio Ricco que a Bandeirantes registrou os títulos "Sexy News" e "Strip News", mas não cogita mais usá-los para a ideia de um formato estrangeiro de um noticiário apresentado só por mulheres seminuas. Convenhamos: por mais que o sentido tarado do macharedo vibre com tal ideia (e olha que aqui fala um cidadão que vive elogiando a belezura das periodistas), não acho que combine notícia com nudez feminina (ué, baixou o recatado em mim, é? Hahahaha). Cada coisa no seu lugar, até em benefício a muitas jornalistas lindas que vencem na TV pelo seu talento.

*Da série "o que é que eu fiz para merecer isso?": saiu no Diário de S.Paulo que Narcisa Tamborindeguy (blergh!) deverá ter na Band um programa de entrevistas baseado no "Ai, Que Absurdo", pela dondoca apresentado na Rádio Bandeirantes do Rio de Janeiro. A propósito: só pode ser espaço terceirizado, pois o que mais tem na ex-Rádio Guanabara é espaço loteado, o que beira o vergonhoso tanto pela história do prefixo AM 1360 quanto pela condição de pertencer à Rede Bandeirantes de Rádio, que deveria investir em uma emissora semelhante à AM 840 e FM 90,9 de São Paulo, com jornalismo, esporte e entretenimento fortes, até para ser mais uma opção a fazer frente em variados segmentos a Globo, Tupi, CBN, BandNews FM e outras mais.

*Por falar na RB de São Paulo: eu já sabia que José Luiz Datena apresenta a "Manhã Bandeirantes" direto de um estúdio montado em sua residência, mas apenas ontem - quando resolvi escutar o programa para ouvir mais comentários seus sobre a saída do por ele qualificado "gambá" Ricardo Teixeira (e não é "gambá" no sentido de ser corintiano, como chamam os torcedores rivais) - tive uma melhor prova disso. Em certo momento do programa, Datena pediu no ar à produção para refazer o contato da sua linha de transmissão e disse temer que houvesse algum problema na área do condomínio onde reside, pedindo ao co-apresentador no estúdio Agostinho Teixeira para segurar as pontas sozinho por alguns momentos.

*É bem raro isso de um comunicador de rádio trabalhar direto de casa igual ao Datena na "Manhã Bandeirantes", mas há outros exemplos. No Rio de Janeiro, nos seus últimos anos de vida, o mestre Luiz Mendes comentou pela Globo a maioria das partidas direto de sua residência, até por resguardos com sua fragilidade corporal. E aqui em Porto Alegre, aí acredito que mais por questão de logística igual ao Datena em São Paulo, Pedro Ernesto Denardin faz comentários no matinal "Gaúcha Atualidade" e no "Esportes ao Meio-Dia" desde seus aposentos.

*Leio no Flávio Ricco que a RedeTV! não reapresentará às sextas-feiras o "Saturday Night Live Brasil", que Rafinha Bastos comandará. Não adotarão o mesmo expediente dos tempos do "Pânico na TV", portanto. Será anunciado em breve um novo produto que ocupará este espaço, hoje preenchido pelos filmes do "Cine Total". A saber se, para manter o hábito, também será de humor.

*Mais uma do "guru" Ricco: viram quem será jurado da nova temporada do "Ídolos" na Record, no segundo semestre? Supla, eternamente Juninho Papito em nossos corações. Supla jurado daquela primeira fase das audições, quando surgem bons candidatos, mas principalmente as bizarrices que tornam ela muito divertida, é algo que promete.

*Quem me lê há bastante tempo sabe que sou um admirador convicto da arte da dublagem e daqueles que dela participam. Pois hoje à noite acontecerá no Teatro Carlos Gomes o 1º Prêmio da Dublagem Carioca, evento sem fins lucrativos promovido pelos profissionais deste meio e que visa destacar os melhores do ano anterior nesta atividade. A eleição dos finalistas acontece em duas fases: na primeira, com indicações dos diretores de dublagem; e na segunda, com os atores em dublagem elegendo um nome dentre os indicados, então saindo os três finalistas em cada uma de 14 categorias. As categorias vão desde Melhor Ator e Melhor Atriz em Dublagem de Protagonista até Melhor Canção Adaptada, Melhor Operador de Áudio e Melhor Mixagem.

*Além disso, durante um período foi disponibilizada a opção de voto popular através do site da premiação para que o povo elegesse um dublador e uma dubladora que se destacaram em 2011 e também um dublador e uma dubladora para serem homenageados pelo conjunto da obra e por sua história na profissão. Com muita justiça, os dois homenageados desta primeira edição são mestres no gênero e também aparecem no vídeo: Orlando Drummond, o Seu Peru da "Escolinha do Professor Raimundo" e voz de Scooby Doo, Popeye, Alf: o ETeimoso, Sargento Garcia de "Zorro" e atores como Walter Matthau; e Maria Helena Pader, volta e meia vista em produções da Rede Globo e voz de Anjelica Huston, Fran da "Família Dinossauros", Meany Ranheta no novo "Pica-Pau" e muito mais.

*Mesmo com o regresso do "Programa do Jô" nesta semana, os seriados exibidos no começo das madrugadas pela Globo permanecem no ar, só que evidentemente bem mais tarde, lá pelas 2 horas: "Havaí 5.0" na terça para quarta, "Mentes Criminosas" na quarta para quinta, "Glee" na quinta para sexta e, não nesta semana, "Agentes Fora da Lei" na sexta para sábado. O "não nesta semana" é porque nesta sexta para sábado o "Corujão do Esporte" será depois do Jô Soares por conta do treino oficial do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1.

*Li essa no João Fernando e me deu vontade de colocar um saco para tapar meu rosto por tanta vergonha alheia: Geisy Arruda (blergh duplo!) ganhou um convite para uma sessão de "Tim Maia - Vale Tudo, o Musical", mas não conhecia nenhuma música dele. Minha filha, não adianta tu dizeres que vai aprender tudo hoje e sair craque do teatro. Teu crédito, já próximo do zero, agora tá em nada.

*Informou a Lancepress que o presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, não confirmou o que foi garantido no Twitter pelo secretário de Turismo do Recife, André Campos, sobre shows de Paul McCartney nos dias 21 e 22 de abril acontecerem no Mundão do Arruda. O dirigente tricolor confirmou sondagem e estudo da proposta, mas o que pega é que os shows coincidem com as semifinais do Campeonato Pernambucano, que ali serão realizadas se o time classificar em terceiro ou quarto. Porém, não é descartado atuar em outro estádio devido ao lucraço que Paul traria. Evidente, né, guri?

*Completa 15 anos hoje a morte de Fred Zinnemann, diretor de clássicos do cinema norte-americano como "Matar ou Morrer" (faroeste com Gary Cooper), "A Um Passo da Eternidade" (Oscar de diretor), "O Homem Que Não Vendeu Sua Alma" (Oscars de filme e de diretor), "O Dia do Chacal" (que seria refilmado um quarto de século depois) e "Júlia" (drama com Jane Fonda e a estreia de Meryl Streep). Fred morreu de ataque cardíaco, aos 89 anos. Veja aqui (postado por mrtoymovies) o começo de "A Um Passo da Eternidade", estrelado em 1953 por Burt Lancaster, Montgomery Clift, Deborah Kerr, Donna Reed, Frank Sinatra e Ernest Borgnine. Como o vídeo traz a dublagem original paulista, ganham de brinde os créditos anunciados pela voz do saudoso Muíbo César Cury.

*Completa 65 anos hoje o comediante Billy Crystal, que é engraçado em muitos filmes e é sem graça em alguns outros. Bons momentos foram por ele protagonizados em obras como "Dois Policiais em Apuros", "Jogue a Mamãe do Trem", "Amigos, Sempre Amigos", "Esqueça Paris", "Um Dia, Dois Pais" e os dois "Máfia no Divã". Destaco aqui (postado por cinematecaveja) o trailler de uma de suas melhores comédias: "Harry e Sally: Feitos Um Para o Outro", de 1989, em memorável par com Meg Ryan.

*Se não tivesse falecido de ataque cardíaco em 2009, completaria 85 anos hoje Sérgio Viotti, ator que teve uma vida muito intensa no teatro a partir dos anos 40, morando por muitos anos em Londres e trabalhando na BBC até 1958, quando retornou ao Brasil. Na televisão, ele estreou em 1980 na novela "Dulcinéia Vai à Guerra", da Bandeirantes, e depois trabalhou na Record, na Manchete e na Globo, pela qual fez seu último trabalho, "Duas Caras", dois anos antes de morrer. Aqui está (postado por baudatv) um momento de Sérgio em "Xica da Silva", da Rede Manchete, em 1996.

*E a saideira destaca os hoje completados 80 anos de uma grande figura nascida em Belém: Lúcio Mauro, que começou sua carreira no humor no final dos anos 50 na TV Rádio Clube de Pernambuco, junto com José Santa Cruz (outro craque da dublagem, pegando carona em tópicos passado e futuro desta coluna). Por 12 anos, Lúcio foi casado com Arlete Salles. Neste ínterim, mudou-se para o Rio de Janeiro, trabalhando na TV Rio e na TV Tupi antes de chegar à Rede Globo, onde tanto ele continua quanto onde atua Lúcio Mauro Filho, o Tuco de "A Grande Família". Impossível falar em Lúcio Mauro sem lembrar do magistral Aldemar Vigário. Recordem aqui (postado por brasiltelevision2010) um momento sempre hilariante dele na "Escolinha do Professor Raimundo".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver editando a biografia "Raimundo Nonato Segundo Aldemar Vigário".

Momento Raridade Rara

Um dos tópicos do "Sintonia PB" foi para o Prêmio da Dublagem Carioca. Não sei se foi proposital ou coincidente, mas a data do evento é a mesma em que lembramos os 15 anos da morte de um dos mestres do gênero e dono de uma das mais belas e campeoníssimas vozes do meio: André Filho. Muita falta faz ele, que perdeu a vida muito jovem, com apenas 50 anos, vítima de AIDS. Mesmo assim, teve tempo suficiente para deixar sua marca com uma versatilidade maravilhosa, indo do mais engraçado dos humores à mais sóbria das seriedades com muita facilidade. Vamos lembrar deste mito?

Aqui está (postado por hibhn) André dublando Burt Reynolds em "A Melhor Casa Suspeita do Texas". Sua voz casou tão bem com a figura de Burt que é como se o próprio ator falasse em português, o que também é visto em filmes como "Agarra-Me Se Puderes", "Um Rally Muito Louco" e "Encontros e Desencontros".

Aqui está (postado por fredpillon) André dublando Robert Wagner em "A Volta do Casal 20", filme reunion do seriado clássico, que ainda hoje pode ser visto todas as manhãs no TCM. Este filme é dos anos 90 e foi exibido pela Record, que à ocasião mostrava a série original nas noites de sábado.

Aqui está (postado por vivaopassado2) André dublando Roger Moore em "Com 007 Viva e Deixe Morrer". Ele dublou praticamente todos os filmes de James Bond nas fases de Roger e de Sean Connery, filmes que depois foram redublados pelo também gênio Márcio Seixas.

Aqui está (postado por eduartegoncalves) André dublando Christopher Reeve em "Superman: o Filme". A dublagem original não é mais apresentada na televisão pois foi substituída por outra, onde Clark Kent é feito pelo novo craque e meu conterrâneo gaúcho Luiz Feier Motta.

Aqui está (postado por rafaelbrusque) André dublando Sylvester Stallone em "Falcão, o Campeão dos Campeões". Outro daqueles casamentos perfeitos. Falei no Luiz Feier Motta. Pois foi ele que passou a ser a voz oficial de Stallone depois que André morreu. A excelência do trabalho continuou lá em cima, felizmente.

Aqui está (postado por pfhdecoster) André dublando o Capitão Guapo, que era a disfarçada versão boa do vilão Falsão em "A Corrida Espacial", uma versão intergaláctica da "Corrida Maluca" com Zé Colméia, Tutubarão e Dom Pixote, entre outros, que pegava carona no fenômeno do filme "Guerra nas Estrelas".

Além destas poucas amostras do grande talento de André Filho, cabe outras três observações: ele deu voz ao carro K.I.T.T. na última temporada de "A Super Máquina", substituindo o também grande Isaac Bardavid; dublou Steve Martin em alguns filmes, como "O Panaca", "Os Safados" e "Um Sargento Trapalhão"; e foi voz também do Diretor Skinner nas primeiras temporadas de "Os Simpsons".

Bela do Dia: Gleicy Santos

Gleicy Santos, modelo residente em Miami, que no último carnaval desfilou na escola Renascer. Aí está a moça com seu corpo pintado com o desenho do uniforme do Heat. Viva a NBA, doutor. Viva a NBA!

Convivas

Se a CEEE não atrapalhar devido à fortíssima chuvarada da manhã desta quarta, publicarei suas mensagens até 12h30 (e acho que não atrapalhou, pois aí elas estão, atualizadas por volta das 11h15).

"Dolorosa a eliminação da Inter, que não fez grande partida, mas merecia ao menos levar a prorrogação. A Inter planejou mal o elenco, com poucas opções de ataque, e trouxe um técnico limitado para completar a temporada. Agora, depois de quase 10 anos, deve ficar fora da Champions. Seria ótimo que a equipe contratasse alguém para gerir o futebol, coisa que José Mourinho meio que fez nos dois anos em que ficou lá, sendo quase um 'manager'. *** Nenhuma surpresa na classificação do Bayern. O que surpreende é quantidade de gols que Mario Gómez tem feito, ele que é apenas um jogador mediano. *** É bem claro que Adriano sofre um problema difícil de ser discutido na mídia sem cair para uma certa galhofa: o problema com a bebida. É evidente também que ele tem de se ajudar e querer melhorar para poder superar isso. Mas mais do que de oba-oba quando chega a um clube e de paternalismo de alguns dirigentes, Adriano precisa se tratar para poder melhorar fora de campo e, aí sim, poder render dentro dele. *** O Ceará acabou de se classificar na Copa do Brasil e, mesmo assim, Lula Pereira foi demitido? O mais engraçado é que não chamaram Dimas Filgueiras de volta! *** Concordo que o fato do neto do Emerson Fittipaldi receber dinheiro da Lei de Incentivo ao Esporte é vergonhoso, mas é bom lembrar, como disse Flávio Gomes, que outras áreas que também não precisam de incentivo e recebem até mais dinheiro, caso do pólo equestre, aquele esporte de endinheirados. O que está mais errada é a forma de distribuição do dinheiro a partir da Lei, que tem pontos positivos, mas é mal executada de modo geral. *** Daniel F. Silva: em termos da capital, que conheço mais, em Belo Horizonte a passagem média é de R$ 2,65, mas existem ônibus circulares entre bairros e entre o Centro e a Savassi, que custam R$ 1,85. Além disso, existem os intermunicipais, que vão desde R$ 2,75 até quase R$ 8,00 nos executivos para cidades de até 1 hora de distância. A qualidade dos carros melhorou, mas o serviço em termos de demora e lotação ainda é péssimo. *** Concordo que o 'Primeiro Jornal' normalmente exagera nas notícias voltadas apenas para SP ao invés de priorizar notícias mais nacionais. Mas convenhamos: é complicado competir com Renata Vasconcellos. *** Apesar do programa ser meio no estilo do 'Profissão Repórter', é interessante esse 'A Liga' e, além da beleza da Débora Vilalba, tem agora a presença do Cazé, que vinha sendo meio sub-aproveitado na MTV. *** Que bela Nadja Haddad ao estilo 'Men in Black'. Ela fica bem de todo jeito. Será que fará outro comercial de hidratante, além daquele inesquecível da Hidramais? *** Que saúde da Rosana Ferreira, hein..." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: mas agora a briga de musas nivelou pois Patrícia Maldonado é tão interessante e cheia de atrativos quanto Renata Vasconcellos, aí contando o fator noticiário mesmo - fora que o "Bom Dia Brasil" tem ainda Carla Vilhena e Eliana Marques, aí sim ficando complicado para a Band por estar 3 x 1 a favor da Globo. E segundo: depois daquele reclame da Hidramais, tava na hora da revista...

"Inter x Olympique foi o pior duelo das oitavas da Liga. Equipes sem qualidade nenhuma, sem regularidade e sem condições de aspirar outras coisas. Tinha de classificar uma, infelizmente, e esta foi a francesa, que num lance de sorte acabou com o ano dos interistas, que não produziram quase nada no jogo e conseguiram dois gols em lances ocasionais. *** Coitado do Basel, que sai de forma humilhante da Liga. Eu esperava um jogo mais difícil. *** Até que enfim esse jogadorzinho chamado Adriano saiu do Corinthians. Nunca vi um cara tão relaxado, soberbo, descompromissado e que cheira a confusão como ele. Deveria ter parado de jogar futebol quando disse que ia se aposentar, em 2009. Pena tenho dos times que abrigaram ele durante esses últimos tempos. *** Nadja Haddad trajada como uma 'CQC' ficou bem gostosa." (Charles Tavares)
Tarado! (risos)

"Longe estou de integrar a claque de Ricardo Teixeira, mas aos que agora festejam a sua queda, lembro que a CBF é uma instituição privada, logo, sem dinheiro do contribuinte. Se Ricardo deve contas a alguém, não é a mim, mas à Justiça. Que sofra as consequências dos seus atos e arque com as devidas penas da lei, se for o caso. Mas demonizá-lo é pueril, pois o problema não é ele, mas a estrutura do nosso futebol. Quem estuda ou tem boa memória sabe que quem o antecedeu na presidência da CBF foi a dupla Otávio Pinto Guimarães & Nabi Abi Chedid, que estava longe de ser um modelo de virtude. E em fins dos anos 80, a bagunça, o descrédito e a insolvência financeira eram de tal modo que a Seleção chegou a entrar em campo num amistoso contra o Chile portando na camiseta um patrocínio da Coca-Cola, algo impensável e, creio, até proibido em termos de seleções nacionais. Ah, em tempo: criativo o teu abre desta terça-feira. *** Cascão, filho de Cláudio Coutinho e que agora integra a diretoria da Patrícia, disse que nada impede a ida de Adriano para o Flamengo. Quando a gente lembra que chegaram a pagar R$ 300 mil para o presepeiro Alex Silva, isso responde tua pergunta sobre se algum clube será trouxa a ponto de contratar o atacante? E é tão óbvio que Adriano voltará à Gávea... Joel Santana não colocou obstáculo, diferentemente de Vanderlei Luxemburgo no ano passado, e tudo parece que vai depender de conversas futuras. Noto que a Dona Imprensa é quem mais se empenha em colocá-lo no Ninho do Urubu. É um tal de 'é dada como certa a ida de Adriano para a Gávea', sem que a diretoria tenha se manifestado oficialmente. Claro, pois Adriano dando sopa no Rio é garantia de pauta. Prova cabal de que a imprensa foi quem primeiro se lançou na 'Cruzada Adriano' foi a resposta de Joel Santana a uma pergunta de Sérgio Américo, da Tupi: 'Se eu aceitaria o Adriano na Gávea? Não posso responder porque ninguém da diretoria veio falar comigo a esse respeito. Estou sabendo agora por vocês da imprensa.' Será que é papel da imprensa criar fatos ou apenas noticiá-los e repercuti-los? *** Nunca o prezado parou pra pensar no porquê de o Viva não programar novelas entre 18 e 22 horas? *** Ao que parece, 'Avenida Brasil' terá duas fases, sendo a primeira no fim dos anos 90, quando Murilo Benício terá sido artilheiro do Campeonato Carioca. Decorrido o tempo necessário para Débora Falabella chegar à idade adulta, teremos a segunda fase, quando creio que o jogador já estará no fim da carreira e, portanto, gorducho. Ora, o que mais temos por aí hoje em dia são ex-jogadores em atividade e acima do peso. Portanto, não foge à realidade o talentoso João Emanuel Carneiro, autor dessa novela que, pelo que dá pra antever nas chamadas, tem cara de que vai ser boa. Um thriller de primeira! *** Deborah Secco interpreta em 'Louco Por Elas' uma prestigiada escritora. Não me lembro de outra vez nos últimos dez anos em que a tenham escalado para viver uma mulher que não fosse assim, digamos, 'solícita'. Mas mesmo assim, a certa altura colocaram-na de calcinha e sutiã para tentar seduzir Eduardo Moscovis. Claro, tá no sangue. E a coisa mais difícil, senão impossível, é esconder-se de si mesmo. *** Completaram-se 35 anos da estreia de 'Os Trapalhões' e também do lançamento da que considero a mais sensacional música-tema de um programa da TV brasileira, que identifica o quarteto na primeira nota e que o mundo deve ao genial e incrível multi-instrumentista Zé Menezes, que tocou para Padre Cícero e segue vivo e atuante aos 91 anos. Aquilo é funk, samba, choro, frevo? É arte, isso é que importa! 'Tá-rá-rá-rá-rá-rá-ran...!'" (Clayton Moreira)
Primeiro: a partir do momento em que Teixeira presidiu o Comitê da Copa de 2014, sendo este evento necessariamente ligado a dinheiro público, é claro que isso também nos interessa diretamente, fora o aspecto imoral que é usar o futebol para benefício próprio. Segundo: não seria a margem dada pelo próprio Flamengo que estimularia estas notícias sobre um retorno do Adriano? Era só desmentir categoricamente e de imediato um interesse na volta dele e tudo acabaria. Terceiro: nem publiquei o restante da referência ao Viva pois tu entendestes completamente errada a coisa. Em momento algum falei da faixa entre 18h e 22h e sim do horário das 22h à 0h e, principalmente, do começo da tarde, do fim da manhã, enfim. A Globo não passa novela 24 horas por dia, mas o Viva poderia. Se há canais só com filmes, canais só com desenhos e canais só com séries, é justo que tenhamos um canal só - ou quase que só - com novelas, ainda mais feito por alguém que tem material suficiente para abastecer dois canais com tal programação e grade distinta em ambos. E quarto: é que o Marcos Tony queria um ator jovenzinho e sarado fazendo um jogador de futebol de 20 e poucos anos, isso que é (risos).

"Mano Menezes falou domingo em O Globo que acha que Neymar deveria jogar fora do Brasil antes da Copa de 2014. Pela primeira vez vou concordar em gênero, numero e grau com o técnico da Seleção. Neymar deveria jogar um campeonato de ponta, como uma Champions. Lembro claramente do que aconteceu em 1993, quando CBV e Banco do Brasil, empolgados com a medalha de ouro olímpica do vôlei masculino, repatriaram todos os medalistas que jogavam fora do país. Como resultado, o Brasil viveu uma draga de títulos que só se encerrou no início dos anos 2000, com o gradual retorno dos brasileiros à Europa e com a chegada de Bernardinho. Frenesi como esse também vi em 2003 em cima do Robinho. Falavam que ele seria o novo Pelé, que já era um dos melhores do mundo, e o que ele conseguiu após jogar lá fora? Neymar na Europa não enfrentará as zagas do Oeste e do Ituano e sim aquelas que enfrentará em 2014. Não custa lembrar que, contra adversários de peso no cenário mundial, ele ainda não foi nem perto do que é em nossas terras." (Daivid Poeys Mendes)
É um tema bom para pensar e tua opinião tá bem fundamentada. Concordam ou discordam, senhores?

"Não falei de ti sobre ser medonho comentar em cima dos melhores momentos. Falo dos que estão aqui em Fortaleza, que veem um ou outro lance do jogo e saem comentando com a maior autoridade, esquecendo que uma partida tem 90 minutos e não 1 minuto e meio de compacto, como costuma ser a exposição dos clubes que não são Fortaleza ou Ceará. Por isso coloquei o 'pergunte a qualquer um que vai aos jogos do Ferroviário'. A única crítica foi colocar que a situação do FAC é um pesadelo, mas como todo pesadelo é apenas um sonho, acredito que o Ferrão já acordou dele e que hoje, em Trairi, virá mais uma vitória." (Filipe Matias Pinheiro)
Mas tomara que assim seja mesmo, pois seria desagradável um dos três grandes de Fortaleza ausentar-se do Campeonato Cearense.

"A liberação do SBT na Sky depende da afiliada local. Se ela permitir, o SBT entra; se não permitir, aquela região ou estado fica sem o canal na operadora. Aqui em São Paulo, por exemplo, tinha regiões que viam o SBT na Sky e outras não. Agora, todo o Estado o recebe." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

"Usando uma metáfora com base na matemática: digamos que a 'troca' na CBF foi de 360º." (Marco Silva)
Boa metáfora.

"Em meio às infindáveis denúncias, à pressão do povo brasileiro, à crônica contundente nas opiniões, à presidente da república evitando-o, à filha ingênua crescendo sabendo horrores do pai, às desavenças com Joseph Blatter, Ricardo Teixeira foi estrategista a la Dick Vigarista e saiu, para que, enfim, esqueçam-no. Mas nós, brasileiros, continuamos otimistas quanto a uma condenação dele, que fez muito mal ao futebol brasileiro e que só ficou mais de duas décadas na presidência da CBF por troca de favores com presidentes de federações e clubes. *** Se eu fosse dirigente do Flamengo, sequer cogitaria a possibilidade de recontratar Adriano, pois trata-se de um jogador caro e que não traz absolutamente nenhum retorno. *** É totalmente viável o Chelsea marcar dois gols, pois buscou em dois triunfos com Roberto Di Matteo a preciosa confiança perdida quando da saída do André Villas-Boas. Porém, é quase impossível passarem um jogo sem levar gol, se bem que nos dois últimos jogos não levaram gol. O Napoli tem um respeitado poder de fogo, com Hamsik, Cavani e Lavezzi, mas no entanto tem uma retaguarda instável, canhestra e limitada. Bem fez Di Matteo em mudar a formação para o 4-2-3-1, posicionando Mata no centro e Ramires como winger, como nos velhos tempos de Benfica. Por motivos óbvios torcerei pelo Chelsea, mas com um tremendo receio e pouco otimista quanto a um desfecho favorável." (Romário Henderson)
Me chamem de burro taticamente falando, mas se tem um troço que até hoje não consigo assimilar direito - e já li e reli várias explicações para isso, infrutíferas - é isso do "winger". Não estamos mais nos primórdios do futebol para usar termos em inglês neste sentido (e não falo especificamente de ti, Romário, e sim em geral dos adeptos de tais termos). Ah: Winger eu lembro é da Debra, tão bonita sendo carregada nos braços por Richard Gere no final de "A Força do Destino" ao som de "Up Where We Belong", com Joe Cocker e Jennifer Warnes.

"Que decepção a Inter de Milão. Tomar gol com assistência de um tiro de meta não é coisa de time de Liga dos Campeões. *** Sobre a série D, o Friburguense ainda pensa se vai disputá-la ou não, devendo aguardar a posição geral no Estadual para saber qual será a cota de TV que receberá em 2013. Só não sei como utilizará uma cota de 2013 para a Série D de 2012, pois creio que a Globo não deva adiantar cota de Estadual. *** Hoje completa um ano da nova grade de programação da Rádio Globo. Confesso que não gostei da mudança no início pois era fã do 'Se Liga Brasil' e do 'Se Liga Rio' do Roberto Canázio, que ocupavam o vazio de conteúdo que a TV aberta deixa à tarde. Me lembro que, antes de começar, pensei numa abertura dele dizendo que o programa iria acabar e, na hora que sintonizei os 89,5 FM, me surpreendi com a voz da mulher triste com um anúncio do Canázio, de que era simplesmente o fim do programa. Hoje estou mais adaptado, mas ainda sinto saudades do 'Se Liga Brasil'." (Wanderson Ferreira)
Rádio Globo, que depois da mudança passou a ter o "Boa Tarde Globo" às 13h e, só para o Rio de Janeiro, o "Vale Tudo na Globo" às 15h, com Roberto Canázio indo para a "Manhã da Globo" carioca.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Reverenciemos um papa da música negra norte-americana: Quincy Jones, que completa hoje 79 anos. Tem o selo de qualidade deste vivente? Vai na fé que é produto bom. Dito isto, peço que os leitores menores de 18 anos retirem-se do recinto e deem voz e vez aos adultos, para quem falarei agora: senhores, chamem bem juntinho as gurias que vocês chamam de suas, façam aquele carinho todo especial, carícias, beijos, mãos bobas e tudo mais. O som que destacarei é próprio para uma noite de muito apaixonado romance - logo, não tem nada a ver comigo, dado meu azarão (hahaha). Curta aqui o sensualíssimo "Secret Garden", do álbum "Back On The Block", de 1989, entoado por Al B. Sure, James Ingram, El DeBarge e Barry White. A partir daí, tá com o casal entre quatro paredes.

Antes do Arremate...

...bem-vindas de volta, crianças e adolescentes, volto a me comunicar com vocês. Hahahahaha... Vamos acabar com essa patifaria porque não sou esse santinho, não, se a primeira vez que vi "Instinto Selvagem" foi lá pelos meus 14 ou 15 anos. Vamos fechar a coluna.

Arremate

Casillas vai casar com Sara Carbonero. Eu devia ter jogado futebol para casar com uma linda jornalista.

"24 Horas" volta antes que saia o "aceito" deles e também do Adriano e da Fernanda Tavares!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.