.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

10 de março de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 189
Cada um no seu quadrado

Passado o meio de semana da Libertadores e da Copa do Brasil, voltamos para os nossos bons, velhos e amados Estaduais (atenção: isto foi um comentário irônico).

O grande atrativo do fim de semana será no Campeonato Carioca, com mais um Fla-Flu na vida de todos nós. Os dois vem de vitórias distintas na Libertadores, os rubro-negros da irregular atuação contra o Emelec e os tricolores do consistente e ótimo triunfo na caixa de bombons sobre o Boca Juniors. Felipe continuará de fora do gol do Flamengo nesta partida, ainda como consequência da cabeça machucada contra o Duque de Caxias. Outros três clássicos também acontecem neste domingo: no Paulista, com o São Paulo enfrentando a Portuguesa; no Goiano, com Atlético versus Vila Nova; e no Cearense, com Ceará e Ferroviário frente a frente.

Alguns encontros de times da capital contra esquadras da região metropolitana ou do interior também merecem observação. No Campeonato Paulista, o Corinthians enfrentará o Guarani, que uma hora estava maravilhoso e, na outra, sem mais e nem menos, ficou fracote. No Gaúcho, o Grêmio faz sua primeira peleja depois da suadíssima vitória sobre o River Plate e tem pela frente o Novo Hamburgo, vice-campeão do primeiro turno, enquanto o Internacional terá força máxima contra o Santa Cruz, fora de casa. E o Catarinense promete um animado Figueirense x Joinville, o Figueira já na semifinal e o JEC em franca ascensão.

A seguir, os principais destaques de hoje e amanhã, que esta coluna repercutirá na edição de segunda-feira:

Sudeste - Em SP, Corinthians x Guarani, Mogi Mirim x Santos, São Paulo x Portuguesa, Botafogo x Palmeiras e Ponte Preta x Paulista; no RJ, Bangu x Botafogo, Vasco x Madureira e Flamengo x Fluminense; e em MG, América de Teófilo Otoni x América de Belo Horizonte, Atlético x Nacional e Cruzeiro x Villa Nova.

Sul - No RS, Santa Cruz x Internacional e Grêmio x Novo Hamburgo; em SC, Atlético de Ibirama x Avaí, Figueirense x Joinville e Brusque x Criciúma; e no PR, Iraty x Coritiba e Atlético x Rio Branco.

Nordeste - Em PE, América x Sport, Santa Cruz x Salgueiro e Petrolina x Náutico; na BA, Camaçari x Vitória e Bahia x Juazeiro; e no CE, Guarani x Fortaleza e Ceará x Ferroviário.

Centro-Oeste - Em GO, Atlético x Vila Nova e Goiás x Goianésia (este só na segunda-feira).

Copa Rio Sub-17

Torneio de juvenis teve ontem as semifinais realizadas em Macaé, mesmo palco da decisão da 1 da tarde de amanhã. Internacional e Flamengo serão os adversários, os gaúchos por fazerem 2 x 0 no Bahia e os cariocas por 2 x 1 contra o Atlético Mineiro.

"Pelas Zoropa"

Aleluia, irmãos, glória a Deus!!! Acabou a zica da Internazionale!!! Dois gols nos minutos finais contra o Chievo e a seca de 10 porfias foi pras cucuias. Parece até mentira destacar uma vitória interista, passado tanto tempo da última. Será que resultará em reviravolta na Liga dos Campeões, contra o Olympique, em Milão? Mas noves fora a Inter e os nove gols dos 6 x 3 do Napoli sobre o Cagliari, o que importa mesmo no Campeonato Italiano é a briga pela liderança entre os Rossoneri e a Velha Senhora. Com 54 pontos, o Milan será mandante contra o Lecce. Com 52, a Juventus visitará o Genoa.

Na Inglaterra, a disputa pelo primeirão entre os na Liga Europa derrubados dois de Manchester fica para amanhã. O City tem 66 pontos e joga fora de casa contra o Swansea. Com 64, o United recebe no Teatro dos Sonhos o West Bromwich. A França também movimenta neste domingo seus dois duelistas pela liderança. Com 55 pontos, o Paris Saint Germain será visitante contra o Dijon. Com 54, o Montpellier é mandante contra o Caen. E Portugal pode ter liderança tripla neste fim de semana. Basta o Porto perder para o Acadêmica, o Benfica derrotar o Paços de Ferreira e o Braga superar o União de Leiria. Todos ficariam com 52 pontos. Seria louco de especial!

Menos interesse há na Espanha, onde o Real Madrid provavelmente seguirá 10 pontos à frente do Barcelona pois ambos derrotarão os respectivamente mandantes Betis e Racing Santander. A Alemanha também perdeu a graça depois que o Borussia Dortmund, que atuará contra o Augsburg, abriu sete pontos a mais para o Bayern de Munique na última jornada.

Curtinhas

*José Maria Marin, vice mais velho da CBF e conhecido por "Zé das Medalhas" depois de ficar com uma para si na decisão da Copa SP de Juniores, será o presidente durante a licença médica de Ricardo Teixeira. Francamente, não sei mais o que achar de uma situação dessas. É igual à mocinha encurralada em filme de terror: à esquerda, um revólver; à direita, um facão; acima, uma forca; e abaixo, um cão pitbull. Não há saída, tudo segue na mesma.

*Enquanto isso, sabe Matheus, o goleiro do Corinthians campeão da Copinha, cuja medalha ficou com Marin? Ele disse à ESPN Brasil que ainda não recebeu da Federação Paulista a sua pelo título. Patifaria com "PA" maiúsculo.

*Jeromão Valcke adiou a visita que faria ao Brasil na próxima segunda-feira. Ele virá depois que tiver um encontro da presidenta Dilma com Sepp Blatter. Bateu medinho no Sr. Chute no Traseiro, é?

*Leio no "Painel" da Folha que querem o impeachment de Patrícia Amorim no Flamengo. O pedido foi protocolado pelo ex-vice Delair Dumbrosck, em documentado assinado por cerca de outros 20 notáveis do clube, um deles o ex-presidente Márcio Braga. Uma das alegações para tanto é o artigo 37 do estatuto rubro-negro, que determina ser passível de perda de mandato o dirigente que atentar contra o direito do associado. Patrícia entra neste contexto, segundo Delair, ao não fornecer detalhes do contrato do Ronaldinho Gaúcho, além das contas do ano passado ainda não terem sido analisadas e os conselheiros quererem saber o número de funcionários e sua folha salarial. É...

*Vamos sair um pouco dessa politicagem que enoja horrores. Uma de dentro das quatro linhas: Alan Bahia não joga mais no Goiás. Ele estava emprestado pelo Atlético Paranaense, que requisitou seu retorno. O contrato permitia que o Furacão o reintegrasse ao elenco quando bem entendesse, o que acontece agora. A Copa do Brasil colaborou para isso, já que Alan não poderia jogar por outro time se defendesse o Esmeraldino contra o Paulista.

*Lembram do Célio Silva, zagueiro autor do gol do título do Internacional na Copa do Brasil de 1992, que também jogou por Corinthians, Vasco e Atlético Mineiro, entre outros? Acertou ontem para treinar os juniores do Noroeste e ser uma espécie de consultor técnico dos profissionais do time de Bauru. O chute dessa criança era um negócio sensacional, petardos quase indefensáveis quando mirados corretamente.

*Em declarações ao site Goal, a musa da seleção norte-americana disse que já pensou em atuar em um campeonato masculino e lamentou que a FIFA não permita isso, pois acha que algumas jogadoras teriam capacidade para tanto. Além dela mesma, Hope Solo citou como exemplos a nossa Marta e a mexicana Maribel Dominguez, que tentou isso e foi barrada no baile pela entidade máxima do futebol mundial. Concordam ou discordam?

*Vai começar a temporada 2012 da Liga Futsal, destacarei o assunto na coluna deste domingo. Acabou ontem à noite o último torneio antes de seu início, com gaúchos decidindo em casa a Copa Gramado. Finalmente a ACBF parou de ser vice-campeã e ganhou um troféu, derrotando por 2 x 0 o Atlântico.

*A manhã de sábado teve o Jogo das Estrelas do Novo Basquete Brasil. Administradora do campeonato, a Liga Nacional de Basquete anunciou para 2013 a criação de uma Série B, que reunirá franqueados que não possuírem condições financeiras de disputar a elite e juntará novos times interessados em ingressar na entidade. É a segunda iniciativa do gênero em outros esportes, depois da Série B já vigente na Superliga de Vôlei. Acho uma boa, até para movimentar mais equipes e jogadores e, sendo adotado um sistema de descenso e acesso, permitir renovações nos próprios campeonatos.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de ficar a par de coisas que não envolvam cobranças de falta, saques, lances livres ou paradas em pit stops: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Dica para leitores gaúchos que apreciam a música nativista: neste domingo, 7 da manhã, a Rádio Guaíba apresentará um especial de lembrança de 1 ano sem o cantor Leonardo, data fechada na última quarta-feira. Falecido com 71 anos, ele apresentava na emissora o programa "Província de São Pedro" justamente nas manhãs dominicais, programa este que foi extinto após sua morte.

*Mais uma de Porto Alegre: leio no José Luiz Prévidi que há tempos não havia funcionários de uma TV tão descontentes quanto os da Record, com as exceções principalmente dos pouquíssimos com salários milionários. Haveria reclamações até mesmo quanto à água, que não seria potável, sem contar atos truculentos da área "administrativa". Isso que o Prévidi publica vai ao encontro do postado nesta semana no Twitter pelo Farid Germano Filho. Eita...

*Leio no site do Grupo RBS que a final do Garota Verão, exibida pela RBS TV no sábado passado usando o espaço da "TV Xuxa" (14h45 às 16h), marcou 19,5 pontos e 50,7% de participação aqui na Grande Porto Alegre, índice 45% maior em relação ao registrado na mesma faixa horária durante fevereiro - mês que, justiça seja feita, não teve Xuxa em todos os sábados pois, no de carnaval, o horário foi do "Caldeirão do Huck" devido a São José x Grêmio.

*Ainda RBS: logo mais, às 9 da noite, a TVCOM mostrará os desfiles do carnaval fora de época de Uruguaiana. Transmissão na íntegra será somente por ela, já que a Rádio Gaúcha só abrirá seus trabalhos à meia-noite devido à jornada esportiva e ao "Balanço Final" de Santa Cruz x Internacional.

*O Portal Imprensa publicou um especial com Laerte Vieira, apresentador da RedeTV! e locutor e voz-padrão da Rádio CBN. Ele contou uma história curiosa ocorrida em 1996: iniciando sua carreira na Rádio Líder FM, foi chamado por um radialista para dar opinião sobre a locução dele para o anúncio de uma faculdade. Laerte não sabia quem era e sugeriu que ele mudasse o tom de voz, já que o público jovem era o alvo do reclame. O radialista retrucou: "então, agora você vai me dirigir". Somente depois Laerte foi se dar conta de quem era aquele radialista: apenas, tão somente, única e simplesmente o mito Helio Ribeiro, que foi uma de suas influências para trabalhar neste meio.

*Outra que leio no Imprensa: na "Manhã Bandeirantes" desta sexta-feira, na Rádio Bandeirantes, José Luiz Datena informou que Ricardo Teixeira o está processando por ter sido chamado de "inseto" e "gambá". Datenão, ironicamente, pediu desculpas aos insetos e aos gambás pela comparação.

*Resposta não muito animada no Twitter do César Sacheto, apresentador do "Jornal de Amanhã", que às segundas-feiras a partir desta próxima não será apresentado devido à retransmissão do "CQC" com a TV Band: "Fazer o quê? Cumprimos ordens..."

*Veem aqui (postado por tulioon) um trecho da nova vinheta do "Primeiro Jornal", da Band, que estreará nova fase às 6h45 desta segunda-feira, com Luciano Faccioli ganhando a companhia de Patrícia Maldonado na apresentação. Notamos que agora o título mostrado é "1° Jornal" e que a cortina sonora ganhou uma batida bem mais leve em relação à versão original, que é usada praticamente desde a estreia em 2004 e cuja base tem versão semelhante para os "Praça Acontece" - variante que era usada, por exemplo, pelo desde terça-feira extinto "SP Acontece" e que não são todos os noticiários locais que usam completa (o "RJ Acontece" não a tem e o "RS Acontece" a tem).

*Quinta à noite, a Band fez no Rio de Janeiro um evento de lançamento da programação 2012 em moldes parecidos com o feito em São Paulo. Novidades no jornalismo local foram anunciadas, como o "Jornal do Rio", apresentado às 18h50 por Thaís Dias, ganhar um formato mais interativo, e uma já adotada pelo "RJ Acontece", apresentado às 7h30 por Mariana Rosadas, que é uma coluna diária feita por Fernando Gabeira. O ex-deputado federal fluminense assinou contrato com o Grupo Bandeirantes e também participa de outras mídias dele, como ser colunista da edição carioca do jornal Metro e participar às segundas-feiras da edição das 9h na Rádio BandNews Fluminense FM.

*Leram nesta coluna que observei que, na manhã de quinta-feira, Carla Cecato estava com um figurino "tubo de mostarda" no "Fala Brasil", da Record, e que só faltava Roberta Piza estar de "vermelho ketchup" para o cachorro quente estar quase completo. Depois de ontem, fiquei pensando se não leem mesmo algumas coisas que digo neste site ou no Twitter. Sabem qual foi a receita do Edu Guedes no "Hoje em Dia" desta sexta? Cachorro quente!

*Apresentador do "SP no Ar", William Travassos postou no Twitter esta foto dele com Thalita Oliveira, Tina Roma e Roberta Piza, junto com a legenda: "segunda tem novidades!" O que será? Programa novo na Record com eles?

*Novidade confirmada para segunda-feira é o retorno do "SBT São Paulo", que Joyce Ribeiro e Karyn Bravo apresentarão das 19h20 às 19h45, de segunda a sábado. A emissora desmentiu a notícia do Alberto Pereira Jr. e assegurou que a estreia não prevê a possibilidade de tirá-lo do ar. Tomara que assim efetivamente seja, mas é aquele negócio: com a TV do agora de cabelos brancos Patrão, você pode sempre esperar tudo. Alguns repórteres foram adquiridos para este noticiário, um deles Márcio Gontijo, que até pouco tempo atuava no esporte da Band (saiu naquela mesma leva que incluiu Luiz Ceará entre os dispensados) e que, neste jornal, cobrirá não somente esportes, mas todas as editorias. Veem aqui uma imagem do cenário onde estarão Karyn e Joyce, que apresentarão uma parte na bancada, outra em pé e outra sentadas num sofá onde receberão convidados.

*Peguei a dica do fórum do NaTelinha: ao fim do "Globo Repórter" de ontem, telespectadores da Baixada Santista e do Vale do Ribeira viram anunciada para a próxima sexta-feira uma edição regionalizada especial que destacará os recentemente completados 20 anos da TV Tribuna. Não será uma iniciativa inédita esta de "Globo Repórter" regionalizado. No fim de 2010, o mesmo aconteceu no Paraná por ocasião dos 50 anos da TV Paranaense (RPC TV).

*Lembrete do Flávio Ricco para três novos programas que a TV Cultura estreará neste domingo: às 11h15 da manhã, "O Milagre de Santa Luzia", série que mostrará encontros de Dominguinhos com os principais sanfoneiros do Brasil; às 8 da noite, "TV Folha", co-produção com o jornal Folha de S.Paulo; e às 8 e meia, "Legião Estrangeira", com Mônica Teixeira conversando com correspondentes estrangeiros no país.

*Com Hebe Camargo como primeira convidada, a Record estreará aos 15 minutos de segunda para terça o "Roberto Justus +", programa de entrevistas que marca seu retorno à emissora. E o homem voltou com muita força, pois leio na Keila Jimenez que ele conseguiu que um dos próximos entrevistados seja Ronaldo Nazário, que estava de relações cortadas com a Record desde a abordagem exaustiva do caso dele com os travestis, em 2008. Não será uma trégua por completo, pois ele chegará na TV, gravará a entrevista e depois picará a mula, sem conhecer as dependências da Record ou participar de outro programa. Ainda assim, já é um começo.

*É claro que os tempos mudaram e que não estamos mais nos anos 80 e boa parte dos 90, quando os seriados norte-americanos tinham espaços generosos nas grandes redes de TV - tipo o que a Globo fazia, de mostrar séries no horário nobre (leia-se 21h30 ou mesmo 22h30) ou nas tardes dos fins de semana. Mas mesmo assim algumas tem passado da conta, casos da própria Globo e do SBT, ao estrear seriados na calada da madrugada. Já falei isso da Globo em outros tempos nestes escritos ao me referir a produções como "Sob Medida" (o "Drop Dead Diva" do Sony) e "Damages" (com Glenn Close), e lembrei de falar de novo em referência ao SBT, que há algumas semanas estreou "Hank", novo seriado com Kelsey Grammer, o eterno Frasier Crane, que na TV paga é exibido pelo Space. Horário de exibição no SBT: 5 da madrugada. Ah, tenha dó, pô! Quem, além de mim, o verá nesta faixa?

*Também na segunda-feira, o "Roda Viva" terá Aguinaldo Silva como entrevistado, ao vivo na Cultura às 10 da noite e em gravação integral na TV Brasil à meia-noite. Entre os entrevistadores do autor de "Fina Estampa", estarão dois colunistas do UOL, Maurício Stycer e Nilson Xavier, além da colunista Cristina Padiglione, do Estadão. Só senti falta de chamarem para a bancada a Patrícia Kogut, de O Globo (hahahaha... não resisti à maldade).

*Leio no NaTelinha que, durante o evento de lançamento da programação de 2012 da Globo, o diretor geral Octávio Florisbal foi perguntado sobre recontratações de artistas que estavam em outros canais e, ao afirmar que sair no meio de um contrato é romper um acordo e que qualquer um que fizer isso com a Globo jamais retornará por melhor que seja, deu a entender que Tom Cavalcante não regressará à Plim-Plim, já que sua saída para a Record, em 2004, justamente teve uma quebra de contrato e pagamento de multa. Em contrapartida, Gabriel Braga Nunes e Marcelo Serrado voltaram para a Globo por justamente seus contratos com a Record terem encerrado.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que o novo programa que Pedro Bial terá a partir do segundo semestre, uma vez por semana e na faixa das 11 da noite, não será dirigido pelo núcleo do Boninho. Levei fé que coisa boa poderá vir pela frente, já que, se lembrarmos que Boninho é o comandante do "Big Bomba Brazuca", do "Mais Você" e do "Vídeo Show", a expectativa seria exatamente a contrária.

*A saideira é sobre Rosana Jatobá, que ontem teve anunciada pela Globo sua saída da emissora em comum acordo. A morena quebrou o silêncio em declarações ao site da revista Caras e explicou que já pensava há bastante tempo no que agora aconteceu, pois tem outros projetos e novos desafios para colocar em prática nos próximos meses, expandindo seus horizontes. Disse ela que seus projetos não cabiam na Globo, sendo inviáveis por lá, e disse não poder revelar qualquer informação sobre eles em respeito às partes envolvidas, mas que novidades surgirão em breve, e arrematou que nunca se sentiu decepcionada na Globo e que só tem a agradecer por ter passado por diversas editorias e ter sido uma das poucas jornalistas que passou por tantos programas, o que lhe fez se sentir preparada para dar um passo abrangente.

*Mas afinal de contas, o que desejaria Rosana Jatobá da vida, interrogação? Ter um telejornal para chamar de seu? Um programa para chamar de seu? Ser repórter especial, viajar pelo mundo cobrindo grandes histórias? A julgar pelo publicado hoje pelo Agora S.Paulo, nada disso. Leio no Alberto Pereira Jr. que ela pode virar é atriz (wow!!!), formada é em artes cênicas na escola de Nilton Travesso, e que estaria negociando com a Record (wow!!!). Vamos ver se eu entendi bem, até para dar uma assimilada: La Jatobá poderia seguir o caminho inverso de Sandra Annenberg e Fabiana Scaranzi e migrar do jornalismo para a atuação dramática? É isso, produção?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver imaginando Rosana como uma vilã sexy seduzindo um escroque em cena muito... deixa assim!

Bela do Dia: Juliana Campani

Juliana Campani, jornalista, uma das autoras do "Elas Comentam" no site da Voz do Futebol e ainda colaboradora do site do Milton Neves, conterrânea e torcedora do Inter. Os sons do silêncio são mais especiais na sua voz (sim, ainda não desisti de conseguir que ela cante Simon & Garfunkel no meu programa de domingo, às 14h, na webrádio Voz do Futebol).

Convivas

"Atuação primorosa do Athetic Bilbao contra o Manchester United, que, mesmo não dando tanto bola para a Liga Europa e atuando com uma certa preguiça, foi engolido pelo time basco - e isso não desmerece o bom jogo espanhol. O time tem uma base construída pelo ex-técnico Joaquim Caparrós e mantida pelo Marcelo Bielsa. Destaco o zagueiro Javi Martinez, o meia Sussaeta e o atacante Muniain, o 'Bart Simpson' espanhol. Só uma atuação desastrosa em casa e um atuação muito acima da média por parte do United evita a classificação basca. *** Faltou deixar mais clara minha opinião sobre os clássicos cariocas na mesma data na última rodada do Brasileiro: o problema nesse caso é não termos estádio para tal situação, o que certamente vai levar um dos jogos para Volta Redonda, a não ser que o Vasco jogue em São Januário. *** Ricardo Teixeira pode tirar mais duas licenças de 60 dias, ou seja, teoricamente ele pode se afastar até setembro, quando terá de decidir o que fará da vida. A curiosidade é que José Maria Marin, que já foi presidente da FPF e governador biônico de São Paulo, foi jogador do Tricolor Paulista entre 1950 e 1952, onde jogava de atacante e fez cinco gols em 20 jogos, pelo que li no Almanaque do São Paulo da Placar. De todo modo, pelo que vemos por aí, não será uma mudança para melhor no nosso futebol. *** Quando li você dizendo que a Inter iria perder de novo já fiquei mais animado, pois imaginava que ela ganharia o jogo contra o Chievo. Se possível, faça isso sempre (risos). Vamos ver se o time pega um embalo para vencer o Olympique. *** Massimo Moratti deu a resposta sobre aquilo de ter mandado Ronaldo embora por causa do Hector Cúper: 'O que o Ronaldo se lembra não é o mesmo que eu lembro, mas eu gosto muito dele para desmenti-lo. A coisa foi diferente'. Falta agora o Cúper falar algo. *** Como já disse outro dia, é inexplicável transmitirem programas muito visuais, como é o caso do 'CQC', em rádio. Sinceramente, acho um tiro no pé. *** Como você avalia o serviço de ônibus aí de Porto Alegre? Ele vale R$ 2,85? *** A Cultura infelizmente é uma TV que vive a reboque das verbas do governo de SP e não consegue desenvolver uma grade variada de programação e estabilizá-la. Ruim a saída de programas como 'Vitrine' e 'Entrelinhas', bom programa dedicado à literatura e apresentado pela bela atriz Paula Picarelli. *** Regina Volpato é uma bela atração sempre, ainda que o programa que apresente seja muito fraco. Ela bem que merecia uma atração estilo 'Sem Censura' - para mim o melhor programa das tardes na TV aberta - nas tardes da RedeTV!, tirando do ar a aberração que passa por lá há alguns anos. O problema é sabermos se a rede de TV que mais deve no Brasil terá coragem e condição de fazer um programa com um grau maior de qualidade. *** Entre Rosana Jatobá e Flávia Freire, o duelo é complicadíssimo. As duas são belas e até me abstenho de votar. Mas você tem alguma dúvida que a morena vai estar - ou no mínimo ser cortejada - na Record?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: "Bart Simpson" espanhol? Segundo: estás querendo ressuscitar a "lenda da seca pimenteira" com esse comentário sobre a Inter? (eh, eh) Terceiro: lembrei disso sobre programas de TV no rádio vendo um pedaço do "Agora é Tarde" de anteontem, quando Danilo Gentili entrevistou Marcelo Tas e alguns pedaços ficaram sem sentido para o rádio, como exibição de fotos curiosas da vida do Tas. Quarto: não vale nem a metade, mas paciência. Quinto: eu sou Flávia Freire Esporte Clube a vida toda, mas sou suspeito por achá-la uma das jornalistas mais sexy de todos os tempos da nossa TV. E sexto: ele mandou esta mensagem antes de ser publicada a surpreendente saideira sobre a Rosana.

"Essa fofoca toda da Fox conseguiu fazer com que 30 mil rubro-negros fossem ao Engenhão para sofrer com esse time do Flamengo, que consegue engrossar todo e qualquer jogo com as formações covardes que Joel Santana leva a campo. Ganhou os três pontos, é certo. Mas com essa bolinha miúda, dá pra ganhar a Libertadores? Difícil. E o 'Cansadinho Gaúcho', querendo disfarçar, afirmou que as vaias 'são um combustível para correr dobrado'. A torcida não precisa de um velocista em campo, Ronaldo, mas sim de um jogador que pelo menos sue a camisa dentro de campo. E se der pra jogar uma bolinha e acertar uns passes de primeira, tanto melhor. *** Contente fico porque poderei voltar a me deleitar com Flávia Freire a bordo de colantes justos na previsão do tempo do 'Jornal Nacional'. Mas já vem de quanto tempo esse processo de saída da Rosana Jatobá da Globo? Sim, porque já vai pra mais de um mês que Michelle Loreto faz a previsão do 'JN'. E me entristece La Jatobá deixar a Globo. A única chance de eu voltar a acompanhá-la é se ela for para a Band, cujo jornalismo dá pra levar a sério. Record anti-Globo até na hora de assoar o nariz, Rede TV! à beira da falência e SBT até hoje incipiente em jornalismo? Sem chance! *** Seriam esses manifestantes que agrediram a equipe da RBS integrantes daquela mesma banda podre que mexeu com Monalisa Perrone? *** Não sei por que, mas eu jurava que Walter Mercado havia falecido. Que surpresa saber que ele completa 80 anos! *** Uma dica ótima para os fãs de Snoopy e sua turma e que há anos seguem privados de assisti-los mesmo na TV paga: amanhã, o Telecine Fun exibe 'Boa Viagem, Charlie Brown'. Pena é o horário de exibição: 7 da manhã. Horarinho ingrato." (Clayton Moreira)
Primeiro: ele também escreveu antes de sabermos destes registros da Caras e do Alberto Pereira Jr. sobre a Rosana. Segundo: casos diferentes. Esse ocorrido com a equipe da RBS TV aqui em Porto Alegre eu torno mais próximo do recente ocorrido no Rio de Janeiro com a equipe da Globo News corrida de uma manifestação favorável aos então grevistas policiais, com a diferença de que no caso do Rio não chegou a haver agressão física e neste daqui sim. E terceiro: Walter Mercado não; Shanti Ananda (risos).

"Na semana passada, Iana Coimbra foi ameaçada por saqueadores de carga de um caminhão que havia tombado com cevada em MG. Se eu estivesse lá, a única coisa que queria roubar seria o coração dela. *** Surpreendente a saída da Rosana Jatobá. Com isso, fica claro aquela nota de uma moça do tempo insatisfeita que algum colunista publicou. Gostava da apresentação dela seja na previsão do tempo ou no 'Jornal Hoje' de sábado, e também do blog que ela escrevia no G1. Flávia Freire é sua substituta natural, visto que já apresenta o 'Radar' e já apresentou 'SPTV' e 'JH'. Entre as duas, prefiro a beleza da loira do Amapá à morena cantora. E depois que no ano passado você publicou que, se assistisse o 'Radar' para ver por qual rua passaria em SP, se perderia por causa da Flávia Freire, fiquei desconfiado que você era apaixonado por ela (risos). *** Impressão minha ou, após entrar na casa dos 30, anda com mais sono do que antigamente?" (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Primeiro: rendeu assunto entre os convivas mineiros a "Bela do Dia" de quinta-feira, que beleza. Segundo: só para esclarecer que, por assumir as funções da Rosana, a Flávia não fará mais o "Radar" do "Bom Dia SP" e sim Glória Vanique. E terceiro: é a idade que começa a bater.

"Apesar de não ter visto Pelé jogar, sou um daqueles que acha que Messi pode vir a ser o melhor de todos os tempos. Não acho que, para ele vir a ser o melhor, tenha que vencer três Copas do Mundo como Pelé venceu, afinal, a Copa do Mundo hoje não tem credibilidade e nem qualidade técnica o suficiente para servir de parâmetros para quem vence ser considerado. Hoje é um campeonato meramente político e financeiro feito para alguns lucrarem milhões. Então, pra mim, se Messi continuar com esse nível, será o melhor de todos os tempos até aqui. Não é proibido ele ultrapassar Pelé, apesar de muita gente pensar o contrário." (Paulo Henrique Gonçalves)

"Tem gente que joga futebol online com Felipe Melo. Se jogar virtualmente como joga nos campos, coitado dos bonequinhos dos adversários! *** Robin Dutt ainda é técnico do Bayer Leverkusen? *** Dentro dos Estados Unidos, já cogitam a participação do Jeremy Lin na Olimpíada pela seleção americana? *** Tem alguma chance de o Viva exibir as novelas 'Champagne', 'Partido Alto', 'Coração Alado', 'Escalada', 'Hipertensão', 'O Outro', 'Fera Radical' e 'Roda de Fogo'?" (Ricardo Haertel)
Primeiro: risos... Boa, boa. Segundo: se te referes a uma possível demissão por causa dos 7 x 1 sofridos diante do Barcelona, sim, ele prossegue. O Leverkusen não está mal a tal ponto, é que esse jogo foi absolutamente circunstancial - não em termos de Barcelona, onde é rotina, mas circunstancial em termos de Leverkusen mesmo, pois até sofre derrotas, mas sempre aquelas normais. Terceiro: eu cheguei a ler ou ouvir algo sobre isso dia desses, mas não lembro onde e nem direito o fato. Se algum conviva mais atento à NBA puder auxiliar, agradecido fico. Quarto: espero que sim. Acho até que o Viva poderia dar uma abertura de um ou mesmo dois horários a mais para reapresentar novelas e resgatar mais títulos, escanteando um pouco alguns programas estrangeiros e as sessões de filmes que mostra. E quinto: só por curiosidade, onde saiu isso de nova dublagem do "Chaves" no SBT que você mencionou? Se puder dizer onde leu, escutou ou viu isso, se na TV, no rádio, em jornal ou site, enfim, agradeço. É o pedido que faço sempre a todos os convivas quando mencionarem alguma notícia assim mais surpreendente ou diferente, não por eu ter dúvidas do que vocês disserem, mas para reforçar a base sobre o que saiu nelas, para completar ainda mais o referencial.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Outro dia, o acima mencionado Ricardo Haertel tinha perguntado sobre "O Descobridor dos Sete Mares", na regravação do Lulu Santos, usar a base inicial de "Disco Inferno", o que expliquei que é um sample, quando um trecho de uma canção é usado para fazer uma outra nova. Infelizmente é por má razão que lembro disso, pois a voz de "Disco Inferno" não está mais entre nós. Jimmy Ellis, vocalista dos The Trammps, morreu na quinta-feira, aos 74 anos, vítima do mal de Alzheimer, contra o qual lutava desde 2008. Então, vamos lembrar Jimmy entoando o histórico sucesso dos Trammps, imortalizado por "Os Embalos de Sábado à Noite": aqui está "Disco Inferno".

Antes do Arremate...

...leio no Lauro Jardim que Paul McCartney fará duas apresentações no Recife em abril e que negocia uma terceira para Florianópolis, vindo para o Brasil pelo terceiro ano consecutivo, depois de se apresentar em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Posso considerar Macca um "novo Ray Conniff", no tocante a agora tocar no Brasil em praticamente tudo quanto é ano? Arrematemos.

Arremate

Roberto Carlos fora do elenco profissional do Anzhi. Fim da carreira se aproximando? Ele deixou no ar que sim.

"24 Horas" volta não sabemos se antes ou depois de sabermos o que será da vida dele!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.