.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

8 de março de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 187
Dois shows do dia 7

Primeiro, foi na Espanha. O Barcelona não ganhou do Bayer Leverkusen. O Barcelona triturou, amassou, pisoteou, "homicidou" o Bayer Leverkusen por impiedosos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 a 1. Messi teve uma noite histórica de ponta a ponta. Com cinco gols marcados, alguns deles com o toque de genialidade que o caracteriza, tornou-se o primeiro jogador a marcar mais vezes em uma só edição da Liga dos Campeões da UEFA desde Soren Lerby, do Ajax, em 1980, ainda na época da Copa dos Campeões da Europa. O argentino é o sexto maior artilheiro da história do certame, com 49 gols, igualando Di Stéfano. O recordista é Raúl, com 71. No Barça, Lionel está a sete gols dos 235 de César Rodriguez, goleador número 1 do clube. Quem duvida que ele alcance estas marcas? A artilharia do Barcelona chegará daqui a alguns dias. A da Champions League, a continuar assim, em no máximo duas temporadas.

Depois, foi no Brasil. O Santos teve dois gols de diferença sobre o Internacional, o que pode sugerir uma partida relativamente nivelada pela Copa Libertadores. Ledo engano. O Peixe foi muito superior a um irreconhecível Colorado e três ou até quatro gols espelhariam melhor o visto na Caldeira do Urbano. Neymar fez a diferença para o Peixe, primeiro convertendo um pênalti bem complicado de Índio em Borges, que num primeiro momento achei que não foi e, depois, considerei que foi (as opiniões foram muito divididas, então, absolvido Evandro Rogério Roman). Depois do intervalo, dois belos gols, o segundo destes três bem semelhante ao feito sobre o Flamengo, que rendeu o Prêmio Puskas. Não foi tão 100% quanto aquele, mas foi 95%. Observe-se que, antes do segundo gol, Rafael operou um milagre sensacional. E o terceiro saiu exatamente no minuto seguinte ao feito por Leandro Damião.

Messi é o melhor jogador do mundo. Neymar é o melhor jogador do Brasil. Discutir quem é o melhor é tolice ufanista. Relevemos isso e aproveitemos dois cidadãos que tratam bem a bola, que gostam de ver alegres os apreciadores do bom futebol. O feito do argentino foi muito maior, até pela importância histórica nos anais do torneio que disputa. Mas o brasileiro também fez bonito demais. E como bem observou Juca Kfouri no começo de sua coluna de hoje na Folha de S.Paulo, este 7 de março de 2012 foi um show. O show do dia 7. Muito de acordo com o famoso programa da TV Record de Paulo Machado de Carvalho, ontem lembrado por 20 anos de sua morte.

Flu bonito na Libertadores

A segunda atuação do Fluminense vinha cercada de expectativa, já que venceu o Arsenal, mas não convenceu. Não foi uma parada fácil na Bombonera, pois o Boca Juniors sempre rende um embate de estofo, por mais que tenha estreado mal demais no retorno à Libertadores, contra o Zamora. A favor dos cariocas esteve tirar o primeiro zero do placar antes dos 10 minutos, o goleiro aceitando o cabeceio do Fred. Antes do intervalo, Diego Cavalieri foi um gigante ao praticar cinco defesas em dois lances consecutivos. Depois do intervalo, ainda salvou parcialmente, mas não evitou o empate argentino. Mas quase no mesmo minuto do gol do tempo primeiro, o Tricolor estufou a rede xeneize em grande momento de Wellington Nem e conclusão precisa de Deco. Uma vitória sensacional do Fluzão, que quebrou a invencibilidade de 36 partidas do Boca em seu estádio. Abel Braga e cia. com o moral nas alturas.

Já o Corinthians não teve uma parada tão dura contra o Nacional do Paraguai e ganhou consistentemente com tentos de Danilo e Jorge Henrique, cumprindo o que dele se esperava no Estádio Paulo Machado de Carvalho.

Esta noite, o grande atrativo em termos brasileiros é o Flamengo recebendo o Emelec no Engenhão, rubro-negro vindo do empate com o Lanús e não contando com Felipe, Airton, Willians e Renato Abreu, todos vetados por questões médicas. A cuidar qual será o público no Olímpico João Havelange, considerando-se principalmente a exclusividade do Fox Sports em termos de televisão e também o horário das 19h30 e o trânsito na volta para casa.

Começou a Copa do Brasil

Sete times já estão na segunda fase. Um deles é o Cruzeiro, que estraçalhou com o Rio Branco no Acre e agora cuida se vai a Santa Catarina encarar a Chapecoense ou ao Espírito Santo para duelar com o São Mateus. Três do Nordeste avançaram de cara: o Bahia, que trincou o Auto Esporte e agora espera por Real ou Remo, que "oxaram" em Roraima; o Ceará, que dobrou em dois minutos para eliminar o Gama e enfrentar Luverdense ou Paraná, ontem iguais em 2 gols, sendo um dos matogrossenses feito por Valdir Papel - que é aquele mesmo que vocês podem imaginar - e o de empate dos paranaenses, em sua primeira partida oficial em 2012, marcado 3 minutos além do fim do tempo regulamentar; e o ABC fez a quina em um descarrilhado Trem no Amapá para, a partir desta noite, observar qual vizinho de região confrontará, se o São Domingos pelo Sergipe ou o Vitória pela Bahia.

O Ipatinga fez dois de diferença sobre o Real Noroeste, um deles marcado por Kaká, que não li em lugar nenhum que tinha sido emprestado pelo Real Madrid para o Tigre (risos). O destino dos mineiros pode tanto ser o Sergipe quanto aqui o Rio Grande do Sul. Uma zebra histórica esteve próxima de acontecer. O River Plate abriu 2 x 0 de frente, espantando a todo mundo. O Grêmio testou bastante o goleiro Pablo, que a turma do Twitter apelidou de Jaime Palilo - aquele do "Carrossel". O 2 x 1 foi irregular, teve falta no defensor que fez o autogol. Kléber empatou aos 45 do segundo e, três minutos depois, Bertoglio decretou uma virada improvável demais. Ala gremista da audiência deste PB: inspirado na banda Calcinha Preta - que patrocinou ontem a esquadra de Carmópolis -, seria o caso de vocês dizerem que Vanderburgo Luxerlei e seus comandados não valem nada, mas que gostam deles?

O Sul já emplacou um time na segunda fase: o Juventude, que quatrilhou o Operário em Ponta Grossa e agora espera por Cuiabá ou Portuguesa, que iniciam sua disputa logo mais, no Centro-Oeste. Pelo Norte, o Paysandu ganhou o confronto da região contra o Espigão, que deixou Dias Gomes de cara fechada lá no Céu. Dois dos três gols do Papão foram anotados por Kariri, que imagino que nasceu em Xuasseiro do Norte (eh, eh, eh). A distância da viagem não será grande, pois tanto será para o Piauí caso dê o Esporte Clube Oliver Stone, também conhecido por (Nascido em) 4 de Julho, ou para Pernambuco se o Sport classificar.

A maior zebra do primeiro dia da CB de 2012 veio do Maranhão, com o Atlético Paranaense levando 2 x 1 do Sampaio Corrêa, que terá o empate e as derrotas por um gol a partir de 3 x 2 a seu favor, mas cairá fora com o escore simples. O São Paulo atacou muito mais, mas só fez um gol no Independente, que - conforme relatos, pois não pude ver o lance até a conclusão desta coluna - foi prejudicado por um gol válido mal anulado ainda no começo. O Santa Cruz não resolveu sua vida já no Amazonas, ganhando do Penarol, mas permitindo a volta, o mesmo se aplicando ao Atlético Goianiense no "clássico TV Anhanguera" contra o Gurupi. O Fortaleza tinha 3 x 0 a seu favor no Piauí e, mesmo tomando um golaço de Jonas (embora o guarda-metas deixasse descoberta a sua), ainda classificava já nesta quarta-feira. Mas o Comercial diminuiu nos minutos finais e garantiu o duelo da volta.

O Guarani atuou com reservas por priorizar o Campeonato Paulista e levou 2 a nada do Brasiliense, que tem tudo para se garantir em Campinas. Foi o mesmo escore do triunfo do Horizonte sobre o América de Natal, que não estreou bem o técnico Roberto Fernandes. Numa dessas ironias da vida, Baiano derrubou o Bahia de Feira, agora em maus lençóis diante da razoável vantagem de 1 x 0 do Aquidauanense, que junto com o Fluminense provou que a noite era mesmo dos "nense". E a primeira peleja da temporada foi "oxada" entre Boavista e América Mineiro. Público "lindo" em São Januário: 140 pagantes e 184 torcedores. Reunião de condomínio tem mais gente que isso.

Além dos já mencionados Cuiabá x Portuguesa e São Domingos x Vitória, outra porfia desta quinta-feira será Paulista x Goiás.

Campeonato Pernambucano

Mesmo sem atuar nesta rodada - não ontem, ao menos - por estar em Manaus na Copa do Brasil, o Santa Cruz saiu no lucro e permanece no G4 graças ao empate do Ypiranga com o Central e à derrota do Petrolina para o líder Salgueiro. O Carcará está 1 ponto acima do Sport, que derrotou o Araripina, e com 2 a mais que o Náutico, que superou o Porto com direito a uma fatura de Dorielton, que certamente ganhou este nome pois sua mãe é admiradora de Dorival John e Elton Caymmi (ou seria o contrário?). Ah: sabe o América, aquele time zicado sabem bem por quem antes do campeonato começar? Perdeu para o Serra Talhada. Mas desde quando isso soa como novidade?

Chi-Chi-Chi! pre-pre-pre! Viva Chipre!

Para tudo na vida existe uma primeira vez - bom, para quase tudo. Quase uma década depois, ainda não aconteceu a primeira vez em que romanceei alguma linda jornalista da televisão, mas passemos para o próximo assunto para eu não me deprimir (hahaha). O Chipre é um país inexpressivo em termos de futebol, mas fez história nesta Liga dos Campeões ao atingir as oitavas-de-final numa chave que tinha o grande representante lusitano Porto. Já estava bom demais para o Apoel Nicosia, mas desde quando era proibido sonhar com mais? Era só ganhar do Lyon para, no mínimo, provocar a prorrogação. Dito e feito. 1 x 0 francês em casa, 1 x 0 cipriota em casa, ninguém sendo de ninguém nos 30 minutos extras e, nos tiros livres a 11 passos da marca fatal, o Apoel superou o Lyon com Chiotis catando duas cobranças, a última do verde e amarelo Michel Bastos. Fantástico! Sensacional! Inesquecível!

Outro feito desta partida tem a ver com o Brasil: saiu neste jogo o gol de número 600 de um jogador verde e amarelo - e não foi de nenhum desses figurões de Seleção e tal. Foi do atacante Manduca, que tem uma história até legal de contar, encontrada no site Panorama SC: nascido na catarinense Urussanga, veio para Porto Alegre aos 14 anos e jogou por quatro meses na base do Internacional, sendo campeão metropolitano infantil. Em seguida, ficou por três anos na base do Grêmio, obtendo três títulos de juvenis, um brasileiro e dois gaúchos. Nesta fase, um contemporâneo foi "apenas" um certo Ronaldinho Gaúcho. Após passar pelo Atlético Paranaense, Manduca foi para a Finlândia e se profissionalizou no Helsinque, isso com 17 anos. Depois, jogou em diversos clubes de Portugal, entre eles o Benfica. Após alguns anos no grego AEK, chegou ao Apoel em 2010. Ele tem 31 anos.

Liga Europa

As oitavas começam esta tarde no nosso horário, com Sporting x Manchester City, Manchester United x Athletic Bilbao, Valencia x PSV Eindhoven, Atlético de Madrid x Besiktas, Twente x Schalke 04, AZ Alkmaar x Udinese, Metalist x Olympiacos e Standard Liège x Hannover.

Campeonato Italiano (atualização das 11:50)

O burrão aqui esqueceu de mencionar na "primeira tiragem" que a Juventus empatou o jogo pendente com o Bologna e o Milan agradeceu por isso, pois permanece líder, agora com dois pontos de frente, e com ambas as equipes empatadas no número de partidas. Bobeou muito a Velha Senhora.

Campeonato Brasileiro 2012

A CBF divulgou nesta manhã a tabela básica, ainda sem datas e horários desmembrados para a televisão. A primeira rodada, nos dias 19 e 20 de maio, terá Botafogo x São Paulo, Vasco x Grêmio, Palmeiras x Portuguesa, Corinthians x Fluminense, Internacional x Coritiba, Cruzeiro x Atlético Goianiense, Ponte Preta x Atlético Mineiro, Figueirense x Náutico, Sport x Flamengo e Bahia x Santos.

Cada turno novamente acabará com a rodada dos clássicos (exceto onde inviável). A do turno, em 25 e 26 de agosto, terá isto: Botafogo x Flamengo, Vasco x Fluminense, Palmeiras x Santos, Corinthians x São Paulo, Ponte Preta x Portuguesa, Internacional x Grêmio, Cruzeiro x Atlético Mineiro, Sport x Náutico, Figueirense x Coritiba e Bahia x Atlético Goianiense. A rodada de volta, que terminará o torneio, será em 2 de dezembro - detalhe: com o Gre-Nal no Olímpico, portanto, sendo este da última rodada o derradeiro clássico no tradicional estádio, já que em 2013 está chegando a Arena (a não ser que ainda no próximo Gauchão caia um Gre-Nal no Monumental e eu não saiba).

E dentro de um sentido egoísta, registro a rodada do fim de semana do meu aniversário, em 15 e 16 de setembro: Flamengo x Grêmio, Fluminense x Atlético Goianiense, Palmeiras x Corinthians, São Paulo x Portuguesa, Internacional x Sport, Cruzeiro x Vasco, Ponte Preta x Botafogo, Coritiba x Santos, Náutico x Atlético Mineiro e Bahia x Figueirense. Desde já farei lobby junto aos meus contatos na Rede Globo para que Colorado x Leão seja a partida regionalizada do dia 16, tudo para que meu presente de aniversário seja eu poder conhecer ao vivo e a cores alguma amiga repórter da Globo Nordeste que vier para a transmissão, seja a Sabrina Rocha ou a Georgia Kyrillos. Esperto eu, não? (risos) E se a RBS ganhar Mengão x Imortal nessa rodada, a odiarei para sempre (hahaha).

Ah: toda a tabela pode ser vista aqui. A oficial mesmo, com dias e horários efetivos, sairá nas próximas semanas.

Curtinhas

*Constrangimento desnecessário na Caldeira do Urbano: Hino Nacional sendo executado e os torcedores do Internacional nas arquibancadas cantando a plenos pulmões o hino do Rio Grande do Sul, irritando os do Santos a ponto de vaiados serem e ganharem aquela indelicada alcunha de "gaúcho veado". Não sou favorável a essa cantoria indelicada dos santistas, mas é muito condenável o feito por estes torcedores colorados, o que algumas vezes também é feito por torcedores gremistas. Graças a Deus que estas pessoas são exceções e não regra, o que faço questão de sublinhar sempre que tal situação acontece. Eu e a absoluta maioria dos gaúchos exaltamos nossa aldeia, mas também exaltamos um monte o Brasil e condenamos atos como este de ontem. Me alegro de ser do Rio Grande do Sul. Mas também tenho muito orgulho de ser brasileiro.

*Dois momentos de Ronaldo Nazário em entrevista ao "Os Donos da Bola", o novo programa da Band às 13h para São Paulo: minimizou o "chute do traseiro" do Jérôme Valcke na base do "melhor não arranjar incomodação", mas concordou com as queixas do secretário geral da FIFA sobre os atrasos nas obras da Copa do Mundo; e perguntado se alguma vez já tentou derrubar um técnico, contou que chegou no presidente da Internazionale, disse que não poderia continuar sob o comando de Hector Maria Cuper e recebeu de resposta para ir embora, assim sendo e, dali, partindo para o Real Madrid. Em suas palavras: "na única vez, eu que caí".

*Fechado para reformas desde o final de 2011, o Defensores del Chaco será reaberto com o Brasil em campo através do Flamengo, que nele enfrentará o Olimpia daqui a três semanas, mais especificamente no dia 28.

*Detido em flagrante pelo crime de abuso sexual de uma menina de 5 anos, o ex-jogador Fabinho Fontes não negou o ato, mas disse aos policiais que seu comportamento sexual foi deformado devido a abusos sofridos na época em que estava na base do Corinthians, o que foi desmentido por Sérgio Alvarenga, assessor da presidência do clube. Fabinho merece mofar na solitária por uma barbaridade imperdoável como a que cometeu. Porém, contudo, todavia, entretanto, não custa nada dar uma apurada nisso, até por no passado alguns jogadores - de diversos times - terem feito denúncias públicas semelhantes, conforme observou Cosme Rímoli em seu blog no R7.

*O site do jornal Marca fez uma enquete entre seus leitores sobre qual o time de todos os tempos do Real Madrid, que anteontem completou 110 anos. O resultado divulgado ontem apontou isto: Casillas; Sergio Ramos, Hierro e Roberto Carlos; Redondo, Zidane, Michel e Puskas; Di Stéfano, Raúl e Cristiano Ronaldo. Muitos deles, notamos, vem da era dos "galácticos", surgida nas gestões de Florentino Perez, que justamente hoje chega aos 65 anos.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais rebolativo do que passar pela avenida na base do skindô-skindô quando ninguém mais tá com cabeça para isso: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O Grupo RBS começa a cobrir hoje o carnaval fora de época de Uruguaiana, que já tem se tornado tradicional por acontecer algumas semanas depois da efetiva data e, até por isso, se permite a presença de algumas figuras egressas até do Rio de Janeiro. O desfile será a partir das 21h deste sábado, com dez escolas. UHF/paga na Grande Porto Alegre e canal da Net no restante do Rio Grande do Sul, a TVCOM transmitirá tudo com narração de Maurício Saraiva (que já faz a locução dos desfiles da Capital) e comentários de Vinícius Brito (editor do "Jornal do Almoço" da RBS TV e filho de Cláudio Brito, que liderará a transmissão da Rádio Gaúcha).

*O canal 4 VHF já divulga a chamada vista aqui (postada por leonardrtg), que anuncia para 19h20 da próxima segunda-feira o retorno do noticiário "SBT São Paulo", agora apresentado por Karyn Bravo e Joyce Ribeiro.

*O figurino de Carla Cecato a deixou o próprio tubo de mostarda no "Fala Brasil" desta manhã. Se Roberta Piza estivesse de vermelho ketchup, teríamos o "Cachorro Quente Record". Mas quem disse que reclamo disso?

*O que será que aconteceu? R. R. Soares fez um mexe com a TV Pampa ou foi ordem da RedeTV!? Fato é que, desde terça-feira, também a afiliada do Rio Grande do Sul exibe o programa do missionário entre 21h30 e 22h30.

*Leio no Flávio Ricco que a Record está cobrando 30 milhas de "dilmas" do José Luiz Datena ainda por conta da rescisão contratual de 2003. O advogado do apresentador da Rádio e TV Bandeirantes disse que a cobrança da multa é vinculada a uma aferição de culpa, restando apurar se Datenão saiu por querer ou por ser levado a isto. Mais essa agora, é? Eita nóis...

*Outra do "guru": durante o evento de lançamento da programação 2012 da Band, o dono do "Pânico" afirmou que o humorístico só saiu da RedeTV! devido aos atrasos salariais dele e de sua equipe. Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, disse que em certo momento recebeu do Márvio Lúcio (Carioca) um pedido de dinheiro emprestado para pagar a escola do filho. Preciso prolongar o assunto? Acho que não, né?

*Luciano Huck fechou acordo com Flamengo, Corinthians, Vasco, Santos e Fluminense para lançar roupas oficiais de sua marca associadas aos referidos clubes. Espertinho o pai do futuro terceiro bebê da Angélica.

*A saideira eu li na Patrícia Kogut: no lançamento da programação de 2012 da Globo, o diretor geral Octávio Florisbal contou que há uma ideia de produzir sabem quantos "Big Brother Brasil" mais? Cinco! Nããããoooo!!!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver relendo esta saideira doída demais e resolver parafrasear Nelson Ned: ah, nãããããooooo...

Momento Raridade Rara I


No Dia Internacional da Mulher, uma das bonitonas mais maravilhosas da teledramaturgia completa 40 anos: Letícia Sabatella, duas décadas de carreira em novelas e minisséries na televisão, além de alguns filmes. Sua estreia foi em 1991, em "O Dono do Mundo", da qual trago aqui (postado por yvonedeusadabeleza) um trecho seu junto com Ângelo Antônio, com quem seria casada por 12 anos. Tudo a ver com ela o tema musical dele nesta produção: "Codinome Beija-Flor", em versão de Luiz Melodia. Quem não gostaria de dar um beijo nesta flor de torcedora do Cruzeiro? Mas a grande personagem de Letícia com certeza foi a bandida sexy Yvone, de "Caminho das Índias", em 2009, da qual pego este trecho (postado por belaselindas1). Sou do bem e pelo mais correto possível em tudo. Mas atire a primeira pedra o homem que não ficou tentado a ir pro lado errado por causa desta moça.

Momento Raridade Rara II

Um dos principais comediantes de sua geração, Tom Cavalcante completa 50 anos nesta quinta-feira. O Brasil o conheceu e passou a dar risadas com ele a partir de 1991, quando entrou na "Escolinha do Professor Raimundo" com o ótimo João Canabrava, o manguaça que narrava gols - uma homenagem de Tom ao ídolo Gomes Farias, grande locutor esportivo da Rádio Verdes Mares. De 1996 a 1999, fez e aconteceu no "Sai de Baixo" como o porteiro Ribamar. Saiu para ter seu programa solo, o "Megatom", que não emplacou além de 1 ano. Depois, reviveu Ribamar e fez outras figuras na "Zorra Total". 2004 marcou a mudança de canal: saiu da Globo e foi para a Record, aí sim emplacando um programa solo. O "Show do Tom" ficou no ar até o fim do ano passado, quando Tom rescindiu com a emissora. Por enquanto há especulações sobre ida para cá ou acolá, mas seu foco atual é o teatro.

A seguir, quatro registros de Tom Cavalcante: de 1992, este aqui (postado por maurorveiga) traz João Canabrava na "Escolinha" em cena engraçada por ter referência a Zélia Cardoso de Mello, então relacionada com Chico Anysio; de 1996, este aqui (postado por sdbsej) é do "Sai de Baixo", onde volta e meia saía do roteiro e levava os colegas à loucura, caso de Cláudia Jimenez neste ótimo trecho; de 2000, este aqui (postado por brasiltelevision2010) apresenta o Pitbicha, surgido no "Megatom" e que se popularizou na "Zorra Total" - Pitbicha e Ribamar pertencem à Globo e por isso Tom não os personificou na Record; e de 2006, este aqui (postado por neypassos) apresenta Tompete Justus, a divertida imitação de Roberto Justus para "O Infeliz", paródia do programa "O Aprendiz".

Bela do Dia: Iana Coimbra

Iana Coimbra, repórter da TV Alterosa (SBT Minas Gerais). Esta imagem do seu Twitter a mostra, acredito, no Aeroporto da Pampulha. Quem não gostaria de embarcar num voo de sonhos com uma loira bonita demais da conta assim?

Convivas

"O São Paulo fez um primeiro tempo mais animado, mas jogou um segundo tempo tenebroso, sem imaginação para vencer o Independente, que teve um gol mal anulado na primeira etapa. Fernandinho fez mais uma partida bisonha, mas nem a entrada do Osvaldo melhorou a situação. O time é muito ciscador, mas pouco objetivo, haja vista que só teve uma finalização correta no gol na partida: apenas o chute do Cícero. De que adianta ter um lateral ofensivo como Cortês se ele não é tão acionado quanto poderia? *** Engraçado o Corinthians auto-intitular o Pacaembu como sua casa, mas ter de conviver - e muitos fazem questão de esquecer - que o nome do estádio é de um são-paulino, Paulo Machado de Carvalho. *** Nenhuma novidade na Lei Geral da Copa ter sido aprovada do jeito que a FIFA necessariamente queria e da forma que o Brasil se comprometeu a fazer quando se candidatou a ser sede da Copa. Muitas bravatas que ouvimos nos últimos tempos não passaram disso. *** O mais legal de ver Messi fazer o que vem fazendo é observar que ele é um cara que você poderia encontrar na rua: mirradinho, baixinho, sem físico de 'atleta'. Ele é 'só' mais um jogador de bola, mas que faz de cada pequena jogada uma grande obra de arte. *** O Apoel não é um grande time, mas mostrou muito mais vontade de se classificar do que o Lyon, que pareceu ser um time, além de fraco tecnicamente, meio sem ânimo em campo. Jogar no Chipre não é uma moleza total e, dependendo do sorteio, pode até aprontar de novo. *** Arsenal jogou muito no 1º tempo contra o Milan e cansou no 2º tempo, além de faltar alguém para dividir a responsabilidade de decisão com Van Persie. Se tiver todo o elenco à disposição, o Milan é uma força que não pode ser desprezada da Liga dos Campeões. *** O Benfica fez valer maior qualidade ofensiva e passou pelo Zenit, depende do sorteio para ir mais longe. *** Merecidíssima a indicação do Gustavo Kuerten ao Hall da Fama do tênis! *** A Mit FM vai sair do ar na Internet também? *** A Record força a barra para colar sua imagem à da Globo. Essa de repetir novela em horário nobre e dar destaque a ator que está na outra emissora é de doer. Será que quem faz a grade de programação por lá é um ex-integrante global? *** Pelo pouco que vi desse 'Muito +', ele deveria ser proibido de ser exibido em qualquer horário. Além de não ver Mônica Apor ali, os 'analistas' de fofoca são indescritíveis de tão ruins. O 'TV Fama' é melhor, por incrível que pareça. *** Christiane Pelajo: que voluptuosa dama de vermelho. E Renata Vasconcellos é absurdamente linda. *** Sugiro como 'Bela do Dia' a atriz Kate Beckinsale." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: espero que não. Segundo: a grade da Record é montada conforme as ordens do Edir Macedo, ou seja, tudo tendo de parecer a Globo o máximo possível. Terceiro: pro "TV Fama" ser melhor, olha... É pra esculachar! E quarto: eu não publiquei ainda a Kate? Bah!!! Corrigirei esta desfeita em alguns dias.

"Espetacular. Magnífico. Não há adjetivos pra descrever a atuação do Messi. Cinco gols e uma atuação de gala é pra consagrar o melhor jogador da atualidade. O Barcelona é um elenco fortíssimo e ficou mais do que provado que pode massacrar tudo e todos. *** Parabéns ao Apoel, que teve sangue frio e controlou a partida. A zaga do Lyon era muito fraca, o Apoel entrava facilmente pelo lado esquerdo e abusava de bolas aéreas. Agora só falta o Basel vencer o Bayern e, na sorte, cair Apoel x Basel numa das quartas. *** O Arsenal fez o que pode pra reverter a belíssima vantagem do Milan, impôs um ritmo de jogo bem acelerado, mas no segundo tempo se desesperou um pouco e quase tomou gols. O nome do jogo foi Abbiatti. No lance capital, salvou o Milan com duas defesas seguidas. Muitos sites deram o lance como um gol inacreditavelmente perdido pelo Van Persie, mas o goleiro do Milan teve reflexo. *** Brilhante Neymar. Duas arrancadas do meio de campo, a habilidade de passar pela marcação adversária e a categoria de finalizar o lance. Tudo isso faz do Neymar um dos melhores craques do mundo. *** Tá certo o sorteio da Copa do Mundo ser em SP, mas o mais correto seria se o sorteio fosse em Brasília, pois os sorteios de outras Copas do Mundo acontecem nas capitais ou em cidades mais importantes dos países selecionados pra abrigar o torneio. *** Mas já começou decepcionando o novo 'Pânico'. Tirar as panicats para colocar outras sem sal e nem açúcar? Sacanagem, eu gostava tanto da Aryane Steinkopf e da Bárbara Rossi. *** Dica pra 'Bela do Dia': Isabela Nascimento, uma das novas repórteres da TV TEM Bauru." (Charles Tavares)
Mas tu nem sabes quais panicats virão aí e já desce a lenha nelas? (risos)

"Bom é o time cujos principais jogadores não se escondem na hora da onça beber água, vão lá e resolvem a parada. No caso de ontem, o Fluminense. De Barcelona e Santos eu não falo porque já virou lugar comum tanto Messi quanto Neymar gastarem a bola. Mas se por um lado podemos dizer que, depois do jogo contra a Suíça, Messi já teve a sua atuação de gala pela Argentina, por outro lado Neymar segue devendo uma pelo Brasil. *** Como no meu coração não tem lugar pra inveja, digo que a foto onde as belas do jornalismo global posam com o - segundo as mais confiáveis fontes - perigosíssimo Marcelo Serrado me estimula muito mais. Bom pra ele, que está ao lado delas, mas simplesmente ignoro sua presença e prefiro focar no quinteto, que posa de maneira muito mais sensual do que na primeira foto. Fora que nela não figuram Fátima Bernardes, que apesar de bela não me desperta tesão algum por ter cara de mãe em excesso, e nem Glenda Kozlowski, que vamos combinar que ficou pra trás em termos de presença naquela noite. Até Renata Ceribelli e Sandra Annenberg a superavam. *** Sobre a tal reportagem de Fernanda Burger: fígado com jiló é 'mara'. Não obstante, isso lá é pauta que se apresente? *** Pôxa! Olhando as músicas citadas por você no 'Clipe do Dia' do Ritchie, fiquei pensando em como a música feita pra tocar no rádio mesmo já teve mais qualidade. Hoje em dia, é um tal de Telós, Luans, Exaltas e Parangolés que chega a embrulhar o estômago. Dificilmente escuto música em rádio atualmente. As MPBistas só tocam as óbvias, exceção feita aos programas produzidos. E as populares... Deus me livre! Popular, pra mim, é Luiz Gonzaga e Roberto Carlos das antigas. *** Teria sido 'melhor ainda' se o autor do anúncio das cadeiras de plástico tivesse colocado uma freira ao lado dos dizeres 'essa não abre as pernas'. Canalha eu, hã?" (Clayton Moreira)

"Quando a gente pensa que Messi está no auge, vem ele e trata de nos desmentir ao mostrar que o auge ainda está por vir! O que ele fez diante do Bayer Leverkusen foi brincadeira. Apesar dos golaços de ontem, Neymar ainda terá que comer muito arroz com feijão." (Daniel F. Silva)

"Dizem que a mulher é a metade mais linda do planeta. Em meus quase 26 anos, tive a certeza disso. Desde criança elas me encantavam, pela beleza e talento. Simone Mello e Cléo Brandão foram as primeiras. Aí veio Gisele Cid, linda e competente repórter da Globo Juiz de Fora, hoje publicitária, a primeira que conheci pessoalmente. Cresci e me apaixonei ainda mais por elas. Nas noites da Cultura, Cynthia Rachel se destacava e aparecia mais linda do que nunca. Depois, vieram as cento e tantas garotas do 'Fantasia'. Eu era mais vidrado na loira que tinha um jeitinho de criança e que depois virou um mulherão: Jackie Petkovic. Chegou o milênio e, com ele, algumas desilusões amorosas, as primeiras de minha vida. Mas com as do outro lado da telinha não houve desilusões. Ana Luiza Castro, Flávia Travassos, Renata Maranhão, Rita Lisauskas, Ana Cristina Pimenta, Helena Baroni, Flávia Freire, Carolina Soares, Renata Fan, Roberta Chevitarese, Maria Paula Limah, Carol Castelo Branco, Rachel Sheherazade... A lista é enorme. Vou esquecer todas as belas que passaram pelo meu caminho. Tem amigas eternas: Elaine, a primeira paixão da minha vida, atualmente psicóloga em Santos Dumont; Fernanda Sampaio, a paixão mais avassaladora que tive, de 1998 a 2000; Ana Paula, filha do Marco, cinegrafista da Alterosa, hoje uma senhora casada, mas quando tinha 13 anos, só tinha olhos pros seus lindos olhos; Dani e Rafaela, duas lindas que me deixavam pirado em 2004; e as lindezas Bruna Gabriela e Carla Seifert, belíssimas amigas. Aí vieram Djenany, Carol, Ana, Karen, Marina, Anne, Yoko... Todas elas deixaram marcas na minha vida. Mas a melhor de todas é Cristina Lyra, na pessoa da qual desejo para todas um excelente Dia Internacional da Mulher, que pra mim é todo dia! E não posso esquecer de minha mãe Maria Inês, minha avó Iolanda e da minha tia e madrinha Denise Barbosa. *** De que planeta veio Messi? Ele não consta mais na lista de melhores jogadores deste, porque ontem arrebentou. Deste planeta, o melhor mesmo é o Neymar. Que golaço. Acho que merece o bi do Ferenc Puskas. *** O Vasco faz sofrer e sorrir. Levar gol do Alianza Lima, um time caindo aos pedaços, no único ataque deles, empatar com gol contra, o tal do Alecsandro perder penais escorregando e telegrafando, depois marcando gol na frente até da mãe, Juninho errando três faltas e mandando outra no poste... e mesmo assim o Vasco virou com o guerreiro Dedé e ampliou com o monumental Juninho. E daí que o Vasco jogou mal? É o início da reação. *** Concordo em gênero, número e grau com o tal Jérome Valcke. Ele tem toda razão em tudo que disse ao nosso respeito. Sim, estamos sofrendo com a falta de tudo e precisamos de um grande empurrão pra melhorar nossa infraestrutura pra receber uma Copa. E sou favorável à Copa em outro lugar que não aqui. *** Claro que fiquei triste com o fim da Mit FM. No último dia de sua história, ouvi sua programação e tive certeza que fará falta: tocou de Raimundos a Red Hot Chili Peppers, rock que raramente se ouve em rádios por aí. Mas não lamentei muito pois gostei da nova Iguatemi Prime. Guardadas as devidas proporções, é o mesmo estilo de programação da FM Itatiaia de Juiz de Fora e da Alpha daqui: adulto contemporâneo e flashbacks. Só lamentaria se a seguir a 'Só o Fim' tocasse Michel Teló ou algo parecido." (Flávio Barbosa)
Descontando-se as familiares pela devida questão de respeito, consideração e elegância, mas tu já imaginas o que direi, inevitável é: tarado!!! (risos múltiplos)

"A VIP anda lendo o PB. Foi só colocar a filha do Datena como Bela do Dia há alguns dias que eles a chamaram para um ensaio sensual. *** O que escreveu sobre Renata Vasconcellos foi o que escrevi na semana passada. Começa bem o dia quem vê a jornalista em excelente fase." (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Valeu pelo agrado quanto à Letícia Wiermann, mas menos, né, Hugo? Menos.

"É muita pretensão de Rafinha Bastos fazer um programa como o 'Saturday Night Live', que é um dos melhores produtos da televisão de todos os tempos, repleto da nata do humor americano. Rafinha é humorista -? - medíocre e não tem capacidade para esta empreitada, ainda mais numa emissora sem recursos financeiros, a não ser que ele ache que espalhando as ofensas que julga ser humor vá bastar. Basta de Rafinha!" (João Domingos Custódio)

"Esse negócio do Internacional colocar telões no Gigantinho está dando um azar desgramado. No Mundial fizeram isso e veio uma mazembada. Ontem colocaram de novo e veio uma Neymarzada. Da próxima vez é bom repenssarem a coisa. Eh, eh, eh... *** Mim desculpe pelos erros de portugueis, é porque toda as veiz que vejo um pedasso de qualquer chou de realidade da TV aberta, como 'BBB', 'Ipertenção', 'Busão do Brasiu', eu mim sinto um pouco mais burro. É por isso que procuro evitar ao máximo de vê tal coisa. Mas eu estava no Tuiter e vi o povo falano do programa 'Muiéres Ricas'. Fiquei curioso e coloquei na Band. Acéstí 30 sigundos do negócio e troquei rapidamente de canal, voltei para o Bandesport e para a I Essi Pi Eni. Mas algo tomô conta do meu cérebro que mim sentí mais burro naquele momento. Sabi aquele vaziu que dá na cabeça da gente? Intão, é isso mermo. Óia, tá veno? Escrivinhei 'mermo' igual as cariocas do 'BBB' falam. Corriginu: é isso mémo o que aconteçe. Será que isso tem cura?" (Kléber Antônio Ferreira de Souza)
Hahahahahahahahahahahahaha!!!!!!!!!!!

"O Campeonato Acreano começa neste sábado, uma semana após o previsto, em virtude do Independência não ter estado regularizado e da enchente que atingiu parte do Estado. O jogo de abertura será Atlético x Independência, na Arena da Floresta. Domingo tem Plácido de Castro x Alto Acre e Rio Branco x Andirá, no Florestão, e na quinta-feira da semana que vem Juventus x Nauas, no Arena da Floresta." (Natan Negreiros)

"Alecsandro foi o destaque do jogo do Vasco. Além de perder dois pênaltis, ainda teve dois gols anulados. Atrás dele, só Giancarlo Carmona, peruano muito ruim e violento. Quem é esse Douglas que entrou no lugar do Rodolfo? *** É verdade que Arsenal x Milan foi resolvido no primeiro jogo, mas o Arsenal mostrou sua força no Emirates e merecia se classificar porque foi superior ao Milan, que infelizmente preferiu não jogar. O 3 x 0 não condiz com a realidade da partida e o Arsenal é desclassificado injustamente. O Milan teve sorte em não perder a vaga inacreditavelmente, mas se pegar um Basel ou Barcelona da vida e jogar assim como jogou na Inglaterra, não tem nem chances. *** É verdade que o Benfica não precisava de muito para seguir na Liga dos Campeões, mas o Zenit entrou para empatar ou conseguir uma vitória magra e pagou caro por não tentar se segurar na defesa. Sabendo que o Zenit é muito mais fraco e que a diferença era de apenas um gol, era óbvio que os encarnados partiriam pro tudo ou nada. O Zenit, inexplicavelmente, preferiu a defesa e pagou caro. Só tentou algo quando tomou o primeiro gol, mas o caldo já havia entornado. *** Primeiras impressões de 'Amor, Eterno Amor': Caio Manhente é o principal ator desta novela. Sua participação já acabou, mas me impressionei com suas cenas com o sempre perfeito Osmar Prado, Chico Díaz e Júlia Gomes. Conseguiu captar perfeitamente o espírito do personagem e seu desempenho foi impecável. Gabriel Braga Nunes, se quiser fazer o público esquecer de Léo, precisa melhorar seu trabalho, pois parece apenas falar os textos, sem emoção nenhuma. Na cena em que ele lembra de Elisa, não demonstrou em nenhum momento paixão nas palavras. Ana Lúcia Torre enfim tem uma personagem à sua altura, porém, tem a difícil missão de não ser engolida em cena pela magistral Cássia Kiss e por Letícia Persiles, que tem um bom desempenho. Algumas cenas e tramas lembram claramente outras novelas do gênero rural, como o relacionamento entre Valéria e Carlos ser o mesmo de José Mayer e Cláudia Abreu em 'Fera Radical', e as cenas de touros e cavalos serem explorados em 'O Rei do Gado'. *** Sugestão para 'Bela do Dia': Carolina Bahia, do 'Canal Rural'." (Ricardo Haertel)
Primeiro: Douglas é um jovem que está no Vasco desde 2010, egresso do América de Natal. E segundo: já publiquei a Carolina, em 1/2/2011.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Vocalista do Keane, Tom Chaplin completa hoje 33 anos. Aqui está o principal sucesso deste grupo: "Everybody's Changing".

Arremate

Ivete Sangalo será "A Desastrada de Salvador" esta noite em "As Brasileiras". Ah, o tempero baiano...

"24 Horas" volta antes que eu fique frente a frente com as estonteantes pernas da Ivete!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.